seminário sobre etnia raça e gênero no contexto escolar

15
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB CURSO DE PEDAGOGIA CAMILA ALVES DOS REIS FABIANE SILVA DOS SANTOS LEILA CRISTINA DA SILVA DE JESUS SARA ELEONE ALMEIDA DE OLIVEIRA SANTOS SIMONE SANTOS XAVIER VALÉRIA COSTA DOS SANTOS EAD E FORMAÇÃO DE DOCENTES ITAMARAJU 2016

Upload: fabyanne-appio-faby

Post on 13-Apr-2017

131 views

Category:

Education


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Seminário sobre etnia raça  e gênero no contexto escolar

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEBCURSO DE PEDAGOGIA

CAMILA ALVES DOS REIS

FABIANE SILVA DOS SANTOS

LEILA CRISTINA DA SILVA DE JESUS

SARA ELEONE ALMEIDA DE OLIVEIRA SANTOS

SIMONE SANTOS XAVIER

VALÉRIA COSTA DOS SANTOS

EAD E FORMAÇÃO DE DOCENTESITAMARAJU

2016

Page 2: Seminário sobre etnia raça  e gênero no contexto escolar

ETNIA, RAÇA E GÊNERO NO CONTEXTO ESCOLAR

Page 3: Seminário sobre etnia raça  e gênero no contexto escolar

INTRODUÇÃOEste tema propõe uma concepção que busca refletir sobre as possibilidades de ação pedagógica para tratar da diversidade cultural na educação escolar, questionando como trabalhar os conceitos de gênero, raça, e etnia na sala de aula, com o propósito de valorizar as múltiplas identidades constituintes no ambiente escolar.

Page 4: Seminário sobre etnia raça  e gênero no contexto escolar

CONTRIBUIÇÕES PARA O ESTUDO DA PLURALIDADE CULTURAL NO

ÂMBITO DA ESCOLA• Para se trabalhar este tema é importante

esclarecer o caráter interdisciplinar que constitui o campo de estudos teóricos da Pluralidade Cultural.

• Visando, sobretudo, a explicitar que tratar do povo brasileiro, em seus desafios e conquistas do cotidiano e no processo histórico, exige estudo e preparo cuidadoso que não se confundem, em hipótese alguma, com o senso comum.

Page 5: Seminário sobre etnia raça  e gênero no contexto escolar

FUNDAMENTOS ÉTICOS

• A contribuição da escola na construção da democracia é a de promover os princípios éticos de liberdade, dignidade, respeito mútuo, justiça e equidade, solidariedade, diálogo no cotidiano; é a de encontrar formas de cumprir o princípio constitucional de igualdade, o que exige sensibilidade para a questão da diversidade cultural e ações decididas em relação aos problemas gerados pela injustiça social.

Page 6: Seminário sobre etnia raça  e gênero no contexto escolar

CONHECIMENTOS JURÍDICOS

• A Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 é uma das mais avançadas quanto aos temas do respeito à diferença e do combate à discriminação. O Brasil teve, por outro lado, participação ativa nas reuniões mundiais sobre os direitos humanos e sobre minorias. Aqui não se trata, é claro, de exigir conhecimentos próprios do especialista em Direito, mas de saber como se define basicamente a cidadania.

Page 7: Seminário sobre etnia raça  e gênero no contexto escolar

CONHECIMENTOS HISTÓRICOS E GEOGRÁFICOS

• Os aspectos históricos e geográficos expõem uma diversidade regional marcada pela desigualdade, do ponto de vista do atendimento pleno dos direitos de cidadania. A formação histórica do Brasil mostra os mecanismos de resistência ao processo de dominação desenvolvidos pelos grupos sociais em diferentes momentos. Uma das formas de resistência refere-se ao fato de que cada grupo — indígena, africano, europeu, asiático e do oriente médio — encontrou maneiras de preservar sua identidade cultural, ainda que às vezes de forma clandestina e precária.

Page 8: Seminário sobre etnia raça  e gênero no contexto escolar

CONHECIMENTOS SOCIOLÓGICOS

• Conhecimentos sociológicos são indispensáveis na discussão da Pluralidade Cultural, pelas possibilidades que abrem de compreensão de processos complexos, onde se dão interações entre fenômenos de diferentes naturezas.

Page 9: Seminário sobre etnia raça  e gênero no contexto escolar

CONHECIMENTOS ANTROPOLÓGICOS

• No sentido antropológico do termo, afirma-se que todo e qualquer indivíduo nasce no contexto de uma cultura e, ao longo de sua vida, ajuda a produzi-la. Não existe homem sem cultura, mesmo que não saiba ler, escrever e fazer contas. É como se fosse possível dizer que o homem é biologicamente incompleto: não sobreviveria sozinho sem a participação das pessoas e do grupo que o gerou.

Page 10: Seminário sobre etnia raça  e gênero no contexto escolar

LINGUAGENS E REPRESENTAÇÕES

• É necessário considerar outros modos de comunicação, como a linguagem do corpo e a linguagem das artes em geral, permitindo transversalizar, em particular, com Educação Física e Arte. A música, a dança, as artes em geral, vinculadas aos diferentes grupos étnicos e a composições regionais típicas.

Page 11: Seminário sobre etnia raça  e gênero no contexto escolar

CONHECIMENTOS POPULACIONAIS

• Esses conhecimentos poderão, assim, oferecer subsídios preliminares que permitam construir a compreensão do entrelaçamento de componentes sociais, culturais e populacionais na definição da qualidade de vida, além de possíveis formas de ação voltadas para a melhoria dessa qualidade.qualidade de vida, além de possíveis formas de

ação voltadas para a melhoria dessa qualidade.

Page 12: Seminário sobre etnia raça  e gênero no contexto escolar

CONHECIMENTOS PSICOLÓGICOS E PEDAGÓGICOS

Do ponto de vista psicopedagógico, a compreensão do fracasso e do sucesso como indícios de responsabilidade da escola e de sua atividade didática, e não só dos alunos, envolve conhecimentos que levam à redefinição de procedimentos em sala de aula. Várias contribuições apresentam-se nessa perspectiva, sendo, porém, a mais decisiva aquela que intervém nas situações de discriminação, seja qual for o motivo.

Page 13: Seminário sobre etnia raça  e gênero no contexto escolar

GÊNEROGênero não é “sinônimo” de sexualidade, mas as construções relativas às práticas sexuais estão inscritas nas relações de gênero que revelam símbolos que socialmente vão “conferindo forma” às diferenças que ilustram o feminino e o masculino em culturas diversas. Por sua vez, estas diferenças vão demarcar lugares, influenciar atitudes e práticas determinadas, no exercício do prazer sexual definido como feminino e masculino, a partir de corpos que “funcionam” de forma diferente, na sua interface com o campo biológico. (SCOTT, 1990); NICHOLSON (2000); LOURO (1998); HEILBORN e SORJ (1999).

Page 14: Seminário sobre etnia raça  e gênero no contexto escolar

CONCLUSÃO• Enfim, a escola pode contribuir muito para

que aconteça uma mudança na concepção de etnia, raça e gênero, possibilitando a construção de novas relações entre os indivíduos em princípios de igualdade e justiça, culminando assim no desenvolvimento de uma cultura democrática e participativa.

Page 15: Seminário sobre etnia raça  e gênero no contexto escolar

REFERÊNCIAS • http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/pl

uralidade.pdf• ALTMANN, Helena. Orientação sexual nos

parâmetros curriculares nacionais. Revista Estudos Feministas. vol.9. n.2 Florianópolis , 2001.