teorema da energia cinética

1
TEOREMA DA ENERGIA CINÉTICA Quando aplicamos uma força sobre um bloco de massa m podemos alterar a sua velocidade, se está força variou a velocidade do bloco este realizou um deslocamento, isto é, a força realizou trabalho. Ao alterar sua velocidade sabemos que sua energia cinética estará variando, um dos teoremas mais importante da física clássica nos diz exatamente isso, a soma do trabalho realizado por todas as forças é igual a variação da energia cinética, está é a soma de forças conservativas e dissipativas, ou seja, todas as forças que atuem no bloco. A soma de todas as forças que atuam em um bloco chamamos de força resultante e podemos calcular ela assim Fr=m.a (1), podemos calcular está aceleração utilizando a equação de Torricelli V²=Vo² + 2ad se isolarmos a aceleração nesta equação obteremos a = Vo² 2d , se subistituirmos esta equação em (1) teremos: Fr = m ° Vo² 2d trabalhando com ela chegamos na seguinte Fr.d = m ° Vo² 2 , no primeiro termo temos Fr.d isso é o trabalho da força resultante e m ° Vo² 2 é a variação da energia cinética, com isso podemos concluir a partir deste exemplo do bloco que t = E Δ cin . Portanto em casos onde podemos calcular qual foi a variação da energia cinética podemos afirmar que a soma do trabalho realizado por todas as forças é igual a esta variação. Em alguns casos como a força de atrito que é dissipativa o trabalho realizado por ela é igual a variação da energia cinética que ela vai provocar.

Upload: marcelo-franco

Post on 11-Jul-2015

5.999 views

Category:

Documents


3 download

TRANSCRIPT

Page 1: Teorema da Energia Cinética

TEOREMA DA ENERGIA CINÉTICA

Quando aplicamos uma força sobre um bloco de massa m podemos alterar a sua velocidade, se está força variou a velocidade do bloco este realizou um deslocamento, isto é, a força realizou trabalho. Ao alterar sua velocidade sabemos que sua energia cinética estará variando, um dos teoremas mais importante da física clássica nos diz exatamente isso, a soma do trabalho realizado por todas as forças é igual a variação da energia cinética, está é a soma de forças conservativas e dissipativas, ou seja, todas as forças que atuem no bloco.

A soma de todas as forças que atuam em um bloco chamamos de força resultante e podemos calcular ela assim Fr=m.a (1), podemos calcular está aceleração utilizando a equação de Torricelli V²=Vo² + 2ad se isolarmos a aceleração nesta equação obteremos

a=V²−Vo²

2d , se subistituirmos esta equação em (1) teremos: Fr=m°V²−Vo²

2d

trabalhando com ela chegamos na seguinte Fr.d=m°V²−Vo²

2 , no primeiro termo temos

Fr.d isso é o trabalho da força resultante e m °V²−Vo²

2 é a variação da energia cinética,

com isso podemos concluir a partir deste exemplo do bloco que t= EΔ cin .Portanto em casos onde podemos calcular qual foi a variação da energia cinética

podemos afirmar que a soma do trabalho realizado por todas as forças é igual a esta variação. Em alguns casos como a força de atrito que é dissipativa o trabalho realizado por ela é igual a variação da energia cinética que ela vai provocar.