universidade zambeze

13
Universidade Zambeze Faculdade de Ciências e Tecnologia ( Engenharia de Processos- 3ºAno) Metodologia e investigação cientifica (5º Grupo) Tema: Que qualidades deve ter um objetivo científico. Avalie os objetivos descritos na investigação selecionada. Discentes: Docente: Aniceto Machava Engª Saray Gonzalez Alexandre Joia Ranito Nhachungue Teresa Madisse

Upload: anicetus-schroedinger-machava

Post on 13-Dec-2015

261 views

Category:

Documents


6 download

DESCRIPTION

jkhjggghghghjjfjfgfttytyreeyreyeyeruurttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyfffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwww55344444444444444444444444444444444444444444

TRANSCRIPT

Page 1: Universidade Zambeze

Universidade Zambeze Faculdade de Ciências e Tecnologia( Engenharia de Processos- 3ºAno)

Metodologia e investigação cientifica (5º Grupo)

Tema: Que qualidades deve ter um objetivo científico. Avalie os objetivos descritos na investigação selecionada.Discentes: Docente:

Aniceto Machava Engª Saray Gonzalez

Alexandre Joia

Ranito Nhachungue

Teresa Madisse

Ivete Magul

Page 2: Universidade Zambeze

Este trabalho apresenta algumas qualidades do objectivo cientifico, dando algumas explicacoes das mesmas.

Avalia-se os objectivos de uma monografia selecionada na internet, a partir das qualidades, sendo esta apresentada somente a parte dos objectivos.

Introducao

Page 3: Universidade Zambeze

Gerais Apresentar as qualidades do objectivo de uma

investigacao cientifica e avaliar o objectivo de uma monografia.

EspecificosArgumentar atraves de teorias as qualidades do

objectivo cientifico.Relacionar as qualidades do objectivo cientifico

para poder avaliar uma monografia.

Objectivos

Page 4: Universidade Zambeze

A terceira caracteristica do processo de investigacao cientifica e o objectivo.

O objectivo e a aspiracao que propoe o objecto transformado, a situacao propia do problema superado.

A partir da elaboração do objetivo, o pesquisador explicita para o leitor a intenção de sua pesquisa (aonde quer chegar ao término da pesquisa). Para Fachin (2003), os objetivos revelam o que se quer conhecer, medir ou provar e indicam a contribuição do trabalho.Para formular os objetivos, você deve retomar o questionamento eleito na escolha do seu problema de pesquisa.

Definicao de objectivo

Page 5: Universidade Zambeze

O que quer fazer na investigacao?O que busca conhecer?Onde quer chegar ?

Funcoes que cumpre a formulacao dos objectivos : Servem de guia para o estudo; Determinam os limites e a amplitude do estudo; Orientam sobre os eventuais resultados que se espera

obter; Permitem determinar as etapas do processo do estudo a

realizar.

Perguntas que deve responder a formulacao dos objectivos

Page 6: Universidade Zambeze

O objetivo é orientador, uma vez que é o ponto de referência a partir do qual a pesquisa ocorre, cuja realização de todos os esforços são direcionados a expressar tanto a objetividade do possível objeto modificado, como a subjetividade do pesquisador que pensa, de acordo com os critérios, que devem ser a realização a alcançar.

Declara-se de forma clara e precisa, onde nao ha duvidas do resultado que se quer chegar com a conclusao do trabalho de investigacao. É tão prolífico como necessário, uma vez que é baseada no modelo teórico específico que tem o objectivo de formular e argumentar, ela está presente na contribuição teórica. Este ultimo aparece em detalhe no modelo teorico, mas no objectivo é muito breve.

Qualidades do objectivo cientifico

Page 7: Universidade Zambeze

Na formulacao do objectivo deve ser expresso de forma sintectica e totalizante o resultado concreto e objectivo da investigacao, que deve ser ponderado na solucao do problema planejado e que possue um caracter pratico, aplicável ao processo em estudo e em orientações metodológicas precisas, programas, textos ou outro objeto real que constitui sua significacao practica.

O objetivo deve ser limitado pelos recursos humanos e materiais com os quais tem de realizar a pesquisa.

Deve ser mensurável, uma vez que a avaliação de toda a pesquisa deve ser dirigida para a solução do problema ou não do problema formulado a resolver, tanto por meio de argumentação teórica, como através de introdução na prática histórico social.

Page 8: Universidade Zambeze

• Devem estar dirigidos aos elemetos basicos do problema;

• Devem ser mediveis e observaveis;• Devem ser claros e precisos ;• Devem seguir uma ordem metodologica;• O alcance dos objectivos deve estar dentro

das possibilidades do imvestigador;• Devem ser expressados em verbos no

infinitivo.

Criterios para a formulacao dos objectivos

Page 9: Universidade Zambeze

Ref.

Avaliacao do objectivo da monografia selecionada

Page 10: Universidade Zambeze

E um objectivo geral, porque nao estabelece solucoes concretas, nao especifica os tipos de problema a resolver.

Sao objectivos especificos, porque as proposicoes expressam com bastante claridade o que se vai fazer com os resultados da investigacao.

Segundo alguns autores, os objectivos podem ter distintos niveis de formulacao: sendo os de carecter mais geral, que precisa o problema, e os de carácter mais especifico e parcial, que ajudam na estruturacao do sistema de tarefas

Page 11: Universidade Zambeze

O objectivo geral tem uma relacao directa com o problema de investigacao e responde as perguntas: O que se pretende?, com que se pretende?, como se pretende?, e para que?.

Os objectivos especificos devem ser mais concretos, estar inter-r11elacionados entre si com o objectivo geral, contendo explicitamente a medida da sua realizacao.

Estes devem expressar-se com claridade para evitar possiveis desvios no processo de investigacao e devem ser susceptiveis de alcansar-se.

Conclusao

Page 12: Universidade Zambeze

1. Severino, Antonio Joaquim, 1941-Metodologia do trabalho cientifico —Antonio Joaquim Severino. — 21. ed. rev. E ampl. — Sao Paulo : Gortez, 2000.

2.Hernández Sampieri, R. (2005) Metodología de la Investigación. I Parte.

3.Ávila Baray, H.L. (2006) Introducción a la metodología de la investigación Edición electrónica.

4. MÓNICA DE LOS ÁNGELES BAYAS MANZANO & CRISTIAN FERNANDO NÚÑEZ AGUAGALLO, “DISEÑO Y CONSTRUCCIÓN DE UN REACTOR CONTINUO DE MEZCLA COMPLETA" -----RIOBAMBA - ECUADOR -2011

Referencias bibliograficas

Page 13: Universidade Zambeze

Fim

Obrigado

Pela vossa atencao