via dupla 3ª

16
Suspendisse nec tristique erat venenatis, felis. Concorrência entre semipesados: P 270 chega aos mercados PÁG. 9 Magia da Disney é tema de Assembleias do Consórcio Scania PÁG. 10 Novembro 2011 03 Scania, pioneira no desenvolvimento de motores a etanol

Upload: grupo-lemos-de-moraes

Post on 21-Mar-2016

222 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Esta é a 3ª edição da revista WLM - Via Dupla

TRANSCRIPT

Page 1: Via Dupla 3ª

Suspendisse nec tristique erat

venenatis, felis.

Concorrência entresemipesados: P 270

chega aos mercadosPÁG. 9

Magia da Disney é tema deAssembleias do Consórcio

ScaniaPÁG. 10

Novembro 2011

03

Scania, pioneira no desenvolvimento

de motores a etanol

Page 2: Via Dupla 3ª

2 Via Dupla

sumário

03 Cursos Casa promove cursos com foco na capacitação dos colaboradores

04 Responsabilidade Casas do Grupo Lemos de Moraes investem em ações sociais nas comunidades em que estão

inseridas

05 Produto Chega ao mercado carioca o

modelo K 230 UB 4X2. Em breve, o ônibus estará disponível em todo o país

06 Capa Scania adota nova tecnologia para atender à legislação de emissões

de poluentes

08 Eventos Colaboradores se divertem nas

festas juninas e julinas promovidas pelas Casas

09 Produto P 270 chega ao Brasil para

concorrer no mercado dos semipesados

10 Assembleias As Assembleias do Consórcio

Scania levaram os clientes Quinta Roda e Itaipu para um universo de magia e diversão

11 Saúde Projeto da Equipo orienta os

colaboradores a adotarem hábitos mais saudáveis

12 Talentos Colaboradores das casas do Grupo

Lemos de Morais apresentam seus diferentes talentos

13 Empresa Loja in Company gera mais

qualidade e agilidade no atendimento ao cliente

eDitorial

2 Via Dupla

Informativo Interno do Grupo Lemos de Moraes

Coordenação Interna: Fernanda Martins - [email protected]/ Colaboração: Antônio Rocha, Larissa Pontes, Lorena Machado, Thaís Roque e Daniele Soares / Redação e edição: Press Comunicação Empresarial / Jornalista Responsável: Licia Linhares - MG 10.283 JP / Fotos: Itaipu, Equipo, Quinta Roda e Itaipu Norte / Projeto gráfico e diagramação: Press Comunicação Empresarial / Revisão: Cláudia Rezende / Impressão: Lastro / Tiragem: 1.100 exemplares

Prontos para o desafioDesafios são constantes em nossas vidas e,

na maioria das vezes, são eles que nos levam ao desenvolvimento. Essa máxima se encaixa per-feitamente aos âmbitos pessoal, profissional e às empresas. No caso da Scania e de sua rede de Casas, superar os desafios tem um propósito ainda mais amplo, que é o de permanecer como marca preferida quando o assunto é solução para o transporte. Com o apoio do Grupo Lemos de Moraes e de seus colaboradores, temos cum-prido muito bem esse papel nos últimos anos. Entretanto, é necessário olhar para o futuro e conquistar outros espaços.

Nosso mais recente desafio é o retorno da Scania ao mercado de caminhões semipesados. Há pouco mais de cinco meses, com o P 270, estamos quebrando paradigmas e mostrando na prática, aos nossos clientes, que a Scania é a melhor opção também nesse segmento, princi-palmente quando o assunto é reduzir custo ope-racional e proporcionar alto torque e conforto para o motorista. É claro que ainda há muito a fazer, mas a fórmula para o sucesso é simples: temos um excelente produto e um mercado enorme a ser explorado (o maior quando o assunto é caminhão). Portanto, basta arregaçar as mangas e levar mais essa solução ao conhecimento de nossos clientes.

Outra grande prova que se aproxima é a mudança da legislação ambiental para veículos pesados movidos a diesel. Em 2012, entra em vigor a fase sete do Proconve, um programa do Conselho Nacional do Meio Ambiente que equivale à norma Euro V e tem como objetivo reduzir a emissão de poluentes. Em termos práticos, isso significa que, a partir de janeiro, os nossos caminhões e ônibus contarão com uma nova tecnologia, o Scania SCR. Utilizado na Europa há mais de cinco anos, o modelo funciona basicamente com a adição de ureia aos gases de escape, provocando uma reação química que diminui em até 60% o óxido de nitrogênio e em até 80% o material particulado, trazendo benefícios à saúde dos seres humanos e ao meio ambiente.

Como ocorre em quase toda mudança, pode haver insegurança no mercado com relação à implementação do Proconve P7. Mais uma vez, a atuação de cada um dos representantes da família Scania é fundamental para transmitir confiança aos nossos clientes. Afinal, não há motivo para preocupação. Sabemos bem o que estamos fazendo. Foram realizados testes que comprovaram que as vantagens dos veículos Scania permanecerão as mesmas, inclusive, a economia de combustível. Além disso, a maior parte do processo do Scania SCR é feita exter-namente, em um catalisador, o que não exige mudanças significativas no motor e nenhuma alteração no sistema de injeção.

Para proporcionar ainda mais segurança aos nossos clientes, a rede de Casas Scania tam-bém está sendo preparada para receber os veículos Proconve P7.

É por isso que afirmo com convicção: que venha a nova norma ambiental e, claro, os novos desafios. Nós, da família Scania, sabemos como superá-los e estamos prontos para eles. Afinal, é por meio deles que evoluímos e nos consolidamos como a marca preferida em todo o setor de transporte.

roberto leonciniDiretor-geral

scania Vendas e serviços – unidade de Negócios Brasil

Social

Page 3: Via Dupla 3ª

Novembro 2011 3

treiNameNto hyVa

Para se adaptar às novidades, são necessários dedicação e desempenho. Foi pensando nisso que a Itaipu Norte realizou o treinamento de Cilindros Hidráulicos HYVA, nos dias 31 de maio e 1° de junho. Durante a atividade, foram apresentadas as principais características do produto aos colaborado-res que farão parte do sistema de peças Scania, como a alta qualidade, a tecnologia e a presença de tubos especiais. Os participantes também puderam avaliar o diferencial do produto no mercado ao serem informados sobre as principais vantagens, aprendendo a realizar diagnósticos e a fazer a instalação no veículo.

A favor da qualidade

cursos

Casas promovem cursos com foco na capacitação dos colaboradores

Uma medição precisa faz toda a diferença para a manutenção da qualidade final de produtos e serviços. Certa dessa importância, a Itaipu viabiliza aos seus colaboradores, desde junho de 2011, o curso de Metro-logia. A ação, pioneira entre as Casas do Grupo Lemos de Morais, é um investimento no conhecimento e na habilidade referente à medição e à aferição de aparelhos.

Direcionado aos mecânicos e eletricistas, o curso proporciona aos participantes mais familiaridade com os instrumentos, como paquímetros, micrômetros, relógios comparadores e relógios adaptadores, essenciais ao bom desempenho das atividades.

Com duração de 16 horas, divididas entre dois encontros, a iniciativa é realizada no Centro de Treinamentos, com colaboradores que trabalham no Centro de Recuperação de Componentes (CRC) da Itaipu, um local destinado ao reparo de caixas de marchas, motores, diferenciais e unidades injetoras. Durante as aulas, os participantes manuseiam os

instrumentos, treinando a resolução de contas e conversões de unidades. Todo o conteúdo é repassado por meio de aulas teóricas e práticas. “Essas atividades são de extrema precisão e com grande fluxo na Empresa. Daí a importância de se realizar um curso com essa temática”, explica Lucas Henrique Soares Silva, instrutor técnico da Itaipu.

O eletricista Denilson Oliveira Souza é um dos seis colaboradores que já participaram do curso de Metrologia. Ele se diz animado com o aprendi-zado de contas específicas à aferição de instrumentos com que lida dia-riamente. “É a primeira vez que participo de um curso como esse. Aprendi muito, e as informações serão válidas para o meu trabalho”, observa. Para Marcelo José de Paula, mecânico na Itaipu, as novidades também fizeram a diferença em suas tarefas diárias. “Tirei muito proveito. Principalmente, ao aprender alguns cálculos que precisamos fazer para garantir a qualida-de do nosso trabalho”, afirma.

Para conhecer o produto, colaboradoresfizeram o treinamento hyVa

a itaipu oferece o curso de metrologia

Novembro 2011 3

Page 4: Via Dupla 3ª

4 Via Dupla

Casas do Grupo Lemos de Moraes investem em ações sociais nas comunidades em que estão inseridas

resPoNsaBiliDaDe social

4 Via Dupla

Por um futuro melhor Imagine uma cidade em que o trânsito é repleto de crianças. Nela, de posse de suas bicicletas e triciclos, os pequenos se divertem, aprendendo, desde cedo, as leis de trânsito e as regras necessárias à boa convivência e ao bem coletivo.

Em Sumaré (SP), esse lugar existe e se chama Cidade Mirim de Trânsito. É lá que o projeto Educação para o Trânsito e o Meio Ambiente ensina valores im-portantes desses dois aspectos às crianças de 3 a 12 anos das redes Municipal, Estadual e particular de educação, de Organizações Não Governamentais e de entidades filantrópicas.

Acreditando na importância da iniciativa, desenvolvida pelas secretarias Mu-nicipais de Mobilidade Urbana e Rural (SMMUR) e de Educação (SME), a Quinta Roda apoiou as ações realizadas. Em agosto de 2011, a Casa doou 32 triciclos e 42 kits com capacetes e joelheiras, possibilitando a extensão das atividades às crianças da educação infantil. “Vemos com entusiasmo a participação das organizações nessa tarefa. Os empreendedores percebem que as crianças e as famílias envolvidas não são as únicas beneficiadas, mas toda a sociedade tam-bém é”, afirma a coordenadora do projeto, Fernanda Moranza.

alimento para a alma A Itaipu também aproveita ocasiões importantes para realizar campanhas que beneficiam o próximo. Durante a Assembleia do Consórcio Scania (confira na página 10), foi arrecadada cerca de uma tonelada de alimentos para ser doada ao Projeto Assistencial Novo Céu, em Contagem (MG). A instituição filan-trópica acolhe, em regime de abrigo, crianças, adolescentes e adultos carentes portadores de paralisia cerebral grave.

Dentre os itens necessários para alimentação das cerca de 80 pessoas be-neficiadas, estavam arroz, feijão, leite, biscoito e óleo. Porém, o mais importante deles era intangível: o carinho, indispensável àqueles que, mesmo com tantas dificuldades físicas, não se tornaram indiferentes à atenção do próximo. “Essa doação veio em boa hora, pois nossa instituição é filantrópica e depende dela. Nossas necessidades são constantes, e a visita aos acolhidos também é muito importante e faz toda a diferença, já que eles recebem uma dose extra de cui-dado e carinho”, reforça Karina Iva Militão Marques, assessora de comunicação do Novo Céu.

solidariedade coletiva Essa postura socialmente responsável é uma constante nas Casas do Grupo Lemos de Moraes, em que o alcance dos objetivos estratégicos está alinhado ao desenvolvimento sustentável e ao bem-estar das comunidades sob influência de suas atividades.

Na Itaipu Norte, por exemplo, esse compromisso toma conta das Festas de Na-tal. A proximidade do evento, que reúne funcionários e familiares, traz consigo uma campanha de arrecadação de alimentos, destinados à creche Lar Pequenos de Cristo, em Icoaraci, distrito de Belém (PA). A ação, que é constante e organizada pelo grupo Vidas (Voluntários Itaipu Doando Amor e Solidariedade), formado pelos próprios cola-boradores, será realizada novamente neste ano. “Nós prestamos serviço à sociedade e recebemos um retorno gratificante. Por isso, acho a iniciativa importante. É uma maneira de retribuir e ajudar quem realmente necessita”, comenta a assistente de Recursos Humanos, Alessandra Almeida.

4 Via Dupla

Brincadeira sobre rodas: com os velotrols, as crianças aprendem sobre leis de trânsito se divertindo

as doações para a entidade Novocéu beneficiaram cerca de 80 pessoas

Papai Noel da itaipu Norte fará novamente a alegria das crianças na creche lar Pequenos de cristo

Page 5: Via Dupla 3ª

Novembro 2011 5

Chega ao mercado carioca o modelo K230 UB 4X2. Em breve, o ônibus estará disponível em todo o país

Inovação a serviçodo público

Clientes e empresários do segmento de ônibus urbano compare-ceram, em 18 de agosto, ao restaurante Rio/Brasa, na cidade do Rio de Janeiro (RJ), para uma ocasião especial: a apresentação do K230 UB 4X2. Durante o evento, os participantes puderam conhecer toda a inovação do modelo, que é uma das soluções Scania voltadas ao ramo.

Apresentando características como piso plano e eliminação de de-graus de acesso, o K230 torna os processos de embarque e desem-barque mais ágeis, facilitando, inclusive, a locomoção de cadeirantes e demais portadores de necessidades especiais. “O modelo apresenta chassi com motor traseiro, suspensão a ar e piso baixo. Essas carac-terísticas proporcionam ao usuário maior conforto e segurança, repre-

sentando um novo conceito no transporte urbano de passageiros no Rio de Janeiro”, afirma Eugênio Costa, atual diretor da Itaipu e diretor da Equipo na época. Em breve, o K230 UB 4X2 estará rodando pelas ruas da capital flu-minense. O Grupo Breda Rio, empresa de transporte de passageiros e de fretamento, adquiriu 200 unidades, todas com carroceria da Neobus, uma das maiores empresas do Brasil. Segundo Sérgio Garrot, vendedor da Equipo, a perspectiva é de que a comercialização do veículo dupli-que ainda em 2012. “É um modelo inovador, sendo o primeiro chassi de ônibus com piso baixo fabricado no país”, pontua.

ProDuto

características do K230 uB 4X2

Cilindradas (litros) 9Cilindros 5Nível de emissões Euro 3Potência máxima 230 hp (@ 1900 rpm)Potência máxima 169 kW (@ 1900 rpm)Torque máximo 1.050 Nm (@1100 - 1400 rpm)Caixa de mudanças ZF 5HP504CCapacidade mínima do eixo dianteiro 7.100 kgCapacidade máxima do eixo traseiro 12.000 kgRelação de diferencial 4,88:1Carroceria NeobusCliente Translitoranea/Grupo Breda Rio

empresários e clientes se reunirampara conhecer e apreciar o novomodelo de ônibus

Novembro 2011 5

Page 6: Via Dupla 3ª

6 Via Dupla

caPa

Ares mais purosScania adota nova tecnologia para atender à legislação de emissões de poluentes

A partir de 2012, o brasileiro começará a respirar melhor. Nesse período, irá entrar em ação a fase 7 do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve), realizado pelo Conselho Na-cional do Meio Ambiente (Conama), com o objetivo de reduzir as emissões de gases poluentes causadas por veículos movidos a diesel. Essa iniciativa é equivalente à norma europeia Euro 5 e impõe reduções nas atuais emissões de até 80% de material particulado e de 60% no óxido de nitrogênio (NOx), quando se compara ao que ocorre com a legislação atual, o Conama P5.

As montadoras terão de se preparar para comer-cializar veículos que já atendam à nova norma, e a Scania já está pronta para essa missão: a Empresa op-tou pela tecnologia SCR (Selective Catalytic Reduction ou Redução Catalítica Seletiva), por demonstrar ser a mais adequada às exigências da nova legislação e a que produz melhores resultados para o motor, para o cliente e para o meio ambiente. Os colaboradores das Casas já estão sendo treinados, tornando-se aptos a prestar soluções e serviços de qualidade aos clientes.

“O Scania SCR é uma tecnologia de pós-trata-mento de emissões composto basicamente por um catalisador, que recebe os gases expelidos pelo motor. A esses gases, é adicionado um componente deno-minado ARLA 32, que provoca uma reação química e a consequente redução de emissão de partículas poluentes”, explica Marcel do Prado, responsável pelo portfólio de produtos da Scania no Brasil. “Optamos por essa tecnologia porque, entre vários testes que foram realizados, foi a que apresentou a melhor adap-

tação em relação ao custo operacional de nossos caminhões e ônibus”, completa.

Os motoristas devem ficar atentos a algumas mudanças em sua rotina. A primeira delas é na forma de abastecimento. O condutor deverá abastecer o veículo com o diesel correto, o S 50 (com 50 partes de enxofre por milhão) ou o diesel S 10 (com 10 partes de enxofre por milhão), e com ARLA 32. O volume do tanque do ARLA é de 50 litros, o que dá uma autonomia de mil litros de diesel. Isso significa dizer que, a cada 100 litros de diesel, serão consumidos 5 litros de ARLA 32.

6 Via Dupla

Novo motor scania, já adaptado à tecnologia scr

scania se adéqua para atender àsexigências de controle de poluentes

Page 7: Via Dupla 3ª

Novembro 2011 7

informe-seAs nomenclaturas Euro 5, Conama 7 e

Proconve P7 se referem às normas para con-trole de emissão de poluentes que entrará em vigor no próximo ano. A principal diferença está na nomenclatura. Euro 5 é o nome ado-tado nos países europeus. No Brasil, o nome adotado é Proconve P7.

O diesel S 50, obrigatório para atender a norma 7 do Conama, será comercializado em toda a rede nacional de postos de combustí-vel. O diesel S 10 estará disponível a partir de 2013. Já o ARLA 32 será comercializado nos postos de combustível e nas Casas Scania.

O abastecimento com diesel que tenha teor de enxofre superior a 50 partes por mi-lhão poderá danificar os componentes do sistema Scania SCR, além de não cumprir as exigências legais de emissão de poluentes.

O custo da nova tecnologia será incor-porado ao preço dos caminhões, contudo, o investimento é recuperado com a economia de combustível e o reduzido custo operacional dos veículos Scania.

Maio 2011 7

caPa

Novembro 2011 7

os novos caminhões scaniajá estão preparados para achegada do conama 7

Page 8: Via Dupla 3ª

8 Via Dupla

eVeNtos

Festança no GrupoColaboradores se divertem nas festas juninas e julinas promovidas pelas Casas

Bandeirinhas e enfeites coloridos, comidas típicas, músicas e brincadeiras. Não é à toa que os meses de junho e julho são tão esperados por muitos, pois o clima de alegria faz parte das festas dessa época do ano. As Casas do Grupo Lemos de Mo-raes entraram nesse clima para comemorar o São João. “É a festa mais animada que temos. Se deixar, eu danço sem parar”, destaca o mecânico líder, Estanislau Sostenes Silveira, da Itaipu. Há 11 anos na Empresa, ele garante que não lhe falta disposição para curtir o evento junto aos colegas de trabalho, como Aline Silveira Alves, que também participou do “arraiá”, realizado no mês de julho. A assistente fiscal se entusiasma com tudo desde os preparativos, que vão do enfeite das barracas de comidas típicas à caracterização para o momento que ela considera mais marcante: a quadrilha. “Quando dançamos, nos envolvemos mais ainda com o clima da festa e conseguimos nos entrosar uns com os outros”, observa.

comemoração em dose dupla Na Quinta Roda, o festejo teve uma tradição a mais: ele marcou o encerramento da Semana Interna de Prevenção de Acidentes (Sipat). “Foi uma das melhores festas que já tivemos, com a presença de um DJ, que animou todos os presentes e deu um toque especial”, afirma Jaqueline Domingues da Silva, analista financeira. Já Priscilla Castanhassi, analista de RecursosHumanos, ressalta outro diferencial do evento na Casa: os cola-boradores e terceirizados participaram da Gincana Solidária. “As equipes foram divididas, com o objetivo de arrecadar alimentos, doados a uma instituição de Campinas (SP)”, conta.

Diversão garantida Corrida do saco e dança da cadeira foram algumas das brincadeiras que agitaram o “Arraiá Expresso”, a 1a Festa Junina da Equipo. Os colaboradores, boa parte deles vestidos a caráter, também se divertiram com o Correio Elegante, além de saborear delícias, como milho cozido, canjica e bolos típicos. “Foi um sucesso, e a expectativa é de que melhore a cada ano, tornando-se uma festa junina ainda mais atrativa e, inclusive, com a participação dos familiares”, observa Daniele Soares, na época, estagiária na área de marketing da Empresa.

Para todos os gostos Tacacá, vatapá, bolo de macaxeira. Para quem não está acostumado, esses pratos não remetem às festas juninas, não é mesmo? Porém, essas são algumas das iguarias com que os colaboradores da Itaipu Norte se deliciaram durante o evento da Casa, comprovando a diversidade da cultura brasileira. Por lá, além dos tradicionais caldos, milho verde e até mesmo o ca-chorro quente, são os pratos da região Norte que fazem sucesso em meio à diversão, que inclui música e, claro, muita quadrilha. “É disso que mais gosto: de dançar”, responde de imediato a analista contábil Rita de Cássia Moraes, que também gosta de ajudar na decoração da festa, assim como suas colegas da ad-ministração.

a caráter, os colaboradores da itaipu não perderam a festa

Na itaipu Norte, teve até noiva pronta para se casar

o time da equipo se divertiu a valer

Não faltou alegria na festa da Quinta roda

Page 9: Via Dupla 3ª

Novembro 2011 9

P 270 chega ao Brasil para concorrerno mercado dos semipesados

A Scania acaba de apresentar no Brasil o caminhão semipesado P270. Desenvolvido especialmente para aplicações como carga seca, caçamba, frigoríficos, tanque e sider/baú, o modelo é equipado com forte motor de 9 litros e 270 cavalos de potência. Como principais diferenciais no mercado, ele possui alto torque, economia de combustível, confor-to para o motorista e bom valor de revenda. “O P 270 chega para aumentar o portfóliode caminhões Scania, com agilidade e baixo custo operacional. Percebemos que muitos denossos clientes de caminhões pesados tam-bém atuam no segmento semipesado. Como temos o compromisso de entregar soluções adequadas e rentáveis para o transportador, decidimos oferecer um veículo semipesado Scania em sua frota”, afirma Roberto Leoncini,diretor-geral da Scania Brasil. Com o objetivo

de entregar o caminhão de acordo com a ne-cessidade de negócio de cada cliente, a Scania oferece o P 270 com duas configurações de roda (4x2 e 6x2) e duas opções de cabine, a CP 14 (sem leito) e a CP 19 (com leito). Além de quatro possibilidades de entre eixos, o que permite a montagem de implementos com di-ferentes comprimentos para transportar car-gas densas ou volumétricas, da melhor forma. Os veículos podem ser equipados com ar-condicionado, defletores de ar e a já con-sagrada tecnologia Scania Opticruise, caixa de câmbio automatizada que permite ao moto-rista obter melhor desempenho na direção. Completam a gama de atrativos os vidros elétricos, CD player e preparação para rádio PX, rádios de alta frequência utilizados na co-municação entre caminhões.

ProDuto

Novidadenas estradas

setor em alta

O segmento de semipesado está em pleno crescimento, sendo que, em 2010, representou 35% do mercado total de ca-minhões. “Para atender a esse setor alta-mente competitivo, mantivemos as melho-res características dos veículos pesados da Scania, como economia de combustível, além de investirmos em conforto e ergo-nomia da cabine para proporcionar mais produtividade e bem-estar ao motorista”, completa Leoncini. Entre janeiro e maio de 2011, foram registrados quase 27 mil emplacamentos da categoria no país. A Scania, que visa decolar as vendas com o P 270, oferece assistência completa ao consumidor, como pacotes de serviços — incluindo peças e mão de obra —, planos de manutenção adaptados e apoio técnico das equipes das Casas Scania.

Novembro 2011 9

Page 10: Via Dupla 3ª

10 Via Dupla

assemBleias

Viabilizando sonhosAs Assembleias do Consórcio Scania levaram os clientes Quinta Roda e Itaipu paraum universo de magia e diversão

A magia da Disney World tomou conta da Itaipu e da Quinta Roda durante as Assembleias Nacionais do Consórcio Scania. Ambas as Ca-sas foram palco dos eventos, transmitidos ao vivo pela TV Consórcio, via satélite e internet, para os consorciados de todo o Brasil. “O nosso principal objetivo é mostrar as contemplações, repassando a confiança e a credibilidade do Consórcio, em uma relação de transparência com nossos clientes”, afirma Antonio Carlos da Rocha, diretor-geral da Sca-nia Administradora de Consórcio.

Para receber os cerca de 800 convidados, entre clientes compradores de cotas ou que estão em negociação, a Itaipu preparou um ambiente especial. Minnie e Mickey Mouse, fast food, com o MC Consórcio Scania, cafeteria Itaipu Coffee House, apresentação do musical “A Bela e a Fera” e até um show cover de Elvis Presley reproduziram um pouco do clima de Orlando (EUA), destino da Família Scania em 2011 e março de 2012. “É um momento importante, pois, além de acompanhar o sorteio das cotas, os convidados têm a sensação do que poderão encontrar na viagem”, explica Fernanda Martins, responsável pelo setor de Marketing e Comunicação das Casas Scania do Grupo Lemos de Moraes. Na Quinta Roda, a equipe de funcionários e modelos usaram uni-formes personalizados com o tema “Orlando 2011”, durante o evento, realizado no dia 14 de julho, na própria oficina. Ao som de boa música, saboroso buffet e com a presença dos personagens Branca de Neve e Chapeuzinho Vermelho, os 350 convidados acompanharam o sorteio dos novos contemplados, como a TFR Transportes e Serviços, empresa do Grupo Manetoni, que atua no segmento siderúrgico.

A TFR, que já possui em sua frota cerca de 240 cavalos me-cânicos da marca Scania, entre os modelos P310 e G380, adqui-riu dois novos veículos, sorteados na Assembleia. “Optamos pelo Consórcio devido ao relacionamento diferenciado que ele oferece aos consorciados, além das vantagens, que vão ao encontro das nossas estratégias de negócio”, afirma Phelipe de Souza, gerente de Logística da TFR.

10 Via Dupla

Vantagens

O Consórcio Scania Brasil oferece inúmeras vantagens aos transportadores que desejam ampliar ou renovar a frota com os veículos da marca. São facilidades com planos e prazos flexíveis, adesão simples e sem burocracia e as menores taxas do mercado, entre outras. Também prima pela relação de se-riedade e transparência e já contemplou cerca de 80mil cotas.

Braços abertos para receber os clientes do consócio scania

a itaipu recebeu cerca de 800 convidados

o sorteio foi um dos momentos mais aguardados

a apresentação dos personagens de ‘a Bela e a Fera’, da Disney, divertiu os participantes

Page 11: Via Dupla 3ª

Novembro 2011 11

saúDe

Faz bem cuidar do coraçãoProjeto da Equipo orienta os colaboradores a adotarem hábitos mais saudáveis

Conscientização. Essa é a palavra que representa o projeto Coração Saudável, da Unimed, implantado na Equipo, desde outubro do ano passado. Com a ajuda de uma equipe mul-tiprofissional, os 17 participantes foram orientados a buscar uma vida mais saudável, por meio de práticas de exercícios, de acompanhamento médico e de alimentação balanceada, como forma de prevenção de doenças. O primeiro passo foi a realização de um diagnóstico. Os colaboradores responderam a questões referentes ao seu dia a dia e ao histórico familiar, para que fosse avaliada a pro-pensão a problemas como hipertensão, cardíacos e diabetes. “O grupo foi formado a partir do resultado apontado e, desde então, as pessoas têm sido acompanhadas pelos profissionais da área de saúde”, explica Elson de Sá, gerente administrativo da Equipo. Para que os colaboradores adotassem uma alimentação mais saudável e equilibrada, o restaurante da Empresa criou um cardápio balanceado. Outra ação foi a contratação de uma médica do trabalho que, semanalmente, atende, in loco, os profissionais, tirando dúvidas e, até mesmo, passando pedidos de exames e orientações nutricionais.

resultado alcançado Para dar seguimento ao projeto, foram ministradas palestras com conteúdos da área de saúde, como forma de prevenção. Na ocasião, Rosângela Fernandes, coordenadora contábil, participou da iniciativa e ficou satisfeita com o resultado. “As orientações dos especialistas foram excelentes. Segui a dieta sugerida por eles e passei a fazer caminhada. Consegui emagrecer sete quilos e controlar o meu colesterol”, comenta. O Coração Saudável movimentou todos os colegas, que, mes-mo não tendo sido selecionados para fazerem parte do grupo, motivaram-se a adotar práticas saudáveis. “A minha maior con-quista foi me tornar uma pessoa mais disposta para o trabalho”, conclui Rosângela.

rosângela segue dieta e faz acompanhamento médico por meio do Projeto coração saudável

Novembro 2011 11

Page 12: Via Dupla 3ª

12 Via Dupla

Diversidade de donsColaboradores das Casasdo Grupo Lemos deMorais apresentam seusdiferentes talentos

taleNtos

Talento não se define, não se explica, se reconhece. Outros, depois de jovens ou quando adultos. Um talento pode ser em benefício próprio, como o de um cor-redor, ou coletivo, como o de uma cabe-leireira, ou de um cantor e um músico. Conheça alguns talentos do Grupo Le-mos de Morais:

mãos de tesoura Nas horas vagas e nos finais de se-mana, Simone Nascimento, assistente de vendas da Equipo, deixa seus clientes da Empresa para se dedicar a outros. Ela se torna cabeleireira e maquiadora e atende mulheres de várias idades em sua própria casa. Foi há dois anos que Simone se interessou por aprender uma nova profissão e, para isso, inscreveu-se em cursos da área. “O incentivo maior foi o da prima, que sempre quis abrir um salão de beleza. Mas também recebi o apoio da minha mãe, que já cortava cabelos”, conta. “Esse é o meu hobby. Gosto de me cuidar e também de deixar as pessoas mais bonitas. Além disso, aprendi uma nova função. É importante que as pessoas busquem objetivos novos”, aconselha Simone.

Praticando atividade física Durante uma partida de futebol com os amigos, em 2008, Edmilson Geraldo de Oliveira, comprador da área de Supri-mentos da Itaipu, percebeu que não tinha o mesmo pique de antes. Aos primeiros 20 minutos de treino, sentia-se cansado e sem fôlego e, com 98 quilos, achava-se fora de forma para curtir o seu hobby. Para mudar esse cenário, resolveu se matricular em uma academia e começar a praticar atividade física.

Foi com a corrida que Edmilson sentiu mais resultados. “Perdi 12 quilos nos pri-meiros três meses. Hoje, ao todo, estou com 22 quilos a menos e no meu peso ideal. Com a ajuda de um endocrinologis-ta, atingi um resultado bastante satisfa-tório, com redução do colesterol e mais qualidade de vida”, completa. Desde en-tão, ele não parou de correr. “Me tornei mais disposto e, consequentemente, com mais autoestima.”

Paixão por cordas Contra-baixo, violão, guitarra, viola e até berimbau. Esses são os instrumentos que o auxiliar de almoxarifado da Quinta Roda Lineker Vieira de Carvalho apren-deu sozinho a tocar. Agora, ele dedica seu talento a compor a banda da igreja. Mas, além das melodias religiosas, Li-neker também dedilha músicas de outros ritmos, como samba, rock, MPB e clássi-co. “Toco de tudo um pouco. Não tenho muito tempo livre, pois estudo e traba-lho, mas, sempre que posso, eu gosto de praticar, pois me traz paz de espírito”, comenta.

talento hereditário Toda criança gosta de ouvir e cantaro-lar uma ciranda. Mas o prazer de Gleicia-ne Souza, recepcionista da filial Marabá, da Itaipu Norte, era além do comum. Ela despertou o dom pelo canto aos 6 anos de idade, quando começou a cantar na igreja. Depois, com ajuda de amigos, fez testes para ingressar em bandas e, en-tão, viajou para várias cidades. Aos 19, encerrou a carreira na banda 4x4. E, hoje, com 20 anos, mesmo não tão assídua nos ensaios e shows, Gleiciane garante que não vive sem a música. “Eu gosto de cantar, do contato com o público. Sinto falta de sentir a harmonia e o calor dos fãs. Isso me faz muito feliz.” Com uma família composta por muitos músicos, cantores e artistas, Gleiciane não poderia ser diferente. Ela chegou a começar a gravar um CD, mas imprevis-tos adiaram esse trabalho. “Mas eu ainda não desisti desse sonho”.

12 Via Dupla

com o serviçode cabeleireira,simone garanterenda extra

lineker nãodesgruda doviolão

correndo, edmilson aumentou a autoestima

Page 13: Via Dupla 3ª

Novembro 2011 13

Feita sob medidaLoja in Company gera mais qualidade e agilidade ao atendimento ao cliente

emPresa

Uma loja exclusiva, em que agilidade, precisão e proximidade com o cliente fa-zem toda a diferença. Esse espaço exis-te e é o mais novo investimento da Itaipu Norte, inaugurado em julho: a primeira Loja In Company, em parceria com a mineração Onça Puma, da Vale. Esse modelo de vendas consiste na parceria entre a empresa cliente (no caso, a Vale) e o fornecedor, que assume a res-ponsabilidade e os encargos envolvidos na administração de determinados itens dos estoques do cliente, recebendo, em contra-partida e sem custos, a infraestrutura ne-cessária para a instalação da loja, além do compromisso de exclusividade na aquisição dos itens objeto do contrato. Os benefícios da Loja in Company são perceptíveis em ambos os lados. Com o empreendimento, a Itaipu Norte consegue otimizar o atendimento prestado, diminuin-do o intervalo de tempo (que, em alguns casos, poderia demorar até 10 dias), entre o pedido e a entrega de peças para a ma-nutenção dos 44 veículos Scania utilizados na Onça Puma – modelos P420 CB 8x4, P420 CB 6x4 e P420 CB 4x2. Para o clien-te, essa agilidade diminui custos, já que os reparos são realizados de imediato, evitan-do entraves nos processos. “Além disso, a Itaipu Norte consegue reduzir custos com fretes e estreitar a relação com o cliente”, explica Ulisses Hernandes, gerente da filial Marabá da Itaipu Norte. Em operação desde o dia 19 de julho deste ano, a loja possui uma área total de 200 m2, dentro da própria mineração. O es-paço é suficiente para abrigar os 600 itens, entre peças de manutenção preventiva e corretiva, em um investimento inicial de R$300 mil. A Loja in Company é mais uma das estratégias de ampliação da parceria entre a Itaipu Norte e a Vale, que, há três anos, rende bons resultados. “Com a instalação desse espaço, aumentamos nosso mix de operações junto à empresa, da oferta de veículos e peças até a mão de obra. No mo-mento, temos 28 funcionários locados na mineração”, explica Ulisses.

características da loja in companyda itaipu Norte

Status de filial.

Atendimento diferenciado ao cliente (Vale).

Controlada pelo DSM, sistema de reposição de estoques da Scania.

Estoque específico para a necessidade do cliente.

Maior disponibilidade física do veículo, que recebe reparos rápidos,estando sempre em condições ideais de funcionamento.

com o serviçode cabeleireira,simone garanterenda extra

lineker nãodesgruda doviolão

colaboradores otimizam o atendimento na loja in company

o espaço abriga 600 peças

Novembro 2011 13

Page 14: Via Dupla 3ª

14 Via Dupla

Pela estraDa

Presença no Pará A terra da castanha-do-pará sediou trêsimportantes eventos, prestigiados pela Itaipu Norte. A Casa participou da Feira Agrope-cuária de Marabá, entre 2 e 10 de julho, da Feira Agropecuária de Tomé-Açú, realizada de 30 de julho a 7 de agosto, e da Feira Agropecuária de Tucuruí, nos dias 3 a 7 de agosto. Em Marabá, a Itaipu Norte divulgou seus produtos e serviços por meio de estande e ofereceu para seus clientes e convidados um camarote especial. Em Tomé-Açú e Tucuruí, foi realizado um churrasco de confraterni-zação, e a Casa aproveitou o evento para divulgar os novos caminhões Scania P270 e P340, além de apresentar as vantagens do Consórcio, com a possibilidade de uma via-gem para Orlando, Estados Unidos.

oportunidadepara negócios A Itaipu marcou presença na 45a Ex-posete, realizada entre 3 e 7 de agosto, no Parque de Exposições de Sete Lagoas, em Minas Gerais. Durante a feira, a Em-presa expôs os modelos R420 4x2, P270 CB 6x2, P340 CB 6x4,G420 6x4. A apre-sentação dos veículos rendeu a venda de 22 caminhões. Além de shows de artistas renomados do país, como a dupla sertaneja Zezé di Camargo & Luciano e a cantora Paula Fernandes, o evento contou com rodeio e apresentação de animais bovinos e suínos para o público presente.

os novos caminhões da scania foram expostos durante a Feira agropecuária de tomé-açú

Na tradicional exposete, em sete lagoas, aitaipu fechou bons negócios

14 Via Dupla

Page 15: Via Dupla 3ª

Novembro 2011 15

Pela estraDa

ampliando horizontes Prospecção do negócio. Foi em busca desse objetivo que a Equipo esteve pre-sente na Feira Internacional de Negócios Sul Fluminense (Flumisul), em Barra Mansa (RJ). O evento reuniu empresas de diversos segmentos. A Casa, que participou pela pri-meira vez da Feira, realizou algumas ações estratégicas, voltadas principalmente para os atuais e futuros clientes, como a divulga-ção do portfólio de produtos e serviços e a exposição dos caminhões P340 e P270. Para encerrar sua participação, a Equipo ofere-ceu um coquetel de confraternização para os presentes.

Festa lucrativa A Casa Quinta Roda, da Itaipu, participou da 52a Festa do Ovo de Bastos, em São Paulo. A feira, que é dire-cionada a frotistas, autônomos e agricultores da região, aconteceu entre 15 e 17 de julho. A Empresa garantiu a venda de cinco cotas do Consór-cio Scania e dois modelos de ônibus e caminhões. Cerca de 50 pessoas também participaram de um churrasco es-pecial oferecido aos clientes.

estreitandolaços A Itaipu reuniu cerca de 100 clientes para apresentar a proposta do Consórcio da Empresa, incentivar a venda de cotas e fortalecer a sua imagem na região de João Monlevade, em Minas Gerais. O evento foi realizado, no dia 7 de julho, no Centro de Eventos Singular da cidade. Entre as atividades de promoção ofere-cidas no encontro, estavam a divulgação do site da Itaipu, a exposição de peças promo-cionais da Empresa e do Consórcio Scania, a distribuição da Revista Via Dupla, a apresen-tação dos vídeos institucionais e o sorteio de brindes.

a presença na 52a Festa do ovo de Bastosgarantiu bons negócios para a Quinta roda

equipo recebeu clientes durante a Flumisul

Novembro 2011 15

como ação de relacionamento, os clientes da itaipu foram convidados para participar de uma confraternização

Page 16: Via Dupla 3ª

16 Via Dupla