via dupla

16
Suspendisse nec tristique erat venenatis, felis. Casas apresentam resultados positivos em 2010 PÁG. 4 Pela estrada: confira algumas ações e eventos PÁG. 15 Sustentabilidade é um dos pilares de atuação do Grupo Lemos de Moraes Maio 2011 02 WLM a favor do meio ambiente

Upload: grupo-lemos-de-moraes

Post on 23-Mar-2016

224 views

Category:

Documents


5 download

DESCRIPTION

Esta é a 2ª edição da revista WLM - Via Dupla

TRANSCRIPT

Page 1: Via Dupla

Suspendisse nec tristique erat

venenatis, felis.

Casas apresentam resultados positivos

em 2010PÁG. 4

Pela estrada: confira algumas ações e eventos

PÁG. 15

Sustentabilidade é um dos pilares de atuação do Grupo Lemos de Moraes

Maio 2011

02WLM a favor do meio ambiente

Page 2: Via Dupla

2 Via Dupla

Pela segurança do consumidorAs relações econômicas – cada vez mais complexas,

dinâmicas e sofisticadas - decorrentes da convivência social, têm gerado, numa progressão avassaladora, a ne-cessidade de ampla divulgação e de integração de novos conceitos gerados no cenário de crescimento dessas re-lações.

Em boa hora, o Código de Defesa do Consumidor (CDC), instituído pela Lei 8.078, de 11/9/1990, veio su-prir as urgentes necessidades, tornando-se um notável instrumento de defesa dos direitos do cidadão.

Consequências imediatas do crescimento e da complexidade dessas relações foram os também crescentes riscos a que ficaram expostos todos os seus partícipes; uns necessi-tando, cada vez mais, de proteção contra os riscos decorrentes do fornecimento de produ-tos e serviços; outros, também de forma crescente, compelidos à prestação de informação clara e adequada sobre produtos e serviços, sendo-lhes vedadas, por exemplo, a publicidade enganosa e abusiva e a utilização de meios coercitivos desleais.

Nessa crescente gama de novos conceitos e institutos jurídicos, com a avassaladora circulação de bens econômicos, adquiriu vulto a figura do “contrato”, em seu sentido mais amplo, sendo notável sua presença, ainda que nem sempre explícita, em quase todas as nossas ações junto aos demais agentes desse grande universo social e econômico.

Como não poderia deixar de ser, em qualquer relação contratual travada dentro dessa realidade – desde as mais simples (como o ato de almoçar em determinado restaurante ou adquirir um sapato em determinada loja, firmar um contrato de locação ou abastecer um veículo) até as mais sofisticadas, envolvendo valores de vulto expressivo e ampla repercus-são (por exemplo, a construção e a venda de uma aeronave, a contratação do seguro de um navio) – pode dar lugar à insatisfação das partes, daí gerando conflitos de toda natureza.

Os tribunais do país, cumprindo sua constitucional função, desde a publicação da lei ora comentada, passaram a aperfeiçoar sua aplicação, corrigindo distorções interpretativas (re-presentadas, entre outras, pela crescente busca de indenizações – nem sempre amparada pela boa fé – dando vez à chamada “indústria do dano moral”), numa incessante busca da indispensável segurança jurídica para garantir ao cidadão, cada vez mais exposto às dificul-dades decorrentes das múltiplas relações travadas nesse meio socioeconômico.

Adquire relevo ainda maior o Código de Defesa do Consumidor ao constatarmos a pre-ocupação do legislador com a segurança e estabilidade das relações de consumo; buscou a norma jurídica criar condições para proteção do contratante menos favorecido, eventu-almente incapaz de fazer prevalecer um direito seu em face de um adversário economica-mente poderoso.

Não fosse a grande capacidade do CDC de proporcionar considerável equilíbrio nessas relações da vida em sociedade, certamente, a descrença, a incerteza e, por conseguinte, a insegurança jurídica prevaleceriam no espírito do cidadão, abrindo campo para a instabili-dade social.

Destacada a importância do CDC para a vida do cidadão em suas relações em todos os âmbitos, impõe-se alertar para a necessidade de chamar a atenção de todos para esses mecanismos de defesa do direito de cada um.

Por sua contundente relevância, tais fatores deveriam constituir-se matéria obrigatória no ensino fundamental, incutindo desde cedo no cidadão a ideia de que, independentemente de sua origem e suas condições de vida, ele dispõe – dentre tantos outros - de instrumento legal para orientar suas cada vez mais presentes relações de consumo, contando com a indispensável intervenção do estado (através de juízes, promotores, órgãos da cidadania, autoridades policiais e tantas outras) na busca do equilíbrio de interesses e, desse modo, tornando cada vez mais sólida a desejável segurança jurídica, direito de todos.

Tanto mais consciente o cidadão quanto aos seus direitos e o correspondente dever dos demais em respeitá-los, mais apto ele estará a compreender e a respeitar o direito alheio, criando condições à desejada pacificação social.

Rubem Roberto Ribeiroassessor jurídico WLM Ind. e Com. S.A.

SuMáRIo

03 Tecnologia Novo sistema auxilia motoristas

para uma condução mais eficiente

04 Negócio Casas do Grupo Lemos de Morais

projetam perspectivas para 2011

06 Capa Atuação sustentável é uma das

premissas do Grupo Lemos de Moraes

08 Cultura Casas disponibilizam biblioteca

para colaboradores

10 Produto Scania Brasil faz investimentos

para adequar seus produtos ao Conama P7

12 Talentos Colaboradores mostram os seus

talentos fora das Casas

13 Programas Ideias dos colaboradores geram

melhorias para as Casas

14 Benefícios Grupo Lemos de Moraes

incentiva a capacitação de seus profissionais

15 Pela Estrada Confira a participação das

empresas em eventos pelo país

eDItoRIAL

2 Via Dupla

Informativo Interno do Grupo Lemos de Moraes

Coordenação Interna: Fernanda Martins - [email protected]/ Colaboração: Antônio Rocha, Larissa Pontes, Lorena Machado, Thaís Roque e Daniele Soares / Redação e edição: Press Comunicação Empresarial / Jornalista Responsável: Licia Linhares - MG 10.283 JP / Fotos: Itaipu, Equipo, Quinta Roda e Itaipu Norte / Projeto gráfico e diagramação: Press Comunicação Empresarial / Revisão: Cláudia Rezende / Impressão: Gráfica Tamóios / Tiragem: 1.100 exemplares

Page 3: Via Dupla

Maio 2011 3

SugeStõeS De ConDução

Conheça algumas vantagens oferecidas pelo Driver Support:

- Possui sensores que fazem a leitura, em tempo real, da maneira como o motorista está con-duzindo o caminhão.

- Avalia a frequência e a força aplicadas nos freios, bem como o uso do sistema de frenagem auxiliar (Scania Retarder e freio motor).

- Suporte nas quatro situações: condução em aclives e declives, uso dos freios, antecipação

de frenagens e rotação do motor.

Eficiência sobre rodas

teCnoLogIA

Scania aposta em tecnologia de ponta para ajudar os motoristas na obtenção de melhores resultados

Experiência, cautela e habilidade. Es-senciais a qualquer motorista, essas com-panheiras de viagem acabam de ganhar novo aliado no dia a dia das estradas: o Driver Support, tecnologia Scania que vai auxiliar os condutores a diminuir custos operacionais e a aumentar a segurança. O equipamento chega ao Brasil em outubro, como item de série em todos os caminhões Scania que possuem freios ABS e caixas de mudança GRS900 e GRS890.

Instalado no computador de bordo, o Scania Driver Support oferece apoio aos condutores em tempo real, por meio de sensores distribuídos no veículo. Es-ses sensores fazem a leitura da direção, possibilitando uma análise aprimorada de situações como condução em aclives e declives, indicação de uso do Retarder (freio auxiliar, quando o veículo possui o equipamento), antecipação de frenagens e rotação do motor.

As informações aparecem no painel de instrumentos, sendo esses quatro quesitos pontuados numa escala de 0% a 100% e também na forma de 0 a 5 estre-las. “É mais uma ferramenta que a Scania disponibiliza para o treinamento do mo-torista, com a finalidade de desenvolver e manter um estilo de condução eficaz,

em tempo real, reduzindo o consumo de combustível e diminuindo o desgaste do trem de força”, explica o engenheiro da área de Pré-Vendas da Scania, Alex Neri.

Benefícios Redução da emissão de gases poluen-

tes e do consumo de combustível (que pode chegar a até 10% de economia), maior durabilidade das peças e aumento da segurança. As vantagens oferecidas pelo Driver Support têm despertado o in-teresse dos motoristas. Segundo o master driver da Scania, Wellington Claiton Bar-bosa, a aceitação é grande. “Nas apre-sentações que realizamos, o comentário positivo é geral. Isso porque é uma exce-lente ferramenta, melhorando o desempe-nho do motorista, que passa a conhecer melhor o caminhão”, explica.

Com 15 anos de experiência nas es-tradas, Wellington aponta alguns erros recorrentes entre os motoristas. Freadas bruscas, rotação do motor e mau aprovei-tamento das subidas fazem parte deles. “Diante dessas situações, o sistema dá sugestões. É como se fosse um instrutor, um copiloto digital”, conclui.

Maio 2011 3

Page 4: Via Dupla

4 Via Dupla

Crescimento a todo vaporCasas do Grupo projetam para 2011 o desempenho atingido no ano anterior

negÓCIo

4 Via Dupla

Bons resultados em todas as Casas. Esse é o saldo de 2010 para o Grupo Lemos de Moraes. O aumento do número de vendas é um dos grandes responsáveis por esse cenário positivo. Na Quinta Roda, por exemplo, tanto a comercialização de veículos quanto de peças e serviços foi maior nos últimos anos. Só as vendas de caminhões e ônibus cresce-ram 60%, em relação a 2009. “Toda equipe vencedora tem de inovar dia-riamente. Não existe mesmice no nosso negócio. O nosso grande segredo para essas conquistas chama-se trabalho”, ressalta o diretor da Casa, Roberto Mota. Para ele, esse resultado é reflexo da grande quantidade de crédito e financiamento disponíveis, além do crescimento econômico. Outro ponto importante foi a venda no varejo. “Os clientes de menor porte compraram, e muito”, comemora.

Roberto Mota, diretor da Quinta Roda: trabalho e inovação para o sucesso da Casa

Page 5: Via Dupla

Maio 2011 5

José Adolfo Müller, gerente-geral da Itaipu norte

Na Casa Itaipu, as vendas também aumentam de forma expressiva. “Conseguimos acompanhar esse crescimento, dobrando o volume de vendas de caminhões, principal-mente no segmento low end (caminhões de menor potên-cia), em que assumimos a liderança em 2010”, apesar da queda nas vendas no segmento aplicação severa, comenta o diretor da Itaipu, Fernando Guimarães. Ele ainda des-taca a repercussão causada pela participação em alguns eventos do setor, dentre eles, Exposete, em Sete Lagoas (MG), Fepat, em Patos de Minas (MG), Minastranspor 2010 (principal evento de transporte do estado), Equipo Mining e Exposibram Amazônia (maiores eventos de mineração).

Para o gerente-geral da Itaipu Norte, José Adolfo Mül-ler, com o crescimento econômico do país, os estados do Pará e Amapá vêm se firmando como importante polo mi-neral. “Essa perspectiva justifica os investimentos da Itai-pu Norte para treinar, capacitar e reter seus colaboradores, mantendo um ambiente organizacional em que é estimu-lado o espírito empreendedor e de cooperação”, explica.

Focada na melhoria das condições de trabalho, a Equi-po se empenhou em viabilizar recursos e implantar ações como ginástica laboral e contratação de médico para aten-dimento na Casa, além do investimento na qualificação da mão de obra. Os retornos não poderiam ter sido melhores. O diretor da Casa, Eugênio Costa, aponta os êxitos para o período. “A Equipo bateu o recorde de vendas de cami-nhões em sua história e conseguiu manter a liderança no mercado de ônibus rodoviários e de fretamento”, afirma.

PerspectivasAs Casas já estão trabalhando firme para superar os re-

sultados de 2010 e vencer desafios. “Estamos confiantes e preparados. Acreditamos na manutenção da demanda e no sucesso de nossos objetivos”, afirma José Adolfo.

Na visão de alguns diretores, 2011 começou aqueci-do, mas pode apresentar surpresas. “As mudanças na po-lítica de financiamento ao setor de caminhões e máquinas, a partir de março, pelo BNDES, é que vão dar o tom dos negócios”, pondera Roberto Mota. Opinião compartilhada, também, por Fernando Guimarães. “Essas alterações pode-rão impactar no início do ano. Porém, o mercado apresenta sinais de crescimento”, afirma.

Mesmo com as modificações, 2011 se mostra favorá-vel para o segmento, e algumas Casas preparam novidades. “Estamos em fase final de negociação para iniciarmos, ainda neste ano, a construção de uma unidade no município de Carapebus (RJ), no norte fluminense, uma das regiões de maior desenvolvimento do país”, adianta Eugênio.

o diretor da Itaipu, Fernando guimarães, comemora a liderança no segmento low end em 2010

eugênio Costa, diretor da equipo, aposta na expansão da Casa em 2011

Maio 2011 5

Page 6: Via Dupla

6 Via Dupla

Alterações climáticas, diminuição da cama-da de ozônio e desastres ambientais. Decorren-tes do aquecimento global, esses fenômenos fazem parte da agenda de autoridades e orga-nizações mundiais. Afinal, o que está em jogo é

o futuro do planeta. Nesse cenário, a adoção de práticas criteriosas é um diferencial de empre-sas comprometidas com a sustentabilidade. O Grupo Lemos de Moraes faz parte desse time e estimula uma gestão envolvida com as questões

socioambientais. Medidas para minimizar os im-pactos dos processos operacionais, como arma-zenamento de óleo, análise de efluentes, gestão de resíduos, entre outras, fazem a diferença no dia a dia de cada uma das Casas.

Preocupação com o meio ambiente é destaque na equipo

Usar a água de forma consciente é uma das prioridades da Equipo. Por meio do Sistema de Tratamento de Efluentes, toda a água utiliza-da no processo de lavagem de veículos e peças é reaproveitada.

Primeiro, ela passa por caixas separadoras, para retirar o óleo. Em seguida, é submetida a processos químicos. Ao final, cada produto tem destino certo: o óleo é acondicionado em tanques apropriados, e a água é utilizada em novas lavagens e atividades de limpeza e jar-dinagem. A estação de tratamento tem capacidade para dois metros cúbicos de água por hora.

A outra medida da Equipo é a arborização do entorno, minimizan-do os impactos dos gases emitidos pelos veículos. Segundo o gerente de serviços, Gerson Barbosa, o foco do trabalho está voltado para a conscientização e o envolvimento de todos. Por isso, na Equipo, os treinamentos são constantes. “Realizamos reuniões semanais com os colaboradores, apresentando as diretrizes da Empresa e ouvindo su-gestões. Esse envolvimento é importante para que as ações tenham êxito”, afirma.

As iniciativas já rendem bons frutos. O oficial de manutenção pre-dial Daniel Ramos aplica no seu cotidiano a filosofia da Equipo. Em casa, ele estimula a esposa e os filhos a separarem o óleo utilizado na cozinha. “Trago para a Empresa, pois temos um sistema que destina o óleo adequadamente. Acho essas ações importantes para o futuro das próximas gerações”, conclui.

Quando o assunto é meio ambiente, a Itaipu não mede esforços. Em janeiro de 2011, foi criado o Grupo de Gerenciamento Ambiental para atender um dos compromissos do Dealer Operating Standart (DOS). O DOS é uma certificação da Scania para as suas conces-sionárias. Ele é composto de 14 compromissos, dentre eles, o que determina o comprometimento com a redução do impacto ambiental na realização das atividades.

Outras ações ambientais têm sido implementadas e mantidas, tais como: coleta seletiva, armazenamento e destinação adequadas dos resíduos, rerrefino dos óleos saturados dos veículos, o que é feito por meio de uma empresa licenciada, utilização de energia solar para aquecimento da água dos chuveiros dos vestiários, moni-toramento do consumo de energia elétrica e de água, entre outros.

A Itaipu também investe em treinamentos para todos os cola-boradores. “São abordados os assuntos relacionados à preservação ambiental e, principalmente, à coleta seletiva”, explica Naiara Pes-soa, assistente de Qualidade da Itaipu.

Unidos pelo planetaPreservação ambiental é uma constante nas Casas do Grupo

CAPA

Via Dupla

estação de tratamento de efluentes da equipo

o oficial de manutenção Daniel Ramos pratica em casa o que aprende na empresa

Compromisso constante na Itaipu

Reunião do grupo de gerenciamento Ambiental da Itaipu

6

Page 7: Via Dupla

Maio 2011 7

Soluções inteligentes na Itaipu norteA Itaipu Norte encontrou uma maneira diferenciada de estimular a

gestão de seus resíduos sólidos. Toda a sucata da Casa (plástico, papelão, madeira e metal) é separada e vendida para uma empresa especializada em reciclagem. A diferença é que o dinheiro arrecadado vai para os pró-prios colaboradores, por meio do Grêmio, uma espécie de associação for-mada por eles. “É importante, pois as atividades esportivas e confrater-nizações, como aniversariantes do mês e a festa de final de ano, contam com mais esse recurso, que ajuda na hora da organização dos eventos”, comenta o coordenador de suprimentos Jair Chaves.

O óleo também é comercializado para uma empresa, que realiza o rerre-fino. Dessa vez, o recurso fica com a própria Casa, que acaba investindo em outras ações ambientais. “Uma das preocupações da Itaipu Norte é destinar corretamente os resíduos gerados em nossos processos”, afirma Jair.

Para a analista de qualidade, Márcia Eiras, o envolvimento de todos é essencial para que as ações tenham êxito. “Precisamos disseminar entre os colaboradores, independentemente da posição que ocupam, que essas ações, além de preservar o meio ambiente, também geram riquezas e nos fazem refletir sobre o valor daquilo que jogamos fora no cotidiano”, observa.

Sustentabilidade é foco na Quinta RodaA preocupação com o meio ambiente é tão grande na Quinta Roda que são pra-

ticadas algumas formas de prevenção ao desgaste ambiental. Prova disso é a adoção de práticas como a campanha de arrecadação de pilhas e baterias usadas. Por meio dessa iniciativa, em princípio simples, a Casa consegue evitar a contaminação do solo, disponibilizando um tambor de coleta, devidamente identificado e num local de fácil acesso. Periodicamente, empresas especializadas recolhem esse material e encaminham ao descarte de forma responsável.

Além disso, na Quinta Roda, foram instaladas torneiras econômicas, evitando o des-perdício da água, e também sistema de iluminação por sensores em alguns ambientes. Todo o papel do escritório é utilizado de forma racional: usa-se papel reciclado, e, após virar material para rascunho, ele é coletado separadamente, armazenado e destinado a uma empresa de reciclagem. Os uniformes utilizados pelos funcionários da mecânica são higienizados por uma empresa especializada, que destinam os resíduos de forma ecolo-gicamente correta. A Quinta Roda também armazena as lâmpadas fluorescentes em local próprio na Empresa e, para o seu descarte, as encaminha periodicamente aos postos de coleta especializados. “Temos plena consciência de que reduzir o impacto ambiental é um dos maiores compromissos da Quinta Roda. A busca de melhores resultados é constante para atingir o objetivo maior, que é o de preservar o meio ambiente”, reconhece Luciana Calsavara, secretária da diretoria.

A conscientização também faz parte do processo. Todos os anos, durante a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat), um profissional é convidado para dar palestras sobre meio ambiente, sempre buscando conscientizar os colabora-dores sobre a importância do uso racional dos recursos naturais. “É preciso pensar em preservação a todo momento. Por isso, essas palestras têm dois momentos, abordando a maneira de se portar fora da Empresa e aqui dentro dela”, explica a auxiliar de pessoal e presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), Fabiana Miranda.

Separação de resíduos sólidos na Itaipu norte

o grêmio oferece local de lazer para colaboradores e clientes da Itaipu norte

Fabiana Miranda, auxiliar de Pessoal e presidente da Cipa

Maio 2011 7

Page 8: Via Dupla

8 Via Dupla

Incentivo à cultura e educação

CuLtuRA

Para estimular o acesso à informação, à cultura e ao divertimento proporciona-dos pela leitura, a Itaipu, a Itaipu Norte e a Quinta Roda disponibilizam uma biblio-teca para seus colaboradores e clientes. A Equipo já está trabalhando na instalação da sua. Em todas as Casas, as bibliotecas es-tão localizadas na Recepção Administrativa e funcionam, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Para fazer empréstimos, o cola-borador deve apresentar o crachá funcional.

Revistas de informação e comportamen-

to, literatura clássica e moderna, romances, mistérios ou dramas. Na Itaipu, são mais de 500 exemplares para todos os gostos. Já os acervos da Itaipu Norte e da Quinta Roda, juntos, somam mais de 400 exemplares. Os colaboradores podem ficar com as revistas por uma semana e, com os livros, durante um mês. Os clientes usufruem do acervo enquanto permanecerem na Casa. As Ca-sas também disponibilizaram no portal um acesso virtual à biblioteca, que permite ao usuário consultar, com mais agilidade, infor-

mações sobre os livros (veja como acessar no quadro ao lado).

No fim do ano, o colaborador da Itaipu que pegar o maior número de livros é pre-miado e leva um par de ingressos para uma sessão de cinema, com direito a pipoca e refrigerante. Lucas Henrique Silva, instru-tor técnico da Casa, diz que sempre procura novos títulos na biblioteca e pretende ser um dos candidatos ao prêmio. “A leitura de-senvolve a mente, o raciocínio rápido e a capacidade de interpretação”, afirma.

Page 9: Via Dupla

Maio 2011 9

PARA ACeSSAR A BIBLIoteCA VIRtuAL:

VoCê SABIA?

1- Clique no link da Casa no portal, exemplo Itaipu;2- Na aba de Informações Gerais (à esquerda da página), clique no

link “Acervo da Biblioteca”, que mostra os livros e revistas disponíveis, quando serão entregues e quais estão reservados.

No dia 23 de abril, comemora-se o Dia Internacional do Livro. A data foi instituída, em 1930, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e remete ao falecimento de alguns escritores consagrados, como Miguel de Cervantes e William Shakespeare.

exercício para a mente e a alma

A leitura é essencial para o melhor desempenho das pes-soas e, por isso, o hábito começa ainda na infância com as atividades escolares. Foi assim com a recepcionista técnica da Itaipu Norte, Josiele de Jesus Almeida. A paixão dela por his-tórias começou ainda criança, quando aprendeu a ler. “Sempre ficava envergonhada com a minha dificuldade e decidi usar

Lucas Henrique Silva, instrutor técnico da Itaipu, é leitor assíduo

PRogRAMAS

isso a meu favor. Foi um desafio, hoje é um prazer”, conta. Para Sirlene Oliveira, recepcionista da Quinta Roda, a biblio-

teca contribui, principalmente, para quem gosta de ler e não tem condições de comprar os livros. “As pessoas estão incentivando umas às outras. Já descobri gosto por gêneros que nem imagina-va apreciar”, afirma.

Page 10: Via Dupla

10 Via Dupla10 Via Dupla

Em busca do transporte sustentável

Para limitar o impacto ambiental cau-sado pelos veículos movidos a gasolina, gás e diesel, o Conselho nacional de Meio Ambiente (Conama) criou uma legislação que exige motores com tecnologia de emissões reduzidas. o Conama P7 entra em vigor a partir de janeiro de 2012. “Já estamos levando aos nossos clientes as informações sobre a implantação dessa nova norma”, explica Paulo Sampaio, ge-rente de Caminhões da Quinta Roda.

De acordo com ele, os motores que atendem a nova resolução exigem óleo diesel S50, ou seja, com 50 partes por

milhão (PPM) de enxofre, que oferece vantagens para o meio ambiente e para a saúde da população. os veículos adap-tados também devem portar o on-Board Diagnostics (oBD), um diagnóstico de bordo que irá monitorar, constantemen-te, os parâmetros do motor e informar no painel de instrumentos as falhas que acarretam aumento das emissões po-luentes.

A Scania Brasil já está investindo em alterações que, independentemente da implementação do Conama P7, contri-buem para o transporte sustentável. uma

delas é o ônibus movido a etanol. entre os principais benefícios desses veículos, estão a disponibilidade de combustível e a redução de emissões de poluentes.

A partir deste ano, o Brasil já inicia a utilização de combustíveis limpos no transporte coletivo e torna-se o primei-ro país do continente americano a optar por ônibus movidos a etanol. os chassis dos 50 ônibus que serão operados pela empresa Metropolitana, de São Paulo, são produzidos pela Scania, a única montado-ra a oferecer esse tipo de tração em veí-culos pesados na América Latina.

PRoDuto

Page 11: Via Dupla

Maio 2011 11

Em busca do transporte sustentável

Vá De ônIBuS

Com a aproximação da Copa do Mundo, em 2014, e das Olimpíadas, em 2016, o Brasil necessita de um siste-ma de transporte que atenda à população e aos turistas com eficiência. A alternativa proposta para desafogar o trânsito das médias e grandes cidades é o sistema de BRT (Bus Rapid Transit), que promete mais conforto e menor impacto ambiental para atrair os usuários de automóveis. A Scania já tem, em seu portfólio, alguns exemplares de chassis para atender ao BRT, com modelos convencionais, articulados, movidos a diesel, etanol e até biodiesel 100%. “Para que o BRT tenha sucesso, é preciso ser respeitado o corredor exclusivo para o sistema. Com a rapidez e o conforto proporcionados, o passageiro, muitas vezes, vai preferir o ônibus ao carro de passeio”, afirma Antônio Bruzzi, gerente comercial de ônibus do Grupo Lemos de Morais.

As principais características do sistema são: corredores exclusivos para a circulação do transporte coletivo; embarques e desembarques rápidos, por meio de plataformas elevadas, no mesmo nível dos veículos; automóveis de alta capacidade, modernos e com tecnologia mais limpa; sistema de pré-pagamento de tarifas nas estações.

Maio 2011 11

Page 12: Via Dupla

12 Via Dupla

Para ajudar, não é preciso dom Além das atividades profissionais, vários colaboradores, das Casas do Grupo Lemos de Moraes, dedicam o tempo livre para ajudar o próximo. Confira algumas dessas atividades.

tALentoS

Quem luta não brigaQuando criança, o mecânico da Itaipu Marcelo Frazão foi diagnosticado como hiperativo. Para

gastar energia e aliviar a tensão, praticou judô, karajucá e jiu-jítsu. Hoje, é professor de artes mar-ciais e acredita que, além de manter a saúde e o bem-estar, o esporte contribui para a educação. “Ensinamos aos alunos que a luta é uma válvula de escape para os seus problemas. Ela evita a violência ao criar jovens calmos, concentrados e com autocontrole emocional”, explica.

tempo de sobra para ajudarHá cinco anos, Conceição Soares Ribeiro, assistente de vendas da Quinta Roda, é voluntária

do Grupo de Apoio Irmã Sheila. Todos os sábados à noite, ela percorre um Hospital de Base de Bauru, interior de São Paulo, levando alimentos, roupas, produtos de higiene e uma palavra de conforto para os que se encontram acamados e seus familiares. “Participar de algo tão sério e poder ajudar o próximo, além de gratificante, é apaixonante. O sorriso e a gratidão que recebe-mos dos que ajudamos valem mais do que qualquer quantia”, revela.

Solidariedade nunca é demaisContribuir com a qualidade de vida das pessoas necessitadas já é rotina para Rogério Edson

Bezerra dos Santos, mecânico da Itaipu Norte. Com a colaboração da família, ele prepara, a cada 15 dias, uma sopa para o jantar da comunidade onde mora. No fim do ano, eles também organizam a distribuição de cestas básicas e brinquedos. “Estou montando um CD com fotos e vídeos dessas ações para sensibilizar a sociedade e conquistar mais voluntários. O pouco que fazemos é muito para quem recebe”, relata.

o prazer é todo meuHenrique Lucchesi, analista comercial da equipo, decidiu dedicar uma parte do seu tempo

neste ano para fazer uma boa ação. Agora, ele é voluntário em um abrigo para crianças no mu-nicípio de Nilópolis (RJ). O grupo de voluntariado é formado por amigos e familiares que se uni-ram para doar materiais que contribuem para as necessidades diversas dos jovens assistidos. “Participar desse trabalho social é mais importante pra mim do que pra eles, pois é fascinante dedicar uma parte do meu tempo distribuindo carinho”, conta.

Marcelo Frazão encontrou harmonia nas artes marciais

Conceição Soares Ribeiro é apaixonada

pelo voluntariado

Henrique Lucchesi: voluntariado em família

Comunidade de Venda nova recebe doações

12 Via Dupla

Page 13: Via Dupla

Maio 2011 13

Os colaboradores do Grupo Lemos de Morais têm a oportunidade de contribuir para a melhoria do ambiente de trabalho. Com o programa “Engrenagem de Ideias”, cada um pode analisar os aspectos a serem aprimorados em cada uma das Casas e propor soluções.

Para participar, os interessados devem preencher um formulário disponível no portal

Programa Itaipu incentiva a melhoria contínua dos processos

neilon Dias Silva, supervisor de Crédito e Cobrança da Itaipu

Ideia premiada

PRogRAMAS

Há cinco meses, o supervisor de Cré-dito e Cobrança, Neilon Dias Silva, desen-volveu um projeto que beneficia a sua área e o setor de Garantia Scania. A pro-posta está em teste e aguarda avaliação para ser incluída nos processos da Casa.

entenda o projeto:Quando um caminhão chega à Itai-

pu apresentando problemas em peças com garantia Scania, a Casa se respon-sabiliza pela reposição do material de-

feituoso ao cliente. Posteriormente, a peça recolhida é encaminhada à fábrica junto a uma solicitação de reembolso.

Após a aprovação da solicitação pela Scania, o documento era enviado ao setor de Garantia da Itaipu. Nesse momento, a área realizava a anotação, de forma manual, de cada nota fiscal correspondente à peça defeituosa e encaminhava ao setor de Crédito e Co-brança, que, por sua vez, fazia a baixa das notas e enviava à Contabilidade.

Neilon sugeriu que todo o proces-so descrito fosse desenvolvido pelo

setor de Garantia, sem a interferência da área de Crédito e Cobrança. Agora, o sistema informatizado de gerencia-mento comercial da Scania, chamado Sicomnet, identifica o recebimento das solicitações de reembolso aprovadas e realiza a baixa das notas fiscais junto à Contabilidade.

“Participar do programa e contribuir com a qualidade dos serviços prestados pela Itaipu é ótimo. Com esse projeto, espero agilizar as minhas funções e a de vários outros colaboradores também”, afirma Neilon.

SIgA o exeMPLo!

ou nas urnas do colaborador, distribuídas pelas oficinas, e entregá-lo no departamento de Recursos Humanos. O documento deve conter a base de cálculo da economia gerada com o projeto sugerido e, se a sua eficácia for comprovada, o colaborador recebe 10% desse valor. Para as propostas de aperfeiçoamento, o brinde é escolhido pela gerência da área beneficiada.

Page 14: Via Dupla

14 Via Dupla

Capacitando futuros colaboradores

Treinar jovens com potencial que cursam técnica automobilística ou aprendizagem me-cânica no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), para atuar nas oficinas da Itaipu. Esse é o objetivo do programa “Junte--se aos Melhores”, desenvolvido pela Casa desde novembro de 2010.

O processo seletivo do programa conta com provas de conhecimentos gerais e espe-cíficos, dinâmica de grupo e avaliação psicoló-

PRogRAMAS

Os colaboradores da Itaipu que não concluíram o Ensino Fundamental ou o Ensino Médio têm uma nova oportunidade de aprendizado. Por meio do programa Ensino de Jovens e Adultos (EJA), parceria entre o Serviço Social da Indústria (Sesi) e a Casa, eles têm acesso à educação, possibilidades de ascensão no mercado de trabalho e a melhorias na qualidade de vida.

As aulas são ministradas na matriz da Itaipu, após o horário de trabalho, por uma equipe de professores do Sesi. Os alunos da primeira turma do Ensino Fundamental

Heider gustavo gonçalves é um dos alunos do programa

BeneFíCIoS

gica. Os aprovados recebem 71 horas de trei-namentos técnico e comportamental e passam por um período de experiência nas oficinas. Após seis meses, são avaliados para ocuparem as vagas existentes na Casa. Além de remu-neração mensal, os alunos são beneficiados com café da manhã, almoço, planos de saúde e odontológico e registro na Carteira de Traba-lho como mecânicos aprendizes. Em junho, os oito participantes do programa poderão ser os

primeiros a serem efetivados na Itaipu. No “Junte-se aos Melhores”, os alunos

também aprendem com a tecnologia dos pro-dutos Scania Brasil, que não são disponibiliza-dos em mercado ou escola técnica. “Sinto-me privilegiado em estar empregado logo após terminar o curso. Pretendo entrar na facul-dade para me formar como engenheiro mecâ-nico e poder crescer na Itaipu”, afirma Heider Gustavo Gonçalves.

Para aprender, não tem idadeiniciaram as atividades em fevereiro de 2010 e receberam os certificados de formandos em maio deste ano.

Há 20 anos, o mecânico Milton Brasileiro de Almeida parou de estudar para começar a trabalhar. Agora, vê no EJA uma nova chance para o crescimento pessoal e profissional. “Aqui, temos todo o suporte para aulas de qualidade, basta frequentar”, afirma.

Os interessados devem ficar atentos às inscrições nos quadros de avisos da Itaipu. As aulas acontecem de segunda a sexta-feira, entre 18h30 e 20h30.

Milton aproveitou a oportunidade para voltar a estudar

Page 15: Via Dupla

Maio 2011 15

PeLA eStRADA

A Feicana Feibio 2011, uma das mais importantes feiras de negócio do setor sucroalcooleiro do Brasil, foi realizada em feverei-ro. A Quinta Roda participou do evento com uma carreta-estande da Scania, oferecendo soluções em produtos e serviços para o segmento de cana. A Scania apresentou dois modelos de veículos consagrados no mercado: o G420 e o G470. Eles têm consumo reduzido de combustível, alto rendimento, serviços de atendimento de emergência 24 horas, plano de manutenção, pacote de servi-ços, apoio da equipe técnica da Quinta Roda e atendimento da frota no local da operação. Durante a feira, foram vendidos 70 exemplares do G420 para o Grupo Oeste.

Qualidade à mostra

Apresentação de modelos Scania chamou a atenção dos visitantes da feira

operadores da Vale em visita à Itaipu

Conhecendo a Itaipu

Cerca de 30 operadores da Vale conheceram, em feverei-ro, a Itaipu. A visita é uma atividade de motivação em que os empregados que se destacaram podem escolher uma empresa para conhecer o seu funcionamento.

Durante o encontro, eles tiveram informações sobre a es-trutura e a produção da Casa, a capacitação dos colaboradores e os trabalhos sociais desenvolvidos, além de tirar dúvidas so-bre os caminhões Scania, utilizados na mineradora.

De braços abertos para o Rio

Os desabrigados da tragédia ocorrida nas cidades da região serrana do Rio de Janeiro, devido às chuvas nos meses de dezem-bro de 2010 e janeiro deste ano, também encontraram apoio na Quinta Roda. A Casa realizou uma campanha para a arrecadação de donativos junto aos seus clientes e colaboradores. Foram doados cerca de 4.200 quilos de alimentos e material de higiene.

Colaboradores da Quinta Roda se uniram para ajudar as vítimas das chuvas

Quinta Roda na Expoforest

A Quinta Roda marcou presença na primeira feira dinâmica da América Latina, a Expoforest - Feira Florestal Brasileira. O evento aconteceu de 13 a 15 de abril, numa fazenda da International Paper, em Mogi Guaçu (SP), uma das maiores empresas fabricantes de papéis não revestidos do mundo. Com 118 hectares de eucalipto, o local foi ideal para a exposição de soluções em todo o processo industrial do setor madeireiro, como plantio, colheita e transporte. Além dos estandes estáticos, os visitantes conferiram as novida-des dos estandes dinâmicos, com demonstrações de máquinas de alta tec-nologia. Oferecendo soluções em serviços, como treinamento de motoristas e plano de manutenção personalizado, a Quinta Roda participou junto com a Scania e aproveitou a ocasião para demonstrar produtos e disponibilizar test drivers acompanhados por seus maters drivers. Entre os caminhões expos-tos estavam o P310 CB 6x4, G420 CA 6x4 e R580 LA 6x2 Rei da Estrada.

Quinta Roda e Scania estiveram presentes na expoforest

Page 16: Via Dupla

16 Via Dupla