visita de estudo às salinas do samouco

7
Visita de estudo às Salinas do Samouco E. B. 2,3 da Trafaria

Upload: corvina-escola

Post on 12-Apr-2017

102 views

Category:

Education


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Visita de estudo às Salinas do Samouco

Visita de estudo às Salinas do SamoucoE. B. 2,3 da Trafaria

Page 2: Visita de estudo às Salinas do Samouco

IntroduçãoO complexo de salinas de Samouco apresenta-se como uma grande área (360 hectares) que serve de alimentação, refúgio e nidificação para milhares de aves, das quais se destacam espécies como a chilreta, o pernilongo e o borrelho-de-coleira-interrompida, e localiza-se na margem sul do estuário do Tejo.

Atualmente, as salinas de Samouco apresentam-se como o salgado com a maior riqueza e abundância de aves durante o período de preia-mar de todo o Tejo. Durante a visita verificámos a utilização das salinas, a produção de sal e entrámos em contacto com as espécies de aves que habitam nesta região.

Page 3: Visita de estudo às Salinas do Samouco
Page 4: Visita de estudo às Salinas do Samouco

No decorrer da visita observámos as salinas, as espécies de aves que nela habitam durante parte do ano e provámos uma planta herbácea que está a ser utlizada na alimentação, a salicórnia. Arrancámo-la diretamente do solo e verificámos que tem um sabor muito salgado. O guia da visita disse-nos que esta planta está a ser usada cada vez mais na alimentação, como tempero e complemento ao sal. Durante a visita embalámos sal, que trouxemos para usar nas nossas casas.

Page 5: Visita de estudo às Salinas do Samouco

A proximidade à maior e mais importante zona húmida de Portugal, o Estuário do Tejo, faz com que as salinas constituam um ótimo local de abrigo para muitas aves aquáticas, que durante as suas migrações, encontram nos diferentes tanques, um ótimo local para se alimentarem e repousarem. Já na época de nidificação, as aves encontram condições ideias para se reproduzirem.

Page 6: Visita de estudo às Salinas do Samouco

Nas salinas pudemos observar a produção de sal certificado, o qual é usado na alimentação, na manutenção de piscinas e noutras utilizações do dia-a-dia. O sal marinho é produzido de forma artesanal em salinas centenárias.

A Flôr de Sal é recolhida de forma artesanal. Vimos a sua recolha com objetos artesanais, efetuada por trabalhadores da salina. A Flôr de Sal contém componentes que enriquecem o seu paladar relativamente a qualquer outro sal, nomeadamente em saladas e grelhados.

Page 7: Visita de estudo às Salinas do Samouco

Bibliografia

http://www.cm-alcochete.pt/pages/389

http://www.salinasdosamouco.pt/

http://naturlink.pt/article.aspx?menuid=4&cid=92953&bl=1&viewall=true

https://www.lusoponte.pt/amb_fundacaosamouco.htm

Imagens e Filmes

https://www.youtube.com/watch?v=bfSXMhd-x0Q

Trafaria 2017