23. apresentação cras gloria 2

10

Upload: nandatome

Post on 07-Jul-2015

211 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: 23. apresentação cras gloria 2
Page 2: 23. apresentação cras gloria 2

Dados de Identificação

Associação de Mulheres Nossa Senhora AparecidaSAF AMNSA- NÚCLEO CRAS AMPLIADO

GLÓRIARua Honduras, 19 Loteamento – Mariante

Belém Velho Rincão.Especificação território:

Belém Velho (Rincão), Condomínio Mariante e Cooperativa Cidade Nova, Sertão I e II

Page 3: 23. apresentação cras gloria 2

Relevância:

Este projeto tornou-se relevante e se fez necessário após percebermos que a Assistência, a Educação, a Saúde e Entidades existentes no território referenciado, estavam realizando ações de atendimento para as mesmas famílias. Sinalizando assim, a necessidade de estarmos planejando, discutindo e considerando juntos os encaminhamentos, e acompanhamentos necessários para as famílias atendidas.

Objetivo Geral: O objetivo deste projeto “Conversando na Micro Rede” é de ampliar, articular e integrar as políticas e projetos de apoio sociais. Promovendo uma discussão, e compreensão sobre nosso compromisso social, considerando as demandas da comunidade como uma forma de abordar questões sociais complexas, do ser humano no seu cotidiano na superação das vulnerabilidades sociais, fortalecendo assim seus vínculos familiares.

Page 4: 23. apresentação cras gloria 2

Objetivos Específicos:

Através dos interesses compartilhados, do “Conversando na Micro Rede”, busca a otimização das redes de atendimento social com a finalidade de promover as potencialidades das famílias e indivíduos. Priorizando ações de proteção e defesa dos direitos dos usuários atendidos. Bem como:

- visualizar o espaço de troca permanente;

- busca ativa das famílias que estão em vulnerabilidade social e que necessitam de um olhar da equipe SAF;

- divulgação SUAS / CRAS de ações como: Cadúnico, famílias elegíveis para benefícios sociais, familiais em descumprimento de condicionalidades do PBF, encaminhamentos, retornos para ações de outras proteções (média e alta complexidade) ;

- ações entre secretarias organizando o papel de cada um na rede, direcionando para os objetivos prioritários, conforme o plano de ação da família;

- a construção do plano de intervenção em conjunto com os parceiros da rede e quando necessário buscando outros parceiros da rede.

Page 5: 23. apresentação cras gloria 2

Metodologia:

A proposta do “Conversando na Micro Rede” se constitui pela articulação em torno de interesses comuns e de realizar discussões considerando os casos que permeiam entre a educação, a saúde e assistência a fim de estarmos promovendo ações em conjunto visando construir um plano de acompanhamento com a equipe técnica (interdisciplinar) .

As redes podem ser consideradas como sistemas organizacionais capazes de reunir indivíduos e instituições, de forma democrática e participativa, em torno de objetivos ou realizações comuns.

Page 6: 23. apresentação cras gloria 2

A rede socioassistêncial no plano das Políticas Publicas caracteriza- se em ações articuladas e integradas entre as diversas organizações governamentais e não governamentais que atuam nas políticas sociais.

O conversando na micro rede constitui como uma retaguarda para o apoio e proteção dos usuários atendidos por estes serviços da rede social, e que deverão receber dessa rede o atendimento e acompanhamento aos seus direitos.

Os técnicos participantes do “Conversando na Micro Rede” , entendem que nestes encontros a discussão de casos tem por finalidade a prevenção de agravos que possam provocar o rompimento de vínculos familiares e sociais dos usuários visando à garantia de direitos no desenvolvimento de mecanismos para a inclusão social.

Para se ter uma rede fortalecida, os pontos precisam estar bem amarrados, integrados e articulados, para que se possa cumprir efetivamente o seu papel, ou seja a rede socioassistêncial deve ser “tecida” na proporção direta da integração e articulação de seus diversos “nós”.

Page 7: 23. apresentação cras gloria 2

DISCUSSÃO DE CASOS, AÇÕES

COMPARTILHADAS E PLANO DE

ACOMPANHAMENTO

SERVIÇO ATENDIMENTO

FAMILIAR

ESCOLAS

INSTITUIÇÕES

SAÚDE

Page 8: 23. apresentação cras gloria 2

Periodicidade:

Os encontros do “Conversando na Micro Rede” têm caráter mensal, com tempo médio de duração de 02 horas e 30min. As reuniões são itinerante com uma média de dez pessoas entre agentes de saúdes, enfermeiros, médicos, pedagogos, assistentes sociais, psicólogo.

Impacto Social:

A articulação dos serviços sócio assistenciais do território (SAF) garante o desenvolvimento do trabalho social com as famílias dos usuários desses serviços. Permitindo identificar suas necessidades e potencialidades dentro da perspectiva familiar, rompendo com o atendimento segmentado e descontextualizado das situações de vulnerabilidade social vivenciadas.O trabalho social com famílias, assim, apreendem as origens, significados atribuídos e as possibilidades de enfrentamento das situações de vulnerabilidades vivenciadas por toda família contribuindo para sua proteção de forma integral, materializando a matricialidade sócio familiar no âmbito do SUAS.

Page 9: 23. apresentação cras gloria 2

Avaliação dos resultados da ação

Atendimento integrado de forma a aprimorar a utilização dos recursos disponíveis e, conseqüentemente, um resultado no atendimento integral as famílias.

Visando assim:

-Minimizar a redução da ocorrência de situações de vulnerabilidade social no território de abrangência do SAF ;- Prevenção da ocorrência de riscos sociais, seu agravamento ou reincidência no território de abrangência do SAF.

Page 10: 23. apresentação cras gloria 2

Bibliografia consultada:Tipificação Nacional de Serviços SocioassistenciaisArtigo: Rede Socioassistencial: Uma ação possível ( autora: Marília Nogueira Neves)

OBRIGADO!

Assistente Social : Lindsay PiresPsicóloga:Lisiane Ferreira