6 de setembro de 2017 sindicato convoca para luta no dia...

4
Quarta-feira 6 DE SETEMBRO DE 2017 Edição nº 4132 SMABC.ORG.BR DIVULGAÇÃO HABILITAÇÃO ELETRÔNICA O APLICATIVO DA CARTEIRA NACIONAL DE HABILITAÇÃO ELETRÔNICA, CNH- E, ESTÁ DISPONÍVEL PARA DOWNLOAD EM UMA VERSÃO PARA DEMONSTRAÇÃO EM SISTEMA ANDROID. O DOCUMENTO VIRTUAL ESTARÁ DISPONÍVEL A PARTIR DE FEVEREIRO DO ANO QUE VEM. SINDICATO CONVOCA PARA LUTA NO DIA 14 Mobilizações nas fábricas alertam companheiros sobre o desmonte dos direitos com as reformas Trabalhista, da Previdência e a Lei da Terceirização. PÁGINA 3 ADONIS GUERRA Saiba mais: A China que se transforma PÁGINA 2 PÁGINA 2 As melhores atrações do seu fim de semana estão no DSR Sem Patrão PÁGINA 4 CONTRA AS REFORMAS POR NENHUM DIREITO A MENOS Trabalho no Mundo Universidade e indústria chinesa VOLKS

Upload: truongnguyet

Post on 10-Nov-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Quarta-feira6 de setembro de 2017

edição nº 4132

smabc.org.br

divu

lgaç

ão Habilitação eletrônica

o aplicativo da carteira nacional de Habilitação eletrônica, cnH-e, já está disponível para download em uma versão para demonstração em sistema android. o documento virtual estará disponível a partir de fevereiro do ano que vem.

sindicato convocapara luta no dia 14

mobilizações nas fábricas alertam companheiros sobre o desmonte dos direitoscom as reformas trabalhista, da previdência e a lei da terceirização.

página 3

adon

is g

uerr

a

saiba mais: a china que se transforma

página 2página 2

As melhores atrações do seu fim de semana estão no dsr sem patrão

página 4

contra as reformaspor nenhum direito a menos

Trabalho no Mundo universidade e indústria chinesa

volks

ocupação em são bernardo – 1Mais de 800 famílias do Movi-mento dos Trabalhadores Sem Teto ocuparam um terreno na manhã de sábado, 2. No mesmo dia, a GCM posicionou viaturas no local.

ocupação em são bernardo – 2Na segunda-feira, 4, a tensão aumentou após a Polícia Militar instalar uma base comunitária no local e começar a impedir a entrada de mais famílias.

comida azeda

A justiça condenou uma con-sultoria ambiental a pagar R$ 3 mil em danos morais a um trabalhador por fornecer mar-mitas estragadas para ele.

trabalHadoras domésticas – 1 O número de queixas na justiça de trabalhadoras domésticas aumentou nos dois últimos anos, passando de 7.953 para 9.928 apenas em São Paulo.

trabalHadoras domésticas – 2A Justiça do Trabalho não tem fiscais suficientes e não pode entrar nas residências para verificar o cumprimento da lei.

fotos: divulgação

Notas e recados

smabc.org.br2 Tribuna Metalúrgica – Quarta-feira, 6 de setembro de 2017

integração entre universidade e indústria impulsiona desenvolvimento na china

divu

lgaç

ão

Na terceira matéria da série sobre o trabalho na China, vamos abordar a integração entre as indústrias, as universidades e os grandes parques tecnológicos como pilares do cres-cimento chinês. Durante a visita, a comitiva do Sindicato conheceu experiências que impulsionam a criação de empregos e o desenvol-vimento industrial do país de forma sustentável.

Na China, o setor industrial e o acadêmico, junto aos parques tecno-lógicos, têm buscado soluções mais limpas e menos poluentes, ao mesmo tempo em que criam patentes e de-senvolvem novas tecnologias.

O presidente da Federação Estadual dos Metalúrgicos da CUT, a FEM-CUT, Luiz Carlos da Silva Dias, o Luizão, integrante da comitiva, comparou a situação brasileira com a chinesa. “Na China há uma cone-xão entre indústria, trabalhadores e

universidades que funciona muito bem. Aqui, os poucos parques tec-nológicos que temos não trabalham em cooperação com a indústria, e geralmente os trabalhadores estão totalmente separados do debate”.

“É preciso pensar a região do ABC e outras cidades do Estado, como se fossem um grande parque. Aqui temos importantes universida-des, grandes montadoras e autopeças e entre elas deveria haver mais troca de informação. O governo poderia fazer essa intermediação e chamar os sindicatos para promover este debate”, avaliou.

Um interessante exemplo visitado foi o Parque Nacional da Indústria Ecológica da cidade de Yixing, onde funcionam institutos que trabalham com reuso de água e soluções susten-táveis diretamente para a indústria. No local, que abrange uma área de 212 km², moram 120 mil pessoas

e funcionam 1.700 empresas, que empregam 100 mil trabalhadores. Essas empresas mantêm transações com outras três mil, o que soma, aproximadamente, mais 110 mil trabalhadores. Em 2015, o parque movimentou 60 bilhões de yuan (moeda chinesa).

A comitiva também conheceu a Universidade Tsinghua, que abriga o Centro China Brasil de Mudança Climática e Tecnologias Inovadoras para Energias que, em parceria com a Universidade Federal do Rio de Ja-neiro, trabalha no intuito de aumen-tar a eficiência do biodiesel brasilei-ro. “A China tem um planejamento de crescimento industrial que requer domínio e utilização de diversas matrizes energéticas. Para garantir isso, as universidades trabalham para além da parceria industrial chinesa, pensam no desenvolvimento como um todo”, finalizou Luizão.

hoJe, Às 20h30

canal 44.1 hd

Em meio ao processo de industrialização que colocou a China entre as maiores eco-nomias do mundo, se destaca a atenção para a tecnologia e a inovação, que passam a ter posição relevante para muitos setores industriais e empre-sas chinesas, indo além das grandes escalas de produção. Trazemos hoje dois exemplos.

O primeiro é a cidade de Yixing, no caminho entre Nan-quim e Shanghai. Yixing é uma cidade de porte médio para

os padrões chineses, com 1,2 milhão de habitantes e muitos séculos de história.

No período mais recente, Yixing se posiciona como uma cidade inovadora, e forma um parque tecnológico voltado a soluções sustentáveis que arti-culam necessidades da gestão pública e soluções das univer-sidades e das empresas incuba-das. Água e saneamento básico estão entre as prioridades.

O segundo caso unifica projetos liderados pelo Cen-

tro Brasil China, unidade de pesquisa compartilhada entre a Universidade Federal do Rio de Janeiro e a Universidade de Tsinghua, em Pequim. O foco do Centro Brasil China está nas energias renováveis, como biocombustíveis e ener-gia solar, além do combate à mudança climática. Seus desdobramentos podem ser relevantes para o futuro da indústria no Brasil, e por isso acompanharemos de perto esse trabalho.

Dica do Dieese

A CHINA QUE SE TRANSFORMA

Comente este artigo. Envie um e-mail [email protected] Subseção do Dieese

Excepcionalmente, durante as próximas quatro semanas, as colunas Dica do Dieese e Confira seus Direitos serão invertidas.

Maquete do Parque Nacional da Indústria Ecológica da cidade de Yixing

smabc.org.br

fotos: adonis guerra

edu guimarães

3Tribuna Metalúrgica – Quarta-feira, 6 de setembro de 2017

Os Metalúrgicos do ABC realizaram mobiliza-ções na base para o Dia

Nacional de Luta, Protestos e Greves contra a redução de direi-tos, que será em 14 de setembro. Aconteceram assembleias na Volks e na Fibam, em São Ber-nardo, na Papaiz, em Diadema, e panfletagem do jornal “Brasil Metalúrgico” na Dura Automoti-ve, em Rio Grande da Serra.

Ontem de manhã, os companhei-ros no primeiro turno e os men-salistas na Volks participaram de duas assembleias. O presidente do Sindicato, Wagner Santana, o Wagnão, alertou os trabalhado-res sobre os ataques aos direitos conquistados e as ameaças à so-berania nacional, com as recentes decisões do governo federal.

“Temos que fazer a luta hoje para garantir os direitos das fu-turas gerações. Estão retirando conquistas dos brasileiros com a aprovação da PEC do Teto dos Gastos, que congela inves-timentos públicos por 20 anos, a reforma Trabalhista e a Lei da Terceirização”, explicou. “Além disso, querem que a classe tra-balhadora trabalhe até morrer com a reforma da Previdência”, prosseguiu.

“Por isso, os metalúrgicos do Brasil estão unidos em um movimento de mobilização das bases para convocar o ato no dia 14 de setembro contra os retrocessos que querem nos impor”, afirmou.

Na sexta-feira, dia 1º, em assembleia na Papaiz, o secretá-rio-geral do Sindicato, Aroaldo Oliveira da Silva, ressaltou a importância de lutar pela Con-venção Coletiva de Trabalho, a CCT, na Campanha Salarial.

“Às vezes, os direitos na CCT estão tão no dia a dia na fábrica que os companheiros não se dão conta de que são garantidos pela Convenção, que reúne uma série de direitos que poderão ser alte-rados com a reforma Trabalhista”, disse.

“Os ataques no Brasil estão por todo lado. Estão desmontando a política industrial e querem jogar o País para trás, para um tempo em que éramos apenas agricultores e fornecedores de matéria prima”, alertou. “Temos que estar mobilizados e explicar para a sociedade o que está em jogo com as reformas”, concluiu.

A mobilização faz parte do ca-lendário conjunto do movimento “Brasil Metalúrgico” contra as reformas Trabalhista e da Pre-vidência e a Lei da Terceirização irrestrita. Também integram a pauta conjunta, a unidade de ação nas campanhas salariais e a luta por um acordo coletivo nacional que garanta piso salarial e direitos mínimos.

Participam representantes de confederações, federações e sindicatos do setor ligados às centrais sindicais CUT, Força Sindical, CSP-Conlutas, Intersin-dical, CTB, CSB e UGT.

mobilizações nas fábricas convocam para ato dia 14 de setembro

volks

fibam

dura automotive

papaiz

Divulgue AQui!

4 Tribuna Metalúrgica – Quarta-feira, 6 de setembro de 2017

Redação: Rua João Basso, 231 – Centro – São Bernardo – CEP: 09721-100 – Fone: 4128-4200 – Fax: 4127-3244 – Site: www.smabc.org.br – E-mail: [email protected]. Regional Diadema: Av. Encarnação, 290 – Piraporinha – Fone: 4061-1040 – CEP: 09960-010. Regional Ribeirão Pires: Rua Felipe Sabbag, 149 – Centro – Fone: 4823-6898 – CEP: 09400-130. Diretor Responsável: Aroaldo Oliveira da Silva. Coordenadora: Rossana Lana. Repórteres: Luciana Yamashita e Olga Defavari. Arte e Editoração Eletrônica: Rogério Bregaida. CTP e Impressão: Simetal ABC Gráfica e Editora – Fone: 4341-5810. Os anúncios publicados na Tribuna Metalúrgica são de responsabilidade dos próprios anunciantes. O jornal não responde em nenhuma circunstância pela oferta e venda de produtos e serviços.

Publicação diária do Sindicatodos Metalúrgicos do ABC

smabc.org.br

Há 80 dias no comando do Santos, Levir Culpi já utilizou a grande maioria do elenco e acirra a concorrência no time. Dos 37 jogadores, apenas seis ainda não atuaram.

O volante Maycon disse que a diminuição da vantagem para o Grêmio de 10 para sete pontos era esperada. “Temos que saber administrar e não diminuir”, afirmou.

Sem proposta para saída nem acordo para rescisão do contra-to, Felipe Melo foi reintegrado ao Palmeiras. Ele estava afas-tado desde julho após chamar Cuca de mau caráter.

BRASILEIRãO

Sábado – 16hAtlético-MG x Palmeiras

Belo Horizonte

Sábado – 19hSão Paulo x Ponte Preta

Morumbi

Domingo – 16h Santos x Corinthians

Vila Belmiro

Tribuna Esportiva

fotos: divulgação

QUARTAS CUlTURAISO projeto Quartas Culturais recebe o cantor de pop romântico Miller Fernandes, o musicista Duda Faria e o grupo de samba e pagode Pura Claves. Hoje, a partir das 18h. Praça 22 de Novembro, s/n, Centro.

CINEMA PúblICOO Cine Eldorado exibe o filme “A Cabana”, sobre perdão e espiritualidade, baseado no livro que vendeu mais de 22 milhões de cópias. Domingo, às 16h. Avenida Frei Ambrósio de Oliveira Luz, 55, Eldorado. Tel. 4059-1649.

fotos: divulgação

exceto QuAnDo AlertADo, toDos os eventos registrADos nestA páginA têm entrADA grAtuitA.

SãO bERNARDO

HOMENAgEM A bIllIE HOlIDAyGiselle Maria canta sucessos eternizados por Billie Holiday, como "You´ve Changed", "Lover Man", "The Man I Love", "Solitude" e "Speak Low". Sexta-feira, às 20h. Sesc. Rua Piauí, 554, Santa Paula. Tel. 4223-8800.

SHOw DUb E REggAEA banda independente Ba-Boom, de dub e reggae, apresenta trabalho autoral. Hoje, às 21h30. Casa Amarela. Rua Alberto da Silva, 386, Santa Terezinha. Ingressos R$ 10, até 20h30, e R$ 15 após esse horário. Pagamento só em dinheiro.

SãO CAETANO

DIADEMA

RITCHIE & blACkTIEO compositor e cantor inglês Ritchie e o grupo Blacktie, com participação de Tuco Marcondes, apresentam o show "The Songs of Paul Simon". Sexta-feira, às 21h. Sesc. Rua Tamarutaca, 302, Vila Guiomar. Ingressos de R$ 9 a R$ 30. Tel. 4469-1200.

SANTO ANDRé

bAIlE DO TIM MAIAA Banda Gullivera

presta homenagem ao 'Síndico', com

participação de Max B.O. Hoje, às 21h.

Tupinikim Pizza Bar. Rua das Monções, 585,

Bairro Jardim. Ingressos R$15 homem

e o mesmo valor para mulheres após 23h.

Tel. 4436-9231.

SANTO ANDRé

MAUá