aldous huxley

Post on 21-May-2015

563 Views

Category:

Documents

2 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

Aldous Huxley

Escola Secundária Artística António Arroio2011-2012

Catarina Mateus 12ºA Nº9

Sade considerava-se o apóstolo da revolução verdadeiramente revolucionária, para além da simples revolução política e económica –

da revolução dos homens, das mulheres e das crianças individuais, para quem o corpo se iria tornar daí em diante a propriedade sexual comum

de todos e para quem o espírito deveria ser purgado de todos os pudores naturais, de todas as inibições laboriosamente adquiridas pela

civilização tradicional.

Sade era um louco, e o fim mais ou menos consciente da sua revolução era o caos e a destruição universal.

Se calhar este mundo é o Inferno de outro planeta.Maybe this world is another planet’s hell

Adouls Huxley foi um escritor e crítico inglês que nasceu em 26 de Julho de 1894.Pertencia a uma família da elite intelectual.

Estudou medicina, mas, no entanto teve se abandonar os seus estudos devido a um problema de visão que o deixou quase cego toda a vida.

Recebeu um prémio da Academia Americana de Artes e Letras, pelos seus romances; no entanto escreveu também contos, ensaios, revistas, poesia, literatura de viagem e ainda guiões para filmes.

Um dos seus livros está na lista dos 100 Melhores Livros do Século: Admirável Mundo Novo.

Cada um pertence a todos os outros.Admirável Mundo Novo 1931

Fez várias experiências com LSD e mescalina, com o objetivo de desenvolver e melhorar as suas capacidades e condensar o pensamento.

Na obra Doors of Perception Aldous Huxley expõe as suas descobertas e experiências com mescalina.

Em Admirável Mundo Novo, as personagens ingerem umadroga denominada SOMA que aparece como uma versãodesenvolvida da droga LSD, cem os efeitos secundários prejudiciais à saúde.

Quando o indivíduo sente a sociedade ressente-se.Admirável Mundo Novo 1931

Técnica e ideologicamente estamos ainda muito longe dos bebés em proveta.Admirável Mundo Novo 1946

As suas obras demonstram grande preocupação com a liberdade individual, contrariando os ideais dos regimes autoritários, bem como considerações morais de crítica e alerta à sociedade – que ainda hoje são atuais.

Em algumas das suas obras (como é exemplo o Admirável Mundo Novo) Aldous Huxley prevê a criação de inovações que foram posteriormente inventadas como os bebé-proveta (ainda que não “fabricados” em série como na obra) e os helicópteros que, apesar de já inventados não permitiam transportar pessoas.

Obras

Em 1963, impossibilitado de falar, Aldous Huxley escreve uma carta a sua mulher com as seguintes palavras: LSD, 100 µg, I.M. Deste modo, pedi-lhe que lhe injetasse, via intramuscular, 100 miligramas de LSD.

A sua morte foi pouco mediática, pois Aldous Huxley morreu no mesmo dia que John F. Kennedy e de C. S. Lewis (22 Novembro 1963).

Se nós pudéssemos cheirar ou engolir alguma coisa que, por cinco ou seis horas por dia, (…) fizesse a vida parecer, não apenas digna de ser vivida, mas também divinamente bonita e com significado, e se, esta droga era de tal forma que pudéssemos acordar na manhã seguinte com a cabeça limpa e não danificada (…), parece-me que todos os nossos problemas (…) seriam totalmente resolvidos e a terra tornar-se-ia no paraíso.

.

If we could sniff or swallow something that would, for five or six hours each day, abolish our solitude as individuals, atone us with our fellows in a glowing exaltation of affection and make life in all its aspects

seem not only worth living, but divinely beautiful and significant, and if this heavenly, world-transfiguring drug were of such a kind that we could wake up next morning with a clear head and an undamaged

constitution-then, it seems to me, all our problems (and not merely the one small problem of discovering a novel pleasure) would be wholly solved and earth would become paradise.

Mais vale destruir que conservar.Admirável Mundo Novo 1931

A sua obra vai influenciar muitas bandas da época, e posteriores.

Os The Strokes têm uma música chamada SOMA que faz referência à pílula que as personagens de Admirável Mundo Novo tomam.

Os Iron Maiden realizaram um álbum cujo nome corresponde à versão original do nome Admirável Mundo Novo (Brave New World) na capa do qual está representado Londres do

futuro, como Aldous Huxley descrevera.

Se as portas da percepção estivessem limpas, tudo apareceria ao Homem como realmente é: Infinito.

If the doors of perception were cleansed everything would appear to man as it is:

Infinite

O nome da banda The Doors deriva da obra Doors of Perception de Aldous Huxley em conjunto com um verso de Blake

Aparece na capa do álbum Sgt Peppers dos Beatles. (Segunda figura da segunda fila a contar de trás).

Pode acontecer que a fase seguinte seja a guerra atómica e, nesse caso, não teremos de nos preocupar com profecias à cerca do futuro.

Bibliografia:

Wikipedia.org;huxley,.net;HUXLEY, Aldous. Admirável Mundo Novo;Quatationspage.com;Online-literature.com;Somaweb.org.

top related