anos dourados - anos 50

Post on 22-Dec-2014

1.276 Views

Category:

Education

4 Downloads

Preview:

Click to see full reader

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Anos Dourad

os

IntroduçãoOs anos 50 foram marcados por grandes

avanços científicos, tecnológicos e mudanças culturais e comportamentais.

Foi a década em que começaram as transmissões de televisão, provocando uma grande mudança nos meios de comunicação.

No campo da política internacional, os conflitos entre os blocos capitalista e socialista (Guerra Fria) ganhavam cada vez mais força.

A década de 1950 é conhecida como o período dos "anos dourados".

Comunicações

O Brasil teve grande avanço em sua comunicação, sendo elas no rádio, cinema, teatro, televisão e imprensa e a Tv Tupi foi a primeiro canal de televisão da America Latina.

Radio

No dia 07 de fevereiro de 1922 houve a primeira transmição aconteceu de radio, em 1951 houve a primeira transmição de uma radio novela no Brasil

Cinema

A renovação estética no cinema da década de 1950, veio acompanhada por questões de ordem política: tratava-se fazer um cinema com nova linguagem e temática popular.

Teatro

Da mesma maneira que no cinema, a renovação estética no teatro ligou-se não só à temática, mas também à forma de encenação.

Televisão

Inaugurou a primeira emissora em São Paulo em setembro tornando o Brasil o primeiro país do continente.

Cultura e Arte

Foi o auge dos movimentos vanguardistas de 1920. A modernidade não se dava apenas nas artes, havia um pensamento progressista no ar e a modernização brasileira estava a todo vapor.

Cultura

O fim da Segunda Guerra Mundial, em 1945, alterou significativamente o cenário internacional, com a divisão do mundo em dois blocos político-militares liderados pelas duas superpotências emergentes: EUA e URSS. O Cruzeiro, nº 27, 16 abril de 1960.

Arte

Os ideais construtivistas que desde a década de 1930 influenciavam os arquitetos modernos brasileiros tomaram o cenário das artes plásticas no início dos anos 50.

Nesse momento, chegaram ao Brasil os conceitos da arte moderna como investigação centrada na forma, na cor e no espaço.

Economia

Do ponto de vista econômico e com olhar mais frio, pode-se dizer que o confronto trouxe alguns benefícios para a indústria brasileira.

A começar pela valorização das matérias-primas nacionais, que contribuiu para o País acumularem um expressivo volume de reservas cambiais.

Política

Em 24 de agosto de 1954, ocorre o suicídio do presidente do Brasil Getúlio Vargas.

Em outubro de 1955, Juscelino Kubitschek (JK) é eleito presidente do Brasil.

Esporte

Realização da Copa do Mundo de Futebol no Brasil, em 1950. O Uruguai foi campeão após vencer a seleção brasileira, em pleno Maracanã, pelo placar de 2 a 1.

A FIA (Federação Internacional de Automobilismo) organiza o primeiro Campeonato Mundial de Formula 1, em 1950.

A Alemanha torna-se campeã da Copa do Mundo de Futebol na Suíça (1954).

Em 29 de junho de 1958, o Brasil torna-se, pela primeira na história, campeão da Copa do Mundo de Futebol. O evento ocorreu na Suécia.

Música e Literatura

Vivemos tempos pós-modernos dominados pela cultura do entretenimento e da massificação dos comportamentos, nos quais a música popular se afirma.

Dessa música popular, faz parte a MPB - pertencente a um gênero amplo e de difícil delimitação - mas reconhecida, principalmente, como aquela que se produziu a partir dos anos 50 com a bossa nova e dos anos 60 com a música de protesto e o Tropicalismo.

Música

A renovação da música popular brasileira se estabeleceu em torno do ano de 1958 e ficou conhecida com o nome de "bossa nova". Segundo o poeta e crítico Augusto de Campos, a canção "Hino ao Sol" (1955), com música de Antônio Carlos Jobim, foi à primeira composição a se integrar, mesmo por antecipação, na nova concepção musical que iria se firmar três anos depois.

Já então era intensa a movimentação musical na cidade do Rio de Janeiro, e despontavam alguns dos nomes que viriam a se consagrar nas décadas seguintes.

Literatura

Quando se iniciou o governo JK, na segunda metade da década de 1950, fazia algum tempo que não se identificavam novos movimentos ou correntes literárias no Brasil.

Depois da rebelião modernista de 1922, início de uma liberação estética que rompeu com os códigos acadêmicos e subverteu a maneira de pensar e de escrever anterior, as polêmicas pareciam ter cessado, e os manifestos desaparecido.

Integrantes:Everaldo Junior Gabriela FerreiraJessica Oliveira Larissa Cristina Quezia de Sales

top related