eua história

Post on 22-Apr-2015

647 Views

Category:

Education

5 Downloads

Preview:

Click to see full reader

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

A descoberta da América

Em 1484, Cristovão Colombo propôs a João II de Portugal atingir a Índia pelo Ocidente. Perante a recusa daquele monarca, o navegador apresentou a mesma proposta aos Reis Católicos (rainha Isabel I de Castela e o rei Fernando II de Aragão), que a aceitaram. Assim, a serviço da Espanha, atingiu as Antilhas na América Central, em 1492.

Mais tarde, em 1500, Pedro Álvares Cabral descobriu o Brasil.

A Guerra pela Independência

Tudo começou com a Guerra dos Sete Anos, que ocorreu desde 1756 até 1763. De um lado estava França, Áustria e aliados (Saxónia Rússia, Suécia e Espanha) e de outro a Inglaterra, Portugal, Prússia e Hannover.

Esta guerra foi desencadeada por vários factores:

A preocupação das potências Europeias com o crescente prestígio e poder de Frederico II, o Grande, Rei da Prússia;

As disputas entre a Áustria e a Prússia pela posse da Silésia, província oriental alemã;

A disputa entre a Grã-Bretanha e a França pelo controle comercial e marítimo das colónias da Índia e da América do Norte;

Também foi motivada pela disputa por territórios situados na África, Ásia e América do Norte.

Neste contexto, as treze colónias começaram a ter seguidos e crescentes conflitos com a Coroa Britânica, porque devido aos enormes gastos com a guerra, a Coroa Britânica iniciou uma maior exploração sobre essas áreas, o que provocou batalhas contra o domínio inglês. Nesta época a Coroa Britânica conquista o Canadá.

As treze colónias eram:

Massachusetts, Rhode Island Connecticut Nova Hampshire Nova Jérsei Nova Iorque Pensilvânia Delaware Virgína Maryland Carolina do Norte Carolina do Sul Geórgia.

O lançamento de taxas sobre a importação de vários produtos, entre os quais açúcar e chá, fez estalar a revolta em 16 de Dezembro de 1773. Nesse dia, um grupo de colonos disfarçados de indígenas, assaltaram três navios britânicos no porto de Boston atirando o carregamento de chá ao mar.

O início da Revolta

As acções militares entre ingleses e os colonos americanos começam em Março de 1775. No decorrer do conflito, os representantes das colónias reuniram-se no segundo Congresso da Filadélfia (1775) e Thomas Jefferson, democrata de ideias avançadas, redigiu a Declaração da Independência dos Estados Unidos da América, promulgada em 4 de Julho de 1776. Faz então um exército, cujo comando é confiado a George Washington.

Os ingleses, que lutavam a 5500 km de casa, enfrentaram problemas de carência de provisões, comando desunido, comunicação lenta, população hostil e falta de experiência em combater tácticas de guerrilha. A Aliança Francesa, em 1778, mudou a natureza da guerra, apesar de ter dado uma ajuda apenas modesta. A Inglaterra passou então a concentrar-se nas disputas por territórios na Europa e nas Índias Ocidentais e Orientais.

Os colonos tinham força de vontade, mas interesses divergentes e falta de organização. Das colónias do sul, só a Virgínia agia com decisão. Os britânicos do Canadá permaneceram fiéis ao Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda. Os voluntários do exército, alistados por um ano, volta e meia abandonavam a luta para cuidar de seus afazeres. Os oficiais, geralmente estrangeiros, não estavam envolvidos no conflito.

Em 1776 os ingleses conquistam Nova Iorque. Em 1777 os ingleses conquistaram também Filadélfia após uma tentativa falhada pelos americanos de isolar a Nova Inglaterra.

Os conflitos continuaram até ser assinado o Tratado de Paris, a 3 de Setembro de 1783, no qual Inglaterra reconhecia a independência das ex-colónias.

Guerra Civil Americana

A Guerra Civil Americana (também conhecida por Guerra de Secessão) foi uma guerra civil que ocorreu nos EUA entre 1861 e 1865. Foi o conflito que mais mortes norte-americanas causou, num total estimado em 970 mil pessoas - dos quais 618 mil eram soldados - cerca de 3% da população americana da época.

Em 4 de Março de 1860, 11 Estados a favor da escravatura declararam secessão da União e criaram um novo país: os Estados Confederados da América. Um pouco mais tarde, também em 1860, Abraham Lincoln (contra a escravatura) foi eleito Presidente dos EUA. A América era agora constituída por 15 Estados onde a escravatura era permitida e 19 onde era proibida.

No início, apenas voluntários iam para a guerra (tanto de um lado como doutro). Porém, com o número de baixas a aumentar, também o número de voluntários caiu. Consecutivamente, ambos os lados tiveram que obrigar o alistamento para a guerra.

A vida dos soldados

Os soldados eram muito mal pagos, as roupas eram elementares: feitas de lã crua e desfaziam-se logo com a chuva. A maioria dos soldados lutou descalço. Comiam trigo, milho, carne e frutas secas e a higiene era…má. Esses factores (especialmente a má higiene) provocavam diversas doenças, que maioritariamente levavam à morte.

Cerca de 211 mil soldados da União e 215 mil soldados da Confederação foram capturados pelo inimigo.

O plano Anaconda

O plano Anaconda foi criado pelo General da União Winfield Scott, e entrou em uso em 1862. O plano era cercar a Confederação, através de um bloqueio naval, controlando o Rio Mississippi e do Rio Tennessee, cercando e dividindo totalmente a Confederação.O bloqueio naval da Confederação - cujo objectivo era bloquear a exportação de algodão, tabaco e alimentos a países europeus, e a importação de armas - implicou a constante vigilância de 4,8 mil quilómetros, uma tarefa de início considerada impossível.

Porém, o bloqueio atingiu bons resultados nos primeiros seis meses da operação e era quase indestrutível após dois anos do início da guerra. Os rios Mississippi e Tennessee forneciam também fácil e directo acesso a várias cidades importantes da Confederação.O plano Anaconda também tinha como objectivo a captura da capital da Confederação, Richmond. Poderia não ter valor estratégico, mas surtiria bons efeitos na moral da população da União, e chocaria a população da Confederação.Este bloqueio causou falta de alimentos à Confederação o que provocou uma hiperinflação.

Queda da Confederação

Em 1864, dois anos após o plano de Anaconda estar em uso, a derrota da Confederação já era óbvia. Grant, general da União, cercou Peteresburg (cidade que abastecia Richmond – capital Confederada) durante um ano. Pouco depois a União conquistou finalmente Richmond em 10 de Abril de 1864. Lee, principal general confederado fora obrigado a render-se perante esta situação. Lincoln foi assassinado em 14 de Abril de 1864. Um a um, os outros generais confederados acabaram por se render e as últimas tropas confederadas renderam-se a 28 de Junho de 1865.

A ReconstruçãoA Guerra Civil Americana foi a guerra que

mais baixas americanas causou (cerca de 700 mil). Para além disso, arrasou completamente o Sul. Governantes republicanos do Norte instalaram-se no sul. Em 1865 a escravatura foi proibida e em 1868 todos os afro-americanos passaram a ter direito de cidadania.

Os afro-americanos de sexo masculino maiores de idade passaram também a ter direito de voto. Em 1867 os EUA expandiram o seu território, comprando o Alasca à Rússia, por 7.2 milhões de dólares. (Mais tarde, em 1968, a maior reserva de petróleo do continente americano foi descoberta.) A reconstrução acabou em 1877, porém, a economia americana continuou a crescer. (Anexaram o Havai e conquistaram Cuba, Filipinas e Porto Rico na guerra Hispano-Americana).

1ª Guerra Mundial

A 1ª Guerra Mundial teve início em 1914. No início, os EUA não entraram na guerra mas davam empréstimos e suplementos ao Reino Unido e à França. Entraram então, em 1917 porque diversos navios americanos foram afundados por navios alemães. No fim desta guerra, pesadas punições foram impostas a Alemanha, no tratado de Versalhes. Os EUA não assinaram este tratado e ao invés, assinaram tratados de paz com a Alemanha e aliados.

top related