apresentaÇÃo do grupo - gpb-gr.com · trabalho os especialistas da ... janeiro de 2015 a líder...

14
APRESENTAÇÃO DO GRUPO 2016

Upload: hoanghanh

Post on 11-Feb-2019

219 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

APRESENTAÇÃO DO GRUPO

2016

2 —

RE

NC

IA D

A R

ES

PO

NS

AB

ILID

AD

E

Esta apresentação (doravante - Apresentação) foi elaborada para dar a conhecer no geral os projectos descritos e para ajudar o leitor a fazer uma avaliação imparcial das actividades da GPB Global Resources.

Esta apresentação não pretende ser abrangente. Ela contém apenas os dados de carácter geral sobre as actividades do Grupo GPB Global Resourses na data de elaboração da apresentação. Esta apresentação não é uma declaração e não serve de garantia directa ou indirecta em relação à precisão, fiabilidade ou abrangência de quaisquer dos dados aqui indicados.

Todas as estimativas desta Apresentação foram preparadas por representantes do Grupo GPB Global Resources exclusivamente para os fins da apresentação. Elas não servem de afirmação que os resultados estimados serão efectivamente atingidos ou que os pressupostos em que estão baseados são fundamentados, e não devem ser interpretados como tal. As estimativas podem sofrer efeitos de erros e circunstâncias imprevisíveis difíceis de ser previstos na totalidade, muitos dos quais não dependem do Grupo GPB Global Resources. O Grupo Global Resources não tem recorrido à verificação independente destas estimativas. Todas as perguntas relativas à Apresentação devem ser dirigidas à GPB Global Resources através dos dados de contacto disponibilizados neste documento.

A sigla GPB GR usada na Apresentação pode referir-se à Holding GPB Global Resources B.V. registada em Amesterdão, ou ao Grupo de Companhias GPB Global Resources, ou ainda a uma das estruturas filiadas do Grupo de Companhias .

3 —

CO

NT

DO

4 MENSAGEM DO DIRECTOR 5 A GPB GLOBAL RESOURCES HOJE 6 HISTÓRIA 7 PROJECTOS 12 EVENTOS PRINCIPAIS DE 2015 13 RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA 14 CONTACTOS

4 —

ME

NS

AG

EM

DO

DIR

EC

TO

R—

” A GPB Global Resources foi criada em 2011. A nossa equipa é composta por profissionais altamente qualificados em prospecção e produção de minérios, petróleo e gás natural, desenvolvimento de negócio, finanças, fusões e aquisições.

A GPB Global Resources é uma holding bem sucedida que se encontra em expansão. As companhias do grupo agem como operadoras e consultoras técnicas em projectos internacionais nas áreas de petróleo e gás natural, mineração e energia.

O nosso objectivo principal consiste na formação de uma carteira de activos equilibrada no âmbito de criação de uma companhia grande e multifacetada.”

5

Petróleo

Urânio

Ouro

Activos da carteira

Escritórios

LEGENDA:

Equipa de profissionais

Na GPB GR trabalham especialistas que possuem experiência única de peritagem de projectos internacionais de petróleo e gás natural e de mineração.

Parceria estratégica

Graças aos 8 anos de experiência de operações em África e na América Latina a GPB GR conseguiu a reputação de um parceiro fiável com bons conhecimento das particularidade e das perspectivas da região

Rede global de representações

A GPB GR abriu representações em Amesterdão, Moscovo e Dubai

Base de Dados

Ao longo dos anos de trabalho os especialistas da GPB GR têm formado uma vasta base de dados geológicos pelas regiões da presença da companhia

Amesterdão

Dubai

Moscovo

Niger

Etiópia

Venezuela

Mali

— A

GP

B G

R N

O M

AP

A —

4 Projectos

Ao longo dos 5 anos a GPB GR tem formado uma carteira de projectos em quatro países de dois continentes - Venezuela, Mali, Níger e Etiópia

6

Mali Março: A GPB GR adquiriu a quota de 90% da companhia Marco Mining SARL, titular da licença de produção de ouro no bloco licenciado de Barila

Países Baixos Julho: A GPB GR inaugurou a sede em Amesterdão

Venezuela Julho: A PDVSA e a GPB GR constituíram a empresa conjunta Petrozamora S.A. de produção de petróleo nos campos maduros na zona do lago Maracaibo

Venezuela Novembro: A GPB GR constituiu a fundação sem fins lucrativos La Siembra no estado de Zulia

— H

ISTÓ

RIA

– 2

01

1-2

01

5 —

Etiópia Julho: O Ministério dos Recursos Naturais da Etiópia e a GPB GR celebraram o Acordo de divisão da produção do bloco licenciado Gewane-El Wiha

Venezuela Julho: A Empresa Conjunta Petrozamora S.A. adquiriu 4 campos maduros offshore na zona do lago Maracaibo, duplicando a produção de petróleo. As reservas de petróleo da empresa conjunta triplicaram.

Niger Fevereiro: O Ministério dos Recursos Naturais e da Energia do Níger e a GPB GR celebraram o Acordo de Mineração (Mining convention) de urânio em blocos licenciados Toulouk-2 e Toulouk-4

2011 2012 2014 2015

PROJECTOS

8 —

EM

PR

ES

A C

ON

JUN

TA

PE

TR

OZ

AM

OR

A —

País / Região República Bolivariana de Venezuela

Blocos lacustres Bachaquero Lago Bloque III Bachaquero Bloque III Centro Bloque VII Ceuta

Área

1 844 km2

Região Estado de Zulia, lago de Maracaibo

Depósitos restantes (em 01.01.2016) 4 212 milhões de barris (campos lacustres e costeiros)

Nível de produção 117 000 barris/dia (56 000 barris/dia em campos lacustres e 61 000 barris/dia em campos costeiros)

Em Julho de 2012 a empresa estatal de petróleo de Venezuela PDVSA (Companhia Nacional de Petróleo Petrоleos de Venezuela S.A., PDVSA) e a GPB GR constituíram a empresa conjunta Petrozamora S.A. para produção de petróleo em dois campos maduros Lagunillas e Bachaquero. A GPB GR entrou no projecto na qualidade do parceiro estratégico da PDVSA para financiamento e peritagem técnica das actividades operacionais. Os técnicos da GPB GR e a PDVSA reuniram os esforços e mostraram colaboração eficiente nos assuntos de definição de zonas para nova perfuração, elaboração do programa de injecção de vapor nas camadas petrolíferas, organização de fornecimento contínuo de energia eléctrica a instalações de mineração, optimização dos processos de compras. As medidas adoptadas permitiram estabilizar e eventualmente aumentar o nível e a eficiência de produção do petróleo nos referidos campos. De momento os especialistas da empresa conjunta estão a desenvolver o programa inovador de injecção de polímeros em camadas petrolíferas, que será aplicado no futuro.

Em Novembro de 2013 o Banco Gazprombank (Rússia), a GPB GR, a Petrozamora e a PDVSA celebraram um acordo de abertura da linha de crédito no valor de $1 mil milhões para exploração dos campos petrolíferos. Os valores serão aplicados para financiamento dos programas de investimento e operações da empresa conjunta.

Em Abril de 2015 a Assembleia Nacional da Venezuela aprovou o acordo de concessão à Petrozamora de 4 campos lacustres na zona do lago Maracaibo. Após a consolidação dos novos activos em Julho de 2015 a Petrozamora conseguiu duplicar a produção de petróleo. As reservas de petróleo exploradas pela empresa conjunta triplicaram.

A transferência de novos activos sinalizou a nova etapa de evolução da Petrozamora S. A. na aplicação dos melhores métodos de aumento de extracção de petróleo em campos maduros e obtenção de efeitos sinérgicos na exploração dos campos costeiros adjacentes.

Blocos costeiros Lagunillas Tierra Bachaquero Tierra

Tipo de projecto Produção de petróleo em campos maduros

GPB GR

PDVSA

40% 60%

Produção

9 —

GE

WA

NE

-EL

WIH

A—

Em Julho de 2014 o Ministério dos Recursos Naturais da Etiópia e a GPB GR celebraram um Acordo de divisão da produção. Em Janeiro de 2015 a líder mundial em prospecção por gravimetria aérea, a Bell Geospace, começou a gravimetria aérea na

zona do bloco licenciado Gewane-El Wiha. Em Setembro de 2015 a companhia concluiu a análise dos dados obtidos. Os resultados da gravimetria aérea permitiram aos especialistas da GPB GR definir as zonas para as sísmicas 2D. Em Abril de 2016 a companhia BGP Inc. (CNPC Group) concluiu a sísmica 2D e a companhia russa Petrotrace foi seleccionada para realização da interpretação dos dados obtidos.

Tipo de projecto Prospecção de petróleo

Área

42 000 km2

Bloco licenciado Gewane-El Wiha

Depósito estimado Em avaliação

País / Região República de Etiópia

100%

GPB GR

Governo (opção)

15% 85%

Prospecção

GPB GR

Produção

10 —

TO

ULO

UK

– 2

/ 4

Em Fevereiro de 2011 o Ministério dos Recursos Naturais e da Energia do Níger e a GPB GR celebraram o Acordo de Mineração (Mining convention) de urânio em blocos licenciados Toulouk-2 e Toulouk-4. A primeira etapa dos trabalhos de prospecção geológica foi concluída em 2014. Ao abrigo desta etapa foram perfurados 328 poços, estudadas as amostras do minério, avaliados os depósitos estimados (urânio e minerais colaterais: cobre, prata, fósforo e elementos de terra-rara).

Em Setembro de 2015 a Wardell Armstrong International (WAI), a famosa companhia internacional de peritagem especializada em projectos de mineração e produção de recursos naturais, emitiu a avaliação do projecto Toulouk-2 e Toulouk-4 de acordo com as normas internacionais JORC. De acordo com a WAI, os depósitos de urânio são avaliados em 16,8 milhões de libras (ou 20 milhões de libras do equivalente U3O8). Os peritos da WAI consideram que as zonas licenciadas de Toulouk-2 e Toulouk-4 possuem depósitos significativos de urânio e, possivelmente, cobre. Em Fevereiro de 2016 a WAI elaborou o relatório pré-projecto (análise prévia dos parâmetros técnico-económicos do projecto de produção de urânio). Durante o ano de 2016 prevê-se a realização de trabalhos de prospecção suplementares para aumentar a precisão de avaliação dos depósitos existentes. Além disso, estão planeados os testes de lixiviação alcalina natural e volumétrica. A fundamentação técnico-económica provisória estará pronta até ao final de 2016.

País / Região República do Níger

Tipo de projecto Prospecção de urânio

Área 224,7 km2 231,8 km2

Bloco licenciado Toulouk-2, Toulouk-4

Depósito estimado 138,3 milhões de libras (U3O8)

GPB GR

Governo (opção até 40%)

100%

60% 40%

Prospecção

GPB GR

Produção

11 —

BA

RIL

A —

Em Março de 2012 a GPB GR tornou-se accionista maioritária da Marco Mining SARL. Esta companhia é titular da licença para produção de ouro na zona licenciada de Barila.

Em 2013 o início dos trabalhos de prospecção geológica foi adiado devido à instabilidade política. Em Maio de 2014, a seguir à estabilização da situação política, deu-se início à Fase 1 do projecto que previa trabalhos de

prospecção de elevada intensidade (perfuração de amostragem selectiva). Os trabalhos foram realizados em 2 etapas: de Maio a Julho de 2014 (perfuração com broca de diamante), de Novembro de 2014 a Fevereiro de 2015 (perfuração por método de circulação reversa). De acordo com os resultados dos trabalhos 11 das 14 áreas-alvo foram consideradas perspectivantes.

Em Setembro de 2015 foi lançada a Fase II do projecto com perfuração mais intensificada por método de circulação reversa e amostragem total. Até meados de 2016 estará preparada a avaliação interna dos depósitos de ouro nas 11 áreas-alvo. Além disso, dependente dos resultados desta avaliação, serão realizados trabalhos de prospecção suplementares.

País / Região República de Mali

Tipo de projecto Prospecção de ouro

Área 143 km2

Bloco licenciado

Barila

Depósito estimado 2,6 milhões de onças

GPB GR

Investidora

Parceiro regional

Governo (opção até 20%)

GPB GR

Investidor (opção até 50%)

Parceiro regional

Prospecção

20% 32%

40%

8%

40%

50%

10%

Produção

12 E

VE

NT

OS

P

RIN

CIP

AIS

EM

20

15

Activos líquidos ($ mil) Lucro líquido ($ mil)

O ano passado acabou por ser um ano de desafios para os ramos de produção de petróleo e mineração. Porém, o modelo de diversificação dos investimentos adoptado pela companhia, bem como a optimização das operações, ajudaram a minimizar o impacto dos choques de preços nos mercados de produtos e matérias primas.

A Empresa Conjunta Petrozamora S.A. continua a ser o activo-chave da GPB GR. A duplicação dos investimentos neste projecto até 1 de Julho de 2015 através da consolidação dos 4 campos maduros na zona do lago de Maracaibo permitiu manter o nível dos lucros e assegurar o pagamento dos dividendos apesar da queda dos preços de petróleo. Este negócio permitirá aumentar significadamente a produção de petróleo pela Petrozamora S. A. e fortalecer as posições do Grupo GBP GR para os próximos anos.

Por outro lado, em resposta à situação económica complicada, a gerência da companhia efectuou a optimização dos gastos e aplicou soluções difíceis (mas mesmo assim, equilibradas e atempadas) em projectos que acabaram por não ser suficientemente competitivos ou demasiadamente dispendiosos face às condições actuais. No final de 2015 suspendemos na etapa inicial o desenvolvimento do projecto de produção de ouro na Eritreia (blocos licenciados Ketina e Ela-Gedel), devido a inviabilidade do futuro desenvolvimento do projecto.

Resultado, a conjugação dos investimentos de risco com a estratégia de redução de gastos, bem como e minimização de riscos e abandono atempado dos projectos garantiram a estabilidade financeira do Grupo GBP GR e aumento dos activos líquidos em 9% em 2015.

No futuro a gerência da companhia prestará uma especial atenção aos projectos de elevada rentabilidade para garantir o elevado nível de pagamento dos dividendos aos accionistas da GPB GR. Ao mesmo tempo continuamos a procura de novas oportunidades para diversificação da nossa carteira de projectos, e novos projectos com um nível de rentabilidade potencialmente elevado.

2013 2014 2015 2012 2013 2014 2015

176 980 451 977 494 597 46 668 93 758 279 377 284 945

2012

47 600

13 R

ES

PO

NS

AB

ILID

AD

E S

OC

IAL

CO

RP

OR

AT

IVA

A GPB GR continua a implementar políticas socialmente orientadas. Cuidamos do meio ambiente e prestamos apoio à população local nas regiões da presença da companhia

Fundação sem fins lucrativos Na Venezuela a fundação sem fins lucrativos

apoia a população do estado Zulia. A fundação financia as obras de construção civil no parque Burro Negro, patrocina torneios juvenis amadores de futebol e apoia a escola de música para crianças. Em 2015 os melhores músicos da escola foram premiados com uma viagem de estudo à Rússia e Europa.

Benfeitoria Na Rússia a GPB GR presta apoio

financeiro à fundação "Em nome da vida" que apoia crianças que sofrem da mucoviscidose.

No Níger a GPB GR construiu 2 centros educativos (de 6 turmas cada) para os estudantes das comunidades locais e adquiriu veículos equipados de emergência médica para servir as populações locais.

Actividades de patrocínio No Níger a GPB GR lançou o programa de

formação em tecnologias de prospecção geológica para os colaboradores do Ministério dos Recursos Naturais do país.

No Mónaco a companhia foi um dos principais patrocinadores do Ano da Rússia no Mónaco, que abrigou exposições de pintura e Campeonato Mundial Feminino de Xadrez (FIDE Women Grand Prix 2015)

14 —

CO

NTA

CT

OS

GPB Neftegaz Services B.V., Filial de Moscovo Serebryanicheskaya

naberezhnaya 29, 109028,

Moscovo, Rússia Telefone: +7 495 725 77 27

Fax: +7 495 725 77 47

E-mail: [email protected]

GPB Mineral Services DMCC Unit No: 1610-033,

Jumeirah Bay 2, Plot No: JLT-PH2-X2A Jumeirah Lake Towers, 5000520 Dubai, United Arab Emirates

Telefone: +9714 427 36 80

Fax: +9714 431 46 10

E-mail: [email protected]

GPB Global Resources B.V. Dijsselhofplantsoen 14 1077 BL Amsterdam, the Netherlands

Telefone: +31 20 570 32 00

Fax: +31 20 570 32 01

E-mail: [email protected]

www.gpb-gr.com