arquitecto

6
INTRODUÇÃO O presente trabalho de pesquisa visa a responder as seguintes questões para facilitar o trabalho em causa: O que é araquitectura e o que faz um Arquitecto? O que é Engenharia civil e o que faz um Engenheiro civil? Qual é a diferença entre Arquitectura e Engenharia civil Tanto os Arquitecto quanto o Engenheiro Civil são profissionais muito importantes na construção de uma casa, por exemplo. No entanto, nem sempre as diferenças entre essas duas áreas ficam claras. É o arquitecto que planea os belos prédios envidraçados e modernos, que projecta a estrutura de uma cidade inteira. É o engenheiro que vai concretizar os planos: ele tem que manjar os cálculos, estudar os melhores tipos de materiais para serem usados. Sem o engenheiro, o arquiteto não pode fazer nada! Sem o arquiteto, o engenheiro pode construir.

Upload: chongotchindaneeltonparis

Post on 09-Jul-2016

213 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

sempre com novidades

TRANSCRIPT

Page 1: ARQUITECTO

INTRODUÇÃO

O presente trabalho de pesquisa visa a responder as seguintes questões para facilitar o

trabalho em causa:

O que é araquitectura e o que faz um Arquitecto?

O que é Engenharia civil e o que faz um Engenheiro civil?

Qual é a diferença entre Arquitectura e Engenharia civil

Tanto os Arquitecto quanto o Engenheiro Civil são profissionais muito importantes na construção de uma casa, por exemplo. No entanto, nem sempre as diferenças entre essas duas áreas ficam claras.

É o arquitecto que planea os belos prédios envidraçados e modernos, que projecta a estrutura de uma cidade inteira.

É o engenheiro que vai concretizar os planos: ele tem que manjar os cálculos, estudar os melhores tipos de materiais para serem usados. Sem o engenheiro, o arquiteto não pode fazer nada! Sem o arquiteto, o engenheiro pode construir.

Page 2: ARQUITECTO

ARQUITECTO

O arquitecto é o profissional que elabora a obra, dando seu início. Ele tem contato directo

com o cliente e precisa captar as suas preferências, o seu modo de viver, suas relações

familiares (no caso de obra residencial) ou suas relações com seus funcionários (no caso de

uma obra empresarial). O projecto levará em conta todas essas observações a fim de garantir

o conforto e o padrão de vida de seu cliente, ou seja, o arquitecto terá que planear a “casa dos

sonhos” do cliente para garantir seu bem-estar.

Ele tem a responsabilidade de cuidar de diversos factores, como o projecto, a supervisão e a

execução de obras de arquitectura. O sector de atuação do arquitecto compreende todas as

áreas associadas ao controle e ao desenho do espaço habitado, como o paisagismo, o

urbanismo, além das várias formas de design.

Esse profissional vai lidar, principalmente, com o desenho: estudar a melhor forma de

aproveitar o espaço, lidar com urbanismo, paisagismo e design. É através dele que as

maquetes são criadas e é através dele que o cliente terá uma leitura completa do que está

sendo planeado, do que estará por vir.

Durante o projeto, são realizados vários estudos: estudo da iluminação solar (para proteger

algumas partes da casa e para aproveitar em outras), estudo do vento (para deixar a casa

ventilada).

O arquiteto deve levar em conta as legislações urbanísticas, sanitárias, ambientais, de

segurança e outros. Portanto, ele deve conciliar as necessidades do cliente com as leis em

vigor.

O ENGENHEIRO CIVIL

O engenheiro civil tem uma formação acadêmica mais voltada para a área das “exatas”, incluindo várias disciplinas ligadas à matemática e à física. Desse modo, este profissional está mais habituado a fazer os cálculos necessários para concretizar o trabalho do arquiteto com total segurança.

Geralmente o engenheiro se envolve mais com a parte estrutural da construção. Ele analisa as forças a que a edificação estará sujeita, como o tipo de solo e a intensidade de ventos na área. Assim, dimensiona o tamanho e a quantidade de colunas necessárias, faz a distribuição de cargas em cada ambiente e especifica os melhores materiais a serem utilizados na obra visando à economia e à estabilidade da construção.

Page 3: ARQUITECTO

Este profissional, por formação, também está habilitado para coordenar a construção de outras obras, como pontes, viadutos, barragens e estradas.

Embasado nesse estudo, ele vai escolher o tipo de material que será usado na construção para garantir segurança e economia. Vai especificar os tipos de instalações elétricas, hidráulicas e sanitárias. Lidera as equipes de obra e cuida da burocracia, dos prazos, dos custos e das normas de segurança: os materiais escolhidos devem estar de acordo com as normas em vigor.

O engenheiro civil é responsável pela obra: se calcular errado e tudo vier abaixo, terá que responder por isso.

DIFERENÇA ENTRE ARQUITECTURA E A ENGEHARIA CIVIL

Em termos legais, tanto o Arquitecto e o Engenheiro civil podem atuar na edificação, se responsabilizando pelos projectos, execução e fiscalização das obras. Porém, a diferença desses profissionais está principalmente na sua formação acadêmica, que tem focos diferenciados. E, por isso, cada um atua muito melhor em um aspecto específico da construção do que o outro.

O curso de Engenharia Civil apresenta muito maior carga de disciplinas que envolvem cálculo matemático. Este profissional se incumbe do cálculo estrutural, ou seja, do dimensionamento das cargas e esforços a que uma construção civil está determinada pelo projeto arquitectônico, que em geral pode ser sintetizado pelo dimensionamento dos espaços que serão ocupados pelos futuros moradores, enquanto que;

A formação acadêmica do arquiteto aborda mais a área “humana” da construção, de forma que esse profissional é responsável por conversar com o cliente, entender o que ele espera da edificação e, com isso, elaborar um projeto que contemple suas preferências

O Engenheiro civil também pode realizar atividades específicas, como a análise e o planeamento dos transportes nas cidades, construção de estradas, pontes e viadutos, dimensionamento de tubulações e estações sanitárias, entre outras.

Já o arquiteto tem um campo de atuação que lhe permite trabalhar com o paisagismo (planeamento de espaços estética e socialmente confortáveis, como praças e espaços públicos), design de objetos e móveis, comunicação visual em espaços públicos e privados e estudos urbanísticos (planeamento racional de bairros e mesmo cidades).

Considere que a legislação obriga o acompanhamento profissional de qualquer obra durante sua construção, e que ambos os profissionais podem se responsabilizar por esta atividade.

Page 4: ARQUITECTO

CONCLUSÃO

Apos profundas leituras do tema em exposição na capa do trabalho em causa, conclui-se que

há uma semelhança entre esses dois profissionais, porque o Arquitectos assim como e

Engenheiros civis são profissionais indispensáveis nas obras.

Embora o Arquiteto e o Engenheiro Civil atuem com focos diferentes, legalmente ambos têm atribuições profissionais semelhantes, podendo atuar no projeto e na construção de edificações. Dessa forma, em função do custo envolvido na contratação de dois profissionais, acontece frequentemente de pessoas contratarem apenas um deles para a sua construção, tornando-o responsável por todas as partes do projeto e de sua aplicação.

A Arquitetura e a Engenharia Civil são áreas correlatas e, por isso, é relativamente comum que um engenheiro tenha noções sobre o trabalho do arquiteto e vice-versa. Contudo, é preciso lembrar que estas semelhanças, embora até possam fazer com que apenas um profissional atue na sua construção, não garantem um trabalho com qualidade total.

É sempre preferível que Arquiteto e Engenheiro Civil trabalhem juntos, pois o serviço especializado de cada um faz muita diferença no resultado final, bem como na qualidade dos projetos.  .

Com a atuação desses dois profissionais em sua obra, você poderá ter a certeza de uma construção não apenas segura, mas também bela e confortável.

Será o trabalho do engenheiro que vai garantir que durma com segurança, que vai garantir que os edifícios públicos ou privados não desabem. Pois enquanto o arquiteto pensa em bem-estar da sociedade, o engenheiro pensa na vida da sociedade.

Ninguém é melhor que o outro, mas sim se complementam, uma obra bem planejada e bem executada é a obra que foi projetada com a cooperação dos dois profissionais.

Arquitecto: planea a obra (desenha e planea tudo no papel)Engenheiro civil: constrói (faz os cálculos e concretiza o trabalho do arquiteto).