bacia obstetrica resumo

2
Bacia obstétrica É formada lateralmente pelos dois ossos pélvicos e posteriormente pelo sacro e cóccix. O osso pélvico é constituído pelo ílio, ísquio e púbis. A bacia articula-se com o lado oposto, formando a sínfise púbica. A 1ª vértebra sacral com a 5ª vértebra lombar forma o promontório. Quando o mesmo não é atingido, existe um alta probabilidade de pelve normal. Se atingir (menor que 12cm), a probabilidade de desproporção ccefalopélvica é alta. A bacia divide-se em grande bacia (falsa) e pequena bacia (verdadeira). São separadas uma da outra pela linha terminal que passa pela borda superior da sínfise púbica e vai até a borda superior do promontório. É na pequena bacia que ocorre a insinuação (passagem da maior circunferência pelos limites do estreito superior da bacia). A pequena bacia é dividida em três regiões: estreito superior (insinuação), cavidade pélvica (descida) e estreito inferior (desprendimento). Estreito superior: 1) ântero-posterior; 2) Transverso; 3) oblíquo; importante saber apenas o 1º. 1) ântero-posterior: - Conjugado anatômico ou promonto-suprapúbico: mede 11cm; - Conjugado verdadeiro ou obstétrico: Vai do meio do promontório a superfície interna da sínfise púbica. Mede 10,5 cm e sua diminuição pode ser uma etiologia da DCP. - Conjugado diagononal ou promonto-subpúbico: vai do meio do promontório a borda inferior da sínfise púbica. Mede 12cm. Não é mensurável na bacia normal, pois é inatingível. Cavidade pélvica: é a região compreendida entre a abertura superior e inferior, sendo percorrida durante a descida da apresentação no trabalho do parto. Divide em maior e menor dimensão, sendo que a menor dimensão é o mais importante, pois é nele que ocorre a maioria dos casos de parada na progressão da descida. Vai do arco subpúbico, passa pela espinha esquiática atingindo a 4ª e 5ª vértebra.

Upload: vachansky

Post on 03-Oct-2015

9 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

resumo

TRANSCRIPT

Bacia obsttrica

formada lateralmente pelos dois ossos plvicos e posteriormente pelo sacro e cccix. O osso plvico constitudo pelo lio, squio e pbis. A bacia articula-se com o lado oposto, formando a snfise pbica. A 1 vrtebra sacral com a 5 vrtebra lombar forma o promontrio. Quando o mesmo no atingido, existe um alta probabilidade de pelve normal. Se atingir (menor que 12cm), a probabilidade de desproporo ccefaloplvica alta.A bacia divide-se em grande bacia (falsa) e pequena bacia (verdadeira). So separadas uma da outra pela linha terminal que passa pela borda superior da snfise pbica e vai at a borda superior do promontrio. na pequena bacia que ocorre a insinuao (passagem da maior circunferncia pelos limites do estreito superior da bacia).A pequena bacia dividida em trs regies: estreito superior (insinuao), cavidade plvica (descida) e estreito inferior (desprendimento).Estreito superior: 1) ntero-posterior; 2) Transverso; 3) oblquo; importante saber apenas o 1.1) ntero-posterior:- Conjugado anatmico ou promonto-suprapbico: mede 11cm;- Conjugado verdadeiro ou obsttrico: Vai do meio do promontrio a superfcie interna da snfise pbica. Mede 10,5 cm e sua diminuio pode ser uma etiologia da DCP.- Conjugado diagononal ou promonto-subpbico: vai do meio do promontrio a borda inferior da snfise pbica. Mede 12cm. No mensurvel na bacia normal, pois inatingvel.

Cavidade plvica: a regio compreendida entre a abertura superior e inferior, sendo percorrida durante a descida da apresentao no trabalho do parto. Divide em maior e menor dimenso, sendo que a menor dimenso o mais importante, pois nele que ocorre a maioria dos casos de parada na progresso da descida. Vai do arco subpbico, passa pela espinha esquitica atingindo a 4 e 5 vrtebra. Classificao da bacia:Ginecide: arredondada, dimetros transversos pouco maiores que os antero-posteriores, sacro inclinado para trs, espinhas pouco salientes. 62%Andride: dimetros antero-posteriores maiores que os transversos, dimetros transversos reduzidos. 11%Platipelide: transverso mximo muito prximo ao sacro, ficando o transverso mdio pequeno. 8%Antropide: transverso mximo muito prximo ao sacro, ficando o transverso mdio pequeno.18,5%

Planos de HODGE: 4 ao todo1 paralelo passa pela borda superior do pube e pelo promontrio;2 corresponde borda inferior do pube;3 traado nas espinhas citicas;4 parte da ponta do coccige e confunde-se com o assoalho plvico.

Obs: plano 0 de Delee corresponde ao 3 de HODGE.