correlatos nossos

18
Correlatos Intervenção Desenho Urbano I Cândida Rafaella | Dandara Souza | Eduardo Almeida Elaine Oliveira | Genário Sobreira | Hilton Duarte Universidade Federal da Paraíba| Centro de Tecnologias | Departamento de Arquitetura Arquitetura e Urbanismo | Desenho Urbano I | Patrícia Alonso

Upload: janaina-genario

Post on 12-Apr-2016

20 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

correlatos de ruas

TRANSCRIPT

Page 1: Correlatos NOSSOS

Correlatos Intervenção Desenho Urbano I

Cândida Rafaella | Dandara Souza | Eduardo Almeida Elaine Oliveira | Genário Sobreira | Hilton Duarte

Universidade Federal da Paraíba| Centro de Tecnologias | Departamento de Arquitetura Arquitetura e Urbanismo | Desenho Urbano I | Patrícia Alonso

Page 2: Correlatos NOSSOS

Downtown’s Grand Park’s Playground

Projeto: Rios Clementi Hale Studios, também arquitetos do Grand Park.

Local: Los Angeles – EUA.

Descrição: O playground do parque teve como tema “floresta”, e conta com “montes” irregulares que criam uma paisagem ondulante – a qual faz alusão ao cenário dos Teletubbies – além de um túnel para deslizamento e de um moderno forte na árvore. É próprio para crianças de até 12 anos.

Intenção de aproveitamento: A paisagem ondulante, que pode criar caminhos sinuosos concomitantemente com a área de lazer para crianças, além das atividades interativas fornecidas, desde escaladas com cordas à escorregos.

Page 3: Correlatos NOSSOS

Downtown’s Grand Park’s Playground

Page 4: Correlatos NOSSOS

Downtown’s Grand Park’s Playground

Page 5: Correlatos NOSSOS

 Praça Consciente

Projeto:  Construtora e Incorporadora Consciente.

Local: Goiânia - Brasil.

Descrição: Praça 100% sustentável, foi idealizada por uma empresa privada, mas sua manutenção e guarda são responsabilidade da prefeitura. A grama foi substituída por piso drenante, o que dispende um menor gasto de água e possibilita a caminhada por quase todo o espaço – essa solução evita alagamentos, entupimento de bueiros e contaminação de mananciais. A ideia de reciclagem e reaproveitamento também se faz presente, parte da água absorvida pelo piso é depositada em caixas de retenção subterrâneas, aproveitada para irrigação – essas caixas funcionam a partir de um sistema de dreno com tubos porosos instalados em valas que absorvem o excesso de água.

Page 6: Correlatos NOSSOS

 Praça Consciente

Foi criada uma horta vertical com garrafas pet e pneus, também utilizados para vasos de plantas e bancos – a madeira usada foi de reflorestamento ou reuso. Espécies nativas do cerrado criam a arborização do estacionamento – Cássia Rosa, Ipê Rosa e Ipê Branco. Há um espelho d’água e um bosque com árvores ornamentais e frutíferas – pitanga, jabuticaba e acerola. Em substituição à alvenaria, são utilizados contêineres.

Para garantir a acessibilidade, a praça possui um jardim sensorial, estimulando os cinco sentidos, o qual é composto por uma trilha ao longo de uma pérgola coberta com trepadeiras. Os próprios elementos naturais são responsáveis pelo estímulo do tato – temperatura e textura – da audição e olfato. O paladar é tratado com temperos e especiarias. As rampas são mais largas e sem desníveis, e as placas em Braille.

Page 7: Correlatos NOSSOS

 Praça Consciente

A praça conta com estacionamento, espaço coberto para convivência – que poderá receber exposições e apresentações –, parque infantil, espelho d’água e bosque.

Intenção de aproveitamento: Preocupação com sustentabilidade e acessibilidade; uso de pergolados com trepadeiras criando um determinado caminho; composição paisagística com espécies nativas; uso de piso drenante; espaço coberto disponível para eventos simples; estacionamento arborizado – gerando sombra; espelho d’água.

Page 8: Correlatos NOSSOS

 Praça Consciente

Page 9: Correlatos NOSSOS

 Praça Consciente

Page 10: Correlatos NOSSOS

 Kap 686 Skate Park

Projeto:  Metrobox Architekten

Local: Colônia, Alemanha

Descrição: O conceito de design básico foi criado através da sobreposição das imagens associadas com o quadrado, o seu uso da sua localização. Pessoas fluir através da paisagem urbana construída, cada um gosta de uma gota de água em um rio. Os skatistas fizeram este fluxo de pessoas em um jogo. Tranquilo, trechos de longo fôlego com grandes raios alternando com saltar os obstáculos, como o fluxo e pulverização de água em um rio. A localização da praça no Reno coloca esta imagem em um contexto cénico apropriado.

Page 11: Correlatos NOSSOS

 Kap 686 Skate Park

A inclinação da área deve garantir Rhine água da inundação e chuva escorrer completamente, apesar de não ser demasiado íngreme para patinação. Skaters salta assim como invernos rigorosos e inundações não deve afetar a qualidade da praça, a longo prazo, que é garantida pela sua construção e seleção de materiais.

Intenção de aproveitamento: Criar uma cidade de roda amigável, entre pedestres e usuários de patins e skate, onde a uma grande integração com seu entorno e congratula-se com toda a comunidade.

Page 12: Correlatos NOSSOS

 Kap 686 Skate Park

Page 13: Correlatos NOSSOS

Rua de Pedestres no ‘Triangulo das Bermudas’

Projeto: Prefeitura Municipal de Vitória- ES

Local: Vitória– ES.

Descrição: Idealizada pela Prefeitura Municipal de Vitória- ES, tem como objetivo transformar a área do Triangulo das Bermudas, num imenso calçadão, priorizando assim a vida noturno daquela localidade. Diminuindo, e não impedindo o fluxo de carros, tendo assim uma convivência pacífica e harmônica entre homem e carro. Intenção de aproveitamento: Tornar algumas ruas próprias para pedestres. Essas ruas terão seus níveis elevados ao nível da calçada, e, além de piso diferenciando rua das calçadas, terá também balizadores, impedindo que esses carros penetrem nessas calçada. Os moradores terão acesso às residências 24h por dia, diferentemente do restante da população que terão acesso de carro até às 22h.

Page 14: Correlatos NOSSOS

Rua de Pedestres no ‘Triangulo das Bermudas

Fonte imagens 1, 2 e 3: http://www.vitoria.es.gov.br/noticias/noticia-10349 Acessado em 02/11/15

1

2

3

Page 15: Correlatos NOSSOS

Espaço Compartilhado: trânsito sem leis é alternativa para mobilidade mais humana.

Projeto: Espaço CompartilhadoDescrição: Criado na Europa em 2004 pelo engenheiro de tráfego holandês Hans Monderman, o conceito serviu de base para um projeto da União Europeia que implantou o espaço compartilhado em sete pontos do continente. O conceito de Espaço Compartilhado (Shared Space) busca integrar pedestres, ciclistas e motoristas em espaços públicos harmônicos e igualmente divididos entre todos os atores do trânsito. Fonte 

imagem:http://www.ecodesenvolvimento.org/posts/2011/setembro/espaco-compartilhado-transito-sem-leis-e Acessado em 02/11/15

Page 16: Correlatos NOSSOS

Espaço Compartilhado: trânsito sem leis é alternativa para mobilidade mais humana.

O projeto partiu da ideia central de que, atualmente, o trânsito é um meio para chegar a um destino e não um fim em si mesmo. “Espaço Compartilhado defende projetos de espaços públicos onde o tráfego, contatos entre pessoas e outras funções espaciais estejam em equilíbrio”.Segundo uma especialista, o conceito foi criado “no sentido de deixar tudo no mesmo nível para que as pessoas fossem criando um hábito de compartilhar o espaço público sem achar que o carro é mais importante que o pedestre ou vice-versa, assim todos estariam no mesmo nível de igualdade”. Fonte imagem:http://www.ecodesenvolvimento.org/posts/2011/setembro/espaco-

compartilhado-transito-sem-leis-e Acessado em 02/11/15

Page 17: Correlatos NOSSOS

Espaço Compartilhado: trânsito sem leis é alternativa para mobilidade mais humana.

Fonte imagem: http://www.vienncouver.com/2015/01/viennas-begegnungszone-shared-space-program/ Acessado em 02/11/15

Para os organizadores do projeto, o mérito do sistema está na “comunicação pelo olhar”. “Quanto mais organizado o comportamento do tráfego, mais sujeito a infrações. As pessoas têm que se organizar sozinhas, sem as autoridades”, defendeu Monderman. Assim, segundo os organizadores do projeto, quando os motoristas param de consultar a toda hora a sinalização e se concentram no ato de dirigir, monitorando com seu olhar o que acontece em sua volta, acabam tornando mais seguro o ambiente por onde circulam.

Page 18: Correlatos NOSSOS

ReferênciasDowntown’s Grand Park’s Playground:http://la.curbed.com/archives/2014/07/take_a_look_at_grand_parks_forthcoming_foresty_playground.phphttp://la.curbed.com/archives/2014/11/grand_parks_new_playground_is_cartoony_and_awesome.phpPraça Consciente:http://www.goianiabr.com.br/2012/11/praca-sustentavel-chega-goiania.html http://reformafacil.com.br/news/praca-sustentavel-sera-lancada-em-dezembro-na-cidade-de-goiania/ Kap 686 Skate Parkhttp://www.archdaily.com/165327/kap-686-skate-park-metrobox-architektenRua de Pedestres no ‘Triangulo das Bermudas’http://www.vitoria.es.gov.br/noticias/noticia-11669 Acessado em 02/11/2015http://www.vitoria.es.gov.br/noticias/noticia-10349 Acessado em 02/11/15Espaço Compartilhado: trânsito sem leis é alternativa para mobilidade mais humana.http://www.ecodesenvolvimento.org/posts/2011/setembro/espaco-compartilhado-transito-sem-leis-e Acessado em 02/11/15http://exame.abril.com.br/rede-de-blogs/blog-do-management/2011/10/03/espaco-compartilhado-alternativa-inovadora-para-mobilidade-mais-humana/ Acessado em 02/11/15.