edição 817

28
Desde 1998 levando informação até você. www.gazetadacidade.com Ano 16 - Edição 817 - Extrema/MG, de 21 a 27 de junho de 2014 Definidas moradias para contemplados do Tenentes III >>Extrema. Do total de 133 famílias, 120 já sabem em qual casa vão morar. Um novo sorteio para definir as demais moradias ainda será realizado (pág. 08). Rodeio termina amanhã >>Extrema. Hoje ainda tem show da dupla Jads e Jadson (pág. 06). Torcedores assistem Copa na praça >>Extrema. Além dos jogos do Brasil, demais partidas também estão sendo exibidas (pág. 13). Cidades celebraram Corpus Christi >>Região. Acompanhe as co- memorações que ocorreram no feriado nacional (pág. 11). >>Sala de Imprensa. Extrema possui um gerente de Cultura que é músico e apaixonado por sua profissão (pág. 14). “Música é o alimento mais rico da alma” Campanha do Agasalho continua >>Camanducaia. Doações para foram estendidas para até dia 15 de julho, (pág. 05).

Upload: gazeta-da-cidade

Post on 07-Mar-2016

270 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

Edição 817 do Jornal Gazeta da Cidade

TRANSCRIPT

Page 1: Edição 817

Desde 1998 levando informação até você.

www.gazetadacidade.com Ano 16 - Edição 817 - Extrema/MG, de 21 a 27 de junho de 2014

Definidas moradias para contemplados do Tenentes III>>Extrema. Do total de 133 famílias, 120 já sabem em qual casa vão morar. Um novo sorteio para definir as demais moradias ainda será realizado (pág. 08).

Rodeio termina amanhã

>>Extrema. Hoje ainda tem show da dupla Jads e Jadson (pág. 06).

Torcedores assistem Copa na praça

>>Extrema. Além dos jogos do Brasil, demais partidas também estão sendo exibidas (pág. 13).

Cidades celebraram Corpus Christi

>>Região. Acompanhe as co-memorações que ocorreram no feriado nacional (pág. 11).

>>Sala de Imprensa. Extrema possui um gerente de Cultura que é músico e apaixonado por sua profissão (pág. 14).

“Música é o alimento mais rico da alma”

Campanha do Agasalho continua

>>Camanducaia. Doações para foram estendidas para até dia 15 de julho, (pág. 05).

Page 2: Edição 817

2 www.gazetadacidade.com - Extrema/MG, de 21 a 27 de junho de 2014Opinião

Frases da semana

Deixe sua opinião: www.facebook.com/gazetadacidademg

Diretor ResponsávelOsmar Paulino de JesusMTB-JP: 13414-MG

Departamento JurídicoDr. Maurício Ahualli

RedaçãoCarolina Lemes - MTB: 76293/SP

Procure o setor comercialpara anunciar na Gazeta da Cidade

Telefax: (35) 3435-2081Site: www.gazetadacidade.comE-mail: [email protected]ço: Rua Benjamin Constant, 354 - Sala 02 - Centro Extrema/MG, CEP: 37640-000

Circulação: Extrema/MG, Itapeva/MG, Camanducaia/MG, Cambuí/MG, Estiva/MG, Toledo/MG e Vargem/SPTiragem desta Edição: 7.000 exemplares

Esta é uma publicação da Empresa Jornalística Cidade Ltda., CNPJ 03.102.764/0001-86, Registro no Livro de Im-prensa Nº 12, 110 v.o, do Livro B de Registros de Jornais, em Extrema, Minas Gerais, a Rua Nenê, 32, Centro.Filiado ao SINDIJORI (Sindicato dos Proprietários de Jor-nais do Estado de Minas Gerais)

Editorial Carolina [email protected]

Respeito, por favor

“Não vou sufocar meu grito”

(Fabiana Karla, ao falar sobre torcida na Copa do Mundo)

“Foram totalmente desnecessárias”(Zezé Di Camargo, ao comentar entrevistas da ex-mulher

Zilu sobre separação)

“O Hulk é mais popozudo do que eu”

(Valesca Popozuda, sobre os atributos do jogador)

ReportagemNahida Almeida

Designer GráficoPhelipe Santos

Designer GráficoNioramis Barletta Junior

SecretariaCilcéia Alcover

ComercialNeide Guerra (35) 8876-3063Silvana Morato (11) 9 6478-1244

Como as vaias contra a pre-sidente Dilma Rousseff ainda estão em pauta e o assunto con-tinua sendo comentando nas redes sociais, eu, como cidadã brasileira, me sinto no direito e no dever de mostrar a minha opinião. Até mesmo porque com educação não se brinca. Os antigos já diziam que educação vem de berço.

Relembrando o caso, Dilma Rousseff foi vaiada no jogo de abertura da Copa do Mundo Fifa 2014, no Brasil, no último dia 12, uma quinta-feira, quan-do a seleção brasileira venceu a Croácia por 3 a 1, na Arena Co-rinthians, o Itaquerão. Disseram que a presidente foi hostilizada quatros vezes pelos torcedores e que os protestos foram ouvidos com clareza por quem estava no estádio ou assistindo a partida pela televisão.

Os coros gritavam coisas e palavras de baixo calão, e es-queceram-se das crianças que também estavam acompanhan-do a abertura do Mundial em sua inocência quebrada pela falta de respeito. Até mesmo quando a presidente apareceu no telão comemorando um gol de Neymar, foi hostilizada pelos torcedores.

O fato de eu ainda estar indig-nada com a falta de respeito de parte dos torcedores brasileiros e achar uma atitude totalmente

desnecessária para a ocasião, quando o país é foco mundial e, consequentemente, o mundo viu essa falta de educação, não envolve meu parecer políti-co sobre Dilma Rousseff, não, nada tem a ver com isso, mas sim com o comportamento, in-dependentemente do cargo ou pessoa que estivesse lá.

Vale ressaltar que o governo tentou fazer com que a presença de Dilma fosse a mais discreta possível, exatamente para evitar esse tipo de atitude de alguns educados torcedores. A presi-dente sequer discursou, não fez nenhum pronunciamento oficial e nem foi anunciada pelo locu-tor, tendo em vista a Copa das Confederações, no ano passa-do, quando Dilma Rousseff foi vaiada logo após Joseph Blatter, presidente da Fifa, ter anuncia-do a competição e dar boas-vin-das às autoridades presentes.

Ninguém agrada a todo mun-do, esse feito nem mesmo Jesus Cristo com toda sua bondade conseguiu. É fato que o Brasil ainda precisa de muitas mudan-ças e que alguns setores (como, por exemplo, a saúde) clamam por melhorias. O curioso é que essas pessoas que vaiaram são as mesmas que compraram in-gressos e, assim como a presi-dente, também estavam lá para apoiar a seleção brasileira, a Copa e assistir uma bela partida

de futebol do maior campeonato do mundo da modalidade.

A meu ver, este foi um ato desrespeitoso, feio e desneces-sário. Pessoas de fora já en-xergam o Brasil como um país onde se pode tudo, um local marginalizado, quando nossa Nação tem tantas coisas boas e possui uma cultura rica. Esse ato em plena Copa do Mundo só fez reforçar o pensamento negativo dos estrangeiros sobre o Brasil. Eu sei que não deve-mos ligar para o que os outros pensam. Pois bem, então vamos pensar no que essa hostilização poderia gerar. Quais os frutos desse ato? Acho que nenhum, exceto vergonha alheia pela fal-ta de respeito pública.

Somos um povo sofrido, sim, porém, educado e revolta-do, talvez, por isso, tudo tenha acontecido da forma com que aconteceu. Entretanto, eu prezo muito o respeito, o “por favor”, “licença”, “obrigado”, ou seja, atos educados que são essen-ciais para um bom convívio dig-no com o próximo.

Acredito que a melhor forma de demonstrar que se está des-gostoso com qualquer governo, é na hora de registrar o voto nas urnas. Aí sim é tempo de lutar por um país melhor e dar sua contribuição para que isso acon-teça, pois está será a melhor for-ma de realmente colaborar.

Page 3: Edição 817

3Brasilwww.gazetadacidade.com - Extrema/MG, de 21 a 27 de junho de 2014

~

Mais de 27 milhões de trabalhadoresforam beneficiados com o PIS da Caixa

>>Economia. A Caixa Eco-nômica Federal (CEF) já pagou R$ 13,1 bilhões em abonos e rendimentos do Programa de In-tegração Social (PIS), relativos ao exercício 2013/2014. Cerca de 27,8 milhões de trabalhado-res foram beneficiados, sendo que mais de 18,7 milhões de pessoas sacaram o Abono, isto é, 94,84% do montante identi-ficado e corresponde ao volume de R$ 12,6 bilhões. Neste exer-cício, os saques do PIS já supe-ram em 1,39 milhão a quantida-de do exercício anterior.

Para a superintendente na-cional de Benefícios Sociais da Caixa, Milena Vieira, os paga-mentos do PIS estão dentro do esperado para o período, mas ainda é possível uma maior

procura, com a aproximação do encerramento do prazo, no próximo dia 30 de junho, se-gunda-feira. “A Caixa continua seus esforços para chamar os trabalhadores que ainda não re-tiraram o benefício. Somente no mês de maio, foram enviadas mais de 1,3 milhão de malas diretas aos trabalhadores iden-tificados. Até o final do mês, esperamos que mais de 140 mil beneficiários compareçam para efetuar o saque”.

O trabalhador que não efetu-ar a retirada do Abono Salarial dentro do prazo perderá o be-nefício referente ao exercício. As quantias não retiradas retor-narão ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). Já os rendi-mentos não sacados do PIS irão

para a conta de participação do trabalhador.

Novo calendárioFoi antecipado o calendário

deste ano de saques do Abono e do PIS, relativos ao exercí-cio 2014/2015. Então, a partir do dia 15 de julho, terça-feira, os trabalhadores já podem ini-ciar os saques, de acordo com o calendário de pagamento, que é definido com base no mês de nascimento da pessoa.

Até 31 de outubro, o saque do PIS estará liberado para todos os beneficiários. O saque do bene-fício, dentro do novo exercício, poderá ser realizado até 30 de junho do ano que vem.

Abono/PISO Abono Salarial busca pro-

mover a integração do trabalha-

dor na vida e no desenvolvimen-to das empresas, visando melhor distribuição da renda nacional. O valor corresponde a um salá-rio mínimo. Os rendimentos va-riam conforme o saldo existente na conta PIS vinculada.

Trabalhadores cadastrados no PIS até 2009, que tenham tra-balhado com carteira assinada, no mínimo, 30 dias em 2013 e que tenham recebido até dois salários mínimos mensais, têm direito ao Abono.

Já em relação aos rendimen-tos, tem direito ao saque o tra-balhador que foi cadastrado no PIS-PASEP até o dia 4 de ou-tubro de 1988 e que tenha sal-do na conta PIS. O pagamento obedece ao mesmo calendário do Abono Salarial.

Já o saque do saldo de quotas da conta PIS é permitido ao tra-balhador que apresentar algum dos seguintes motivos previs-tos em lei: aposentadoria, in-validez permanente ou reforma militar, idade igual ou superior a 70 anos, transferência de mi-litar para a reserva remunerada, titular ou dependente portador do vírus HIV (SIDA/AIDS) ou de neoplasia malígna (câncer), morte do titular ou benefício as-sistencial à pessoa portadora de deficiência e ao idoso.

Para saber se você tem direito ao Abono ou aos rendimentos do PIS, acesse o site www.caixa.gov.br/pis, opção “Consulta de Pagamentos”, ou entre em con-tato pelo Canal de Atendimento ao Cidadão (0800 726 0207).

Page 4: Edição 817

4 www.gazetadacidade.com - Extrema/MG, de 21 a 27 de junho de 2014Cidades

Fotos: Divulgação

Foto: Carolina Lemes

>>Região. Uma pesquisa histórica desenvolvida pela che-fe de Divisão de Turismo da Ge-rência de Turismo de Extrema e mestranda em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Rafaela Ferreira da Silva, de 26 anos, ganhou recentemen-te espaço em duas importantes

revistas europeias destinadas a divulgar produções acadêmicas no âmbito da história: a Revista de Estudios Carmelitanos, pu-blicada em Burgos, na Espanha, e a italiana Ricerche Umbre do IRSUM – Instituto de Pesquisas Históricas da Úmbria Meridio-nal, publicada na cidade de Ter-ni, região da Úmbria.

Ambas as publicações cons-tituem-se em fragmentos da dissertação intitulada Catolicis-mo Popular e Romanização: a presença dos Carmelitas Des-calços no Sul de Minas Gerais (1911-1922), que busca enten-der aspectos da cultura popular desta região através da análise da atuação dos padres teresianos italianos à frente das paróquias de Cambuí e de Córrego no pe-ríodo de 1911 até 1922.

De fato, a nomeação de freis teresianos para assumir o paro-quiato de Cambuí e o Santuário do Senhor Bom Jesus, em 1911, coroou com êxito a iniciativa de Dom Antônio Augusto de As-sis, segundo bispo da Diocese de Pouso Alegre, de convidar a Província Romana dos Carmeli-tas Descalços para atuar em sua diocese.

A vinda de ordens e congre-gações religiosas neste período está vinculada às reformas que os bispos brasileiros estavam implantando e que os levou a

recorrer à Europa na busca de um maior efetivo de religiosos. Esses vinham com experiências em projetos de caráter social definidos, sendo que exemplos marcantes são a ação desses re-ligiosos na educação, assistên-cia social e o incentivo a novas práticas religiosas.

A importância de tal estudo, explica a pesquisadora, ‘’reside no fato de que ele nos permite entender não somente como se deu a fundação das primeiras casas teresianas na América Latina no contexto da reforma ultramontana da Igreja Católica no Brasil, mas principalmente porque nos permite entender muitos aspectos da cultura sul mineira neste período, vistos nas formas como nossas popula-ções experenciavam sua religio-sidade e seus modos de sociabi-lidade. Buscamos deste modo, analisar como esta cultura local enfrenta diversas tentativas em-preendidas pelos teresianos de reformar muitas tradições, cos-

tumes e práticas culturais locais visando sua adequação ao cato-licismo romano e ultramontano.

Tal estudo é um desdobramen-to de uma pesquisa de iniciação científica desenvolvido na gra-duação e que pode ter continu-ação no curso de especialização.

>>Religião. A 6ª Festa em Louvor a São João Batista, cujo dia será comemorado na próxima terça-feira, 24 de ju-nho, começou ontem, dia 20, no Bairro do Chá, em Itapeva, com missa celebrada pelo pa-dre Otávio, da Paróquia São José de Toledo, em compa-nhia das comunidades convi-dadas São Bom Jesus e Santo Afonso. A programação vai

até amanhã, dia 22.Hoje, dia 21, às 18h, ocorre-

rá a oração do Santo Terço das Rosas, com as comunidades Sagrada Família de São Cae-tano, Flores, Pinhalzinho, Ca-raúna e Campo Redondo. Já o último dia de festa, amanhã (22), contará com missa ser-taneja, às 10h45, em louvor a São João Batista, celebrada pelo padre Chiquinho, com as

comunidades convidadas Ca-petinga e Areais.

Após as celebrações haverá ainda assados, doces e salga-dos, a tradicional comida ita-liana no domingo depois da missa e almoço com vários pratos. A festa tem o apoio da Polícia Militar de Toledo. Mais detalhes podem ser ob-tidos pelo telefone (35) 9890-3890.

Publicações internacionais revelamhistória do Sul de Minas

Festa em louvor a São João Batista começa em Itapeva

Revista italiana Ricerche Umbre do IRSUM e a espanholaEstudios Carmelitanos

Chefe de Divisão de Turismo de Extrema e mestranda em História

Social, Rafaela Ferreira da Silva

Foto: Osmar Paulino

São João Batista, cujo dia será comemorado na próxima terça-feira (24)

Page 5: Edição 817

5Cidadeswww.gazetadacidade.com - Extrema/MG, de 21 a 27 de junho de 2014

Errata

Na Edição 816, pág. 5, as datas anunciadas como sendo para cadastro e recadastro do programa municipal Bolsa Es-tudantil, na verdade são refe-rentes ao agendamento para o cadastro e recadastro, a partir de 4 (segunda-feira) de agos-to, e de 7 (segunda-feira) a 17 (quinta-feira) de julho, respec-tivamente.

A gincana organizada pelo Serviço Nacional de Aprendi-zagem Industrial (Senai), que começou no início de junho continua a acontecer nas próxi-mas semanas. A primeira etapa consistiu em atividades de re-creação e a segunda parte teve a arrecadação de alimentos como uma de suas provas.

102 alunos divididos em 6 equipes participam da gincana. A divisão dos times foi feita de modo que um estudante de cada turma faça parte de um grupo diferente, para promover a inte-ração entre eles. Nem todos os estudantes da instituição partici-param do evento, porém alguns que não estavam em nenhuma equipe comparecem para torcer

por seus colegas.A programação é que a gincana

se encerre no dia 28, sábado, com

uma prova de perguntas técnicas, relacionadas aos cursos ofereci-dos pelo Senai. Entretanto, pode

ser que haja uma mudança de data, devido a um jogo do Brasil na Copa do Mundo. Caso a Sele-

ção passe para as oitavas de final, em primeiro lugar no grupo A, o jogo contra o segundo colocado do grupo B acontece nesse mes-mo dia. Se for dessa maneira, a finalização ficará para outra data, provavelmente no dia 2 de julho, quarta-feira.

As três melhores equipes da gincana receberão brindes como prêmio por seu desempenho no evento. Eles foram arrecadados através de uma parceira com o comércio da cidade.

Segundo a instituição, os alu-nos têm gostado do evento e se mostrado interessados e ativos. É a primeira vez que ele aconte-ce, mas a intenção é que o pro-jeto se repita e ocorra uma vez a cada ano.

Mais de 100 alunos participam degincana do Senai de Extrema

Doações para aCampanha do Agasalho continuam

>>Camanducaia. As doa-ções para a Campanha do Aga-salho em Camanducaia foram estendidas. Podem ser feitas até o dia 15 de julho, terça-feira. Os pontos de coleta são as Casas Lotéricas, o Conselho Tutelar, as agências dos Correios, a Pre-feitura e a Câmara Municipal.

Em Monte Verde, as roupas e agasalhos de frio podem ser entregues na Subprefeitura, na Polícia Militar e na Associação Beneficente de Monte Verde (ABMV).

O projeto é feito a partir de uma parceria com a Polícia Mi-litar, que recolhe as doações se-mana ou q u i n -zenal-mente e leva até a as-sistência social para t r i a -gem.

Os alunos foram divididos em 6 equipes

Fotos: Divulgação

Page 6: Edição 817

Um grande público tem marca-do presença na 29ª Festa do Peão de Boiadeiro de Extrema e 17ª Ex-trema Country Fest, no Parque de

Eventos. O rodeio teve início no feriado de Corpus Christi, quinta-feira, dia 19, com show gratuito de Rio Negro e Solimões. Cerca

de 11 mil pessoas compareceram. Ontem, dia 20, teve apresentação da dupla Fernando e Sorocaba. Hoje, dia 21, é a vez do show de Jads e Jadson.

Amanhã, dia 22, a partir das 12h, acontecerá o Desfile de Ca-valeiros. O encerramento da festa também contará com Queima do Alho, às 12h. O rodeio possui ain-da praça de alimentação e parque de diversões, além de aproxima-damente 200 camarotes.

Os ingressos individuais para o show de hoje estão sendo ven-didos somente na portaria, com preço entre R$ 40 a R$ 60. Mais informações com Alexandre: (35) 9835-2444.

BailesO Baile da Rainha e da Mini

Rainha aconteceram na noite de quarta-feira, dia 18, no Clube Literário e Recreativo de Extre-ma (CLRE), com show da dupla Higor e Marcos. Acompanhe o resultado:

Baile da Rainha: Bárbara Ladis-lau, rainha; Caroline Rodrigues, 1ª princesa; Elisane Sales, 2ª prin-cesa; Maria do Carmo, madrinha.

Baila da Mini Rainha: Rober-ta Kelly, mini rainha; Jhennifer Tavares, mini 1ª princesa; Ana Carolina, mini 2ª princesa; Elisa Marques, mini madrinha; Andrei-

na Santiago, mini miss country; Eloisa Moreira, mini miss simpa-tia.

Garotas: Giovanna Gaides, ga-rota do peão; Mariane Fernanda,

miss Extrema country; Karolina Alves, miss rodeio.

Outras fotos estão disponíveis no site da Gazeta da Cidade: www.gazetadacidade.com.

Valdemir Grespan, presidente da Aciex e família

6 www.gazetadacidade.com - Extrema/MG, de 21 a 27 de junho de 2014Cidades

Fotos: Divulgação

Celso Luiz de Almeida, diretor do Tetra supermercado, deputado estadual Dalmo Ribeiro e assessor, vice-prefeito de Extrema João

Batista e Fani de Almeida

Fotos: Osmar Paulino

Entidades avaliam Arraiá da Amizade 2014

Grande público marca presença na Festa do Peão de Boiadeiro de Extrema>>Rodeio. Evento termina amanhã com Desfile de Cavaleiros e Queima do Alho, mas hoje ainda tem show da dupla Jads e Jadson

Marcelo Fuji com esposa e amigosPrefeito Dr. Luiz Carlos Bergamin e vereador Juninho (da Dello)

Na última quarta-feira foi realizada, nos Supermercados Kurihara uma reunião de ava-liação com as entidades assis-tenciais participantes do 10º Arraiá da Amizade, festa juni-na solidária. O evento aconte-ceu no dia 7 de junho na Praça Presidente Vargas em Extrema e foi realizado pelos Supermer-

cados Kurihara com apoio de dezenas de empresas do comér-cio local.

O evento foi um grande su-cesso na opinião de todas as entidades presentes. Todos relataram que os produtos co-locados à venda, foram quase todos consumidos. Os recursos arrecadados, por cada entida-

de, serão investidos em obras sociais. Todos fizeram questão de agradecer a organização e salientaram a evolução do evento. Disseram que a edição deste ano foi uma das melhores já realizadas.

“Já há alguns anos partici-pamos do Arraiá da Amizade. Apesar de recebermos recursos do governo estadual, há neces-sidades materiais dos alunos, que nem sempre podem ser contempladas com os recursos

recebidos. Neste sentido os re-cursos que arrecadamos nesta festa são de fundamental im-portância, Significam uma me-lhora para nossa escola e somos muito gratos”, disse Cleusa Aparecida de Oliveira da Esco-la Supletiva Cesec.

“Somos gratos por poder par-ticipar desta festa. Parabenizo os Supermercados Kurihara por conseguir organizar uma festa tão agradável e familiar, que cresce a cada ano. Os recursos

obtidos pela nossa participação serão empregados na ajuda com cestas básicas, e compra de rou-pas para famílias necessitadas”, afirmou Irineu Teixeira da Casa do caminho e Ananias.

Em 2014 participaram as se-guintes entidades: Convento Ain Karin, Casa do Caminho de Ananias, Resgate para Cris-to, RCC (Comunidade Nossas das Graças), Lar Espirita Amor e Luz, Associação dos Vicenti-nos, Escola Cesec e Crearte.

Representantes de entidades falam da participação do Arraiá da Amizade 2014

Manuel Pereira da Silva, da Associação dos Vicentinos

de Extrema

Cleusa Aparecida de Oliveira do Cesec

Irineu Teixeira da Casa do caminho e Ananias

Page 7: Edição 817

7Cidadeswww.gazetadacidade.com - Extrema/MG, de 21 a 27 de junho de 2014

ExtremaAudiências públicas prosseguem emCamanducaia

1ª Conferência de Políticas Públicas da Juventude

A 1ª Conferência Munici-pal de Políticas Públicas da Juventude está marcada para a próxima sexta-feira, dia 27 de junho, das 8h às 12h, no Clube Literário e Recreati-vo de Extrema (CLRE). Se-rão abordados temas como segurança pública, sexua-lidade, educação, cultura, vida saudável, políticas para combater as drogas, forma-ção profissional e respeito às diferenças. Isto é, tudo que envolve os jovens extremen-ses.

A conferência será uma forma de levar até os jo-vens de Extrema as ações que a prefeitura já realizou durante o ano, conforme as solicitações dos mesmos na 3ª Conferência Estadual de Políticas Públicas de Juven-tude, que ocorreu dia 25 de setembro do ano passado. Depois desta conferência, representantes dos jovens seguiram para a Conferência em Araxá (MG), onde apren-deram mais sobre os direitos e deveres do jovem.

As audiências públicas conti-nuam a acontecer na cidade de Camanducaia. A última reunião dessa rodada de encontros ocor-re no dia 30, segunda-feira, no Bairro Jaguari do Meio, locali-zado na zona rural do município.

A média de público têm sido de aproximadamente 30 pesso-as e elas acontecem em diversas localidades da cidade como os bairros Ypê e o Quedas Verdes, além do Distrito de Monte Verde. Cerca de 30 pessoas compareceram a cada encontro

Audiências ocorrem até o dia 30, segunda-feira

Fotos: Ascom/Pref. Camanducaia

Page 8: Edição 817

Fotos: Osmar Paulino

Definidas moradias para contemplados pelo Residencial Tenentes III de Extrema>>Habitação. Do total de 133 famílias, 120 já sabem em qual casa vão morar. Um novo sorteio para definir as demais moradias ainda será realizado

No último sábado, dia 14, houve sorteio do complexo ha-bitacional de casas populares Tenentes III, em Extrema, no Clube Literário e Recreativo da cidade. Na ocasião, foram defi-nidas as moradias dos extremen-ses já contemplados e sorteados pela Caixa Econômica Federal (CEF), através do programa Recursos do Fundo de Arren-damento Residencial (FAR). O evento estava marcado para sex-ta-feira, dia 13, porém, a equipe da Caixa não conseguiu chegar a tempo na cidade devido a um acidente de trânsito na Rodovia Fernão Dias. Do total de 133 fa-mílias, 120 já sabem onde vão morar. Um novo sorteio será realizado, completando as doa-ções, mas a data ainda não foi divulgada pela Caixa.

A Gazeta compareceu ao evento e conversou com o pre-feito de Extrema, Dr. Luiz Car-los Bergamin. “É uma felicidade muito grande para a administra-ção, que hoje prioriza a habi-tação, assim como educação e saúde, para evitarmos alugueis abusivos que existem na cidade e perigo de favelização. Hoje não temos favela no município devido a ações do poder público durante os anos de gestão, o que gerou mais de 1.400 casas, sen-

do que cerca de 70% das obras foram feitas custeadas pela pre-feitura e 30% em parceria com a Caixa, que hoje é nossa grande parceira”, disse.

O prefeito também contou que cerca de R$ 3 milhões foram inves-tidos na compra de 84 mil m² para 160 casas do Residencial Tenentes V e pelo menos 140 moradias do Tenentes VI. “E já iniciamos o Te-nentes IV com 144 casas”.

As unidades do Residencial Te-nentes III possuem dois quartos, sala, cozinha e banheiro, além de captação de energia solar, entre outros. Essas casas populares são fruto do programa FAR, programa do Governo Federal, gerido pelo Ministério das Cidades (MC) e operacionalizado pela Caixa, que beneficia famílias que possuem renda familiar mensal de até R$ 1.600,00. Trata-se de uma vertente do “Minha Casa Minha Vida”.

Ainda estão programados para o fim do ano 64 apartamentos, além da doação de 200 lotes com toda infraestrutura, localizados em um terreno com área total de 50 mil m² e destinados a quem ganha renda intermediária de três a seis salá-rios. “Um lote desse gira em torno de R$ 50,00 no mercado de Extre-ma. Quero agradecer os vereado-res que estão fazendo esse trabalho com a gente na doação desses ter-

renos”, lembrou Dr. Luiz.O vice-prefeito João Batista da

Silva explicou que o compromis-so de campanha da atual da ad-ministração municipal é construir 600 unidades habitacionais. “Com mais 200 terrenos, vamos doar 800 unidades. Acredito que a primeira grande missão de um administra-dor público é estender a mão para as pessoas que mais precisam. Eu atendi todos os contemplados e sei quem mora em porão, garagem, aqueles que lutam ou estão desem-pregados. Um dos momentos de mais glória é poder entregar um bem tão valioso para uma família que é o seu lar”, ressaltou.

João Batista também deixou um recado a todos que se ins-creveram, mas ainda não foram sorteados. “Eu peço que conti-nuem lutando, porque seria mui-to bom se pudéssemos resolver a vida de todo mundo, mas isso

não é possível. Porém, nós va-mos fazer o máximo para aten-der todas as pessoas que estão cadastradas”.

Moradores contempladosA Gazeta também conversou

com alguns moradores que foram beneficiados e sorteados. Andressa Souza Moura tem quatro filhos, mora no Jardim Santa Cruz e está há quatro anos no município. “Me sinto muito grata porque eu me inscrevi em outros locais e nunca ganhei, então essa cidade é aben-çoada”, falou.

Já Eunice Oliveira da Silva Nas-cimento, de 30 anos, mora há 18 anos em Extrema, atualmente no Bairro da Roseira, está grávida e já tem uma filha. “É uma sensação única, é inexplicável, estou reali-zada”.

Severina Helena de Souza Sil-va, mãe de três filhas e há 10 anos

residente em Extrema, recebeu a casa em um momento difícil de sua vida, após seu marido ter so-frido acidente e ficado com seque-las. “Passamos muitas dificuldades com o salário mínimo que ele rece-be para pagar o aluguel, que vem aumentando muito. Graças a Deus eu fui sorteada”.

A lista com o nome dos demais extremenses contemplados com a casa própria será divulgada pela Caixa, provavelmente no mês de julho. Já os contratos das 120 casas já definidas serão as-sinados na próxima quinta-feira, dia 26, segundo o setor de Habi-tação da Prefeitura Municipal.

Extremenses chegando para o sorteio

Casa de uma das moradoras sendo sorteada Equipe da Caixa

Vice-Prefeito João Batista cumprimentandoSeverina Helena ao lado do Prefeito Dr. Luiz

Prefeito de Extrema, Dr. Luiz Carlos Bergamin,cumprimenta os ganhadores Residencial Tenentes III

Severina Helena de Souza Silva também foi

beneficiada

Andressa Souza Moura, uma das sorteadas

Eunice Oliveira da Silva Nascimento foicontemplada

De 133 famílias, 120 já sabem onde vão morar

8 www.gazetadacidade.com - Extrema/MG, de 21 a 27 de junho de 2014Cidades

Page 9: Edição 817

9Cidadeswww.gazetadacidade.com - Extrema/MG, de 21 a 27 de junho de 2014

Extrema

Rodovia que liga Minas a São Paulorecebe operação especial

>>Região. A BR-381 SP/MG recebe uma operação de tráfego especial para o feriado de Corpus Christi, dos dias 18, quarta-feira, até 23, domingo. Serão implantados recursos operacionais extras, um contin-gente maior e um esquema de sinalização diferenciado em de-terminados trechos da rodovia.

A previsão é que entre quar-ta, 18, e quinta-feira, 19, apro-ximadamente 300 mil veículos deixem São Paulo rumo ao in-terior.

Alguns municípios da região como Extrema, Camanducaia, Monte Verde, Itapeva, Cam-buí e Vargem fazem parte do trecho da rodovia, que liga os estados de São Paulo e Minas Gerais.

O reforço acontece até o domingo, 23.

Fotos: Divulgação

Audiência pública sobre LDO foi realizada

>>Cambuí. A Câmara Muni-cipal de Cambuí, em parceria com a prefeitura, realizou no último dia 11, quarta-feira, uma audiência pública para discutir o Projeto de Lei nº 26/2014, sobre a Lei de Di-retrizes Orçamentárias (LDO) do ano que vem. As principais metas apresentadas foram: calçamento

das vias públicas, regularização do aterro sanitário e obras de sanea-mento básico.

Segundo a secretária de Admi-nistração e Fazenda, Rosilene Ma-chado, que conduziu a reunião e abordou a proposta do Poder Exe-cutivo, a audiência é fundamental para que a execução orçamentária

seja transparente. “Estamos dando publicidade aos instrumentos or-çamentários que são a LDO, Plano Plurianual (PPA) e Lei Orçamen-tária Anual (LOA), e é importante que a população tome conheci-mento desses projetos, para que possa cobrar sua efetivação poste-riormente”.

Para o presidente da Câmara, vereador Luiz Paulo, apesar de o Projeto ser muito técnico, a parti-cipação da população é de suma importância. “Na minha visão, esse foi um dos principais momen-tos para que a população pudesse participar do processo de desen-volvimento do município, nós gostaríamos de ver a Casa lotada, mas, infelizmente, a participação popular foi mínima”.

Secretária Rosilene Machado conduziu a audiência

Foto Divulgação

A Câmara Municipal realizará sua segunda audiência pública para tratar sobre a Lei de Dire-trizes Orçamentárias (LDO) de 2015, que definirá as principais diretrizes e metas da administra-ção pública para o ano que vem. O primeiro encontro aconteceu dia 11, quinta-feira, na Casa de Leis, e a segunda audiência será no próximo dia 25, quarta-feira, no Clube Literário e Recreativo de Extrema (CLRE), no Centro, às 19h30.

Serão abordados temas rela-

cionados a todas as áreas da ad-ministração, como, por exemplo, saúde, educação, obras, seguran-ça e transporte público, entre ou-tros. A participação da população é importante para que saiba da execução de receita e despesa do município e como serão aplicados os recursos, além de opinar e le-var informações sobre melhorias para a cidade.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (35) 3435-2623 ou no site www.camaraex-trema.mg.gov.br.

2ª audiência públicaFoto: Arquivo

Page 10: Edição 817

10 www.gazetadacidade.com - Extrema/MG, de 21 a 27 de junho de 2014Cidades

Imobiliária Fuji terá plantão de vendas itinerante a partir deste final de semana

A imobiliária Fuji Ltda, em-presa que está no mercado imo-biliária de Extrema/MG há apro-ximadamente 20 anos, informa que está disponível um plantão itinerante de vendas para os loteamentos Villa Garden em Extrema/MG e Primavera

Garden em Itapeva/MG. Sen-do que a empresa oferece uma promoção para os 100 primeiros que comprarem na Fuji um lote nos Loteamentos Villa Garden e Residencial Campos Olivotti, eles irão concorrer a um Lote de 302,79 m2 no Loteamento Villa Garden (confira o regulamento na Imobiliária Fuji).

Segundo a imobiliária, o dife-rencial da empresa está na faci-lidade do pagamento. Confira:

O Loteamento Villa Garden possui lotes de 300 a 500 metros quadrados, podendo ser par-celado em até 60 parcelas sem

juros, apenas com correção pelo IGPM.

O Loteamento Extremavil-le oferece lotes de 300 metros quadrados e pode ser parcela-do em até 30 parcelas sem ju-ros, apenas com correção pelo IGPM. Além disso conta com uma infraestrutura, pronto para construir.

O Loteamento Primavera Garden possui lotes de 250 me-tros quadrados e pode ser par-celado em até 60 parcelas sem juros, apenas com correção pelo IGPM.

O Loteamento Residencial

Campos Olivotti, aceita o par-celamento feito em até 48 me-ses.

Confira os plantões de vendas:

Loteamento Villa Garden: No sábado das 9h às 17h e no domingo das 9h às 12h30 na imobiliária Fuji e no próprio lo-teamento, próximo ao Hospital e Maternidade São Lucas.

Loteamento Primavera Garden em Itapeva/MG: Se-gunda a Sábado das 9h às 17h30 (menos de terça-feira) e Domin-go das 9h às 12h

Plantão de Vendas Itine-

rante: (neste final de semana) Loteamento Extremaville, na Av. Delegado Waldemar Go-mes Pinto, próximo a Prefeitura Nova. No sábado das 9h às 17h e no domingo das 9h às 12h.

O diferencial dos plantões é que os clientes podem também ter informações sobre casas, ter-renos, sítios e chácaras de Ex-trema e região.

Mais informações na Rua José de Oliveira Pinto, 10, Centro, Extrema/MG (ao lado do termi-nal rodoviário municipal, Tey Kameya) - Telefone para conta-to (35) 3435-1620.

Projeto Arco Íris abre suas inscrições, traga o seu filho

Um novo projeto social e educativo nasce em Extrema. Preparado por uma equipe al-tamente qualificada, o Projeto Arco Íris, promovido pela As-sociação Recanto São Fran-cisco, irá oferecer diversas atividades às crianças de 06 a 12 anos do município, basea-das em quatro pilares: Valores Humanos, Educação, Cultura e Vida Saudável.

Trata-se de uma proposta inovadora, que amplia as pos-

sibilidades de aprendizado ofe-recendo alimentação saudável, esportes, arte, lazer e acompa-nhamento escolar, sempre am-parados por sólidos valores e contato com o meio ambiente, num local seguro e tranquilo.

Ao se inscrever no projeto, a criança poderá frequentar to-das as aulas de forma gratuita, e ainda receberá transporte e alimentação no local. Parece bom? Veja então todas as ativi-dades: Alimentação Saudável, Apoio Escolar, Artes Visuais, Bibl ioteca,Brinquedoteca, Cinemateca, Educação Am-biental, Jogos Cooperativos (esportes e jogos coletivos), Recreação, Música / Musico-terapia e Teatro, sem contar o acompanhamento pedagógico e psicológico. Um programa

completo que trará às nossas crianças, um novo futuro, um projeto de vida.

As atividades acontecerão a partir do segundo semestre de 2014, no período contrário ao da escola. Assim, se seu filho estuda de manhã, poderá fre-quentar nosso espaço a tarde. Se estuda a tarde, virá de manhã. Importante lembrar que qual-quer criança que tenha entre 06 e 12 anos pode participar. Não há limite de inscrição. Assim, se você possui mais de um filho nessas condições, poderá inscre-ver todos eles.

Venha fazer parte dessa história.

Para o seu filho participar, retire a ficha de inscrição nos pontos comerciais da cidade que

estão identificados com cartazes do projeto. Depois, deposite a ficha em uma das URNAS fi-xadas no TETRA SUPERMER-CADOS, ou entre em contado com a direção do projeto pelos telefones: (35) 88163093 (oi)

ou 9111.9387 (tim). Lembre-se: inicialmente só teremos 80 vagas, então não perca tempo. Quer conhecer o nosso espaço?

Acesse: facebook (www.face-book.com/recantosfrancisco) – e-mail: [email protected]

Page 11: Edição 817

>>Extrema. Assembleia elegerá nova direção do Conselho de Segurança Pública de Extrema (CONSEPE). Inscrições para associar-se começam segunda-feira (23)

11Cidadeswww.gazetadacidade.com - Extrema/MG, de 21 a 27 de junho de 2014

Curso Sabor e Gestão será realizado em ExtremaA Prefeitura Municipal de Ex-

trema, através da Gerência de Tu-rismo, e em parceria com o Servi-ço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), promoverá o curso de Sabor e Gestão – Boas ideias para alimen-tação fora do lar, entre os dias 14 e 17 de julho, segunda-feira e quin-ta-feira, respectivamente.

O público-alvo do curso é for-mado por empreendedores do se-tor alimentício e também os que pretendem entrar para o ramo, bem como aqueles que querem se aperfeiçoar. O objetivo é transmitir conhecimentos básicos sobre em-preendedorismo e gerenciamento

do setor de alimentação fora do lar, com técnicas e métodos para me-lhorar a padronização do produto e do atendimento ao cliente.

As aulas abordarão temáticas relacionadas a produto, compras e atendimento; recrutamento, seleção e capacitação de pes-soal; estrutura e equipamento; formação de preço; controle: gestão operacional e financeira; conquista do diferencial; e boas práticas de segurança alimentar e responsabilidade social.

A carga horária é de 24 horas, distribuídas em quatro dias, das 15h30 às 22h, com meia hora de intervalo, das 17h30 às 18h.

O curso será realizado na sede do Serviço Nacional de Apren-dizagem Industrial (Senai) de Extrema, na Avenida Alcebíades Gilli, 11, Centro. Os participan-tes receberão certificado.

As são vagas são limitadas e a inscrição pode ser efetuada até uma semana antes do curso, no Centro de Informações Turísti-cas (CIT), que fica na Praça Pre-sidente Vargas, 100, Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, e aos sá-bados, domingos e feriados, das 9h às 12h e das 13h às 17h. O in-vestimento é de R$ 75,00 e deve ser pago no ato da inscrição.

Prefeitura promove campanha de eleição do CONSEPE

Itapeva

Na quarta-feira, 18, a Polícia Militar e a Assistência Social da Prefeitura de Itapeva realizaram a doação de roupas e agasalhos para moradores dos bairros Ser-tão Grande e Chá e dos distri-tos Tropicas Flores e Areias de

Itapeva.A arrecadação foi feita pela

Igreja Católica e pela Igreja Presbiteriana do Brasil até que fossem encaminhadas à Polícia Militar que levou as arrecada-ções aos moradores.

Moradores recebem doações de roupas

Foto: Divulgação

Arrecadações foram entregues em bairros e distritos de Itapeva

Assembléia elegerá nova dire-ção do Conselho de Segurança Pública de Extrema (CONSE-PE). Inscrições para associar-se começam segunda-feira (23)

No dia 12 de agosto, terça-fei-ra, a Prefeitura Municipal de Ex-trema, com o apoio do Ministério Público do Estado de Minas Ge-rais (MPMG), promoverá uma assembleia para eleição da dire-ção do Conselho de Segurança Pública de Extrema (CONSEPE) e também a votação do novo es-tatuto do conselho.

Para se associar ao CONSEPE,

o interessado deve fazer a inscri-ção no período de 23 de junho, se-gunda-feira, a 7 de julho, também uma segunda-feira, na Biblioteca Municipal, localizada na Praça Coronel Simeão, no subsolo do Clube Literário e Recreativo de Extrema (CRLE), no centro da cidade, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Para mais informações, o telefo-ne é (35) 3435- 5747.

A inscrição para participar do Conselho também poderá ser efe-tuada através de um link que será disponibilizado na segunda-feira,

dia 23, no banner da campanha localizado no site da prefeitura: www.extrema.mg.gov.br.

CONSEPEO Conselho de Segurança Pú-

blica de Extrema (CONSEPE) é uma entidade formada pela sociedade e representantes do Estado, que propõe e realizam ações, campanhas de conscien-tização e parcerias com as Po-lícias Civil e Militar e demais órgãos públicos com objetivo de melhorar e aumentar a segu-rança e a qualidade de vida da população extremense.

Foto: Ilustrativa

Curso acontecerá entre os dias 14 (segunda) e 17 (quinta) de julho

Cidades da região celebraram o Corpus Christi>>Religião. Comemorações do feriado aconteceram na quinta-feira, 19

Para celebrar o Corpus Chris-ti, o Santuário de Extrema pro-gramou uma missa, para as 16h e foi seguida por uma procissão. As celebrações duraram 2 horas e terminaram com a benção do Santíssimo Sacramento. A con-fecção do tapete para a procis-são foi tarefa dos jovens e ado-lescentes da igreja.

CamanducaiaJá em Camanducaia, a missa

na Igreja Matriz começou às 15h e foi precedida de uma pro-cissão, que teve início por volta de 16h30. Como parte das co-memorações, foi realizada uma campanha de doação de alimen-tos não perecíveis, cobertores e produtores de higiene pessoal para as instituições beneficentes da cidade. Os donativos podem ser entregues até a próxima se-mana no escritório da Paróquia Nossa Senhora da Conceição.

EstivaEm Estiva houve uma missa

no Bairro Fazenda Velha, antes dos fiéis saírem em procissão, na parte da manhã. As celebra-ções aconteceram de 10h até 12h. Outra missa foi às 16h e logo após ocorreu a procissão em torno da Praça Francisco Ri-beiro Pereira que durou cerca de

duas horas. Segundo a paróquia da cidade, cerca de 700 pessoas participaram das festividades e os jovens da igreja ajudaram a construir o tapete e a enfeitar as casas para a procissão.

CambuíCambuí também teve progra-

mações para o feriado de Corpus Christi. Houve uma missa às 9h da manhã na Igreja Santo An-tônio. Mais tarde, às 16h, outra missa aconteceu na Igreja Ma-triz e logo depois ocorreu uma procissão até a Igreja São Judas que durou cerca de 1 hora. De acordo com a paróquia, aproxi-madamente 500 pessoas partici-param das celebrações.

ItapevaA organização para as festivi-

dades do Corpus Christi come-çou às 8h em Itapeva. As ruas foram enfeitadas e a igreja de-corada com flores. A comunida-de, os vizinhos e as pastorais or-naram o caminho da procissão com o tapete. A missa começou às 15h e foi seguida de uma procissão, que foi finalizada às 17h30. A paróquia acredita que mais de 200 pessoas participa-ram da programação.

O feriadoFoi em uma quinta-feira que

Jesus se reuniu com os apósto-los para tomar a Última Ceia e definiu o pão, como represen-tante do seu corpo, e o vinho, para identificar seu sangue. Quando os cristãos se encon-tram para celebrar a ceia ou eu-caristia, recordam o momento e o sacrifício de Jesus. O Corpus Christi é um feriado cristão, comemorado no mês de junho para celebrar o corpo de Cristo. Não existe uma data específica para o feriado, que é celebrado sempre 60 dias após a Páscoa.

Corpus Christi é feriado na-cional no Brasil desde 1961. Em virtude de sua comemoração, missas são celebradas e ruas são enfeitadas com tapetes produzi-dos pelos fiéis para a passagem de procissões. Essa tradição co-meçou em Ouro Preto, Minas Gerais e lembra a caminhada do povo de Deus, no Antigo Testa-mento da Bíblia, rumo à Terra Prometida.

Tapetes são confeccionados em várias cidades para celebrar o Corpus Christi

Foto: Ilustrativa

Page 12: Edição 817

12 www.gazetadacidade.com - Extrema/MG, de 21 a 27 de junho de 2014Esportes

Errata

Na Edição 816, pág. 12, publi-camos uma matéria sobre o Co-rinthians, com o título “Atleta de

Extrema é vice-campeã em com-petição mundial”, com foto da esportista. Segue matéria correta.

A atleta Elizabete Aparecida Dias do Prado, moradora de Ex-trema nascida em Toledo, após participar pelo terceiro ano da Copa Curtlo de Corridas de Mon-tanha (antigo Campeonato Pau-lista de Corridas de Montanha) e ficar em 1º lugar na categoria pro-fissional, estreou já em 2º lugar na etapa mundial do X Terra Brasil 2014 – Ilha Bela.

A prova em que a atleta foi a vice-campeã mundial, com o tempo de 7h08m42s, aconteceu no último dia 7, sábado, em Ilha Bela, com percurso de 50 km. “Esta prova é considerada a cor-rida mais forte do Brasil, pois tem trilhas de areia, cachoeira e rio. Competi com os melhores do mundo” contou Elizabete Prado,

que corre desde 2010 e já partici-pou de várias competições.

Com a conquista do 2º lugar, a atleta ganhou o direito de partici-par de mais uma etapa da compe-tição, além de ter recebido R$ 1,5 mil em produtos para corrida.

Atleta de Extrema é vice-campeã em competição mundial>>Corrida. Elizabete Prado conquistou o 2º lugar na etapa mundial do X Terra Brasil 2014

Foto: Divulgação

Elizabete AparecidaDias do Prado

Vargem transmite jogos do Brasil no Poliesportivo

>>Copa. Na última terça-feira, dia 17, a população de Vargem assistiu ao empate entre Brasil e México por 0 a 0, no telão instala-do no Ginásio Poliesportivo Fiori Tardini. Assim como esta partida e a de abertura, o jogo entre a se-leção brasileira e Camarões, na próxima segunda-feira, dia 23, às 17h, também será transmitido no mesmo local.

A transmissão terá entrada fran-ca e o evento começará a partir das 15h. Será ainda distribuída pipoca para os vargenses. Os torcedores são convidados pela prefeitura a comparecem de verde e amarelo, com apito ou instrumento musical para torcer pelo nosso país.

Segundo jogo da Seleção foi transmitido em Estiva

Foto: Ascom/Pref. Vargem

Vargenses assistiram ao empate de Brasil e México por 0 a 0

O segundo jogo do Brasil na Copa do Mundo, o empate por 0 a 0 contra o México na Arena Cas-telão em Fortaleza, foi exibido mais uma vez na cidade de Estiva, na terça-feira, 17. A transmissão começou às 14h e a partida foi vá-lida pela segunda rodada da fase de grupos da competição.

A última partida do Brasil, antes das oitavas de final, contra Cama-rões em Brasília no Estádio Nacio-nal, deve começar a ser apresentada no município a partir das 15h, duas horas antes do início do jogo, na Praça Francisco Ribeiro Pereira.

A Prefeitura continuará com as transmissões nas próximas fases

do mundial. Caso o Brasil avance, todas as partidas da seleção serão apresentadas. Se o time for elimi-nado, pelo menos um jogo de cada etapa da competição será transmi-tido. Para uma eventual participa-ção brasileira na final do campe-onato, a organização prepara uma decoração especial na praça.

Page 13: Edição 817

13Esporteswww.gazetadacidade.com - Extrema/MG, de 21 a 27 de junho de 2014

População comparece em peso paraassistir a mais um jogo do Brasil>>Extrema. Além dos jogos da seleção brasileira, as demais partidas do Mundial tambémpassaram a ser exibidas no telão com a mais moderna tecnologia

Mais uma vez, a população extremense compareceu em peso na Praça Presidente Var-gas, no Centro, para assistir a mais um jogo da seleção bra-sileira na Copa do Mundo Fifa 2014. Mais de dois mil torcedo-res viram o Brasil empatar em 0

a 0 com o México, na terça-fei-ra, dia 17, num telão com a mais moderna tecnologia. Logo após a partida, teve show da banda Bicho Papão, que agitou a tor-cida.

Neste mês, durante a primei-ra fase da Copa, a seleção ain-

da jogará na próxima segun-da-feira, dia 23, às 17h, contra Camarões. Os grupos Sintonia e Só Pagode animarão ainda mais a torcida extremense.Caso o Brasil avance para a próxima fase da competição, a prefeitura, por meio da Ge-

rência de Cultura, dará conti-nuidade à transmissão das par-tidas.

Esta ação faz parte da cam-panha Torcida Extremamente Brasileira, organizada pela Ge-rência de Cultura da Prefeitura Municipal de Extrema. Além

dos jogos do Brasil, todas as outras partidas do Mundial tam-bém passaram a ser exibidas na praça central. Vale lembrar que todos os jogos são transmitidos gratuitamente e ao vivo. Para mais detalhes, ligue no telefone (35) 3435-6066.

Mais de dois mil torcedores assistiramBrasil e México na Praça Presidente Vargas

Fotos: Osmar Paulino

Show da Banda Bicho Papão agitou a torcida

Page 14: Edição 817

w

SALA DE imprEnSA

Entrevistado: Pablo Farina Prego Júnior (Pablinho)Função: Gerente de Cultura de Extrema e músico

“A música é o alimento mais rico da alma”

www.gazetadacidade.com - Extrema/MG, de 21 a 27 de junho de 2014

Fotos: Divulgação

O município de Extrema tem um gerente de Cultura muito pe-culiar, apaixonado por sua pro-fissão. Pablo Farina Prego Jú-nior, também conhecido como Pablinho, tem cabelo comprido, adora motocicletas (tanto, que ajudou a criar o evento Extre-ma Motofest, um grande suces-so), gosta de pop rock, já teve várias bandas e ainda segue se apresentando em barzinhos, cantando e tocando Música Po-pular Brasileira, a nossa querida MPB.

Nada mal para um gerente de Cultura, aliás, muito pelo con-trário, pois Pablinho realmente vive sua profissão e gosta do que faz. “Tudo isso está diretamente ligado com a minha pessoa, por-que eu gosto de fazer e faço com muito prazer e orgulho. Hoje, tra-balhando na gestão pública, estou muito contente por tudo que estou ajudando, estou no meio que eu

gosto, fico feliz de ver os projetos dando certo, como a Orquestra Escola, aquela juventude tocando instrumentos, é muito bacana”.

Ele gosta de ouvir blues (B.B. King, Eric Clapton, entre outros), mas também tem um carinho es-pecial pela MPB (Gilberto Gil, Djavan, Zé Ramalho, e vários outros cantores). “No entanto, eu nasci dentro do pop rock, tive como espelho Capital Inicial, Os Paralamas do Sucesso e RPM”.

Pablo Farina é músico há 28 anos e vem de uma família tam-bém composta por diversos mú-sicos. Por sinal, sua avó, Dona Maria Egídio, é a compositora do Hino de Extrema. “Profis-sionalmente, comecei em 1986, mas aprendi a tocar violão com 7 anos e sempre adorei música. Minha casa vivia sempre cheia de músicos, minha vó reunia muitos personagens na casa dela pra cantar, fazer serestas e sere-

natas. Então, eu cresci envolvido com a música”, relembrou.

O bisavô de Pablo, João Egí-dio, também foi um grande músi-co da cidade. Aí vieram os filhos e netos e ninguém voltou pra mú-sica. “Eu sou o primeiro bisneto da família e acho que herdei dele. Também não posso deixar de lembrar, mas, apesar de descobrir o talento tarde, tem o tio Tiãozi-nho Egídio, irmão da minha vó, que depois de mais velho desco-briu o dom que tinha de cantar”, contou Pablinho, que possui ain-da uma filha, Maiara, a qual toca saxofone e canta desde pequena.

Bandas como “Asas do So-nho”, “Cara Pirada” e “Café

2000” fazem parte do repertó-rio musical do gerente de Cul-tura de Extrema, que já chegou a gravar um CD com uma das bandas e representou a cidade tocando em mais de 120 cidades do Brasil durante 10 anos.

Até hoje as pessoas da região lembram-se da Banda Café 2000, que tinha 21 componentes, ônibus e equipamento de som e luz pró-prios. “Ensaiávamos na garagem da minha casa, fizemos um acústi-co improvisado com caixa de ovo. Foi um período de muito trabalho, mas também inesquecível”.

Paralelamente, Pablo adorava jogar futebol e até pensou em se-guir a carreira, porém, a música falou mais alto. “Eu faria tudo de novo”, afirmou, ao se lembrar dos tempos difíceis de músico.

Atualmente, Pablo Farina toca com amigos e voltou com um projeto Festa Baile – uma Big Band, em que a cada dois meses

faz um baile resgatando o pesso-al das antigas. “Enveredei pelo universo das bandas baile shows já há algum tempo”, contou.

Entretanto, ainda gosta de relembrar os grandes públicos para os quais se apresentou. Um desses momentos aconteceu em São João Del Rei (MG), quando fez um show para 20 mil pesso-as, seu maior público.

“Nesse tempo todo que eu ve-nho trabalhando como músico, eu acho que, acima de tudo, o artista tem que ter carisma, ser humilde e profissional”, frisou Pablinho. Apesar de ser vocalis-ta e instrumentista, Pablo acredi-ta que a arte de cantar é até mais forte do que a de tocar. “A gente só tem que agradecer o dom que Deus nos deu. A música, nas ho-ras tristes e alegres, é o alimento mais rico para a alma”, concluiu em grande estilo o músico e ge-rente de Cultura.

Banda Café 2000 Pablo cresceu envolvido com a música

“Desde pequeno, sempre gostei de música”, disse

Page 15: Edição 817

www.gazetadacidade.com - Extrema/MG, de 21 a 27 de junho de 2014

Tradições de casamenTo pelo mundo

O casamento é celebrado em vários lugares do mundo como o momento em que os noivos se reúnem com seus familiares e amigos, para comemorar a pas-sagem para a vida de casados. Por mais que muitas dessas ce-rimônias apresentem algumas semelhanças, cada lugar possui algumas peculiaridades e suas tradições específicas.

No BrasilComo em outros lugares, uma

marca dos casamentos brasi-leiros é a noiva usar um longo vestido branco. Já uma tradição mais típica de nossas terras é as amigas da noiva recorrerem às manias em busca de sorte, para serem as próximas a se casarem. A mais comum é o arremesso

do buquê. Quem pega o arranjo arremessado pela recém-casada, acredita que logo irá abandonar a solteirice também. Outro cos-tume usado para ter mais sorte na vida amorosa é escrever o nome na barra do vestido da noiva.

É raro ir a um casamento no Brasil em que no final da ceri-mônia os noivos não sejam rece-bidos com uma chuva de arroz. É uma saudação aos recém-ca-sados, uma forma que os con-vidados têm de desejar saúde e felicidade a eles. O arroz pode ser substituído por outros ele-mentos como bolhas de sabão, pétalas de flores, confetes e até fogos de artifício.

Se tem um doce que não falta

nas festas e recepções de casamen-to é o bem-casado. Ele é feito de mistura cremosa entre dois boli-nhos e representa a união do casal.

Nos Estados UnidosAlgo novo, algo velho, algo

emprestado e algo azul. Segun-do as tradições americanas de casamento, um ou mais objetos que tenham essas características devem ser entregues para serem usados no dia do casamento, pois trazem sorte aos noivos.

Esses objetos podem ser leva-dos por padrinhos ou madrinhas que têm um papel especial nos casamentos dos Estados Uni-dos. Por lá, eles não se conten-tam em dar um bom presente e aparecer impecáveis no dia da cerimônia. Os padrinhos ameri-

canos auxiliam na organização do casamento e promovem ou-tros eventos que fazem parte das comemorações.

As mulheres ficam responsá-veis por organizar o chá de panela e auxiliam até na escolha do vesti-do. Já os homens preparam a festa de despedida de solteira e acom-panham o futuro marido nas pro-vas de roupa e podem até ajudar a planejar detalhes da lua de mel.

Nos casamentos brasileiros é comum crianças fazerem o papel de daminhas de honra e entrarem pela igreja carregando flores e as alianças. Já nos Esta-dos Unidos, são pessoas adultas que têm essa função.

No JapãoMesmo que o Japão sofra in-

fluência de costumes ocidentais, o casamento realizado no país ainda carrega suas próprias tra-dições. Um exemplo disso é a época em que as pessoas acre-ditam ter mais sorte para a rea-lização da cerimônia. Diferente dos brasileiros, que consideram maio o mês das noivas, os japo-neses preferem os períodos de primavera e outono para as ce-lebrações.

Os casamentos xintoístas (re-ligião japonesa) acontecem em santuários ou lugares caracteri-zados como eles. Na cerimônia, o sacerdote da religião purifica os noivos e os votos são realiza-dos. Após isso, os noivos bebem o saquê, como símbolo da união das famílias do casal.

Page 16: Edição 817

Se alguém souber de algum impedimento, oponha-se na forma da lei. Lavro o presente, para ser afixado no Ofício de Registro Civil e publicado na imprensa local. Angelo Junqueira Guersoni – Oficial Registrador

ELE:- MÁRCIO AURÉLIO DE CASTRO, brasileiro, Professor, estado civil Solteiro, com 27 anos de idade, natural de Conceição dos Ouros, MG; nascido no dia 06/11/1986(Seis de Novembro de Mil Novecentos e Oitenta e Seis), Filho de MANOEL GENIVALDO DE CASTRO e dona MARISA CON-SOLAÇÃO DE CARVALHO CASTRO.

ELA:- GRAZIELA ROBERTA DA SILVA, brasileira, Médica, estado Civil Solteira, com 24 anos de idade, natural de Paraisópolis, MG – Regis-trada em Conceição dos Ouros, MG; nascida no dia 28/01/1990 (Vinte e Oito de Janeiro de Mil Novecen-tos e Noventa), FILHA de MAURÍCIO LOPES DA SILVA e dona VILMA APARECIDA DE CARVA-LHO E SILVA

O Casamento será realizado no dia 05 de Se-tembro de 2014, às 10:00h, neste Cartório de Re-gistro Civil, nesta cidade de Extrema, MG.

ELE:- ITAMAR LIBERATO DOS SANTOS JÚNIOR, brasileiro, Advogado, estado civil Sol-teiro, com 28 anos de idade, natural de São Paulo, SP – 9º Subdistrito Vila Mariana; nascido no dia 02/04/1986(Dois de Abril de Mil Novecentos e Oi-tenta e Seis), Filho de ITAMAR LIBERATO DOS SANTOS e dona MARIA MADALENA FRANCO LIBERATO.

ELA:- ROSIANY MARIA DOS SANTOS, bra-sileira, Dentista, estado Civil Solteira, com 33 anos de idade, natural de Pouso Alegre, MG; nascida no dia 31/07/1980 (Trinta e Um de Julho de Mil Nove-centos e Oitenta), FILHA de LUIZ GARCIA DOS SANTOS e dona ELZA MARIA DE ALMEIDA SANTOS.

O Casamento será realizado no dia 26 de Julho de 2014, às 10:45h, neste Cartório de Registro Ci-vil, nesta cidade de Extrema, MG.

ELE:- JOSIVANDO ALEXANDRE DE SOU-ZA, brasileiro, Frentista, estado civil Solteiro, com 18 anos de idade, natural de Vargem, SP; nascido no dia 23/07/1995(Vinte e Três de Julho de Mil Nove-centos e Noventa e Cinco), Filho de JOSÉ LEONAR-DO DE SOUZA e dona LUCIMAR CLARISE DE SOUZA.

ELA:- HELOISA HELENA DA SILVA MO-RAES, brasileira, Nutricionista, estado Civil Soltei-ra, com 25 anos de idade, natural de Extrema, MG – Registrada em Camanducaia, MG; nascida no dia 05/03/1989 (Cinco de Março de Mil Novecentos e Oitenta e Nove), FILHA de JÉSUS DO NASCI-MENTO MORAES e dona LUIZA FERREIRA DA SILVA MORAES.

O Casamento será realizado no dia 12 de Julho de 2014, às 10:45h, neste Cartório de Registro Ci-vil, nesta cidade de Extrema, MG.

ELE:- TIAGO MESSIAS MARQUES ROSA, brasileiro, Assistente de Laboratório, esta-do civil Solteiro, com 26 anos de idade, natural de Extrema, MG – Registrado em Camanducaia, MG; nascido no dia 11/07/1987(Onze de Julho de Mil Novecentos e Oitenta e Sete), Filho de JOB MES-SIAS DA ROSA e dona RAQUEL MARQUES DE SOUZA ROSA.

ELA:- FRANCIELE MORAES DA SILVA,

brasileira, Auxiliar de Produção, estado Civil Sol-teira, com 19 anos de idade, natural de Ferraz de Vasconcelos, SP; nascida no dia 10/02/1995 (Dez de Fevereiro de Mil Novecentos e Noventa e Cinco), FILHA de RONALDO JOSÉ DA SILVA e dona VI-VIANE DA SILVA MORAES.

O Casamento será realizado no dia 07 de Julho de 2014, às 16:00h, neste Cartório de Registro Ci-vil, nesta cidade de Extrema, MG.

ELE:- GABRIEL FELIPE DE TOLEDO, bra-sileiro, Autonomo, estado civil Solteiro, com 23 anos de idade, natural de Extrema, MG; nascido no dia 31/05/1991(Trinta e Um de Maio de Mil Novecentos e Noventa e Um), Filho de SIDNEY JOSÉ DE TO-LEDO e dona NEUSA DA NEVES.

ELA:- JANAINA APARECIDA NERI SILVA, brasileira, Auxiliar de Produção, estado Civil Sol-teira, com 25 anos de idade, natural de São Paulo, SP – 29º Subdistrito Santo Amaro; nascida no dia 24/06/1988 (Vinte e Quatro de Junho de Mil Nove-centos e Oitenta e oito), FILHA de FRANCISCO GOMES DA SILVA e dona VALDETE AZEVEDO NERI.

O Casamento será realizado no dia 06 de Se-tembro de 2014, às 10:15h, neste Cartório de Re-gistro Civil, nesta cidade de Extrema, MG.

ELE:- LEANDRO SEBASTIÃO PEDRO-SO, brasileiro, Vigilante, estado civil Solteiro, com 29 anos de idade, natural de Extrema, MG; nascido no dia 09/05/1985(Nove de Maio de Mil Novecen-tos e Oitenta e Cinco), Filho de JOÃO BATISTA PEDROSO e dona NEUZA ANTONIA DE FARIA PEDROSO.

ELA:- KARINA SANTOS ARAUJO, brasileira, Auxiliar de Produção, estado Civil Solteira, com 25 anos de idade, natural de São Paulo, SP – 29º Subdis-trito Santo Amaro; nascida no dia 13/02/1989 (Treze de Fevereiro de Mil Novecentos e Oitenta e Nove), FILHA de ALOISIO PINHEIRO ARAUJO e dona ROSELANGE VIEIRA SANTOS.

O Casamento Religioso com Efeito Civil será realizado no dia 02 de Agosto de 2014, às 19:00h, na Igreja Assembléia de Deus – Ministério Santo Amaro, localizada na Rua Luis Morbidelli, nº. 201, Bairro Morbidelli. Celebrado pelo Pastor Isaias Feliciano de Araujo, nesta cidade de Ex-trema, MG.

ELE:- LUIZ FELIPE SARDINHA CALIXTO, brasileiro, Auxiliar de Armazém, estado civil Sol-teiro, com 26 anos de idade, natural de Guarulhos, SP; nascido no dia 20/04/1988(Vinte de Abril de Mil Novecentos e Oitenta e Oito), Filho de DARCI CA-LIXTO e dona LENIR SARDINHA.

ELA:- ELIANA LAZARA ANTUNES, brasilei-ra, Auxiliar de Serviços Gerais, estado Civil Soltei-ra, com 44 anos de idade, natural de Guarulhos, SP; nascida no dia 23/02/1970 (Vinte e Três de Fevereiro de Mil Novecentos e Setenta), FILHA de VITOR AL-VES ANTUNES e dona MARIA BENEDITA DOS SANTOS ANTUNES.

O Casamento será realizado no dia 12 de Julho de 2014, às 10:30h, neste Cartório de Registro Ci-vil, nesta cidade de Extrema, MG.

Proclamas de Casamento

www.gazetadacidade.com - Extrema/MG, de 21 a 27 de junho de 2014

CARTÓRIO DE REGISTRO CIVIL DE EXTREMA/MGRua Sete de Setembro, 260 - Centro – (35) 3435-2520

Faço saber que os seguintes pretendentes apresentaram os documentos exigidos pelo artigo 1525 do Código Civil Brasileiro e desejam se casar:

A Matriz de Santo Antônio é uma das igrejas históricas de Tiradentes

>>Turismo. História é o que não falta em Tiradentes, muni-cípio fundado em 1718. Com um clima próprio das cidades do interior de Minas Gerais, o lo-cal, que possui cerca de sete mil habitantes tem, em pleno ano de 2014, igrejas históricas que da-tam do século 18, ruas coloniais e casario bem preservado.

Em Tiradentes dá para vol-tar ao passado e andar em uma charrete enquanto se faz uma excursão pelas principais atra-ções da cidade. Entre elas desta-cam-se o Museu Padre Toledo, o Chafariz de São José e as igrejas históricas como a da Nossa Se-nhora do Rosário dos Pretos e a Matriz de Santo Antônio, onde

é possível encontrar alguns tra-balhos artísticos atribuídos ao escultor Aleijadinho, do período colonial brasileiro.

Outra opção de passeio é uma viagem até a cidade vizinha São João del Rei a bordo de uma Maria-Fumaça, do início do sé-culo 20. O trajeto que dura cerca de meia hora e percorre 13 qui-lômetros, só pode ser feito du-rante os finais de semana.

Na Serra de São José, é pos-sível dar uma volta de jipe ou praticar o trekking, espécie de caminhada por trilhas na-turais. O topo da serra chega a ter 1.400 metros de altitude. Uma curiosidade é que o local guarda vestígios dos caminhos

abertos do século 18 usados pe-los escravos para fazer o trans-porte do ouro.

O artesanato é mais um aspec-to que chama a atenção na cida-de. Os artistas produzem obras feitas à base de estanho, papel machê e ferro. No mês de se-tembro, acontece em Tiradentes a Feira de Artesanato que expõe criações dos artistas da região.

O município, que fica distante cerca de 200 quilômetros da ca-pital Belo Horizonte, recebe há 16 anos, nos meses de agosto de cada ano, o Festival de Gastro-nomia de Tiradentes. A 17ª edi-ção do evento está marcada para acontecer entre os dias 22 e 31 de agosto deste ano.

Tiradentes

Foto: Divulgação

Page 17: Edição 817

O chá bar é um evento que tem substituído os tradicionais chás de panela e despedidas de solteiro, que costumam aconte-cer poucas semanas antes das cerimônias de casamento. A principal diferença desse evento para as outras festas é que nele estão presentes ambos os noi-vos, porém ele segue a mesma linha de outras comemorações, em que os familiares e amigos do casal levam presentes. Uma das propostas é ter uma cele-bração mais informal, com a presença das pessoas mais pró-ximas do casal.

A organização de um chá bar

O primeiro passo para a orga-nização de um chá bar é a esco-lha de um local adequado para o evento. Por se tratar de uma co-

memoração com menor formali-dade, ela pode acontecer na casa de um dos noivos ou até de um parente ou amigo do casal. É in-teressante que seja em um lugar de fácil acesso para não correr o risco dos moradores não se con-fundirem com o caminho.

O convite pode ser entregue em mãos ou o envio pode ser feito pela internet. O ideal é que os convidados o recebam com alguma antecedência. Dessa forma, eles terão tempo de se organizar e poderão comprar os presentes com tranquilidade.

No mesmo período em que os convites forem entregues, a lista de presentes deve estar disponí-vel. A montagem da lista deve ser feita levando em considera-ção o perfil dos convidados e as necessidades dos noivos.

Além dos itens de cozinha, ela também pode pedir objetos de bar como balde de gelo, cane-cas de cerveja, misturador de vinhos e livros de receitas de bebidas.

O cardápio da festa deve tra-zer bebidas, como o próprio nome do evento já diz. Em re-lação à comida, os pratos não precisam ser tão elaborados. Pe-tiscos e salgadinhos podem ser uma opção, assim como chur-rasco e pizza. Dá também para fazer um evento temático como uma noite de queijos e vinhos.

A decoração do chá bar tam-bém varia de acordo com o tema da festa. Ela não precisa ser pa-recida com a temática escolhida para a festa de casamento e os

organizadores têm maior li-berdade para elaborá-la.

Celebração

www.gazetadacidade.com - Extrema/MG, de 21 a 27 de junho de 2014

Chá Bar: para comemorar antes do casamento

Bodas e seussignificados

Conforme o tempo em que um casal está junto vai passan-do, os aniversários de casamen-to ganham um significado dife-rente, tanto para os dois quanto na comemoração. Isso porque cada ano em que eles estão unidos é representado por um elemento diferente. Por exem-plo, quando o aniversário é de 1 ano a celebração é de bodas de papel, já a celebração de 10 anos é representada pelo esta-nho e a de 50 tem o ouro como símbolo. No 70º aniversário co-memora-se as bodas de cobre e com 80 as bodas de carvalho.

O primeiro ano de casado é identificado pelo papel. Ele é escolhido por estar relaciona-do a algo delicado como o iní-cio de uma relação conjugal e o processo de transformação que se inicia nesse momento. O papel representa também o contrato estabelecido entre o homem e a mulher.

Depois que mais algum tem-po passa, e o casal já está junto há 5 anos, as bodas comemora-das são as de madeira. No ma-trimônio, ela está ligada a for-ça, solidez e sabedoria que os cônjuges já possuem após esse período. É um dos marcos do r e l a c i o -n a m e n -to e um estímulo para que

eles continuem crescendo e amadurecendo juntos.

O 15º aniversário de casa-mento é marcado pelas bodas de cristal. A essa altura, marido e esposa já desfrutam de uma união mais sólida e transparen-te, que desperta a admiração de outros casais, fazendo com que eles também desejem ter uma relação assim.

Aos 25 anos de casados, o relacionamento provavelmente já está consolidado. Alguns já tiveram filhos e netos, que fes-tejam a data junto com eles. É um momento de celebrar a vida que dividiram, relembrar os bons momentos que passaram juntos e buscar manter o respei-to, amor e companheirismo que ajudam a manter o casamento.

Além de belo, o ouro é va-lioso e nobre. Assim como um matrimônio com 50 anos deve ser. Estar todo esse tempo ao lado de uma mesma pessoa exige esforços, mas também tem suas recompensas. Há uma relação bem estruturada e de confiança, que para durar tan-to tempo certamente deve estar

baseada em um forte amor.

Produtos para bebidas são os presentes levados pelos convidados de um chá bar.

Foto: Divulgação

Page 18: Edição 817

18 www.gazetadacidade.com - Extrema/MG, de 21 a 27 de junho de 2014Cidades

Carreta tomba na Rodovia Fernão Dias >>Camanducaia. Uma

carreta que transportava soja tombou na Rodovia Fernão Dias, sentido São Paulo, perto do km 921, trecho pertencente a Camanducaia, na sexta-feira, dia 13. O motorista teria per-dido o controle do veículo, e, apesar do acidente, não se feriu.

A carga ficou espalhada pela rodovia e o tráfego precisou ser interrompido nos dois sentidos, registrando cerca de cinco qui-lômetros de congestionamento na pista sentido São Paulo. Houve 5 km de congestionamento O motorista perdeu o controle de direção, mas, não se feriu

Armas de fogo são apreendidas em ExtremaA Polícia Militar do Meio

Ambiente de Extrema encon-trou várias armas de fogo ao cumprir mandado de busca e apreensão no Bairro Salto de Cima, no sábado, dia 14.

Os policiais apreenderam duas espingardas calibre 32, sendo uma de dois canos, um revólver também de calibre 32, 12 munições, um cinturão utilizado como porta cartu-chos, além de dois pius (asso-bio utilizado na caça de ani-

mais). As armas e os materiais fo-

ram encaminhados à delega-cia de Extrema.

Espingardas, revólver, munições, cinturão e pius foram apreendidos

Foto: PM Extrema

Fotos: Reberson Ricci

Page 19: Edição 817

CLASSIFICADOS

Balcão de anúncios: Rua Benjamin Constant, 354 - sala 02 - Extrema/MG

Para informações:(35) 3435-2081

Classificadosa partir de R$10,00

Recebemos os classificados até quinta-feira às 18h00. Veiculação no sábado

Construção Civil

www.gazetadacidade.com - Extrema/MG, de 21 a 27 de junho de 2014

Automotivo

Oportunidade

Veículos

STRADA WORKING 1.5 GASOLINAAno 2000 – Prata - Valor R$ 13.500,00, ou aceito troca por

fiorino baú mais nova. Fabiano - (35) 3435-2318 | 9114-3967

Alimentação Hortifruti

Ano 90 - Vidro elé-trico - trava elétricaEm ótimo estado!

(35) 8419-58569250-6508

Vende-se Apollo

Anuncie nos classificados da Gazeta da CidadeLigue:(35) 3435-2081

Vende-seFUSCA 76, MOTOR 1300, BRAN-

CA, ÓTIMO ESTADO DE CON-SERVAÇÃO - (35) 8438-8094 e

8435-8594 (claro) Extrema/MG

Corsa Gl 98.prata. 1.6

Rodas doc. 2014 pago.(35) 3435-1298

9196-0376

Vendo AbAixodA tAbelA

sAiA do AluGuelVocê que já tentou financiar

seu imóvel e não conse-guiu, ligue (11) 4035-4627 e

adquira seu imóvel.

busCA e ApReensãoSeu veículo está com parcelas al-tas, atrasadas negocio adminis-trativam/ qualquer dívida junto às instituições. (11) 9 9945-9716

Page 20: Edição 817

Classificados20 www.gazetadacidade.com - Extrema/MG, de 21 a 27 de junho de 2014

Destaque

EXTRATO DE TERMO ADITIVO

PRC 1261/2011 – PREGÃO 054/2011 – OBJETO: Aditivo ao contrato de Prestação de Ser-viços Nº. 146/2011, visando a instalação de um ponto de internet da nova Unidade Básica de Saúde, no valor global de R$ 254,80, perfazendo o percentual de 0,67%. ADJUDICADO: BORGES PEREIRA E CIA LTDA. Rosilene de Lima Machado – Secretária de Administração e Fazenda.

AVISO DE ABERTURA DE PROCESSO LICITATÓRIOO Município de Extrema, através do Pregoeiro, torna público que fará realizar às 09:00

horas do dia 04/07/2014, em sua sede Av. Delegado Waldemar Gomes Pinto, 1624, B. Ponte Nova, a habilitação para o processo licitatório nº 087/2014, pregão presencial nº 056/2014, para Aquisição de Cobertores, Artigos de Cama, Banho e Higiene para Be-bês. Os editais estão à disposição dos interessados no local acima mencionado. Maiores informações pelo e-mail: [email protected] ou pelo telefone (035) 3435– 4307. Extrema, 18 de junho de 2014.

AVISO DE ABERTURA DE PROCESSO LICITATÓRIOO Município de Extrema, através do Pregoeiro, torna público que fará realizar às 09:00

horas do dia 07/07/2014, em sua sede Av. Delegado Waldemar Gomes Pinto, 1624, B. Ponte Nova, a habilitação para o processo licitatório nº 088/2014, pregão presencial nº 057/2014, para Aquisição de Produtos Veterinários e Ração. Os editais estão à dis-posição dos interessados no local acima mencionado. Maiores informações pelo e-mail: [email protected] ou pelo telefone (035) 3435– 4307. Extrema, 18 de junho de 2014.

PREFEITURAMUNICIPAL DE EXTREMA

O Prefeito Municipal de Estiva, Minas Gerais, João Marques Ferreira, no uso de suas atribuições legais, com base na Lei Municipal nº: 1.022/03 com alterações introduzidas pelas leis nº. 1.036/04, 1.130/07, e 1337/13 considerando:

1- A inexistência de concursados para serem convocados para assumir os cargos abaixo especificados alia-dos ao déficit de servidores desligados e/ou afastados do quadro funcional;

2- A urgência da seleção de profissionais capacitados e com perfil compatível com as atribuições inerentes a cada cargo, visando à continuidade dos serviços públicos;

3 - A necessidade de cumprimento do TAC nº 00006/2014 firmado junto ao Ministério Público do Trabalho, no qual o Município de Estiva se obriga a observar o intervalo interjornada mínimo de 11 horas para descanso entre duas jornadas de trabalho e 24 horas consecutivas semanais, bem como abstenção de realização de período superior a 02 horas extras diárias,

RESOLVE, com base na necessidade temporária de excepcional interesse público, expedir o presente edital para contratação temporária de pessoal, nos termos seguintes:

1) 04 (quatro) Motoristas para carga horária de 44 horas semanais e com remuneração de R$ 1.073,50 (hum mil setenta e três reais e cinqüenta centavos).

2) 03 (três) Auxiliares de serviços gerais, com carga horária de 44 horas semanais, com remuneração de 768,33 (setecentos e sessenta e oito reais e trinta e três centavos);

3) 01 (um) Fiscal de tributos e Posturas, com carga horária de 40 horas semanais, com remuneração mensal de R$ 1.073,50 (hum mil setenta e três reais e cinqüenta centavos)

I – DO REGIME DE CONTRATAÇÃOO regime de contratação é especial, em caráter temporário, com descontos previdenciários em favor do INSS,

nos termos da Lei Municipal supracitada, sem depósitos para o FGTS.

II – DO PERÍODO DE CONTRATAÇÃO Os contratos terão duração de 6 (seis) meses, não podendo ser prorrogados.

III – DAS INCRIÇÕESOs interessados deverão se inscrever das 11h00 às 16h30, nos dias 23 e 24 de junho de 2014, na Sede da

Prefeitura Municipal de Estiva, situada na cidade de Estiva – MG, Avenida Prefeito Gabriel Rosa, 177, Centro, Estiva - MG, devendo apresentar os seguintes documentos:

1 - Original e cópia de carteira de identidade e CPF;2 - Comprovante de escolaridade, a saber: comprovante de conclusão do 5º Ano do Ensino Fundamental

(antiga 4ª série) para o cargo de motorista e auxiliar de Serviços gerais; comprovante de conclusão de ensino médio para o cargo de Fiscal de tributos e Posturas;

3 - Comprovantes de quitação com a Justiça Eleitoral e o Serviço Militar (masculino);4 - Original e cópia da Carteira Nacional de habilitação (CNH) categoria D ou superior para o cargo de mo-

torista;5 - Curriculum Vitae, acompanhado dos comprovantes das informações nele contidas, para a realização da

classificação de que trata o item V deste edital;

IV – DAS CONDIÇÕES EXIGIDAS PARA O SERVIÇO1 – Ser brasileiro nato ou naturalizado;2 – Ter 18 ( dezoito) anos completos;3 – Possuir disponibilidade de horário para cumprimento da carga horária exigida, no período que for deter-

minado pela administração;4 - Não possuir vínculo empregatício que contrarie o art. 37, inciso XVI, da Constituição Federal (acumulação

de cargos públicos).

V – DA SELEÇÃO DOS CANDIDATOSA seleção dos candidatos inscritos será processada através de análise de curriculum, sendo classificados de

acordo com a somatória da pontuação que será auferida por meio dos seguintes critérios:

1 – Para o Cargo de motorista: a) Candidato que possuir ensino médio completo pontuará 20 pontos;b) Candidato que possuir cursos na área de transportes de cargas e/ou passageiros pontuará 10 pon-

tos por curso.c) Candidato que apresentar tempo de serviço como motorista pontuará 1 ponto por mês, sendo que

se o serviço tiver sido prestado em órgão público, o candidato pontuará em dobro. 2 – Para o cargo de Fiscal de Tributos e Posturas: a) Candidato que possuir Ensino Superior completo, pontuará 20 pontos;b) Candidato que possuir Carteira Nacional de Habilitação CNH categoria B ou superior pontuará 20

pontos;c) Candidato que apresentar tempo de serviço público em prefeituras municipais pontuarão 1 ponto por

mês, sendo que se o serviço tiver sido prestado na área de fiscalização, o candidato pontuará em dobro;

3 – Para o cargo de Auxiliar de Serviços Gerais:a) 10 pontos pela conclusão do Ensino Fundamental;b) 10 pontos pela conclusão de Ensino Médio;c) Candidatos que apresentarem tempo de serviço público pontuarão 1 ponto por mês, sendo que se o

serviço tiver sido prestado em prefeituras municipais, o candidato pontuará em dobro.

VI – DOS CRITÉRIOS DE DESEMPATEHavendo empate na soma dos pontos, os critérios a serem utilizados para o desempate seguirão a seguinte

ordem:1 – Maior tempo de serviço público.2 – Maior escolaridade;3 – Candidato de maior idade;4 – Candidato casado;5 – Candidato com maior número de filhos.

VII – DO RESULTADO DA CLASSIFICAÇÃO DO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADOA divulgação da relação dos candidatos classificados será feita no dia 26 de junho de 2014, a partir das 16

horas, no quadro de avisos da Prefeitura Municipal de Estiva.

Publique-se no jornal e afixe no quadro de avisos.

Estiva, 18 de junho de 2014.

João Marques FerreiraPrefeito Municipal

Edital de Convocação - Processo Seletivo Simplificado 08/2014- Contratação Temporária (Motorista, Fiscal de tributos e Posturas, Auxiliar de serviços gerais).

Extrato de Convênio Extrato de Termo de Convênio 010/2014 celebrado entre O MUNICÍPIO DE CAMANDUCAIA,

Estado de Minas Gerais, por meio do FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE e a ASSOCIAÇÃO BENE-FICENTE DE MONTE VERDE, pessoa jurídica inscrita no CNPJ/MF sob o nº 02.532.973/0001-05, com sede na Avenida Sol Nascente, nº 1.157, no Distrito de Monte Verde, Município de Camanducaia, Estado de Minas Gerais, CEP: 37.653-000, cujo objeto é Convênio o repasse do incentivo financeiro complementar de custeio da equipe de Urgência e Emergência do Fundo Municipal de Saúde - MU-NICÍPIO/SMS, proveniente do Fundo Estadual de Saúde, à ASSOCIAÇÃO, hospital/beneficiário selecionado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais - SES/MG, segundo o Termo de Compromisso nº 115/2.946 - SUL, elaborado pela referida SES/MG e firmado pelo MUNICÍPIO/SMS, na Resolução SES/MG nº 2.946/2011, na Resolução SES/MG nº 4.191/2014 e outras normas da SES/MG.

Aviso de Publicação: Prc. 156/14 – Pregão Presencial – nº 079/14 Tipo: Menor Preço por Item - Ob-jeto: Aquisição de 01 Ambulância Tipo UTI. Entrega dos Envelopes de Habilitação e Abertura dia 03/07/2014 às 09h00. Obs.: Informações e Retirada da integra do Edital na Prefeitura”; horário comercial no setor de Licitações ou e-mail: licitaçã[email protected].

Aviso de Publicação (Revogação): Prc. 143/14 – Pregão Presencial – nº 075/14 Tipo: Menor Preço por Item - Objeto: Aquisição de 01 Ambulância Tipo UTI. A Licitação foi revogada com fundamento no art. 49 da Lei 8666/93.Edmar Cassalho Moreira Dias. Camanducaia 18.06.14. Retificação de Publicação - Extrato/homologação Proc. 133/13 – Modalidade Pregão Presencial n.º 068/13. Publicado no Jornal Gazeta da Cidade – Edição 816, página 22 do dia 14/06/14. Onde se lê PRC 133/13 – Pregão Presencial 068/13, Leia-se Processo. 133/14 Pregão Presencial 068/14.Camanducaia 18.06.14.

I TERMO DE ADITAMENTO-REPASSE DE SUBVENÇÃO SOCIAL CONVÊNIO 003/2014: O Município de Camanducaia/MG. Representado pelo Prefeito Municipal Edmar C. Moreira Dias e a AS-SOCIAÇÃO BENEFICIENTE MONTE VERDE representada por seu Presidente Sr. Antonio Carlos Kfouri – Fica Autorizado pela Lei Municipal nº 2002/2014, o ADITAMENTO PARA REPASSE no valor R$ 360.000,00 (Trezentos e sessenta mil reais). Camanducaia/MG 18/06/14.

Concessão de passe escolar

>>Cambuí. O Serviço de Nacional de Aprendi-zagem Rural (Senar) de Minas Gerais, através de seu escritório regional em Lavras, oferece cursos gratuitos de formação pro-fissional rural e promoção social de 23, segunda-fei-ra a 28, sábado, deste mês.

Em Cambuí serão mi-nistrados dois cursos. Na área de formação profis-sional rural será ofertada a capacitação em Equide-ocultura (equitação), dos dias 25, quarta-feira, ao dia 28, sábado. Já na área de formação social a op-ção é o de Saúde na Ter-

ceira Idade, que acontece de 23, segunda-feira, até 25, quarta-feira.

O produtor rural interes-sado em participar deve procurar o sindicato rural de seu município. O tele-fone do Sindicato dos Pro-dutores Rurais de Cambuí é (35) 3431-1559.

Cursos gratuitos do Senar

>>Cambuí. A Prefei-tura Municipal, por meio da Secretaria de Educa-ção, e através da Regula-mentação Normativa nº 01 de 2014, determinou e divulgou os critérios para a concessão do benefício do passe escolar para estu-dantes de nível Técnico e Superior. A determinação já é válida para as matrí-culas e rematrículas do se-

gundo semestre de 2014, sendo que a inserção do beneficiário será realizada de 25 de junho, quarta-fei-ra, a 20 de julho, domingo.

O interessado deve se cadastrar através de uma ficha de inscrição que de-verá ser preenchida na Secretaria Municipal de Educação, mediante a apresentação dos seguin-tes documentos: decla-

ração de matrícula; RG; CPF; comprovante de re-sidência; título eleitoral; e declaração de renda fami-liar.

O estudante precisa morar em Cambuí e não ter renda familiar mensal igual ou superior a 10 sa-lários mínimos para ser beneficiado. O cadastro ficará sujeito à aprovação da Secretaria de Educação.

Page 21: Edição 817
Page 22: Edição 817

Classificados 22

Rua Sebastião Othelo, 115, atrás

do Posto de Saúde.(35) 3435-2718 /

9177-7911

Com 8,80 metros de frente, em local com toda infraes-

trutura.A 1,5 km do centro.

Possui projeto aprovado para 3 residências.

R$ 77.000,00 a vista(35) 9988-4058

Com luz elétrica, pastagem e topografia semi-plana.

A 1,3 Km da Rodovia Fernão Dias. Documentação 100%.R$ 38.500,00 a vista ou valor parcelado em até 24 parcelas(Aceito auto) (35) 9961-0618

Direto com o proprietário

Toda documentação regularizada, matrícula

registrada.R$ 75.000,00

Entrada + 48 parcelas(Aceito auto)

(35) 9988-4058

Ampla sala de estar e jantar integradas com cozinha

americana, 2 suítes, lavabo, 2 vagas de garagem. Ótima

localização.R$ 225.000,00 - Financiável

(Aceito auto)(35) 8436-2797

Toda infra-estrutura conclu-ída. Documentação regula-rizada, matrícula registrada.

R$ 75.000,00Entrada + 48 parcelas

(Aceito auto)(35) 9188-3642

vendo sobrado comercial

lote 179,69 m² em extrema

terreno 4.000,00 m² em camanducaia

lote 300,00 m² em extrema

sobrado com 103,00m² extrema

lote 250,00 m²em itapeva

Imóveis

www.gazetadacidade.com - Extrema/MG, de 21 a 27 de junho de 2014

OPORTUNIDADETERRENO 1663mts

Todo plano com excelente topografia, ótima localização a 700mts da rodoviária

de Extrema; grande investimento para construir casas, vender ou locação.

CABEM 10 CASAS NO TERRENO

(35)3435-1298 ou 9196-0376Tratar direto com o proprietário [email protected]

TERRENO 1612mts Dentro do condomínio a 2 km da cidade -

plano, água a vontade, com rio e portaria 24 hrs(terreno com 20mts de frente). Aceito car-ros na troca! Tratar direto com proprietário

LINDO LUGAR! ÓTIMO PREÇO!

Vendo Casa na RoseiRa

Vendo teRReno em extRema

Terreno com 230 mts² com 2 edificações próximo da Kopenhagem - Casa com 2 quartos, sala, cozinha e banheiro e a outra com 1 quarto, cozinha, banheiro,

lavanderia. ApenasR$ 139 mil documentos com escritura na mão!

Serve para moradia ime-diata ou locação. (35) 3435 1298(35) 9196 0376

496M², plano, ótimo preço.

Bairro Ponte Alta próximo ao Centro

Aceito carro no negócio.

(35) 3435-1298 / 9196-0376

vendo sobrados extremachácara 5mil m²

3 qtos (1 suíte), lavanderia, coz. americana. R. Regina Ap. Luizi Boltz, 336 e 338, próx. à Pref. (35) 8403-0979 / 3435-3658

Com casa nova, toda cercada, nascente, pastagem, vista

panorâmica. Ótima localização. R$ 160mil (35) 3435-2987

vendo sobrado itapevacasa nova pronta para Financiamento

aluga-seapartamento novo No Centro. Com 11 cômodos.

Área construída 216M². R$ 240mil. (35) 9168-1359 /

3434-7066

2 quartos, sala, cozinha,banheiro e garagem. R$ 135mil

(35) 3435-2987

3 quartos (1 suíte), sala, cozi-nha, banheiro e garagem.

(35) 3435-2987

Terreno com 142,17 M².Casa com 2 quartos, sala, cozi-nha, 2 banheiros, lavanderia e

garagem para 3 carros. Apenas R$ 250mil. Estudo contra pro-

posta. Aceito troca por casa em Extrema, pelo mesmo valor.

Escritura registrada. Esta casa está a 2 minutos da Rodoviária

Nova de Bragança. (11) 4032-2786

vendo casabragança

terreno 230m²Próximo à Pousada Saúde Melhor, Vila Rica. R$ 35mil.

(35) 8456-8630

vendo casa vargemCentro, ótima localização. 2 q,

1 s, banh, coz, área de serv. e gara-gem vários carros. (35) 9120-0570

8408-5644 / (11) 9 3309-8084

vende-se casa vargem180M² de terreno, quarto, sala, cozinha, banheiro e garagem para 1 carro. Perto do Centro. R$ 195mil. (11) 9 4161-3255

vendem-se 3 casasLote de 253M². Praça dos 3 Po-deres. Aceito carro de entrada.

(35) 8451-6111 /9907-5477

Page 23: Edição 817
Page 24: Edição 817

Classificados24 www.gazetadacidade.com - Extrema/MG, de 21 a 27 de junho de 2014

Empregos

O HIPER TETRASUPERMERCADOS

CONTRATA:Portadores de Necessidades Especiais (PNE), maiores de

16 anos para diversas vagas. Interessados comparecer à Rua

Benjamin Constant, 175,de 2ª à 6ª, horário comercial

REvENDEDORAS SEMI-jóIASPeças folheadas a ouro e prata.

ÓTIMA COMISSÃO!Acesse: [email protected] (35) 8402-7777

TÉCNICO ELETRÔNICO DE MANUTENÇÃO INDUSTRIALTÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHOENGENHEIRO DE PROJETOS AUTOMAÇÃOSUPERVISOR DE ALMOXARIFADOFACILITADOR DE LOGÍSTICA

Anuncie nos classificados da Gazeta da Cidade.

Ligue:(35) 3435-2081

Serviços

Educação Ajuda Beneficente

BENEFÍCIO DO INSSURBANO E RURAL

•Aposentadoria •Pensão •Contagem de tempo •Amparo ao idoso •Deficiente

•Recursos •Revisão •Marcação de perícia •Orientação em geral

Av. Antonio Pires Pimentel, 1140Centro - Bragança Paulista/SP - CEP

12914-001 - [email protected]

(11) 4033-3047

ESCRITóRIO DE SERvIçOS•Maria Lúcia Pauxis - Previdenciária

Aposentada •Maria do Carmo Pauxis - Bancária Aposentada

TAPEçARIA CAETANO

Reformamos seu sofá pelo menor preço!

Solicite um orçamen-to gratuito pelo

telefone:

(35) 3435-1795

Chaves Codificadas e Serviços de Chaveiro

em Geral 24 horas (35)3435-2511

9961-0200.Rua BenjaminConstant, 306

- Terraplenagem: Serviços com Retroescavadeira e Caminhão

Caçamba, aterro, desaterro, limpeza de lotes, etc.

- Locação de máquinas: Betoneiras, andaimes, compactador, vibrador,

martelete.(35) 3435-4922 / 9951-8067 /

9942-2590

LOC FáCIL LOCAçãO DE Má-qUINAS E TERRAPLENAgEM

CHAvEIRO SERRA LEOA

Caminhão Baú Sider - Temos Ajudantes e Montado-

res de Móveis- Orçamento sem Compro-

misso(35) 3435-3669 (Fixo) / 9962-

6232 (Vivo) / 8455-5898 (Claro) 9173-2683 (Tim)

DIRCEU - FRETES EMUDANçAS

DIARISTACOM REFERêNCIA

(35) 3435-2322

ASSISTENTE DE LOGÍSTICALÍDER DE SUPRIMENTOSANALISTA CONTABIL COM EXPERI-ÊNCIA EM CUSTOSAUXILIAR DE ALMOXARIFADOAUXILIAR DE PRODUÃO MASCULINO

Anuncie nos classificados daGazeta da Cidade.

Ligue: (35) 3435-2081

RUBENS MESSIAS PEREIRA

Perdeu RG e CPF.Quem encontrar, entrar em

contato pelo telefone:(35) 8478-7323

Page 25: Edição 817

Soul [email protected] (35) 8848-8437 (35) 8848-8478

B.O. animal

Maiara [email protected]

Coisas que o câncer tem me ensinado (parte 2)

25Opiniãowww.gazetadacidade.com - Extrema/MG, de 21 a 27 de junho de 2014

Todos os dias somos bombardeados com relatos de maus tratos e abandono de animais. Mas, se você presenciasse um caso destes, o que faria?

Quais atitudes podem ser consi-deradas maus tratos?

• Abandono;• Agressões físicas;• Manter o animal preso a correntes ou

cordas;• Manter o animal em locais não are-

jados • Manter o animal trancado em locais

pequenos e sem higiene;• Manter o animal desprotegido contra

sol, chuva ou frio;• Não alimentar o animal de forma ade-

quada e diariamente;• Não levar o animal doente ou ferido a

um veterinário;• Submeter o animal a tarefas exausti-

vas;• Utilizar animais em espetáculos que

possam submetê-los a pânico ou estresse;• Capturar animais silvestres.

Como ter certeza de que se trata de um dos casos acima?

• Conheça as leis que amparam os ani-mais nesses casos; certifique-se de que o problema é caso de maus tratos.

• Lei Federal Nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, a “Lei dos Crimes Ambientais”. Decreto Lei Nº 24.645, de 10 de julho de 1934, define maus tratos aos animais.

• Busque comprovar suas suspeitas. • Fotografe ou filme os animais, pro-

vas e documentos são fundamentais para combater e comprovar.

• Consiga o maior número de informa-ções possível para identificar o agressor.

• Em caso de abandono ou atropela-mento, anote a placa do carro para levan-tar a identificação.

• Não tenha medo de denunciar, você será apenas uma testemunha.

Como posso denunciar casos de maus tratos e abandono?

Os animais estão sob tutela do Estado e cabe a ele protegê-los. Abuso e de cruel-dade são crimes ambientais e devem ser denunciados à polícia, que formalizará a ocorrência e instaurará um inquérito. Ela tem a obrigação de fazer uma investiga-ção dos fatos que são crime ambiental. Disque 181 em Minas Gerais.

O Ministério Público Estadual pode ser acionado em caso de demora ou omissão. Para falar com o órgão, é preciso enviar uma carta registrada descrevendo a situa-ção do animal, o Distrito Policial e o nome do delegado pelo qual você foi atendido.

O que acontecerá se for compro-vado o abuso?

Se o agressor for indiciado, perderá sua condição de réu primário e terá sua “ficha suja” na polícia. O atestado de anteceden-tes criminais também é solicitado caso o agressor candidate-se a um cargo público e também em empresas que peçam infor-mações do passado do candidato. As pe-nas variam de acordo com o crime, mas vão de meses a anos de detenção.

Estamos de olho!

Dra Andréia A. Pasternak de OliveiraDiretora Técnica ONG Soul Animal

Na semana anterior, publiquei a pri-meira parte do texto “Coisas que o Cân-cer tem ensinado”, de autoria de uma grande amiga guerreira Aline Rezende. Conforme havia mencionado, segue hoje o restante desse grande ensinamento que ela, através de sua enfermidade, vem aprendendo.

Boa leitura, meus queridos!

21- Não espere nada dos outros. Não deixe na mão de terceiros as mudanças que quer experimentar na sua vida. Nin-guém melhor do que você mesma para saber do que gosta e do que não gosta. O quer por perto e aquilo que deseja jogar longe. Faça as suas escolhas e assuma os riscos de experimentar ser você mesma!

22- Quando tudo parecer ir contra você, se lembre de que o “avião decola contra o vento”.

23- Alguns problemas podem ser do ta-manho de um risco na água. Basta você encará-lo assim. Sabe quanto tempo dura um risco na água? Nada.

24- Ter coragem, “ação do coração”, não é ausência de medo, é vencer o medo. Confie em Deus.

25- Aprendi a não fazer mais contas de dia. A forma de contar o tempo muda e como muda. O tempo é de Deus.

26- Tenho a certeza que podemos so-nhar acordados, pois sonho todos os dias com a mesma coisa, minha CURA. E Deus já realizou.

27- A uma diferença entre dor e sofri-mento. A dor esta no corpo e o sofrimen-to está na mente infinitamente. Às vezes

você tem que sentir dor e aprender com ela. E um dia o sofrimento passa. Basta acreditar.

28- Feliz é daquele que vive a verdade.29- Paciência e flexibilidade são funda-

mentais para o paciente com câncer. As possibilidades são diversas durante o tra-tamento e temos que aceitar e aguentar a cada exame feito.

30- Programe e faça uma viagem seja qual for o destino, mas realize.

31- Arranje um tempo para dançar so-zinho e com uma mão acenando para o ar.

32- Brinde a vida, páginas em branco, novos inícios, recomeços...

33- Caminhe, curta a natureza, ande de bike, plante uma árvore e cuide dos ani-mais.

34- Algumas músicas precisam de ar, abra a sua janela!

35- Podemos começar de novo e de novo.

36- A culpa transforma- se em paz, o arrependimento transforma-se em alívio e o desespero transforma-se em esperan-ça.

37- Temos segundas chances.38- Não basta ser informado e sim for-

mado. Fazer colocar em prática.39- Pensar positivo sempre, mesmo

quando o pensamento por pior vier. Res-pirar, parar e voltar a acreditar. MEDI-TAR.

40- Nem sempre você precisa de um planejamento de vida. Às vezes, você precisa respirar confiar e deixar ir!

Aline rezende

Aline Azevedo

Fotos: Arquivo

Page 26: Edição 817

Lazer26

18h - Meu Pedacinho de Chão

19h - Geração Brasil - A novela não terá exibição neste sábado, 21, devido aos jogos da Copa do Mundo.

Helena e Virgílio discutem ao falar de Luiza

21h - Em família

Novelas Palavras Cruzadas

Juliana confessa para Gina que está dividida entre Renato e Zelão

www.gazetadacidade.com - Extrema/MG, de 21 a 27 de junho de 2014

Brigadeirão de micro-ondasReceita

Mande sua receita: [email protected]

Ingredientes:1 lata de leite condensado1 lata de creme de leite1 xícara de chocolate em pó1 colher de sopa de margarina3 ovos inteiros

Chocolate granulado para enfeitar

Modo de preparo:Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata bem

até dobrar de volume. Adicio-ne a massa em uma forma un-tada e leve ao micro-ondas de 7 a 8 minutos. Por fim, enfeite com chocolate granulado.

Malu elogia o desempenho de Alice nas aulas da aca-demia de polícia. Verônica tenta causar ciúme em Silvia falando do café da manhã que Cadu preparou para ela. He-lena e Virgílio discutem ao

falar de Luiza. Guiomar se preocupa com os delírios de Juliana, que diz a Bia que vai comprar uma ilha para elas morarem juntas. Luiza diz a Laerte que resolveu mesmo se casar na igreja.

Ferdinando avisa ao pai que se o ônibus não chegar à Vila no dia seguinte ele vai até Antas novamente. Giáco-mo não recebe Viramundo em

sua casa e o rapaz busca abri-go na igreja. Juliana confessa para Gina que está dividida entre Renato e Zelão. Giáco-mo constata que a conversa

que Ferdinando teve com o gerente da empresa de ônibus deu certo. Padre Santo pede a Dona Tê que acolha Viramun-do em sua casa.

Piada

O vizinho desinformado

Um vizinho pergunta para o outro: - Que festa foi aquela que teve aqui ontem?- Foi um casamento. - Que bom! E os noivos, estão bem?- O noivo está no cemitério, e a

noiva no hospital. - Que horror! O que

houve? Muita be-bida?

- Não. O noi-vo é coveiro e a noiva enfer-meira.

Page 27: Edição 817

Áries Deverá fazer sucesso na paquera graças ao seu carisma. Evite a interferência de outras pessoas no seu romance. No sexo, os seus desejos estarão à flor da pele. Terá mais sucesso se trabalhar dessa forma. Procure ser mais paciente e evite julgamentos precipitados, inclusive com parentes próximos, que podem se sentir sufocados.

TouroControle o seu lado ciumento para não ter decepções. Na vida sexual, terá mui-to prazer, desde que domine a sua pos-sessividade. Saberá captar o desejo dos outros, daí o seu sucesso com vendas e educação. Finanças protegidas. Con-fiante, conseguirá dar conta dos assuntos domésticos e familiares.

GêmeosVai se mostrar mais feminina, carinhosa e pronta para dar e receber amor. É hora de explorar o seu poder de sedução e mostrar a sua alegria. No trabalho, estará mais à vontade para agir ao seu modo. Cuidado com gente oportunista. O di-nheiro virá em hora, com Júpiter envian-do sorte para as finanças. Vai estar mais atenciosa com os familiares.

CâncerTenha cuidado com a sua ingenuidade na conquista. Na vida a dois, vença a desconfiança com uma boa conversa. Já o sexo será prazeroso, ainda mais numa relação secreta. A retomada de proje-tos engavetados será beneficiada pelos astros, assim como acordos, contratos e divulgação de seus projetos. Não se feche com as pessoas que estima.

LeãoSe não tem um amor, poderá ter boas surpresas com um amigo. Se tem al-guém, o sexo será o ponto alto do ro-mance. No serviço, procure amadure-cer os seus planos antes de colocá-los em ação. Não exagere nos gastos ou poderá comprometer sua estabilidade financeira. Terá que se desdobrar para conciliar os assuntos familiares com os compromissos fora de casa.

VirgemTerá muita habilidade para seduzir. Por isso, se quer ganhar alguém, seja audaciosa na conquista. No romance, sensualidade também não vai faltar. Abrace novas oportunidades que es-tão surgindo no seu caminho. Não deixe o lar em segundo plano.

LibraEncontros com pessoas novas podem mexer com o seu coração. O envolvi-mento com seu par vai estar mais forte. Colherá bons frutos se atuar discreta-mente na profissão. Siga o sexto sentido se for comprar alguma coisa de maior valor. Mudanças podem acontecer em família, elas serão mais estimulantes do que imagina.

EscorpiãoNo amor, suas expectativas poderão estar altas demais. Não insista numa relação desgastada. Parceria ou asso-ciação tem tudo para ser promissora. As suas ambições se renovam. Lucros em investimentos com parente ou só-cio. Estará sintonizada com as neces-sidades do seu pessoal.

SagitárioVocê saberá cativar quem deseja ou agradar quem ama. Mas permita que a relação amadureça o suficien-te. Com seu lado ambicioso em alta, valerá pena se dedicar à realização das suas metas mais importantes. Nas finanças, quanto mais se esforçar, me-lhor irá ganhar. Talvez tenha que se mostrar mais presente para atender as exigências do seu pessoal e do lar.

CapricórnioSe está interessada em alguém, terá muito charme para encantar e con-quistar o coração dessa pessoa. Vida sexual com o par vai estar cheia de paixão. Trabalho favorecido. Dinheiro que julgava perdido vai chegar na hora certa. Não deixe de fazer uma fezinha. Tudo bem com a turma de casa. E você será a grande responsável pelo clima de união com quem convive.

AquárioO romance atravessa uma fase de maior intimidade. Valorize os momentos a sós com seu par. Se está só, fato envol-vendo a família vai influir em sua vida amorosa. Se trabalha em casa pode tirar melhor proveito deste período. Um pro-blema financeiro será superado. Você vai cuidar das pessoas que ama.

PeixesCuidado com a interferência familiar na sua intimidade. Conflitos não estão descartados. As relações desagastadas correrão sérios riscos. No trabalho, não tenha medo de improvisar se for preci-so. Você vai surpreender por sua origi-nalidade. Estão favorecidas as transa-ções comerciais e os contratos. Procure ficar perto das pessoas que estima.

horóSCoPo *por João Bidu

Lazer 27

De 23 a 29/06/2014

21/03 a 20/04

21/04 a 20/05

21/06 a 21/07

22/07 a 22/08

23/08 a 22/09

23/09 a 22/10

23/10 a 21/11

22/11 a 21/12

22/12 a 20/01

21/01 a 19/02

20/02 a 20/0321/05 a 20/06

“JOÃO, sou de Sagitário e meu ex é de Libra. Namoramos du-rante dois anos e estamos se-parados há dois anos e meio. O problema é que não consigo esquecê-lo. Ele sempre me pro-cura, diz que sente saudade e, logo depois, some de novo. Por favor, me ajude a esquecer esse homem!”

– O primeiro passo, Luci, é cor-tar qualquer contato com o seu ex. Não atenda as ligações, evi-te os lugares que ele frequenta e se concentre em outros assuntos cada vez que se lembrar dele. Sei que é mais fácil falar do que fazer, mas tirar esse cara do seu coração depende só de você. O libriano é charmoso, gosta de novas conquistas e se entende bem com Sagitário, mas só isso não basta para fazer um ro-mance dar certo, valeu?

Papo com João Bidu

Fale com o João Bidu: www.joaobidu.com.br

www.gazetadacidade.com - Extrema/MG, de 21 a 27 de junho de 2014

rodrigo [email protected]

Lidando com a frustração.

Quero esquecer, mas não consigo

Todos nós em algum momen-to de nossas vidas já nos sen-timos tristes por algo que não aconteceu como queríamos. A esse sentimento denominamos frustração. Quanto maior o grau de importância daquilo que de-sejamos maior a frustração por sua não realização.

Os fatores que geram uma frustração podem ser consi-derados internos ou externos. Internos são aqueles que di-zem respeito a nós mesmos e

que podemos mudar, como por exemplo, o medo e a falta de confiança. Já os fatores exter-nos são aqueles que não temos controle imediato como a falta de dinheiro, uma promoção que não aconteceu, a reprovação em um exame, por exemplo.

Lidar com a frustração é uma tarefa difícil, contudo é muito importante para que possamos viver bem. Reconhecer nossos medos e fantasias e como eles podem atrapalhar nossas reali-

zações, é um bom começo para melhor lidar com a frustração. Mas também é necessário en-tender que há coisas que estão fora de nosso alcance e portanto nada podemos fazer.

Quanto mais expectativa de-positamos sobre alguma coisa, maior o risco de nos frustrar-mos se não ocorrer como espe-rávamos. Portanto, lidar com a frustração é aprender a manejar as expectativas e controlar o de-sejo; e aceitar que não podemos

ter tudo o que queremos, e no tempo em que desejamos.

É difícil não depositarmos toda expectativa em algo que muito queremos, contudo apre-ender a real dimensão das coi-sas e a possibilidade de elas não saírem como esperado é muito importante, pois possibilita uma vivência mais tranquila de modo a encararmos sem grandes sofri-mentos as nossas frustrações. Afinal elas são inevitáveis e fa-zem parte da vida.

Até a próxima e não se esque-çam de deixar suas duvidas, co-mentários e sugestões.

Page 28: Edição 817

O AssuntO é...

DiA OlímpicO

www.gazetadacidade.com - Extrema/MG, de 21 a 27 de junho de 2014

Os Jogos Olímpicos da era Moderna nasceram em Paris, na França em 23 de junho de 1894, com a criação do Comitê Olímpico Internacional (COI). A primeira edição dos jogos aconteceu quase dois anos de-pois, em abril de 1896, em Ate-nas, palco dos Jogos Olímpicos da Antiguidade. Em 1948, 54 anos depois do surgimento do COI, foi decidido que esse 23 de junho deveria ser lembrado e comemorado, e assim ele ficou instituído como o Dia Olímpico.

Mais que uma celebração, a data é uma maneira de incen-tivar a prática de esportes ao redor do planeta. Mesmo que tenha o objetivo seja o de popu-larizar os valores olímpicos, a data também pretende promover a participação de um grande nú-mero de pessoas em atividades físicas, independente de idade, gênero ou habilidade técnica em alguma modalidade.

Desde 1987, aproximada-

mente 200 Comitês Olímpicos Nacionais (CONs), que são afi-liados ao COI, participam das comemorações. Foi nesse ano que uma corrida aberta passou a fazer parte das celebrações. Na primeira edição, a chamada Corrida do Dia Olímpico acon-

teceu em 45 países. Já em 2013,

o número de países que organi-zava as corridas chegava a cerca de 150.

Outras atividades como en-contros de atletas renomados com crianças e jovens e o in-centivo a programas sociais na vizinhança, por meio de ações da internet também estão inclu-ídas nas comemorações do Dia Olímpico.

Além do esporte, a data é co-memorada com cultura, educa-ção, arte e música. Tanto que alguns governos passaram a incorporar essas atividades aos currículos de suas escolas pú-blicas. No Brasil, o dia 23 de junho, também foi determinado como o Dia Nacional do Espor-te, através da Lei Pelé.

Segundo o Comitê Olímpico

Brasileiro (COB), no Brasil o Dia Olímpico é celebrado com atividades voltadas à comunida-de, que promovam valor como ética, autoconfiança, responsa-bilidade, respeito às regras e aos adversários e trabalho em equi-pe. Por aqui ocorre a Corrida do Dia Olímpico, além de eventos em clínicas esportivas, presença de atletas embaixadores e ativi-dades culturais.

Jogos Olímpicos no BrasilJuntamente como a Copa do

Mundo de futebol, os Jogos Olímpicos são um dos maiores eventos esportivos do planeta. A próxima edição do evento acon-tece no Brasil, em 2016, no Rio de Janeiro.

A cidade foi escolhida como sede do evento outubro de 2009. Será a primeira vez que uma Olímpiada acontecerá na Amé-rica do Sul e a estimativa da or-ganização é que mais de 10.500 atletas de aproximadamente 200 países participem dos jogos. O Dia Olímpico também é comemorado no Brasil

Fotos: Comitê Olímpico Brasileiro - COB