edição online 64

12
Ano 2 - Edição 64 SAPIRANGA, SÁBADO, 01 DE AGOSTO DE 2009 Gratuito JORNAL TJ Estudos desvendam os limites da hones- tidade Leia mais pg.03 Automação comercial ajuda a controlar esto- ques Leia mais pg.04 Técnicas anti- estresse protegem sua saúde Leia mais pg.02 3039.3702 / 3039.1720 AV. JOÃO CÔRREA .1709.CENTRO.SAPIRANGA Nelmar Souto Pinheiro Advogado OAB 13.254 Revisão de contratos bancários Juros abusivos,cheque especial,empréstimos (carro-moto),Casa própria,leasing Dia dos Pais Faça sua Homenagem Unifesp aponta má alimentação dos filhos Mães e pais – pessoas adultas, responsáveis e preocupadas com a saúde dos filhos. As três razoes deveriam ser suficientes para assegurar uma boa alimentação. Mas um estudo feito pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) mostrou que na maior parte das famílias en- trevistadas o que as crianças comem em casa pode fazer mal. Para o Ministério da Saúde, não se deve comer produtos industrializados antes dos 2 anos. A nutricionista Maysa Toloni entrevistou 270 famílias. Des- cobriu que 67% das crianças nessa idade já tomaram refrigerante e 70% comeram biscoito recheado. Já 80% tinham consumido balas e choco- lates e 90% dos pais adicionam açúcar ao leite ou suco dos filhos. “Isso pode ajudar a desenvolver cáries, leva à obesidade infantil. Corantes e conservantes presentes nos alimentos podem desencadear processos alérgicos e prejudicar o desenvolvimento e crescimento das crianças”, alerta a nutricionista. A pesquisa concluiu que o problema é falta de informação. A auxiliar de serviços gerais Andreza Barbosa tem cinco filhas. “Elas tomam re- frigerante, salgadinho, muita besteira. Sei que faz mal, mas, como mãe, tenho coração mole”. A nutricionista Maysa Tolon corrige: o coração pode ser mole, mas em nome da saúde dos filhos, a atitude deve ser firme: “Deve dar pre- ferência a alimentos naturais, frutas, sucos e para uma alimentação ba- lanceada e equilibrada”, ressalta. Outro problema na alimentação das crianças apontado pela pesquisa é o uso do mel. Muitos pais acham que é mais saudável. Mas especia- listas alertam que o mel é totalmente contra-indicado até o primeiro ano de vida. Fonte:globo.com jornaltj.com.br

Upload: tiago

Post on 12-Jun-2015

395 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

anuncie grátis classificadao sapiranga jornal tj

TRANSCRIPT

Page 1: Edição online 64

Ano 2 - Edição 64 SAPIRANGA, SÁBADO, 01 DE AGOSTO DE 2009 Gratuito

JORNAL TJEstudos desvendam os limites da hones-

tidadeLeia mais pg.03

Automação comercial ajuda a controlar esto-

quesLeia mais pg.04

Técnicas anti-estresse protegem

sua saúdeLeia mais pg.02

3039.3702 / 3039.1720

AV. JOÃO CÔRREA .1709.CENTRO.SAPIRANGA

Nelmar Souto PinheiroAdvogado OAB 13.254

Revisão de contratos bancários Juros abusivos,cheque

especial,empréstimos (carro-moto),Casa própria,leasing

Dia dos Pais

Faça sua Homenagem

Unifesp aponta má alimentação dos filhos

Mães e pais – pessoas adultas, responsáveis e preocupadas com a saúde dos filhos. As três razoes deveriam ser suficientes para assegurar uma boa alimentação. Mas um estudo feito pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) mostrou que na maior parte das famílias en-trevistadas o que as crianças comem em casa pode fazer mal. Para o Ministério da Saúde, não se deve comer produtos industrializados antes dos 2 anos. A nutricionista Maysa Toloni entrevistou 270 famílias. Des-cobriu que 67% das crianças nessa idade já tomaram refrigerante e 70% comeram biscoito recheado. Já 80% tinham consumido balas e choco-lates e 90% dos pais adicionam açúcar ao leite ou suco dos filhos. “Isso pode ajudar a desenvolver cáries, leva à obesidade infantil. Corantes e conservantes presentes nos alimentos podem desencadear processos alérgicos e prejudicar o desenvolvimento e crescimento das crianças”, alerta a nutricionista.

A pesquisa concluiu que o problema é falta de informação. A auxiliar de serviços gerais Andreza Barbosa tem cinco filhas. “Elas tomam re-frigerante, salgadinho, muita besteira. Sei que faz mal, mas, como mãe, tenho coração mole”.

A nutricionista Maysa Tolon corrige: o coração pode ser mole, mas em nome da saúde dos filhos, a atitude deve ser firme: “Deve dar pre-ferência a alimentos naturais, frutas, sucos e para uma alimentação ba-lanceada e equilibrada”, ressalta.

Outro problema na alimentação das crianças apontado pela pesquisa é o uso do mel. Muitos pais acham que é mais saudável. Mas especia-listas alertam que o mel é totalmente contra-indicado até o primeiro ano de vida. Fonte:globo.com

jornaltj.com.br

Page 2: Edição online 64

SAÚDE Jornal TJ - 01/08/2009 a 07/08/2009 02

O estresse faz parte da vida, mas, se não for bem administrado, leva a uma série de problemas emo-cionais e físicos, incluindo doenças do coração, pres-são alta, dores no peito e arritmias cardíacas.

Embora seja inevitável, o estresse pode ser “do-mesticado”. Existem algu-mas técnicas e estratégias que ajudam a administrar o estresse e a lidar com os percalços da vida. Elas fazem que as “respostas” fisiológicas do corpo aos agentes estressores sejam mais controladas e dimi-nuem os efeitos maléficos ao coração e à saúde em geral.

“Qualquer técnica que seja apta a trazer a sen-sação de bem-estar e re-laxamento já beneficia a saúde do coração. O alívio das tensões e da atividade mental do dia a dia tem resultado direto no melhor funcionamento do orga-nismo como um todo.

Confira algumas dessas técnicas para lidar melhor com o estresse.

EXERCÍCIO FÍSICO

A atividade física, prin-cipalmente a vigorosa, es-timula a produção de en-dorfinas, substâncias que dão a sensação de prazer e bem-estar. O exercício vigoroso também melho-ra a qualidade do sono, importante para comba-ter o estresse, e diminui a compulsão por comida ou

cigarro.O importante é desco-

brir uma atividade que seja conveniente e que tra-ga prazer. Se o exercício for encarado como obriga-ção e sacrifício, pode aca-bar sendo mais um fator estressante.

MASSAGEM

O toque e a manipula-ção corporal por meio de movimentos específicos são usados há milênios para gerar bem-estar, re-laxamento e recuperar o equilíbrio energético do corpo. Assim, além de ali-viar as tensões muscula-res, a massagem ajuda na manutenção da saúde e na prevenção de doenças.

Algumas técnicas traba-lham com mais profundi-dade os pontos energéticos do corpo, como o shiatsu, baseada na medicina tradi-cional chinesa, ou a mas-sagem ayurvédica, parte desse sistema medicinal da Índia.

A escolha da técnica específica da massagem depende do ponto em que o estresse está “pegando” mais: para algumas pesso-as, o simples relaxamento muscular pode aliviar a tensão psíquica; para ou-tras, pode ser necessário uma massagem mais pro-funda, que pode trabalhar aspectos como as emoções e restaurar o fluxo de ener-gia vital.

RESPIRAÇÃO

O estresse faz com que respiração se torne curta e incompleta, diminuindo a capacidade pulmonar, a oxigenação do cérebro e outros órgãos e causando mais tensão e ansiedade.

A respiração completa e profunda é uma técnica eficaz para lidar de forma imediata com as situações estressantes e, com o uso contínuo, evitar com que o estresse se instale.

Para fazê-la, é preciso se concentrar na respiração e, ao inspirar, levar lenta-mente o ar até o abdômen e inflar a barriga, como se fosse um balão; na expi-ração, esvaziar todo o ar do pulmão, contraindo a barriga e tentando relaxar ombro e nuca.

Essa respiração pode ser feita em qualquer lugar – por exemplo, no carro, durante um congestiona-mento de trânsito – mas é indicado praticá-la tam-bém em casa, em momen-tos mais tranquilos.

HIGIENE DO SONO

O estresse é sinônimo de noites mal dormidas, que por sua vez aumentam o estresse, em um círculo vicioso que pode ser bas-tante perigoso para a saú-de do coração.

Para garantir boas noi-tes de sono, garanta um quarto confortável, com colchão e travesseiros adequados e boa vedação da luz – se for preciso, use um tapa-olhos. Não leve

as preocupações para a cama, nem a use para ver TV, trabalhar com o note-book etc.

Se não conseguir dor-mir, não fique na cama. Saia do quarto e faça algo relaxante, como ouvir uma música suave, e só volte à cama quando sentir o sono chegar.

Evite tomar café ou be-bidas estimulantes após as 16 horas, ou cerca de sete horas antes da hora habi-tual para dormir.

Exponha-se à luz na-tural e pratique alguma atividade ao ar livre, de preferência pela manhã. O exercício também ajuda a dormir melhor, mas não deve ser praticado muito perto da hora de ir para a cama.

PEQUENOS PRAZERES

Em situações de estres-se, é preciso criar espaços na agenda para desfrutar pequenos prazeres pesso-ais, sem culpa.

Escolha um dia ou horá-rio para se dedicar a você e se “presentear” com algo que dê prazer: ir a um res-taurante charmoso, ir a um Day Spa, olhar vitrines, assistir a um jogo, sair com os amigos – só não vale ficar falando dos pro-blemas no trabalho.

Fonte: vida e saúde

WWW.JORNALTJ.COM.BR

Técnicas anti-estresse protegem sua saúde Trocar turno ou oferecer

um período de descanso são opções viáveis

Até pouco tempo, as em-presas estipulavam a escala de trabalho e o funcionário a cumpria, sem ao menos questionar ou sugerir uma alternativa para adequar suas necessidades físicas e psicológicas às empresa-riais.

As novas possibilidades que o mercado de trabalho apresenta e a mudança de perfil dos empresários es-tão mudando esse quadro. Adequar-se às necessidades fisiológicas do funcionário pode ser uma alternativa para as empresas que bus-cam melhores resultados profissionais.

É importante que os em-presários entendam que há pessoas matutinas, ou seja, que podem entrar mais cedo no trabalho, pois não terão problemas para acordar. No entanto, outra parcela, é vespertina, e terá melhor rendimento a partir do final da manhã para a tarde e a

noite. O que não significa que os vespertinos são pre-guiçosos ou os matutinos, trabalhadores, é apenas uma questão orgânica.

Trabalhar a noite, para uma pessoa que não se adapta ao turno, ou vice-versa, pode ser um grande risco, pois, a sonolência faz com que o profissional te-nha uma redução dos refle-xos, diminua a capacidade de concentração e criati-vidade, aumente a fadiga, nível de estresse, e, conse-quentemente, os riscos de acidentes no ambiente de trabalho e no trânsito são maiores. Atualmente, algu-mas empresas já oferecem um espaço e período de des-canso para o funcionário. Meia hora pode ser suficien-te para a recomposição fí-sica e psicológica. Além de ter um ganho no rendimento profissional, a empresa pode deixar de perder monetaria-mente, afinal, funcionário afastado ou acidentado, gera alto custo.

Adequar-se ao sono do funcionário beneficia a empresa

Pesquisa traz nova amea-ça dos nutrientes, famosos pelos estragos na dieta

Não é só na dieta que o excesso de carboidratos faz estragos. A saúde da gen-giva e dos dentes também sofre com os prejuízos, se-gundo uma pesquisa da Uni-versidade de Washington (EUA). Polêmico, o estudo não condena apenas os do-ces e as massas, já alvo de atenção: as frutas (naturais e secas) também entram para o grupo de inimigos da saú-de bucal.

De fermentação fácil, es-ses alimentos favorecem a proliferação de bactérias relacionadas à formação de cáries e à inflamação da gen-giva. Mas a encrenca não para aí: males do coração e diabetes são dois exemplos de doenças graves, associa-das a problemas nos dentes.

A pesquisa nem cogita a diminuição no consumo de carboidratos. Segundo os cientistas, a redução neces-sária para preservar a saúde bucal é completamente irre-al, dados os padrões alimen-tares atuais. Para amenizar o desgaste causado pelos

microorganismos, a reco-mendação é ir mais vezes ao dentista (a cada três meses) para realizar aplicações de selante dental e flúor.

"A placa bacteriana é uma espécie de película, com-posta de bactérias vivas e de resíduos alimentares que se depositam sobre e entre os dentes", afirma o dentista Caio Racy, especialista do MinhaVida. "Quando o açú-car entra em contato com a placa bacteriana, formam-se ácidos que serão responsá-veis pela saída de minerais do dente".

Quanto mais açúcar num alimento, maior as chances de que ele provoque o sur-gimento de cáries. "Quando você ingere açúcar, os seus dentes ficam expostos aos ácidos produtores de cárie durante 20 minutos. Se você ingerir açúcar cinco vezes ao dia, os seus dentes pode-rão ficar expostos aos ácidos produtores de cárie duran-te 100 minutos", explica o dentista. Escova, fio dental e pasta de dente com flúor são seus aliados para manter os dentes e a boca saudáveis.

Por causa dos carboidratos, você deve ir mais ao dentista

JÁ PENSOU EM ASSINAR O JORNAL TJ ?

ENTÃO LIGUE 3559.9076 E RECEBA EM CASA

Page 3: Edição online 64

FIQUE POR DENTRO Jornal TJ -01/08/2009 a 07/08/2009 03

Márcio LenzGerente de Projetosm&R Casas & Chalés

MANUTENÇÃO PREDIAL

FAÇA VOCÊ MESMO!LIMPEZA DA CAIXA D’ÁGUA

A limpeza da caixa d’água deve ser feita a cada seis meses.

Iniciar a limpeza amarrando a bóia para que não entre água durante a limpeza, e tampar a saída de água com um pano para que a sujeira não desça pela tubu-lação.

Esfregar uma esponja nas paredes e no fundo (caso a caixa possua uma superfície lisa somente é necessário passar um pano); recolher, com um pano úmido, a sujeira depositada no fundo e os resíduos da limpeza, colocando tudo num balde.

Desamarrar a bóia e deixar a caixa encher até a altura de 30cm de altura, adicionando 250ml de hipo-clorito (água sanitária) para cada 100 litros de água.

Aguardar 30 minutos e umedecer as paredes da caixa com esta mistura utilizando uma esponja; espe-rar mais duas horas e a desinfeção estará pronta.

Outra maneira mais simples de fazer a limpe-za é despejar quatro litros de água sanitária para cada 1.000 litros d’água e deixar a mistura no reservatório por quatro horas.

Em ambos os métodos, após o tempo de espera, deixar a água sair pelos canos, desamarrar a bóia e ta-par bem a caixa.

PROTEÇÃO PARA TIJOLOS À VISTA Tijolos aparentes sujos e cheios de limo podem

ser limpos com uma solução de 30% de cloro e 70% de água, e vassoura piaçava. Deixar secar. Caso per-sistam algumas manchas, removê-las com lixa de ma-deira nº 36. Para fazer reparos, retirar apenas as peças danificadas usando talhadeira ou formão, sem trincar os rejuntes, trocando-as por outras do mesmo tamanho e tonalidade.

É necessário usar impermeabilizantes para retar-dar o desgaste do material, protegendo-o de intempé-ries. O tratamento com silicone líquido à base de água ou solvente dura até dois anos e não altera o aspecto natural do tijolo. Passar o produto com trincha.

Outra alternativa são as resinas acrílicas à base de solvente, aplicadas com rolo de lã de pêlos curtos, sempre no mesmo sentido. Elas oferecem maior dura-bilidade, mas escurecem a superfície.

Conforme a resina, pode-se obter um efeito bri-lhante, semi-brilhante ou acetinado.

A Amazônia e as Cataratas do Iguaçu estão entre os 28 finalistas de uma pesquisa global para eleger as Sete No-vas Maravilhas da Natureza. Entre os finalistas, anunciados hoje em Genebra, na Suíça, encontram-se também o Grand Canyon, nos Estados Unidos; a Grande Barreira de Reci-fes, na Oceania; o Mar Morto, localizado no Oriente Mé-dio; e o Monte Kilimanjaro, na Tanzânia, entre outros locais de exuberante beleza natural. A votação é organizada pelo aventureiro suíço Bernard Weber, que recentemente coorde-nou a eleição das Novas Maravilhas do Mundo. Pessoas de todos os países podem votar pela internet no endereço www.new7wonders.com.

Os vencedores serão anunciados em 2011. Segundo a agência Associated Press, a organização de Weber informou que um painel de especialistas escolheu os finalistas entre as 77 indicações mais votadas em uma sondagem anterior.

Pesquisadores da Univer-sidade de São Paulo (USP) e da Universidade Federal Fluminense (UFF) saíram a campo e foram visitar esco-las públicas para estudar a ação dos livros, considera-dos politicamente corretos, na educação das crianças. A constatação foi que, usando frases prontas e propondo uma noção restrita de va-

lores como o bem e o mal, estas obras dificultam o de-senvolvimento do imaginá-rio das crianças e impedem contato mais estreito da criança com suas próprias emoções.

Segundo os pesquisa-dores, os depoimentos co-lhidos durante o estudo mostram que este tipo de literatura afasta a criança da

leitura, já que não desperta sua imaginação e interesse e, ao priorizar ensinamentos de maneira autoritária, sem explicar os porquês, reduz a visão de mundo das crian-ças, ao não deixar espaço para questionamentos e conflitos, muito menos para a fantasia.

Eles explicam que o ideal é aquela literatura que ensi-

na ao mesmo tempo em que intriga e causa curiosidade e que distanciar as crianças de problemas e arquétipos hu-manos e reais, como a raiva, dor, inveja ou mentira, vilão e mocinho, pode gerar jo-vens e adultos intolerantes, arrogantes e incapazes de li-dar com as diferenças e com o outro.

Obra mostra como os pais podem encontrar o equilíbrio entre autoridade e companheirismo.

Após ficar anos às voltas com a criação de seus filhos, a terapêutica familiar e mãe de cinco adolescentes, Debra Hapenny Ciavola, resolveu buscar uma fórmula que lhe ajudasse a tornar a convivência familiar mais harmoniosa e acabou encontrando uma saída inusitada: escrever.

O resultado é o livro "Entenda seu Adolescente: Dicas, Truques e Técnicas para Melhorar" (Editora Versus), que uniu as suas experiências pessoais e profissionais para suge-rir 50 dicas e truques aos pais de filhos adolescentes.

O objetivo do trabalho é ajudar outros pais a encontra-rem o equilíbrio entre autoridade e companheirismo. Além disso, apresentar a ideia de que os jovens são grandes e de-liciosos desafios, pois têm a rebeldia e a doçura em níveis exagerados.

No livro, Debra explica que o ideal é ter compreensão sem perder a autoridade e mostrar aos jovens que se "eles têm cinquenta maneiras de enlouquecer os pais, que os "co-roas" também têm cinqüenta ferramentas para transformar um relacionamento tempestuoso numa parceria marcada pelo respeito mútuo e pela cumplicidade.

Como o cérebro trabalha quando você tem a chan-ce de mentir ou trapacear? Existem pessoas natural-mente honestas? Para res-ponder a essas dúvidas dois pesquisadores de Harvard, Joshua Greene e Joseph Paxton resolveram testar a honestidade de uma série de voluntários com uma brincadeira simples: tentar adivinhar se vai dar cara ou coroa no lançamento de uma moeda. Cada pessoa devia anotar num papel sua escolha antes da moeda ser lançada ao alto e simples-mente dizer aos médicos se acertou ou não. Se a respos-ta estivesse certa, ganhavam dinheiro, ou seja, tinham a chance enorme de trapacear.

Acontece que cada um desses voluntários estava ligado a um aparelho de ressonância que escanea-va os centros de decisão e comportamento do cérebro. Os jogadores honestos não apresentavam nenhum au-mento na atividade no córtex pre-frontal, sugerindo que eles não precisam fazer um esforço consciente em ser honesto. Já os trapaceadores mostraram um aumento de atividade nas chances que tiveram em ser desonestos mesmo nas situações onde falavam que tinham errado na aposta.

Na realidade os dois mé-

dicos afirmaram que che-gou um ponto onde eles

podiam prever, pelos scans, se pessoa estava para men-tir ou não. Se o resultado do estudo puder ser aplicado no dia-a-dia, o Dr. Greene afirma que uma empresa poder usar o escaneamen-to cerebral para verificar se um potencial funcionário é honesto ou não. Apesar de alguns médicos afirmarem que ainda são necessários mais testes para legitimar a

pesquisa, não é difícil ima-ginar o que aconteceria se exigíssemos esse tipo de coisa de candidatos a car-gos políticos ou a futuros namorados e namoradas.

Como ter sua carteira devolvida

Já na Escócia o psicó-logo Richard Wiseman e seu time fizeram um teste no mínimo inusitado. Eles espalharam 240 carteiras, divididas em seis grupos de 40 em locais de grande público e analisaram quais seriam devolvidas. A gran-de pegada era o que havia no seu interior. Um dos gru-pos possuía uma foto de um bebê sorridente, enquanto o segundo a de uma família, o terceiro a de um filhote de cachorro, no quarto a de um casal de velhinhos e no gru-po controle não havia nada. Nenhuma das carteiras pos-suía dinheiro, mas continha cartões de afiliação em as-sociações, bônus em lojas, o endereço para devolução e em algumas, comprovantes de doações a instituições de caridade.

A carteira com fotos do bebê teve o maior índice de retorno ao "dono": 88%, se-guida da do cachorro (53%), família (48%) e casal de idosos (28%). Somente 20% das carteiras do grupo-con-trole foram retornadas.

De acordo com o Dr. Wi-seman, o resultado reflete um instinto natural de com-paixão frente a "crianças vulneráveis" que as pesso-as evoluíram com o tempo para garantir a perpetuação das futuras gerações. Além disso, no processo de evolu-ção, seria muito difícil para que o código genético fixas-se o sentimento de empatia exclusivamente à criança da pessoa, ao invés disso acaba espalhando essa sensação para todos os infantes.

Essa empatia por bebês já havia sido pesquisada pela Universidade de Oxford quando, através de resso-nância magnética, verificou a atividade cerebral de vo-luntários quando confron-tados com fotos de adultos atraentes e belos rebentos. No segundo caso, as áreas cerebrais ligadas à empatia respondiam muito mais ra-pidamente. Tão rápido que era conclusivo de que se tratava de uma reação não-consciente.

Sendo assim, pesquise um foto de um bebê fofinho na internet, imprima-a e colo-que na sua carteira. Se você a perder, seguramente a terá de volta em pouquíssimo tempo.

Fonte:vida e saúde

www.jornaltj.com.br

Estudos desvendam os limites da honestidade

País tem 2 finalistas para Novas Maravilhas da Natureza

Livro ajuda a entender filhos adolescentes

Literatura restrita compromete o imaginário infantil

Page 4: Edição online 64

VOCÊ SABIA Jornal TJ - 01/08/2009 a 07/08/2009 04

Mundo terá 1,3 bilhão de idosos até 2040

A população mundial de idosos está crescendo como nunca se viu, e os velhos em breve serão pela primeira vez mais numerosos que as crianças pequenas, disseram pesquisadores dos EUA na segunda-feira.

O envelhecimento popu-lacional deve pressionar os custos de previdência e saú-de, obrigando a profundos aumentos nos gastos públi-cos, o que pode desacelerar o crescimento econômico tanto nos países ricos quan-to nos pobres.

Em meados de 2008, o número de pessoas com 65 anos ou mais atingiu 506 milhões de pessoas no mun-do, segundo o Departamen-to do Censo dos EUA. A ci-fra deve mais do que dobrar até 2040, chegando a 1,3 bilhão de pessoas, ou 14 por cento da população global estimada.

"As pessoas com 65 anos ou mais em breve superarão em número as crianças com menos de 5 anos, pela pri-meira vez na história", dis-se o relatório elaborado por Kevin Kinsella e Wan He, do Departamento do Censo dos EUA.

"O envelhecimento está afetando todos os países em todas as partes do mundo", disse Richard Suzman, do Instituto Nacional do Enve-lhecimento, que encomen-dou o relatório. "Embora haja diferenças importantes entre os países desenvolvi-dos e em desenvolvimento, o envelhecimento global está mudando a natureza social e econômica do pla-neta e apresentando difíceis desafios."

O relatório concluiu que as pessoas com 80 anos ou mais são a parcela da popu-lação que mais cresce em diversos países. Globalmen-te, essa população de idosos deve crescer 233 por cento entre 2008 e 2040. Isso pode sobrecarregar seus filhos e netos.

"A redução da proporção entre trabalhadores e pen-sionistas e (o fato de cada vez mais) pessoas passa-rem uma parte maior das suas vidas na aposentadoria

representam uma taxação cada vez maior dos sistemas existentes de saúde e previ-dência", disse o relatório.

"Em poucos anos, logo após 2010, os números e as proporções de pessoas mais idosas (especialmente os mais idosos entre os ido-sos) vai começar a crescer rapidamente na maioria dos países desenvolvidos e em muitos países em desenvol-vimento", acrescentou.

"O aumento é primaria-mente o resultado dos altos níveis de fertilidade depois da Segunda Guerra Mundial e, secundariamente, mas cada vez mais, o resulta-do da redução das taxas de mortalidade nas idades mais avançadas."

Doenças crônicas, como os problemas cardíacos e o câncer, continuam sendo os maiores responsáveis pela mortalidade, especialmente entre os mais velhos. Isso por sua vez significa enor-mes gastos nos sistemas de saúde.

E o fenômeno não se res-tringe ao mundo industriali-zado. "Até 2040, os países hoje em desenvolvimento devem se tornar o lar de mais de 1 bilhão de pessoas com 65 anos ou mais, ou 76 por cento do total mundial projetado", diz o relatório.

A cada mês, 870 mil pes-soas completam 65 anos. Dentro de 10 anos, 1,9 mi-lhão atingirão essa idade a cada mês.

Se os países e empresas se programarem adequa-damente, o envelhecimen-to populacional pode criar oportunidades de cresci-mento econômico, argu-menta o estudo, que por ou-tro lado cita um relatório de 2006 da Comissão Europeia segundo o qual os custos de previdência, saúde e cuida-dos de longo prazo provo-carão aumentos nos gastos públicos e causarão uma redução nas taxas de cres-cimento do PIBs nacionais.

"E, na ausência de mu-danças políticas, a taxa potencial de crescimen-to econômico da UE seria reduzida pela metade até 2030", alerta o relatório.

Como diria o famoso es-critor Millôr Fernandes, palavrões não nasceram por acaso: "São recursos extre-mamente válidos e criativos para prover nosso vocabulá-rio de expressões que tradu-zem com a maior fidelidade nossos mais fortes e genu-ínos sentimentos" afirma Millôr.

E para provar que nada substitui um "P...." ou um "Vai se f...." para desabafar quando estamos muito cha-teados, um estudo da Escola de Psicologia da Universi-dade de Keele, na Inglaterra, publicado pela revista espe-cializada "NeuroReport" re-força essa teoria, concluin-do que falar palavrões pode de fato amenizar a sensação de dor física.

A pesquisa, coordena-da pelo psicólogo Richard Stephens, contou com 64 voluntários que mergulha-ram suas mãos em baldes de água cheios de gelo, en-quanto pronunciavam pa-lavrões escolhido por eles. Logo depois esses mesmos voluntários tinham que re-petir a experiência, mas em vez de dizer palavrões, de-veriam escolher uma pala-vra normalmente usada para descrever uma mesa, sem ser de baixo calão.

A conclusão do estudo foi que enquanto falavam palavrões, os voluntários suportaram a dor por 40 se-gundos a mais, em média,

além do fato da dor dimi-nuir. O batimento cardíaco dos voluntários também foi medido durante a experiên-cia e se mostrou mais ace-lerado quando eles falavam palavrões, o que significa que um aumento da agres-sividade, amenizaria a sen-sação de dor, afirmam os cientistas.

O que está claro é que fa-lar palavrões provoca não apenas uma resposta emo-cional, mas também uma resposta física, o que pode explicar por que a prática de falar palavrões existe há séculos e persiste até hoje, afirma o estudo.

Para o psicólogo Richard Stephens, "(A prática de) Falar palavrões existe há séculos e é quase um fenô-meno linguístico humano universal". Stephens ainda explica que pronunciar pa-lavrões mexe com o centro emocional do cérebro e pa-rece crescer no lado direito dele, enquanto que a maior parte da produção linguís-tica ocorre do lado esquer-do. "Nossa pesquisa mostra uma razão potencial para o surgimento dos palavrões, e porque eles persistem até hoje", afirma o psicólogo.

Um estudo anterior, da Universidade de Norwich, mostrou que o uso de pa-lavrões ajuda a diminuir o estresse no ambiente de tra-balho.

FONTE:YAHOO.COM.BR

Falar palavrão pode diminuir a dor física

“A maioria dos lojistas confunde o estoque com um depósito”, diz o dire-tor-presidente da HM Va-rejo e Franchising (Recife/PE), Hamilton Marcondes. Segundo ele, a grande es-tratégia de sucesso para uma loja deve ser ter um grande giro de estoque. O consultor, que é especialis-ta na área de franchising, aponta as diferenças e fa-cilidades que as franquias encontram quando o as-sunto é o gerenciamento de mercadorias. “Estas lojas recebem um suporte do franqueador que, por sua vez, avalia os pedidos e controla as compras para que não ocorram os pro-blemas de superlotação ou diminuição acentuada nos estoques”, explica.

Para o diretor da Softvar (Rio de Janeiro/RJ), Ce-sar Pinto, um controle de

estoque lucrativo é aquele que permite ao lojista co-locar à disposição do clien-te o produto que ele quer, quando ele quer. “Se você consegue este controle, e ainda com preço melhor do que a concorrência, dei-xa o cliente satisfeito. Na próxima compra ele vai se lembrar da sua loja”, afir-ma.

Segundo ele, um bom sistema de controle por automação comercial pode fazer a diferença, faci-litando a organização e manutenção do estoque. Conforme o empresário, mercadoria na prateleira e fora de controle gera preju-ízo. “Uma mercadoria que não gira, ou que gira pou-co. Isto é capital que não rende ou que rende pouco. Em primeiro lugar, porque é um capital que está imo-bilizado no estoque. Quan-do você vende a merca-

doria, vende pelo mesmo preço que venderia no mês anterior, por exemplo”, comenta, lembrando que estes produtos, que estão no estoque, estão ocupan-do um espaço que deveria ser ocupado por outra mais lucrativa.

Conforme o profissional, um estoque bem adminis-trado reduz esses custos, atende melhor ao cliente e dá lucro. Segundo ele, o mecanismo permite ao lojista ter um controle da margem de lucro líquido em cada mercadoria. O recurso ainda permite que ele saiba quais mercado-rias estão tendo um giro mais rápido, quais as que estão ficando mais tempo no estoque, quais as que existem ou não existem na prateleira, que mercadorias saem mais em certas épo-cas do ano e que produtos do estoque deve ser motivo

de promoções. “Sabendo estas coisas, que na sua es-sência significam controle de estoque, o lojista age na venda e na próxima com-pra”, orienta.

De acordo com Cesar Pinto, se a loja dispõe de um software de automação comercial o seu mecanis-mo de controle de estoque permite saber que forne-cedores oferecem melhor preço, que mercadorias têm giro mais rápido, quais os preços corretos, quais mercadorias dão melhor margem de lucro líquido e quais os artigos mais procurados pelos clientes. “O atendimento na sua loja flui com facilidade, os clientes ficam satisfeitos, e seu negócio, claro, é bem sucedido”, conclui.

Fonte: Exclusivo Online

WWW.JORNALTJ.COM.BR

Automação comercial ajuda a controlar estoques

Quando bate a fome é muito comum as pesso-as aderirem a lanchinhos degustados em frente ao computador. Bolachas, bolos e sanduíches são, geralmente, quitutes cheios de farelos e com 90% de chances de cair entre os vãos do teclado. Uma pesquisa recente fei-ta pela universidade ca-rioca Gama Filho confir-mou que o hábito também é responsável pela grande proliferação de micróbios que há no teclado.

Segundo os pesquisa-dores, o microbiologista João Carlos Tórtora e a bióloga Vanessa Batista Binatti, o que chamou a atenção para a pesquisa foi o fato de que q u a l q u e r lugar pos-sui com-putadores, até mesmo uma UTI de hospitale, sem cuidados básicos, o objeto pode se transfor-mar em contaminador.

De acordo com os pes-quisadores, comparando um ambiente hospitalar que possui diversos cui-dados com higiene e um ambiente normal com o estado em que se encon-tra um teclado comum,

é possível identificar até 19 vezes mais fungos e 11 vezes mais bactérias na peça, por centímetro quadrado, do que é acei-tável em um ambiente co-mum. Entre as bactérias encontradas no teclado, estavam a Staphylococ-cus, que provoca reações inflamatórias e a Entero-coccus, que provoca in-fecções.

Limpe seu tecladoTire proveito do aspira-

dor de pó de casa e use-o para sugar a sujeira que fica entre as teclas. Bocas mais estreitas são mais eficientes para a limpe-za. Para quem quiser uma limpeza mais eficiente, vale retirar as teclas com

uma chave de fenda. Posicione a ponta da ferramenta entre uma das teclas

e movimenta para cima, como uma alavanca. Não use força, porque o tecla-do é delicado. Tanto na opção de retirar as teclas quanto a de não retirá-las, aposte em uma flanela le-vemente umedecida para a limpeza e um cotono-te para limpar os cantos. Use uma flanela limpa e seca para finalizar a lim-peza.

Teclado sujo pode até causar uma infecção

Peça do computador possui 11 vezes mais bacté-rias do que o aceitável.

Page 5: Edição online 64

TJ CLASSIFICADÃO3559-9076

ANUNCIE GRÁTISwww.jornaltj.com.br/classificados

VENDO OU TROCO – por noot som para carro montado nas caixas,2 auto falantes 12’,4 cornetas

VENDO – balança elétrica toledo com saída para impressão até 15kg.Tratar c/ Celso 9972.4333

VENDO – Câmera digital samsung com cartão de memória,5.1, pilha recrregável , semi nova.Tratar pelo 9893.7978

VENDO – Cavalo puro cubano, 6 anos,parta montaria e carroça. R$850.Tratar 8124.3151.Sapiranga

VENDO – Barbada-caixa c/2 bicho pa-pão 550 rms,12 polegadas,8 cornetas,2 twiter,2 módulos, sendo 1 digital, mais fiação.Vale R$ 3800 vendom por R$ 1800.Aceito nootbook.Tratar 8502.9005

VENDO – Guitarra Epiphone Special SG preta parte eletronica reformada, otima captação acompanha uma capa mochila. R$400 com Daniel 81106753

VENDO – HD Samsung 80 giga com nota e na garantia. R$ 90,00.Falar com Flávio 9876 9924

VENDO – Vendo Contra-Baixo Ibanez,4 cordas, semi- novo.muito inteiro vale a pena conferir.Tratar c/ lucas 9131-2171

VENDO – Purificador novo (nunca utiliza-do)de cor branca, para fogão de 4 bocas. R$80,00.Anderson 81891435

VENDO – trailer na são luiz com pon-to em frente ao campo.Tratar com Ana 8404.2298

VENDO – video cassee philips 4 cabeças com 1 filmes em ótimo estado.9831.5979

VENDO – 2 bicicletas femininas , 1 liss sandaw azul R$80,00 e ceci rosa R$100,00 em ótimo estado.9894.9993

VENDO –4 pares de botas de camurça, 2 pretas 37 e 35 e 2 marrons 36/40. R$ 25,00 cada ou R$80,00 as 4.cano curto.Tratar Neverton 9894.9993 ou 9831.5979

VENDO – maca branca em ótimo estado.Tratar com Berenice 8195.4744

ALUGO – 2 tapetes vermelhos para festa, 10 metros cada. R$50,00.Tratar c/ Marcia 9978.6048

ALUGO –em casa pessoas a cima de 18 anos para trabalhar com mala direta.Ga-nhos por produção de R$500 a R$1.200.Tratar com Adriana 8141.5609

OFEREÇO-ME – para trabalhar de acom-panhante de senhora idosa, finais de se-mana e turnos.Tratar comSueli 9649.6427

VENDO – loja de confecções femi-nina, masculina, infantil, completa, em ótima localização na presidente

co2 2º andar, 280,00 M A R L I sapiranga 30394815/81822225

ALUGO – prédio comercial de 380m2 na saturnino de Brito , bairro São Luiz.Tratar 9240.1362

ALUGO – Terreno de 26mx28m no centro de Sapiranga, na rua Miguel Tostes.R$150,00.Tratar c/ proprietário 9668.9917

ALUGO – sala comercial no cen-tro de Sapiranga na Presidente Kennedy n:296.R$250,00.Fone:

96969607div

DIVERSOSVENDO –Vendo som automo-tivo 1 amplificador Hurricane, 1 Subwoofer Bomber 10 pol., 2 alt.fal. H-Buster 6x9.Um mes de uso R$ 700,00.Tratar com Luis 99515279

VENDO – Vendo bicicleta ergo-métrica e esteira Tratar Jonas 99447764

COMPRO – aspirador de pó em ótimo estadoTratar 99839768

VENDO –caixa de som amplifica-da (WATTSOM pop line 120), com saída p/guitarra mic, karaoque comp. um micrifone e um pedestal p/mic. R$ 500,00Tratar 98839243

VENDO – cama de casal, nova, Marfin R$ 150,00Tratar 99839768

VENDO – maquina de cortar grama TRamontina, nova, com 4 rodas e coletor, R$ 250,00Vendo aparador de grama TRamontina, novo, R$ 50,00Tratar Priscila ou Fabiano 96699803 ou 99470412

VENDO – Tenho 3 lindos filhotes machos de Chow Chow preto pra venda, nasceram dia 26/06/09 e estão desverminados. Poderao ser entregues aos futuros donos a partir do dia 7 de Agosto. Tamires Rua: professor annes dias 338 B:Sete de Setembro 8212-3513

VENDO – Pc usado. Processa-dor celeron 2,26, memória ram 448mb, hd 40 giga, monitor crt 15 polegadas. 600,00.Elaini 9130 3301

VENDO – Floricultura no centro de Sapiranga c/ 8 anos de mercado.R$ 35 mil. Tratar com Tati 9288.4950

VENDO – Vendo loja de presentes, no ponto a seis anos, ótima clien-tela, centro de Sapiranga. Aceita-mos propostas. Fone 96872252

VENDO – Fogão industrial 6 bocas,geladeira 370 lts,3 vasilha-mes cerveja, 3 refri médio, 1 balei-ro, 6 cubas, 1 freezer 300lts, 2 pia inox. Negocia-se. Tratar c/Osmar 9158.4111.

VENDO – Atelier de costura com-pleto.Aceito carro no negócio.Tratar pelo 8120.8128/8480.8601 c/ Luiz

VENDO – salão de beleza comple-to na Av. Presidente Kennedy. Te-lefones: 3599.3858 ou 9712.7571. Sapiranga . Cenira.

VENDO – Loja de confecção mas-culina e feminina. Sapiranga. Fo-nes: 9662-0647 e 9692-2845. Falar com Dalma ou Rinaldo.

VENDO – balcão refrigerado com 1,50 m por R$ 1500,00, balcão de atendimento de madeira c/ ga-veta, tampo em mármore por R$ 400,00. Balcão 3mts mad. de gra-mado R$600,00.Fone: 9674.9253. Sapiranga.

VENDO – Vendo Caixa de Som com alto falante, som mp3 para moto. R$ 400,00. Tratar com Joel 96969607

escritura. Aceito casa no negócio. Fone: 8211-0169.

VENDO – sítio em Sapiranga a 3 km da cidade. R$35 mil. Tratar pelo 3599.1376.

VENDO OU TROCO – casa de al-venaria, medindo 8x8m, pátio fechado, poço artesiano Lotea-mento Mundo Novo/CentenárioR$ 35.000,00Tratar Nelson 97552386

VENDO – de barbada, chácara, com casa de alvenaria, 3 quartos, sala e cozinha, frutíferas, terra para plantio, 1,5 ha. Negociar com Nilson no 8146-5167.

VENDO – Casa na rua dos eu-calipos que vai para a prainha.R$17 mil de madeira com pátio fechado Aceito carro.Tratar c/ Vera 9648.3160

VENDO – Imóvel escriturado no centro de Sapiranga, na rua al-verto schimidt.O terreno possui 26m de frente por 38m de comp. 988m2.Possui uma casa de alvena-ria de 110m2, uma casa de madei-ra.R$405 mil.Tratar c/ proprietário 9668.9917

VENDO – Imóvel escriturado no centro de Sapiranga.O terreno possui 26m de largura por 66m de omp., totalizando 1.716m2 e atravessa toda a quadra c/ uma frente para miguel tostes e outra frente para rua alberto schimidt, onde existe 1 casa de alvenaria c/ 110m2 e 1 casa de madeira c/ 70m2 e garagem de madeira.R$590 mil.Tratar c/ proprietário 9668.9917

VENDO – CASA C/130 mts2, bair-ro São Luiz, em ótima localização. Casa nova, ninguém morou.Aceito carro, moto ou imóvel (TROCA). Tratar com Mara pelo 9274.3338

VENDO –casa de alvenaria 11,5 m x 15 m,3q.2ban.2sl.gar.alvenaria R$ 46.000,00. São Luiz. Sapiranga. Fone: 9838-2975/9182.2037

VENDO – casa de 132 m², 11 pe-ças, escriturada, cercada. Tratar pelo fone 9814.9876.

VENDO – casa mista, portão eletrônico, 10 peças. Tratar com Maria pelo fone 3529.1133 ou 8170.2213.

VENDO – casa de alvenaria, 2 quartos, sala, cozinha, banhei-ro, toda cercada. Aceito carro. R$ 55.000,00. Tratar pelo fone 9964.1320.

VENDO – casa de alvenaria com 4 dormitórios, 2 cozinhas, banhei-ro, dispensa escriturado, aceito carro. R$40.000,00. Tratar pelo 8431.6950. Sapiranga.

VENDO OU TROCO – casa na praia Arroio do Sal por casa em Sapi-ranga ou Campo Bom. A 4 qua-dras do mar, com 2 dormitórios, sendo 1 com suíte, garagem para 1 carro, sala ampla. Terreno com 50mx25m. Casa de 9mx10m de alvenaria. Tratar com João Sadi. Fones: 3559-5390, 9604-6478. Sapiranga.

VENDO OU TROCO – casa de tijolo de esquina, com dois quartos, sala de estar,cozinha, dois banheiros, garagem. Amaral Ribeiro, Rua Far-roupilha. Aceito Chácara. Ligue: 9686-4786.

VENDO – Casa de alvenaria 8x9, c/ 2 dorm. + 4 apartamentos 6x6,50 cada. Aceito troca por caminhão. Negocia-se. 9283-3482. Lauder - Sapiranga.

ALUGUELALUGO – apto com dois quartos,sal , cozinha, banheiro, no bairr sãoluiz,apto da coab, no blo-

TERRENOSVENDO – terreno de coopera-tiva entrega em 18 meses, R$ 18.000.00 já pago, restando 18 parcelas de R$ 106,00.Tratar jane-te 97232634 ou 35295263

VENDO – Vendo terreno de 10x20m, Loteamento Mundo Novo Bairro Oeste R$ 18.500,00Tratar 99692557.

VENDO – Vendo terreno 19x12m, com casa 6x9m, na rua Quero Quero, RS 238- Campo VicenteR$ 14.000,00TRatar 96630776 Ivo

VENDO – procuro terreno pon-to comercial,centro ou são luiz para alugar.telefone para conta-to(51)82016869-

VENDO – Terreno 300m2 na São Luiz R$6 mil + infro estrutura.Tra-tar com Milton 8128.6642

VENDO – Terreno na rua são Jacó, bairro 7.R$ 45 mil, c/ escritura.Tra-tar 9988.0066 com Marcos

VENDO – vendo sitio 1ha.com casa de alvenaria,churasqueira,frutifiras,açude.president kennedy n.6200 em sapiranga. telefone para contato(82016869), carro-valor ate 15 mil reais.

VENDO – terreno escriturado no centro de Sapiranga, com frente de 26m e comp. de 28m na rua miguel tostes.R$185 mil.Tratar c/ proprietário 9668.9917

VENDO – casa com apenas 3 anos de uso em cedro/alv.Terreno de 12 x 35m, plano e cercado.Casa com 2 dorm. (OPÇÃO para 3 ou disp.), 2 salas, coz./sala de jantar, banh. social e garagem. Centenário - Sa-piranga.Mercado Bottega R$80 mil

VENDO – Terreno em Nova Tra-mandaí, 1 quadra do mar.R$19 mil.Rosangela 8422.2109.Aceito carro ou moto.

VENDO – Terreno com Escritura, no bairro Amaral ou proximidades, de preferência próximo a Esco-la Pedro Lenz. - Tratar com Alex 8403-7803.

VENDO – Vendo casa de alve-naria, 03 quartos, área serviço, 110 metros quadrados cons-truídos, garagem, de esquina, escriturada,bairro São João, Dois Irmãos. Aceito carro na troca. Financio direto, Entrada R$ 33.500,00 + 90 parcelas R$ 350,00. Tratar (51) 8403 – 0818.

VENDO – terreno em Torres de R$5 mil e R$8 mil. Tratar pelo 8136.6971.

VENDO – Terreno no Bairro Mun-do Novo em Sapiranga, por R$ 22.000,00. Fone 9365.1170, com Leandro.

VENDO – Terreno no bairro São Luiz, c/ escritura, 12x25, Residen-cial Floresta ( na Avenida prin-cipal), por R$ 23.000,00. Aceito carro. Fone: 3599.5355. Daniela. Sapiranga.

VENDO – Terreno de 304 m², todo murado, casa mista, em Cam-po Bom. Aceito troca ou terreno em Dois Irmãos. Aceito negociar carro no valor de R$ 15.000,00 a R$ 20.000,00. Particular. Fone: 9126.7574 ou 9682.2019.

ASSINATURAS 3559.9076

VENDO – terreno no bairro Amaral 10x26 m². Tratar com Noemi pelo 9236.1322 ou 9261.3438.

CHÁCARAS E CASASVENDO – Sítio com 2 hectares c/ casa, açude, 70 pés de arvoredo, c/

VENDO – bateria turbo completa.R$500,negocio.Tratar c/ Danielle 3559.1328/9319.4856

VENDO – Sapataria c/ clientela formada. Fone: 9927-8216. Centro de Campo Bom.

VENDO OU TROCO– Bazar por material, carro ou moto.Com esto-que e instalação.C/João 9957.6644

VENDO –Vendo: dois vestidos de prenda (01 azul e outro vermelho)e saia de armação,Valor: R$ 140,00 cada vestido, R$ 80,00 saia.Lenir 92503473

VENDO – Vendo: Fogão Conti-nental 04 bocas, 04 meses de uso branco com preto. Suanne ou Die-go.Fone: 99041582

VENDO – Trailer 4x2 completo c/2 freezer, pia e aéreo,prensa, estufa,fogão 4 bocas, som, vasi-lhames.Aceito carro ou moto.Dia-na 9152.2898

VENDO – 3 mesas madeira 70x70 R$160,00.13 mts divisória semi nova R$500,00.Ar condiciona-do 9.000btus R$850,00.Tratar 9674.9253

VENDO – Procuro guitarrista, que seja eclético (ROCK, pop/rock, internacional e nacional) com ex-periência. CONTATO:[email protected]

VENDO – Máquina de cortar pas-to.R$ 350,00 (2 correias).Sapi-ranga. Tratar pelo 3559.5017 ou 9942.6854

VENDO – Vendo Modem DSL D-LINK500G.R$ 90,00.Tratar com Tiago 9893.7978 ou 3559.4358

VENDO – Máquina de sorvete ita-lianinha semi-nova. Tratar c/ Leila 9240.1362

VENDO – paquimento digital.R$200,00.Tratar c/ Jaime 9665.0432

VENDO – Máquina enxuta R$300,00, em ótimo estado.Motivo compra má-quina maior.Tratar Georgina 9716-4576.

VENDO – Refrigerador Springer, 1958, em ótimo estado. Tratar pelo 3599.4358 ou 9675.4995 c/ Carlos

VENDO – Tanquinho muller, 2kg, desliga automático, 49,00. Tratar com Valéria 9207.8458

VENDO – Tarrafa malha 5. Volta 25 metros. Fio de plástico. Falar com Sr. Dorval. Rua presidente Kennedy, 591, fundos. Ou ligue 9683 9693.

VENDO – Loja de roupas na presiden-te kennedy,1606, a mais de 3 anos no ponto.Tratar c/ Francisco 9317.2449.Aceito propostas.

VENDO – Coifa com exaustor para fogão de 6 bocas ou chapa de res-taurante/bar.R$ 110,00 . Tratar pelo 9694.1882.

VENDO – Home Tweeter LG, c/ 5 cai-xas satélites,140 watz. R$ 350,00.Tra-tar c/ Flávio pelo 8179.9758

BARBADA - VENDO – Balcão 2mts, vidro redondo refrigerado. R$ 490,00, a vista c/ garantia 6meses.Tratar 9837.2519

VENDO – Loja infantil na presidente kennedy, 5 anos no mesmo local.Eli-sandra 9647.8682/3559.4326.

ASSINATURAS R$10,00 MENSAIS

VENDO – Capota de savero quadrada de fibra.R$ 200,00.Tratar com Luciano 8125.1266

ASSINATURAS 3559.9076 R$10 ,00

kennedy,461,sala B em frente a avesul.Aceito proposta.Deivid 9662.2845

OPORTUNIDADE – trabalhe em casa envelopando cartas e etique-tando empressos. Ganhos a cima de R$ 800,00 mais ajuda de custo. Maiores informaçoes caixa postal 1074 cep. 93800-000 Sapiranga.

Acima de 18 nos. Ensinamos tudo.

9837.2519**Kit gás p/s10.R$ 999,00**Fogão a lenha todo

de ferro.R$ 350,00**Esteira elétrica R$ 250,00**Overloque ,3 fios

R$ 500,00* * C h u r ra s q u e i ra

profissional c/ 150 es-petos giratória

R$ 3600,00 Geladeira com porta

de vidro R$ 800,00 Carrinho de Bebe

semi novo R$ 149,00

Se você quer ser um ponto de

distribuição do Jornal TJ ligue para 3559.9076 ou

envie um e-mail: [email protected]

**Bazar Arte e EncantoSão Luiz,1185

Ponto de :*Distribuição* Assinatura*Anúncios

do Jornal TJ

www.jornaltj.com.br

Compra, Venda e Aluguel

Page 6: Edição online 64

JURI$CONJOÃO BATISTA

Registro de Firmas 3559.1144

Genuíno Sampaio.27.Centro.Sapiranga

GERAL Jornal TJ - 01/08/2009 a 07/08/200906

Manual do Sono OrtobomProblemas com seu relógio biológico?

CELEBRIDADESFelipe Massa pode deixar hospital no domingoO piloto brasileiro Felipe Massa, que sofreu um acidente

com sua Ferrari no treino de classificação para o Grande Prêmio da Hungria, deve deixar o hospital AEK de Buda-peste no próximo domingo.

A informação é de Dino Altmann, médico particular do piloto, citado pelo jornal esportivo italiano "La Gazzetta dello Sport".

"Se tudo correr bem como até agora, Felipe poderá voltar para casa no domingo", comentou.

Alguns problemas para dormir surgem como res-postas à agressão exercida sobre o nosso ritmo biológi-co normal.

Corujas noturnas:Indivíduos que têm maior

energia ao entardecer, quan-do a grande maioria está cansada. Essas pessoas têm um ritmo de temperatura corporal diferente da nor-mal, frio e lento pela manhã e com mais calor e energia pela noite. Para mudar o ritmo, necessita-se da re-educação de seus hábitos, através de terapia conduzida por especialistas.

Cotovias:Indivíduos com uma sín-

drome oposta à anterior. Eles sempre acordam muito cedo, não importando a hora em que foram dormir. Com o passar dos anos, muitas pessoas dormem cada vez mais cedo e levantam-se an-tes do amanhecer. Para re-compor o relógio biológico, necessita-se o mesmo esfor-ço que no caso anterior.

Problemas com fuso ho-rário:

Os aviões atuais cruzam

oceanos e continentes em somente algumas horas, mas nosso organismo não está preparado para uma mudança assim tão brusca. Geralmente, diante de mu-danças bruscas, o organis-mo necessita de um dia para recompor ou reajustar seu relógio biológico. Quanto mais avançada a idade, mais marcante será a desordem e mais lenta será a recupera-ção. Deve-se viajar de dia para descansar à noite e reiniciar a atividade no dia seguinte.

Trabalhos e turnos rotativos:As pessoas que devem

mudar seu trabalho de horá-rio diurno para noturno têm média de 5 a 6 horas de sono e manifestam maior fadiga, problemas psicológicos, di-gestivos e até no casamento. Não importando os tipos de tarefas que desempenham, apresentam o dobro de dis-túrbios descansando, do que aquelas pessoas que traba-lham sempre de dia. Por isto, os regimes de trabalho nestas condições são especí-ficos e assegurados

HIPERMETROPIADefinição

A hipermetropia é um tipo de ametropia e tem origem no globo ocular. Trata-se de um erro de refração que faz com que os raios luminosos que vão em direção dos olhos se encontram num foco atrás da retina e não em cima como deveria ser para um olho normal. Dessa forma, a capacidade refratária é alterada em relação aos olhos com visão nor-mal. Isso causa dificuldade para enxergar objetos próximos e principalmente para leitura de textos.

É possível que o hipermétrope consiga ver de perto ou de longe (até 6m), quando ainda jovem. Muitas crianças e jovens com hipermetropia conseguem enxergar, pois conse-guem compensar com maior facilidade, já que o cristalino em jovens é ainda flexível. Isso ocorre se ele forçar os olhos ao usar o poder de acomodação do cristalino, mudando o formato e aumentando a potência dessa lente intra-ocular em função das distâncias, levando os raios luminosos para o plano focal da retina. Porém, esse esforço resulta em sin-tomas comuns da hipermetropia, tais como: dor de cabeça, sensação de peso ao redor dos olhos, lacrimejamento, ardor, vermelhidão conjuntival, principalmente ao ler, ao exercer alguma atividade de perto, ao final da tarde, após a escola ou o trabalho.

Causas Em muitos casos, a hipermetropia tem origem uma mal-

formação congênita do olho, ou seja, o diâmetro do globo ocular é curto. Pode ser também uma capacidade refratária reduzida da córnea e do cristalino, mas são casos mais raros.

Tratamento Em geral, a hipermetropia é corrigida com óculos de grau

com lentes positivas ou lentes de contato que reposicionam a imagem sobre a retina. Cirurgia refrativa também pode ser realizada, pois o objetivo é mudar o formato da córnea, tornando-a mais esférica e redonda e deixando o olho nor-mal. As técnicas mais indicadas para a correção desse erro refracional são: Lasik (Laser in Situ Keratomileusis) e PRK (Photoablative Keratektomy). Em ambas as cirurgias, a cur-vatura da córnea é alterada com laser.

Coluna por Raquel Mellus

Dúvidas entrar em contato pelo e-mail:[email protected]

JORNAL TJ LIGUE 3559.9076 E RECEBA EM CASA

Reduzir a quantidade di-ária de e-mails indesejados em sua caixa de entrada não é tarefa apenas para ferra-mentas anti-spam e anti-phishing e listas de remeten-tes bloqueados pelo próprio cliente de e-mail.

De acordo com especia-listas em e-mail marketing e internet*, algumas mudan-ças no comportamento de navegação e gerenciamento de e-mails em seu dia-a-dia podem reduzir o recebimen-to de spams em golpes. Con-fira cinco recomendações importantes:

1 - Seja criterioso ao pre-encher formulários e não ca-dastre seu e-mail em sites de procedência duvidosa. Pre-serve informações pessoais como endereços de e-mail, dados pessoais e, principal-mente, cadastrais de bancos, cartões de crédito e senhas. Se estiver em um site que não passa plena confiança, crie um e-mail temporário apenas para este cadastro. É recomendável utilizar e-mails separados para uso pessoal, trabalho, compras on-line e cadastros em sites em geral.

2 - Não abra, interaja ou responda um e-mail quando não conhecer a procedência da mensagem recebida. O ideal é reportar a mensagem indesejada como spam, mes-mo quando a oferta for de

seu interesse.

3 - Configure os recursos anti-spam oferecidos por seu provedor de acesso. Os fil-tros ajudam a melhorar o flu-xo de seus relacionamentos digitais. Mesmo mensagens provenientes de empresas idôneas podem cair em seu lixo eletrônico por conta de um layout inadequado. Faça manutenção periódica, veri-ficando se o que está sendo classificado como spam real-mente o é.

4 - Inclua em seu catálo-go os endereços de e-mail com os quais você mantém relacionamento. Assim seu provedor não os classificará como spam e você poderá restringir ainda mais as re-gras anti-spam.

Passe o mouse sobre o link e observe a URL que está oculta

5- Procurar controlar a curiosidade de verificar sem-pre a indicação de um site em um e-mail suspeito. Em caso de dúvida sobre a va-lidade do e-mail, pesquise o remetente e a ferramenta utilizada para o envio. Você poderá avaliar isso passando o cursor no link que sugere a exclusão da mensagem para verificar a URL (endereço) da ferramenta de envio, ou com o botão direito do mou-se clique sobre o link e de-pois em propriedades.

Que fazer para reduzir o volume de spam que lota sua caixa de e-mail

Page 7: Edição online 64

GERAL Jornal TJ - 01/08/2009 a 07/08/2009 07

Tecidos, Aviamentos,Cortinas,Cama,Mesa,

Banho, Capas e Mantas

de sofá e almofadas,Miçangas,

e Pedrarias

Carlos Biehl.82.Centro.Sapiranga.3599.1701R.Marechal Floriano.1500.Taquara 3542.2411

www.jornaltj.com.br

Page 8: Edição online 64

TJ CLASSIFICADÃO3559-9076

ANUNCIE GRÁTISwww.jornaltj.com.br/classificados

EMPREGOSOFEREÇO-ME – para trabalhar como doméstica em casa de fa-mília.Sapiranga.Contato pelo 9208.9297

PROCURO – Procuro emprego em Sapiranga ou Campo Bom p/ope-radora de caixa, qualquer horário.TRatar 99763732 Élita

MARQUINHOS – Cursando bacha-rel em educação física, deseja tra-balhar com escolinhas de futebol.Interessados ligar p/96266781 ou [email protected]

PRECISO – de uma pessoa que saiba montar cestos e arranjos ar-tificiais, c/ experiência comprova-da, que goste de lidar c/ o público, que não se importe de trabalhar aos sábados, maior de 18 anos e que more em Sapiranga. Interes-sados ligar para: 3039.1607.

PROCURO – Rosane Teixera de-seja trabalhar como doméstica, serviços gerais ou acompanhante de idosos.Preferência por turno da noite.Tratar 96757891

CARROSVENDO – Chevete ,80,azul R$2.500,00 mil.Tratar com Joel 9696.9607

VENDO – Brava 01/01,sx,16 v , c o m p l e t o , v e r m e l h o , d o c .em dia.Aceito troca carro mais novo.R$ 17.800,00.Tratar 3599.2122/9861.8678

VENDO – Corsa 2002 prata, 2 po-ras hatch, com rodas de liga leve. Aceito negociar. Fone: 3559.9045.

VENDO – Gol branco GL ano 91, modelo 92, em bom estado. Valor: R$ 6.900,00. Documentação ok. Tratar com Marcelo. 9868-7541 ou 9163-1497 .

VENDO – Kombi diesel original, 1982,lisa de lata, motor novo, suspensão da moderna com freio a disco.Aceito carro.Tratar pelo 97089946.

VENDO – Chevete 79, bege, es-tofado em veludo e couro, super-inteiro. Valor: R$ 2.500,00. Falar com Dario, 9309.8642.

VENDO – Ford Fiesta Street, 4v portas 2006, completo, ótimo estado, valor a negociar. Fone: 9969.2557. Falar com Vilmar.

VENDO – Fusca ano 73, 86.000 Km rodados, todo original, com notas, Valor R$ 8.000,00.Sapiranga. Fone: 9622.6707. Ricardo.

VENDO –BARBADA: Jogo de rodas completo c/pneu aro 14.Tratar c/ Leila 8415.1055

VENDO – Monza GLS, 4 portas, 2.0, completo. R$13 mil. Tratar com Luiz 3559.3387

VENDO – Golf 2006 flash , prata,banco de couro, ar digital, com 57 mil km R$ 39.800,00.Tra-tar 9981.3326

ASSINATURAS 3559.9076

R$ 10,00 MENSAIS

VENDO – Uno Mille Fire, 2 portas c/ doc. 2009 pago. R$ 11.500,00. Tratar com Nelson 9203.1574

VENDO – Ipanema 2.0,93 , cinza chumbo,doc em dia,completa.ar +di-reção.R$9.500,00.Tratar com Ricardo 9288.4337

BARBADA– Corsa super, ano 98,ipva 2009 pago,4 portas,verde, 4 pneus novos.R$ 14.500,00.Acei-to troca por maior valor.Tratar pelo 9893.7978

MOTOSVENDO – Titan KS 150 2004/2004 azul metálica, ótimo estado,ipva ok,.Tratar 98355415

VENDO – Honda modelo sport, 150cc, preta,2005,R$6 mil es-tado impecável.Tratar c/ Diego 9879.4635

VENDO – VENDO – Titan 2001, vermelha, completa. R$2.800,00, financio.Tratar pelo 9708.3125 c/ Marcelo , Araricá.

VENDO– susuki yes 125, comple-ta, preta, em ótimo estado, ipva 2009 pago. R$ 4.400,00 e assumir 20 X de R$201,00.Tratar com Ro-drigo, tels.9343-6870/3039-2794.

VENDO –TDM 225 Ano 2001, prata linda moto com manual e nota fis-cal yamavale, R$ 5.300,00. Fone: 51 91539559

VENDO – Moto Titan KSE 125, ano 2003, por R$ 3.200,00. Particular, Placa ILI 5286. Falar com Clenir, pelo 9641.9600 ou 3559.1294.

VENDO – moto today ano 93, azul, R$1.500,00.Neri 8225.7955

ENDO – Moto YBR vermelha, com partida elétrica 2002. Valor: R$ 3.000,00. Falar com Ronaldo pelo 9809.2536. Sapiranga.

VENDO – YBR, azul, 2000, com partida elétrica, impecável. R$ 3.000,00. Tratar com Leandro pelo 9731.3269.

VENDO – Titan KS 150,2004, azul metálica, com 36 mil km.Tratar 9835.5415

VENDO – YBR 2001, azul c/ parti-da elétrica por R$ 3.200,00. Fone: 3529.6097.

VENDO – Honda today 125cc,93,vermelha em bom e s t a d o . E $ 2 . 1 0 0 , 0 0 . J o ã o 3559.1704/8193.2284

VENDO – Moto Titan 97, conser-vada, por R$ 2.450,00. Falar com Ari pelo: 9657.0837.

VENDO – XLR 125 Es, ano 2001, R$ 4.200,00.- ML 125, no 82, R$ 2.200,00,Super inteira mesmo p/pessoas exigentes.Tratar Luis 96123899- apartir das 14h

VENDO –Vendo moto Dafra Spid 150, 1600km rodados, ano 2008, estado de novaR$ 4.500,00. Da-niela ou Alexandre 35995355 ou 91884175.

VENDO – Fusca ano 73, 86.000 Km rodados, todo original, com notas, Valor R$ 8.000,00.Sapiranga. Fone: 9622.6707.

DICA DE CINEMAeime

DivãTardiamente, porem feliz-

mente decidi assistir Divã. E foi a tempo de ver no cinema um excelente filme. Porque é isso que Divã é “um excelen-te filme”. Sem a palavra ‘Bra-sileiro’ que algumas pessoas

ainda põem no final da frase ao co-m e n t a r e m sobre uma produção na-cional. Digo isso porque normalmen-te ao escre-

ver ‘filme brasileiro’ o termo é pejorativo, em referencia as pornô chanchadas das décadas de 70 e 80. O cinema nacional mudou e fora o fato dos atores serem vistos diariamente nas novelas globais o resto esta perfeito. São filmes, alguns bons, outros nem tanto, filmes, entretenimento, e cumprem esse papel com louvor. No caso de Divã o termo entretenimen-to é levado a serio e a comé-dia é maravilhosa. Na trama uma pacata dona de casa vai ao analista e mergulha em uma jornada de autoconhecimento hilária e emocionante. Vale o ingresso.

DICA DVDThe Spirit

O primeiro filme dirigido exclusivamente por Frank Mil-ler que junto de Quentin Ta-rantino havia dirigido Sin City (2005) é também uma espécie de nova e x p e r i ê n c i a na maneira de

trazer para o cinema os famo-sos HQ. Muito conhecido nos EUA o personagem principal não tem tanta popularidade aqui no Brasil. É cinema noir para quem gosta. Na trama um ex-investigador volta do mundo dos mortos e combate o crime enquanto lida com inú-meras mulheres lindíssimas do cacife de Scarlett Johansson, que está deslumbrante. É filme policial no melhor estilo anos 50. Vale o aluguel.

E você caro leitor de nos-sa coluna nos envie um email contando qual seu filme prefe-rido e o porquê.

[email protected]

Até Semana que vem... Por Fabiano Ieck

Guia de Serviços Produtos e Telentrega

ESTOFARIAReformas de sofás e cadeirasEscolha no mostruário

9837.2519

3039.2577

só aqui você encontra os m e l h o r e s preços para anuncian-

tes!ligue

3559.9076

VENDE-SE DE BARBADA A FARMÁCIA “FÓR-MULA MÉDICA” DE SAPIRANGA, COM LABORA-TÓRIO DE MANIPULAÇÃO EM PLENO FUNCIO-NAMENTO NO CENTRO DE SAPIRANGA COM 6

ANOS DE ATIVIDADE.TRABALHA COM SUSPEN-ÇÕES E SOLUÇÕES, XAROPES, FLORAIS, FITO-TERAPIA, ALPOPATIA, CHÁS, CONTROLADOS,

COSMÉTICOS,DERMATOLOGIA, AROMATERAPIA.BOA CARTA DE CLIENTES, COM ESTOQUE, BOA

FACHADA DE APRESENTAÇÃO. Tratar com Rogério Cruz

----------IMOBILIÁRIA TERRA BRASILRua Presidente Kennedy, 1496 - Bairro São Luiz.Fone: 3559 8880 - 99721583Email: [email protected]

VENDO – Vectra 98,chumbo,banco de couro,modelo

2000,em ótimo es-tado.R$17.500,00.

Tratar pelo 9893.7978

TROCO TITAN 2006 EM

ÓTIMO ESTADO , MOTO DE MU-

LHER POR BIS. 9893.7978

Page 9: Edição online 64

SAIBA MAIS Jornal TJ - 01/08/2009 a 07/08/2009 09

GUIA DE BELEZA

Vedete da estação, ela exi-ge a harmonia de combina-ções com outras peças .

Elas deixam qualquer look mais moderno e des-pojado. Com estampas, texturas e cores diferentes, a meia-calça ganhou novo fôlego para compor as pro-duções nos dias frios e con-quistou um lugar cativo no guarda-roupa feminino. O desafio fica por conta das variações da peça para não colocar o visual em risco.

As consultoras de ima-gens e especialistas do Mi-nhaVida, Ivana Berenstein e Daniela Romani, ensinam todas as dicas para você arrasar com combinações perfeitas. As combinações são as responsáveis pela imagem que a mulher deseja passar. Por isso, é importan-te não se preocupar somente com a escolha da meia-cal-ça, mais sim com o conjunto , explica Daniela. Confira as ideias abaixo:

Compra certeiraA escolha da meia depen-

de basicamente do ambiente que a mulher vai frequentar e também do seu tipo de corpo. "A meia-calça renda-da é superfeminina, mas por tem um apelo mais sensual, cai melhor na balada, por exemplo. Em um ambien-te de trabalho, elas podem ficar muito em evidência", diz Ivana Berenstein. "Já as opções em tons escuros e pastéis são mais discretas e ficam clássicas com um vestido ou com uma saia na altura dos joelhos."

É preciso tomar cuidado com a meia-calça branca e as estampadas, que são mais restritas, e pedem combina-ções apropriadas. "As bran-cas são bem mais usadas por profissionais de saúde. Elas não combinam para uma ba-lada ou para um dia comum de trabalho", avalia Ivana. Já as estampadas também

requerem atenção: se forem cheia de grafismos, como o xadrez, pedem peças lisas e básicas para evitar o excesso de informação visual.

Cheia de corAs versões coloridas dão

um ar mais despojado e quebram looks monocro-máticos. Ter uma cor forte no look já é o bastante para incrementar a produção. Quanto mais viva for a cor da meia-calça, mais cores neutras na roupa você vai ter que usar para manter con-trastes e equilíbrio de tons. As cores mais sóbrias, como o cinza, roxo e verde militar, são as mais fáceis de com-binar , diz Ivana Berenstein.

Com quadradosDe acordo com as espe-

cialistas, as meias com a estampa xadrez são uma tendência forte nesse inver-no. Qualquer mulher pode apostar nesse detalhe. O importante é prestar atenção na harmonização das peças , avalia Ivana Berenstein.

Gordinhas também usamQuem está acima do peso,

também pode fazer bom uso da peça do inverno. As peças escuras são as melhores para as gordinhas. Outra dica é evitar as estampas grandes e as listras horizontais, que podem engrossar ainda mais as pernas e desequilibrar o look , diz Daniela Romani.Sem medo de mostrar as pernas

Tem vergonha das pernas finas e por isso não embar-cou na moda das meias-calças? De acordo com as consultoras de moda, alguns truques ajudam a disfarçar esse perfil. Se você tem per-nas finas, use e abuse das meias com detalhes ou tex-turas, especialmente, aque-las com desenhos geométri-cos e com cores vibrantes. Mas mulheres muito altas devem evitar as meias com riscas verticais, que tendem a alongar e afinar a silhueta.

Meia-calça quebra monotonia do

guarda-roupa de invernoEsta circulando na inter-

net...Muito interessante...Devemos estar informa-

dos sobre todas as condi-cionantes das nossas "doen-ças"...

PANDEMIA DE LUCRO...Que interesses económi-

cos se movem por detrás da gripe porcina???

No mundo, a cada ano morrem milhões de pessoas vitimas da Malária que se

podia prevenir com um simples mosquiteiro.

Os noticiários, disto nada falam!

No mundo, por ano mor-rem 2 milhões de crianças com diarreia que se poderia

evitar com um simples soro que custa 25 centimos.

Os noticiários disto nada falam!

Sarampo, pneumonia e enfermidades curáveis com vacinas baratas, provocam a

morte de 10 milhões de pessoas a cada ano.

Os noticiários disto nada falam!

Mas há cerca de 10 anos, quando apareceu a famosa

gripe das aves……os noticiários mundiais

inundaram-se de noticias…Uma epidemia, a mais pe-

rigosa de todas…Uma Pan-demia!

Só se falava da terrífica enfermidade das aves.

Não obstante, a gripe das aves apenas causou a mor-te de 250 pessoas, em 10 anos…25 mortos por ano.

A gripe comum, mata por ano meio milhão de pesso-as no mundo. Meio milhão contra 25.

Um momento, um mo-mento. Então, porque se ar-mou tanto escândalo com a gripe

das aves?Porque atrás desses fran-

gos havia um “galo”, um galo de crista grande.

A farmacêutica transna-cional Roche com o seu famoso Tamiflú vendeu mi-lhões

de doses aos países asiá-ticos.

Ainda que o Tamiflú seja de duvidosa eficácia, o go-verno britânico comprou

14 milhões de doses para prevenir a sua população.

Com a gripe das aves, a Roche e a Relenza, as duas maiores empresas farma-cêuticas que vendem os an-tivirais, obtiveram milhões de dólares de lucro.

-Antes com os frangos e agora com os porcos.

-Sim, agora começou a psicose da gripe porcina. E todos os noticiários do mun-do só falam disso…

-Já não se fala da crise económica nem dos tortura-dos em Guantánamo…

-Só a gripe porcina, a gri-pe dos porcos…

-E eu pergunto-me: se atrás dos frangos havia um “galo”… ¿ atrás dos por-cos… não haverá um “gran-de porco”?

A empresa norte-ameri-cana Gilead Sciences tem a patente do Tamiflú. O prin-cipal accionista desta em-presa é nada menos que um personagem sinistro, Do-nald Rumsfeld, secretario da defesa de George Bush, artífice da guerra contra Ira-

que…Os accionistas das farma-

cêuticas Roche e Relenza estão esfregando as mãos, estão felizes pelas suas ven-das novamente milionárias com o duvidoso Tamiflú.

A verdadeira pandemia é de lucro, os enormes lucros destes mercenários da saú-de.

Não nego as necessárias medidas de precaução que estão a ser tomadas pelos

países.Mas se a gripe porcina é

uma pandemia tão terrível como anunciam os meios

de comunicação.Se a Organização Mun-

dial de Saúde se preocupa tanto com esta enfermidade, porque não a declara como um problema de saúde pú-blica mundial e autoriza o fabrico de medicamentos genéricos para combatê-la?

Prescindir das patentes da Roche e Relenza e distribuir medicamentos genéricos gratuitos a todos os países, especialmente os pobres. Essa seria a melhor solução.

Pandemia de Lucro ...Gripe Porcina

Quem não gosta de rece-ber um carinho?

Ainda mais se for com mãos macias e bem cuida-das...

As mãos são vítimas das mudanças bruscas de tem-peratura e de agentes agres-sores que podem afetar sua beleza.

Seguindo algumas dicas simples e usando os produ-tos certos, você conquista-rá mãos de fada, dignas de aplausos!

Mão também envelheceAssim como o rosto, as

mãos estão expostas aos fa-tores determinantes do en-velhecimento como: expo-sição solar, manchas, vento, frio, ressecamento exces-sivo, que se dá pelo conta-to com produtos químicos como os detergentes, talco, borracha.

Além disso, as alterações hormonais naturais do avan-ço da idade, como no caso da menopausa, onde há uma diminuição do estrógeno, levam ao ressecamento e diminuição da elasticidade.

Para afastar o problema,

use e abuse de cosméticos à base de ácidos glicólicos ou retinóicos, que podem ser adquiridos nas farmácias ou manipulados a pedido do seu dermatologista.

Proteja-seComo não poderia dei-

xar de ser, é obrigatório o uso de protetor solar diário. Uma dica de ouro que deve ser sempre seguida: ao lidar com produtos de limpeza ou efetuar tarefas na água, uti-lize luvas de proteção espe-cíficas.

Elas custam pouco e ga-rantem mãos muito mais bonitas.

Hidrate sempreHidratar a área diariamen-

te deve ser um ritual repeti-do sempre que lavamos as mãos.

As melhores opções são os cremes à base de uréia, lactato de amônia e silicone, que formam uma espécie de película protetora sobre a derme, o que evita a perda de água e a ação de agentes externos

Page 10: Edição online 64

SAIBA MAIS Jornal TJ -01/08/2009 a 07/08/2009 10

Administre Seu Tempo, Cuide dos Detalhes e Faça Sucesso!

Consultora e Palestrante de Marketing,.Vendas. Novo Hamburgo - RS.

[email protected]

Soeli de Oliveira

Contratar um serviço pode ser fácil, mas, na hora de cancelá-lo, o consumidor encara alguns obstáculos, que podem fazer com que ele desista da rescisão do contrato. Pior do que ficar com um serviço que não se quer mais ou que não atenda às expectativas é ter de pa-gar por ele. O melhor mes-mo é ficar atento aos seus direitos , pois o Código de Defesa do Consumidor ga-rante que, da mesma forma que o consumidor adquire o serviço, também pode can-celá-lo.

Não é difícil encontrar alguém que demorou horas, dias ou mesmo meses para se ver livre de algum servi-ço. Muitas vezes, as empre-sas sequer têm departamen-tos específicos para atender esses consumidores. Se o cancelamento for por tele-fone, não é raro que a linha caia de repente.

Tais situações são relata-das pela assistente de dire-ção da Fundação Procon-SP, Valéria Cunha. "O consu-midor tem o direito de efe-tuar o cancelamento pelos mesmos meios que ele ad-quiriu o serviço e não pode encontrar nenhum obstáculo para isso", afirma. Assim, se você contratou o serviço pelo telefone, por ele pode-

rá cancelar, sem que a linha caia.

Tecnologia na ponta da listaValéria conta que serviços

de telefonia, internet e TV por assinatura estão no topo da lista dos mais difíceis de serem cancelados, e a forma mais utilizada para rescindir o contrato com essas empre-sas é pelo telefone, o que, "teoricamente, ficou mais fácil com a Lei do SAC", afirma.

Desde dezembro do ano passado, as novas regras que regem os call centers das empresas vigoram e, se-gundo elas, no menu princi-pal, deve haver uma opção direta para o cancelamento de serviços. Apesar dis-so, Valéria conta que ainda existem muitos entraves para o consumidor efetuar a rescisão.

Por isso, ela aconselha que o primeiro passo é for-malizar um pedido, por meio de carta, à empresa, solicitando o encerramen-to. "Dessa forma, você tem um documento que prove que pediu o cancelamento". O documento é importante, principalmente nos casos em que um prejuízo, por conta da manutenção do ser-viço, é possível.

Devolução em dobro

Quando o consumidor não consegue rescindir o con-trato de serviços cobrados mensalmente, ter um com-provante do cancelamento é importante. "Se ele tiver algum dano, existe a possi-bilidade de ressarcimento", afirma Valéria. Ela explica que, caso o cancelamento demore a ponto de chegar a conta, o consumidor deve pagá-la, para depois nego-ciar com a empresa.

"O Código prevê que co-branças indevidas devem ser ressarcidas em dobro", afirma Valéria. Se a nego-ciação com a prestadora não for possível, o ressarcimen-to deve ser pleiteado na Jus-tiça. Ela lembra que, quando o pedido é feito pelo telefo-ne, o consumidor deve pedir o número de protocolo, que é outro comprovante da so-licitação do cancelamento.

Valéria ressalta, inclusive, que, pela nova Lei do SAC, as empresas são obrigadas a gravar o atendimento e guardá-lo por até 90 dias. O consumidor tem o direi-to de exigir a gravação para comprovar que solicitou o cancelamento e conseguir ser ressarcido pela cobrança indevida.

Cuidado com a fidelizaçãoVocê pode pedir o can-

celamento de serviços nos

quais tenha contrato de fide-lização. No entanto, terá de arcar com a multa pela res-cisão do contrato. "Existe a possibilidade de cancela-mento sem ônus em caso de má prestação do serviço", disse Valéria.

Ela explica que o Código de Defesa do Consumidor permite o cancelamento de serviços em que o consumi-dor está fidelizado, sem que ele tenha de pagar a multa da rescisão, desde que a má prestação seja comprovada. Isso não é fácil e, de ma-neira geral, esses casos são resolvidos com a interme-diação da Justiça.

Recomendação: ler o contrato, sempre

Para não passar por su-focos e ver seus direitos preservados, a assistente de direção do Procon reco-menda que o consumidor se preocupe com uma possível rescisão, desde o momento em que contrata o serviço.

"O consumidor tem que, antes de assinar o contra-to, procurar nas previsões contratuais as cláusulas que tratam do cancelamento e as formas previstas de resci-são", aconselha Valéria.

Fonte:yahoo

Está difícil cancelar um serviço?

Infectologistas desaprovam tabela

São cada vez mais fre-quentes e-mails com ta-belinhas comparando sin-tomas da gripe comum aos sinais da nova gripe. Às vezes, consta no pé da tabela que a fonte é a pró-pria Organização Mundial da Saúde (OMS). Ocorre, porém, que a orientação oficial da agência de saúde pública das Nações Uni-das é clara: “você não será capaz de saber a diferença entre a gripe sazonal e a influenza A (H1N1) sem ajuda médica. Os sintomas típicos a observar são simi-lares aos provocados por vírus sazonais e incluem febre, tosse, dor de cabe-ça, dores no corpo, dor de garganta e rinorreia (se-creção nasal). Apenas seu médico e a autoridade de saúde local podem confir-mar um caso de influenza A (H1N1)”.

“É um desserviço”, afir-ma Caio Rosenthal, in-fectologista do Hospital

Emílio Ribas. “Não tem nenhuma diferença, na verdade. A diferença é o que causa o quê.” Segundo o especialista, do ponto de vista médico-assistencial, a recepção dos casos é a mesma. O que varia é o tra-tamento. “Evidentemente,

trata-se de uma epidemia nova, ainda não compreen-dida”, ressalva. De fato, al-guns estudos científicos já foram publicados indican-do diferenças nos efeitos causados pelo vírus H1N1 sobre o organismo, quan-do comparados ao quadro usual resultante de uma gripe comum.

Daí a estabelecer um guia prático de diferenciação sintomática das gripes há uma boa distância, até por-que pode acabar causando

mais confusão. “Você não pode dar uma falsa tran-quilidade, da mesma forma que não pode amedrontar”, resume Antonio Pignata-ri, professor titular de in-fectologia da Universida-de Federal de São Paulo (Unifesp) e infectologista

do Hospital 9 de Julho. “Eu não consigo di-ferenciar, e se aparece

uma pessoa com 38° de fe-bre ou 38,5°, para mim não muda muito. Eu vou ver o paciente.”

A posição do Ministério da Saúde é semelhante. Há uma semana, o diretor de Vigilância Epidemiológi-ca da pasta foi categórico: “Não existe distinção clí-nica entre quem tem gri-pe sazonal e Influenza A (H1N1)”, afirmou Eduardo Hage.

Fonte:globo.com

“Você não pode dar uma falsa tranquilidade, da mesma forma que não pode amedrontar"

Viagra feminino deve chegar ao mercado até o

final do anoSe a famosa cápsula azul

já fazia sucesso entre os homens, sua versão femini-na promete esquentar ain-da mais a vida sexual dos casais. Os problemas de disfunções sexuais também atingem muitas mulheres. Estima-se que cerca de 40% delas não sentem desejo sexual por seus parceiros e não chegam ao orgasmo nas relações sexuais. Segundo o laboratório alemão Boehrin-ger Ingelheim, o medica-mento ainda precisa passar por testes finais para ser lançado, mas pode chegar ao mercado até o final deste ano. O novo remédio será composto por Flibanserin, molécula que regula a dis-ponibilidade do hormônio serotonina no organismo, o que aumenta a sensação de prazer e bem-estar. De acor-do com os pesquisadores, a substância age tanto no sis-tema nervoso central quanto como um estimulante físico localizado elevando, dessa forma, o desejo e prazer se-xual.

O que fazer quando a situação econômica é adversa e as vendas não decolam?

A resposta mais óbvia é reduzir custos, pois custos são como as unhas: precisam sempre ser cortadas. Mas, para ter sucesso nesta empreitada é preciso envolver e sensibilizar os colaboradores.

E por onde começar?Primeiro, não despreze as pequenas ações, pois sem elas

nada se conquista. O bom senso aconselha a administrar os recursos escas-

sos, e o primeiro deles é o tempo. Em marketing e vendas todas as ações realizadas com

vistas a ajudar os clientes a ganharem tempo são sempre bem-vindas e agregam valor tanto aos produtos como aos serviços.

Não importa a sua condição social, financeira, idade, sexo ou profissão, tudo o que você dispõe por dia de tempo são apenas vinte e quatro horas de sessenta minutos.

Para multiplicar os resultados obtidos nos sessenta minu-tos de cada hora é preciso criatividade e, sobretudo planeja-mento das ações, bem como aprender a delegar para obter o máximo através das outras pessoas.

Cada indivíduo dentro da organização deve ter o cargo e as atribuições bem definidas.

A descrição do que é esperado dos membros da equipe deve ser formalmente escrita. Treinamento e reciclagem dos conhecimentos são como o oxigênio, não pode faltar.

É muito fácil saber o quanto se ganha, o difícil é saber o quanto se deixa de ganhar por estar cercado de funcionários incompetentes, com medo de treiná-los e eles irem embora. E se você não treiná-los e eles ficarem?

Assuntos menos importantes freqüentemente se sobre-põem àqueles que realmente merecem atenção.

A maior lição de administração do tempo que aprendi como líder chama-se “priorização de tarefas”. E como se faz isso?

1º. Pegue uma folha de papel e anote as tarefas que preci-sam ser executadas sem numerá-las;

2º. Numere as ações a executar na ordem de importância, de acordo com o potencial de resultados de cada uma para o

negócio; 3º. Faça primeiro as tarefas mais importantes. Se o tempo for insuficiente para realizar todas as ações

planejadas, as mais significativas terão sido realizadas. Fazendo o que for mais importante primeiro, as atividades

de menor importância poderão ser delegadas ou postergadas para outro dia ou ocasião.

Esta ferramenta funciona porque é simples, mas para aplicá-la com sucesso é preciso ter disciplina. Não comece nenhum dia sem ela, ou melhor, devido a sua importância, não vá para casa antes de ter planejado o dia seguinte.

Também exija que seus subordinados façam o mesmo. A diferença entre um gerente ou profissional bem ou mal

sucedido pode estar na aplicação dos 5 Ss.Dois grandes ladrões do tempo é a falta de organização e

de limpeza no ambiente de trabalho, pois como é possível ter futuro, se não for possível organizar o presente?

Deve haver um lugar definido para cada coisa e cada coisa deve estar em seu lugar. Para isso o uso de cores e etiquetas para indicar a localização onde as coisas devem ser guarda-das e encontradas faz maravilhas.

Por fim, vacine-se contra o desperdício da “não-quali-dade”. É cuidando dos detalhes que se faz com qualidade, porém ela não é um detalhe, é à base da continuação para você e sua empresa continuarem participando dos negócios.

Sem um produto ou serviço de qualidade quanto mais investirmos em divulgação, ao invés de vendermos mais, mais rapidamente cairemos no descrédito.

Com qualidade evita-se o custo, quase sempre oculto do retrabalho, e a doença crônica da falta de cumprimento de prazos, que tanto prejudica a imagem dos prestadores de serviços.

Portanto, faça o seu dever de casa: administre seu tempo, cuide dos detalhes e faça sucesso!

Soeli de Oliveira é Consultora e Palestrante do Instituto Tecnoló-gico de Negócios, nas áreas de Varejo,Vendas, Motivação e Atendi-mento - e-mail: [email protected] - Novo Hamburgo - RS.

Page 11: Edição online 64

ENTRETENIMENTO Jornal TJ 01/07/2009 a 07/08/2009 11

Novelas

Chanti fica assustada ao ver Leinha e Cami-la na porta de seu quarto no hotel, e não acre-dita quando a cunhada lhe diz que se separou de Ravi. Raj diz a Maya que está incomodado com a desconfiança de Ramiro e Cadore e que vai a Dubai esclarecer o mistério da conta de Raul. Opash lamenta a falta de Chanti e Camila na hora do jantar. Gopal fica atordoado ao ver Chanti e Camila no quarto do hotel e conta para Raul. Júlia fica sabendo que Murilo e Silvia planejam ter um filho e demonstra não gostar da ideia. Aída conta a Silvia que Yvone está prestes a ter um caso com Ramiro. Melissa diz para Nanda e Yvone que ganhará uma joia de Ramiro de presente pelo aniversário de ca-samento. Yvone se diverte ao perceber que a joia sobre a qual Melissa se refere é a mesma que ganhou de Ramiro. César e Ilana procuram Opash para conversar sobre a separação de Ca-mila e Ravi, mas o indiano percebe que o casal só está interessado em dinheiro. Anusha e Hari conversam escondidos, sob a proteção de Lalit. Durga repreende Anusha por ainda não ter se arrumado para esperar a visita do noivo. Chiara escuta Mike dizer que vai filmar um encontro. Maya pede a Duda, pelo computador, para ela não viajar para a Índia e deixar seu marido em paz.

CAMINHO DAS ÍNDIAS

Resumo para 03/08/2009Segunda-feira

ÁRIES - 21/03 A 20/04 – É bom manter o foco nos desafios prin-cipais do momento. Deixe para depois as preocupações e os “achis-mos”. Mas é bom desconfiar de quem lhe deve dinheiro ou está em divida consigo por outro motivo. Se você não for atrás, não vai rece-ber. Jogue com o elemento surpresa.

TOURO - 21/04 A 20/05 – Um dia especial para as relações em geral. Boas surpresas e poder de fluir bem com as vibrações alheias. Aguarde uma novidade boa. Namoro ou parceria de negócios pode engatar de verdade. Mas para isso, terá de seguir na onda dos im-previstos. Paixão e sensualidade.

GÊMEOS - 21/05 A 20/06 –Mais um dia de distração e desconcen-tração quando sua mente voa por ai, seduzida por quimeras e ma-ravilhas. É mesmo, o mundo poderia ser melhor e sua vida também! O sonho pode manter seu pique, serve para isso. Tarefas diárias pedem presença e atenção, cuidado.

CÂNCER - 21/06 A 21/07 –Soluções engenhosas e inspiradas e muita criatividade ajudam você a visualizar melhor para onde vai e a estabelecer o programa melhor para empreender seus negócios e decisões. Confie no seu golpe de vista, mas confira documentos e contratos antes de assinar. Intuição.

LEÃO - 22/07 A 22/08 – Certifique-se de que você foi bastante claro numa conversa com seu cliente. Confira as ordens dadas a aos subalternos. Expresse honestamente suas duvidas ao seu amor. Des-creva suas intenções, analise as propostas recebidas. Todo cuidado para não dar um passo em falso hoje.

VIRGEM - 23/08 A 22/09 – Viagens, passeios, deslocamentos, mudanças, comunicação e movimento são temas em destaque hoje. Continue espreitando, observando e se protegendo da indiscrição alheia. Nesse momento de sua vida, quanto mais você observar, melhor. Receptividade no amor a seu favor.

LIBRA - 23/09 A 22/10 –Sair do esquema conhecido pode ser a me-lhor solução para manter seus recursos sob controle hoje. Uma saída imaginativa para ganhar dinheiro também está no cardápio astral. Alguém de Escorpião ou Peixes mostrará algo a você. Autoconfiança e senso de valor pessoal. Amores.

ESCORPIÃO - 24/10 A 23/11 –O bom aspecto que a Lua forma com Urano fornece o sinal de um ótimo casamento entre sensibilidade e ruptura com o passado, aceitação do novo e muita intuição a ser em-pregada no presente. Um filho, um novo amor, uma vitoria podem ser motivos de empolgação e alegria.

SAGITÁRIO - 23/11 A 21/12 –Mantenha seu esquema de vida bem tranqüilo hoje. Não apareça muito, e bem exceda seus limites. Seja fiel a seus sentimentos e deixe pra depois os enfrentamentos delica-dos com pessoas difíceis. Hoje você precisa de paz e aconchego. Boas novidades na família e em casa.

CAPRICÓRNIO - 21/12 A 20/01 –Use seu talento expressivo para contagiar certas pessoas estratégicas, tocando seu coração com suas palavras. Seu papel hoje é unir o que está solto por ai, sejam idéias, intenções ou projetos de trabalho. Entidades e sociedades precisam de seu conhecimento técnico, vá.

AQUÁRIO - 21/01 A 19/02 –Cioso de sua imagem, ligado nas no-vidades, apto a inventar o extraordinário onde só existia o batido e comum, hoje você conta com a sorte. E com parceiros amigáveis também. Logo, não se indisponha com eles. Avalie bem se as diver-gências são reais. No amor, fale de menos.

PEIXES - 20/02 A 20/03 –A rotina tem sido dura? Você está cansa-do de ir alem do limite, se equilibrando entre tantos furos de tantas pessoas? Pois hoje obterá a boa resposta dos astros. Na forma de apoios, ajuda inesperada e ótimas noticias de longe. Um caminho de liberdade para você se expressar.

HORÓSCOPO

Vicente não concorda que Anita traba-lhe em seu escritório, mas Dafne promete que irá ajudá-la a conseguir um emprego. Cléo mente sobre a aparência da noiva e Nicholas se desespera. Denis devolve o livro-cofre para Xico e ele esconde as joias em outro lugar. Bianca faz sua primeira coxinha, mas não fica satisfeita com o re-sultado e briga com Felipe. Cássio rejeita o pedido de casamento de Léa. Denis co-meça a falsificar mais uma tela para que Judith não suspeite de seu plano para fugir. Lili descobre que o livro sumiu e Denis avisa que o devolveu a Xico. Gabriel oferece o emprego de Fabiano de volta e Ivonete o incentiva a aceitar, causando estranheza em Dafne. Lili revira o quar-to de Espeto atrás das joias e Denis fica desconfiado. Milena contrata André para fazer sua festa de casamento. Caco se declara para Laís e ela afirma que está na hora de apresentá-lo à sua família. Dafne oferece a Cássio a oportunidade de traba-lhar com ela em um evento. Jacques pede a Milena que convide Dafne, Bianca e Ga-briel para o seu casamento. Léa se solida-riza com a situação de Nicholas, mas avisa que não vai ajudá-lo por ter outros planos para o seu dinheiro. Gabriel aceita ir ao casamento de Nicholas com Dafne. Laís convida Caco para acompanhá-la. Cássio comenta com André sobre a proposta de Léa. Milena pede a Nélson que vá ao seu casamento. Nicholas se surpreende ao ver

Milena entrando na igreja..

CARAS E BOCAS

PARA COLORIR PREVISÃO DO TEMPO

PIADAS

Mariana grita por Antero, que manda Zeca se afastar de Maria Rita. Alfredo Modesto vai cumprimentar Otávio e Va-dinho tenta descobrir qual será a posição política do jornalista ao fundar o jornal. Nono dança com Zuleika sob os olhares de todos os convidados do casamento na pensão. Padre Bento conta a Bertoni que Nono estava dançando com Zuleika na festa de casamento. Maria Rosa con-sola Geraldo por ter ficado com ciúmes de Otávio. Norberto não se conforma de ficar afastado de Aurora até o final das eleições. Isidoro dança com Jacira e a elogia. Rosinha afirma para Zeca que ele nunca ficará com Maria Rita. Maria Rita contraria Mariana e vai servir docinhos aos convidados. Terêncio, a pedido de Zeca, chama Maria Rita para dançar. Zeca inicia a brincadeira do chapéu e o coloca em Terêncio para poder dançar com Maria Rita. Otávio sugere a Padre Bento insta-lar o jornal no salão paroquial. Dona Ida, Das Dores, Nina, Cleusinha, Jacira e Edith levam Ricardo e Aninha na rodoviária. Mariana, inconformada, reclama com Antero por Zeca ter dançado com Maria Rita. Terêncio e Zé Camilo repreendem Zeca por seu comportamento na festa. Maria Rita pensa em Zeca e fica com re-ceio de se tornar a responsável pelo fim do casamento do peão com Rosinha. Edith e Das Dores se preocupam com a tristeza de Dona Ida e tentam consolá-la. Otávio confessa a Marcos que seu coração acelerou ao rever Maria Rosa. Das Dores e Edith comentam sobre o comporta-mento de Zeca com Maria Rita. Rosinha culpa o diabinho da garrafa por não ter cumprido a sua parte da promessa, e como castigo tira sua roupa de santo e resolve colocá-lo no fundo de um baú.

PARAÍSO

RECEITA

Esfiha de carne # Ingredientes# 1 colher (sopa) bem cheia de fermento para pão (eu usei

fermento granulado instantâneo para pão)# 2 colheres (sopa) cheias de açúcar refinado# 1/2 colher (chá) de sal# 1/2 xícara de leite morno (100 ml)# 1 xícara de água morna (200 ml)# 1 ovo# 650 ou 700 g de farinha de trigo# 1/2 xícara (chá) de óleo ou 100 ml

# Recheio:# 1/2 kg de carne moída magra# 3 tomates picadinhos# 1 cebola picada# 1 dente de alho (opcional)# 1/2 xícara (chá) de azeitonas picadas# 1/2 colher (chá) de noz moscada (opcional)# Salsinha e cebolinha a gosto (opcional)# Gotas de molho de pimenta (opcional)# Para pincelar:# 1 gema# Gergelim torrado ou preto para salpicar depois que pin-

celar

WWW.JORNALTJ.COM.BR

FUNDAÇÃO: 17/05/2008

DIRETOR COMERCIAL: TIAGO PAIM

CHEFE DE EDIÇÃO: TAÍS COSTA

3559-9076

[email protected]

DISTRIBUIÇÃO:4 MIL EXEMPLARES

SAPIRANGA | CAMPO BOM|ARARICÁ | NOVA HARTZ

WWW.GRUPOTJ.COM.BR

JOÃO CORRÊA, 1719, CENTRO ESQUINA- SAPIRANGA

AQUI NÃO HÁ FRONTEIRAS PARA A COMUNICAÇÃO.!”

No hospicio, um doido esta-va sentado na cadeira com um balde de água,e com uma vari-

nha de pescar segurando dentro da agua ai o doutor do hos-picio perguntou pra ele:

- O que você está pescando?O doido responde:- Otários, doutor.O médico fala:- Quantos vc já pescou?- O senhor é o quinto, já!________________________________________________Aquele casal estava jantando num restaurante finíssimo,

quando de repente o homem desaparece para debaixo da mesa. Surpreso, o garçom se aproximou e perguntou com ar de preocupação:

- Perdão, senhora, mas o seu marido está passando mal?- Não, não! Ele está ótimo! Acabou de entrar no restauran-

te________________________________________Um cara diz, orgulhoso: “Minha mulher é um anjo!”.O amigo observa: “Você tem sorte, a minha ainda está

viva!”

ORIGEM DO DIA DOS PAISSegundo a Enciclopédia Livre Wikipédia, o Dia do Pai

tem origem na antiga Babilônia, há mais de 4 mil anos. Um jovem chamado Elmesu moldou e escupiu em argila o pri-meiro cartão. Desejava sorte, saúde e longa vida a seu pai.

Em 1909 Sonora Louise Dodd, filha do veterano da Guer-ra Civil, John Bruce Dodd, ao ouvir um sermão de sua mãe, teve a idéia de celebrar o Dia dos Pais. Sonora, de Washing-ton, queria um dia especial em homenagem ao pai, que viu sua mulher dando a luz ao sexto filho, tendo que criar o recém-nascido e seus outros cinco filhos sozinho. Já adulta, Sonora sentia-se orgulhosa de seu pai ao vê-lo superar to-das as dificuldades sem a ajuda de ninguém; foi destemido e amável. Então, já que John Bruce Dodd, pai de sonora, nascera no mês de Junho, ela escolheu celebrar o primeiro Dia dos Pais em Spokane, Washington, no dia 19 de junho de 1910.

Por fim, em 1924 o presidente Calvin Coolidge, apoiou a idéia de um Dia dos Pais nacional e, finalmente, em 1966, o presidente Lyndon Johnson assinou uma proclamação pre-sidencial declarando o terceiro Domingo de Junho como o Dia dos Pais.

LEMBRE-SEA MAIORIA DAS PESSOAS QUE

FAZEM COMPRAS, TOMAM CAFEZINHO E LEÊM JORNAL.

POR ISSO SE VOCÊ QUER REALMENTE DIVULGAR O SEU

PRODUTO DIVULGUE NO JORNAL TJ!

AQUI O RETORNO É GARANTIDO!

CURIOSIDADEDesde a época do Império

Romano que se tenta contro-lar o suor e o odor produzidos pelas axilas. Os homens desta época usavam pequenas almo-fadas aromatizadas debaixo das axilas para diminuir o odor pro-vocado pelo suor.

No início do século XX, os Estados Unidos fabricaram um produto a base de sulfato de potássio e sulfato de alumínio, que seria capaz de controlar o suor e diminuir o odor, e deram o nome de desodorante.

Em razão do alto preço, o produto somente se espalhou no Ocidente. Após a Segunda Guerra Mundial os preços ca-íram e assim o desodorante se tornou acessível.

Hoje, o desodorante apre-senta diversas formas que po-dem ser escolhidas de acordo com a necessidade de cada um, encontramos desodorantes aromatizados ou sem perfume, com ou sem álcool e os com ou sem agentes bactericidas.

Podem ainda ser antitranspi-rante, que fecha cerca de 50% das glândulas sudoríparas, ou antiperspirante que reduz a for-mação do mau cheiro e a trans-piração.

Page 12: Edição online 64

JORNAL TJ Telefone:

(51) 3559.9076ASSINATURAS

www.grupotj.com.br

Fechamento da Edição31/07/2009 sexta -feira

ás 15:30hs

ComunicadoHospital à

ComunidadeO Hospital de Sapiranga vem por meio deste in-

formar toda comunidade de Sapiranga e região, que o fluxo de pessoas e visitantes dentro do Hos-pital será minimizado e limitado, por motivo de prevenção à saúde de todos, devido a Pandemia gerada pela Gripe A (H1N1).

Hospital recebe doação

O Hospital de Sapiranga recebeu na semana passada uma doação de 13 edredons e 13 travesseiros doados pela Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil de Sapiranga. A doação com certeza ajudará os pacientes internados ame-nizando o frio deste inverno. A Administração do Hospital agradece e enfatiza que esta é uma forma concreta de ajudar a comunidade.

Para mais informações sobre doações, basta entrar em contato pelo telefone 3559-4444.

Procon-SP multa 20 empresas

O Procon de São Paulo multou 20 empresas por descumprirem as novas regras para o Serviço de Atendimento ao Consumi-dor nesta quinta-feira (30). Essas regras valem para em-presas reguladas pelo poder público federal, como as de telefonia, TV paga e servi-ços financeiros, entre outras.

As multas totalizam mais de R$ 10 milhões, segundo o Procon. As maiores foram contra as empresas de tele-fonia celular Vivo e Claro, condenadas a pagar R$ 3,2 milhões cada.

Foram multadas também as empresas A Telecom, TVA, Citicard, Ameplan, Amico, Itálica, Aviccena, Citibank, Banco Mercantil, Caixa Econômica Federal, Banco Ibi, Banco Gmac,

Consortec, Allianz Seguros, Liberty Seguros, Marítima, Azul Linhas Aéreas e Ex-presso Brasileiro.

A reportagem do G1 en-trou e m con-ta to com a s em-pre-s a s multadas pelo Procon e aguarda resposta. A Consor-tec disse que não iria se ma-nifestar sobre o assunto. A reportagem não conseguiu contato com as operadoras de plano de saúde Aviccena e Ameplan.

Segundo o Procon, não cabe mais recurso por parte das empresas junto ao ór-

gão; só é possível recorrer contra as punições na Jus-tiça.

De dezembro do ano pas-sado, quando as regras en-

traram em vigor, até 28 de julho, o Procon recebeu em seu site 5419 denúncias de consumidores sobre o aten-dimento nos SACs. O órgão fez também operações de fiscalização e, com esses da-dos, instaurou os processos administrativos contra as empresas.

Além das empresas que já

foram multadas, há mais 54 processos em andamento, diz o Procon.

O setor mais reclamado foi telefonia fixa e móvel, com 3.570 denúncias, se-guido por TV paga e cartão de crédito, com 452 e 409 denúncias, respectivamente.

De acordo com o Procon, os principais problemas re-latados pelos consumidores foram: a empresa não resol-veu o problema em 5 dias; a espera para ser atendido foi de mais de um minuto; o consumidor teve que rela-tar o problema mais de uma vez; a ligação foi interrom-pida; e o telefone ficou ina-cessível.

Fonte:globo.com

“Punições totalizam mais de R$ 10 milhões, segundo o órgão.”

“Novas regras para SACs entra-ram em vigor em dezembro”

'Não é problema meu', diz Lula sobre crise do Senado

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, nes-ta quinta-feira (30), que não cabe a ele decidir sobre a permanência do presidente do Senado, José Sarney, no cargo.

“Não é problema meu. Eu não votei para eleger Sarney presidente do Senado, nem votei no Sarney no Maranhão, nem votei no Temer, nem vo-tei no Arthur Virgílio. Votei nos senadores de São Paulo. Quem tem que decidir se ele continua presidente do Sena-do é o Senado, não sou eu", afirmou Lula.

O presidente concedeu co-letiva à imprensa após o Se-minário Empresarial Brasil-Chile, realizado na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

No evento, ele defendeu

aliança comercial entre países emergentes.

O presidente Lula pediu que o Senado tome provi-

dências em relação à crise na Casa para não paralisar vota-ções importantes.

“O Executivo depende muito das ações do Senado e não o Senado do Executi-vo. Todo mundo sabe que a paralisia do Congresso pode trazer problemas. Espero que agora com a cabeça fresca, depois de dez dias de férias, eles se reúnam como adultos que são, todos com mais de 35 anos, e se decidam a nor-malizar a situação do Sena-do.”

O presidente do Senado, José Sarney, é alvo de 11 re-presentações no Conselho de Ética da Casa, a maioria com relação ao escândalo dos atos secretos. Além dos problemas no Conselho de Ética, Sarney também enfrenta problemas

na Justiça. O Ministério Pú-blico Estadual do Maranhão (MPE-MA) reprovou as con-tas apresentadas pela Funda-ção José Sarney entre 2004 e 2007 e decidiu intervir na en-tidade, que tem Sarney como presidente vitalício.

Diversos senadores já pedi-ram a renúncia do presidente da Casa após uma série de de-núncias, inclusive parlamen-tares do PT.

Ao ser questionado sobre a divisão dentro do PT em rela-ção à permanência de Sarney no cargo, Lula respondeu: “Faz três anos que eu não par-ticipo das reuniões do partido. Vocês devem ligar para o [Ri-cardo] Berzoini, (presidente do PT), para saber como o partido está vendo essa divi-são.” Fonte: globo.com