informativo do sindicato dos concessionários e ... · nesta edição a discussão do dia a dia das...

6
Informativo do Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos do Espírito Santo Agosto de 2014 Nº 87 Página 04 Parceria entre o Grupo Líder e Junior Achievement do E.S. leva programas educacionais a 500 jovens Página 02 Concessionários do estado elegem nova diretoria Página 03 Palestras na reunião do Grupo de RH Página 05 Reunião dos Sincodivs de todo o País P oucas vezes a realização do Con- gresso Fenabrave foi cercada de tantas expectativas, como acon- teceu na sua 24ª edição realizada nos dias 13 e 14 de agosto, na Expo Unimed Curitiba, em Curitiba/PR. O maior evento da distribuição au- tomotiva da América Latina e segundo maior do mundo, foi palco para a dis- cussão de soluções para retomar o crescimento dos negócios do setor. O Congresso reuniu cerca de 3,9 mil parti- cipantes, entre concessionários, exposi- tores e lideranças do setor. Direcionado para a categoria, o even- to contou com 26 palestras e workshops de alto nível, contemplando todos os segmentos automotivos, principalmente, voltados a busca de alternativas para me- lhorar os indicadores do setor. Cenário desafiador Flávio Meneghetti, presidente do Conselho Deliberativo e Diretor da Fena- brave, convocou a toda categoria para se unirem na mesma direção. “Superar nossos limites e atingir os objetivos planejados. Vamos emplacar 2014 com muita SUPERAÇÃO, transformando de- safios em oportunidades”. Palestra magna Com o tema Desafios do Futuro para os Concessionários, Arturo Piñeiro, pre- sidente da BMW Group Brasil, afirmou 24º Congresso Fenabrave e Expo Fenabrave que os concessionários devem continu- ar investindo em tempos de crise. Na avaliação de Arturo, os projetos desenvolvidos antes da crise precisam continuar, devendo ser concretizados, tanto nos períodos de crescimento quanto nos de queda. Além disso, Piñeiro lembrou que todos os departamentos dos concessio- nários devem ser lucrativos. Reclama-se muito do baixo lucro gerado pela venda de veículos novos, no entanto, a venda de usados é muitas vezes uma fonte de receita até mais interessante. Um sucesso além das expectavas “Apontando a venda de peças, serviços e seguro, que podem ser responsável por uma importante ge- ração de caixa dos concessionários que gozam de uma boa saúde finan- ceira” conclui. Expo fenabrave Instalada numa área de 10.000 m², a Expo Fenabrave, feira de negócios vol- tados ao setor automotivo, reuniu 70 grandes expositores que apresentaram produtos e serviços ao setor.

Upload: lamnga

Post on 02-Dec-2018

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Informativo do Sindicato dos Concessionários e ... · nesta edição a discussão do dia a dia das empresas com os integrantes do Grupo de RH das concessionárias associadas. Na

I n f o r m a t i v o d o S i n d i c a t o d o s C o n c e s s i o n á r i o s e D i s t r i b u i d o r e s d e Ve í c u l o s d o E s p í r i t o S a n t o • A g o s t o d e 2 0 1 4 • N º 8 7

Página 04 Parceria entre o Grupo Líder e Junior Achievement do E.S. leva programas educacionais a 500 jovens

Página

02Concessionáriosdo estado elegemnova diretoria

Página

03Palestras nareunião doGrupo de RH

Página

05Reuniãodos Sincodivsde todo o País

P oucas vezes a realização do Con-gresso Fenabrave foi cercada de tantas expectativas, como acon-

teceu na sua 24ª edição realizada nos dias 13 e 14 de agosto, na Expo Unimed Curitiba, em Curitiba/PR.

O maior evento da distribuição au-tomotiva da América Latina e segundo maior do mundo, foi palco para a dis-cussão de soluções para retomar o crescimento dos negócios do setor. O Congresso reuniu cerca de 3,9 mil par ti-cipantes, entre concessionários, exposi-tores e lideranças do setor.

Direcionado para a categoria, o even-to contou com 26 palestras e workshops de alto nível, contemplando todos os segmentos automotivos, principalmente, voltados a busca de alternativas para me-lhorar os indicadores do setor.

Cenário desafi ador

Flávio Meneghetti, presidente do Conselho Deliberativo e Diretor da Fena-brave, convocou a toda categoria para se unirem na mesma direção. “Superar nossos limites e atingir os objetivos planejados. Vamos emplacar 2014 com muita SUPERAÇÃO, transformando de-safios em opor tunidades”.

Palestra magna

Com o tema Desafios do Futuro para os Concessionários, Ar turo Piñeiro, pre-sidente da BMW Group Brasil, afirmou

24º Congresso Fenabrave e Expo Fenabrave

que os concessionários devem continu-ar investindo em tempos de crise.

Na avaliação de Ar turo, os projetos desenvolvidos antes da crise precisam continuar, devendo ser concretizados, tanto nos períodos de crescimento quanto nos de queda.

Além disso, Piñeiro lembrou que todos os depar tamentos dos concessio-nários devem ser lucrativos. Reclama-se muito do baixo lucro gerado pela venda de veículos novos, no entanto, a venda de usados é muitas vezes uma fonte de receita até mais interessante.

Um sucesso além das expectati vas

que os concessionários devem continu- “Apontando a venda de peças, serviços e seguro, que podem ser responsável por uma impor tante ge-ração de caixa dos concessionários que gozam de uma boa saúde finan-ceira” conclui.

Expo fenabrave

Instalada numa área de 10.000 m², a Expo Fenabrave, feira de negócios vol-tados ao setor automotivo, reuniu 70 grandes expositores que apresentaram produtos e serviços ao setor.

“Apontando a venda de peças,

Page 2: Informativo do Sindicato dos Concessionários e ... · nesta edição a discussão do dia a dia das empresas com os integrantes do Grupo de RH das concessionárias associadas. Na

N o dia 08 de agosto, na sede da Entidade, em Vi-tória, aconteceu a eleição da nova diretoria do Sincodiv/ES para a gestão

de 2014/2017, que comandará os rumos do Setor da Distribuição de Veículos do Estado para os próximos três anos.

Com chapa única, encabeçada pelo empresário Augusto Giuber ti, juntamente com Luciano Piana como vice-presidente, a votação ocorreu das 8:00 às 17:00h, e contou com a par ticipação de 72% dos votos vá-lidos para o mandato que vai de se-tembro de 2014 à agosto de 2017.

O grande lema da nova gestão da entidade é intensificar as ações voltadas ao diálogo com a categoria, for talecer o associativismo, estimular a filiação das empresas do setor e a representação da classe empresarial.

2

ExpedienteAv. Adalberto Simão Nader, 425, Sala 307, CEP: 29066-370 • Mata da Praia • Vitória - ESTel.: (27) 3315-0055 • Fax: (27) 3315-0002 • [email protected]ção: José Francisco Costa • Jornalista Responsável: Felipe A. Costa - Mtb: 01716-ESEditoração Gráfica: Marcelo Sena • Impressão: Gráfica Espírito Santo

Palavra do presidente Luciano Piana

Criar e ousar

Os concessionários de veí-culos, tem sofrido uma significa-

tiva perda de volume de vendas no varejo, sua principal fonte de receitas.

As previsões para o ano de 2014 e o próximo ano, não são mais otimistas para o setor da Distribuição Automotiva.

Tais fatos exigem mudanças de conceito e estratégia, implicando prin-cipalmente numa revisão de processos, para que possa preservar a continuida-de da empresa.

Para que a estrutura interna das concessionárias possa ser mais eficien-te, e extrair rentabilidade de todos os

departamentos, é reforçar e qualificar a capacitação dos seus principais talentos.

Ter a visão clara de procurar os co-laboradores que fazem a diferença na estrutura da concessionária.

Profissionais competentes na em-presa devem ser mantidos, da mesma forma que as equipes devem ser treina-das para extrair melhores resultados de suas atividades.

Se todos conhecem o seu papel na empresa, se as ações forem definidas, e bem coordenadas pelas lideranças, os resultados serão alcançados.

A eficiência das equipes vale para todas as áreas da concessionária, se-jam essas formadas por administrativos,

varejo, sua principal fonte de receitas.

alavra do presidentealavra do presidenteCriar e ousar

culos, tem sofrido uma significa-tiva perda de volume de vendas no

varejo, sua principal fonte de receitas.

PPalavra do presidentealavra do presidente

culos, tem sofrido uma significa-tiva perda de volume de vendas no

varejo, sua principal fonte de receitas.

vendedores e produtivos, o êxito desta eficiência melhora os resultados das empresas como um todo.

Não esquecer que a fidelização dos clientes é a garantia do futuro da con-cessionária e o uso permanente da sua base de clientes é fator estratégico de sucesso.

O momento pede criatividade e ou-sadia, atributos que não faltam ao nosso setor. Vamos trabalhar nesta direção, e com muito empenho conseguiremos nos superar mais uma vez.

Luciano PianaPresidente do Sincodiv/ES

Diretor Geral Regional da Fenabrave/ES

Posse da nova diretoria

A posse e a certificação da nova Diretoria acontecerá no dia 11 de setembro, a partir das 20:00h na Lareira UP, em Vitória. Mais informações sobre a eleição e posse, e também, a relação com todos os nomes dos diretores eleitos está disponível no site www.sincodives.com.br / banner eleição 2014/2017.

Concessionários do estado elegemnova diretoria para o triênio 2014/2017

Chapa eleita Diretor Presidente Augusto Giuberti

Diretor Vice Presidente Luciano Piana

Diretor 1º Secretário David Teixeira Júnior

Diretor 2º Secretário José Lino Sepulcri

Diretor 1º Tesoureiro José Braz Neto

Diretor 2º Tesoureiro Riguel Chieppe

Diretor Del. Sul Diego Perin Lobato

Diretora Del. Norte Raisa Reuter Ceolin

Diretor Del. Noroeste Franco André Beretta

Page 3: Informativo do Sindicato dos Concessionários e ... · nesta edição a discussão do dia a dia das empresas com os integrantes do Grupo de RH das concessionárias associadas. Na

C om o objetivo de discutir as demandas do setor e criar um ambiente de rela-cionamento entre os profissionais da

área de gestão de pessoas, o Sincodiv/ES trouxe no dia 21 de agosto, em sua sede, nesta edição a discussão do dia a dia das empresas com os integrantes do Grupo de RH das concessionárias associadas.

Na abertura o Diretor Executivo do Sindicato, José Francisco Costa, abordou a Convenção Coletiva de Trabalho, o que ocorreu no 24º Congresso da Fenabrave, situação do mercado de veículos e as ten-dências para 2014 e 2015. Além dos cur-sos em negociação, tais como, Gestão de Cargos e Salários e Recrutamento e Sele-ção para os três próximos meses.

Encerrou, dando ciência da eleição sindical, a diretoria eleita para a gestão de 2014/2017 do sindicato, a ser presidida pelo empresário Augusto Giuberti.

Estabilidades no Emprego

Palestra da advogada trabalhista, Dra. Suzana Roitman, que esclareceu que a estabilidade no emprego é aquela que o empregado tem o emprego garantido, não podendo ser dispensado pelo emprega-dor, salvo por justa causa ou força maior.

A exposição da especialista foi foca-da nas matérias, CIPA, Gestante, Dirigente Sindical, Dirigente de Cooperativa, Acidente de Trabalho, Doenças Graves e aquelas pre-vistas na Convenção Coletiva de Trabalho.

3Reunião do

Grupo de RH discute

estabilidades no empregoe benefí cios

de saúde

A palestra foi ministrada pelos es-pecialistas em benefícios, os executivos da corretora AON Hewitt, Filipe Braga e Mara Cristina, que apresentaram com objetividade e praticidade os temas, que servirão de ferramenta de trabalho para o grupo. Foram destacados o mercado de saúde no Brasil, Benefícios, Receitas, Si-nistralidade, Operadoras, Planos de Saúde

como fator de atração e retenção de ta-lentos. O Plano de saúde representa a 2ª maior despesa do RH, com um custo entre 9% a 12% da folha de pagamento. Tipo e quantidade de operadoras, abrangência de cobertura, segurados 42%, cooperati-vas 29%, medicina de grupo 26% e auto gestão 3%. Forma de adesão operacional 27%, compulsória 70% e outras 3%. Além do fator moderador que se constitui numa importante ferramenta na correta utiliza-ção do plano de saúde.

Foi mostrado o perfil das operadoras que o sindicato mantém contratos, seus planos disponíveis ao associado do Es-tado, como Samp, Unimed Sul Capixaba, Unimed Norte Capixaba, Unimed Vitória e Bradesco Saúde.

Já no plano odontológico foi escla-recido o perfil da operadora Inpao Dental, plano odontológico disponível aos asso-ciados, além de ampla rede credenciada e suas coberturas.

Programa de Benefí cios de Saúde e Odontológico

Page 4: Informativo do Sindicato dos Concessionários e ... · nesta edição a discussão do dia a dia das empresas com os integrantes do Grupo de RH das concessionárias associadas. Na

4www.sincodives.com.br

O Grupo Líder firmou parceria com a Junior Achievement do Espírito Santo com o objetivo de desenvol-

ver programas educacionais para jovens e crianças das comunidades onde atuam as empresas do conglomerado. Econo-mia Pessoal, Nosso Planeta e Nossa Casa estão entre os temas a serem trabalhados visando despertar o empreendedorismo e o desenvolvimento social nos alunos de escolas dessas comunidades.

Voluntários de empresas do Grupo Líder estão sendo treinados pela Junior Achievement do Espírito Santo para en-trarem em sala de aula para ministrar os programas.

No dia 14 de agosto, 11 voluntá-rios da Vitoriawagem Vitória e CVC Vitó-ria aplicaram o programa Nosso Planeta, Nossa Casa que busca formar verdadei-ros multiplicadores da cultura do uso sustentável dos recursos naturais. Fo-ram contempladas 126 crianças de cinco turmas da Escola Municipal de Ensino Fundamental Zilda Andrade, no Bairro da

Penha, na capital, sendo três da 5ª série e duas da 6ª série.

O trabalho teve início na Escola Estadual Maria Penedo, no bairro Valpa-raiso, na Serra, onde sete voluntários da Vitoriawagem Serra e da CVC Serra rea-

lizaram o programa no dia 27 de junho último. Três turmas, da 5ª série, com 30 alunos, em média, par ticiparam do pro-grama. A parceria segue neste segundo semestre.

Parceria entre Grupo Lider eJunior Achievement ES leva programas

educacionais a 500 jovens

A Rede Tribuna realizou no dia 21 de agosto, no Cerimonial Itamaraty Hall mais uma edição do almoço

palestra do Programa Pratos Limpos. O tema da palestra foi Ética, Poder

e Liberdade, e o palestrante convidado foi Usiel Carneiro de Souza, especialista em Gestão Empresarial e Mestre em Teologia.

O palestrante afirma que a Ética é a responsabilidade que equilibra poder e li-berdade. E, quanto mais poder, mais res- ponsabilidade é necessário.

Todos queremos uma sociedade mais ética, livre e com mais garantias aos direi-tos individuais.

O público que participou do evento foi muito variado, e contou com represen-tantes de diversas entidades, profissionais e faixas etárias.

O sindicato foi representado pelo Di-retor Executivo, José Francisco Costa, que diz “o País precisa de líderes com mais ética e voltados para o coletivo”.

Rede Tribuna promove almoço palestrado Programa Pratos Limpos

Fundada em 1919, nos Estados Unidos, a Junior Achievement é a maior e mais

antiga organização de educação prática em negócios, economia e empreendedorismo do mundo. Atualmente está presente em mais de 120 países e, no Brasil, possui unidades em todos os Estados e no Distrito Federal.

JR Archievement

O Grupo Lider é um conglomerado com 66 concessionárias de veículos automotores localizadas em Minas Gerais, no Rio de

Janeiro e no Espírito Santo.Desse total, 17 estão situadas em

municípios capixaba.

Gurpo Lider

Page 5: Informativo do Sindicato dos Concessionários e ... · nesta edição a discussão do dia a dia das empresas com os integrantes do Grupo de RH das concessionárias associadas. Na

5

N o dia 12 de agosto, durante o 24º Congresso Fenabrave foi realiza-da, das 14:00 às 18:00h, no Hotel

Mercure Batel, em Curitiba/PR, a reunião da Fenacodiv – Federação Nacional dos Concessionários e Distribuidores de Veí-culos, que teve como objetivo, traçar um diagnóstico sobre o setor, com foco em manter os Concessionários Autorizados informados sobre inovação e legislação.

O evento foi conduzido pelo Execu-tivo da Fenacodiv, Paulo Engler, e contou com a participação dos executivos de to-dos regionais existentes no Brasil, além de outras presenças importantes, como advogados e consultores de empresas parceiras da Fenacodiv fundamentais para o setor.

“Foi um evento onde tivemos a opor-tunidade de debater temas fundamentais para o dia a dia das concessionárias.

Durante o encontro, tivemos conheci-

Curiti ba sedia reunião daFenacodiv e Sincodivs de todo país

O Órgão Executivo de Trânsito do Espírito Santo promoveu, em sua sede três reuniões, sendo dia 16 e 30 de julho e 18 de agosto para tratar do tema “Vistoria de Veículos”.

Participaram da reunião Claudio Thiago diretor de licencia-mento e habilitação, e equipes operacional e jurídica do DETRAN/ES. Pelo GTDETRAN José Lino Sepulcri, coordenador , José Fran-cisco , Secretário e representantes das entidades integrantes do GTDETRAN, além do Presidente do Sindicato dos Despachantes e sua diretoria e jurídico.

A pauta foi a discussão da Resolução CONTRAN nº 466/2012, a reunião dos DETRANS realizada no DF entre os dias 5 à 8 de agosto. Visita pela diretoria do Sindicato dos Despachantes a ALES e ao MP Estadual, para viabilizar a inclusão do despachante de veículo como vistoriador automotivo.

O DETRAN/ES formalizou o pleito para que o DENATRAN dê autonomia aos Estados para a decisão que atenda melhor a reali-dade de cada Estado.

Prometido pelo presidente da Fecomércio e Coordenador do GTDETRAN trabalhar junto ao DENATRAN para acelerar a decisão

Detran/ES reune com despachantes de veículos

de homologar a proposta do DETRAN/ES que obteve aprovação unânime dos Órgãos de Trânsito do País.

A próxima reunião fica na dependência do posicionamento do DENATRAN, e tudo sobre o assunto encontra-se no site www.sincodives.com.br / Seção Destaques / Link GTDETRAN.

mentos de demandas pertinentes e priori-tárias da categoria”, conclui Engler.

Pontos relevantes

Como parte da pauta da reunião, fo-ram abordados itens como oportunidades nas empresas, INSS pagos as cooperati-vas de trabalho, verba de caráter indeni-zatório, salário maternidade, acidente de trabalho e CNAE da empresa com mais

atividades.Implantação e complexidade do E-

social, programa concessionária ambien-talmente adequada e cadastro técnico federal no IBAMA. Além da reformulação do site da Fenacodiv para potencializar a interatividade com os Sincodivs.

Aprovação dos parti cipantes

Foi sugerido a manutenção da realiza-ção da reunião das entidades duas vezes por ano, com o objetivo de que a Fenaco-div passe a ter importância nas atividades desempenhadas pelos Sincodivs.

“A iniciativa de reunir os executivos é ótima, onde nos proporciona oportunida-des de discutir temas pertinentes a rotina das Regionais, troca de informações e ex-periências de grande importância para to-dos os Sincodivs”, afirma o executivo do Espírito Santo, José Francisco Costa.

Page 6: Informativo do Sindicato dos Concessionários e ... · nesta edição a discussão do dia a dia das empresas com os integrantes do Grupo de RH das concessionárias associadas. Na

A EMPRESA Ouro Verde, orienta o procedimento operacional para o armazenamento e coleta de peças

usadas na oficina da concessionária.

Objeti vo

Assegurar que as peças usadas dos veículos sejam armazenadas e destinadas corretamente.

1. Peças usadas

a) As peças devem ser separadas e es-tocadas conforme sua característica e colocadas no local adequado, confor-me a identificação das caixas.

b) Solicitar a coleta dos resíduos quando o volume alcançar 90% da capacidade das caixas de armazenamento.

c) Conferir as peças retiradas e emitir nota fiscal de saída.

d) O Gerente de Pós Venda ou Chefe de Ofi-cina são responsáveis por emitir as notas fiscais e guardar uma cópia destas notas fiscais para controle do Órgão Ambiental.

2. Amortecedores

Os amortecedores serão armazena-dos para destinação correta por empresa homologada.

6www.sincodives.com.br

Licenciamento de Veículos Espírito Santo/2014

HumorHHHH

Datas comemorativasSetembro/2014

Reflexão

Duas Amigas

- Olá, como vai? Quanto tempo! Como vai teu marido?- Você não soube? Ele morreu faz quinze dias.- Ah, não sabia. Meus pêsames. E como é que foi?- Pedi para ele ir comprar açúcar no su-permercado, aí veio um ônibus e passou por cima dele.- Mas que coisa triste. E o que é que você fez?- Tomei café sem açúcar mesmo.

Armazenamento ecoleta de peças usadas

RRRR

DD

3. Coleta

Toda coleta será realizada por empresa homologada pela área de meio ambiente.

Em toda coleta de peças usadas deve ser emitido uma nota fiscal.

“O tempo durabastante para

aqueles que sabemaproveita-lo.”

(Leonardo Da Vinci)

“Quando o sorrisode um amigo lhefi zer feliz, você

saberá que tornou-seamigo de verdade.”

(Autor Desconhecido)

01 Dia do Profi ssional de Educ. Física03 Dia do Biólogo06 Dia do Alfaiate06 Dia do Barbeiro e Cabeleireiro09 Dia do Veterinário09 Dia do Administrador de Empresas13 Dia do Agrônomo21 Dia do Radialista22 Dia do Contador30 Dia da Secretária

MesesAUTOS/COM. MOTOCICLETAS CAMIN/ÔNIBUS IMPLEMENTOS TOTAL

2013 2014 2013 2014 2013 2014 2013 2014 2013 2014

Janeiro 5.945 5.662 1.776 1.900 627 348 231 286 8.579 8.196

Fevereiro 5.012 5.681 2.171 2.376 326 334 216 272 7.725 8.663

Março 6.229 4.735 2.861 2.225 461 290 207 182 9.758 7.432

Abril 6.583 6.206 2.997 2.572 504 410 326 241 10.410 9.429

Maio 6.422 6.131 2.570 2.544 427 501 248 267 9.667 9.443

Junho 5.891 5.321 2.663 2.132 512 412 236 306 9.302 8.171

Julho 6.302 5.942 2.682 2.349 613 439 312 292 9.909 9.022

Total Ano 42.384 39.678 17.720 16.098 3.470 2.734 1.776 1.846 65.350 60.356

LLMeses

Janeiro

(32) 3441.6793 • www.ovma.com.br

Este procedimento aplica-se ao armazenamento e destinação das

peças usadas provenientes da manutenção e revisão dos veículos.