natal iluminado a festa vem aí - portal agora | home · 2020. 9. 6. · inteligente, criativa e em...

16
Distribuição Gratuita Distribuição Gratuita Distribuição Gratuita 6 a 19 de dezembro de 2019 | Ano VIII | N° 331 www.portalagora.com Mandaguari Decoração especial em Mandaguari tem presépio e até túnel de luz – pág. 7 Natal iluminado Jandaia do Sul celebra 67 anos com shows de Mayck e Lyan, Edson e Hudson e Gian e Giovani – pág. 13 A festa vem aí Rogério Thaddeu lança oitavo livro de sua carreira pág. 10 Suspeitos de roubos e sequestros morrem em tiroteio com a polícia pág. 6 Mandaguariense sobrevive a acidente impressionante em Jandaia pág. 12 Confronto Milagre Psicologia

Upload: others

Post on 10-Sep-2020

1 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Natal iluminado A festa vem aí - Portal Agora | Home · 2020. 9. 6. · inteligente, criativa e em pouco tempo de convivência cria fortes vínculos afetivos com as pessoas. No entanto,

Distribuição Gratuita Distribuição Gratuita Distribuição Gratuita

6 a 19 de dezembro de 2019 | Ano VIII | N°331 www.portalagora.comMandaguari

Decoração especial em Mandaguari tem presépio e até túnel de luz – pág. 7Natal iluminado

Jandaia do Sul celebra 67 anos com shows de Mayck e Lyan, Edson e Hudson e Gian e Giovani – pág. 13

A festa vem aí

Rogério Thaddeu lança oitavo livro

de sua carreira pág. 10

Suspeitos de roubos e sequestros morrem em tiroteio com a polícia

pág. 6

Mandaguariense sobrevive a acidente impressionante

em Jandaia pág. 12

Confronto Milagre Psicologia

Page 2: Natal iluminado A festa vem aí - Portal Agora | Home · 2020. 9. 6. · inteligente, criativa e em pouco tempo de convivência cria fortes vínculos afetivos com as pessoas. No entanto,

2 editorial 6 a 19 de dezembro de 2019 | Ano | VIII | N°331

Espaço Aberto

Memória em

Imagem

Rogério CurielDiagramação e Arte

A equipe:Júlio César RaspinhaDiretor e Jornalista ResponsávelRosana OliveiraDepto. FinanceiroRoberto JuniorRedação

Sede:Avenida Amazonas, 1472 - Centro CEP: 86975-000 Mandaguari/PRAtendimento geral:(44) 3133-4000E-MAIL: [email protected]ão:Grafinorte - ApucaranaTiragem:2.000 exemplares

Este jornal é um produtoFarmácias

de plantão

Mandaguari - (7/12 a 13/12)

OpInIãOConvidado

Os artigos publicados com assinatura não expressam necessariamente a opinião do jornal. O intuito, com as publicações, é esti-mular o debate e a reflexão sobre temas di-versos, históricos e da contemporaneidade.

Para colaborar, basta enviar e-mail para: [email protected].

Tem alguma foto do passadointeressante que quer compartilharEnvie para [email protected]

?

Jornalista há mais de 25 anos, tem especialização em Comunicação, Publicidade e Negócios e é proprietário da Semiótika, empresa que atua na produção de conteú-do jornalístico e publicitário, assessoria de imprensa e de-senvolvimento de estratégias para comunicação corpora-tiva e institucional.

André De Canini

Minha filha Heloísa, de qua-tro anos, tem Transtorno do Es-pectro Autista. É uma criança inteligente, criativa e em pouco tempo de convivência cria fortes vínculos afetivos com as pessoas. No entanto, por conta de sua condição, enfrenta uma grande dificuldade para interagir social-mente e apesar da intensa rotina de terapias às quais é submetida, é muito provável que essa carac-terística a acompanhe durante toda a vida.

Na última terça-feira, dia 3, coincidentemente o Dia Interna-cional das Pessoas com Deficiên-cia, acordei pensando em como essa barreira poderá impactar a vida adulta da Heloísa, principal-mente no caso de uma entrevista de emprego, situação em que a capacidade de se comunicar pode ser até mais determinante do que as habilidades técnicas ou o nível de conhecimento sobre a área de atuação. Naquele momento me dei conta do quanto foi impor-

Elas não vão desaparecertante a criação da lei que esta-belece cotas para contratação de PCDs nas empresas.

Não se trata de um privilégio, mas sim de uma ação efetiva para que essas pessoas tenham opor-tunidade de mostrar sua capaci-dade, colocar em prática seus co-nhecimentos, mostrar o seu valor à sociedade e, principalmente, ter autonomia.

Minutos depois de pensar so-bre esse assunto abri o noticiário e uma das primeiras reportagens que vi foi sobre um projeto de lei enviado em regime de urgência ao Congresso pelo governo Bol-sonaro praticamente extinguindo a obrigatoriedade das empresas de médio e grande porte desti-narem uma quantidade mínima de vagas para pessoas com defi-ciência. Felizmente, no mesmo dia os presidentes das duas Casas Legislativas se manifestaram con-tra tal absurdo e, pelo menos por enquanto, a proposta está descar-tada.

Sei a realidade das empresas e reconheço que não é fácil aten-der essa exigência, mas justamen-te por conhecer de perto os dois lados dessa moeda posso afirmar que, se isso fosse aprovado, a di-ficuldade imposta às pessoas que dependem desta regra para terem uma oportunidade na vida seria infinitamente maior do que a en-frentada hoje pelas empresas para cumprirem a exigência legal.

Desde a posse, Bolsonaro é elogiado por ter sempre ao lado alguém traduzindo em libras as suas falas, porém este projeto de lei coloca em dúvida os reais motivos que o levaram a adotar essa prática. Como acreditar no discurso de inclusão quando ele tenta desestimular um programa que nas últimas décadas mudou efetivamente a vida de milhares de pessoas com deficiência por todo país?

Esta lamentável proposta do governo, no entanto, não me causou surpresa. Quando em

campanha, o atual mandatário da nação foi bem claro quanto ao que pretendia. Uma de suas falas mais celebradas por seus eleito-res naquele período foi: “Vamos fazer um Brasil para as maiorias. As minorias terão que se curvar às maiorias. As minorias que se adequem ou simplesmente desa-pareçam”. Ou seja, o que o pre-sidente está fazendo nada mais é do que aquilo que foi prometido.

Porém as minorias, sejam elas quais forem, nem sempre po-dem se adequar e jamais irão de-saparecer. Mesmo com atitudes como essa que foi proposta pelo governo, como ninguém escolhe ser ou não parte de uma minoria, elas continuarão existindo, ainda que sejam relegadas à margem da sociedade como parece ser o desejo do “capitão”. E existindo, em algum momento elas poderão bater à nossa porta ou, mais do que isso, se tornarem presentes na vida de qualquer um de nós, como foi o meu caso.

mais lúcida, mais feliz, mais vivida, mais velha... mais madura

Vera Prado

Um dos sete pecados capi-tais, a palavra vaidade significa aquilo que é vão, vazio, formado sobre aparência, fundamentado no que é reconhecido ou admi-rado pelo outro. O ideal de be-leza criado pela sociedade cruel, que é representada pelo bom-beiro frustrado que descarrega inúmeros insultos à atriz, que vestida com uma arda grava no destacamento um dia inteiro de trabalho.

Tenho a impressão de que as pessoas saíram do anonimato e, meio que de repente, se sen-tem no direito de rir do outro, seja pela aparência, seja pelas atitudes. Os heróis e pop stars de hoje têm características em comum. Julgam, criticam, riem,

E a bola da vez é a vaidadezombam do outro.

Dias atrás, uma pessoa vo-ciferava nas redes sociais acer-ca dos professores, os salários, a idade, afirmando que tinham que aposentar, por que temos de dar lugar aos jovens. Li boquia-berta comentários jocosos, mal-dosos e infelizes, quanto às ativi-dades docentes. Tenho orgulho, muito orgulho, de enfrentar uma sala de aula. Hoje, abraçando um aluno, ouvi dele “obrigado, professora”. Quem enfrenta uma sala de aula com 40 adolescentes sabe o que é isso.

Guimarães Rosa escreveu: “Quer escrever sobre uma la-vadeira? Torne-se uma delas”. Uso a frase do admirável escri-tor. Torne-se um profissional

da educação, depois preste-se a escrever sobre a arte de ensinar, mas tenha, ao menos, alguns anos de experiência para fazê-lo.

A vaidade vai muito além de um post infeliz de quem nada sabe sobre o dia a dia da lida com gentes. Frequento uma academia e constato, umas vezes rio, outras sigo com meus quase 54 buscando qualidade de vida e o direito de me movimentar em meio a corpos esculpidos e bumbuns empinados. Embora também tenha nostalgia de ter sido assim há décadas atrás. Ou seja, também sucumbo à dana-da da vaidade.

Mark Twain aponta que “não há graus de vaidade, ape-

nas graus de habilidade em disfarça-la”. As obras do autor mostram personagens habilido-sos na arte desse pecado capital.

O que mantém a lucidez de encarar os defeitos, que temos e adquirimos ao longo dos anos é justamente o que nos dá cora-gem para continuar produzido, continuar frequentando lugares onde a sociedade aponta o dedo e ri do outro. A maturidade, ela chega, e nos obriga a olhar no espelho, e sabemos o que enxer-gamos, sem ilusão, porque cui-dar da gente, é sempre urgente.

Na imagem desta semana retratamos a festa de aniversário de Jandaia do Sul. A foto data da década de 1970, e foi publicada por Marisa Vinholi no grupo

Jandaia do Sul – Memória e Fotos Atuais.

Jandaia do Sul

- Brasil Farmácia, na Rua Renê Táccola, em fren-te ao mercado Amigão. Fone: (44) 3233-4877

- Farmácia do Povo, no curvão da Avenida Ama-zonas. Fone: (44) 3233-3839

Page 3: Natal iluminado A festa vem aí - Portal Agora | Home · 2020. 9. 6. · inteligente, criativa e em pouco tempo de convivência cria fortes vínculos afetivos com as pessoas. No entanto,
Page 4: Natal iluminado A festa vem aí - Portal Agora | Home · 2020. 9. 6. · inteligente, criativa e em pouco tempo de convivência cria fortes vínculos afetivos com as pessoas. No entanto,

4 6 a 19 de dezembro de 2019 | Ano | VIII | N°331curtas

Júlio César RaspinhaEmail: [email protected] agora?

EntregaRequião Filho (MDB) entregou a retroescavadeira anunciada para Mandaguari na sexta-feira (29). Acom-panhado do vice-prefeito e aliado Ari Stroher, do mes-mo partido, entregou o equipamento para o prefeito Romualdo Batista (PDT).

AlmoçoFilho do ex-senador Roberto Requião, o jovem depu-tado almoçou com correligionários e conversou de-moradamente com parceiros sobre: articulação para as eleições municipais, preço da carne e até futebol. Re-quião Filho é torcedor fanático do Athlético, que vive o melhor momento da sua história.

FestaA Associação Atlética Romagnole promoveu grande costelada no domingo (1º), em sua sede, durante final do seu campeonato interno de futebol. Mais de 250 cartões foram comercializados, no evento que encerrou as atividades da entidade em 2019.

FutebolEm campo, Madrugada e Concreforte fizeram um grande jogo, que terminou 2 a 2, com direito a empate nos acrés-cimos e vitória do “Madrugada” nos pênaltis. Waguinho Alonso, presidente da associação, ressaltou que a competi-ção se aproxima da 50ª edição.

GreveNa iminência de ser deflagrado mais um movimento gre-vista, os professores paranaenses partiram para a ofensiva contra o governo Ratinho Júnior (PSD). As alegações vão desde o não aumento salarial, até a Reforma da Previdên-cia, que foi votada fora da Assembléia.

RespostaEm entrevistas, inclusive a este Jornal Agora quando de sua visita a Jandaia do Sul, o governador utiliza a máxima que a população não gosta de baderna, e que está “farta” das greves em todos os governos. Os ânimos andam exal-tados.

Super ediçãoO Jornal Agora trabalha com toda sua equipe na prepara-ção da edição especial 2019, que fecha o ano, e que deve circular entre 20 e 21 de dezembro. O número de páginas ainda não está definido, mas a edição de 2018 teve 80 pá-ginas.

PreparaçãoPor conta do envolvimento de toda a redação com a “su-per” edição, o Jornal Agora não circula na próxima se-mana. Reportagens especiais, dezenas de artigos e muita curiosidade são preparados para a derradeira edição de 2019.

SÚMULA DE REQUERIMENTO DE LICENÇA SIMPLIFICADA

A empresa CAPUCHO e CAMPOS LTDA ME, CNPJ 20.104.339/0001-45 torna público que irá

requerer ao IAP, a Licença Simplificada para servicos de usinagem, solda, tratamento e revestimento em

metais sem linha de galvanoplastia a ser implantada na Rua Luiz Job de Souza, 468, Parque Industrial II,

Mandaguari, PR.

Page 5: Natal iluminado A festa vem aí - Portal Agora | Home · 2020. 9. 6. · inteligente, criativa e em pouco tempo de convivência cria fortes vínculos afetivos com as pessoas. No entanto,
Page 6: Natal iluminado A festa vem aí - Portal Agora | Home · 2020. 9. 6. · inteligente, criativa e em pouco tempo de convivência cria fortes vínculos afetivos com as pessoas. No entanto,

6 6 a 19 de dezembro de 2019 | Ano | VIII | N°331cotidiano

Paulo Cesar de Oliveira dos Santos, 31 anos, e um adolescente de 17 anos morreram após confronto com a tropa de choque da Polí-cia Militar em Mandaguari na última segunda-feira (2). Os dois eram suspeitos de participa-ção em roubos e sequestros na região.

O grupo que eles supostamente integra-vam começou a agir no dia 26 de novembro, quando assaltaram e mantiveram como refém um mandaguariense.

Eles tentaram fugir com o carro da vítima até o Paraguai, mas sofreram um acidente na PR-323 próximo a Cruzeiro do Oeste e aban-donaram o morador e o automóvel. Em segui-da, o bando assaltou e sequestrou uma família naquela cidade, e deixou as vítimas próximo à fronteira com o Paraguai.

Dois morrem em confronto com a PMIndivíduos eram suspeitos de participação em série de roubos e sequestros na região

Redação do Jornal Agora

Redação do Jornal Agora

Alguns dias depois, no domingo (1º), os criminosos sequestraram a família do gerente do banco Itaú de Cambira e tentaram assaltar o banco, sem sucesso. Na segunda-feira, solta-ram as vítimas em Maringá. Horas depois, um integrante da quadrilha foi preso em Cambira e contou que o bando se escondia em Manda-guari.

Já em Mandaguari, no Jardim Cristina, soldados tentaram abordar os integrantes da quadrilha em uma casa. Duas pessoas foram presas, enquanto Santos, o adolescente e outro indivíduo fugiram rumo ao Jardim Morumbi, onde atiraram contra os policiais.

Paulo Cesar morreu momentos após a troca de tiros, enquanto o adolescente ficou fe-rido, foi internado em estado grave no Hospital Universitário de Maringá e faleceu na madru-gada de terça-feira (3). O outro suspeito fugiu

Os vereadores de Mandaguari convoca-ram uma reunião com representantes do Poder Executivo Municipal, do Hospital Cristo Rei e do Ministério Público do Paraná (MP-PR) para sanar dúvidas sobre a contratualização da pres-tação de serviços ao município. Durante o en-contro, realizado na quarta-feira (4), no Fórum de Mandaguari, questões jurídicas e financeiras foram levantadas pelos parlamentares, que ain-da analisarão em plenário o termo de fomento com a Organização da Sociedade Civil (OSC).

De acordo com o Projeto de Lei (PL) 157/2019, de autoria do Poder Executivo, de-pois de firmar contrato, o município deve re-passar R$ 2.760.000 (230 mil/mês) para a OSC. O montante servirá para custear, em 2020, a prestação de atendimentos hospitalares nas áreas de pediatria, obstetrícia e ortopedia, além de cirurgias gerais e eletivas consideradas de baixa e média complexidade. Pela proposta, o hospital também disponibilizará atendimentos ambulatoriais e obstétricos aos pacientes inter-

Contrato entre Mandaguari e o Hospital Cristo Rei é

discutido em reuniãoEncontro foi convocado pela Câmara de Vereadores.

Em 2020, município pretende repassar R$ 2,7 milhões para a instituição

nados. O PL contém anexo o Plano de Trabalho

detalhado pela própria Sociedade Beneficente Cristo Rei. O documento formaliza a capaci-dade de atendimento e os equipamentos que possui para suprir a demanda do município. A proposta, protocolada na Câmara Municipal de Mandaguari no último dia 20, está em aná-lise pelas comissões permanentes.

Ao término da reunião, os vereadores so-licitaram que o Poder Executivo e a Sociedade Beneficente emendem ao PL uma cópia da mi-nuta do contrato a ser firmado entre as partes. O documento será anexado à proposta e estu-dado pelos edis.

A NG Telecom promove campa-nha solidária, arrecadando cestas bá-sicas para doação a famílias carentes. Já foram arrecadadas 100 cestas, e o objetivo é chegar a pelo menos 200 famílias atendidas.

Os produtos são arrecadados através de uma promoção da empre-sa. Quem solicita a fibra óptica da NG doa uma cesta básica e não paga instalação do equipamento.

Mais informações sobre como colaborar podem ser obtidas na sede da empresa, na Avenida Amazonas, 1945, próximo ao Hotel Amazonas.

Campanha de Natal da NG Telecom

Redação do Jornal AgoraFernando Damas

Iniciativa visa arrecadar cestas básicas que serão doadas a famílias carentes

Page 7: Natal iluminado A festa vem aí - Portal Agora | Home · 2020. 9. 6. · inteligente, criativa e em pouco tempo de convivência cria fortes vínculos afetivos com as pessoas. No entanto,

76 a 19 de dezembro de 2019 | Ano | VIII | N°331 natal em família

A última semana marcou o início do clima natalino em Mandaguari. Isso porque as luzes do “Natal em Fa-mília” foram acesas, dando uma nova cara a locais como as praças Indepen-dência e Tiradentes, Avenida Amazo-nas, rotatória do Pronto Atendimento Municipal (PAM) e Avenida das In-dústrias.

A decoração da cidade ficou a car-go da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, em campanha que reúne ainda Prefeitura, Câmara e Associação Co-mercial e Empresarial (Aceman).

Na Praça Tiradentes, próximo à Paróquia Bom Pastor, a decoração retrata a essência do Natal, com pre-sépio, anjos e muitas luzes. Já na In-dependência, além da tradicional casa do Papai Noel estão enfeites como balão, caixa de presentes iluminados e até túnel de luz, que servem de cená-rio para fotos dos frequentadores do local. A chegada do “bom velhinho” foi marcada para a terça-feira, dia 10.

Comércio atende em horário estendido a partir da próxima semana

Chegada do Papai Noel vai ocorrer um dia antes da mudança no atendimento. Com luzes e decoração comemorativa, Mandaguari já está em “clima de Natal”

Redação do Jornal AgoraDivulgação

Decoração natalina em Mandaguari tem presépio e até túnel de luz

Horário estendido do comércioA partir da próxima quarta-feira, dia

11, as lojas de Mandaguari funcionarão das 9h às 22h de segunda a sexta. Esse horário vale até 23 de dezembro.

Nos sábados dias 7, 14 e 21 de de-zembro, o comércio ficará aberto das 9h às 17h. No dia 22, um domingo, o fun-cionamento será das 9h às 17h.

Dias 24h e 31 de dezembro, vésperas de Natal e Ano Novo, as lojas atenderão das 9h às 17h. Nos dias 26 de dezembro e 2 de janeiro, o comércio mandaguarien-se abrirá das 13h às 18h.

Neste ano, a Aceman promove a campanha Natal Iluminado, onde con-sumidores que fizerem suas compras em lojas participantes – até o fechamento desta edição eram quase 60 estabeleci-mentos – concorrem a R$ 25 mil em va-les-compra.

O primeiro sorteio será no dia 13 de dezembro, com quatro vales-compra de R$ 500 cada e um de R$ 1 mil.

No dia 20 de dezembro serão mais cinco vales-compra sorteados, e o último e grande sorteio foi marcado para o dia 30 de dezembro, com 22 vales-compra no valor de R$ 500, três no valor de R$ 1 mil e um no valor de R$ 5 mil.

Page 8: Natal iluminado A festa vem aí - Portal Agora | Home · 2020. 9. 6. · inteligente, criativa e em pouco tempo de convivência cria fortes vínculos afetivos com as pessoas. No entanto,
Page 9: Natal iluminado A festa vem aí - Portal Agora | Home · 2020. 9. 6. · inteligente, criativa e em pouco tempo de convivência cria fortes vínculos afetivos com as pessoas. No entanto,
Page 10: Natal iluminado A festa vem aí - Portal Agora | Home · 2020. 9. 6. · inteligente, criativa e em pouco tempo de convivência cria fortes vínculos afetivos com as pessoas. No entanto,

10 impresso 6 a 19 de dezembro de 2019 | Ano | VIII | N°331

A sociedade moderna chegou a altís-simos níveis de ansiedade e angústia, na avaliação do psicoterapeuta e especialista em Saúde Mental Rogério Thaddeu. Na próxima terça-feira (10), ele promove em Mandaguari o lançamento do livro Escu-ta, palavra e cura: escutando o sofrimen-to e transformando vidas, que aborda jus-tamente esse assunto.

Com a publicação da obra, Thaddeu chega ao oitavo livro impresso de sua car-reira. “Até então são sete publicados em formato impresso e um e-book em forma-to digital na Amazon. Todos ligados à psi-cologia, comportamento e saúde mental de alguma forma”, destaca o psicoterapeu-ta em entrevista ao Jornal Agora.

“Escuta, palavras e cura é um livro pra tentar pensar um pouco no mundo de hoje, do século 21, onde existe uma carência profunda de saber escutar a nós mesmos e a relação com os outros”, com-plementa.

Para Rogério, vários fatores contribuí-ram para que a sociedade atual chegasse a um patamar alto de ansiedade. “E tudo isso passa pela necessidade fundamental da escuta e acolher com as palavras”, res-salta.

“Sem dúvidas a gente está num mo-mento que, com o advento das novas tec-

Escuta, palavra e curaPsicoterapeuta Rogério Thaddeu lança seu oitavo livro que aborda o diálogo

como ferramenta para mudar vidasRedação do Jornal AgoraRoberto Junior

nologias, tem se exigido das pessoas um grau muito grande de flexibilidade. Novas habilidades têm sido requisitadas para crianças, adolescentes e adultos”, afirma.

O psicoterapeuta dá exemplo de como o dinamismo do mundo atual tem impacta-do. Para ele, algumas décadas atrás, quan-do se perguntava a uma criança o que ela gostaria de ser quando crescesse, havia todo um tempo para que a pessoa construísse sua identidade com base em referências mais sólidas. “Hoje nós temos nenhuma referência ou referências muito frágeis. Nós temos uma liberdade aparentemente maior,

Escuta, palavra e cura: escutando o sofrimento e transformando vidas, pre-faciado pelo psicanalista Ivan Capelat-to, trata sobre a necessidade da escuta, uma arte complexa que exige sobretu-do, a escuta de nós mesmos. Diante de tantas intolerâncias e ações perversas, destrutivas, faz-se necessário e urgente mediarmos os ódios, a angústia e todas as modalidades de afetos por meio da escuta e das palavras. Diante de um mundo ensurdecido, de tantas cone-xões e possibilidades superficiais, a angústia estoura no corpo, no silêncio dos teclados e nas ações auto e hetero-destrutivas.

Para Rogério Thaddeu, psicoterapeuta especialista em Saúde Mental, o livro toca em pontos essenciais que levam à reflexão e podem contribuir

para mudar a sociedade modernamas você se angustia muito mais”.

“O próprio modelo de educação foi completamente modificado. O virtual exerce uma influência muito grande, então as pessoas têm cada vez mais uma carência de olhar, de escuta”, acrescenta.

LançamentoO livro será lançado às 19h da próxima

terça. O evento, promovido em parceria com o Elos Clube de Mandaguari, ocor-rerá no anfiteatro do Módulo Cultural. Na ocasião, será possível adquirir o impresso autografado pelo autor.

Sinopse

Page 11: Natal iluminado A festa vem aí - Portal Agora | Home · 2020. 9. 6. · inteligente, criativa e em pouco tempo de convivência cria fortes vínculos afetivos com as pessoas. No entanto,
Page 12: Natal iluminado A festa vem aí - Portal Agora | Home · 2020. 9. 6. · inteligente, criativa e em pouco tempo de convivência cria fortes vínculos afetivos com as pessoas. No entanto,

12 cotidiano 6 a 19 de dezembro de 2019 | Ano | VIII | N°331

O acidente aconte-ceu por volta das 16h de terça-feira (3), na Rua Marumbi, próximo ao Jardim das Flores, onde um caminhão Ford Car-go com placas de Curi-tiba seguia pela via em um trecho de descida quando a trava da ca-bine se soltou e acabou girando a cabine.

Nesse momento o caminhão desceu sem controle por um trecho de 300 metros, paran-do após colidir com um poste de energia elétri-ca.

Após a colisão o poste de luz foi arran-cado, o condutor do ca-minhão ficou preso nas

Caminhão atinge posteRedação do Jornal AgoraPortal do Tossinha

Redação do Jornal Agora

ferragens sendo retirado depois de mais de 1h pe-los socorristas da Defesa Civil.

O condutor do ca-minhão, Fabiano Alves, 32 anos, morador de Mandaguari, foi levado

ao Pronto Atendimen-to (PAM) somente com algumas escoriações e posteriormente ele foi encaminhado ao Hos-pital da Providencia de Apucarana para ser ava-liado.

As provas objetivas para o Concurso Público e o Teste Seletivo promovidos pela Prefeitura de Jandaia do Sul e FAUEL ocorrerão no próximo domingo (8).

Devido ao grande nú-mero de inscritos, foi ne-cessária a divisão da apli-cação das provas objetivas dos cargos e empregos em dois períodos, para que to-dos os candidatos fossem acomodados nos pontos onde serão realizadas as avaliações.

Pela manhã, os portões serão fechados às 8h15. Quem for fazer a prova no período da tarde, deve ficar ciente que o fechamento dos portões ocorrerá às 13h45. A prova tem dura-ção prevista de 3h.

Prova de concurso e teste seletivo será

domingo

Locais das provas:Fafijan “Faculdade

de Jandaia do Sul” –Rua Dr João Maximiano, 426. Centro.

Colégio Estadual “Rui Barbosa” Ensino fundamental e médio –Rua Rui Clementino Schiavon Puppi, 1125.

Colégio Estadual Jandaia do Sul – Ensino Fundamental, Médio e Profissional – Endereço:

Rua Professor Wilson Ve-roni, 211 – Centro.

O candidato deverá comparecer ao local com documento de identifica-ção com foto, Caneta es-ferográfica (de tinta azul ou preta). É de respon-sabilidade do candidato, conferir com antecedên-cia o local e horário da prova. O ensalamento pode ser conferido no site www.fauel.org.br.

Page 13: Natal iluminado A festa vem aí - Portal Agora | Home · 2020. 9. 6. · inteligente, criativa e em pouco tempo de convivência cria fortes vínculos afetivos com as pessoas. No entanto,

13festa6 a 19 de dezembro de 2019 | Ano | VIII | N°331

Fundada em 1988, a dupla tem 18 discos gravados e canções que fica-ram marcadas na história do sertane-jo, como "Eu busco uma estrela", "Mil corações", "Convite de casamento", "Sai dessa coração", "Casinha branca", "Roupa de lua de mel" e "Nem dormin-do consigo te esquecer".

Contagem regressivaJandaia do Sul se prepara para festa que vai comemorar 67 anos da cidade

Redação do Jornal AgoraDivulgação

O final de 2019 veio, definitiva-mente, com um sabor especial para Jandaia do Sul. Depois de receber mais de R$ 21 milhões em investi-mentos do governo do Paraná, a ci-dade vive clima de comemoração e se prepara para sua festa de aniversário de 67 anos.

A organização do evento está na reta final, e todas as atrações da fes-ta já foram confirmadas. A exemplo das últimas edições, a comemoração ocorrerá em três noites, sexta (13), sábado (14) e domingo (15) na Praça do Café.

Para a primeira noite, foi con-firmada a apresentação de Mayck e Lyan. Já no sábado, Edson e Hudson sobem ao palco. O encerramento da festa fica por conta de Gian e Giovani. Foi confirmada também a apresenta-ção da banda sinfônica da Polícia Mi-litar do Paraná.

Para o prefeito Benedito José Pu-pio, a expectativa de público para a festa é grande. “Acreditamos que va-mos ter público não só de Jandaia, mas também do Vale do Ivaí e da re-

A dupla começou, efetivamente, em 1996 quando Mayck estava com 7 anos e Lyan com 5. Os irmãos mato-grossenses ficaram conhecidos em 2005, ano em que se apresentaram no quadro Show Crian-ça do Programa Raul Gil. Mayck e Lyan fizeram parte das atrações do aniversário de Jandaia já no ano passado, em apre-sentação que agradou ao público.

A dupla surgiu na década de 1980, mas foi em 1990, quando participaram de um programa de calouros, que os sertanejos "enga-taram" a carreira. Edson e Hudson interpretam músicas como "Azul", "Galera Coração", "Esqueça que eu te amo" e "Foi você quem trouxe".

Mayck e Lyan Edson e Hudson Gian e Giovani

gião”, afirma. Pupio destaca ainda que caprichou

na decoração de natal e diversificar a programação, e acredita que a come-moração também será benéfica ao co-

mércio. “Deixamos a cidade bonita, fizemos algo diferente nos enfeites na-talinos, e a festa deve trazer mais gente para o comércio fim de ano. Todos vão ganhar”, complementa.

Page 14: Natal iluminado A festa vem aí - Portal Agora | Home · 2020. 9. 6. · inteligente, criativa e em pouco tempo de convivência cria fortes vínculos afetivos com as pessoas. No entanto,

14 colunista 6 a 19 de dezembro de 2019 | Ano | VIII | N°331

Moonshadow, obra máxima escrita por J.M. DeMatteis com arte de Jon J. Muth, será relança-da no Brasil pela editora Pipoca e Nanquim. A última publicação da HQ no país aconteceu em 1992, pela Editora Globo.

O mundo é mesmo cheio de injustiças e nada se pode fa-zer quanto a muitas delas. Mas é possível tentar remediar algu-mas omissões e resgatar obras cujos méritos merecem uma ce-lebração mais justa, mesmo qua-se 30 anos após sua publicação original no Brasil.

Moonshadow é um caso exemplar. Lançada em 1985 nos Estados Unidos, a série foi uma das mais bem-sucedidas publi-cações do selo Epic Marvel, com uma série de títulos com temáti-ca adulta, cujos direitos autorais pertenciam aos criadores e não à editora. Uma iniciativa que pode ser encarada como precursora da Vertigo, da DC Comics, po-rém com bem menos brilho.

A invasão britânica que revolucionou os quadrinhos americanos nos anos 80 ainda ensaiava seus primeiros pas-sos. Alan Moore já estava bem à vontade com o Monstro do Pântano e a saga American Go-thic seguia a pleno vapor, apre-sentando ao mundo tanto John Constantine quanto o jeitinho inglês de virar o universo DC de cabeça pra baixo.

Era um período bastante fértil para novas ideias e riscos, mas as iniciativas ainda eram tí-midas. Foi nesse contexto que o selo Epic Marvel anunciou o seu Conto de Fadas para Adultos.

John Marc DeMatteis na época era mais um dos inúme-

MoonshadowHistória em quadrinho clássica é relançada no Brasil após quase 30 anos fora de catálogo.

A editora Pipoca e Nanquim vai lançar uma edição definitiva com 540 páginas do quadrinho.

ros roteiristas de super-heróis, tanto da Marvel quanto da DC, até então sem grande destaque. O pintor Jon J. Muth era ainda pouco conhecido do grande pú-blico. Juntos, eles criaram uma obra grandiosa, ousada em to-dos os sentidos; na estética, foi o primeiro quadrinho norte-a-mericano ilustrado inteiramen-te com pinturas, na temática, na narrativa, mas principalmente no rompimento com as conven-ções super-heróicas.

O escritor pode usar de um lirismo e um senso de ironia ao narrar, paralelamente, as histó-rias tanto de seu protagonista, o jovem Moonshadow, e seu uni-verso místico/espacial repleto de criaturas fantásticas, quanto em flashbacks de sua mãe Sunflower em sua viagem de autoconheci-mento pelos caminhos da con-tracultura dos anos 60 e 70.

Moonshadow, cresceu iso-lado no Zôo dos todo-pode-rosos G’L-Doses. Tudo o que

sabe sobre o universo apren-deu nos livros, na literatura, na visão dos artistas e sonha-dores, como sua mãe.

A série atinge em cheio a geração dos anos 80, os desen-cantados filhos da contracul-tura, crescendo num mundo que se entrega, com escassa resistência, ao cinismo da filo-sofia materialista do consumo, onde todos os aspectos da vida tornam-se mensuráveis em va-lores de mercadoria.

Não por acaso é uma obra polêmica. Nem de longe uma unanimidade. Nos fóruns sobre quadrinhos é comum encontrar parcelas iguais de admiradores e detratores. En-quanto alguns a consideram uma das melhores e mais ou-sadas HQs dos anos 80, outros a definem como entediante e pretensiosa.

Moonshadow foi reeditada nos Estados Unidos pelo selo Vertigo, em 1995, com novas capas produzidas por Muth, tornando-se uma das raras séries a serem publicadas pe-las duas gigantes do mercado americano.

No Brasil, a série chegou em 1990, como parte de um pa-cote da editora Globo que in-cluía as primeiras publicações de Sandman e V de Vingança, entre outras. Uma época sau-dosa, quando lançamentos de alta qualidade pipocavam de todos os lados a preços módi-cos e acessíveis.

Até então a série nunca ha-via sido reeditada por aqui, a ponto de, hoje, ser praticamen-te desconhecida pela maioria dos jovens leitores brasileiros.

Page 15: Natal iluminado A festa vem aí - Portal Agora | Home · 2020. 9. 6. · inteligente, criativa e em pouco tempo de convivência cria fortes vínculos afetivos com as pessoas. No entanto,

156 a 19 de dezembro de 2019 | Ano | VIII | N°331

Parabéns para a professora super fofa e

dedicada Silvana

Malheiro Huss, que comemorou aniversário no

último dia 3

Cleusa Benedetti comemorou idade nova ao lado da família e amigos! Na foto, rodeada pelos filhos Leonardo,

Rick e Eduardo, e pelos netos Julia, Gabriel e Lucas.

O tão esperado casamento entre Elenilda e Natal. Amigos e fami-liares prestigiaram o casal nesse

momento tão especial.

O destaque da coluna dessa semana vai para a linda família de Rodrigo, Bruna e a princesa Valentina.

CLICK DO JHONES

Pré-casamento de Carolina e Gustavo

Page 16: Natal iluminado A festa vem aí - Portal Agora | Home · 2020. 9. 6. · inteligente, criativa e em pouco tempo de convivência cria fortes vínculos afetivos com as pessoas. No entanto,