revista o iluminado

24

Upload: nilton-luiz-severino

Post on 18-Mar-2016

218 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Comemorativa aos 20 anos do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Araçoiaba da Serra

TRANSCRIPT

Palavra da Presidenta

É imensa a nossa satisfação em podermos estar à frente do nosso Sindicato num momento tão importante, quando ele completa vinte anos desde a sua fundação. É uma entidade estável e permanente de servidores públi-cos municipais que se unem, irmanados a partir da cons-tatação de problemas e necessidades comuns, para bus-car soluções que não contemplem interesses individuais, mas sim do coletivo, da nossa classe de profissionais que atuam junto aos poderes executivo e legislativo munici-pais.

O Sindicato é o representante legal, nomeado para representar e defender os direitos de categoria dos ser-vidores públicos municipais, é a casa do servidor, o local onde ele encontra abrigo nas horas de dificuldades. Quan-do falamos em necessidades e direitos não estamos nos referindo apenas a salário, mas a um conjunto de coisas sem as quais um ser humano não consegue ter a sua con-dição digna de viver. E o servidor público é, antes da sua qualificação como servidor, um ser humano, que tem uma família que depende do seu trabalho para sobreviver.

Estas necessidades e direitos vão desde o salário digno e justo, um plano de cargos e salários que ofere-ça perspectiva de futuro, acesso a um sistema de saúde de qualidade para toda a família, até condições que ga-rantam segurança no local de trabalho, como é o caso da CIPA, fruto de muitos anos de luta e trabalho, que foi implantada, finalmente, em Araçoiaba da Serra no ano de 2010.

Enfim, o Sindicato não existe por acaso, tem uma importância vital no dia a dia do funcionário público mu-nicipal. Um Sindicato se fortalece onde existe a união da categoria e só assim consegue trazer mais benefícios, melhores condições de vida e de trabalho a todos os ser-vidores. Portanto, você servidor público que ainda não é

filiado, venha para a sua entidade de classe, junte-se a nós, seja participativo nas assembleias, nas negociações, traga ao seu Sindicato sua contribuição, que com certeza será muito bem vinda. Ajude-nos a continuar uma história que completa vinte anos de conquistas. Afinal, conquista é si-nônimo de vitória, que vem precedida de muita luta, uma batalha na qual estamos todos envolvidos, dia após dia.

Não posso deixar de agradecer a nossa secretária Isabel Cristina Prati, que sempre nos assessorou pronta-mente, todos os membros da nossa diretoria e conselho, que nos apoiam em nossas decisões, e aos nossos asso-ciados, que são a razão fundamental de realizarmos com prazer o nosso trabalho frente ao Sindicato.

Não podemos nos esquecer dos estagiários, que sempre nos auxiliaram em seus processos de aprendiza-gem conosco, bem como aos prefeitos de Araçoiaba da Serra, João Franklin Pinto, e de Capela do Alto, Marcelo Soares da Silva, que sempre mantiveram abertas as portas dos seus gabinetes para nos receberem.

A IMPORTÂNCIA DO SINDICATO

Eliana das Graças RibeiroPresidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Araçoia-ba da Serra e Região

3

ExpedienteEditorial

Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Araçoiaba da Serra e Região

DiREtoRiA ExEcutivA conSElho FiScAlEfetivosAdriAne MAriA P. PintoVAniA MArtA dA SilVA SoAreSAnA CriStinA r. l. P. FernAndeSSuplentesJoão BAtiStA FrAnCo MAnoel CAMPoS neto

PresidenteeliAnA dAS GrAçAS riBeiro1º vice-PresidentePriSCilA de CArlA SAMPAio2º vice-PresidentedAiAnA de SouzA rodriGueSDiretora FinanceiraroSeli do nASCiMento F. CAMPAnhA Secretário GeralJoSé eduArdo MAChAdoDiretor de Assuntos trabalhistasMArCio Antonio de oliVeirADiretor de Atividades Sociaisnoel VieirA JuniorDiretora de Relações PúblicasAnA PAulA ASSAd MACool VeStyikDiretora de Relações SindicaisionArA GoMeS dorneleSDiretora Suplente

ÂnGelA MAriA de SouzA

ADMiniStRAÇÃoSecretaria iSABel CriStinA PrAtiEstagiáriadeiSiele dAiAne BonAdio

PRoDuÇÃo EDitoRiAlEditor e Jornalista Responsávelnilton luiz SeVerino - MtB 37.670impressãoSilVAMArtStiragem3.000 exemplares

Estamos filiados à

4

rua Benedito Ferreira da Costa, 35 - Centro - CeP 18190-000 - Araçoiaba da Serra/SP Fones (15) 3281-3712 / 3281-3079 - e-mail: [email protected]

Foi com imensa satisfação que recebemos da presidenta Eliana, o convite para editarmos esta revista. Afinal, acompanha-mos o trabalho deste Sindicato há pelo menos nove anos e somos testemunhas do quanto esta valorosa entidade de classe tem tra-balhado em busca, mais e mais, de melhores benefícios que pos-sam agregar mais qualidade de vida para os servidores públicos municipais de Araçoiaba da Serra, Capela do Alto e suas famílias.

Servidor público municipal, um profissional sobre o qual muitos de nós nem se lembra em nosso dia a dia, exceto quan-do precisamos dos seus serviços. Seja quando necessitamos de socorro médico ou quando queremos conversar com o professor dos nossos filhos. Um profissional que muitas vezes é mal com-preendido, pois dele queremos exigir sempre urgência em nosso atendimento, porém esquecemos que igual a nós existe toda uma cidade necessitando também da sua atenção.

O servidor público é um profissional que não goza dos mesmos benefícios que os empregados das mais diferentes cate-gorias do setor privado. Embora as leis trabalhistas tenham que ser cumpridas igualmente pelos empregadores públicos e privados, os direitos que elas garantem são os básicos. Em busca de melho-res benefícios, as categorias do setor privado evoluíram rapida-mente nos últimos anos na conquista de benefícios importantes. O setor patronal também evoluiu rápido no sentido da valorização do trabalhador, no entanto não foi acompanhado nem de perto pelo setor público, o qual está atrelado a leis e à vontade política de nossos administradores em querer modifica-las. E isso demora.

Mas o servidor público de Araçoiaba e Capela do Alto não está só e tem muito a comemorar. Como está só o servidor de Ipe-ró, por exemplo, e de outras cidades da nossa região, que não têm ninguém por eles. Com uma diretoria atuante, o Sindicato dos Ser-vidores Públicos Municipais de Araçoiaba da Serra não tem dado trégua. Tem buscado incansavelmente por mais benefícios, numa vigília constante à sua pauta de reivindicações, até que elas sejam conquistadas.

Parabéns ao servidor público municipal, parabéns ao seu Sindicato por estes 20 anos de lutas e conquistas, e também pela sua nova sede em Araçoiaba. Desejamos a todos uma boa leitura.

O editor

BASTANTE A COMEMORAR

Extensão de Base de Capela do Alto:

rua higino Moreira, 45 - Centro - CeP 18195-000 - Capela do Alto/SP

Para contarmos um pouco da história do Sindicato dos Servidores Públicos de Araçoiaba da Serra e Região, necessá-rio se faz buscarmos na essência o seu significado e as razões pelas quais ele foi criado.

O que significa o termo Sindicato?

A palavra Sindicato tem raízes no latim e no grego. No latim “sindicus”

hiStóRiA

nado com o artigo 8º, III, da Constituição Federal e o artigo 513, “a”, da Con-solidação das Leis do Tra-balho, recepcionado pela Constituição Federal.

“Os Sindicatos têm também a função de defender interesses e direitos individuais de seus membros. Atuam em nome próprio, mas na defesa de outrem. São, processualmente falando, substitutos processuais.

Lutas e Conquistas de uma Classe

denominava o “procurador escolhido para defender os direi-tos de uma corporação”; no grego, “syn – dicos” é aquele que defende a justiça.

Por isso, o Sindicato está sempre associado à noção de estudos, defesa e coordenação de interesses econômicos e profissionais, de todos aqueles que, como empregado-res, empregados, agentes ou trabalhadores autônomos, ou como profissionais liberais, exerçam, respectivamente, ativi-dades ou profissões idênticas, similares ou conexas.

Qual a função de um Sindicato?

As Entidades Sindicais têm como função primordial a regulação das relações trabalhistas entre empregados e empregadores. Qualquer empresa ou empregado pode ser representado pelo Sindicato da sua categoria econômica ou profissional, respectivamente.

Têm os Sindicatos a representação da classe, inde-pendentemente de prévia e expressa autorização de seus membros, de acordo com o que dispõe o artigo 5º, combi-

Aliás, às associações em geral é lícito a defesa de seus mem-bros, nos termos do disposto no inciso XXI do artigo 5º da Constituição: “as entidades associativas, quando expressa-mente autorizadas, têm legitimidade para representar seus filiados judicial ou extrajudicialmente”.

O Sindicato dos Servidores de Araçoiaba

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Araçoiaba da Serra foi fundado em 29 de agosto de 1992, por iniciativa de um grupo com cerca de 15 servidores, os quais acreditavam que a união da categoria pudesse lhes trazer maiores benefícios. Hoje o quadro de associados chega a cer-ca de 310 servidores.

Durante esses vinte anos, vários foram os Presidentes que estiveram à frente do Sindicato de Araçoiaba, começan-do com a Dra. Vilma Lúcia Carmona Gonçalves, Presidenta Fundadora, na sequência estiveram à frente, como presiden-tes, Terezinha Martinez Fernandes, Paulo Sérgio Martins, José Maria Pinto e Eliana das Graças Ribeiro, sua atual Presidenta.

Membros da diretoria, Marcio Antonio, eliana ribeiro, Ana Paula Assad, Ana Cristina Fernandes, Adriane Pinto, roseli Campanha, ionara dornelles e Angela Maria de Souza, na sede do Sindicato em Araçoiaba.

6

Devidamente re-gularizada, a entidade encontra-se filiada à Fe-deração dos Funcioná-rios Públicos Municipais do Estado de São Paulo (FUPESP), Confederação dos Servidores Públicos do Brasil (CSPB) e à Nova Central Sindical de Traba-lhadores (NCST).

Desde a sua fun-dação, o Sindicato de Araçoiaba teve como

çoiaba da Serra, melho-rias nas condições de trabalho para os servido-res, benefícios e reajustes salariais, sendo que é um dos poucos Sindicatos a conseguir a aprovação de projeto de lei fixando data base para a catego-ria, assegurando aos ser-vidores, anualmente, o direito a reajuste salarial.

Anualmente, sem-pre por ocasião das fes-

hiStóRiA Lutas e Conquistas de uma Classe

Membros da diretoria, Priscila Sampaio, eliana ribeiro, associada Ana Paula Silva e diretor noel Junior, na sede do Sindicato em Capela do Alto.

objetivo principal, a conquista de benefícios em favor dos servidores públicos, que foram muitos no decorrer destes vinte anos.

O primeiro benefício conseguido junto à administra-ção municipal em Araçoiaba foi o Cesta Básica de Alimen-tação para os funcionários de menor salário. Outros bene-fícios que se sucederam e não param de aumentar foram o Cartão Visa de Alimentação para todos e os convênios com o comércio e serviços: farmácias, supermercados, papela-rias, óticas e, principalmente, plano de saúde (Intermédica), tudo com descontos em folha de pagamento, o que facilita sobremaneira a rotina dos associados.

Desde outubro de 2006 o Sindicato passou a contar com um consultório odontológico em sua própria sede, além de convênio para o lazer com a Colônia de Férias de Praia Grande.

Mas esta luta não para. O Sindicato reivindica cons-tantemente junto à Prefeitura e Câmara Municipal de Ara-

tas natalinas, o Sindicato homenageia seus associados ofe-recendo a eles brindes natalinos, tradição que se mantém desde sua fundação.

Em 2006, com a decisão obtida em assembleia nas duas cidades, o Sindicato dos Servidores Públicos de Ara-çoiaba da Serra e Região conseguiu a extensão de sua base territorial para as cidades de Capela do Alto e Iperó. Desde abril de 2011 Capela do Alto possui a sua sub sede instalada, o que facilitou bastante o atendimento aos cerca de 100 as-sociados existentes naquela cidade.

Na contramão do progresso, em Iperó, devido à grande falta de interesse do atual prefeito, a extensão de base não foi ainda implantada. Além de não receber a di-retoria do Sindicato para discutir o assunto, notou-se que a administração municipal de Iperó, nestes últimos anos, trabalhou no sentido de desestimular o funcionário públi-co municipal daquela cidade a engajar-se neste movimen-to, em detrimento aos interesses e direitos desta classe de trabalhadores.

7

ARAÇoiABA DA SERRA

8

Nestes 20 anos o Sindicato dos Servidores Pú-blicos Municipais de Araçoiaba da Serra e Região con-seguiu, desde a sua fundação, as seguintes conquistas para os servidores associados de Araçoiaba da Serra.

• Cartasindical (RegistroemBrasília)ecódigosindical próprio.

• Osindicatoconquistounestagestãoa leidadata base para o reajuste anual (lei n º 1485/06)

• Redução da carga horária dos funcionáriospúblicos municipais de 44 horas semanais para 40 horas semanais em 2006.

• AquisiçãodeequipamentosDentista(consul-tório próprio).

• Aquisiçãodemóveis(Cadeiras,mesasecom-putadores).

• Acessória Jurídica (Orientação gratuita a to-dos os Servidores).

• Um terreno para área de lazer e uma casa(sede, reforma e construção) com 30 (trinta) anos em concessão de uso.

• Aquisiçãodeuniformesparaaequipedeco-leta de lixo e do asfalto devido a necessidade para os mesmos passar desempenhar com sucesso suas fun-ções.

• Insalubridadeparaosfuncionáriosdaequipedo asfalto (piche) e limpeza (gari).

• Últimoreajustesalarialde10,6%apartirde01/06/2011.

• Convênios com supermercados, quitandas,óticas, drogarias, papelarias, Nicks calçados, colônia de férias, clínicas médicas, plano de saúde, convênio odontológico e Boticário.

• Cartão Visa-Vale gratuito á todos os servi-dores públicos (lei nº1547/07) que substitui a lei da cesta básica quando foi implantada, inicio do cartão valor de $50,00, hoje $100,00.

• MudançadoSindibônusparaocartãoSyste-mfarma (personalizado do Sindicato)

• Enasfestasnatalinas,homenageamostodosos nossos associados com um singelo brinde de natal, uma tradição que se mantém desde a fundação da entidade e que hoje já se estende a Capela do Alto (extensão de base).

• Janeiro/2010 –Aumentode 100% (CemPorcento) no cartão Visa Vale.

• ContrataçãodoTécnicoSegurançadoTraba-lho (prova seletiva 02/05/10),(2011/2012 também por prova seletiva).

• EleiçõesdaCIPA,jáfoirealizadopelaterceiravez (2012).

• Jornada especifica 12x36 implantada em ja-neiro de 2012. (Lei: 004/12).

conquistas em Araçoiaba da Serra

ARAÇoiABA DA SERRA

9

01 – Reajuste Salarial, a partir de 01.06.2009, pelo índi-ce integral da inflação acumulada no período de 01.06.2008 a 31.05.2009 (IGP-M) - AtEnDiDA 02–AumentoReal,de5% (cincoporcento), apartirde 01.06.2009, e ser aplicado sobre os salários já reajustados, na forma do parágrafo anterior - nÃo AtEnDiDA 03 – Concessão, pela Prefeitura Municipal, em forma de subsídio,de50%doPlanodeSaúdepagomensalmentepeloservidor público municipal - nÃo AtEnDiDA 04 – Subsídio, pela Prefeitura Municipal, de Plano Odontológico em favor dos servidores públicos, em valor limi-tado à R$ 10,00 por mês, para cada servidor vinculado ao Plano.- nÃo AtEnDiDA 05 – Garantia de Pagamento do adiantamento do 13º salário(50%),aosservidorespúblicosmunicipais,porocasiãodoaniversário do mesmo, ou quando do gozo de suas férias anuais - AtEnDiDA 06 – Concessão, em favor dos servidores públicos mu-nicipais, de Licença Prêmio de 30 (trinta) dias, para cada período de 3 (três) anos completos de trabalho - nÃo AtEnDiDA 07 – Concessão, aos servidores públicos, de faltas abo-nadas, em número de 6 (seis) ao ano, quando então os mesmos poderão deixar de comparecer ao trabalho, sem justificativa, e sem desconto em seus salários - nÃo AtEnDiDA 08 – Reajuste do Vale Alimentação dos servidores pú-blicos – Cartão Visa -, elevando o seu valor mensal para, no míni-mo, R$ 100,00 (cem reais) - AtEnDiDA 09 – Aprovação e Encaminhamento de Projeto para a Câmara Municipal, para instituição do Quadro de Carreira e Ven-cimentos dos servidores Públicos, ainda no exercício de 2009 - nÃo AtEnDiDA 10 – Revisão dos adicionais pagos aos servidores – no-turno, insalubridade, adicional de risco, AtEnDiDoS. Readequa-ção salarial - nÃo AtEnDiDA 11 – Disponibilização de transporte gratuito, para to-dos os servidores públicos que residam fora do perímetro urba-no da cidade - nÃo AtEnDiDA 12 – Obrigatoriedade da contratação de servidores pú-

blicos, exclusivamente por concurso público, na forma da lei. - nÃo AtEnDiDA 13 – Limitação da contratação de serviços terceirizados a,nomáximo,10%dosservidorespúblicosdessaadministração,e a serviços de obras e urbanismo - nÃo AtEnDiDA 14 – Criação e implantação da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA, na forma da legislação vigente - iMPlAntADA 15 – Instalação de refeitório, na forma prevista na legis-lação vigente, junto à garagem da Prefeitura e demais setores onde o mesmo se mostrar necessário - AtEnDiDA SoMEntE nA GARAGEM 16 – Edição de normas que permitam a Readaptação de servidores que passaram por programas de reabilitação em decorrência de acidentes do trabalho ou doenças ocupacionais - nÃo AtEnDiDA 17 – Fornecimento, de forma gratuita, de equipamen-tos de segurança e uniformes adequados para o exercício de ati-vidades insalubres, perigosas, ou outras nas quais se justifiquem o fornecimento dos mesmos - AtEnDiDA 18 – Obrigatoriedade de respeitar a função do servi-dor, para o qual o mesmo prestou concursos e foi admitido, afastando qualquer possibilidade de mudança na função sem a prévia anuência do servidor, ou comprovado motivo de or-dem médica, sob pena de caracterizar “desvio de função” - nÃo AtEnDiDA 19 – Obrigatoriedade de desenvolvimento e instituição de programas de qualificação para os servidores públicos - nÃo AtEnDiDA 20 – Desconto em folha de pagamento dos servidores, dos valores devidos por estes aos convênios firmados pelo Sindi-cato, com repasse, à entidade Sindical, no prazo máximo de 3 (três) dias após o pagamento dos salários aos servidores - AtEnDiDA 21 – cartão visa alimentação valor de 100,00 (cem reais), para o valor de 200,00 (duzentos reais). 22 – Implantação dos Programas PPRA (Programa de Pre-venção de Riscos Ambientais) e o PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional).

Pauta de Reivindicações Econômicas e Sociais 2009/2012

cAPElA Do Alto

Ano de 2009

• Desdeoiníciodejaneirode2009,oSindicatovinhapromovendo reuniões com o Prefeito Municipal de Capela do Alto e seus Secretários, no sentido de resolver a questão relativa aos salários de dezembro de 2008, que não haviam sido pagos ainda, mais as rescisões contratuais e o Vale Ali-mentação que também estavam atrasados.

• Apósmuitadiscussãoeincansávelluta,conseguiu--se acordo com a Prefeitura, de que ela pagaria os salários e as rescisões contratuais até o dia 14 de janeiro de 2009. Na mesma oportunidade, conseguimos o compromisso do Sr. Prefeito, de que os salários dos meses seria pagos nos prazos legais, o que de fato aconteceu. Existia ainda a pendência em relação aos Vales Alimentação ao reajuste de salários para a categoria, a partir de 01.04.2009.

• Apósmuitanegociaçãoreivindicandoreajustessa-lariaisdaordemde7,63%apartirde1ºdeabril,conseguimosassegurar reajustede6,29%.Maisocompromissoassinadodo Prefeito, de que para o próximo ano será estudada a pos-sibilidade de conceder um reajuste real. Conseguimos ainda acordo para que os Vales Alimentação atrasados dos meses

de janeiro, fevereiro e março de 2009 venham a ser pagos nos meses de maio, junho e julho de 2009, mais o reajuste deste benefício a partir de abril, para R$ 106,29.

• Nodia30desetembrode2009,oPrefeitodeCapelado Alto, setor jurídico da Prefeitura, o departamento jurídi-co do Sindicato e a Empresa Rosa firmaram acordo em que a Prefeiturapassouasubsidiar100%dotransportedetodososservidores públicos municipais até dezembro. A partir de Ja-neiro a Prefeitura passaria a fornecer o Vale Transporte, com desconto em folha de pagamento.

Ano de 2010

• ReajusteSalarialnomêsAbril2010(DataBase),de6,82%,sendo4,82%dainflaçãomais2%deaumentoreal.

Ano de 2011

• Reajuste Salarial nomêsAbril 2011(DataBase), de6,27%,igualaoíndicedeinflação.

• EmAbrilde2011oCartãoVisaAlimentaçãofoiparaR$ 125,00.

• Em Julho de 2011, foram entregues os uniformespara os Garis e aos Coletores de lixo, além de alguns EPIS (equipamentos de segurança) entregue alguns IPIS.

• Em2012foiantecipadaadatabase,deAbrilparaJa-neirode2012,conseguindo-seumreajustede14,13%,igualao do salario mínimo, sendo este o maior reajuste para os funcionários públicos municipais de toda a região.

• EmJaneirode2012ovalordoCartãoVisaAlimenta-ção foi para R$ 150,00.

10

conquistas em capela do Alto

cAPElA Do Alto

01 – Redução da jornada de trabalho de 44 horas sema-nais para 40 horas semanais, sem redução salarial.

02 – Contratação de Técnico de Segurança do Trabalho, implantação da CIPA – PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional) e PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais).

03 - EPI (Equipamento de Proteção Individual) para todas as funções que necessitam do EPI.

04 – Planos de carreira para discussão e para ser implanta-do dentro de um ano, a partir de maio de 2012.

05 – Equiparação salarial para todas as referências, come-çando pela 1º usando princípio de isonomia, para a próxima data base.

06 – Revisão dos adicionais pagos aos servidores – adicio-nal noturno, insalubridade, periculosidade, etc, para adequá-los às funções, ambientes de trabalho e salários efetivamente perce-bidos pelos servidores públicos.

07 – Concessão, pela Prefeitura Municipal, em forma de subsídio,de50%doPlanodeSaúde,quehojeépagointegral-mente pelo servidor público municipal.

08 – Subsídio, pela Prefeitura Municipal, de Plano Odon-tológico em favor dos servidores públicos, em valor limitado à R$ 10,00 por mês, para cada servidor vinculado ao Plano.

09 – Concessão, em favor dos servidores públicos munici-pais, de Licença Prêmio de 30 (trinta) dias, para cada período de 5 (cinco) anos completos de trabalho.

10 – Concessão aos servidores públicos de faltas abona-das, em número de 6 (seis) ao ano, quando então os mesmos po-derão deixar de comparecer ao trabalho, sem justificativa, e sem desconto em seus salários.

11 - Disponibilização de transporte gratuito, para todos os servidores públicos que residam fora do perímetro urbano da cidade.

12 – Obrigatoriedade da contratação de servidores públicos, exclusivamente por concurso público, na forma da lei.

13 – Limitação da contratação de serviços terceirizados a, nomáximo,10%dosservidorespúblicosdessaadministração,ea serviços de obras e urbanismo.

14 – Edição de normas que permitam a readaptação de servidores que passaram por programas de reabilitação em decorrência de acidentes do trabalho ou doenças ocupacio-nais.

15 – Obrigatoriedade de respeitar a função do servidor, para o qual o mesmo prestou concursos e foi admitido, afastando qualquer possibilidade de mudança na função sem a prévia anu-ência do servidor, ou comprovado motivo de ordem médica, sob pena de caracterizar “desvio de função”.

16 – Obrigatoriedade de desenvolvimento e instituição de programas de qualificação para os servidores públicos.

17 – Aumentar o Cartão Alimentação para R$ 200,00, a partir da próxima data base.

18 – Prioridade na manutenção dos caminhões, máqui-nas e carros.

11

Pauta de Reivindicações Econômicas e Sociais 2012(Aprovada em Assembleia Geral Extraordinária – Capela do Alto 28/05/2012)

hiStóRiA

Foi em 29 de agosto de 1992 que, por inicia-tiva de um grupo de 15 funcionários públicos mu-nicipais, realizou-se na antiga Câmara Municipal a assembléia que criou o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Araçoiaba da Serra. Veja nas fotos da época quem foram alguns desses pio-neiros:

14

15

hiStóRiA

Uma das maiores conquistas do Sindicato para os servidores públicos foi a implantação da CIPA - Comissão Interna de Prevenção de Aciden-tes na Prefeitura de Araçoiaba, um instrumento do qual os trabalhadores dispõem para tratar da prevenção de acidentes e doenças do trabalho, das condições do ambiente e de todos os aspectos que afetam sua saúde e segurança nos locais de trabalho. Nas fotos, flagrantes da primeira eleição em 2010 e da segunda em 2011.

2010

2010

2011

PRESEnÇA

Nestes 20 anos de lutas e conquistas para a categoria dos servidores públicos, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Araçoiaba da Serra e Região sempre marcou presença nos prin-cipais movimentos populares e sindicais, marchan-do junto, lutando não apenas pelos interesses dos servidores, mas de todo trabalhador brasileiro.

11.11.2009 - Brasília - Movimento pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais.

16

17

FiliAÇÕES

Para ser forte em sua representatividade, um sindica-to tem que contar com parceiros que o representem junto ao Estado e à União. Por isso o Sindicato dos Servidores Pú-blicos Municipais de Araçoiaba está filiado à Federação dos Funcionários Públicos Municipais do Estado de São Paulo (FUPESP), à Confederação dos Servidores Públicos do Brasil (CSPB) e à Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST). Regionalmente, o Sindicato de Araçoiaba conta com o apoio do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Sorocaba.

Em setembro último, a presidenta Eliana das Graças Ribeiro e a diretora financeira Roseli do Nascimento F. Cam-panha estiveram em Brasília, na sede da CSPB e da Nova Central, em busca de recursos para a conclusão da reforma

diretores da Federação estadual e o presidente do Sindicato de Sorocaba, Sérgio Ponciano, na sede do nosso Sindicato, em agosto de 2011, por ocasião da filiação à FuPeSP.

A presidenta eliana das Graças ribeiro e a diretora financeira roseli Campanha em Brasília, acima na sede da CSPB, e abaixo recebidos pelo presidente José Calixto ramos

da nova Central, com o presidente da FuPeSP dr. damásio Moraes de Senna.

18

PRESEnÇA

Reforçando a sua parceria regional, o Sindicato de Araçoiaba esteve representado por seus diretores este ano, no município de Dois Córregos e na Estância Turística de Igaraçu do Tietê, onde os Sindicatos dos Servidores Públi-cos Municipais daquelas cidades inauguraram as suas no-vas sedes, dentro do projeto “Meu Sonho é a Minha Sede”, da FUPESP.

dois Córregos - 15 de maio de 2012

igaraçu do tietê - 15 de julho de 2011

19

20

DEPoiMEntoS

O que o Sindicato representa para você?ionara Gomes Dornel-

les é funcionária pública da Saúde em Araçoiaba há quase 20 anos, é Diretora de Rela-ções Sindicais do SSPMAS.

“Acompanho o Sindica-to desde o seu início, quando não tínhamos mesa, cadeira e nem material de trabalho.

Foi um trabalho árduo, porém recompensador, pois alcançamos muitas conquistas, sempre na medida do possível. Foi importante conseguirmos legalizar o Sindicato. Nosso alvo mais importante no momento, ao meu ver, é conseguirmos o Plano de Carreira, o que vai valorizar ainda mais o funcionário público”.

claudinei Pastre Ju-nior é funcionário público da Guarda Municipal de Ara-çoiaba há 18 anos.

“Há muitos anos faço parte deste Sindicato e por di-versas ocasiões desfrutei com grande satisfação dos bons serviços que me foram presta-

dos. Aprecio a consideração e o cuidado que sempre foram dedicados à minha família. Agradeço a todos do Sindicato pelas inúmeras vezes em que vocês me enxergaram melhor do que eu sou. Isso tudo, mais o bom companheirismo, contribuíram imensamente para o meu crescimento profissional”.

carlos Roberto da Silva é funcionário público da Educação de Araçoiaba há 14 anos, onde trabalha como motorista.

“O Sindicato tem uma importância muito grande em nossas vidas. Ele promo-veu uma união maior do pessoal e hoje sabemos mais sobre os nossos direitos. Utilizo todos os convênios, o dentista, o apoio jurídico, o Sindica-to nunca nos faltou sempre que precisamos”.

irani Palazon é fun-cionária pública da Educa-ção de Araçoiaba já 9 anos.

“Desde o início sou associada, utilizo os convê-nios, o dentista. O Sindicato nos dá uma tranquilidade porque, enquanto estamos cuidando das nossas obri-gações no trabalho, ele está cuidando dos nossos direitos. Todos que eu conheço, que precisaram, o sindicato nunca faltou a eles. Aqui temos todo o apoio que precisamos, inclusive emocional”.

21

DEPoiMEntoS

O que o Sindicato representa para você?Priscila de carla Sam-

paio é funcionária pública da Saúde de Capela do Alto há 5 anos e 1ª Vice-Presidenta do SSMPAS.

“Estou com o Sindicato porque ele luta para nos conse-guir benefícios. Sempre que pre-cisei do Sindicato fui atendida.

Tanto me aproximei dele que hoje faço parte da diretoria”.

José Antonio Mar-ques é funcionário público há quase 10 anos, é coveiro no Cemitério de Capela do Alto.

“Antes do Sindicato chegar a gente não tinha apoio, nem benefício de nada. O Sindicato me ajudou a re-

solver sobre a insalubridade do meu trabalho. Utilizo bastante o cartão System Farma e todos os convênios”.

Eliezer Dantas é fun-cionário público há 3 anos em Capela do Alto e traba-lha como braçal no Cemité-rio da cidade.

“Sempre que eu neces-sitei o Sindicato me ajudou. Utilizo bastante os convê-nios para o conforto da minha família”.

Ana Paula Silva Santos é funcionária pública da Edu-cação de Capela do Alto há 6 anos, trabalha no Distrito do Porto.

“O Sindicato é o único que defende a nossa categoria. Quando a Prefeitura atrasou nossos pagamentos foi o Sindi-cato que intercedeu para que tudo se resolvesse rápido”.

Eliana correa cleto é funcionária pública do Departamento de Tributos de Capela do Alto há 2 anos.

“Estou grávida de quatro meses. No início da gestação de gêmeos, eu perdi um deles. Se não fosse o Plano de Saúde do Sindicato, não sei como teria feito. Sinto segurança estando sindicalizada, pois o Sindicato cuida de nossos interesses enquanto trabalhamos”.

22

O Plano de Carreira, Cargos e Vencimentos é a prioridade de luta para o Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais de Araçoiaba da Serra e Região em 2013, tanto para Araçoiaba da Serra quanto para Capela do Alto.

FuncionAliSMo

Plano de Carreira é prioridade para 2013Segundo a presidenta do Sindicato, Eliana das

Graças Ribeiro, os projetos são muito parecidos para as duas cidades. A diferença é que em Araçoiaba da Serra ele foi protocolado tanto na Prefeitura quanto na Câmara Municipal em janeiro de 2009. Em Capela do Alto foi protocolado na Prefeitura Municipal em 2011. “O prefeito de Capela, Marcelo Soares da Silva, demons-trou mais interesse em implantar o Plano de Carreira do que o prefeito de Araçoiaba”, afirmou Eliana.

Em Araçoiaba, desde que foi protocolado o pro-jeto, aconteceram três reuniões entre o Sindicato, o departamento jurídico e o secretário de administração da prefeitura. Segundo as últimas informações, a ad-ministração municipal teria contratado uma empresa especializada que faria os estudos técnicos necessários para a viabilização do plano. As negociações seriam re-tomadas, então, no início de 2013. “Entretanto, com a mudança na administração de Araçoiaba, não sabemos mais como a coisa vai ficar. O certo é que buscaremos retomar o assunto com a nova prefeita já no mês de ja-neiro”, afirmou Eliana. Segundo ainda a presidenta, des-de 2009 a Câmara Municipal não fez qualquer contato com o Sindicato a respeito do assunto.

Já para Capela do Alto a esperança é outra. Ten-do em vista que o prefeito Marcelo Soares foi reeleito, aliado ao fato de que ele manifestou bastante interesse em implantar o Plano de Carreira, valorizando assim o funcionário público municipal, espera-se um resultado mais rápido. Segundo a presidenta Eliana, o prefeito de Capela marcaria uma reunião ainda no mês que vem para voltar a discutir o assunto.