news unicid - setembro de 2014

15
Ano V - Nº 90 - setembro/2014

Upload: unicid-universidade-cidade-de-sao-paulo

Post on 04-Apr-2016

235 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Edição de Setembro do NEWS UNICID, o jornal on-line dos alunos da Unicid.

TRANSCRIPT

Page 1: NEWS UNICID - Setembro de 2014

Ano V - Nº 90 - setembro/2014

Page 2: NEWS UNICID - Setembro de 2014

News UNICID - Vida Acadêmica - Ano V - Nº 87 - maio/2014

Vida Acadêmica

Instituições da Cruzeiro do Sul Educacional reúnem uma constelação no Guia do Estudante

News UNICID - Vida Acadêmica - Ano V - Nº 90 - setembro/2014 2

Seis cursos de Graduação da UNICID recebe-ram estrelas na avaliação realizada pelo Guia do Estudante (GE), com destaque para o

curso de Educação Física (4 estrelas).

O Guia do Estudante concedeu 161 estrelas para 51 cursos das cinco instituições da Cruzeiro do Sul Educacional, um resultado que reafi rma a qualidade, a tradição e o compromisso do Grupo com o ensino.

Conheça os cursos UNICID e suas estrelas:

Biomedicina

Ciências Contábeis

Educação Física

Fisioterapia

Odontologia

Pedagogia

Page 3: NEWS UNICID - Setembro de 2014

Vontade não é nada sem conteúdo.

INSTITUIÇÕESDE ENSINO DACRUZEIRO DO SULEDUCACIONALSÃO DESTAQUENO RANKINGUNIVERSITÁRIODA FOLHAE NO GUIADO ESTUDANTE.

A Cruzeiro do Sul Educacional

confirma a condição de líder em

qualidade entre os principais grupos

de educação superior brasileiros.

As mais de 160 estrelas no Guia do

Estudante e os indicadores das suas

universidades no RUF (Ranking

Universitário da Folha) reafirmam nosso

efetivo compromisso com alunos,

professores e funcionários, bem como

a nossa crença no futuro do Brasil.

Page 4: NEWS UNICID - Setembro de 2014

News UNICID - Vida Acadêmica - Ano V - Nº 87 - maio/2014

Vida Acadêmica

• Em andamento a instalação de 80 novos projetores em salas de aula.• Reforma dos bancos de madeira da Área de

Convivência.

Trabalhamos por uma Universidade sempre

melhor para você!

A UNICID preza pelo bem-estar e conforto de todos os seus alunos. Por isso, vem realizando uma série de melhorias e investimentos para oferecer ambientes agradáveis e que aten-dam às necessidades de seus acadêmicos. Assim, vamos compartilhar com você, aluno,

cada um desses progressos em todas as edições da NEWS UNICID.

Melhorias da infraestrutura:

Não existe lugar, tempo ou idade para se aprender. Na verdade, aprendemos sem-pre, a cada dia, a cada instante, a vida

toda. No entanto, muitas vezes o nosso desem-penho e rendimento acadêmico são insatisfa-tórios e, apesar de estudarmos, encontramos difi culdades para cumprir com as exigências do curso na Universidade.

Desta forma, informamos que o NAce – Núcleo de Acessibilidade - desenvolve um trabalho de atendimento psicopedagógico com adultos, a fi m de investigar, compreender e intervir nas difi -culdades de aprendizagem.

A intervenção psicopedagógica se caracteriza por sessão semanal e individual, ocorre em sala localizada no NAce e em horário/dia previamente agendado.

Se você tem interesse em conhecer como você aprende, que estratégias de aprendizagem você utiliza, suas dúvidas e anseios, bem como desco-brir novas possibilidades de estudo, agende um horário!

Ligue para 2178-1370 e fale com a Solange.

UNICID oferece atendimento psicopedagógico aos alunos

News UNICID - Vida Acadêmica - Ano V - Nº 90 - setembro/2014 4

rojetores em salas de aula.

Page 5: NEWS UNICID - Setembro de 2014

News UNICID - Vida Acadêmica - Ano V - Nº 87 - maio/2014

Vida Acadêmica

Bruno Alexandre da Silva, de 26 anos, joga-dor do Pescara Futsal da Itália, escolheu a Clínica de Fisioterapia da UNICID para rea-

lizar sessões de exercícios de fortalecimento da musculatura do joelho, por conta de uma cirurgia. “Poderia fazer o tratamento na Itália, mas preferi o Brasil, pois o toque e acompanhamento humano é fundamental para uma recuperação a curto prazo o que é bem diferente no exterior, onde tudo é muito mecânico. Na UNICID ganhei muito mais confi ança com os resultados até agora”, declarou.

Com o acompanhamento do Prof. Ms. Sérgio Souza Pinto, o jogador tem à disposição o apa-relho Isocinético, que registra o trabalho reali-zado por meio do movimento articular e assim determina défi cits e desequilíbrios musculares em forma numérica e gráfi ca. “A UNICID é um dos poucos lugares em São Paulo que oferece avalia-ção Isocinética”, afi rma Sérgio.

Jogador italiano escolhe

Clínica de Fisioterapia da

UNICID para tratar joelho

News UNICID - Vida Acadêmica - Ano V - Nº 90 - setembro/2014 5

A aluna Camila Fabiana Martins Agostinho (5º semestre de Educação Física) e Juliana Monique Lino Aparecido (Pós-gradua-

ção em Fisiologia do Exercício) representaram a UNICID no 26º Congresso Brasileiro de Medicina do Exercício e do Esporte, em Belo Horizonte – MG.

No evento, elas apresentaram os trabalhos “Comparação dos métodos de treinamento car-diorrespiratório intervalado de alta intensidade e contínuo sobre a oxidação de substratos pós-exercício” e “A infl uência de seis sessões de hit sobre os padrões de oxidação de substratos”, de-senvolvidos no Laboratório de Pesquisa em Edu-cação Física e Fisioterapia (LAPEFFI) da Universi-

dade, sob a orientação do Prof. Dr. Marcelo Luis Marquezi e participação dos alunos Leonardo Gimenez Narciso, Anderson de Oliveira Romão, Fernanda Cristina da Silva Pereira, Fabio Rocha de Lima e Gabriela S. Rodrigues, todos do curso de Educação Física.

Durante o Congresso, elas também ganharam a oportunidade de conhecer o Dr. Keneth H. Coo-per, um dos ícones da história da corrida e que inspirou o nome “cooper” atribuído a prática de correr/trotar, e também o Dr. Samir Salim Daher, presidente da Sociedade Brasileira de Medicina

Trabalhos desenvolvidos no

LAPEFFI são apresentados em

importante congresso

Page 6: NEWS UNICID - Setembro de 2014

novoscursos

UNICIDCom foco nas demandas e tendências do mercado de trabalho, a UNICID oferece oito novas opções de cursos de graduação e graduação tecnológica presenciais para os estudantes que estão à procura de novos desafios, muita qualidade, conhecimento e valorização do seu potencial.

E, para melhorar, todos eles estão disponíveis para o Processo Seletivo 2015.

INSCRIÇÕES ABERTAS

• Artes Visuais - Licenciatura• Fotografia • Gestão Hospitalar• Produção Audiovisual • Design de Produtos• Física - licenciatura• Relações Internacionais - bacharelado• Serviço Social - bacharelado

- Prova Agendada - Ingresso Via Enem - Prova Tradicional

Page 7: NEWS UNICID - Setembro de 2014

News UNICID - Vida Acadêmica - Ano V - Nº 87 - maio/2014

Vida Acadêmica

O maior evento estudantil do Brasil, a Feira Guia do Estudante foi realizada entre os dias 29 e 31/8, no Expo Center Norte. E o

estande da UNICID foi um sucesso, graças a dedi-cação dos nossos alunos dos cursos participantes que não deixaram faltar animação, informação de qualidade e muitas atividades práticas.

Os alunos de Medicina desenvolveram atividade de sutura em língua de boi. A Biomedicina mar-cou presença realizando Testes de Glicemia. “Estar aqui é um aprendizado muito grande”, disse nosso aluno Rafael Pinheiro Damas Garcia, do 6º semes-tre de Biomedicina.

Alunos dos 7º e 8º semestres de Educação Física, coordenados pela Profa. Rosangela Villa Marin Mio, colocaram em prática os

conhecimentos adquiridos em sala de aula na dis-ciplina de “Avaliação Motora em Atividade Física e Treinamento Desportivo.”

No dia 26 e 28/08, os estudante prestaram aten-dimento de avaliação física e funcional em mu-lheres participantes do “Programa de Reabilitação e Atividade Física Direcionado ao Osteoporótico” da UNIFESP, criado por professores de Educação Física e Fisioterapeutas com o objetivo de ofere-cer a reabilitação e atividade Física à portadores de osteopenia e osteoporose.

Mão na massa: alunos prestam atendimento à comunidade em programa da UNIFESP

Estande da UNICID é

sucesso na Feira Guia

do Estudante 2014

Marcaram presença também os cursos de Pe-dagogia, com ofi cina de brinquedos, Educação Física, com avaliação da composição corporal e Administração, com simulação de processo de seleção de vagas.

News UNICID - Vida Acadêmica - Ano V - Nº 90 - setembro/2014 7

Confi ra os melhores

cliques da Feira.

Page 8: NEWS UNICID - Setembro de 2014

News UNICID - Vida Acadêmica - Ano V - Nº 87 - maio/2014

Vida Acadêmica

O Estado de São Paulo está diante de uma crise hídrica e o racionamento de água já afeta a vida de 2,1 milhões de pessoas.

Pensando nisso, a Cruzeiro do Sul Educacional está promovendo uma campanha sobre o uso consciente da água.

A ideia principal é incentivar a economia de água começando pelas práticas adotadas dentro da Universidade. Por isso, é preciso que alunos, do-centes e colaboradores adotem atitudes susten-táveis, como fazer o uso moderado das torneiras, informar sobre vazamentos, ou ainda, evitar usar o vaso sanitário como cesto de lixo.

News UNICID - Vida Acadêmica - Ano V - Nº 90 - setembro/2014 8

Dicas para economizar água:

1 Banho: se molhe, feche o chuveiro, se ensaboe e depois abra para enxaguar. O consumo cairá de 180 para 48 litros.

2 Escovar os dentes: escove e enxágue a boca com a água do copo. Assim você economiza até 3 litros de água.

3 Feche bem as torneiras: uma torneira aberta gasta de 12 a 20 litros/minuto. Pingando, 46 li-tros/dia. Isto signifi ca 1.380 litros por mês.

4 Lavar a louça: ensaboe a louça com a torneira fechada e depois enxágue tudo de uma vez. Na máquina de lavar são gastos 40 litros. Utilize-a somente quando estiver cheia.

5 Use vassoura: na limpeza de quintal e calçadas. Se precisar utilize a água que sai do enxague da máquina de lavar.

Page 9: NEWS UNICID - Setembro de 2014

News UNICID - Vida Acadêmica - Ano V - Nº 87 - maio/2014

Vida Acadêmica

De 8 a 11/9, foi realizada a Semana de His-tória 2014, sob o tema “50 anos – Ditadura Nunca Mais!”. O evento teve como objeti-

vo debater sobre um dos períodos mais turbu-lentos da história do Brasil, a Ditadura Militar.

Semana de História aborda a Ditadura Militar

Além das palestras, no saguão do Bloco Alfa pôde ser conferida uma exposição que abordou temas como a Produção Artística na Ditadura Militar, Imprensa Resistente e Lugares de Resistência.

FIES: FACILIDADE QUE NÃO IMPACTA NO SEU BOLSO!

FINANCIE ATÉ 100% DAS MENSALIDADES

COM A MENOR TAXA DO MERCADO!

ESTA ECONOMIA POSSIBILITA QUE VOCÊ

DE UM UP EM SEU CURRÍCULO E FAÇA UM

CURSO DE LÍNGUAS OU INTERCÂMBIO,

POR EXEMPLO.

• SOLICITE EM QUALQUER

PERÍODO DO ANO.

ESSA É SUA

OPORTUNIDADE!

Vem aí

ALIDADES

CADO!

QUE VOCÊ

E FAÇA UM

CÂMBIO,

!

News UNICID - Vida Acadêmica - Ano V - Nº 90 - setembro/2014 9

Inscrições:

até 24/10

Provas:

20/11, das 8h às12h e das 14h às 18h

Locais das provas: São Paulo – SP, Franca – SP e Brasília - DF

Realização:

Fundação Vunesp

Page 10: NEWS UNICID - Setembro de 2014

Fique por dentro

UNICID realiza o IX

Simpósio Acadêmico

de Biomedicina

Nos dias 6 e 7/10, das 7h30 às 22h, será rea-lizado o IX Simpósio Acadêmico de Biome-dicina, na UNICID. Alunos da área, cursos

afi ns e profi ssionais da área da saúde estão con-vidados a enriquecer o conhecimento e aprendi-zagem e atualizar-se sobre diversos assuntos da área de atuação.

Alunos e docentes do curso de Odontologia estão convidados para participar, no dia 16/10, do projeto Workshop 360°, evento

que será realizado pela Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica (SBPqO), em parceria com a Johnson & Johnson do Brasil Indústria e Comér-cio de Produtos de Saúde Ltda.

O encontro será no Auditório Prof. Remo Rinaldi Naddeo, em dois horários: Não deixe de participar! Venha ampliar o seu co-

nhecimento científi co sobre a importância do controle químico do biofi lme por meio de refe-rências científi cas atuais, e sanar dúvidas e obje-ções existentes referentes ao tema.

Os conceituados palestrantes convidados serão o Prof. Dr. Claudio Pannuti (FOUSP) e a Profa. Dra. Sheila Cortelli (UNITAU).

Projeto Workshop 360°

reúne docentes e alunos de Odontologia

Das 8h30 às 11h30

(Workshop com professores)*

*será oferecido coff ee break e kit com

o material discutido em reunião prévia.

News UNICID - Fique por dentro - Ano V - Nº 90 - setembro/2014 10

Das 14h às 16h

(Workshop com alunos)*

*haverá atividades interativas e

distribuição de kits.

Confi ra a programação e a forma de inscrição em www.unicid.edu.br

Page 11: NEWS UNICID - Setembro de 2014

Fique por Dentro

Fratura de quadril

Doutorado e Mestrado em Fisioterapia

oferecem tratamentos gratuitos: confi ra!

Vagas para 260 idosos com 60 anos ou mais, que tenham fraturado o quadril há mais de 6 meses e menos de 2 anos, para participar

do Programa Reative.

Inscrições abertas para idosos, com 60 anos ou mais, que tenham difi culdade de mobilidade em geral, que queiram participar do Projeto de

Pesquisa Exercícios com Videogame.

Durante o acompanhamento serão realizados exercícios para fortalecimento muscular, me-

Melhora da mobilidade com videogame

Durante o tratamento serão realizados exercícios físicos para reabilitação, que tem como objetivo melhorar o equilíbrio e a força muscular, propor-cionando assim maior mobilidade e qualidade de vida aos idosos.

Como se inscrever: ligue para 2178-1240 ou en-vie e-mail para [email protected] e infor-me nome completo e telefone. Os grupos recebe-rão atendimento por 12 semanas consecutivas, na Clínica de Fisioterapia, localizada na Rua Melo Peixoto, 1.407, Bloco C.

Inscrições abertas para pacientes, de ambos os sexos, com interesse em tratar a dor lombar crônica (com duração maior que três meses).

O tratamento faz parte de um projeto de pesqui-sa desenvolvido pelo Mestrado e Doutorado em Fisioterapia, coordenado pela Profa. Dra. Cristina Maria Nunes Cabral.

Dor lombar

News UNICID - Fique por dentro - Ano V - Nº 90 - setembro/2014 11

lhora da fl exibilidade, do equilíbrio corporal e coordenação além de jogos com games, cujo objetivo é testar os benefícios que os movi-mentos exigidos pelo videogame proporcio-nam à pessoa. Serão realizadas duas sessões de fi sioterapia por semana.

Como se inscrever: ligue para 2178-1240 e informe nome completo e telefone. Os atendimentos serão realizados na Clínica de Fisioterapia da UNICID, localizada na Rua Melo Peixoto, 1.407, Bloco C.

Pré-requisito: ter disponibilidade para realizar o tratamento com a frequência semanal máxima de três vezes por semana, durante seis semanas, bem como atender as ligações telefônicas ime-diatamente após o tratamento, seis meses, e um ano após o atendimento.Agendamento: ligar, até o dia 15/12, para o telefone 2178-1240.

Duração: seis semanas (tratamento total) e 1 hora (cada sessão).

Local do tratamento: Clínica de Fisioterapia da UNICID - Rua Melo Peixoto 1407.

Page 12: NEWS UNICID - Setembro de 2014

Acontece

No dia 16/9, foi realizado o lançamento do li-vro Interdisciplinaridade e Transdisciplinari-dade – Políticas e práticas de formação de

professores, de autoria dos docentes do Programa de Mestrado em Educação da UNICID: Profa. Dra. Margaréte May Berkenbronk-Rosito, Profa. Dra. Celia Maria Haas, Profa. Dra. Ecleide Cunico Furla-netto e Prof. Dr. Julio Gomes Almeida.

O livro pode ser adquirido por meio do site www.wakeditora.com.br.

Preço médio R$ 40,00.

No dia 22/09, durante a realização da Sema-na Jurídica, foi lançado o livro “Passe Agora – Doutrina Simplifi cada – 1ª fase” (Editora

Ridel), publicação coordenada pelos professores Ms. Geancarlos Lacerda Prata e Ms. Vander Brusso da Silva, docentes de Direito.

Professores lançam livro para auxiliar nos estudos de exame da OAB

Docentes do Programa de Mestrado

em Educação lançam livro

News UNICID - Acontece- Ano V - Nº 90 - setembro/2014 12

A obra, que é inédita, foi escrita para facilitar os estudos dos alunos de Direito e prepará-los para o exame da OAB. “Oferecemos uma visão precisa do conteúdo, por meio de esquemas, fl uxogramas, quadros de atenção, transcrição de textos de lei, en-tre outros dados, tudo na busca de maior agilidade para o estudante”, destaca o Prof. Geancarlos. Também participaram como autores do livro, os professores: Ms. Volúsia Aparecida Sales, Prof. Adilson Pera, Prof. Luciano Buratto e Prof. Ms. Fer-nando Augusto de Vita Borges Sales.

Page 13: NEWS UNICID - Setembro de 2014

Cruzeiro do Sul Educacional

Módulo apoia Programa Universidade Aberta

A Profa. Ms. Lígia Lopes Simões Baptista foi destaque no Programa Domin-go Espetacular da TV Record, exibido no dia 14/9.

Coordenadora de Nutrição da Cruzeiro do Sul dá dicas sobre óleos e azeites em Programa de TV

O programa, voltado para pessoas a partir de 50 anos, terá aulas ministra-das por professores e alunos do Módulo de forma dinâmica e interativa, por meio de palestras, ofi cinas e atividades práticas.

Aluno do UDF é contemplado com bolsa de Mestrado na UNB.Recém-formado também ganhou bolsa de Pós-graduação no UDF, por

mérito acadêmico, por meio do Congresso de Iniciação Científi ca.

O evento foi realizado pela Sociedade Brasileira de Fisioterapia, em Porto de Galinhas, de 11 a 14/9, e contou com grandes nomes da fi sioterapia nacional e internacional.

Confi ra a nova edição do programa on-line mensal em www.youtube.com/cruzeirovirtual

Alunos e docentes de Fisioterapia da UNIFRAN participam do 7º Congresso Internacional.

Campus Virtual em Minutos

News UNICID - Cruzeiro do Sul Educacional - Ano V - Nº 90 - setembro/2014 13

Page 14: NEWS UNICID - Setembro de 2014

unicidonline

News UNICID - Instagram - Ano V - Nº 90- agosto/2014

instagram.com/unicidonline

15

17

Bate-papo muito produtivo que rolou hoje entre os alunos e professores do Programa de Mestrado e Doutorado em Fisioterapia da UNICID com os professores da Universidade de Sidney - Kathryn Refshauge e Patrick Brennan.

Foi inaugurada ofi cialmente hoje a 2ª Mostra “Visite São Paulo Você Também”, elaborada pelos alunos e professores dos cursos CT em Agenciamento de Viagens, CT em Logística e CT em Eventos. Para o público geral, a exposição inicia no dia 20/09. Esperamos por você! Parabenizamos alunos e os professores envolvidos: Profª. Marcela Inafuku, Prof. Wagner Lourenço, Profª. Bianca Volpon, Prof. Thiago Torres, Prof. Gilmar Lucas, Profª. Jacqueline Lima, Profª. Cristiane Melo e Profª. Sandra Baptistone.

14

Page 15: NEWS UNICID - Setembro de 2014

News Unicid é uma publicação destinada aos alunos da Universidade Cidade de São Paulo. Produção: Gerência de Marketing e Comunicação da Cruzeiro do Sul Educacional. Coordenação Editorial: Priscilla Freire. Edição e Redação: Carolina Cezar. Redação: Luciana Carla Allves e Ludmila Piatek. Diagramação: Stefano Emmanuel Rolla. As reproduções podem ser feitas, desde que citada a fonte. As matérias assinadas não refl etem necessariamente a opinião deste jornal.

www.unicid.edu.br [email protected]