newsletter aemf | nº3 2011

6
Agrupamento de Escolas Dr. Manuel Fernandes Abrantes bibliotecas | aemf Evocação | 25 de Abril Para assinalar a Revolução de 25 de Abril de 1974, a equipa das BE organizou uma pequena exposição na biblioteca da escola sede. Nesta mostra, para além de estarem patentes poemas e imagens a propósito do dia da revolução, puderam ser ainda observadas algumas capas de jornais (cópias e originais) desse dia histórico. Na exposição exibiram-se ainda várias imagens da manifestação de 1 de Maio de 1974, em Abrantes, data em que a revolução foi festejada. A equipa das BE agradece a gentileza do Assistente Técnico, Sr. Fernando Lopes, que cedeu os jornais originais de 25 e 26 de Abril de 1974 patentes na exposição. JUN2011 03 1 ‘’Abrantes a Ler’’ Alunas do Agrupamento venceram escalões B e C Inês Nogueira, do 4º ano da EB1 Nº 2, e Ana Catarina Oliveira, do 5º Ano, venceram, respectivamente, os escalões B e C do “Abrantes a Ler” – Concurso Concelhio de Leitura, que decorreu na Biblioteca Municipal António Botto nos dias 28 e 29 de Abril de 2011. A entrega dos prémios decorreu no dia 9 de Maio, pelas 18:00 horas, também na Biblioteca Municipal, numa sessão que contou com a presença do escritor e declamador José Fanha.

Upload: pedro-falcao

Post on 10-Mar-2016

226 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

Newsletter do Agrapamento de escola Dr. manuel fernandes - Abrantes

TRANSCRIPT

Page 1: Newsletter AEMF | Nº3 2011

Agrupamento de EscolasDr. Manuel Fernandes

Abrantes

bibliotecas | aemf

Evocação | 25 de AbrilPara assinalar a Revolução de 25 de Abril de 1974, a equipa das BE organizou uma pequena exposição na biblioteca da escola sede. Nesta

mostra, para além de estarem patentes poemas e imagens a propósito do dia da revolução, puderam ser ainda observadas algumas capas de jornais (cópias e originais) desse dia histórico.Na exposição

exibiram-se ainda várias imagens da manifestação de 1 de Maio de 1974, em Abrantes, data em que a revolução foi festejada. A equipa das BE agradece a gentileza do Assistente Técnico, Sr. Fernando Lopes, que cedeu os jornais originais de 25 e 26 de Abril de 1974 patentes na exposição.

JUN2011 03

1

‘’Abrantes a Ler’’Alunas do Agrupamento venceram escalões B e CInês Nogueira, do 4º ano da EB1 Nº 2, e Ana Catarina Oliveira, do 5º Ano, venceram, respectivamente, os escalões B e C do “Abrantes a Ler” – Concurso Concelhio de Leitura, que decorreu na Biblioteca Municipal António Botto nos dias 28 e 29 de Abril de 2011.A entrega dos prémios decorreu no dia 9 de Maio, pelas 18:00 horas, também na Biblioteca Municipal, numa sessão que contou com a presença do escritor e declamador José Fanha.

Page 2: Newsletter AEMF | Nº3 2011

Agrupamento de EscolasDr. Manuel Fernandes

Abrantes

bibliotecas | aemf

Exposição |

Artista do mês |

Pequeno Formato

Joan Miró

No âmbito da disciplina de EVT, os alunos do 5º e 6º anos visitaram na Galeria Municipal de Arte de Abrantes uma exposição intitulada

“Pequeno Formato”. No final da visita os alunos foram convidados a experienciar algumas técnicas sobre tela, num pequeno atelier de que resultaram alguns trabalhos interessantes. Os trabalhos em causa encontram-se expostos na biblioteca da escola sede até ao final do ano lectivo.

O artista do mês, em Maio, na biblioteca da escola sede, foi o escultor e pintor catalão Joan Miró, um dos maiores representantes do Surrealismo.

2

Dia Internacional da Biodiversidade22 de MaioA equipa das BE desenvolveu várias actividades subordinadas à temática da biodiversidade, junto dos

alunos do pré-escolar e 1º Ciclo das escolas EB1 Nº 2, EB1 Nº 4 e EB1/JI António Torrado. Entre os dias 23 e 27 de Maio, os alunos visionaram documentários, criaram histórias e conheceram livros alusivos a este tema, sempre na perspectiva da defesa da multiplicidade de espécies que povoam o nosso planeta.Na EB1 Nº 2, os alunos tiveram ainda oportunidade de utilizar lápis de pastel de óleo, nos trabalhos de expressão plástica que produziram.

JUN2011 03

Page 3: Newsletter AEMF | Nº3 2011

Exposição de Fatos | “Os Anos 60 no Futuro”Esteve patente na BE da escola sede uma exposição dos fatos criados no âmbito do projecto Juventude Amiga, subordinado ao tema “Os Anos 60 no Futuro”.Os trabalhos expostos foram realizados por alunos dos 2º e 3º Ciclos, no âmbito das disciplinas de Educação Visual, Educação Visual e Tecnológica e Educação Tecnológica.

Agrupamento de EscolasDr. Manuel Fernandes

Abrantes

bibliotecas | aemf

3

Timor Leste| País e CulturaNa semana de 30 de Maio a 3 de Junho, decorreram, na biblioteca da escola sede, várias iniciativas ligadas à realidade de Timor Leste. Tratou-se de uma actividade desenvolvida numa parceria entre as delegadas de Português e Francês e a Biblioteca Escolar, a qual contou com a colaboração da professora Elisabete Inácio, docente do Agrupamento de Escolas Dr. Manuel Fernandes. Para além de uma exposição e de sessões com alunos em que a professora Elisabete Inácio falou com algumas turmas acerca da sua experiência em Timor Leste, na noite de 2 de Junho decorreu o “Café-Timor”, onde os presentes tiveram oportunidade de contactar com múltiplas facetas da cultura timorense.

JUN2011 03

Page 4: Newsletter AEMF | Nº3 2011

Bibliotecas em Movimento | Baús de LivrosNuma parceria com a Biblioteca Municipal António Botto, ao longo do presente ano lectivo, voltou a concretizar-se, pelo terceiro ano consecutivo, o projecto “Baús de Livros”, através do qual é disponibilizado um baú com livros a cada sala do Pré-escolar e 1º Ciclo do Oeste (Abrançalha, Amoreira, Martinchel e Rio de Moinhos). Tratam-se de baús com dezenas de livros direccionados para os níveis etários dos alunos em causa, que rodam entre as várias turmas.

Agrupamento de EscolasDr. Manuel Fernandes

Abrantes

bibliotecas | aemf

4

Formação |

As Bibliotecas na Web |

Literacia da Informação

Destaques

No decurso do presente ano lectivo, os professores bibliotecários desenvolveram a oficina de formação intitulada “O Ensino da Literacia a partir da Biblioteca Escolar”. Tratou-se de uma formação direccionada para docentes do Agrupamento, que tiveram oportunidade de aplicar modelos de literacia da informação com os respectivos alunos, nomeadamente o BIG6 e o PLUS.

Modelos de Literacia de InformaçãoReferências Bibliográficas NP 405 (Doc. RBE)

http://www.esmf.pt/paginas/biblioteca/pag_biblioteca_2010_11.html

JUN2011 03

Page 5: Newsletter AEMF | Nº3 2011

A Mala Assombrada | David MachadoAutor premiado e de talento reconhecido, David Machado oferece um novo conto infantil aos leitores de palmo e meio. A Mala Assombrada recupera o imaginário do sobrenatural, muito presente numa determinada fase de crescimento das crianças. Aqui, a assombração é um fantasma que persegue dois irmãos, um de nove anos com medo de tudo e um de cinco anos, que pelo contrário, não tem medo de nada. Dragões e ladrões, tempestades, aranhas e leões: o meu irmão não tem medo de nada. E ele só tem cinco anos. (Eu tenho nove. E assusto-me com tudo.) João M. P. Lemos é o ilustrador deste livro. É autor de banda desenhada e colabora, como desenhador e argumentista, com a Marvel Comics.

Agrupamento de EscolasDr. Manuel Fernandes

Abrantes

bibliotecas | aemf

5

Em destaque | Novidades

Deixem Falar as Pedras | David MachadoQuando se vêem as frases riscadas a marcador preto na capa, não se estranha. Mas quando, na página 16, surge a primeira rasura no próprio texto, percebe-se que o marcador preto não é só adorno, mas antes um signo para decifrar no próprio romance. Só mais à frente se perceberá que essas rasuras estão profundamente ligadas à ideia de mexer no passado, de o recuperar como memória e de lhe dar a forma de uma verdade pronta para entregar ao futuro.E é essa a matéria de que David Machado se socorre para construir uma narrativa labiríntica, comovente e cheia de uma força que deve tanto à habilidade do narrador como à sua dedicação ao gesto de contar.

JUN2011 03

Page 6: Newsletter AEMF | Nº3 2011

SUPERTMATIKA BE da escola sede do Agrupamento passou a dispor, recentemente, de sete jogos superTmatik. São interessantes recursos pedagógicos que permitem a abordagem e a avaliação de conteúdos numa perspectiva lúdica. Os jogos superTmatik são editados pela Eudactica e a BE tem disponíveis os seguintes: Sinónimos (Língua Portuguesa), QUIZ Ciências Naturais, Inglês-Português, QUIZ Geografia, QUIZ História de Portugal, QUIZ Mundo Marinho e QUIZ Matemática. Os jogos são requisitáveis apenas por professores.

Agrupamento de EscolasDr. Manuel Fernandes

Abrantes

bibliotecas | aemf

6

Lince IbéricoAs alunas Filipa Pereira, Mariana Rodrigues e Patrícia Nogueira, do 12º D do Agrupamento de EscolasDr. Manuel Fernandes, publicaram, no âmbito da Área de Projecto, a revista intitulada Lince Ibérico. Trata--se de uma publicação de 20 páginas, com boa qualidade gráfica, que integra o produto final do trabalho desenvolvido, ao longo do ano lectivo, por este grupo de alunas. A revista conta a história do lince ibérico, dá várias informações a respeito das características do mesmo e evidencia o papel que tem sido desempenhado pelo CNRLI – Centro Nacional de Reprodução do Lince Ibérico enquanto instituição que muito tem contribuído para a preservação da espécie. Uma publicação que merece a melhor atenção. Encontra-se disponível em todas as BE do Agrupamento.

JUN2011 03

Edição das Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas Dr. Manuel Fernandes

Contacto:

Elaboração: Equipa das BibliotecasDesign: Pedro Falcão

[email protected]