"o manual para turnês-toque no exterior!" - material 2

6
TOQUE NO EXTERIOR! A GUIDE TO CONVERTING PROSPECTS INOT CUSTOMERS MATERIAL DE APOIO [2] OPORTUNIDADES MUSICAIS PELO MUNDO” O Manual para Turnês Independentes TOQUE NO EXTERIOR!

Upload: marco-niz

Post on 13-Apr-2017

286 views

Category:

Travel


0 download

TRANSCRIPT

TOQUE NO EXTERIOR!

A GUIDE TO CONVERTING PROSPECTS INOT CUSTOMERS

MATERIAL DE APOIO [2]

“OPORTUNIDADES MUSICAIS PELO MUNDO”

O Manual para Turnês Independentes

TOQUE NO EXTERIOR!

Olá! Aqui é o Marco Niz, com a 2ª dica pra você também poder realizar suas turnês , principalmente internacionais. No vídeo 1, te mostrei uma estratégia que utilizei em minha turnê pela Argentina, Chile: A estratégia de hospedar-se gratuitamente através do Couchsurfing. Agora veremos um pouco das oportunidades... Pra você realizar seus shows ! Então, vamos direto ao assunto: OPORTUNIDADES! Quando se pensa em turnês internacionais, talvez passe pela cabeça a ideia de que seja um privilégio de bandas como Pink Floyd, Rolling Stones etc. correto? ERRADO! Rs. Na realidade é uma questão de oportunidades . Realizar shows no exterior, nada mais é do que um artista ou grupo expandir o seu negócio para outros mercados, visualizando a médio prazo seu próprio crescimento. E te digo uma coisa, existem milhares de oportunidades para se realizar shows em outros países, acessível á qualquer músico ou grupo. E a sacada é pensar em “Nichos”...

MATERIAL DE APOIO

MILHARES DE OPORTUNIDADES As oportunidades para seu grupo se apresentar no Exterior são várias, e a dica é pensar em “Nichos”

(segmentos): - Casas de shows, Festivais, Festas de cidades, Redes Internacionais, Feiras de Música, etc. e etc. Eu utilizo de nove Nichos, mas aqui, darei uma dica rápida de dois Nichos importantíssimos, principalmente para o seu currículo: Festivais e Feiras de Música. Vamos lá! O nicho de festivais é bem amplo pra qualquer grupo. Existem os festivais: pequenos, médios, grandes, gigantes, Festivais de convergência (Festivais de Artes, Cinema etc)... Nesse caso, já percebemos que existem diversos tipos de festivais que acontecem e pensando a nível de países, aí é que o negócio fica imenso! (E só falamos “por cima” do Nicho de festival. Eu e meu grupo, nos apresentamos durante nossa tour, em um Festival

internacional de Cinema na Argentina: o Mendoza Proyecta. Foi fantástico! Uma dica, através do site www.fests.eu , você já terá uma ideia das diversas oportunidades de festivais que acontecem pelo mundo e com as estratégias certas, são totalmente acessíveis pra sua Banda entrar na Programação.

FESTIVAIS

“A SUA APRESENTAÇÃO MUSICAL EM

OUTROS PAÍSES É UM PRODUTO EXCLUSIVO E O MERCADO PROCURA SEMPRE NOVIDADES”. - Marco Niz

Saiba, Bandas e DJs fantásticos como 7Estrelo (Belo Horizonte), Tropikillazz (São Paulo), Apanhador Só (Rio Grande do Sul) entre outros tem realizados suas turnês mundiais, entrando na programação de Festivais no Mundo inteiro. E o detalhe: são Artistas independentes como a sua Banda! A sacada aqui é entender que o Mercado internacional está aberto e que lá fora, o seu show é um produto exclusivo, bem mais valorizado do que aqui no Brasil. Pense nisso!

FEIRAS DE MÚSICA

Feiras de música são locais especiais para as bandas e artistas explorarem. O objetivo geral de uma feira de música é o desenvolvimento da indústria da música, isto é, nela se encontra os diversos setores da indústria musical, como selos, produtores, gravadoras, representantes de festivais etc. e tudo isso, concentrado em um mesmo local! Nesses eventos, a banda ou artista, geralmente não recebe cachê para se apresentar nos “show cases” (apresentações de 30 minutos para um público seleto). Por outro lado, são oportunidades “estratégicas” para qualquer artista, onde se realizam conexões internacionais de “peso”, como as rodadas de negócios e diversas conferências com os principais nomes da indústria da música internacional. Por exemplo, numa feira de música você realiza um show case, onde o público é “seleto”, formado por diversos promotores de festivais, que estão lá, para buscar novas bandas para eventos em seus países. Com isso, as feiras são criadas especialmente para se fechar negócios. Existem diversas feiras de Música ao redor do Mundo, onde aliás, Bandas Brasileiras “estratégicas”, já estão por lá. É o caso do Apanhador Só (Rio Grande do Sul), que se apresentou em 2014 na “CIRCULART” (COLÔMBIA). Ou ainda a dupla NSISTA, que se apresentou no “SOUND OF THE XITY”, na China! Isto, para citar apenas dois Artistas independentes. Existem diversas feiras mundiais, e as “convocatórias” (inscrições) abrem-se geralmente de forma anual, onde cada Feira possui suas próprias exigências para a seleção dos artistas. Mas, basicamente você responde um questionário e te solicitam links de seu trabalho , que você apresenta através do site de sua banda. Veremos agora!

Mas afinal, o que você precisa pra entrar na programação de Festivais e Feiras de Música no Exterior?

Basicamente, de um site! (Que aliás, você pode construir gratuitamente, com plataformas como Wix, ou Wordpress!)

Nesse site, que será a sua plataforma de captação, precisará ter:

1) RELEASE (Bio) – Informações atualizadas de sua Banda, com texto suscinto e preferencialmente em três idiomas (português, espanhol e Inglês).

2) PRESS KIT (Promo & Info) - Materiais de Clipping (matérias em jornais, flyers virtuais de shows realizados etc); Fotos;

3) VÍDEOS - Links de seus vídeos no Youtube ou Vimeo, preferencialmente gravado por profissional (ou com boa qualidade);

4) AGENDA DE SHOWS (Tour Dates) - Mostra que seu grupo está sempre em “movimento”

5) CONTATO – E-mail de sua Banda

*Um bom exemplo de site do grupo brasileiro 7 ESTRELO (Belo Horizonte –MG) , que se apresenta em Festivais, Feiras de Música ao redor do Mundo, de forma independente.

COMO ENTRAR NA PROGRAMAÇÃO DE FESTIVAIS E FEIRAS DE

MÚSICA NO EXTERIOR?

E ESSA FOI A 2 ª DICA. ATÉ Ó PRÓXIMO VÍDEO!

USE A SHORT DESCRIPTION that describes the next step CTA your content is providing, such as a free trial, product demo, coupon, and so on.

SIGN UP

Está gostando dessas dicas Gratuitas? Então, por favor compartilhe com mais 3 amigos.

Isso ajudará a eles e me ajudará Também a divulgar essa série.

Obrigado!

É basicamente, disso que você precisa! Viu como pode ser mais simples do que você imagina, se apresentar no Exterior? E é apenas uma pequena dica, para se entrar em Festivais e Feiras de Música. Existem diversas outras Oportunidades.

Opa! Você já assistiu os outros vídeos gratuitos dessa série? Não?

Então clique abaixo no botão amarelo