planta apiaceae

2
Apiaceae Apium graveolens Classificação científica Reino: Plantae Divisão: Magnoliophyta Classe: Magnoliopsida Ordem: Apiales Família: Apiaceae Géneros Ver texto Apiaceae Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Apiaceae é uma família de plantas angiospérmicas (plantas com flor - divisão Magnoliophyta), pertencente à ordem Apiales. Anteriormente conhecida como Umbelliferae (ambos os nomes são autorizados pelo ICBN) e vernaculizado para umbelífera, esta é uma família composta por plantas normalmente aromáticas e de caule oco. Inclui espécies como a salsa, a cenoura e outros parentes. Possui cerca de 300 géneros, contendo mais de 3000 espécies. Índice 1 Descrição 2 Géneros 3 Ver também 4 Ligações externas Descrição As flores são pequenas e possuem simetria radial com 5 sépalas, 5 pétalas e 5 estames. Estão dispostas numa inflorescência em forma de umbela, daí o seu anterior nome de Umbelliferae. Várias espécies possuem inflorescências onde as flores apresentam dimorfismo, possuindo as mais externas pétalas mais vistosas destinadas à atracção dos insectos, enquanto as mais internas são mais discretas, concentrando-se na reprodução. A família contém algumas espécies altamente tóxicas, como o Conium, também conhecido por cicuta (o veneno e não o género muito parecido com o Conium, e também altamente venenoso, Cicuta). Esta planta foi utilizada para executar Sócrates e também como veneno na ponta de setas. Contém também algumas plantas muito úteis, tais como a cenoura, a salsa, o aipo e o funcho. As Apiaceae são parentes próximas da família Araliaceae, sendo que as fronteiras entre estas duas famílias permanecem esbatidas. Alguns sistemas de classificação recentes colocam as Araliaceae numa família Apiaceae expandida, mas esta classificação não tem sido unanimemente aceite. Os géneros Hydrocotyle e Trachymene, tradicionalmente incluídos nas Apiaceae, são actualmente inseridos, de uma forma geral, na família Araliaceae. Entre os membros mais notáveis incluem-se: Anethum graveolens - o endro; Anthriscus cerefolium - o cerefólio;

Upload: msbarcio4433

Post on 30-Nov-2015

40 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: PLANTA Apiaceae

Apiaceae

Apium graveolens

Classificação científica

Reino: Plantae

Divisão: Magnoliophyta

Classe: Magnoliopsida

Ordem: Apiales

Família: Apiaceae

Géneros

Ver texto

Apiaceae

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Apiaceae é uma família de plantas angiospérmicas (plantas comflor - divisão Magnoliophyta), pertencente à ordem Apiales.Anteriormente conhecida como Umbelliferae (ambos os nomessão autorizados pelo ICBN) e vernaculizado para umbelífera, estaé uma família composta por plantas normalmente aromáticas e decaule oco. Inclui espécies como a salsa, a cenoura e outrosparentes. Possui cerca de 300 géneros, contendo mais de 3000espécies.

Índice

1 Descrição2 Géneros

3 Ver também

4 Ligações externas

Descrição

As flores são pequenas e possuem simetria radial com 5 sépalas, 5pétalas e 5 estames. Estão dispostas numa inflorescência em formade umbela, daí o seu anterior nome de Umbelliferae. Váriasespécies possuem inflorescências onde as flores apresentamdimorfismo, possuindo as mais externas pétalas mais vistosasdestinadas à atracção dos insectos, enquanto as mais internas sãomais discretas, concentrando-se na reprodução.

A família contém algumas espécies altamente tóxicas, como oConium, também conhecido por cicuta (o veneno e não o géneromuito parecido com o Conium, e também altamente venenoso,Cicuta). Esta planta foi utilizada para executar Sócrates e tambémcomo veneno na ponta de setas. Contém também algumas plantasmuito úteis, tais como a cenoura, a salsa, o aipo e o funcho.

As Apiaceae são parentes próximas da família Araliaceae, sendo que as fronteiras entre estas duas famíliaspermanecem esbatidas. Alguns sistemas de classificação recentes colocam as Araliaceae numa família Apiaceaeexpandida, mas esta classificação não tem sido unanimemente aceite. Os géneros Hydrocotyle e Trachymene,tradicionalmente incluídos nas Apiaceae, são actualmente inseridos, de uma forma geral, na família Araliaceae.

Entre os membros mais notáveis incluem-se:

Anethum graveolens - o endro;

Anthriscus cerefolium - o cerefólio;

Page 2: PLANTA Apiaceae

Apium graveolens - o aipo;Conium maculatum - a cicuta;

Coriandrum sativum - o coentro;

Cuminum cyminum - o cominho,

Daucus carota - a cenoura;

Foeniculum vulgare - o funcho ou erva-doce;

Pastinaca sativa - a cherívia;

Petroselinum crispum - a salsa;

Pimpinella anisum - o anis.

Géneros

Esta grande família contém cerca de 440 géneros e mais de 3500 espécies por todo o mundo, sendo mais rarasem zonas tropicais desérticas e na Austrália.

Ver também

Grupo de Filogenia das Angiospérmicas

Ligações externas

Espécies da família Apiaceae - Flora Digital de Portugal (http://jb.utad.pt/familia/apiaceae) (emportuguês)

Informação sobre Apiales - Angiosperm Phylogeny Website(http://www.mobot.org/MOBOT/Research/APweb/orders/apialesweb.htm#Apiales) (em inglês)

Chave de identificação de famílias de angiospérmicas (http://home.iae.nl/users/linea/start.html) (em inglês)Imagens e descrição de famílias de angiospérmicas - segundo sistema Cronquist

(http://www.botany.hawaii.edu/faculty/carr/fpfamilies.htm) (em inglês)

Obtida de "http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Apiaceae&oldid=34685652"Categorias: Apiaceae Apiales Famílias botânicas

Esta página foi modificada pela última vez à(s) 04h26min de 25 de março de 2013.Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-Partilha nos Mesmos Termos 3.0 nãoAdaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as condições de uso

para mais detalhes.