relatorio são desiderio 2 a

12
ESCOLA ESTADUAL MARECHAL CASTELO BRANCO RELATORIO INTERDICIPLINAR PARQUE MUNICIPAL DA LAGOA AZUL

Upload: rafael-a-oliveira

Post on 30-Dec-2015

87 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

ESCOLA ESTADUAL MARECHAL CASTELO BRANCO

RELATORIO INTERDICIPLINAR

PARQUE MUNICIPAL DA LAGOA AZUL

Ibotirama-BA,

22 de novembro de 2012

Sala: 1Serie: 2º serie do ensino médioTurma: “A”

INTRODUÇÂO:

Aos 24 dias do mês de outubro de 2012, ocorreu-se a 2ª viajem cultural do Colégio Estadual Marechal Castelo Branco, com destino a cidade de São Desidério-BA. Viajem com a finalidade de ampliar o conhecimento dos alunos da 2ª serie do ensino médio, de forma pratica e interativa, podendo ter acesso direto a vegetação do oeste entre outros elementos da natureza. Tal visita de fundamental importância para as matérias ligadas a área de ciências humanas e da natureza.

APP De São Desidério

Situado a 580 km de Brasília e 897 km de Salvador o município de São Desidério é cortado pelas BR’s 020 e 135 e pela BA 462. Preocupado em valorizar e preservar o rico patrimônio natural do segundo maior município baiano, com 14.876 km² de extensão, o governo municipal criou em 2000 o Departamento de Turismo, Cultura e Meio Ambiente.

A criação da APP em São Desidério considera o patrimônio geológico, espeleológico, arqueológico, paleontológico e cultural da região; E tem por objetivo preservar as características naturais da área abrangida, a exemplo dos remanescentes do bioma cerrado, demais formações florestais, seu patrimônio ecológico e o seu apreciável valor cênico. Sua APP em legislação e de 10.000 ha e sua API e de 17 ha.

Sobre o parque

O Parque Municipal da Lagoa Azul foi criado em 2005 e objetiva a preservação dos ecossistemas do local. É uma unidade de proteção que engloba três pontos turísticos a Lagoa Azul, o Aquário Natural e a Gruta do Catão, somando um total de 64 mil metros quadrados.

O Parque Municipal da Lagoa Azul fica em uma área de proteção ambiental, um dos pontos turísticos de São Desidério, e possui paredões rochosos e uma lagoa de água límpida que pode chegar a cerca de 40 metros de profundidade.

Potencial turístico

146 grutas catalogadas entre elas o Buraco do Inferno com 4 km de extensão e uma depressão de aproximadamente 60 metros e 300 de diâmetro,

Nove sítios arqueológicos; Centenas de inscrições e pinturas rupestres; Maior lago subterrâneo do Brasil, Lago do Cruzeiro Uma das maiores bacias hidrográficas do nordeste rica em biodiversidade; 24 rios perenes entre eles o Rio das Fêmeas  Paredões rochosos de até 40 metros de altura favoráveis a prática de rapel e

tirolesa Trilhas ecológicas; Cachoeiras e lagos; Nascente do Rio Grande um dos principais afluentes do São Francisco em

sua margem esquerda; Parque Municipal da Lagoa Azul com vários atrativos naturais Fenômenos naturais, a exemplo do que pode ser observado no sumidouro,

onde se forma uma espécie de piscina natural na qual a água sobe e desce num ritmo marcado pela própria natureza, denominado sifão.

Sítios arqueológicos

Os sitos arqueológicos de São Desidério são de grande importância para sua economia. Dos sítios arqueológicos descobertos no município três foram nomeados e os outros são identificados por pontos de GPS. Nesses locais foram encontrados artefatos como peças de cerâmica, instrumentos de caça, urnas funerárias, ossadas e pinturas rupestres. Esses materiais são datados de dois mil anos.  Os sítios mais conhecidos são:

Lapa dos Tapuias no distrito de Sítio do Rio Grande;Morro dos Tapuias situado na Fazenda João do Dazinho;Morro do Sol na Fazenda Beleza.

Grande parte da economia de São Desidério vem de suas centenas de atrativos turísticos entre grutas, sítios arqueológicos, lagos, rios e cachoeiras, paredões e trilhas ecológicas com tantos atrativos São Desidério tende a crescer cada vez mais se tornando um dos grandes pontos turístico Brasil.

Lagoa azul

A 591 milhões de anos atrás o local onde se situa o parque arqueológico da lagoa azul foi mar, pois as rochas calcarias presentes no lugar são sedimentares, que foram formadas por blocos do fundo do oceano, o terreno que hoje apresenta cânions, antes era completamente plano.

O rio João Rodrigues era 100% subterrâneo, com o passar dos tempos o teto que era todo formado por rochas cedeu-se, expondo apenas 20%. Assim se formam cânions, um local onde é completamente plano, quando o teto se cede formando um grande “buraco” rodeadas por paredões rochosos.

O rio João Rodrigues o mesmo que dá origem a lagoa azul é responsável por todo sistema hidro cárstico de São Desiderio, sua nascente esta situada no município de Baianópolis, onde é subterrânea.

Formação da lagoa: Formou-se a lagoa após o sedimento do teto rochoso de onde se passava o rio subterrâneo, e quando uma grande rocha dificultou a passagem da água, sendo assim alagando o cânion.

A água da Lagoa Azul é de cor natural e cristalina, ela recebe coloração (verde ou azul) por contas de algumas águas presentes e de acordo com a vegetação ou o ambiente refletido pela luz solar.

A lagoa mede-se de 0 a 22m de profundidade e não abriga peixes de grande porte, apenas peixes como a pirambeba entre outros.

Os paredões rochosos que circulam a lagoa expõem algumas manchas brancas, cuja são calcário dissolvidos e diferentemente de outros rios o João Rodrigues por ser subterrâneo só eleva a sua quantidade no período seco e acaba diminuindo no tempo chuvoso.

Vegetação

Sob o ponto de vista da biodiversidade, São Desiderio é também uma importante cidade para a conservação do Cerrado e Caatinga, pois se encontra uma boa concentração de remanescentes de vegetação nativa.

Cerrado

A principal marca do bioma cerrado são seus arbustos de galhos retorcidos e o clima bem definido, com uma estação chuvosa e outra seca. Entretanto, na região do cerrado encontram-se três das maiores bacias hidrográficas do país, sendo este bioma o berço de rios caudalosos como o São Francisco. Acredita-se, pois, que as peculiaridades da flora (troncos tortuosos e com casca espessa…) se devam à falta de alguns micronutrientes específicos e não à falta de água necessariamente.

Os solos nestas regiões são geralmente muito profundos, antigos e com poucos nutrientes, exigindo uma adaptação da flora que possui, geralmente, folhas grandes e rígidas, além de, algumas espécies, apresentarem depósitos subterrâneos de água como uma espécie de adaptação às queimadas constantes, permitindo que elas voltem a florir após o incêndio. Outra adaptação são as raízes bastante profundas podendo alcançar de 15 a 20 metros por causa da distância do lençol freático até a superfície.

Caatinga

Ocupando cerca de 850 mil km² (aproximadamente 10% do território nacional), é o mais fragilizado dos biomas brasileiros. O uso insustentável de seus solos e recursos naturais ao longo de centenas de anos de ocupação, associado à imagem de local pobre e seco, fazem com que a caatinga esteja bastante degradada. Entretanto, pesquisas recentes vem revelando a riqueza particular do bioma em termos de biodiversidade e fenômenos característicos.

Do ponto de vista da vegetação, a região da caatinga é classificada como savana estépica. Entretanto, a paisagem é bastante diversa, com regiões distintas, cujas diferenças se devem à pluviometria, fertilidade e tipo de solos e relevo. Uma primeira divisão que pode ser feita é entre o agreste e o sertão. O agreste é uma faixa de transição entre o interior seco e a Mata Atlântica, característica da Zona da Mata. Já o sertão apresenta vegetação mais rústica. Estas regiões são usualmente conhecidas como Seridó, Curimataúcu, Caatinga e Carrasco

Segundo esta distinção, a caatinga Seridó é uma transição entre campo e a caatinga arbórea. Cariri é o nome da caatinga com vegetação menos rústica. Já o Carrasco corresponde a savana muito densa, seca, que ocorre no topo de chapadas, caracterizada pelo predomínio de plantas caducifólias lenhosas, arbustivas, muito ramificadas e densamente emaranhadas por trepadeiras. Ocorre sobretudo na Bacia do Meio Norte e Chapada do Araripe.

São Desiderio possui mais de 21 grutas:

Gruta do Catão,

localizada a 15km da sede/estrada de chão. É um ponto obrigatório no roteiro turístico de São Desidério, o nome é em homenagem a Catão Neto que morreu no local vitima de “congestão”. Arco com pouco mais de 100 metros de extenção, fantástico é o adjetivo comum preferido por quem visita o local. Um ambiente moldado por forças oriundas da natureza numa perfeição que foge á criatividade do mais genial dos artistas.

Agricultura

Até a década de 80 São Desidério sobreviveu da agricultura de subsistência, onde pouco se produzia e seu comércio praticamente inexistia. Vencidas as dificuldades iniciais, inclusive a falta de energia elétrica permanente, o município ganha impulso a partir de 85, graças à chegada do "elemento colonizador" conhecido popularmente como ‘gaúcho’, que muito contribuiu para o desenvolvimento agrícola através da mecanização das terras e da introdução de um novo modelo de cadeia produtiva, ímpar no Brasil. Hoje, é na agricultura que São Desidério concentra grande parte da sua riqueza.

Algumas arvores encontradas no parque e suas características:

 Barriguda - Cavanillesia arbórea

Nome cientifico: Cavanillesia arbórea

Família: Malvaceae

Nomes populares: Barriguda, Imbaré

Onde é encontrada: Espécie nativa de regiões da Bahia e Brasil Central

Características: Árvore de grande porte, 12 a 24 metros de altura, com principal característica de tronco muito grosso na base. Folhas simples, lisas, 15 cm. Flores claras em cacho. Frutos sâmara com quatro asas, de cor marrom claro, muito leve, 12 a 15 cm. Uma sementes por fruto, 5 por 1,5 cm. Germinação fácil enquanto recém colhidas.

Utilidades: Aproveitamento em paisagismo pela sua beleza. Melífera

Época de floração e frutificação: Floresce em Julho, frutos em Outubro.

Mama porca - Zanthoxylum regnelianum

Nome científico: Zanthoxylum regnelianum

Família: Rutaceae

Nomes populares: Mamica de porca, Tembetari

Onde é encontrada: Encontrada na região com pouca freqüência, em sub-bosques ou áreas degradadas.

Características: Árvore de pequeno a médio porte, 6 a 12 metros de altura. possui muitos acúleos, no tronco e folhas, longos e afiados. Folhas compostas, 10 pares de folíolos de 6 cm, duros com bordas levemente serrilhadas. Flores e frutos em cachos. Frutos pequenos ( 3 mm) redondos, que maduros ficam escuros e se abrem exibindo uma semente vermelha.

Utilidades: Flores melíferas. Frutos atrativos à fauna. De boa adaptação, pode ser usada em reflorestamentos. Um pouco evitada por causa dos espinhos agudos e perigosos.

Época de floração e frutificação: Floresce em Outubro a Novembro e frutifica em Março a Abril.

Imagens do PARQUE DA LAGOA AZUL:

Mirante 1 – Cânion do Catão

Mirante 1 – Lagoa Azul

Mama Porca - Zanthoxylum regnelianum

Barriguda - Cavanillesia arbórea