revista a palavra 1ª edição

20
A P alavra PARÓQUIA SÃO LUIS GONZAGA Paróquia São Luis Gonzaga Venda Proibida Revista Institucional www.paroquiasaoluisgonzaga.com Planejamento Estratégico Genis cullecatur seditas inctur, audanda eperchil ma solesci pictur rerchil luptatio eostrum et miliquid molupta pos vererum et quam la duntur, voluptatur?

Upload: dominus-comunicacao

Post on 29-Mar-2016

215 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Revista da Paróquia São Luiz Gonzaga Brusque

TRANSCRIPT

A Palavraparóquia são luis gonzaga

Paróquia São Luis Gonzaga

Vend

a Pr

oibi

daRe

vist

a In

stitu

cion

al

w w w. p a ro q u i a s a o l u i s g o n z a g a . co m

Planejamento Estratégico

Genis cullecatur seditas inctur, audanda eperchil ma solesci pictur rerchil luptatio eostrum et miliquid molupta pos vererum et quam la duntur, voluptatur?

ANUNCIO

3 Revista Palavra - Maio/2011

Expediente

Jornalista responsávelKetlin da Rosa - SC02821-JP

[email protected]: (48) 9642-0910

Projeto Gráfico/Diagramação:Douglas Vieira

[email protected]

Rua Esteves Junior - Centro - Fpolis - Ed. Top tower - Sala 404

Fone: (48) 3365-1613

Contato: (47) 3351-1258 [email protected] www.paroquiasaoluisgonzaga.com

Direção: Pe. Ari João Erthal,scj

Tiragem: 3 MilPeriodicidade: Mensal

Impressão: Gráfica Grafinorte

SUMÁRIO

4 Editorial

5 Artigo do pároco: Conhecer para amar e testemunhar

7 O caminho do Planejamento Estratégico

8 Paróquia será dividida em regiões pastorais

10 Cronograma da Escola de Líderes e das Oficinas de Evangelização

11 Levar o evangelho além fronteiras (Programa Comunicação)

14 Valorizar o ser humano eis a nossa missão (Programa Ação Social)

16 Programa “Criar” quer impulsionar novas pastorais

06 Missão, visão e valores da Paróquia

PÁG.

09PÁG.

Formação Paroquial é prioridade do plano pastoral

12 Integração Paroquial uma urgência pastoral (Programa Redes)

4 Maio/2011 - Revista Palavra

O lançamento deste Guia Pastoral é uma grande conquista, um grande passo rumo a qualificação e a am-pliação dos trabalhos de evangeli-zação na Paróquia São Luís Gonzaga. Até aqui percorremos um longo caminho, foi preciso muito diálogo para compreender as dificuldades e apontar as conquistas desta família paroquial.

Agora iniciamos uma nova etapa. É hora da ação. Momento de colocar o pé na estrada e por em prática os diversos programas e projetos que constam neste documento. De nada vale meses de trabalho se de agora em diante cada liderança, agente pastoral ou mesmo paroquiano não abraçar e participar destas ações. Se você precisa de formação continu-ada, o Planejamento Estratégico vai proporcionar. Acredita que falta am-

pliar as atividades paroquiais, tam-bém aqui encontrará opções. Mas, se sua preocupação é evangelizar e atrair o povo que está longe de Deus, estes programas sugerem ações para auxiliar nesta missão.

Todos estes projetos surgiram do ouvir. Sim, cada integrante de pas-toral teve espaço para expor com franqueza suas necessidades e di-ficuldades, a partir disso é que foram geradas propostas. Ou seja, são re-sultados de nossa própria insatis-fação para com a ação pastoral da Paróquia.

Agora em mãos você tem um guia pastoral que deve nortear as ativi-dades de seu grupo, pastoral, movi-mento, ministério ou comunidade. Constam aqui datas, sugestões e caminhos para seguirmos unidos,

Editorialcomo família paroquial.Mas esta é apenas a primeira edição da Revista A Palavra, pois ela substi-tuirá o nosso jornal mensal. Quere-mos com isso dar um novo impulso para os meios de comunicação so-cial da Paróquia. A Magma Carta da comunicação cristã, publicada a partir da instrução pastoral Com-munio Et Progressio – resultado de uma disposição do Concílio Vaticano II – afirma:

“O cristão encara ‘as maravilhosas invenções da técnica’, que garantem a comunicação social entre os ho-mens, como instrumento dos planos de Deus para promover as relações sociais durante a nossa vida na terra. Tais meios geram novas relações; surge a linguagem nova, que torna o homem mais consciente de si mesmo

e da pessoa do outro (...) É por isso que os meios de co-municação social constituem um dos mais válidos recursos de que o homem pode usar para fomentar o amor, fonte de união.”

Sendo assim, convidamos o amigo leitor para que nos ajude a fazer deste meio de comunicação social um ca-nal de amor, paz e fraterni-dade. Nas próximas edições teremos o espaço do leitor, publicaremos suas sug-estões, criticas e avaliações. Vamos crescer juntos, como Paróquia “alimentada pela oração, pela Eucaristia e pela Palavra”.

5 Revista Palavra - Maio/2011

É preciso estudar para conhecer, conhecer para amar, amar para seguir, seguwir para testemu-

nhar. Acredito que essa é a grande lição aprendida desde que iniciamos o Planejamento Estratégico de Pastoral, em agosto de 2010.

Dois textos de Isaías ajudam a entend-er por que aparece na Paróquia São Luís Gonzaga o Plano Pastoral, nascido da competência da Dominus Comunicação e participação dos líderes, animadores das pastorais, movimentos, comuni-dades, dos seminaristas e presbíteros da Paróquia, Convento e Casa Padre De-

Conhecer para amar e testemunhar

Acesse nosso site

www.paroquiasaoluisgonzaga.com

hon. “Alarga o espaço de tua tenda, estende sem medo tuas lonas, alonga tuas cordas, finca bem tuas estacas; porque te estenderás à direita e à esquerda” (Is 54, 2-3a). Aumentar o espaço da tenda e estender-se para todos os lados, como re-sultado da fecundidade que vem de Deus: eis a primeira razão.

O segundo texto é dirigido a todos os que se consideram filhos e filhas de Jerusalém: “Mamareis em seus seios e vos saciareis de seus consolos, e bebere-is as delícias de seus peitos abundantes” (Is 66, 11). A Paróquia São Luís Gonzaga é a Igreja Esposa de Jesus Cristo. Nós somos a Esposa de Cristo. E quanto mais conhecermos a Igreja, nossa mãe comum, mais dela nos alimentaremos

e viveremos.Durante nove meses trabalha-

mos intensamente para termos em mãos esse guia pastoral que hoje nos é proposto. Resultado das pes-quisas dirigido ao público interno. Aproximadamente 500 pessoas par-ticiparam desta etapa. Com os resul-tados desses dados e informações, dos pontos fortes, fracos, ameaças

e oportunidades, foi possível apre-sentar programas com projetos para viabilizar uma Paróquia mais viva e integrada. Que vive a comun-hão e a fraternidade, sendo discípu-la missionária de Jesus Cristo.

Isto tudo é obra do Espírito Santo que conduz sua Igreja. “Finalmente, sede todos unânimes, compas-sivos, fraternos, misericordiosos e humildes. Não pagueis o mal com o mal, nem ofensa com ofensa. Ao contrário, abençoai, porque para isto fostes chamados: para serdes herdeiros da bênção” (1Pd 3, 8-9). Como dispensadores dos dons, carismas e talentos de Deus, cada membro da paróquia ponha à dis-posição dos outros o dom que re-cebeu.

Como pároco, eu me compro-meto a ser um amigo e pastor, para que os líderes, animadores e coorde-nadores de movimentos, pastorais, das comunidades, sintam-se encora-jados e entusiasmados a estudar, conhecer, amar, seguir, celebrar e testemunhar o Cristo Ressuscitado no meio de nós.

Confio este Plano Pastoral à Mãe Imaculada, primeiro tabernáculo que acolheu pelo seu SIM, a vida do Salvador.

Que pela interseção da Virgem Mãe, de São Luís Gonzaga padroe-iro de nossa Paróquia e do Venerável Padre Dehon, Deus seja louvado, conhecido e amado.

6 Maio/2011 - Revista Palavra

MISSÃOSer uma Paróquia alimentada pela oração, pela Eucaristia e pela Palavra.

VISÃO Experiência pessoal de fé, vivência comuni-tária e compromisso missionário de todos.

VALORESAmor Oblativo – Vivido apostoli-camente, para reparar o pecado, para co-laborar na reconciliação dos homens entre si e com Deus, para implantar o reino do Coração de Jesus.

Vida Pastoral – Nossa vivência pas-toral é centrada na comunhão, na missão, na atenção a realidade social e na visão estratégica.

Fraternidade – Toda ação evangeliza-dora é o testemunho de fraternidade, for-mando uma comunidade de comunidades.

Cultura local – A história de nossa ci-dade e a sua cultura são marcas importantes de nossa vivência evangelizadora, acredita-mos que a experiência de fé vivida no pas-sado e presente, nos guia para um futuro de serviço a vida plena e a esperança.

Devoção Mariana – Maria, estrela da nova evangelização é também nosso modelo de amor ativo, oblativo, solidário e reparador.

Unidade – Tudo o que fazemos é ori-entado pelo compromisso firme, de estar em comunhão com a ação evangelizadora da Igreja Arquidiocesana.

7 Revista Palavra - Maio/2011

O Planejamento Estratégico Pastoral é uma iniciativa de organizar e motivar a vivência pastoral da Paróquia São Luis Gonzaga, em meio aos inúmeros desafios no contexto geográfico e cul-tural em que ela se encontra.

A partir da pesquisa e análise de dados, foram mapeados os diversos públicos da Paróquia. Observou-se o tipo de relacionamento, o objetivo da organização, o nível de dependência, os resultados esperados e as expecta-tivas dos públicos perante a Paróquia.

Após mapear os públicos e os fa-tores de influência e relacionamento, partiu-se para uma análise mais detal-hada dos resultados apresentados em pesquisas de documentos; nos dados tabulados a partir dos questionários aplicados e nas observações feitas nas conversas informais.

O resultado desta primeira análise foi a produção de um diagnóstico organizacional da Paróquia. Nele se identificou as novas circunstâncias que ameaçam o crescimento evangeliza-dor, para renovação e revitalização da propagação da novidade do evangel-ho no contexto atual.

Através de resultados concretos, or-ganizados a partir da pesquisa, foi pos-sível estabelecer os objetivos, estraté-

O caminho do Planejamento Estratégico

Programas e projetosOs programas são ações táticas e diferem dos

projetos pela sua amplitude e complexidade. Eles necessitam de pesquisa, levantamento de dados, estudos de viabilidade, análise de custo-benefí-cio, além de ter inserido em si mesmo vários pro-jetos.

Os projetos direcionam as ações concretas le-vadas a efeito na Paróquia, para alcançar os ob-jetivos determinados no Plano Estratégico Pasto-ral. Sua formulação é mais pontual, norteando o caminho final na execução das atividades.

Pesquisa, avaliação e diagnóstico proporcionaram opções para a renovação pastoral, que de-ram origem aos programas e projetos que se apresentam nesta página e seguintes

gias, metas, programas e projetos para o Plano Estratégico Pastoral.

Os resultados das ações poderão ser mesurados através dos instru-mentos de avaliação e controle, esta-belecidos a partir das características individuais de cada projeto e plano de ação das pastorais e movimentos.

Todo o processo descrito acima é fruto de um trabalho em conjunto, desenvolvido em comum acordo, através da contratação de uma empresa especializada (Dominus

Agência de Comunicação Integra-da) e as lideranças da Paróquia São Luís Gonzaga.

O papel da Dominus no trabalho é proporcionar um direcionamento do processo de planejamento e sua instrumentalização na execução do mesmo. Já as lideranças são os per-sonagens principais deste processo.

8 Maio/2011 - Revista Palavra

Para integrar todas as comunidades da Paróquia São Luís Gonzaga e facilitar a distribuição de ativi-dades, foi necessário dividi-la em regiões pasto-rais. Cada uma das quatro regiões compreenderá algumas comunidades, que serão reconhecidas pelo nome dos quatro evangelistas: São Mateus, São Marcos, São Lucas e São João.

Paróquia será dividida em regiões pastorais

Elaboração: Dominus Comunicação/fevereiro/2011

A Escola de Líderes, por exemplo, já aderiu a este novo esquema. A divisão pretende levar os encon-tros de formação para todas as regiões da Paróquia. E com isso promover a integração das lideranças sempre que possível, fazendo com que participem de eventos paroquiais nas mais diversas igrejas da São Luís Gonzaga.

9 Revista Palavra - Maio/2011

Espiritualidade e leitura orante da Palavra de Deus é tema central do primeiro ano de execução do planejamento

Com o objetivo de formar agentes de pastoral e lideranças, e proporcio-nar um novo ardor mis-sionário, foi desenvolvi-do o Programa “Formar

para Evangelizar”, que deseja renovar a didática utilizada nas formações da Paróquia.

A ideia é utilizar métodos mais eficazes e profissionais, sair das es-truturas e ir ao encontro da comuni-dade. Fazem parte deste programa quatro projetos: Escola de Líderes, Oficinas de Evangelização, Escola de Comunhão e Mês Missionário.

Escola de Líderes leva formação as comunidades

O tema central da Escola neste primeiro ano será “Lectio Divina e Espiritualidade”. A meta do projeto é formar 165 agentes pastorais em toda a Paróquia. Os encontros acon-tecerão uma vez por mês e passam pelas quatro regiões pastorais.

Oficinas pretendem formar na teo-ria e na prática

Em 2011 a Paróquia promove quatro Oficinas de Evangelização. O principal objetivo deste projeto é le-var o aprendizado da evangelização por meio de práticas eficazes.A intenção é proporcionar um trei-namento na abordagem de pessoas, ou seja, colaborar com o agente pas-toral no momento da evangelização corpo a corpo. Além disso, estes ensi-namentos serão colocados em práti-ca no Mês Missionário da Paróquia.

Formação Paroquial é prioridade do plano pastoral

Escola de ComunhãoA intenção aqui é proporcionar

uma formação permanente para os Conselhos de Pastoral Paroquial (CPP) e Conselho de Pastoral Comu-nitário (CPC). É essencial que estes membros estejam comprometidos com o processo evangelizador, que tenham claro sua missão de consel-ho e exercitem a sua função de lider-ança.

A Escola de Comunhão ocorrerá nas próprias reuniões periódicas dos conselhos. As formações terão du-ração de 30 a 40 minutos, contarão com uma equipe de cinco membros do CPP que serão responsáveis por organizar os temas a serem trabal-hados.

Mês MissionárioPara despertar e promover a con-

sciência missionária será promovido um evento com duração de 30 dias, no qual os agentes deverão levar a Palavra de Deus para as pessoas que não vivem o Evangelho, mesmo muitas vezes utilizando o serviço da Igreja.

Esta grande mobilização que deve envolver todas as comunidades da Paróquia ocorrerá de 1 a 31 de outubro.

Mais informações:

Secretaria paroquial: 47 3351-1258/3351-1063

[email protected]

www.paroquiasaoluisgonzaga.com

10 Maio/2011 - Revista Palavra

Cronograma Escola de Líderes:Horário de todos os encontros: 19h3028/04 - Espiritualidade nas Sagradas Escrituras e Introdução ao tema da Lectio Divina

Primeiro e segundo Passo - Lectio (leitura) e Meditatio (meditação)05/05 - Região 1 – São José12/05 - Região 2 – Nossa Senhora de Fátima19/05 - Região 3 – Santa Rita26/05 - Região 4 – São João Batista

Terceiro e Quarto Passo - Oratio (oração) e Comtemplatio (contemplação) - orientações para fazer a Lectio Divina02/06 - Região 1 - Matriz09/06 - Região 2 – Santa Paulina16/06 - Região 3 – Nossa Senhora de Lourdes30/06 - Região 4 – Santo Antônio

Introdução à Teologia da Espiritualidade07/07 - Região 1 – São José14/07 - Região 2 – Sagrado Coração de Jesus21/07 - Região 3 – Cristo Rei28/07 - Região 4 – Nossa Senhora Aparecida

Espiritualidade dos Sacramentos04/08 - Região 1 – Matriz11/08 - Região 2 – Nossa Senhora de Fátima18/08 - Região 3 – Santa Rita25/08 - Região 4- São João Batista

Espiritualidade dos Sacramentos01/09 - Região 1 – São José08/09 - Região 2 – Santa Paulina15/09 - Região 3 – Nossa Senhora de Lourdes22/09 - Região 4- Santo Antônio

Direção e Aconselhamento Espiritual06/10 - Região 1 – Matriz13/10 - Região 2 – Sagrado Coração de Jesus20/10 - Região 3 – Cristo Rei27/09 - Região 4- Nossa Senhora Aparecida

Direção e Aconselhamento Espiritual03/11 - Região 1 – São José10/11 - Região 2 – Nossa Senhora de Fátima17/11 - Região 3 – Santa Rita24/11 - Região 4- São João Batista

Cronograma das Oficinas de Evangelização:29/06 | 19h30 | Região 2 Nossa Senhora de Fátima18/08 |19h30 | Região 3 Nossa Senhora de Lourdes14/09 | 19h30 | Região 4 Nossa Senhora Aparecida

11 Revista Palavra - Maio/2011

Levar o evangelho além fronteirasInvestir na comunicação é primordial para a Igreja, é um dos grandes desafios da Nova Evangelização

As instituições precisam se adap-tar constantemente as necessidades e exigências de nossos tempos, princi-palmente no que se refere ao uso de mídias e tecnologia. É necessário abrir a Igreja ao diálogo com a sociedade, e descermos um degrau que possa im-pedir o relacionamento direto com o povo. O programa “Comunicação” virá suprir as necessidades e formar uma ponte entre sacerdotes, religiosos, lei-gos e sociedade local.

“Este é um grande desafio na Nova Evangelização, que leva a estender a atenção para além das fronteiras da própria comunidade cristã, indo ao encontro de outras realidades e sensi-bilidades sociais, religiosas e culturais.” (PPP SCJ, Província Brasil Meridional).

No objetivo de unir a paróquia em

torno de seus objetivos e levar a men-sagem do evangelho até a sociedade, este projeto irá fortalecer os meios já existentes e criar novas ferramentas que visem contemplar o cumprimento do projeto.

Novas ferramentasDentro deste programa está a criação

de um Guia Pastoral anual – sendo esta sua primeira edição – para orientar as ações das lideranças na Paróquia. Além disso, pretende-se reformular o site www.paroquiasaoluisgonzaga.com, pois a internet é uma ferramenta po-tente, mas necessidade de constante atualização.

Para promover o relacionamento interpessoal será fundada a Pastoral da Comunicação (Pascom), que além de

gerenciar as mídias da Paróquia vai ser um elo entre sociedade e Igreja.

O histórico jornal A Palavra, com seus mais de 30 anos de existência, abre espaço para a Revista A Palavra, mais moderna e atrativa. Pretende-se atender as exigências cada vez maiores da comunicação, tanto na área da informação quanto nos efei-tos visuais e estéticos.

Relacionamento com o pastorPara aproximar o pároco do co-

tidiano da Paróquia, promovendo o seu papel de pastor criou-se o Pro-jeto “Ir ao Povo”. A partir dele o páro-co participará mais ativamente das reuniões de pastorais, movimentos e serviços, e assim criará canais de diálogo e partilha.

12 Maio/2011 - Revista Palavra

Integração Paroquial uma urgência pastoralO programa “Redes” deseja colaborar para a unidade da Paróquia, para fortalecer laços de amizade e criar vínculos de fraternidade

Visando vencer o desafio de inte-grar as doze comunidades existentes na Paróquia São Luis Gonzaga, foi elaborado o Programa “Redes”. Com esta ação, deseja-se reformular a es-trutura paroquial, transformando-a em uma rede de comunidades mis-sionárias.

A partir da integração e con-vergência pastoral, cada projeto deste programa quer estabelecer laços de relacionamento com os di-versos públicos, para fortalecer des-ta forma os vínculos de fraternidade.

Dentro do programa existem quatro projetos que vão desde a formação de uma secretaria pas-toral, com a contratação de uma pessoa para a tarefa; até mesmo a promoção de eventos que auxiliem no relacionamento fraterno entre as mais diferentes comunidades da Paróquia.

13 Revista Palavra - Maio/2011

Conheça os projetos deste programa: Projeto 1 – Secretaria Pastoral

Objetivo Geral: Criar a Secretaria de Pastoral, para assessorar no desenvolvimento das ativi-dades pastorais;

Objetivos Específicos: • Ter um departamento que concentre as informações pastorais da Paróquia;• Prestar assessoria aos agentes pastorais;• Organizar e manter todos os documentos pastorais;• Assessorar o núcleo de planejamento no acompanhamento e avaliação do plano pastoral.

Projeto 2 – Núcleo de Planejamento

Objetivo Geral: Acompanhar e avaliar a execução do planejamento estratégico Pastoral.

Objetivos Específicos: • Criar um núcleo de planejamento;• Dar suporte aos movimentos e pastorais para execução do planejamento.• Acompanhar e avaliar a execução do plano.

Projeto 3 - Retiro de Integração Pastoral

Objetivo Geral: Promover um dia de retiro para integração paroquial dos vários agentes de pastoral.

Objetivos Específicos: • Estabelecer laços de fraternidade entre os agentes pastorais;• Promover momentos de oração e formação com todos os agentes pastorais da paróquia;• Animar a vivência pastoral dos agentes.

Projeto 4 – Tarde da Partilha

Objetivo Geral: ntegrar as pastorais e movimentos promovendo a troca de experiências e a partilha dos dons.

Objetivos Específicos: • Criar grupos de partilha;• Animar os membros de movimentos a participarem das atividades das pastorais;• Promover a unidade por meio da troca de dons e talentos.

AGENDE-SE

Tardes de PartilhaData: 21 de maioLocal: Matriz São Luis Gonzaga (Região 1)Horário: 14h

Data: 06 de agostoLocal: Comunidade Santa Rita (Região 3)Horário: 14h

Data: 26 de novembroLocal: Comunidade Nossa Senhora Aparecida (Região 4)Horário: 14h

Retiro de Integração PastoralData: 05 de junhoHorário: 8hLocal: Auditório da Matriz São Luis Gonzaga

14 Maio/2011 - Revista Palavra

15 Revista Palavra - Maio/2011

VALORIZAR O SER HUMANO EIS A NOSSA MISSÃOAção Social é a responsável por ajudar os irmãos que vivem em dificuldades, ela deve ser um exemplo de amor ao próximo

A Ação Social é uma importante frente paroquial, no que se refere à assistên-cia aos mais pobres bem como a evan-

gelização e acolhida das pessoas excluídas da sociedade no seio da Igreja. Este programa pretende as-sessorar na implantação de um sis-tema de gestão integrada, além de promover maior organização e inte-gração pastoral.

Deseja-se com isso dar qualidade e organização a Ação Social, tor-nando-a uma verdadeira “Pastoral Social”, comprometida com a evan-gelização.

Este programa conta com quatro projetos. O primeiro pretende criar a missão, visão e valores e o segun-do vai desenvolver uma identidade visual para Ação Social. Ambos têm por objetivo promover e fortalecer a imagem e a missão desta pastoral.

Gestão EstratégicaOutro projeto é a criação de um sis-

tema de gestão estratégica para Ação Social. Com isso, pretende-se integrar os trabalhos sociais de todas as co-munidades, desenvolvendo planos de ação em conjunto. Também, tem como meta a contratação de um profissional na área de assistência social. Tudo isso para organizar as informações desta pastoral, e a partir de dados concretos ampliar e melhorar seu atendimento.

Vamos “integrando”Este quarto projeto vai atender cri-

anças, jovens e adultos que vivem em situação de vulnerabilidade social em qualquer comunidade da Paróquia. Aqui a ideia é criar escolas de artes, música, in-formática e aulas de reforço escolar.

As pessoas que vivem em dificul-dade precisam ser reconhecidas e valor-izadas. Além dos cursos, o projeto quer apresentar o grande amor que Deus tem por cada pessoa em particular.

16 Maio/2011 - Revista Palavra

“Criar” quer impulsionar novas pastoraisNeste programa iniciaremos novas atividades na Paróquia, a fim de atender as necessidades existentes

Durante a elaboração do diagnóstico, que apontou os pontos negativos e positivos da Paróquia São Luís Gonzaga, perce-beu-se a inexistência de pastorais essenciais para o processo de evangelização. Assim, surgiu o Programa “Criar”, que tem o desejo de iniciar algumas atividades consideradas fundamentais pelas lideranças.

Como necessidade urgente pretende-se impulsionar as seguintes atividades: a Pastoral da Acolhida, que deve promover a imagem da Paróquia. A Pastoral do Dízimo que estimula a partilha e a comunhão de bens; e ainda o Serviço de Animação Vocacional (SAV).

Acolhida é a nossa imagemA Pastoral da Acolhida é quem

deve receber todos aqueles que entram na casa de Deus. Ela deve mostrar como nossa comunidade é uma casa de família, fraterna e acolhedora. Este projeto tem como meta, ao fundar a Pastoral, fazer com que ela funcione com pelos menos 30 integrantes, para acol-her em missas e eventos de todas as comunidades.

Dízimo é comunhãoA importância fundamental des-

ta pastoral esta em conscientizar o povo de Deus que temos o dever de devolver o nosso dízimo, que tem fundamentos bíblicos. A meta é aumentar o número de dizimistas e que eles compreendam o porquê deste gesto.

Vocação a Igreja chamaPara que tenhamos muitas vo-

cações é essencial ter uma equipe que promova a beleza delas. Para isso o Serviço de Animação Voca-cional é a peça fundamental se de-sejamos que nossos jovens desper-tem para a vida religiosa.

17 Revista Palavra - Maio/2011

18 Maio/2011 - Revista Palavra

19 Revista Palavra - Maio/2011

20 Maio/2011 - Revista Palavra