saÚde cirurgia bariátrica causa perda óssea em...

11
Página 05 Página 06 MUNICÍPIOS MANAUS ACONTECE Alunos de Manacapuru-AM são finalistas em competição nacional Festival Amazonas de Corais começa hoje (25/9), no Teatro Amazonas Página 2 POLÍTICA SAÚDE Vereador Bessa engrossa o tom pede respeito do governo federal com Zona Franca de Manaus Cirurgia bariátrica causa perda óssea em mulheres Página 4 CNPJ 28.321.315/0001-50 MANAUS, 25 DE SETEMBRO DE 2019 * Ano 2 * Nº 488 Quarta-feira /jornaloportunidadesenoticias @onjornal @_onjornal

Upload: others

Post on 05-Oct-2020

2 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: SAÚDE Cirurgia bariátrica causa perda óssea em mulheresonjornal.com/wp-content/uploads/2019/09/ON-488.pdfONU: socialismo e religião são destaques no discurso de Bolsonaro Lei

Página 05

Página 06

MUNICÍPIOS MANAUS ACONTECE

Alunos de Manacapuru-AM são finalistas em

competição nacional

Festival Amazonas de

Corais começa hoje (25/9), no

Teatro Amazonas

Página 2

POLÍTICA

SAÚDE

Vereador Bessa engrossa o tom pede respeito do governo

federal com Zona Franca de Manaus

Cirurgia bariátrica causa perda óssea em mulheres

Página 4

CN

PJ 2

8.3

21.

315

/00

01-

50

MANAUS, 25 DE SETEMBRO DE 2019 * Ano 2 * Nº 488Quarta-feira /jornaloportunidadesenoticias @onjornal @_onjornal

Page 2: SAÚDE Cirurgia bariátrica causa perda óssea em mulheresonjornal.com/wp-content/uploads/2019/09/ON-488.pdfONU: socialismo e religião são destaques no discurso de Bolsonaro Lei

MANAUS, QUARTA-FEIRA, 25 DE SETEMBRO DE 2019PolíticaOPORTUNIDADES & NOTÍCIASEDIÇÃO DIGITAL 2

Vereador Bessa engrossa o tom pede respeito do governo federal com Zona Franca de Manaus

O vereador Elissan-dro Bessa (Solidarieda-de) defendeu a manu-tenção da Zona Franca de Manaus, na tribuna da Câmara Municipal de Manas, ontem (24/9), durante o grande expe-diente.

O vereador leu uma reportagem intitulada “Agenda oculta de Bol-sonaro acaba com Zona Franca de Manaus”, e se disse bastante pre-ocupado com os ações tomadas pelo governo federal com relação ao Polo Industrial de Ma-naus. “Não podemos

deixar que ninguém tire o direito dos nossos tra-balhadores, a Zona Fran-ca não pode acabar por causa de nenhum minis-tro, precisamos ajudar nossos deputados fede-rais, precisamos ir à Bra-sília e brigar por nossos direitos” concluiu.

Bessa também lem-brou que é criador de uma Frente Parlamentar em Defesa e Proteção da Zona Franca de Manaus e que seguirá defenden-do a manutenção do modelo, que além de ge-rar empregos mantém a floresta preservada.

ONU: socialismo e religião são destaques no discurso de

Bolsonaro

Lei amplia conceito de legítima defesa no Código Penal

O discurso do presidente Jair Bolsonaro ontem (24) na 74ª Assembleia Geral da ONU du-rou cerca de 30 minutos. Bol-sonaro dedicou a maior parte à questão ambiental. O presi-dente começou falando sobre a reconstrução do país, que, para ele, “ressurge depois de estar à beira do socialismo”. “Meu país esteve muito próximo do socia-lismo, o que nos colocou numa situação de corrupção generali-zada, grave recessão econômi-ca, altas taxas de criminalidade e de ataques ininterruptos aos valores familiares e religiosos que formam nossas tradições”, disse.

O presidente citou o progra-ma Mais Médicos, criado em 2013, em parceria com o go-verno cubano. Desenvolvido para suprir a carência de médi-cos nos municípios do interior e nas periferias do país, o Mais Médicos está sendo reformula-do pelo governo. “Em 2013, um acordo entre o governo petista e a ditadura cubana trouxe ao Brasil 10 mil médicos sem ne-

nhuma comprovação profissio-nal. Foram impedidos de trazer cônjuges e filhos, tiveram 75% de seus salários confiscados pelo regime e foram impedi-dos de usufruir de direitos fun-damentais, como o de ir e vir”. Segundo Bolsonaro, a situação dos cubanos configurava “um verdadeiro trabalho escravo”. No discurso, Bolsonaro disse que os médicos que permane-cem no Brasil serão submetidos à qualificação para exercer a profissão no país.

Ainda sobre socialismo, o pre-sidente relacionou os governos cubano e venezuelano e disse que “a história nos mostra que, já nos anos 60, agentes cuba-nos foram enviados a diver-sos países para colaborar com a implementação de ditadu-ras”. De acordo com Bolsonaro, hoje, a Venezuela é controlada por agentes cubanos levados pelo ex-presidente venezuela-no Hugo Chávez. “A Venezuela, outrora um país pujante e de-mocrático, hoje experimenta a crueldade do socialismo”, disse.

O Projeto de Lei 7883/17 amplia o con-ceito de legítima de-fesa previsto no Códi-go Penal. Para isso, faz duas alterações na lei: acrescenta circunstân-cias que podem ser en-quadradas como “ex-cludentes de ilicitude” e define o termo “injusta agressão”, que justifica a legítima defesa.

Excludentes de ilici-tude, previstos no arti-go 23, são situações em que o uso da violência não é considerado cri-me em razão de estado de necessidade, legíti-ma defesa ou em estrito cumprimento de dever legal ou no exercício re-gular de direito. O códi-go prevê punição para os excessos.

Em caso de excesso, o projeto permite que

o juiz reduza a pena de 1/3 até a metade ou deixe de aplicá-la, se verificar que este resul-tou de escusável medo, surpresa, susto ou per-turbação de ânimo do agente.

A proposta também isenta de punição o agente público que, no cumprimento do de-ver, utiliza ou ordena o uso de armas ou outros meios de coerção física quando necessário para repelir a resistência ar-mada à execução de ato legal e, em qualquer caso, para evitar a con-sumação dos crimes de homicídio, sequestro e roubo circunstanciado pelo emprego de arma, de naufrágio, desastres aéreos e destruição de veículo de transporte coletivo.

Page 3: SAÚDE Cirurgia bariátrica causa perda óssea em mulheresonjornal.com/wp-content/uploads/2019/09/ON-488.pdfONU: socialismo e religião são destaques no discurso de Bolsonaro Lei

MANAUS, QUARTA-FEIRA, 25 DE SETEMBRO DE 2019PolíticaOPORTUNIDADES & NOTÍCIASEDIÇÃO DIGITAL 3

Deputados vão derrubar vetos de Bolsonaro sobre Lei de

Abuso de Autoridade, diz Maia O presidente da Câmara,

Rodrigo Maia, disse que há votos suficientes entre os deputados para derrubar a maioria dos vetos do presi-dente Jair Bolsonaro à Lei de Abuso de Autoridade, aprovada pelo Congresso em agosto.

Ele condicionou a der-rubada dos vetos, porém, à votação dos senadores, que ocorre antes da vota-ção dos deputados na ses-são do Congresso. A ses-são está em andamento.

Segundo Maia, a votação dos senadores vai sinalizar a direção da votação para os deputados. “O que o Se-nado votar, a Câmara rati-fica, mas há maioria con-solidada para derrubar a maioria dos vetos”, disse.

O projeto da Lei de Abuso

de Autoridade (PL 7596/17) foi sancionado no início de setembro pelo presidente da República, Jair Bolso-naro, com 19 vetos.

Entre os pontos vetados estão a obrigação de o po-licial se identificar ao preso

e a proibição das seguintes condutas: uso de algemas, operações policiais des-proporcionais, iniciar in-vestigação penal, civil, ou administrativa sem justa causa ou contra inocentes (Lei 13.869/19).

Fala de Bolsonaro na ONU leva

Brasil a isolamento

internacional, diz Humberto CostaO senador Humberto

Costa (PT-PE) disse em Plenário, nesta terça-fei-ra (24), que a fala do pre-sidente Jair Bolsonaro durante a abertura da As-sembleia Geral da ONU quebrou a postura sempre equilibrada, altiva e con-ciliadora construída pelo o Brasil, levando o país a mais isolamento interna-cional.

Para Humberto, o chefe do Executivo atacou, em seu discurso na ONU, paí-ses europeus como França e Alemanha, a imprensa, líderes indígenas e a cau-sa ambientalista, reduzin-do, segundo o senador, a importância da Amazônia para que ele possa avan-çar com o que chamou de plano de desmatamento.

“Estamos atrelados ide-ologicamente a uma ul-tradireita de contornos nazistas, que despreza a racionalidade, a ciência, a pesquisa e os direitos hu-manos mais elementares, que despreza uma visão global de preservação de recursos naturais e um mo-delo de desenvolvimento sustentável”, criticou.

“Está oficialmente inau-gurada, por ele, uma cru-zada internacional do Bra-sil contra fantasmas que querem nos invadir, como o socialismo, os agentes secretos disfarçados de médicos, o marxismo cul-tural, as ONGs estrangeiras e os hereges. Que triste-za para quem havia vira-do um país de tão grande influência. Nada mais me-dieval, para nossa imensa vergonha”, concluiu.

ONU: prefeito Arthur Neto diz que concorda mas faz criticas a posicionamentos de Macron Entre os poucos prefei-

tos do mundo convidados para a Cúpula do Clima da ONU, em Nova York, o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, disse que o que fica como dever de casa para o Brasil é cuidar da Amazônia. “O dever de casa do meu país é preser-var a Floresta Amazônica, entre outras coisas. Cuidar dos rios, cuidar das nas-centes, cuidar das cidades, fazer o máximo de sanea-mento. Essa é uma mensa-gem que vai da gente para o mundo e que vem do mundo para a gente”, afir-mou o prefeito de Manaus.

Participaram da Cúpula do Clima, que antecede a Assembleia Geral das Na-ções Unidas, autoridades e alguns chefes de Estado

empenhados nas metas do “Acordo de Paris”, como Angela Merkel, da Alema-nha, Emmanuel Macron, da França, além do pró-prio secretário-geral da ONU, António Guterres, que é ex-primeiro minis-tro de Portugal. “Concordo com o presidente Macron de que é necessário do-

brar os investimentos na preservação da Amazônia, mas ele não pode fechar os olhos para a Guiana Francesa, que faz parte do território francês, e onde se pratica muito o garim-po. Sou a favor do garimpo zero. Desmatamento ilegal zero!”, defendeu o prefeito de Manaus.

Page 4: SAÚDE Cirurgia bariátrica causa perda óssea em mulheresonjornal.com/wp-content/uploads/2019/09/ON-488.pdfONU: socialismo e religião são destaques no discurso de Bolsonaro Lei

MANAUS, QUARTA-FEIRA, 25 DE SETEMBRO DE 2019SaúdeOPORTUNIDADES & NOTÍCIASEDIÇÃO DIGITAL 4

PUBLICIDADE

EDITORES E JORNALISTAS RESPONSÁVEIS

COMERCIAL

Ana Caroline MoraesMT 1164/AMÍtalo Ramos

PROJETO GRÁFICO:Luiz Alves - MT 1169/[email protected]

Enygleuce (92) 99231-3820Lina Castro (92) 99177-3821Erlan Silva (92) [email protected]

55 (92) 3020-7514 99231-3820 99810-9860www.onjornal.com

CNPJ 28.321.315/0001-50Rua H, nº 10 Cj Eldorado

Manaus - AM - Brasil

CNPJ 28.321.315/0001-50

Cirurgia bariátrica causa perda óssea em mulheres

As severas perdas de massa óssea que pacientes sofrem após se submeterem a cirur-gias bariátricas podem ser ate-nuadas com exercícios físicos. A constatação é de uma pes-quisa feita na USP com mulhe-res que passaram pela inter-venção cirúrgica no Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina (FM) da USP. Após a recuperação do pós-operató-rio, as pacientes foram acom-panhadas durante seis meses em um programa de treina-mento físico, incluindo exer-cícios aeróbicos e de força. Os dados foram compilados re-centemente e um artigo sobre o assunto foi publicado, em ju-lho, no The Journal of Clinical Endocrinoloy & Metabolism .

Segundo Hamilton Roschel, coordenador do Grupo de Pes-quisa em Fisiologia Aplicada e Nutrição da Escola de Educa-ção Física e Esporte (EEFE) e da

Faculdade de Medicina (FM) – um dos autores do artigo –, a pesquisa procurou investigar o possível papel terapêutico do exercício físico como estra-tégia para mitigar a redução da densidade mineral óssea, um dos efeitos adversos clás-sicos advindos da cirurgia ba-riátrica. Dessa forma, após três meses do procedimento cirúr-gico, o tempo considerado de

recuperação, as pacientes fo-ram divididas em dois grupos: para um deles, foi indicado um programa de treinamen-to estruturado com exercícios físicos de força (musculação) e aeróbico (caminhada), três vezes por semana; enquanto o outro grupo, recebeu o tra-tamento padrão pós cirurgia, que inclui recomendações gerais para um estilo de vida

saudável.Roschel explica que embo-

ra se saiba que exercícios de maior impacto sejam os mais recomendados para ganho de massa óssea, um programa de exercícios composto por exer-cícios convencionais como caminhada e musculação se mostrou suficiente para ate-nuar as perdas de massa óssea nessa população.

Ministro da Saúde planeja cooperações internacionais nos

Estados Unidos A partir deste sábado (21) o

ministro da Saúde, Luiz Hen-rique Mandetta, participa de uma série de compromissos nos Estados Unidos da Améri-ca (EUA) com diversos países e organismos internacionais so-bre temas prioritários da saúde pública, como Atenção Primá-ria, vacinação e financiamen-to da saúde. Até 2 de outubro, o ministro cumprirá agendas em Nova Iorque, Washington, D.C. e Atlanta. A missão come-ça em Nova Iorque com a par-ticipação do ministro na 74ª Assembleia Geral das Nações Unidas (AGNU) que neste ano discutirá alguns desafios glo-bais como mudanças climáti-cas, serviço de saúde universal e financiamento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentá-vel (ODS)

Entre os compromissos no exterior, o ministro da Saúde também participará de en-contros bilaterais com alguns países como a Rússia, o Rei-

no Unido e os Estados Unidos, que contará com a presença do secretário de Saúde e Servi-ços Humanos norte-america-no, Alex Azar. Além das confe-rências, o ministro fará visitas técnicas ao National Institutes of Health (NIH), em Washing-ton, D.C. e ao Centro de Con-trole de Doenças dos Estados Unidos (CDC), em Atlanta.

O debate geral da 74ª As-sembleia Geral das Nações Unidas acontece no dia 24 de setembro e contará com a pre-sença de cerca de 150 chefes de Estado e governo, inclusi-ve o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro. Além de discursar, os representantes participarão de cinco importantes encon-tros de cúpula e reuniões de alto nível. Um deles é a Primei-ra Cúpula do Desenvolvimen-to Sustentável, que não ocorre desde 2015, cujo o tema cen-tral é “Acelerar a implementa-ção da Agenda 2030 para o De-senvolvimento Sustentável”.

Saúde adota 5 novos

medicamentos para tratamento

de quatro doençasCinco novos medicamentos

e uma associação medicamen-tosa, quando dois ou mais re-médios são prescritos em con-junto, foi incorporada ao SUS para o tratamento de quatro doenças. Além disso, três des-sas doenças passam a contar com o tratamento definido em Protocolo Clínico de Diretrizes Terapêuticas (PCDT) no Siste-ma Único de Saúde (SUS) que garante o cuidado com trata-mento específico aos pacien-tes acometidos pelas doenças. Os documentos definem crité-rios para diagnóstico, controle e tratamento da hidradenite supurativa (HS), da colangite biliar primária (CBP) e da fe-nilcetonúria. Outra doença, a uvéite não infecciosa, teve seu protocolo de tratamento atualizado devido à incorpo-ração do medicamento adali-mumabe.

Page 5: SAÚDE Cirurgia bariátrica causa perda óssea em mulheresonjornal.com/wp-content/uploads/2019/09/ON-488.pdfONU: socialismo e religião são destaques no discurso de Bolsonaro Lei

MANAUS, QUARTA-FEIRA, 25 DE SETEMBRO DE 2019MunicípiosOPORTUNIDADES & NOTÍCIASEDIÇÃO DIGITAL 5

Policiais militares do 4º BPM iniciam

projeto Ronda Escolar em

Humaitá-AMUma equipe de policiais

do 4º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Humaitá iniciou, na segunda-feira (23/09), o Projeto Ronda Escolar no município, si-tuado a 590 quilômetros em linha reta de Manaus. Desenvolvido pela Polícia Militar do Amazonas em Manaus e em outras cida-des do interior, o progra-ma passa a fazer parte do policiamento de seguran-ça do 4º BPM.

De acordo com os poli-ciais destacados pelo co-mando do 4º BPM, a ação do Ronda Escolar em Hu-maitá irá abordar, em en-contros e palestras com crianças e adolescentes estudantes das escolas públicas estaduais e mu-nicipais da localidade, questões relacionadas aos problemas destes em seus lares e escolas. As ações incluem abordagem a te-mas complexos, como as inclinações a suicídio, en-volvimento com drogas e gravidez na adolescência, entre outros, buscando oferecer apoio em deter-minados momentos de ex-trema necessidade.

Segundo o comandan-te do 4º Batalhão de Polí-cia de Humaitá, major PM Anderson Saif, a principal atuação do Ronda Esco-lar local será a segurança e proteção dos estudantes e professores, mas tam-bém deverá haver inser-ções nestas outras carac-terísticas da vida cotidiana dos jovens, a fim de que eles possam ter as devidas orientações para resolu-ções de problemas que pe-dem ação e solidariedade.

Alunos de Manacapuru-AM são finalistas em competição nacional

Os peixes amazônicos são iguarias que conquistam turistas do mundo todo. O que poucos sabem, no en-tanto, é que esses animais possuem atrativos que vão além da gastronomia: eles podem, por exemplo, ame-nizar os estragos ao meio ambiente causados pelo descarte irresponsável de lixo. A descoberta foi feita por alunos da Escola Es-tadual Nossa Senhora de Nazaré, de Manacapuru, e figura, hoje, entre as dez finalistas da disputa “Res-postas para o amanhã” – promovida nacionalmente pela Samsung, com coor-

denação geral do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).

O projeto é resultado de uma pesquisa desenvol-vida há três anos na uni-dade de ensino, que tem como base as escamas de aruanã e pirarucu. Obser-vando a pouca reutilização da crosta desses peixes, na feira do município, os estu-dantes criaram a proposta de transformá-la em ban-dagens de curativos para pacientes diabéticos e em filtros orgânicos de cigarro. “São produtos novos, ino-vadores e que não existem

em lugar nenhum”, afirmou o professor de Biologia e coordenador do projeto, Galileu Pires.

De acordo com o edu-cador, tanto as bandagens quanto os filtros trazem benefícios não apenas a quem os utiliza, mas tam-bém ao meio ambiente. “As escamas possuem proprie-dades semelhantes às da pele humana e auxiliam no tratamento do diabético. Já o filtro orgânico de cigarro, além de reter um maior nú-mero de gases tóxicos que o sintético, decompõe-se bem mais rápido [dois me-ses]”, explicou.

Governo do Amazonas incentiva modernização da agricultura familiar em Presidente Figueiredo-AMNa última sexta-feira

(20/09), o Fundo de Pro-moção Social e Erradica-ção da Pobreza (FPS), do Governo do Amazonas, entregou R$ 198 mil em equipamentos agrícolas para uma associação do setor primário que desen-volve projeto de agricul-tura familiar no município de Presidente Figueiredo (distante 117 quilômetros de Manaus).

A Organização da So-ciedade Civil (OSC) con-

templada foi a Associação Comunitária Rio Taboca, que recebeu o incentivo para a compra de equi-pamentos. Entre eles, um trator agrícola, grade ara-dora intermediária com 14 discos, roçadeira hi-dráulica deslocável e plai-na frontal agrícola. Com o fomento, cerca de 480 pessoas que possuem a agricultura como fonte de renda serão beneficiadas.

Para a secretária execu-tiva do Fundo de Promo-

ção Social e Erradicação da Pobreza (FPS), Kathe-len Santos, o projeto da Associação vai levar gran-des melhorias para o tra-balhador rural.

“Ao analisar o proje-to da comunidade fica-mos muito felizes, porque atende a todos os objeti-vos do Fundo de Promo-ção Social, que são gerar emprego e renda e me-lhorar a vida do cidadão no campo”, completou a secretária

Page 6: SAÚDE Cirurgia bariátrica causa perda óssea em mulheresonjornal.com/wp-content/uploads/2019/09/ON-488.pdfONU: socialismo e religião são destaques no discurso de Bolsonaro Lei

MANAUS, QUARTA-FEIRA, 25 DE SETEMBRO DE 2019Manaus AconteceOPORTUNIDADES & NOTÍCIASEDIÇÃO DIGITAL 6

Festival Amazonas de Corais começa hoje (25/9), no Teatro

Amazonas

Reunindo intensa pro-gramação artística e acadê-mica, começa nesta quar-ta-feira (25/09), às 20h, no Teatro Amazonas, a quinta edição do Festival Amazo-nas de Corais (Famcor). O evento conta com apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Esta-do de Cultura (SEC), e tem entrada gratuita.

O festival acontece em

caráter não competitivo, com objetivo de difundir e popularizar o Canto Coral Brasileiro. Além do Teatro Amazonas, também have-rá programação no Teatro da Instalação, Auditório da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Ca-sarão de Ideias, Amazonas Shopping, Academia Ama-zonense de Letras, Centro Cultural Reunidos e Primei-

ra Igreja Batista de Manaus.“O Famcor é o mais im-

portante festival de corais do Norte. Os coristas espe-ram por esse momento, os corais se preparam de for-ma a surpreender com sua melhor apresentação. Nes-te ano, o evento conta com 30 corais, sendo um de in-dígenas”, destaca Fabiano Cardoso, diretor artístico do festival.

Seplancti e Ciama concluem projeto de modernização

de Parque Tecnológico

Foi concluído o projeto de modernização do Par-que Tecnológico da Secre-taria de Estado de Planeja-mento, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Ino-vação (Seplancti), uma so-lução que permitirá a aqui-sição de equipamentos e softwares com tecnologias avançadas, cujo objetivo é a melhoria da prestação de serviços à sociedade, ela-borado em parceria com a Companhia de Desenvolvi-mento do Estado do Ama-zonas (Ciama). Estimado em R$ 361 mil, o projeto entra agora em fase de cap-tação de recursos.

A modernização do Par-que Tecnológico da Se-plancti permitirá, segundo o secretário de Estado de Planejamento, Jório Veiga, a melhoria do atendimento aos cidadãos usuários dos serviços do órgão e ao Go-verno como um todo. Na entrega, nesta terça-feira (24/09), do projeto conclu-ído, o presidente da Com-panhia de Desenvolvimen-to do Estado do Amazonas (Ciama), Aluízio Barbosa, reforçou a importância da parceria entre Seplancti e Ciama na construção de projetos voltados ao desen-volvimento do Estado.

Além de atualizar a estru-tura tecnológica de hardwa-re e software, a moderniza-ção do Parque Tecnológico da Secretaria deve garantir a continuidade do servi-ço de divulgação dos indi-cadores e potencialidades com vistas à atração de in-vestimentos para a região e o alinhamento à estratégia governamental de imple-mentação da digitalização de processos e de governo digital (e-governament), destacou o secretário Jório Veiga.

Page 7: SAÚDE Cirurgia bariátrica causa perda óssea em mulheresonjornal.com/wp-content/uploads/2019/09/ON-488.pdfONU: socialismo e religião são destaques no discurso de Bolsonaro Lei

MANAUS, QUARTA-FEIRA, 25 DE SETEMBRO DE 2019JustiçaOPORTUNIDADES & NOTÍCIASEDIÇÃO DIGITAL 7

Aplicativo de consulta processual do TJAM ganha

versão atualizadaO Tribunal de Justiça do

Amazonas (TJAM), por meio do Setor de Desenvolvimen-to de Sistemas, disponibili-zou nesta semana, nas lo-jas virtuais da Apple (iOS) e Android (Google Play), ver-são atualizada do aplicativo “Consulta TJAM”, por meio do qual advogados e par-tes podem verificar o anda-mento dos processos, tanto na capital como no interior, de uma forma mais prática e otimizada.

A versão 2.0 do “Consulta TJAM” traz novidades para melhor atender aos advoga-dos e jurisdicionados, como a ferramenta “Agenda TJAM”, que tem a finalidade de fa-cilitar o acesso do usuário à lista de contatos das Varas Judiciais. “Desde o período do lançamento, o aplicativo funcionou muito bem, com estabilidade; já acumulou uma quantidade significati-va de usuários e uma parcela dos jurisdicionados que usa com bastante frequência. Nesta nova versão, temos

uma caixa única, onde po-dem ser colocadas as infor-mações em que serão pro-curados os processos, nas três bases: 1.º Grau; 2.º Grau e o interior”, disse o progra-mador Ramayana Assunção, que integra a equipe da Di-visão de Tecnologia da In-formação e Comunicação (DVTIC) do Tribunal e co-ordenou o desenvolvimen-to da versão atualizada do

“Consulta TJAM”.De acordo com a DVTIC,

o aplicativo já registra cer-ca de 3 mil consultas diárias e aproximadamente 20 mil downloads. O juiz coorde-nador da Comissão de Tec-nologia da Informação do TJAM, Marco Antonio Costa, destaca que, em breve, mais atualizações serão anuncia-das, com a inserção de novas funções no aplicativo.

Ex-presidente da Câmara de Tabatinga é

multado em meio milhão pelo

TCE-AMAs contas do ex-presi-

dente da Câmara Muni-cipal de Tabatinga, Mes-sias Figueiredo de Souza do exercício de 2013 fo-ram reprovadas pelo Ple-no do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), ontem (24), durante a 32ª sessão ordinária 2019.

Devido a mais de 60 ir-regularidades, o relator do processo, conselheiro Ari Moutinho Júnior, conde-nou o ex-gestor a devolver aos cofres públicos, entre multa e alcance, o valor de R$ 565,8 mil.

Entre as irregularida-des apontadas pelos ór-gãos técnicos e ministerial do TCE-AM estão a falta de justificativa de con-tribuição previdenciária ao Instituto Municipal de Previdência; pagamentos indevidos sem justifica-tivas servidores e agen-tes públicos, totalizando R$ 362,6 mil; divergência na despesa com pessoal; além da ausência, junto a prestação de contas, da declaração de bens dos vereadores devidamente atualizadas.

O conselheiro recomen-dou, ainda, que a Câma-ra Municipal de Tabatinga observe os preceitos cons-titucionais e legais para realização de concurso público e que providencie a publicação dos demons-trativos fiscais e a remessa de dados, além de disponi-biliza-los em meios eletrô-nicos para consulta públi-ca. O ex-gestor ainda pode recorrer, mas tem 30 dias para devolver o dinheiro aos cofres públicos.

Page 8: SAÚDE Cirurgia bariátrica causa perda óssea em mulheresonjornal.com/wp-content/uploads/2019/09/ON-488.pdfONU: socialismo e religião são destaques no discurso de Bolsonaro Lei

MANAUS, QUARTA-FEIRA, 25 DE SETEMBRO DE 2019MundoOPORTUNIDADES & NOTÍCIAS

EDIÇÃO DIGITAL 8

Temperatura média do planeta pode subir 3,4°C até 2100

Um novo relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) aponta que a média da temperatu-ra do planeta poderá au-mentar em até 3,4 º C até o final deste século.

O documento, que reú-ne estudos científicos da Organização Meteoroló-gica Mundial e outros ór-gãos especializados, foi publicado nesse domin-

go (22), um dia antes do início da Cúpula sobre a Ação Climática em Nova York.

Segundo o documento, que defende a adoção de medidas para combater o aquecimento global, a média da temperatura do planeta de 2015 para 2019 será 0,2 º C acima do pe-ríodo anterior de cinco anos. Além disso, ela é

1,1º C mais quente que os níveis pré-industriais de 1850 a 1900.

O relatório ainda aponta que o aumento dos níveis dos mares tem acelerado, e indica que a acidez dos oceanos aumentou 26% desde o início do perío-do industrial por causa da absorção do CO2 liberado na atmosfera pelo uso de combustíveis fósseis.

Uruguai abandonará tratado caso

aprovemintervenção na

VenezuelaO ministro das Rela-

ções Exteriores do Uru-guai, Rodolfo Nin No-voa, afirmou que o país pode abandonar o Tra-tado Interamericano de Assistência Recíproca (Tiar) caso seja aprova-da uma ação militar na Venezuela. Os chance-leres dos países-mem-bros do Tiar se reúnem na segunda-feira (23), em Nova York, onde ocorrerá a Assembleia Geral das Nações Uni-das, para discutir o pac-to. O tratado, firmado em 1947, no Rio de Ja-neiro, prevê uma assis-tência mútua em caso de ataques externos, mas nunca foi aciona-do.

Há duas semanas, 12 países, entre eles os Es-tados Unidos e o Brasil, firmaram uma resolu-ção que convoca os 19 países participantes do Tiar para uma consulta, que se dará às 20h de hoje (horário de Brasí-lia).

Os países que assina-ram a resolução foram Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, El Salvador, Estados Unidos, Guate-mala, Haiti, Honduras, Paraguai, República Dominicana e Vene-zuela. A Venezuela se retirou do tratado há 6 anos, mas em julho deste ano a Assembleia Nacional, liderada por Juan Guaidó, autopro-clamado presidente in-terino, aprovou o retor-no do país ao pacto.

Page 9: SAÚDE Cirurgia bariátrica causa perda óssea em mulheresonjornal.com/wp-content/uploads/2019/09/ON-488.pdfONU: socialismo e religião são destaques no discurso de Bolsonaro Lei

MANAUS, QUARTA-FEIRA, 25 DE SETEMBRO DE 2019OportunidadesOPORTUNIDADES & NOTÍCIASEDIÇÃO DIGITAL 9

Edital aberto para organizações interessadas em ofertar cursos de

qualificação profissionalA Prefeitura de Manaus

está com o edital aberto de chamamento públi-co para análise e sele-ção de Organizações da Sociedade Civil (OSCs) que tenham expertise na realização de cursos de qualificação profis-sional. A publicação está na edição 4.686 do Diá-rio Oficial do Município (DOM), da última segun-da-feira, 23/9.

Por meio de uma Co-

missão de Seleção, a Secretaria Municipal do Trabalho, Empreen-dedorismo e Inovação (Semtepi) selecionará OSCs para a execução de ações que proporcionem qualificação profissional capacitação a jovens tra-balhadores cadastrados no Sine Manaus, empre-endedores e artesãos do banco de dados da se-cretaria, dentro dos lo-tes de “Comercialização

em Feiras e Mercados”, “Aprimoramento do Ar-tesanato”, “Indústria 4.0”, “Economia Criativa”, en-tre outros.

O edital integra três projetos da secretaria: Qualifica Manaus, Sine Jovem e o Manaus feita à Mão 2.0. Os projetos, juntos, vão beneficiar gratuitamente aproxi-madamente 2 mil pes-soas. O recurso utilizado para realização dos cur-

sos é fruto de emenda parlamentares enviadas por vereadores e tam-bém de recursos do mu-nicípio.

Os interessados têm até o dia 23 de outubro para apresentar propos-tas na sede da secreta-ria. Para baixar o edital, o link para download está disponível no site da Semtepi –

https://semtepi.ma-naus.am.gov.br/.

Candidatos podem concorrer a 25 vagas de emprego

Inscrições abertas para o ‘Work Café’ sobre negócios e vendas

A Prefeitura de Manaus oferta a partir das 8h desta quarta-feira, 25/9, 25 va-gas de emprego nos pos-tos do Sine Manaus da ave-nida Constantino Nery, nº 1.272, no São Geraldo, e do shopping Phelippe Daou, na avenida Camapuã, nº 2.985, no Jorge Teixeira.

Os candidatos interessa-dos nas vagas devem com-parecer a um dos postos, coordenados pela Secreta-ria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Ino-

vação (Semtepi), portan-do documentos básicos, como RG, CPF, PIS, Cartei-ra de Trabalho, compro-vante de escolaridade e de residência, como certi-ficado de reservista (para homens). Se a vaga exigir habilidades específicas, é necessário apresentar comprovação, como cer-tificados ou outros docu-mentos.

Confira as vagas e o pos-to onde estão sendo ofere-cidas:

A Prefeitura de Manaus abre inscrições gratuitas para a 6ª edição do “Work Café – Ne-gócios e Vendas”, que aconte-ce às 19h do próximo sábado, 28/9, na Cachaçaria do Dedé, localizada na rua do Comer-cio, 1.003, Parque 10, zona Centro-Sul.

O evento, realizado pela Secretaria Municipal do Tra-balho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), pelo Fundo Municipal de Empre-endedorismo e Inovação (Fu-mipeq) e pelo Escritório do Empreendedor, é um proces-so de conversação estrutura-

do para compartilhamento de conhecimento onde grupos discutem tópicos específicos de acordo com o tema pro-posto. O nome “Café” apare-ce justamente para convidar as pessoas a conversarem de uma forma informal, descon-traída, como se estivessem em uma mesa de um café/restaurante.

Para participar do encon-tro, os interessados devem se inscrever gratuitamente a partir da plataforma Sympla no link https://www.sympla.com.br/work-cafe-sobre-ne-gocios-e-vendas__657186.

Prefeitura abre inscrições para o Festival de Toada 2019A Prefeitura de Parin-

tins abre inscrições para o Festival de Toada 2019. As inscrições podem ser realizadas até o dia 02 de outubro, no Centro de Atendimento ao Turista (CAT), de 08h às 14h.

No ato da inscrição será aceito somente compo-sições inéditas, os com-positores terão que enca-minhar a documentação

em envelope identifica-do com o nome da toada e demais conteúdos de acordo com o que solicita o edital. As inscrições são gratuitas e deverão ser entregues no prazo, não havendo prorrogação. A toada deverá ser entregue em CD, gravada em ótima condição, acompanhada de 08 (oito) cópias da le-tra da toada, sem nenhu-

ma identificação do(s) compositor (es), apenas com o título da obra e 02 (duas) cópias da letra da toada cifrada, para ser submetida à apreciação e seleção. Cada compo-sitor poderá inscrever o número máximo de 02 (duas) toadas, incluindo parcerias e as mesmas deverão está em cd’s se-parados. Das premiações

fica estabelecido o valor de R$ 6 mil para o 1º lugar, R$ 3 mil para o 2º lugar, e para o 3º lugar R$ 2 mil. O melhor intérprete rece-berá o valor de R$ 1.500 e o intérprete revelação, R$ 1 mil. https://parintins.am.gov.br/?q=277-con-teudo-102419-prefeitu-ra-abre-inscricoes-pa-ra-o-festival-de-toa-da-2019

Page 10: SAÚDE Cirurgia bariátrica causa perda óssea em mulheresonjornal.com/wp-content/uploads/2019/09/ON-488.pdfONU: socialismo e religião são destaques no discurso de Bolsonaro Lei

MANAUS, QUARTA-FEIRA, 25 DE SETEMBRO DE 2019ConcursosOPORTUNIDADES & NOTÍCIASEDIÇÃO DIGITAL 10

Concurso Prefeitura de Floresta do Piauí-PI 2019

A Prefeitura de Floresta do Piauí-PI abre no dia 17 de setembro as inscrições do novo concurso público para provimento de car-gos vagos e formação de cadastro reserva em várias funções municipais no ano de 2019.

Com edital publicado nesta terça-feira (17), a ci-dade com 2.556 mil habi-tantes abre oportunida-des para todos os níveis de escolaridade em 29 pos-tos efetivos. Os salários iniciais variam entre R$ 998,00 e R$ 10.200,00.

Vagas abertasNível superior - Dentista

(1), Fisioterapeuta (1), Fo-noaudiólogo (1), Médico (1), Assistente Social (1), Psicólogo (1), Nutricionis-ta (2), Arquiteto (1) e Pro-curador Municipal (1).

Nível médio e técnico - Agente de Vigilância Sani-tária (1), Auxiliar de Saúde Bucal/Auxiliar de Consul-tório Dentário (1), Técnico em Enfermagem (4), Fiscal de Obras e Serviços Públi-cos (1), Fiscal Ambiental (1), Fiscal de Tributos (1) e Motorista “D” (1).

Nível fundamental - Agente de Endemias (2), Agente Comunitário de Saúde (2), Auxiliar Admi-nistrativo (3), Auxiliar de Expedição de Carteira de Identidade (1) e Eletricista (1).

As inscrições para ten-tar as vagas estarão aber-tas entre os dias 17 de se-tembro e 17 de outubro de 2019, pela internet, no endereço eletrônico www.crescerconcursos.com.br. As taxas variam entre R$ 60,00 e R$ 100,00.

UFPI abre concurso para Professor Titular-Livre em Teresina

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) abriu um novo concurso público para preencher uma vaga no cargo de Professor Titu-lar Livre, função que exige título de doutor e dez anos de experiência ou de ob-tenção do título de doutor. O salário inicial da carreira é de até R$ 19.985,24, mais auxílio-alimentação no va-lor de R$ 458,00.

A vaga aberta é para do-cência na área de Física dos Plasmas, a lotação no Departamento de Física do Campus Ministro Petrônio

Portella, na cidade de Tere-sina.

Requisitos do cargo• Doutorado em Física

ou em áreas afins, com tese na área de conhecimento do concurso;• Possuir10anosdeex-

periência científica com-provada na área de conhe-cimento do concurso, ou 10 anos de obtenção do título de doutor nas áreas citadas acima;• Experiência no exer-

cício do magistério supe-rior em graduação e/ou em pós-graduação stricto sen-

su há, pelo menos, cinco anos. E outros.

As inscrições estarão abertas entre os dias 23 de setembro e 04 de outu-bro de 2019, de segunda a sexta-feira, nos horários de 08h30min às 11h30min e das 14h30min às 17h30min, na secretaria do Programa de Pós-Graduação em Fí-sica (PPGFIS) da UFPI, situ-ado no Centro de Ciências da Natureza do Campus Ministro Petrônio Portella, no bairro Ininga, em Tere-sina-PI. O valor da inscri-ção será de R$ 499,00.

Prefeitura de Viana - MA anuncia concurso com 338 vagas

A Prefeitura de Via-na, no Maranhão, abriu o edital de abertura nº 001/2019 de concurso público. O certame está sendo organizado pela Crescer Consultoria e visa ocupar 338 vagas em cargos de diversos níveis de escolaridade. Os aprovados recebe-

rão até R$ 6.000,00. Os interessados devem se inscrever entre 23 de se-tembro e 31 de outubro de 2019, pelo site: http://www.crescerconcursos.com.br. A seleção será por meio de prova obje-tiva, para todos os car-gos, por prova de títulos para Professor e por tes-

te de aptidão física para Guarda Municipal. A pro-va objetiva terá duração máxima de três (3) horas.

O certame valerá por dois (2) anos, a partir da data de publicação da homologação, sendo re-novável por mais 24 me-ses, a critério da Prefei-tura Municipal.

Publicado o mais novo edital de

Concurso Público do MP-RJ

Saiu o edital do concur-so do Ministério Público do Rio de Janeiro, para a contratação imediata de 18 servidores para o órgão. As vagas são para níveis médio e superior, com salários chegando a R$ 7.139,16. A banca esco-lhida foi a Fundação Ge-túlio Vargas, para cuidar das mais de 10 vagas para provimento. São reserva-das cotas de, ao menos, 10% para pessoas com deficiência, 20% para ne-gro e índios e 10% para candidatos de baixa ren-da. As inscrições podem ser feitas pelo site http://www.fgv.br/fgvprojetos/concursos/mprj2019, entre 16 de setembro e 24 de outubro de 2019. A taxa de inscrição é de R$ 95,00 ou R$ 120,00. As etapas serão de pro-va objetiva, prevista para 24 de novembro de 2019, aplicada para candidatos a Analista entre 8 h e 13 h e, para Técnico do Minis-tério Público – Área Ad-ministrativa e Oficial do Ministério Público, entre as 15 h e 19 h. Estas se-rão aplicadas em Cabo Frio, Campos dos Goyta-cazes, Duque de Caxias, Itaperuna, Niterói, Nova Friburgo, Nova Iguaçu, Petrópolis, Teresópolis, Volta Redonda e Rio de Janeiro. Os critérios de desempate, caso neces-sários, serão: idade, no mínimo, de 60 anos, até último dia de inscrição; maior nota no Grupo II; maior nota em Língua Portuguesa; maior idade.

Page 11: SAÚDE Cirurgia bariátrica causa perda óssea em mulheresonjornal.com/wp-content/uploads/2019/09/ON-488.pdfONU: socialismo e religião são destaques no discurso de Bolsonaro Lei

MANAUS, QUARTA-FEIRA, 25 DE SETEMBRO DE 2019Atos Legais OPORTUNIDADES & NOTÍCIASEDIÇÃO DIGITAL 11

Vamos de Pizza

hoje!PIZZAS TRADICIONAIS

99433-7127 99377-6652 @kibspizzariadelivery

PIZZAS ESPECIAIS

PIZZAS DOCES

3 Mussarela 3 Calabresa

3 Portuguesa

3 Romeu e Julieta

3 Brigadeiro

3 Doce de Leite

3 Bacon 3 Frango c/Catupiry3 Napolitana 3 Bacon c/Cheddar 3 Frango c/Mussarella 3 À moda 3 Bacon c/Catupiry 3 Frango c/Cheddar 3 Três queijos 3 Margarita 3 Calabresa c/Cheddar3 Atum 3 Milho 3 Calabresa c/Catupiry

É só ligar ou mandar uma mensagem que a gente corre para te entregar.

R$ 22,00

R$ 27,00

R$ 30,001,5 litros

Refrigerante de cortesia em todos os pedidos

- Staff Construções Ltda – “Residencial Poranga II”., torna pú-blico que recebeu do IPAAM, a Licença de Operação nº 180/19, que autoriza a operação do Sistema de Tratamento de Efluentes hidrossanitários do complexo habitacional denominado “Residen-cial Poranga II”, onde a ETE 1 atende a 330 unidades habita-cionais e a ETE 2 atende 136 unidades habitacionais, em uma área de 10,6922ha de uma área total de 12,8676ha localizada na Estrada do Aeroporto, km 01, Zona Urbana, Itacoatiara-AM, para Estações de Tratamento de Efluentes Hidrossanitários, com validade de 01 ano.

Staff Construções Ltda, torna público que recebeu do IPAAM, a Outorga de Uso do Recurso Hídrico n.º 159/19, que autoriza a Captação de Água Subterrânea por Poço Tubular, localizado na Rodovia AM-352, km 02, s/nº, Margem direita, sentido Mana-capuru/Novo Airão- AM, Poço 1, nas coordenadas geográficas: 03º15’08,91”S e 60º38’58,90”W, Manacapuru-AM, com validade de 05 anos.

Posto Letícia Ltda, torna público que recebeu do IPAAM, a Licença de Operação nº 097/03-15, que autoriza o transporte ro-doviário de produtos derivados de petróleo (gasolina, diesel) e ál-cool combustível, localizada na Rua Margem Direita da AM-010, km 03, Loteamento Poranga, Itacoatiara-AM, no Estado do Ama-zonas, para Transporte rodoviário em veículo tanque de combus-tível, com validade de 02 Anos.

Staff Construções Ltda, torna público que recebeu do IPAAM, a Outorga de Uso do Recurso Hídrico n.º 158/19, que autoriza a Captação de Água Subterrânea por Poço Tubular, localizado na Rodovia AM-352, km 02, s/nº, Margem direita, sentido Mana-capuru/Novo Airão- AM, Poço 2, nas coordenadas geográficas: 03º15’08,69”S e 60º38’58,24”W, Manacapuru-AM, com validade de 05 anos.

Staff Construções Ltda – “Residencial Ma-nacapuru”, torna público que recebeu do IPA-AM, a Licença de Operação nº 561/18, que autoriza a operação do Sistema de Tratamen-to de Esgoto Doméstico/ Sanitário, que aten-de ao “Residencial Manacapuru”, localizado na Estrada de Novo Airão, AM 352, km 02, Zona Urbana, no Município de Manacapuru – AM, para Tratamento de Esgoto Doméstico/ Sanitário, com validade de 01 ano.

LICENÇA DE OPERAÇÃO Nº 180/19

OUTORGA DE USO DE RECURSO HÍDRICO Nº 159/19

LICENÇA DE OPERAÇÃO Nº 097/03-15

OUTORGA DE USO DE RECURSO HÍDRICO Nº 158/19

LICENÇA DE OPERAÇÃO Nº 561/18