texto técnica interproximal

5
Técnica Interproximal Definição - É uma técnica Interproximal definida como uma técnica radiográfica intra-oral que mostra parte coronária dentes e cristas marginais. Tipos de asa de mordida Pode ser confeccionada usando fita durex, fita adesiva, asa de mordida pré-fabricada em papel cartão ou ainda o filme pode ser montado em posicionadores próprios para a realização da técnica interproximal. O mais importante na montagem do filme e que a asa de mordida fique no centro do filme, a igual distância das bordas. Facilidade de obtenção O paciente não precisa segurar o filme. Dificuldades de Obtenção Incomoda palato e soalho de boca. Difícil ocluir corretamente ( asa de mordida - boca aberta). Criança empurra o filme com a língua. Princípios de Obtenção da Técnica Exame do paciente Proteção do paciente Posição da Cabeça Posicionamento do Filme Divisão do Exame Tipos de Filmes Utilizados Números de Filmes utilizados Angulação dos Feixes Centralização do Feixe

Upload: maycon-rodrigues

Post on 11-Aug-2015

90 views

Category:

Documents


3 download

TRANSCRIPT

Page 1: Texto Técnica Interproximal

Técnica Interproximal

– Definição - É uma técnica Interproximal definida como uma técnica radiográfica intra-oral que mostra parte coronária dentes e cristas marginais.

Tipos de asa de mordida

Pode ser confeccionada usando fita durex, fita adesiva, asa de mordida pré-fabricada em papel cartão ou ainda o filme pode ser montado em posicionadores próprios para a realização da técnica interproximal. O mais importante na montagem do filme e que a asa de mordida fique no centro do filme, a igual distância das bordas.

Facilidade de obtenção O paciente não precisa segurar o filme.

Dificuldades de Obtenção Incomoda palato e soalho de boca. Difícil ocluir corretamente ( asa de mordida - boca aberta). Criança empurra o filme com a língua.

Princípios de Obtenção da Técnica Exame do paciente Proteção do paciente Posição da Cabeça Posicionamento do Filme Divisão do Exame Tipos de Filmes Utilizados Números de Filmes utilizados Angulação dos Feixes Centralização do Feixe Exposição do Filme

1.EXAME DO PACIENTE forma da arcada presença de dentes angulação axiais dos dentes remoção de próteses, brincos, óculos e piercing

2.PROTEÇÃO DO PACIENTE Uso de avental de chumbo e colar de tireóide

Page 2: Texto Técnica Interproximal

3. POSIÇÃO DA CABEÇA

Plano sagital mediano perpendicular ao plano horizontal. Plano que vai do trágus a asa do nariz paralelo ao plano horizontal.

4.POSICIONAMENTO E MANUTENÇÃO DO FILME

Manutenção do filmeo O filme deve estar posicionado entre o dente e a língua, deve ser

mantido em posição pela oclusão e a asa de mordida deve estar localizada na metade do filme.

Posicionamento do filmeo O filme devera estar previamente adaptado com a asa de

mordida, antes de ser levado a boca do paciente, primeiramente devemos adaptar o filme na arcada inferior a partir da face distal do canino, quando a asa de mordida estiver em contato com a oclusal dos dentes inferiores, pedimos ao paciente para ir ocluindo devagar e enquanto isso vamos tracionando a asa de mordida para uma perfeita adaptação do filme com a face lingual dos dentes superiores e inferiores.

Região de pré-molares Região de molares

5.DIVISÃO DO EXAME Fig: E – usando filme nº 2.3(próprio para interproximal)- 1 p/ Região de molares e pré-molares

Fig: D – usando filme 3x4 adaptado com asa de mordida- 1 p/ Região de molares

Page 3: Texto Técnica Interproximal

- 1 p/ Região de pré-molares6.TIPOS DE FILMES UTILIZADOS

Posteriores:o Bite-Wing 2.3: 5,4 x 2,7 cm

o Bite-Wing 2.2: 3,0 x 4,0 cm

Anteriores:o Bite-Wing 2.1: 2,4 x 3,2 cm

7.NUMERO DE FILMES UTILIZADOS

Dois filmes quando usamos o filme 3x4 adaptado com asa de mordida

o 1 p/ região de molares 1 p/ região de pré-molares

Um filme quando usamos o filme nº 2.3(próprio para interproximal)

o 1 p/ Região de molares e pré-molares

8.ANGULAÇÃO VERTICAL

- dentes posteriores – 0 a +8º - dentes anteriores – 0 a +8º

Page 4: Texto Técnica Interproximal

9.ANGULAÇÃO HORIZONTAL

• Molares - 70 a 80º• Pré-molares - 60º• Caninos - 45º• Incisivos - 0º

10.CENTRALIZAÇÃO DO FEIXE

11.EXPOSIÇÃO DO FILME- posterior = região de molares inferiores

12. INDICAÇÕES:1.Cáries proximais incipientes.2. Avaliar proximidade cárie-câmara pulpar.3. Conhecer topografia da câmara pulpar.4. Evidenciar cáries proximais secundárias ou recorrentes.5. Avaliar cristas ósseas marginais.6. Avaliar adaptação cervical das restaurações.7. Medição do diâmetro M-D de pré-molares e molares decíduos.