utopia tropical v5 -...

17
GÊNERO: Documentário DURAÇÃO: 70 min SUBGÊNERO: Política. Atualidades. FAIXA ETÁRIA: 18 a 65 anos UNIVERSO VISUAL: Captação. Animação. Arquivo. UTOPIA TROPICAL Um filme de João Amorim

Upload: doannhi

Post on 11-Nov-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

GÊNERO: Documentário DURAÇÃO: 70 min SUBGÊNERO: Política. Atualidades. FAIXA ETÁRIA: 18 a 65 anos UNIVERSO VISUAL: Captação. Animação. Arquivo.

UTOPIA TROPICALUm filme de João Amorim

O FILME

“Utopia Tropical” é um documentário de 70 minutos de duração, embasado principalmente em conversas entre o linguista e ativista político Americano Noam Chomsky e o diplomata e ex-Ministro das Relações Exteriores Celso Amorim. O filme se propõe a lançar um olhar crítico sobre a ascensão e a queda dos regimes de esquerda na América Latina nos últimos anos. A partir de uma leitura dos acontecimentos que levaram à ascensão e queda desses governos, aborda os papeis da corrupção e da manipulação feita pela mídia para descreditar o sonho de uma América Latina mais justa e plural. Chomsky e Amorim analisam as consequências dessas mudanças para as minorias, as populações afrodescendentes e indígenas, para o meio ambiente e para economia desses países. Um registro feito a partir do ponto de vista de dois intelectuais que não apenas acompanharam esses processos, mas, de uma forma ou de outra, exerceram neles alguma influência.

NOAM CHOMSKY

Um dos intelectuais mais prestigiados do mundo e ícone do pensamento de esquerda, Avram Noam Chomsky nasceu na Filadélfia, Pensilvânia, Estados Unidos, em 7 de dezembro de 1928. Estudou no Oak Lane Country Day School e no Central High School. Foi pesquisador assistente na Universidade de Harvard, onde realizou a maior parte de suas pesquisas relacionadas à linguística, entre os anos de 1951 e 1955. Estudou na Universidade da Pensilvânia, onde e tornou-se Ph.D., publicando sua tese com mais de mil páginas. Após receber a sua graduação, Chomsky passou a lecionar no Massachusetts Institute of Technology (MIT). Uma parte importante do trabalho político de Chomsky é a análise dos meios comunicação de massa (especialmente dos meios norte-americanos), de suas estruturas, de suas restrições e do seu papel no apoio aos interesses das grandes empresas e do governo.

No documentário “Manufacturing Consent” (1992), o linguista lança um olhar crítico sobre o controle do pensamento em uma sociedade que se diz democrática. Ele analisa como a mídia trabalha para controlar o grande público moldando informações através dos grandes veículos de comunicação. A exemplo do Brasil e demais países da América Latina, o fluxo de informação divulgado pela grande mídia, colabora na formação do consenso da elite e fixa suas premissas a fim de decidir aquilo que a massa pode ver, ouvir e pensar.

Chomsky resume o poder da propaganda em poucas palavras: “A propaganda está para a democracia assim como a violência está para a ditadura. A grande imprensa determina, molda, controla e retringe”, afirma.

CELSO AMORIM

Foi Ministro das Relações Exteriores do Brasil nos governos Itamar Franco (1993-1994) e Lula da Silva (2003-2010). Foi Ministro da Defesa no primeiro governo de Dilma Rousseff (2011-2014) e representante permanente junto às Nações Unidas (1995-1999). Durante este período, coordenou vários órgãos e grupos de trabalho, entre os quais três Painéis sobre a situação no Iraque. Foi Presidente do Conselho de Segurança em janeiro de 1999.  Por duas vezes chefiou a Missão Permanente do Brasil em Genebra (1991-1993 e 1999-2001), onde representou o Brasil junto aos vários organismos internacionais ligados à ONU, bem como junto ao GATT e OMC. Em Genebra foi por duas vezes Presidente da Conferência de Desarmamento.

Também presidiu o Conselho de Administração da Organização Internacional do Trabalho (OIT), o Conselho de Serviços da OMC e a Comissão para a Convenção de Controle do Tabaco na Organização Mundial de Saúde (OMS). Foi também Embaixador junto ao governo do Reino Unido (2002). Graduado pelo Instituto Rio Branco, possui estudos de pós-graduação na Academia Diplomática de Viena e na London School of Economics and Political Science (LSE). Foi membro de dois Painéis de Alto Nível criados pelo Secretário-Geral das Nações Unidas: um sobre Resposta Global às Crises de Saúde (2015) e outro sobre Acesso a Medicamentos (2015-2016). Atualmente é Presidente do Conselho Executivo da UNITAID.

Como reconhecimento de sua dedicação ao serviço público internacional, recebeu vários prêmios nacionais e estrangeiros, entre os quais a Estrela de Jerusalém, a mais alta distinção concedida pela Autoridade Palestina. Em 2010, Amorim foi nomeado entre os “maiores pensadores globais” pela revista Foreign Policy.

ESTRUTURA NARRATIVA

Abertura

Será feita a contextualização do momento atual da história, em que os governos de esquerda na América Latina perderam o poder e os movimentos de extrema direita estão em ascensão. Matérias jornalísticas em diferentes idiomas trazem o contexto histórico da época, abrindo para as perguntas: como superar os novos desafios que se colocaram após a queda desses governos? Quais são as perspectivas para o futuro do continente? Como construir uma nova democracia?

Apresentação dos personagens

Montagem com entrevistas isoladas de Noam Chomsky e Celso Amorim em que comentam questões pertinentes ao documentário. Locução off e/ou letterings complementam com dados sobre a formação e atuação dos dois intelectuais, dando legitimidade à escolha deles como figuras principais do documentário.

Capítulos

(1) Ascensão e queda dos governos de esquerda nos países da

América Latina;

(2) A corrupção, a influência americana e a responsabilidade da

mídia;

(3) A guinada da direita baseada no oportunismo frente a

desilusão coletiva e suas consequências para a população

desses países;

(4) Possíveis alternativas para construção de uma sociedade

mais justa.

Conclusão

A conclusão do documentário se dará numa perspectiva positiva, apontando formas de avançar de maneira colaborativa e que permita às pessoas terem esperança e expectativas com o que está por vir.

PROPOSTA DE DIREÇÃO

Conceito Propomos um formato de documentário que mescle o modo reflexivo e o modo expositivo de representação. Como procedimento de filmagem, promoveremos o encontro entre os dois intelectuais que são personagens – Noam Chomsky e Celso Amorim – e estimularemos entre eles o debate sobre os temas pertinentes ao documentário. Partiremos de uma série de questões que acreditamos estarem conectadas, com a expectativa de onde pretendemos chegar e quais respostas seremos capazes de obter.

O acordo com o espectador estará claro desde o princípio. Defenderemos o ponto de vista dos dois personagens do filme, suas ideias e argumentos, fugindo de manipulações – como edições e efeitos de pós-produção – que acarretem em alterações de sentido entre o que foi captado e o que estará no corte final do filme.

Universo Visual Em relação ao universo visual do filme, a base será uma extensa conversa entre o diplomata Celso Amorim e o linguista/filósofo Noam Chomsky. O diálogo entre os dois será filmado no formato tradicional de captação, na casa ou no escritório de Noam Chomsky tendo a sua biblioteca de fundo. Privilegiaremos dessa forma a exposição e a defesa de argumentos dos personagens centrais.

Acreditamos que a objetividade será a característica predominante na escolha dos procedimentos narrativos e visuais. Imagens de arquivo como matérias jornalísticas de diferentes veículos impressos e televisionados permitirão dar continuidade na argumentação dos dois personagens. Usaremos ainda antigas reportagens e palestras dadas por Chomsky e Amorim em outros veículos para falar sobre as expectativas e ajudar a contextualizar os assuntos.

As animações não serão apenas ilustrativas. Elas servirão para apresentar informações de maneira clara para o espectador e poderão colaborar no entendimento de conceitos que, de outra forma, exigiriam explanações mais longas e complexas. Os filmes do projeto “The Story of Stuff” são a referência para esse formato de animação.

Universo Sonoro No universo sonoro propomos utilizar o estilo musical que remeta ao compositor Heitor Villa-Lobos – responsável pela descoberta de uma linguagem peculiarmente brasileira na música nacional das primeiras décadas do século XX. Acreditamos que dessa forma incorporamos no universo sonoro do filme a ideia de brasilidade e de autenticidade e, conceitualmente, agregamos ao corpo do documentário a referência a um revolucionário que rompeu com os padrões musicais de sua época.

Já nas animações, a sonoplastia funcionará como um elemento a mais para agregar sentido e informação, tendo como objetivo final a transformação de uma ideia complexa em algo tangível a todos.

JOÃO AMORIM É diretor de cinema com foco em animação e documentários. Em 2010, lançou seu primeiro longa-metragem: "2012 Tempo de Mudança", com David Lynch, Sting, Ellen Page e Gilberto Gil. Foi diretor de Animação do filme "Chicago 10”, filme que abriu o Festival de Sundance em 2007. João foi nomeado ao Emmy em 2009 por este mesmo filme. Trabalhou como diretor de animação em Nova Iorque em filmes como: “Footsteps in Africa", “For the next 7 Generations", “Ghetto Physics". João também foi professor para os Mestrandos em Animação na NYU, na Parsons e Academy of Art College.

Em 2011, dirigiu a série “É coisa Nossa!” apresentada por Zeca Baleiro e exibida no Canal Futura. Além disso dirigiu os documentários “Água e Cooperação”, “A Voz das Avós” e “Agroflorestar”, todos exibidos no CineBrasil TV. Recentemente, assinou a Direção e Produção Geral da Nova “Vila Sésamo” e a Animação “O Desafio do Elmo", ambos estreados recentemente na TV Cultura e TV Brasil. Dirigiu a série "Manual de Sobrevivência para o Século 21”, com o ator Marcos Palmeira e se prepara para filmar a série “Bela Raizes”, apresentada por Bela Gil e exibição no Canal Futura. 

FILMOGRAFIA

“Manual de Sobrevivência para o Século 21”. 2017 Direção e Produção Executiva Série Documental. 13 Ep x 26’ Exibição: Canal CineBrasilTV

“Sésamo, (Vila Sésamo)”. 2017 Direção e Produtor Geral Educacional – Infantil. 52 Ep. x 26’ Exibições: TV Cultura/TV Brasil

“O Desafio de Elmo, Vila Sésamo”. 2016 Direção Educacional – Infantil. 26 Ep. x 3’. Exibições: TV Cultura/TV Brasil

“Água e Cooperação”. 2015 Direção e Produção Documentário. 54’ Exibições: Cine Brasil TV

“Agroflorestar”. 2014 Direção e Produção Documentário . 30’ Exibições: Cine Brasil TV

“A voz das Avós”. 2013 Direção e Produção Documentário. 30’ Exibições: Cine Brasil TV

“É Coisa Nossa”. 2012 Direção Animação/Documentário. 26 Ep. x 7’ Exibições: Canal Futura

“2012 Tempo de Mudança”. 2010 Direção e Produção Documentário/Animação. 85’ Exibições: GNT/TV Brasil Bilheteria: US$ 65 mil (EUA) - R$ 20mil (Brasil) // Prêmio Chagrin Falls Film Festival, Awareness Film Festival, Yosemite Film // Participação no Festival do Rio, na Mostra de SP, Valladolid

“Ghetto Physics”. 2010 Diretor de Animação Animação/Documentário. 94’ Bilheteria: US$ 10 mil (EUA)

Campanha: “Se o Mosquito Não pica, tchau Zica”. 2016. 5 Filmes de 30”. Direção e Produção Cliente: OMS/ UNICEF. Exibições: Nickelodeon. Discovery Kids. Zoomoo. TV Brasil e TV Cultura. Canal Futura.

Campanha: Sonhar, Planejar e Alcançar. Educação Financeira para crianças. 2016. 3 filmes 1'. Cliente: MetLife Foundation. Exibições: TV Brasil TV Cultura Ra-Tim-Bum.

Campanha: "Panasonic Plasma, For the Speed of Sports". 2009. Diretor Cliente: Panasonic Exibições: Super Bowl 2009. CBS e NBC

Campanha: BMW X5. BMW IE 92. 2008 Diretor 2 filmes 30" Exibições: CBS e NBC

“Chicago 10”. 2007 Diretor de Animação Documentário/Animação. 110’ Exibições: PBS (EUA) Bilheteria: US $177 mil (EUA) / / Prêmio Best Animation, Cinema Eye Honors, nomeado ao Emmy em 2009 (melhor uso de animação em documentário // Participação no Festival Sundance (2007)

"Post Modern Times". 2008 Direção e Produção Cliente: Current TV/ Eclipse Documentário/ Animação. 13 ep x 5.

"Não Fique Pilhado" Diretor Animação. 3' Exibições: Animamundi 2001 (2ºlugar -Melhor Animação) // FICA - Festival Internacional de Cinema Ambiental (Melhor Curta)

Campanha: "Acerte Na Lata" 3 filmes de 30" -2011 Direção Cliente: MMA/SECOM Exibição Nacional

É uma produtora do Distrito Federal, fundada em 2011. Se dedica à produção de séries documentais, conteúdo infantil e animação, com forte atuação na área socioambiental. É responsável por supervisionar a produção da "Sesame Workshop" no Brasil, tendo produzido inúmeras campanhas de utilidade pública para a empresa, assim como a série em animação o "Desafio do Elmo" e os quadros para a nova Temporada da Vila Sésamo.

Em 2016 produziu a série documental “Manual de Sobrevivência para o Século 21” com o ator, ativista da causa indígena e produtor de orgânicos, Marcos Palmeira. A estreia está marcada para Abril de 2018 no Canal CineBrasilTV. Está em fase de pre-produção da série documental “Bela Raizes”, que será apresentada por Bela Gil e exibida no Canal Futura em 2019.

AMORIM FILMES

Orçamento estimado em R$ 893.780,00 Possíveis fontes de financiamento:

FSA/PRODAV 2

Lei do Audiovisual: Artigo 1ºA, 3ºA e 39

PLANO DE FINANCIAMENTO

OBRIGAD0!JOÃO AMORIM +55 61 9 8116 7921

www.amorimfilmes.com [email protected]