corpus christi - jornal o progressooprogressonet.com/media/issue/pdf/2014-06-21/20140621.pdf ·...

14
R$ 2,00 S`BADO 21 DE JUNHO DE 2014 S`BADO 21 DE JUNHO DE 2014 S`BADO 21 DE JUNHO DE 2014 S`BADO 21 DE JUNHO DE 2014 S`BADO 21 DE JUNHO DE 2014 www.facebook.com.br/oprogressonet www.twitter.com/oprogressonet N” 15.034 - ANO 45 Previsão do tempo para Imperatriz NUBLADO VENTO: FRACOS/MODERADOS DIRE˙ˆO DO VENTO: NE-N INMET - Instituto Nacional de Meteorologia Acesse O PROGRESSO pelo QR Code Dois homicídios foram registrados em Imperatriz P8c1 CORPUS CHRISTI Celebração reuniu cerca de 18 mil fiéis e superou expectativas. “Tudo isso é manifestação de oração, de fé, carinho pelo Santíssimo Sacramento. Estou muito feliz”, comemorou Dom Gilberto Pastana P7c1 Ontem Felipão comandou um treinamento técnico-táti- co. O treinador montou um circuito com troca de passes rápida, jogadas ensaiadas com bola rolando e muitas finaliza- ções a gol P6c2 Ricardo Stuckert / CBF BRASIL Pinheiro

Upload: others

Post on 12-Jun-2020

3 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

R$ 2,00

SÁBADO 21 DE JUNHO DE 2014SÁBADO 21 DE JUNHO DE 2014SÁBADO 21 DE JUNHO DE 2014SÁBADO 21 DE JUNHO DE 2014SÁBADO 21 DE JUNHO DE 2014

www.facebook.com.br/oprogressonet www.twitter.com/oprogressonetNº 15.034 - ANO 45

Previsão dotempo para Imperatriz

NUBLADO

VENTO: FRACOS/MODERADOSDIREÇÃO DO VENTO: NE-N

INMET - Instituto Nacional deMeteorologia

Acesse O PROGRESSOpelo QR Code

Dois homicídios foram registrados em Imperatriz P8c1

CORPUS CHRISTICelebração reuniu cerca de 18 mil fiéis e superou expectativas. “Tudo isso émanifestação de oração, de fé, carinho pelo Santíssimo Sacramento. Estou

muito feliz”, comemorou Dom Gilberto Pastana P7c1

Ontem Felipão comandouum treinamento técnico-táti-co. O treinador montou umcircuito com troca de passesrápida, jogadas ensaiadas combola rolando e muitas finaliza-ções a gol P6c2

Ric

ardo

Stu

cker

t /

CB

F

BRASIL

Pinheiro

POLÍTICA C1-2 SÁBADO, 21 DE JUNHO DE 2014

SERGIO GODINHODiretor Superintendente

[email protected] NATHASJEDiretor Comercial

[email protected]

- 03 DE MAIO DE 1970 -

CORIOLANO FILHOEditor Responsável

[email protected]

Coriolano [email protected]

Pesquisa CNI-Ibope aponta que 26% dosbrasileiros não têm interesse nas eleições

Brasília-DF - Pesquisa da Confederação Nacional da In-dústria (CNI) e Ibope aponta que 26% da população não estãointeressados nas eleições de outubro, quando os brasileiros irãoàs urnas para eleger presidente, governador, senador e deputa-dos. Conforme a pesquisa, 16% dos entrevistados disseramestar “muito interessados” nas eleições deste ano, 29% res-ponderam “interesse médio” e 29% avaliaram ter “pouco inte-resse”.

Para o gerente-executivo da Unidade de Pesquisa e Com-petitividade da CNI, Renato da Fonseca, os percentuais indi-cam insatisfação das pessoas. Ele ponderou, contudo, que asituação deve mudar, com o início da campanha eleitoral, emjulho. “Chama atenção um quarto da população dizendo quenão tem interesse nenhum nas eleições ainda. E 16%, um pou-co mais alto, o número de pessoas dizendo que vão votar embranco. Acho que isso é uma coisa nova, se você comparacom 2010, onde o pessoal de brancos e nulos era muito me-nor”, avaliou.

De acordo com a pesquisa, a maior parte dos jovens e daspessoas com 45 anos a 54 anos não estão interessadas na elei-ção. Dos entrevistados entre 16 anos e 24 anos, 12% disseramter muito interesse no pleito. Somando os que responderammuito interesse com médio interesse, chega-se a 43%. Quan-do se soma os que escolheram pouco interesse com nenhum,atinge-se 57%.

No caso dos que estão na faixa dos 45 anos a 54 anos, 41%estão com muito interesse ou interesse médio. E 59%, com

pouco ou nenhum interesse.Entre as pessoas com 25 anos a 34 anos, a diferença entre

os muito e pouco interessados diminui. A soma de muito e mé-dio interesse atinge 48%, enquanto a de pouco e nenhum, 52%.A situação é parecida quando se consideram os entrevistadoscom mais de 55 anos: 47% têm muito ou médio interesse. E52%, pouco ou nenhum.

A parcela que tem ensino superior apresenta maior interes-se nas eleições. Os que têm de quinta a oitava séries do ensinofundamental são os que responderam ter menor interesse.

Na Região Sudeste, foi registrado o menor percentual deentrevistados interessados nas eleições. Segundo a pesquisa,60% responderam ter pouco ou nenhum interesse, contra 39%de interessados. Os percentuais são 46% e 53% no Norte/Centro Oeste; 54% e 45%, no Nordeste; respectivamente. Naregião Sul, está metade para cada tendência (interessados enão interessados).

Nas capitais, o percentual referente a muito ou médio inte-resse chega a 40%, contra 59% dos que não estão muito inte-ressados ou não têm interesse algum. Nas periferias, o númeroé 48% e 52%, respectivamente. No interior do país, é 46%interessados contra 54% dos que têm pouco ou nenhum inte-resse.

O levantamento, feito em parceria com o Ibope, ocorreuentre os dias 13 e 15 deste mês. Foram ouvidas 2.002 pessoasem 142 municípios. A margem de erro é dois pontos percentu-ais para mais ou para menos. (Agência Brasil)

Decisão do Supremo reafirma separaçãodos poderes, diz presidente do Senado

Presidente do Congresso Nacional, Renan Calheiros:TSE invadiu as prerrogativas do Poder Legislativo

Brasília-DF - O presiden-te do Congresso Nacional e doSenado, Renan Calheiros(PMDB-AL), divulgou notapública na qual cumprimentao Supremo Tribunal Federal(STF) pela decisão que con-siderou nula a resolução doTribunal Superior Eleitoral(TSE) que alterava o númerode cadeiras para cada estadona Câmara dos Deputados.

O Congresso vinha travan-do uma disputa com o TSE porcausa das mudanças que al-teravam a representatividadedos estados na Câmara. Fatoque gerava divergências en-tre os próprios parlamentaresde estados beneficiados e osde unidades prejudicadas comas alterações. Na opinião deRenan Calheiros, a resoluçãodo TSE invadiu as prerrogati-

vas do Poder Legislativo, úni-co com competência para fa-zer as mudanças por meio delei complementar.

Com a decisão, Renan con-siderou que o STF “reafirmoua supremacia do princípio re-publicano da divisão de Pode-res, reconhecendo a inconsti-tucionalidade da resolução doTribunal Superior Eleitoral,editada com invasão da com-petência do Poder Legislativo,de estabelecer o número deintegrantes das bancadas fe-derais por meio de lei comple-mentar”.

Na nota, o presidente doCongresso lembrou ainda que“no ano passado, o SupremoTribunal Federal concedeu limi-nar proibindo interferência doPoder Judiciário no processolegislativo, em clara manifesta-ção em prol da legitimidade doPoder Legislativo, de exercer li-vremente a sua competência”.

Depois da resolução do

TSE, que alterava a distribui-ção das vagas de deputadofederal entre os estados, oCongresso chegou a aprovardecreto legislativo para anu-lar o ato do TSE e retomar oformato atual. No entanto, re-centemente o TSE julgou in-válido o decreto, retomandosua decisão anterior. Com ojulgamento do Supremo a fa-vor do Poder Legislativo, aquestão deve ser pacificada.

Na decisão, os ministrostambém declararam inconsti-tucional a Lei Complementar78/1993, que autorizou a Jus-tiça Eleitoral a fazer os cálcu-los da representação dos es-tados e que também definiuque a fixação das bancadas éfeita de forma proporcional enão ultrapassará 513 deputa-dos. Para decidir essa ques-tão, o plenário voltará a se reu-nir na semana que vem paradecidir o alcance da decisão.(Agência Brasil)

Jona

s P

erei

ra/A

rqui

vo S

enad

o

Tucano inquieto

Embora sendo uma forte liderança política-eleitoral noEstado, o ex-governador, ex-senador e ex-prefeito JoãoCastelo foi rejeitado pelo PSDB e o PCdoB na sua pre-tensão de disputar o Senado. O seu partido preferiu se-guir a vontade de Flávio Dino, que apoia a pré-candida-tura de Roberto Rocha (PSB). Revoltado, agora Casteloameaça não subir no palanque do candidato comunista,aliando-se ao pré-candidato do PMDB, Edison LobãoFilho. “Se eles não me querem, irei procurar quem quei-ra”, teria afirmado Castelo, conforme informação do jor-nalista da capital, Marcelo Minardi, que garante já terhavido uma conversa entre Lobão-pai e o ex-governa-dor. Castelo disputará o mandato de deputado federal.

Fora

Lideranças políticas daregião esperavam que o vicede Flávio Dino (PCdoB) fos-se de Imperatriz. Quando avaga estava disponibilizadapara o PDT, foi escolhido oempresário de Balsas, Már-cio Honaiser. Mas o PCdoBdeu uma rasteira no PDT ecolocou a vaga à disposição

do PSDB. E mais uma vezImperatriz ficou fora dachapa. O vice tucano esco-lhido foi o deputado CarlosBrandão, de Colinas. Nasduas últimas eleições, Im-peratriz foi representada nachapa da oposição, comPastor Porto sendo vice deJackson Lago.

SDD

O coronel Francisco Melo será candidato a deputadoestadual. Mas não pelo PDT. O seu novo partido é o SDD(Solidariedade). Melo era do grupo do ex-governador Ja-ckson Lago e deixou o PDT com a saída de Clay e IgorLago. Só que estes se filiaram ao PPS. O SDD é o partidodo vereador Rildo Amaral, também pré-candidato a depu-tado estadual.

Na briga

Ontem o PEN oficializoua pretensão de participar dachapa majoritária, indicandoo vice do pré-candidato Lo-bão Filho. Pela manhã o pre-sidente estadual do PEN, odeputado Jota Pinto, entregouao presidente do PMDB,

Remi Ribeiro, a Resoluçãoem que o partido oficializa asua intenção. O nome esco-lhido para a vaga de vice é odo pastor Weber Waldo Sil-va Costa, o Pastor Bel, queé segundo suplente de sena-dor de Edison Lobão.

Verdade?

Terezinha Soares não está na foto em que a maioria dosvereadores de Imperatriz aparece com o pré-candidatoLobão Filho, mas comenta-se que ela estaria decidida aapoiá-lo. Terezinha é do PSDB, partido que integra a chapade Flávio Dino.

Convenções

Amanhã o PSDB realiza-rá a sua convenção estadu-al. Será em Imperatriz, noginásio do SESI. O partidooficializa a aliança com oPCdoB, indicando o candida-to a vice de Flávio, o deputa-do federal Carlos Brandão.Outros dois partidos também

farão convenção fora da ca-pital. O PROS reunirá os con-vencionais em Bacabal, en-quanto que o SDD fará aconvenção em Pedreiras.São as cidades dos líderes dosdois partidos, os deputadosfederais Zé Vieira e Simplí-cio Araújo, respectivamente.

Será?

Choveu. Será se a Avenida Pedro Neiva de Santana vaiesburacar de novo?!

SÁBADO, 21 DE JUNHO DE 2014 C1-3POLÍTICA

www.500anosseguros.com.br

CR

EC

I 33

80

ALUGO

Casa/escritório na Vila Paraty. R$ 800,00.

Chácara Atrás da Fachini, com10 mil m² de área e 2 casas. R$ 1.600,00.

VENDO

Casa no Maranhão Novo, com 2 quartos, 2 banheiros, sala,cozinha. Toda reformada. R$ 140.000,00.

Casa na Rua Ceará, averbada, com 2 quartos. R$ 130.000,00.

Terreno com quarto, sala/cozinha e copa,localizado no Planalto. R$ 55.000,00.

Casa próxima ao IFMA, medindo 11x25, com 2 quartos,cozinha, garagem para 4 carros e despensa. Casa nova.

R$ 135.000,00.

CONTATOS: PELOS TELEFONES FIXOS DA EMPRESA(99) 3525-8688 / 3524-2412E CELULARES ABAIXO:

(99)9199.2616 (ATENÁGORAS)(99)8151.7621 E 9142.6944 (TRAJANO)

OPORTUNIDADE DE EMPREGOA empresa Maity Bioenergia S/A, Indústria de Açúcar e Álco-

ol, localizada na Cidade de Campestre do Maranhão, está embusca de pessoas portadora de necessidades especiais (Defi-cientes Físicos), com ensino médio (2º grau) para atuarem pro-fissionalmente em alguns de seus cargos,

Os interessados deverão encaminhar Currículo para:

" Endereço eletrônico

[email protected]@[email protected]

Ou acesse o site: www.maity.com.br na aba trabalhe conosco.

" Ou comparecer à portaria da empresa em datas e horá-rios comerciais, levando documentos pessoais, Carteira de Tra-balho (CTPS) e informações de telefone para contato.

PSDB Estadual faz convençãoem Imperatriz neste domingo

Tucanos definem candidaturas e coligações.Flávio Dino estará presente

O Partido da Social Demo-cracia Brasileira (PSDB), aexemplo dos demais partidosque já anunciaram apoio a Flá-vio Dino (PCdoB) para o go-verno do estado, também op-tou por realizar sua conven-ção estadual fora do eixo dacapital, São Luís. No caso doPSDB, a opção da direçãoestadual foi de realizar o en-contro estadual para a defini-ção de candidaturas e coliga-ções em Imperatriz.

A convenção tucana, infor-ma o presidente de honra doPSDB de Imperatriz, o prefei-to Sebastião Madeira, será noGinásio do Sesi (Mercadinho),a partir das 8 horas deste do-mingo, e contará com todos oslíderes do partido, fora os pré-candidatos a deputado estadu-al e federal.

Na convenção será ratifi-cada a coligação do PSDBcom o PCdoB e, consequen-temente, o apoio à candidatu-ra de Flávio Dino para o Go-verno do Maranhão. Os tuca-nos comporão a chapa majo-ritária do PCdoB com a indi-cação do vice, no caso o de-putado federal Carlos Bran-dão. Flávio estará presente naconvenção.

Uma outra decisão dos tu-

canos já conhecida é o apoioà candidatura do atual vice-prefeito de São Luís, RobertoRocha, para o Senado da Re-pública. Rocha já foi doPSDB, sendo inclusive seupresidente estadual, e hojeestá filiado ao Partido Socia-lista Brasileiro-PSB.

Na última quarta-feira, àtarde, o presidente de honrado PSDB, Sebastião Madei-ra, se reuniu com os 40 dele-gados à convenção estadualde Imperatriz para falar sobrea convenção e a importânciadela para Imperatriz e para oMaranhão. Madeira, mais umavez, explicou as razões pelasquais ele resolveu apoiar Flá-vio Dino. “É o melhor para o

Maranhão e o que mais repre-senta o anseio do eleitoradopara uma transformação realdo nosso Estado”, disse.

O presidente do DiretórioMunicipal do PSDB, o econo-mista Cândido Madeira, disseque uma grande recepção serápreparada aos convencionaisde todo o Estado que aqui es-colherão os candidatos a de-putado estadual e a federal eratificando, com o voto, a cha-pa Flávio/Brandão e RobertoRocha, respectivamente, parao governo e o Senado.

“O PSDB de Imperatrizsente-se honrado por ter sidoescolhido o anfitrião dessemomento histórico”. (Asses-soria)

Divulgação

Lobão Filho recebe apoio deoposicionistas de mais três municípios

O pré-candidato Lobão Filho e lideranças de Paulino Neves,Centro do Guilherme e Barreirinhas

Biaman Prado

O senador Edison LobãoFilho, pré-candidato a gover-nador pelo PMDB, segue an-gariando apoio político para oseu projeto de eleger-se su-cessor da governadora Rose-ana Sarney (PMDB).

Em pré-campanha há pra-ticamente dois meses, o pee-medebista tem-se notabilizadopor unir ao seu lado, em vári-os municípios, até mesmo li-deranças de alas contráriasem âmbito local, como ocor-reu recentemente em Brejo,Chapadinha e Codó.

Na tarde de ontem, em SãoLuís, o senador recebeu de-clarações formais de apoio delideranças de mais três cida-des maranhenses: PaulinoNeves, Centro do Guilherme

e Barreirinhas.De Paulino Neves, Lobão

Filho recebeu o apoio do vice-prefeito, Zé dos Reis - que per-tence ao PPS, partido que estáformalmente aliado à candida-tura do comunista Flávio Dino- do articulador político Carli-nhos Reis e do petista LuísCarlos Reis, ex-secretário deEducação; de Centro do Gui-lherme, o apoio veio do vice-prefeito da cidade, Junior doChico Pedro (PR); e de Bar-reirinhas, o mais novo aliado éWilson Viabox. “Nós temosbuscado conversar com todasas lideranças nos municípios,porque são elas, em verdade,que sabem as reais necessida-des”, destacou o senador.

Neste sábado (21), o pré-

candidato ainda desembarcaem Santa Inês e, na segunda-feira (23), em Colinas parareunião com líderes dos maisde 16 partidos que o apoiam.Segundo ele, o objetivo é am-pliar, até as convenções, o le-que de apoio ao seu projeto decandidatura. “Uma candidatu-ra não nasce forte só com opartido. Precisamos de alia-dos, precisamos do apoio dequem realmente pode levar amensagem do nosso projeto aopovo do Maranhão. Para isso,temos de ampliar a nossa baseaté a convenção, que é quan-do isso, que ainda é uma pré-candidatura, nascerá de fatocomo uma candidatura vitori-osa ao governo”, completou.(Assessoria)

Ex-vereador José Garibaldi declaraapoio ao pré-candidato Flávio Dino

Ex-vereador JoséGaribaldi, do PMDB,declara apoio ao

pré-candidato Flávio Dino

Gil CarvalhoGil Carvalho

Montes Altos – O ex-vere-ador José Garibaldi Ferraz deSousa (PMDB), consideradouma das maiores lideranças po-líticas de Montes Altos, decla-rou ontem, durante entrevistaà reportagem, que o pré-can-didato Flávio Dino (PCdoB) éum dos mais qualificados can-didatáveis a governador e quemais se identifica com a popu-lação do sudoeste do Mara-nhão.

Ele diz que o advogado eescritor Sálvio Dino, ex-depu-tado estadual e ex-prefeito deJoão Lisboa, pai do pré-candi-dato Flávio Dino, possui forteligação política-eleitoral em vá-rios municípios da região To-cantina. “Ele (Sálvio) é muitofamiliarizado com a cidade deGrajaú (130 km de Montes Al-tos), militamos politicamentejuntos várias vezes, inclusive

em suas campanhas a deputa-do estadual”, disse.

Garibaldi Ferraz entende queFlávio Dino representa “umanova esperança para o povo dosul do estado, mudança consi-derada necessária para dinami-zar os investimentos públicosnessa parte do Maranhão”. “Te-mos esperança que essas açõesde governo serão descentrali-zadas”, estima.

Para ele, o sul e sudoestemaranhense é pouco visto peloGoverno do Estado, cujo cres-cimento econômico da regiãoé resultado da força do empre-sariado e dos grandes investi-mentos nas áreas de serviço,do comércio e da indústria.“Essa região possui grandesmercados atacadistas e indús-trias, onde pouco [ou quasenada] devemos ao governo doEstado no sul do Maranhão”,assevera.

O ex-vereador analisa que “o

sul e sudoeste do estado sãoregiões que mais contribuemem termos de arrecadação deimpostos ao Estado do Mara-nhão, porém são os que me-nos recebem investimentospúblicos”. “Flávio Dino abra-çou o sul do estado, pois ositens que fizemos anteriormenteserão acatados e deverá reali-zar um dos maiores governosda história política do Mara-nhão”, prevê.

Garibaldi Ferraz depositaesperança que “os olhos do go-verno também estarão voltadospara Montes Altos na gestão deFlávio Dino, caso seja eleitogovernador, investindo na me-lhoria da qualidade de vida dapopulação”. “Montes Altos éconsiderada a cidade da cultu-ra, pois como ele (Flávio) seidentifica muito com isso, de-verá dar muito apoio ao povodesse município”, concluiu.

GERAL C1-4 SÁBADO, 21 DE JUNHO DE 2014

o progresso nãoassumea responsabilidadepor conceitos emitidos emcolunas ou artigos assinados, como tambémnãodevolve originais de artigos, fotos ou outros

EditadoporJornalOPROGRESSOLtda. -EPPRuaAmazonas, 55�Centro� Imperatriz �MA�Cep65.901-520

Representantes:Imperatriz (MA) e Araguaína (TO):Departamento Comercial: Rua Amazonas, 55 � Imperatriz/MA � Cep 65.901-520Telefones: (99) 3524-5050 e 3525-2278São Paulo (SP) - ESSIÊ Publicidade e Comunicação S/C Ltda. � R. MaestroCardim, 343, conj. 12 � Fone (11) 3057-2547 � FoneFax (11) 3887-0071Rio de Janeiro(RJ) - ESSIÊ Publicidade e Comunicação S/C Ltda. � R. 13 deMaio, 33, conj. 605 � Fone (21) 2275-3839

- 03 DE MAIO DE 1970 -

Registro no INPI sob o nº 823142337

ForadaPautaWillian Marinho

[email protected]

Açailândia,Imperatriz eSanta Inês sãoas próximasa receberem

capacitação daSEFAZ sobre AIDF

A SEFAZ realizará nas ci-dades de Açailândia, Impera-triz e Santa Inês, nos dias 24,25 e 27, respectivamente, das8h30 às 11h30, um treinamen-to sobre a nova sistemáticapara Pedido de Autorizaçãopara Impressão de Documen-tos Fiscais (AIDF). A capaci-tação será gratuita e temcomo público-alvo, represen-tantes gráficos, empresas co-merciais, industriais, prestado-res de serviço de transporte econtadores.

O objetivo é apresentar onovo sistema e orientar con-tribuintes e contadores quan-to aos novos procedimentospara a emissão da Autoriza-ção para Impressão de Docu-mentos Fiscais (AIDF) pelainternet, por meio da centralde autoatendimento (SEFAZ-NET).

A SEFAZ já realizou trei-namento em São Luís, Caxi-as, Timon e Codó. Os eventocontaram com um bom núme-ro de participantes que pude-ram tirar suas dúvidas quantoà emissão da AIDF.

Os novos procedimentospara solicitação de AIDF, es-tão em vigor desde janeiro,conforme Resolução adminis-trativa 31/12 da SEFAZ. Aobrigação alcança os estabe-lecimentos do Maranhão e deoutros estados que atuam nomercado local de confecçãode notas fiscais.

Informações mais detalha-das podem ser encontradas noManual AIDF, disponível noPortal da SEFAZ, seção ou-tros serviços/AIDF: http://portal.sefaz.ma.gov.br/portal-s e f a z / j s p / p a g i n a /pagina.jsf?codigo=1574 onde,também, pode ser consultadaa lista de documentos neces-sários para o novo sistema deCredenciamento Gráfico, oupelo telefone 3217-4517.

HORÁRIO E LOCAL:

24/06/14 - AçailândiaLocal: Associação Comer-

cial de Açailândia (Rua Ma-ranhão, s/n – GETAT)

Gestor: Maria Creusa Pe-reira da Silva - (99) 3538-1581

25/06/14 – ImperatrizLocal: Agência (Rua Hum-

berto Santos, 160 – Centro)Gestor: Alberto Jorge Ta-

vares Lima – (99) 3523-2676/ (98)3219-9177/9178

27/06/14 – Santa InêsLocal: Agência (Rua das

Laranjeiras, s/n - Laranjeiras)Gestor: Aquiles Erre Rodri-

gues – (99) 3523-2676 / (98)3219-9177/9178

ACII reivindica credenciamento de empresalocal para aferição e lacre de tacógrafos

Empresários fazem reivindicaçãoe reúnem-se com o INMEQ

Na última terça, 17, a As-sociação Comercial e Indus-trial de Imperatriz (ACII) reu-niu-se com representantes doInstituto de Metrologia e Qua-lidade Industrial do Maranhão(INMEQ) para tratar dequestões referentes ao traba-lho de aferição e lacre do ta-cógrafo. A ACII reivindica ocredenciamento de uma em-presa de Imperatriz para rea-lização desse trabalho. Na reu-nião estiveram presentes ovice-presidente da ACII, JoséAlmir de Souza, o secretárioda ACII, Euvaldo Lopes deSousa, o diretor Euclides Viê-ra e o deputado estadual LéoCunha.

O tacógrafo é um disposi-tivo empregado em veículospara monitorar o tempo deuso, a distância percorrida e avelocidade. O instrumento uti-

liza um disco de papel carbo-nado para registrar as infor-mações. O instrumento é obri-gatório em caminhões e ou-tros veículos de transporte demercadorias.

No Maranhão o órgão queregulamenta e fiscaliza o ins-trumento é o INMEQ, que édelegado do Instituto Nacio-nal de Metrologia, Normaliza-ção e Qualidade Industrial (In-metro). Em Imperatriz, queconta com uma unidade doINMEQ, a aferição e lacre érealizada por uma empresacredenciada de São Luís. AAssociação Comercial e In-dustrial de Imperatriz reivin-dica, diante das reclamaçõesde empresários locais, o cre-denciamento de uma empre-sa no município.

Para Euvaldo Lopes deSousa, secretário da ACII, o

credenciamento de uma em-presa local diminuiria os cus-tos e traria benefícios e gan-ho de produtividade para osempresários de Imperatriz.“Reivindicamos uma empresalocal que monitore todo esseprocesso, de lacramento e afe-rição. Acreditamos que dessaforma seria mais prático e tor-naria mais barato o custo ope-racional. Na reunião estive-mos com proprietários e ge-rente de empresas que afir-maram que hoje realizam essetrabalho em Marabá-PA de-vido à distância. Isso demons-tra que Imperatriz perde emarrecadação e produtividadedos empresários”, afirma.

Diante da solicitação doempresariado local, o repre-sentante do INMEQ em Im-peratriz, presente na reunião,afirmou que iria verificar a si-tuação, repassando a reivin-dicação da ACII para a dire-ção do órgão em São Luís.

Outras reivindicações:Aproveitando a presença

do deputado estadual LéoCunha, foram apresentadasoutras solicitações ao Gover-no do Estado, em questõesrelacionadas ao meio ambien-te. O deputado afirmou quecompartilha das ideias e rei-vindicações da ACII. “Hojerecebemos essas solicitaçõesda Associação Comercial, en-tidade da qual somos parcei-ros e reconhecemos a impor-tância em relação às questões

aqui levantadas. Já são ban-deiras de lutas nossas e como apoio da ACII e toda a soci-edade imperatrizense, vamoscontinuar lutando pelas ques-tões ambientais de Impera-triz”, comenta. (Comunica-ção – ACII)

Divulgação

Pesquisas

Tenho dito a alguns comunistas mais afoitos que a cadadia a situação na corrida eleitoral está mudando no Mara-nhão e que, por conta disso mesmo, eles calaram sobre aspesquisas que faziam a cada quinze dias e sempre come-morando os resultados. Agora, não divulgaram mais ne-nhuma. Para confirmar o que estamos comentando, fica-ram insatisfeitos com uma pesquisa encomendada pelojornal O Imparcial e impediram, através da Justiça, suadivulgação. Por que terá sido que o comunista recorreu àJustiça para impedir a divulgação? Há dois pontos paraexplicar o pedido.

Alianças

O PCdoB não teria gosta-do de uma das perguntas doquestionário que indagava so-bre a aliança entre o senadorLobão e Lula/Dilma e sobreDino/Aécio/Eduardo. Isso émentira? Claro que não. Bas-ta ver as alianças. Que hipo-crisia é essa? Por que agoraquer esconder seus aliados?

Senador

Outra motivação seria ofato de que na pesquisa foi in-cluído um cenário em queaparece o nome do ex-gover-nador João Castelo como can-didato a senador e não inte-ressa para os tucanos, leia-seBrandão e cia. A pesquisa po-deria assanhar o ninho nova-mente.

Barganha

Apesar de anunciado, nãoé real o interesse do PPS emvoltar a discutir candidaturaprópria caso não sejam cum-pridos acordos – sempre eles– fechados com Flávio Dino(PCdoB) à época da adesãoda deputada estadual ElizianeGama. Os popular-socialistas,na verdade, apenas barga-nham para conseguir umaposição melhor para os seuscandidatos a deputados.

Chapão

É que na oposição todosdefendem uma chapa única naeleição proporcional, tantoestadual como federal, comtodos os partidos da coalizãodinista. Já o PPS quer todosos partidos que tenham depu-tados estaduais e federaiscom mandatos em uma cha-pa e o PPS junto aos partidosque não têm detentores demandatos em outra. E por isso“ameaça” lançar candidatura.

Assembleia

A deputada estadual Elizia-ne Gama (PPS) vai acabartendo que disputar a própriareeleição à Assembleia Legis-lativa como saída para suaequivocada decisão de abrirmão da disputa pelo Governodo Estado, atrelando-se àcampanha do comunista Flá-vio Dino. Suas chances de

eleição à Câmara Federal sãodiminutas, a começar pelomovimento evangélico, quetende a se dividir entre diver-sas candidaturas para o mes-mo cargo que ela pretende.

Evangélicos

Só na Assembleia de Deus,ela terá de dividir votos como deputado Costa Ferreira(PSC) e Mical Damasceno,que vem a ser filha de nin-guém menos que o presiden-te da convenção estadual dadenominação, pastor PedroAldy Damasceno. Além dis-so, enfrenta outra força evan-gélica no próprio partido, opastor Luiz Carlos Porto, vice-prefeito de Imperatriz.

Complicada

E não é apenas ElizianeGama que está numa sinucade bico. Luiz Porto e Rosân-gela Curada, por enquanto,estão fora da lista dos prová-veis eleitos em face à forma-ção das coligações. Da formaque estão sendo montadas,serão bucha de canhão paraelegerem José Reinaldo, We-verton Rocha, João Castelo,Deoclides Macedo, Luana Al-ves (primeira-dama de SantaInês) e nada mais nada me-nos do que sete deputadosfederais em busca de reelei-ção – Waldir Maranhão (PP),Domingos Dutra (SDD), Pin-to Itamaraty (PSDB), Simplí-cio Araújo (SDD), Hélio San-tos (PSDB), Weverton Rocha(PDT) e Zé Vieira (Pros), quedeverá ser substituído pelamulher. E todos com a forçadas emendas parlamentaresusadas em suas bases.

Errar

Se, por outro lado, decidirconcorrer à reeleição, a depu-tada não encontrará mais ocaminho tão fácil como dei-xou. No PPS, terá que dispu-tar uma vaga com o profes-sor Wellington do Curso, hojeo nome mais forte do partido.E nas igrejas, enfrentará asfortes candidaturas do ex-de-putado Edivaldo Holanda(PTC) e da própria Telma Pi-nheiro, fortíssima na Assem-bleia de Deus. Na política, sejogar errado, não terá chancede recuperação.

SÁBADO, 21 DE JUNHO DE 2014CIDADE C1-5

CLINICA DE ALTO NIVEL, EM IMPERATRIZC O N T R A T A

RECEPCIONISTA: PERFIL DE BOM RELACIONAMENTO AOCLIENTE, CURSOS: ENSINO MÉDIO COMPLETO E NOÇÕES DEINFORMATICA.

ENVIAR CURRICULOS PARA O E-MAIL:[email protected]

"O Corpus Christi consolida Imperatriz como umcentro de fé", diz o prefeito Sebastião Madeira

Dom Gilberto comanda maior evento católico do Maranhão

Mais de 18 mil fiéis fizeram uma das mais belas festas religiosas de Imperatriz e que já se tornou a maior do Maranhão

Prefeito Madeira participou de todosos momentos do Corpus Christi

"Um evento dessa dimen-são ajuda a consolidar Impe-ratriz como um centro de fé".Assim se referiu o prefeito deImperatriz, Sebastião Madei-ra, no final de mais uma cele-

bração da festa do CorpusChristi, minutos depois de terparabenizado o bispo da Dio-cese, Dom Gilberto Pastana,pelo sucesso da celebração,que reuniu mais de 18 mil pes-

soas, primeiro no estádio, edepois pelas ruas centrais dacidade.

Como nos anos anteriores,o prefeito participou tanto dacelebração eucarística, no FreiEpifânio, quanto da procissão,e depois da emocionante bên-ção final aos milhares de fiéisque ocuparam por inteiro aPraça de Fátima.

"Fui convidado pelo bispopara subir até a sacada daCatedral; essa foi uma das vi-sões mais bonitas que já viem minha vida", contou o pre-feito Madeira, que observoua força do sentimento católi-co que está cada vez maisforte em Imperatriz. "Temosuma cidade de religiosidademuito intensa tanto dos evan-gélicos", comentou o prefei-to, que como cidadão e pre-feito sempre fez questão de

participar dos eventos religi-osos da cidade, independen-te de denominação.

Numa fala rápida à impren-sa, o prefeito Madeira para-benizou o bispo Dom GilbertoPastana pela organização dafesta, que este ano contoucom 1800 colaboradores. "Sóos que se afastam da fé e per-dem a esperança é que cami-nham pela marginalidade", dis-se o prefeito ao avaliar o im-pacto do evento na fé e na vidadas pessoas.

Para o prefeito, foi-se otempo de se vê Imperatrizsendo notícia nacionalmentede modo negativo. Parte des-sa nova visão, sem dúvida,

deve-se ao trabalho de evan-gelização dos cristãos", disseo prefeito.

"Jesus, Palavra de Deus"foi o tema deste ano do Cor-pus Christ que, segundo a co-missão organizadora, alcançouum número de fiéis muito mai-or do que nas edições anteri-ores. Só camisetas com otema do evento foram confec-cionadas inicialmente 16 mil,tendo as camisarias credenci-adas de confeccionar outroquantitativo. Quem deixoupara a última hora participoudo evento sem a camiseta como tema deste ano ou tirou doguarda-roupas a das antigasedições.

Procissão - Após a tradi-cional celebração eucarísticano estádio, os fiéis saíram emprocissão pelas ruas Coriola-no Milhomem, 13 de Maio, 15de Novembro, Bom Jesus eSimplício Moreira até a Pra-ça de Fátima. No trajeto ape-nas uma parada para a Bên-ção do Santíssimo: em frenteà Igreja Matriz de Santa Te-resa onde, além da bênção, foifeita uma salva de fogos deartifício.

"A nossa presença repre-senta o apoio incondicional àrealização desse evento, quese torna maior a cada ano emImperatriz", concluiu o prefei-to. (Elson Araújo - ASCOM)

Secretaria de Juventude prorroga prazo de inscriçãopara cursos de qualificação de jovens negros

Jovens na faixa etária entre 15 e 29 anos têm até 27 de junho para se inscrever

Rômulo Costa, secretário deJuventude, ressalta que os jovens

receberão qualificação profissional naárea da cultura, com bolsa auxílio

Devido aos feriados e ex-pedientes reduzidos em fun-ção da Copa do Mundo, a Se-cretaria Municipal de Juven-tude e Trabalho (SEJUV)prorrogou para 27 de junho oprazo de inscrições no Proje-to Núcleo de Formação daCultura Afro-brasileira (NU-FAC) em Imperatriz.

Estão sendo ofertadas 200vagas para jovens negros debaixa renda na faixa etária de15 a 29 anos. Os interessadospodem se inscrever na sede daSecretaria Municipal de Juven-tude (SEJUV), anexo ao está-dio Municipal Frei Epifânio daBadia em horário comercial.Tanto as inscrições quanto a

formação sãooferecidas gra-tuitamente.

Rômulo Cos-ta, secretário deJuventude deImperatriz, res-salta que os jo-vens contempla-dos receberãoqualificação pro-fissional na áreada cultura, combolsa auxílio novalor simbólicode cem reais por

mês durante o curso e enca-minhamento para o mercadode trabalho. "Serão oferecidascapacitações nas áreas de pro-dução de vídeo, áudio e webdesigner".

Fruto de uma parceria daSEJUV com a Secretaria Mu-nicipal de Governo e ProjetosEstratégicos (SEGOV), Go-verno Federal e UniversidadeFederal do Maranhão(UFMA), o projeto da Funda-

ção Cultural Palmares, institui-ção conveniada ao Ministérioda Cultura (MIC) visa a quali-ficação de jovens em situaçãode vulnerabilidade social e in-centivo à produção cultural.

"Nossa cidade foi a primei-ra do país a ser contempladacom a aprovação do projeto.A proposta é capacitar jovensnegros de área de risco na ci-dade, preferencialmente dobairro Nova Imperatriz, áreaestabelecida no projeto. Maspode contemplar jovens deoutras áreas, caso as vagasnão sejam preenchidas".

O secretário reforça quetodas as formações terão car-ga horária de 160 horas e quea certificação dos cursos serárealizada pela UniversidadeFederal do Maranhão(UFMA). "O certificados se-rão emitidos pelo Grupo dePesquisa Cultura, Direito eSociedade, na modalidade deExtensão". (Kayla Pachêco -ASCOM)

Fotos: Divulgação/Ascom

Josa Almeida

CIDADE C1-6 SÁBADO, 21 DE JUNHO DE 2014

Hemerson Pinto

Um dos momentos maisaguardados da Exposição Agro-pecuária de Imperatriz, o rodeioeste ano deve apresentar novi-dades para os competidores eo público, segundo a assesso-ria de imprensa do evento. Acompetição vai classificar ocampeão para a maior festa depeão boiadeiro no Brasil, o Cir-cuito Barretos de Rodeio, emSão Paulo, no mês de agosto.

A arena de rodeio do Par-que Lourenço Vieira da Silvarecebe os competidores entreos dias 09 e 12 de julho, du-rante a 46ª Expoimp. São R$20 mil para serem distribuídosentre os vencedores das mon-tarias e o campeão garantevaga na festa de peão de Bar-retos. Estão confirmadas pre-

Tradição no mês de junho,as festas juninas celebram a ale-gria do povo nordestino. AOAB, subseção Imperatriz, re-alizou a segunda edição do Ar-raiá dos Advogados na noite dequarta-feira (18). O evento, quejá se consolidou no calendárioda instituição, teve o objetivode arrecadar alimentos para fa-mílias carentes.

A quadrilha da Casa do Ido-so abriu a festa. Em 21 pares,senhores e senhoras surpreen-deram a plateia com muita de-senvoltura e espontaneidade. Ocasamento arrancou risos dosespectadores. Para a coordena-dora da Casa do Idoso, MauraBarroso, o convite da OAB per-mite que os idosos mostrem queainda são bastante ativos na so-ciedade. “Eles ficam muito feli-zes com essa interação”, afirma.

O presidente da OAB, Mala-quias Pereira Neves, agradeceua participação dos idosos e des-tacou o compromisso da insti-tuição com a terceira idade. “A

Em cartaz desde a últimaquinta-feira, 19, 13º Distrito éo destaque do Cinesystem Im-peratriz. O filme conta no elen-co com o ator Paul Walker, umdos protagonistas da franquiaVelozes e Furiosos. O astromorreu em novembro de 2013,vítima de um acidente automo-bilístico. 13º Distrito foi o últi-mo filme gravado por Walker;o sétimo filme de Velozes eFuriosos ainda estava em gra-vação quando o ator morreu.

13º Distrito é a refilmagemdo filme de ação francês “Ban-lieue 13”, de 2004. Na trama,Brick Mansions é uma área dacidade de Detroit onde a vio-lência tem índices altíssimos,o que fez com que a prefeituralocal praticamente abandonas-

EXPOIMP

Rodeio vai classificar campeão para a festa de Barretos

senças de competidores dosestados do Maranhão, Pará,Goiás, São Paulo, Mato Gros-so, Espírito Santo e Paraná.

Uma das atrações da festa é

o campeão do Professional BullRiders, o maior rodeio do mun-do. Ednei Caminhas foi o segun-do brasileiro a vencer o título eo primeiro por antecipação.

Sete mil pessoas são esperadas por noite

Assessoria de imprensa/Expoimp

OAB realiza festa junina e arrecadaalimentos para famílias carentes

Arraiá dos Advogados teve o objetivo de arrecadaralimentos para famílias carentes

Comissão dos Deficientes e Ido-sos defende os direitos destescidadãos”, comenta.

As cores do Brasil erammarcantes no evento. De acor-do com a presidente da Comis-são da Mulher, Terezinha Ma-deira, além de reunir colegasadvogados e outros convida-dos, a festa junina tem um ca-ráter beneficente. “Este ano,

vamos nos divertir e ajudar osmais necessitados”, declara.

Quem participou da festaelogiou a organização. A qua-drilha junina Treme Terra apre-sentou a renovação da dançacom muito entusiasmo e colo-rido. A animação ficou por con-ta da banda Cabrobó Show, quefez muita gente entrar no climae dançar a noite toda.

Divulgação

13º Distrito é o destaque dos cinemas

Longa é uma homenagem póstuma ao ator Paul Walker,astro de Velozes e Furiosos

se o local à própria sorte. Comisso, traficantes como Trema-ine Alexander (RZA) ganharamstatus e poder, por mais quesejam combatidos por Lino(David Belle), um especialistaem le parkour que tenta erradi-car as drogas do local. Entre-tanto, Lino tem problemas coma polícia, corrompida pelo cri-me organizado, o que faz comque seja preso.

Um dos poucos que tentamrealmente seguir as leis é Dami-en Collier (Paul Walker), umdetetive que recebe como mis-são entrar em Brick Mansionspara resgatar uma bomba quepode matar milhões. Para tan-to, ele precisa contar com a aju-da de Lino, que deseja retornarao local para resgatar Lola (Ca-

talina Denis), sua namorada, quefoi raptada pelos capangas deTremaine.

13º Distrito é a últimaoportunidade de ver o astroPaul Walker em cena, apesarde o ator ainda estar presen-te na sétima edição de Velo-zes e Furiosos. Não sabemoscomo a morte de Walker serátratada no longa. 13º Distritoé um filme que os fãs doastro vão aprovar, uma tra-ma de ação, com persegui-ções de carro (especialidadede Walker) e pancadaria.

Homenagens póstumasA história do cinema está

repleta de homenagens pós-tumas com o lançamento defilmes após a morte do atorou atriz. Um dos casos maisconhecidos é de Heath Led-ger, vencedor do Oscar deMelhor Ator Coadjuvante pelainterpretação perfeita do Co-ringa em “Batman - O Cava-leiro das Trevas” (2008). Ofilme foi o último completofeito por Ledger.

No Brasil, José Wilker, quemorreu em abril passado, tam-bém ganhará uma homenagempóstuma. O ator deixou grava-do o longa “Isolados”, que temdata de estreia prevista parasetembro deste ano. (Assesso-ria Cinesystem)

Cinesystem Imperatriz:13º Distrito: 15h00 / 17h30

/ 20h00 (dub) 21:55h (leg).

Div

ulga

ção

C1-7 SÁBADO, 21 DE JUNHO DE 2014CIDADE

OPORTUNIDADE DE EMPREGOA empresa Maity Agrícola Ltda ., localizada na Cidade de

Campestre do Maranhão, está em busca de pessoas portadorade necessidades especiais (Deficientes Físicos), com ensinomédio (2º grau) para atuarem profissionalmente em alguns deseus cargos,

Os interessados deverão encaminhar Currículo para:

" Endereço eletrônico

[email protected]@[email protected]

Ou acesse o site: www.maity.com.br na aba trabalhe conosco.

" Ou comparecer à portaria da empresa em datas e horá-rios comerciais, levando documentos pessoais, Carteira de Tra-balho (CTPS) e informações de telefone para contato.

Celebração de Corpus Christi reforça a unidadeda igreja em torno do Jesus Eucarístico

A maior solenidade do Maranhão reuniucerca de 18 mil pessoas

A cor do gramado se mis-turou ao verde das camisetasutilizadas pelos 18 mil católi-cos presentes na solenidade deCorpus Christi realizada nes-sa quinta-feira (19). Em sua5ª edição, a celebração desteano teve como tema “Jesus,Palavra de Deus”, que refle-tiu sobre a necessidade de ofiel estudar os ensinamentosda Bíblia Sagrada para que,após a compreensão do queestá escrito, o mesmo possavivenciar isso em seu dia a diae também evangelizar.

Os portões do estádio fo-ram abertos às 15h para faci-litar o acesso ao estádio paraque todos estivessem devida-mente acomodados antes doinício da Santa Missa. A es-pera para o início da cerimô-nia foi animada por apresen-tações artísticas e musicais.Este ano, também ocorreu umsobrevoo de parapente, umespécie de paraquedas comum motor para impulsão, emais um derramamento depétalas de rosas realizadaspor um helicóptero. Uma dasnovidades desta edição foi acriação de um flash mob quefoi apresentado logo antes da

Santa Missa. Com composi-ção e coreografia criados ex-clusivamente para o evento.

Já tradicional na cidade, acelebração de Corpus Christireúne fiéis das paróquias lo-cais e também das outras ci-dades pertencentes à Dioce-se de Imperatriz. Presididapor Dom Gilberto Pastana, asolenidade foi iniciada coma realização da Santa Mis-sa, onde a Bíblia Sagradateve destaque por conta dotema deste ano. Um dos pon-tos altos foi a entrada daPalavra de Deus seguidapelas bandeiras de Impera-triz e Maranhão, represen-tando um pedido de renova-ção da fé e proteção para acidade e o estado.

A liturgia destacou que ocorpo e o sangue de Jesus pre-sentes na hóstia consagradadevem ser o alimento do fielcatólico, pelo qual o mesmoalcançará a vida eterna. Paratanto, dom Gilberto ressaltaque é necessário vivenciar,celebrar e testemunhar a Pa-lavra de Deus em sua comu-nidade e principalmente, alémde tomá-la para si, é impor-tante também espalhar os en-

sinamentos de Deus. “Escutaessa Palavra. Prepara-te e vaiao encontro do outro. Não fi-queis quieto, saís para evan-gelizar, vai ao encontro desseirmão para levar a ele essaPalavra que liberta, dá vida eque ressuscita”, disse o bispo.

Seguiu-se um dos momen-tos mais bonitos da celebra-ção quando as luzes do está-dio são apagadas e velas sãoacesas utilizando a luz do Cí-rio Pascal, que representa aluz de Cristo. Aos poucos asmilhares de velas foram ace-sas e o que era escuridão setorna luz, assim como a fé quese renova por meio das pala-vras e ensinamentos de Je-sus que orientam e iluminamos fiéis em cada passo desuas vidas.

Logo após, aconteceu aconsagração do pão e o vinhoem “Corpo e Sangue de Cris-to”, uma das ocasiões maisaguardadas pelos católicos eque durante a celebração deCorpus Christi ganha mais sig-nificado. Para o esteticistaMarinho, este é um momentode muita fé. “Para nós, católi-cos, um dos momentos maisimportantes é a celebração do

Corpo de Cristo, onde a genterelembra que o corpo estavapresente na hóstia e no vinhoque é um símbolo de fé e quefoi uma determinação de Je-sus para que a gente pudessecelebrar sempre o Corpo eSangue de Cristo em memó-ria dele”, afirmou.

Procissão

O feriado de CorpusChristi é o único dia do anoem que o Corpo de Cristo,após a celebração, é levadopelos fiéis, percorrendo algu-mas ruas da cidade. A pro-cissão iniciou por volta das20h e seguiu o mesmo trajetodo ano passado, ruas Corio-lano Milhomem, 13 de Maio,15 de Novembro, Bom Jesuse Simplício Moreira.

Durante o percurso, erapossível ver a decoração fei-ta pelos próprios moradorescom tapetes com imagens sa-cras, ornamentos nas casascom flores e imagens cristãs.A dona de casa Nídia de Pau-la construiu um altar em fren-te sua residência, como sem-pre faz, desde a primeira edi-ção da solenidade. Com osolhos cheios de lágrimas, elaconta que esse é um momen-to de gratidão a Deus. “A pro-cissão significa uma grandevitória de Jesus porque a gen-te está mostrando que Ele temforça e poder e só Ele pode

tudo na nossa vida. Para mim,é muito emocionante”, afirma.

Em frente à igreja Matrizde Santa Teresa D’Ávila, hou-ve uma parada para a bênçãodo Santíssimo Sacramento efogos de artifício. No trajetoera possível ver a participaçãode famílias, jovens, idosos ecrianças. A estudante Caroli-ne Lima, 19 anos, participapela quinta vez e sempre vaiaté o fim da procissão. Elaacredita que a celebração éimportante para a cidade.“Para mim, a procissão signi-fica paz, luz e prosperidadepara toda Imperatriz, que é oque a gente está precisandopara dar um basta em tantaviolência”, declara.

A procissão seguiu até aPraça de Fátima, na IgrejaNossa Senhora de Fátima,

onde encerrou a solenidadecom a Bênção do Santíssimopor volta das 22h30. Ao finalda solenidade, dom Gilbertoavaliou o evento. “A procis-são foi muito boa. Tudo isso émanifestação de oração, de fé,carinho pelo Santíssimo Sa-cramento. A liturgia muito bemparticipada, muita gente co-mungou, muita gente carregouconsigo a Palavra de Deus, euacho que a gente atingiu nos-so objetivo que era fazer comque o católico sobretudo amemais a Palavra de Deus, car-regue consigo mais a Palavrade Deus. A celebração foiuma motivação, sem dúvida,na vida de todos eles. Eu es-tou muito feliz e muito satis-feito com todo esse resulta-do”, comemorou. (Assessoriade Imprensa)

Católicos lotaram estádio esaíram às ruas em procissão

Católicos nas ruas do centro da cidade

Assessoria de imprensa

Assessoria de imprensa

Hemerson Pinto

Mais uma vez, a cidade fi-cou marcada pela solenidadede Corpus Christi, realizadapela Diocese de Imperatriz. Oevento aconteceu na noite daúltima quinta-feira. Os católi-cos lotaram o estádio FreiEpifânio da Badia. A organi-zação afirma que 16 mil kits,contendo entre outros itens acamiseta, foram adquiridospelos fiéis, mas o público totalchegou a aproximadamente 18mil pessoas.

Quando o espaço das ar-quibancadas já não era o sufi-

ciente, uma multidão tomouconta do gramado. “Foi atémelhor, porque assim fiqueimais perto do altar. Não trou-xemos cadeiras, como muitagente fez, porque pensamosem ficar na arquibancada.Agora, que estamos no cam-po, quando cansar é sentar nochão mesmo”, disse a dona decasa Maria Aparecida, que foiao estádio acompanhada doesposo, três filhos, a mãe euma sobrinha.

A família da vendedoraambulante Maria Antônia che-gou ao local da solenidade às14h50. “Quando o portão

abriu, nós procuramos logo umlugar na arquibancada, defrente para o altar. Vimos todaa programação até chegar ahora da missa”, explicou.

Em uma só voz, a multidãorezou, cantou e acompanhoua celebração presidida peloBispo da Diocese de Impera-triz, Dom Gilberto Pastana. A5ª edição da solenidade deCorpus Christi teve comotema ‘Jesus, palavra deDeus’, um incentivo aos estu-dos sobre a bíblia.

Muitas pessoas que nãopuderam ir ao estádio aguar-daram a procissão nas ruas doCentro. O cortejo percorreuparte da Rua Coriolano Milho-mem, Rua 13 de Maio, Aveni-da Frei Manoel Procópio, RuaBom Jesus e Rua SimplícioMoreira, até chegar à Praçade Fátima, onde aconteceu oencerramento.

No trajeto, várias famíliassaudaram a multidão com al-tares montados nas calçadase até em sobrados de algumasresidências. “Nós fazemosisso desde o começo. Nãovamos para o estádio. Cedoda tarde botamos a faixa naporta de casa e montamos oaltar. Alguns vizinhos vêm pracá e ficamos conversando aténa hora que a procissão pas-sar”, disse o aposentado Fran-cisco das Chagas, na Rua 13de Maio, entre ruas Godofre-do Viana e Coronel ManoelBandeira.

Dom Gilberto falou sobre aimportância em testemunhar apalavra de Deus dentro dascomunidades. A procissão ga-nhou um tom especial com asvelas e balões levadas pelosparticipantes. Na Praça deFátima, aconteceu a Bênçãodo Santíssimo.

SÁBADO, 21 DE JUNHO DE 2014

Suspeito de estuprar sobrinha de 6 anos é presoCodó - Suspeito de abusar sexualmente da sobrinha de apenas seis anos de idade, um homem identificado como Wanderson Santos

de Sousa foi preso no município de Codó. De acordo com informações obtidas pela polícia, o crime teria acontecido dentro da casaonde mora a criança. A primeira a desconfiar do que tinha acontecido foi a avó da vítima, que a encontrou assustada e perguntou o quehavia ocorrido assim que chegou em casa. Foi então que a menina relatou todos os detalhes do abuso, inclusive o nome de quem aviolentou. Wanderson prestou depoimento à polícia dizendo que só tinha tocado nas pernas da vítima, versão desmentida por laudopericial médico, que confirmou o estupro. Segundo informações do Conselho Tutelar, há suspeitas de que Wanderson tenha abusadosexualmente de outras pessoas da família. A conselheira tutelar Conceição Rodrigues declarou que as denúncias serão averiguadas commais profundidade.

Dois homicídios foram registrados em ImperatrizOs dois crimes, sendo um na Beira-Rio e outro no Parque Anhanguera, foram praticados com uso de arma branca

Corpo do morador de rua assassinadona Beira-Rio ainda se encontrano IML sem identificação

José Alan dos Santos, assassinadono Buriti, já teve o corpo liberado

para familiares

Fot

os:

Jesn

em M

orae

s/A

smoi

mp

Mais dois assassinatos foram registrados emImperatriz, aumentando para oito o número dehomicídios neste mês de junho, que já superoumaio, quando foram registrados seis. De janeiroaté ontem, já foram registrados 68 homicídiosem Imperatriz.

O primeiro homicídio aconteceu por volta de2 horas de quinta-feira (19), na Beira-Rio, pró-ximo ao setor das peixarias. A vítima foi ummorador de rua, cujo corpo se encontra no Ins-tituto Médico Legal (IML) ainda sem que fossereclamado por familiares e se constituiu em maisum indigente.

Segundo informações da Polícia Militar, avítima foi esfaqueada possivelmente por outromorador de rua, até agora não identificado. Eleainda chegou a ser atendido por socorristas doServiço de Atendimento Móvel de Urgência

(SAMU), mas morreu a caminho do HospitalMunicipal de Imperatriz, o Socorrão.

O segundo homicídio aconteceu já por voltade 5 horas dessa sexta-feira (20), na Rua DomPedro II, entre as ruas 19 e 20, no Parque doBuriti. A vítima foi José Aldo dos Santos, 30 anos,que era morador da Rua dos Almirantes, ParqueAnhanguera, área periférica de Imperatriz.

Os dois casos foram registrados no PlantãoCentral da 10ª Delegacia Regional de Imperatrize somente na próxima segunda-feira (23) serãoencaminhados às delegacias do 1º DP, que in-vestigará o assassinato da Beira-Rio, e 4º DP,onde será investigado o crime ocorrido no Par-que do Buriti.

Nos dois casos, as vítimas foram assassina-das por golpes de arma branca (faca). Os acu-sados ainda não foram identificados.

Condenado a mais de 13 anos por homicídioé preso em Sítio Novo do Maranhão

Emiliano Rodrigues Diniz matou Deibson Araújo Sá com cincotiros no dia 25 de agosto de 2007 em Amarante

Emiliano Diniz já seencontra à disposição

da Justiça

Div

ulga

ção

Policiais civis da DelegaciaRegional de Imperatriz prende-ram, nessa sexta-feira (20),Emiliano Rodrigues Diniz nacidade de Sítio Novo do Mara-nhão, distante 100 km de Im-peratriz. Os policiais cumpri-

ram mandado de prisão em des-favor de Emiliano Rodriguesdecretada pelo juiz Glender Ma-lheiros Guimarães, da Comar-ca de Amarante do Maranhão.

Emiliano Diniz é acusado deter assassinado Deibson Araú-jo Sá, crime pelo qual foi julga-do à revelia pelo Tribunal doJúri de Amarante e considera-do culpado, tendo sido conde-nado a 13 anos e 6 meses deprisão em regime fechado naPenitenciária de Pedrinhas, con-forme relatório do juiz GlenderMalheiros.

O crime aconteceu no dia25 de agosto de 2007, por vol-ta de 22 horas, na Rua BaymaJúnior, no povoado MundoNovo, zona rural do municípiode Amarante, ocasião em queele desferiu cinco tiros de re-vólver na vítima, que morreuinstantaneamente.

Emiliano Diniz foi pronun-ciado pelo Ministério Público

como incurso nas sanções pu-nitivas do artigo 121, caput, doCódigo Penal.

Durante todo esse tempo,Emiliano Diniz estava foragido,inclusive não comparecendo àsaudiências, motivo pelo qual,após ter sido julgado, teve aprisão preventiva decretadapara evitar uma fuga para localincerto e não sabido.

Emiliano Diniz, que está sen-do investigado como suspeitode um outro homicídio emMontes Altos, foi preso emfrente à casa onde residia emSítio Novo do Maranhão, namanhã de ontem. Com ele ospoliciais apreenderam dez mu-nições calibre 32.

O acusado se encontra à dis-posição da Justiça em Estreito,mas deverá ser transferido paraAmarante e de lá para a Peni-tenciária de Pedrinhas, localdeterminado pelo juiz para ocumprimento da pena.

Nessa sexta-feira (20), por volta do meio dia,uma caminhonete Toyota modelo Hilux, cor pra-ta, placa NHA-1576 Imperatriz, foi tomada deassalto em Imperatriz. A ação criminosa, prati-cada por dois elementos armados, aconteceuquando a vítima, uma mulher, chegava em umaresidência localizada no bairro Juçara.

Os dois elementos tomaram a caminhonetede assalto, a Polícia Militar foi comunicada eeles foram abordados quando passavam pelaAvenida Silvino Santis, Vila Maderminas, na pe-riferia de Imperatriz. Entretanto, não atenderamà abordagem dos militares e empreenderam fuga.Começou, então, uma perseguição e os polici-ais, devido aos vários buracos nas ruas da área,não conseguiram acompanhá-los. Realizandobuscas, os policiais encontraram a caminhoneteabandonada na rua Fernão Dias, no Jardim Pla-nalto II. Ao verem os policiais, os dois bandidoscorreram para um matagal existente na área. Osmilitares fizeram buscas, mas não conseguiramlocalizar e prender os bandidos.

O veículo foi levado para o pátio da Delega-cia Regional de

Polícia Civil, onde foi restituído ao legítimoproprietário.

Táxi tomado de assalto - Na noite de quin-ta-feira, um táxi foi tomado de assalto quandotrafegava pelo bairro Bom Jesus. O veículo con-

Caminhonete tomada de assaltoé recuperada pela PM

duzia quatro passageiros, dois deles um casal,que tomou o táxi logo após o término da procis-são de Corpus Christi.

No caminho, o taxista pegou outros dois pas-sageiros e foram justamente esses que pratica-ram o assalto. Eles roubaram o táxi, um Che-vrolet Cobalt de cor amarela, e fugiram. Os ban-didos roubaram também todo o dinheiro do ta-xista e dos outros dois passageiros.

Até o início da noite dessa sexta-feira, o veí-culo não tinha sido encontrado.

Caminhonete Hilux tomadade assalto no bairro Juçara

e encontrada no Jardim Planalto II

O PROGRESSO

14º BPM realiza solenidade de promoção de policiaisAconteceu na manhã dessa sexta-feira (20) a

solenidade de promoção de policiais militares dorecém-criado 14º Batalhão da Polícia Militar doMaranhão, com sede em Imperatriz.

A solenidade, que contou com autoridades mi-litares, civis e eclesiásticas, aconteceu na igrejacatólica localizada na Avenida Pernambuco, naVila Fiquene.

Ao todo, oito policiais do 14º BPM foram pro-movidos de 2º para 1º sargento, de cabo para 3ºsargento e de soldado para cabo. Foi promovi-do de 2º para 1º sargento: Astrogildo Leite Sena,o L. Sena, muito conhecido na cidade pela suaoperacionalidade. De cabo para 3º sargento:Antonio Edson Cordeiro Cadete, Evandro Cha-ves Ribeiro, Francisco de Assis Moraes Carnei-ro, Cicero dos Santos, Dailton Rodrigues da Silvae José da Silva Aguiar. De soldado para cabo,José Maria de Oliveira Santos.

Foram agraciados com a medalha ‘Brigadei-ro Falcão’, por relevantes serviços prestados,os policiais subtenente Carlos Magno Abreu, otenente Abreu; 3º sargento Eliseu Virgínio Car-doso, 3º sargento Manoel Oliveira Lima, alémdos cabos Josemar Chaves Costa e Osvaldinoda Silva Ribeiro.

O Tenente Coronel Edeilson Carvalho, co-mandante do 14º BPM, informou que essas pro-moções fazem parte da política de valorizaçãodos policiais militares por parte do comando geral

da Polícia Militar do Estado do Maranhão.“Essas promoções são frutos do trabalho que

vem sem feito pelo Coronel Zanoni Porto na po-lítica de valorização dos policiais militares em-pregada por ele desde que assumiu o comandogeral da Polícia Militar do Maranhão”, disseEdeilson Carvalho. Em todo o Maranhão, 275policiais militares receberam promoções e me-dalhas de honra ao mérito pelos serviços presta-dos à sociedade. Essas promoções fazem partetambém da comemoração de 178 anos de cria-ção da Polícia Militar do Maranhão, ocorrido noúltimo dia 17, terça-feira.

Tenente Coronel Edeilson Carvalholadeado pelos policiais Osvaldino,

Abreu e L. Sena

O P

RO

GR

ES

SO

SÁBADO, 21 DE JUNHO DE 2014

e.mail: [email protected]

LINHA DE FUNDODema de Oliveira

Jogos de hoje pelaCopa do Mundo

Grupo F13h00 – Argentina x Irã – Mineirão (BeloHorizonte)19h00 – Nigéria x Bósnia – Arena Pantanal

Grupo G16h00 – Alemanha x Gana – Castelão (Fortaleza)

Adiós, España!A eliminação precoce da seleção da Espa-

nha para o Chile, depois de perder por 2 a 0no Maracanã, no Rio de Janeiro, gerou reper-cussão negativa na imprensa esportiva espa-nhola, conhecida pelo entusiasmo e euforia dasmanchetes. O jornal esportivo AS publicou nacapa principal da versão online a manchetechamando o jogo de “Maracanaço e Adeusao Mundial”, em referência à derrota do Bra-sil na Copa de 50 para o Uruguai, na final da-quela competição. O AS destaca os sete golssofridos pela seleção espanhola neste mundi-al no Brasil, quando na última Copa, em 2010,a “Roja” havia tomada apenas dois gols emtoda a disputa na África do Sul.

Demais manchetesO jornal Sport chamou de “merecida” a

desclassificação precoce e inesperada daatual campeã do mundo e disse que os espa-nhóis pareceram nem terem entrado em cam-po na partida contra o Chile, que dominou ojogo durante boa parte dos 90 minutos. Coma manchete “K.O histórico da Espanha”, ojornal Sport usa a sigla das competições deluta para dizer que os espanhóis perderam aCopa por nocaute e vão embora mais cedopra casa, apenas cumprindo tabela contra aAustrália. Logo depois da eliminação, o jor-nal “Mundo Deportivo” exibia na mancheteda versão online a chamada dizendo que aFúria se despede do Brasil e deixa a Copapela porta de trás da competição. Para o“Mundo Deportivo”, a eliminação na segun-da rodada é o adeus melancólico de umageração, que eles chamam de “Triste Adeusde uma campeã”. O jornal enfatiza as vitóri-as dessa geração espanhola até a chegadaao mundial no Brasil, além da trágica cam-panha em solo brasileiro, onde os espanhóisnão conquistaram nenhum ponto até aqui.

Arruma a mala aíQuem também está com as malas arruma-

das são os camaroneses e os australianos, quejá estão eliminados do restante da Copa. Emsituação difícil estão a Inglaterra, Grécia eJapão. Já estão nas oitavas de final: Holanda,Chile e Colômbia. As demais, incluindo o Bra-sil, ainda terão de ralar para conseguirem avaga. Os jogos da última rodada da primeirafase da Copa do Mundo serão realizados nodia 26 de junho, próxima quinta-feira.

CURTINHASO que aconteceu em São Paulo, com a

Polícia Militar fazendo acordo com bandi-dos, foi realmente uma falha muito gran-de/////E aí deu no que deu: 12 carros im-portados, que custam R$ 500 mil, destruí-dos//////Até quando vamos ter de convivercom isso? Ninguém sabe//////O país virouuma bagunça total, em que até ordem dejuiz não está sendo cumprida/////Mas vol-tando à Copa do Mundo, eu acho que nos-sas barbas têm de continuar de molho/////O que aconteceu com a Espanha e podeocorrer também com a Inglaterra tem deser levado em conta/////////Não podemosbrincar com os camaroneses, que estãoferidos, pois também já estão eliminados evão querer vencer pelo menos uma naCopa, principalmente o Brasil/////O Brasilse classifica se vencer ou empatar e podese classificar até com uma derrota paraCamarões, desde que a Croácia vença oMéxico/////Mas o que interessa mesmo é avitória, pois só dependemos de nós.

Campeonato Sub-15 começa neste domingoCom seis equipes, começa neste domingo (22) o Campeonato Im-

peratrizense Sub-15. As equipes que vão disputar a competição sãoMarília, Marwel, EG Sports, CFC, Caema, Anapolina, Pé de Atleta eCruzeiro. As duas últimas são de Açailândia.

De acordo com o regulamento e a forma de disputa, as seis equi-pes jogam entre si em jogos apenas de ida, e classificam-se quatropara a semifinal.

A fase semifinal também será em rodada única e os dois vencedo-res disputarão o título também em apenas uma partida.

As equipes do Ferroviário e Mogi-Mirim, de Açailândia, farão o grandeclássico da segunda rodada da TaçaCidade de Imperatriz Sub-15, nestesábado (21), às 08h30, no estádioPedro Maranhão.

O Ferroviário, que vem de umavitória diante do EG Sports pelo pla-car de 4 a 2, espera engrenar na com-petição.

O atacante Edson, que foi um dosdestaques do último jogo, é presen-ça confirmada na equipe do técnico

Equipes de índios Krikatis com suas respectivas rainhas

Ald

o M

anoe

l

Acontece hoje a final do Campeonatodos Povos Indígenas Krikatis

A final vai acontecer no campo de futebol da aldeia São José, em Montes AltosEstá marcada para hoje, no muni-

cípio de Montes Altos, distante 65km de Imperatriz, a grande final do 3ºCampeonato de Futebol dos PovosIndígenas Krikatis.

A competição, que reuniu equi-pes das aldeias Krikatis de toda aregião, é uma organização da Secre-taria de Cultura e Desporto de Mon-tes Altos, que tem à frente o ex-téc-nico do Imperatriz, Sérgio Belfort, emparceria com a Comissão Krikati. Afinal será no estádio da sede da al-deia São José.

De acordo com o secretário deCultura e Desporto, Sérgio Belfort, aproposta do evento é incentivar oesporte entre os índios Krikatis dequatro aldeias: São José, Campo Ale-gre, Jerusalém e Recanto dos Cocais.

“Como realizamos o campeonatomunicipal, resolvemos promover umevento esportivo para incentivar a

prática do futebol nas aldeias e a pro-posta é que isso vire tradição na al-deia”, afirma o secretário.

Premiação

Sérgio Belfort informou a OPROGRESSO que o time cam-peão, o vice e o terceiro colocadoreceberão troféus e medalhas.Também receberão medalhas o ar-tilheiro e o goleiro menos vazadoda competição.

Segundo Sérgio Belfort, a com-petição reuniu, além dos índios dasquatro equipes, vários outros de al-deias de povos Krikatis que, mesmonão participando, prestigiaram todosos jogos. “Foi uma movimentaçãomuito grande, o que para nós estásendo motivo de satisfação e a cer-teza de que esse evento marcou eveio para ficar”, disse Belfort.

Ferroviário e Mogi-Mirim fazem clássico pela Taça Cidade de Imperatriz Sub-15

Ferroviário e Mogi-Mirim fazem o clássico açailandense pela Copa Imperatriz Sub-15Luizão. O Mogi-Mirim, por outrolado, não foi bem em sua estreia, jáque foi goleado por 5 a 0 pelo JVLideral no estádio Frei Epifânio.

Equipe Mogi-MirimO técnico Zezinho espera que sua

equipe possa se reabilitar na compe-tição e nada melhor do que vencerum clássico.

O treinador é sabedor dos errosapresentados por sua equipe na par-tida contra o JV Lideral, durante os

treinos da semana, e procurou corri-gi-los. Para prosseguir com chancesde classificação é necessário supe-rar o Ferroviário hoje no Pedro Ma-ranhão.

Ambas as equipes entraram emacordo para realizarem a partida nacidade de Açailândia, com o intuitode diminuir os gastos e prestigiar otorcedor que comparecer ao estádiona manhã de hoje.

Também hoje será realizado maisum jogo pela Taça Cidade de Impera-

triz Sub-15. EG Sports e Melo Empre-endimentos se enfrentam às 16 ho-ras, no Estádio Walter Lira.

EG Sports e Melo Empreendimen-tos têm algo em comum: ambas per-deram para o Anapolina. O EG per-deu por 4 a 2, na primeira rodada,enquanto que o Melo Empreendi-mentos perdeu por 3 a 2, na últimaquinta-feira (19), em partida que fe-chou a rodada. O Anapolina lidera acompetição com 6 pontos ganhos e100% de aproveitamento.

Sampaio vence Sabiá na primeira partida da decisão por vaga na Copa São Paulo Júnior

Sampaio e Sabiá se enfrentaram no Castelão nessa quinta-feira

Div

ulga

ção/

FM

FO Sampaio Corrêa saiu na fren-te na disputa pela vaga na CopaSão Paulo de Futebol Júnior de2015. O time boliviano venceu oSabiá de Caxias por 2 a 1, nessaquinta-feira à tarde, no EstádioCastelão, no jogo de ida na finalpelo Campeonato MaranhenseSub-19.

Em jogo muito disputado, o pri-meiro tempo terminou com o em-pate de 1 a 1. O Sampaio marcouprimeiro com o artilheiro Alexsan-dro, mas a equipe de Caxias empa-

tou no último minuto, com gol deTállisson. Na fase final, Lucas as-sinalou o gol da vitória do Sam-paio fazendo 2 a 1, em boa jogadado ataque tricolor.

A segunda partida, a volta,será realizada na próxima quinta-feira, dia 26, às 16h, no EstádioDuque de Caxias, na cidade deCaxias. O Sampaio jogará peloempate para conquistar a vaga naCopinha. Quem perder represen-tará o Maranhão na Copa Norteainda este ano em Belém.

Fotos: Divulgação

C2-2 SÁBADO, 21 DE JUNHO DE 2014TOCANTINS

Rua Paraíba, 762 � Imperatriz - MAFone: 3524-1487

Residência Médica no Hospital dosServidores do Estado Rio de Janeiro

Curso de Cardiologia na Clínica Quirón,Barcelona - Espanha

Cardiologia • Clínica Médica

CRM -MANº 382

Pronto Socorro Clínico e CardiológicoSOCOR

Pronto Socorro Clínico e CardiológicoSOCOR

Dr. Claumir Barros Simões

123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678

CIRURGIÃO-DENTISTA

DR. ANTÔNIO RODRIGUESSILVA FILHO

PRÓTESES

FIXA E REMOVÍVEL

ATENDIMENTO: 8h às 12h14h às 18h

RUA CEL. MANOEL BANDEIRA, 1690 - CENTRO(Entre ruas Mal. Hermes da Fonsêca e Benjamin Constant)

FONE 3072-2022IMPERATRIZ • MARANHÃO

(Araguaína-TO) - A 46ª ExposiçãoAgropecuária de Araguaína - EXPOARA2014 finalizada no domingo, dia 15 de ju-nho, fechou com números positivos, dentrodas metas traçadas pela diretoria do Sindi-cato Rural de Araguaína, entidade organi-zadora do evento. O balanço foi apresen-tado pela diretoria do SRA na manhã destasexta-feira, dia 20 de junho.

PúblicoO total de público visitante atingiu 255 mil

pessoas. A agenda de shows deste ano - umtotal de 7 shows, incluindo show e rodeio namesma noite - atraiu um público 27,7% maiorque em 2013.

"Foi um sucesso. Ficamos bastante satis-feitos com esse resultado", comentou o presi-dente do Sindicato Rural, Roberto Paulino.

Crescimento também na área econômicaNo balanço global, a comercialização total

foi de R$ 52.951.230, um acréscimo de 5,5%em relação a 2013.

Os setores comercial, industrial, serviços,diversão, alimentação e negócios tiveram umcrescimento de 20% comparados a 2013. AEXPOARA 2014 contou com 120 exposito-res, que juntos geraram mais de 4.000 empre-gos diretos e indiretos.

As instituições financeiras presentes noParque Dair José Lourenço - Banco do Bra-sil, Banco da Amazônia, HSBC e Caixa Eco-nômica Federal - registraram um total de R$22.431.130 em financiamentos.

Os setores de automóveis, motos e cami-nhões comercializaram, em apenas 11 dias,mais de 50 veículos.

Os resultados de leilões também foramconsiderados positivos, de acordo com o pre-sidente. A liquidez nos remates atingiu

(PALMAS-TO) - Emsentença publicada nesta sex-ta-feira, 20 no Tribunal Regi-onal Eleitoral, a juíza eleito-ral, Lilian Bessa Olinto, julgoususpensas as cotas do fundopartidário de mais de 20 par-tidos políticos do Estado pornão prestarem suas contas re-ferentes ao exercício finan-ceiro de 2013. A falta deprestação de contas implicana suspensão automática denovas cotas do fundo parti-dário e sujeita os responsá-veis às penas da lei.

Os partidos que não presta-ram contas são de quatro mu-nicípios do Estado, sendo eles:Aragominas com os partidos:DEM, PC DO B, PDT,PMDB, PP, PPS, PR, PSB,PROS, PSDB, PTB, PTC, PVe SD; Carmolândia - DEM,PCdoB, PDT, PMN, PMDB,PP, PPS, PR, PSB, PSD,

(PALMAS-TO) - A Se-cretaria de Estado da Agricul-tura e Pecuária (Seagro) aler-ta os agricultores familiarespara o fim do prazo para rene-gociação de dívidas do Progra-ma Nacional de Fortalecimen-to à Agricultura Familiar (Pro-naf). A ação, que garante des-contos para liquidação ou sim-ples renegociação, foi autori-zada pelo Conselho MonetárioNacional e deve ser feita até opróximo dia 30. Os produtoresdevem manifestar formalmen-te à instituição financeira o in-teresse de renegociar suas dí-vidas, com descontos.

A oferta é para os agricul-tores familiares não assenta-dos que contrataram o Pronafaté 30 de junho de 2008 e es-

(Araguaína-TO) - O tra-vesti Gustavo Morais Lima, 21anos, e o morador de rua, Aní-zio Araújo da Silva, 32 anos,mais conhecido como gambá,foram assassinados na quar-ta-feira, 18, por volta das23h30, em Araguaína. Confor-me informações de uma fon-te, que preferiu não ser iden-tificada, Anízio era suposto

EXPOARA apresenta crescimento de 5,5% na área econômicaO público também foi destaque e apresentou número 27,7% maior que em 2013

85,51%, totalizando a venda de 1.200 ani-mais. O faturamento total nos 4 leilões e 2shoppings realizados foi de R$ 1.600.000,00,crescimento de 6,52%.

Visitas técnicasA agenda técnica é considerada um dos prin-

cipais pilares da programação da EXPOARA.Este ano, os cursos, palestras, rodadas de ne-gócios, minicursos e oficinas realizadas, totali-zando 30 eventos técnicos, atraíram 2.500 in-teressados. Foram contabilizadas 30 excursõesde produtores rurais para participar dos even-tos técnicos e visitações no parque.

"Trouxemos para o Parque Dair José Lou-renço todos os produtores interessados em no-vos conhecimentos. Nossa agenda técnica sig-nifica uma grande oportunidade para o homemdo campo adquirir novas técnicas de manejo,conhecer novas tecnologias e informações dis-poníveis", comentou Roberto Paulino.

Visitas gratuitasA 46ª Exposição Agropecuária de Araguaína

recebeu ainda a visita de 1.800 alunos de esco-las públicas (municipais e estaduais) e privadas.

Contabilizando ainda grupos de idosos, cri-anças e pessoas portadoras de necessidadesespeciais e projetos de inclusão, em 11 dias dafeira, foram 5 mil visitas monitoradas gratui-tas, para conhecer inclusive as novidades doparque como a Fazendinha Cheiro de Roça ea EXPOARA Genética, com exposição de maisde 50 animais. Das entidades que visitaram oParque, 30 eram de cidades da região.

Travesti e morador de rua são executados emAraguaína. Morte pode ter relação com drogas

usuário de drogas e frequen-tador da Feirinha localizadanaquele município.

Ainda conforme a fonte,as vítimas estavam em fren-te de um estabelecimento deAraguaína quando forampegos de surpresas por umhomem, que usando umamoto, disparou cinco tiros.

Gustavo foi atingido nas

costas e Anízio, no peito.Ambos foram a óbito no lo-cal. Um inquérito foi abertopara investigar o duplo ho-micídio, mas uma das linhasé de acerto de contas compessoas envolvidas com otráfico de drogas. No localfoi achado um cachimbopara uso de crack. Até omomento ninguém foi preso.

Agricultores têm dez dias pararenegociar suas dívidas do PronafOs produtores devem manifestar formalmente à instituição financeira o interesse de renegociar suas dívidas, com descontos

tão inadimplentes no períodoaté 22 de novembro de 2011,e para os assentados da re-forma agrária que contrata-ram o Pronaf até o fim de2010 e estão inadimplentes noperíodo até 30 de dezembrode 2013. O agricultor assen-tado que optar por liquidar adívida até o fim deste ano terá80% de desconto sobre o sal-do devedor recalculado.

Segundo a coordenadorade Desenvolvimento Agrárioda Secretaria da Agriculturae Pecuária, Maria Tereza Vas-concelos, o agricultor familiarque perder esse prazo de re-negociação das dívidas terámuitas desvantagens, entreelas a perda do desconto."Esta é a oportunidade para o

produtor regularizar sua situ-ação junto ao banco. Somen-te com a adimplência é queserá possível contratar novaslinhas de crédito", afirmou.

PronafO Pronaf é um programa

do governo federal com vári-as linhas de crédito para fi-nanciamento de projetos co-letivos ou individuais da agri-cultura familiar. Seja para ocusteio da safra ou atividadeagroindustrial, seja para o in-vestimento em máquinas, equi-pamentos ou infraestrutura deprodução e serviços agrope-cuários ou não agropecuários.O programa possui as maisbaixas taxas de juros dos fi-nanciamentos rurais.

2013 Público: 240 mil Volume de Negócios:40 milhões Expositores: 120 estandes (100%)2014 Público: 255 mil Volume de Negócios: 52,9milhões Expositores: 120 estandes (100%)

Vinte partidos políticos do Tocantins nãoprestam contas e têm cotas do fundo

partidário suspensas por juíza eleitoral

(Tocantinópolis-TO) -A Polícia Civil (PC) e cum-priu os mandados de inter-nação de dois adolescentesde 16 e 17 anos apontadoscomo principais suspeitospelo crime. Ambos são acu-sados assalto ocorrido emuma panificadora em Tocan-tinópolis.

De acordo com a PolíciaCivil, na noite do dia 3 de ju-nho, dois indivíduos chegaramde moto no referido estabele-

PSDB, PSL, PTB, PT, PT doB, PTC, PV e SD; Nova Olin-da - Dem, PCB, PMN,PMDB, PP, PPS, PR, PRB,PRTB, PSB, PSD, PSDB,PTB, PT, PT do B, PTC, PVe SD e de Muricilândia com ospartidos: DEM, PDT, PMN,PMDB, PP, PPS, PR, PSB,PSC, PSD, PSDB, PSL, PTB,PT, PTC, PTN e SD.

As cotas do Fundo Partidá-rio estarão suspensas enquan-to os partidos permaneceremomissos a prestação de con-tas, caracterizando inadimplên-cia a partir da data pela lei paraprestação de contas. Após pu-blicação de sentença, é deter-minado pela juíza expedição deofícios aos diretórios regionale nacional dos partidos inadim-plentes determinando que nãodistribuam cotas do fundo par-tidário aos Diretórios/Comis-sões Provisória Municipal

inadimplente por quanto hou-ver omissão.

Ainda será informando viaedital, o ano a que se refere aprestação de contas, o motivoe o período de suspensão denovas cotas do fundo partidá-rio ao Tribunal Superior Elei-toral ([email protected]) epara a Seção de Contas Elei-torais e Partidárias do Tribu-nal Regional Eleitoral do To-cantins ([email protected]),a fim de que o órgão técnicoresponsável pelo exame dascontas verifique o cumprimen-to da penalidade.

Fundo PartidárioÉ um Fundo Especial de

Assistência Financeira aosPartidos Políticos, que tenhamseu estatuto registrado no Tri-bunal Superior Eleitoral eprestação de contas regularperante a Justiça Eleitoral.

PC de Tocantinópolis apreendemenores por prática de assalto

(PALMAS-TO) - Equipe doColégio Dom Orione treinoubastante para competir na faseestadual dos Jets "O esporte éum caminho que leva os alu-nos para atividades produtivas,com possibilidades de tê-losafastados das drogas", enfati-zou o professor Rômulo DeGoianorte, equipe da EscolaAntenor Barreiras participa dosJets "É uma emoção grandeestar aqui, sendo a primeiraequipe de nossa cidade a alcan-çar essa façanha", afirmou oestudante Lucas Estudantes deAraguatins também participamda fase estadual dos Jogos,como é o caso da equipe daescola Estadual Leônidas Du-arte Para Paulo Vitor, o gostopelo voleibol é uma herança dafamília e poder participar dosJets é um passo a caminho daprofissionalização Alunas deescolas de Monte do Carmo ePorto Nacional aproveitampara se conhecer melhor du-rante os Jogos Para Rebeca,Jets promovem o esporte e asamizades.

Cerca de 700 estudantes dediversas regiões do Tocantinsestão em Palmas participandoda 24ª edição dos Jogos Estu-dantis do Tocantins (Jets). Atéo próximo sábado, os alunos -atletas se enfrentam em com-petições de voleibol, handebol,futsal e basquete, nas modali-dades feminino e masculino,categoria de 12 a 14 anos.

Da região do Bico do Papa-gaio, a equipe de voleibol mas-culino da Escola Estadual Leô-

cimento e, sem tirarem os ca-pacetes, de posse de um re-vólver calibre 38, anunciaramo assalto, rendendo duas fun-cionárias e os donos da pani-ficadora.

Os dois indivíduos subtraí-ram o dinheiro do caixa, trêscelulares, uma corrente e umapulseira de ouro e fugiram emseguida, tomando rumo igno-rado. Na residência de um dosmenores de idade, os policiaisencontraram escondidos em

um dos quartos, a pulseira, acorrente e um dos celularessubtraídos, os quais já foramrestituídos às vítimas.

Tendo em vista a gravida-de do crime, foi judicialmentedeterminada a internação pro-visória dos referidos adoles-centes os quais foram apre-endidos pela Polícia Civil deTocantinópolis no dia 12 dejunho e vão aguardar interna-dos até o término do procedi-mento investigatório.

Fase estadual dos Jets promove oesporte e a integração dos alunos

nidas Gonçalves, de Araguatins,está confiante em um resulta-do positivo na competição. Oestudante Paulo Vitor MarquesAmado Freire da Silva, de 11anos, tem o vôlei como umatradição de família, já que ospais são jogadores. Para ele,participar dos Jogos é trilhar omesmo caminho. "É uma emo-ção participar dos Jets na faseestadual, aprendemos, aprovei-tamos o momento e nos diver-timos", disse o aluno da 7ª sé-rie do ensino fundamental.

De acordo com o professorOtávio Santiago, técnico dotime, a equipe já conquistouduas medalhas de prata e estáem busca do primeiro lugar nopódio. "A nossa escola tem tra-dição no voleibol, ganhamosdois troféus de segundo lugar,temos uma quadra coberta ematerial para auxiliar nossasaulas", ressaltou o professor,frisando ainda que o esporteagrega aos alunos conhecimen-tos como o respeito, discipli-na, amizade e solidariedade.

Pela primeira vez no Jetsestadual, a equipe de futsalmasculino do Colégio DomOrione, de Tocantinópolis,chegou confiante à capital."Vencemos na fase regional,com 14 times, estamos con-fiantes na nossa participação.O esporte é um caminho queleva os alunos para atividadesprodutivas, com possibilida-des de tê-los afastados dasdrogas", enfatizou o profes-sor de educação física, Rô-mulo Rodrigues Lima.

Um dos seus alunos é VitorDuarte, 14 anos, capitão dotime. "Este é um momento im-portante para verificarmos asformas de jogadas e para con-quistar novos amigos", disse.

InteraçãoA interação entre os alunos

começa nos alojamentos. Ostimes femininos estão hospeda-dos na Escola estadual Frede-rico Pedreira; e as equipes mas-culinas no Colégio da PolíciaMilitar. As alunas Rise FreitasCampos, representante da Es-cola Estadual Padre Gama, deMonte do Carmo, e RebecaBarbosa Teixeira, 13 anos, alu-na do 9º ano do ensino funda-mental, da equipe de voleiboldo Colégio Sagrado Coração deJesus, de Porto Nacional, apro-veitam o Jets para fazer novasamizades. "É legal estarmosaqui, porque além da amizade,trocamos dicas de jogadas e atécomentamos sobre os nossosadversários nas competições",afirmou Rebeca.

O aluno Lucas Martins, 14anos, cursando o 9º ano doensino fundamental na EscolaAntenor Barreiras, de Goianor-te, disse que também está apro-veitando a viagem para ampliara socialização com os alunos deoutras regionais. "É uma emo-ção grande estar aqui, sendo aprimeira equipe de nossa cida-de a alcançar essa façanha. Parao estudante participar do Jets éum fator para se comportarmelhor na escola e estudar maispara conseguir a vaga", frisou.

C2-3 SÁBADO, 21 DE JUNHO DE 2014ACII

GERAL C2-4 SÁBADO, 21 DE JUNHO DE 2014

MURTA

MONITORAMENTO,ALARME,

CFTVE CERCA ELÉTRICA

SERVIÇOS DE:

MPERATRIZI

CONFIÁVEIS: SÓ NA MURTA

C R U Z A D I N H AC R U Z A D I N H AC R U Z A D I N H AC R U Z A D I N H AC R U Z A D I N H A

o progressoEXPRESSÃO REGIONAL

ASSINEE LEIAFone:

3525-2278

Se agir corretamen-te, terá grande expan-são em todos os sen-tidos quer nos negó-cios, quer na vida

social e profissional. Bom às investigações eas novas descobertas. Notícias negativas.

Boa influência paradesenvolver sua inte-ligência, e para tratarde assuntos ocultos.Todavia deverá evitar

acidente e extravagâncias que possam preju-dicá-lo física e moralmente. Transforme suaagitação em decisão e coragem.

Esta fase é negativapara você, mas comotudo passa esta tam-bém passará. Masagora tome cuidado

com notícias falsas, com pessoas que sedizem amigas, mas não são e cuide da saúde.Período bom para passeios e ao amor.

Imagine assuntos doamor, amizades, féri-as, vida social e nosintercâmbios de idei-as. Saiba viver suas

relações com equilíbrio, para que sobre con-fiança para dirigir bem sua vida.

Sua indecisão, nestemomento, muito po-derá prejudicá-lo. Por-tanto seja decididopara que tudo possa

sair bem. Cuide da saúde, não se precipite enão se deixe influenciar por maus pensamen-tos. Neutro na profissão.

Procure não criarnenhum obstáculono que se refere aoamor. Sua atitudepoderá ser interpre-

tada de mil maneiras. Procure ser otimistae os resultados serão satisfatórios ao finaldeste dia.

Ouça mais sua cons-ciência, pois ela temrespostas que faltampara que você alcancea felicidade plena. Não

guarde rancor dos desentendimentos do pas-sado, aprenda a perdoar os erros alheios edesista dessa sua mania de perfeição.

Problemas envolvendofinanças. Seja caute-loso Dia em que have-rá muita tranquilidadena vida familiar e pro-

fissional, com bastante disposição para solu-cionar problemas. Contudo, evite discussõescom a pessoa amada, rivais e inimigos.

Presságios dos maisfavoráveis a você.Propício aos encon-tros amorosos, parareatar velhas amiza-

des, para harmonizar-se com parentes e paraentender-se perfeitamente com os amigos.

Para obter boa posiçãono campo profissional,tudo dependerá devocê, aproveite a faseque é ótima. Êxito so-

cial, muito romantismo à noite. Boa saúde.Uma vida social intensa e muito badalada de-verá marcar este período.

Pessoas conhecidasestão propensas a co-laborar com seus pro-jetos e ideias. Se co-meteu algum erro, evi-

te culpar-se ou lastimar o tempo perdido. Omelhor que poderá fazer será buscar a com-panhia de pessoas amigas.

Pense no êxito de tudo.As transações estarãoem evidência. Agoraevite receios infunda-dos, preocupações ne-

gativas. Excelente para o amor, assuntos fa-miliares e o romance.

Horizontais1) O mesmo que irmão - As cinco primeiras letras da

palavra Mercedes2) Repetição, mais ou menos clara, de um som re-

fletido - Relativo às sementes farináceas (Ex. o Trigo)3) Complete a frase: Estou com os ... a flor da pele

- Miadela, voz do gato4) O mesmo que descolar5) Na mitologia grega era filho do famoso Zeus - O

plural de nome6) Um dos pontos cardiais - Bebe, ingere7) Prestar atendimento8) Tomei atitude - Feminino de vaiado9) Colorir artificialmente - As três primeiras letras da

palavra detetive10) De caráter íntegro; honesto, justo, reto - Con-

junto de cantores, coral

Verticais1) Que diz respeito à mente - (Abrev.) Associação

dos Tenistas Profissionais2) Uma marca de sabão em pó - Ter reação3) Que nasce no nordeste4) Eu visto, ele... - Símbolo de Gigabyte5) Domínio de topo, normalmente usado para sites

comerciais - Remessa, expedição6) Partícula nuclear instável - Ceder, doar7) Símbolo do érbio - Participei de votação8) Relativo a rememorar9) Descerem, arriarem - (Abrev.) Departamento de

Estradas e Rodagens10) ... Perdido (Nome filme e livro) - Usa nos pés

ORAÇÃO A SANTO EXPEDITOFesta 19 de abril. Comemora-se todo dia 19.Se você está com algum PROBLEMADE DIFÍCIL SOLU-

ÇÃO e precisa de AJUDA URGENTE, peça esta ajuda aSanto Expedito que é o Santo dosNegócios que precisam dePronta Solução e cuja Invocação Nunca é Tardia.

ORAÇÃO � Meu Santo Expedito das Causas Justas eUrgentes, Socorrei-me nesta Hora de Aflição e Desespero,intercedei por mim junto ao Nosso Senhor JESUS CRISTO!Vós que sois um Santo Guerreiro, Vós que sois o Santo dosAflitos, Vós que sois o Santo dos Desesperados, Vós quesois o Santo das Causas Urgentes, Protegei-me, Ajudai-me,Dai-me Força, Coragem e Serenidade. Atendei ao meu pedi-do: �Fazer o pedido�. Ajudai-me a superar estas Horas Difí-ceis, protegei-me de todos que possamme prejudicar, Prote-gei a Minha Família, atendei ao meu pedido com urgência.Devolvei-me a Paz e a Tranqüilidade. Serei grato pelo restoda minha vida e levarei seu nome a todos que têm fé. MuitoObrigado, meu Santo Expedito!

Rezar um Pai Nosso, uma Ave Maria e fazer o Sinal daCruz.

Emagradecimento,mandei publicar e distribuí ummilhei-ro desta oração, para propagar os benefícios do grandeSanto Expedito.Mande você tambémpublicar imediatamen-te após o pedido.

C2-5 SÁBADO, 21 DE JUNHO DE 2014GERAL

ALUGA - SE

Uma casa no conjunto Cristo Rei(condomínio fechado) c/ 02 quar-tos, sala, copa e cozinha. Garagemp/ 02 carros

Tratar 3524-8399/8161-9874

Um grande evento para co-memorar a classificação inter-nacional de Zona Livre de Fe-bre Aftosa foi realizado pelaSecretaria de Estado de Agri-cultura, Pecuária e Abasteci-mento (Sagrima) e a Agênciade Defesa Agropecuária doMaranhão (Aged), na noite dequarta-feira (18), no PestanaSão Luís Hotel. Durante a so-lenidade foram homenageadasdiversas instituições parceirasdo governo estadual nas açõesque resultaram no reconheci-mento internacional, cujo cer-tificado foi entregue no dia 29de maio, durante a AssembleiaGeral da Organização Mundi-al de Saúde Animal, em Paris,na França.

O secretário de Estado deAgricultura, Pecuária e Abas-tecimento, Cláudio Azevedo,que também recebeu uma pla-ca de homenagem da Aged,ressaltou que aquele era ummomento especial para o se-tor produtivo maranhense eanunciou a realização da so-lenidade também em Impera-triz, já que a região tocantinaconcentra a maior parte dorebanho do estado, estimadoem quase oito milhões de ca-beças de bovinos e bubalinos.

“Nosso trabalho à frente daSagrima para atingir a classi-ficação de zona livre começouem 2011, quando provocamoso Ministério da Agriculturapara a implantação do proces-so de ampliação da zona livree lideramos os estados queforam classificados junto como Maranhão formando a novaárea livre de febre aftosa. Foium processo vitorioso pra nós,pois nos destacamos em todasas auditorias nacionais e inter-nacional, e consolidamos aAged como agência modelono Brasil”, contou CláudioAzevedo, que citou cada um

Buritirana - Acontece namanhã deste sábado (21) maisuma edição da Cavalgada deBuritirana, que já é conside-rada um dos maiores encon-tros de cavaleiros, amazonase comitivas da região. É umarealização da prefeitura, comparcerias da Câmara de Ve-readores, dos deputados LéoCunha, Antonio Pereira eManoel Ribeiro.

O prefeito Vagtônio Bran-dão e a primeira-dama MaryBrandão aguardam com ansi-edade a todos da região tocan-tina. "Na noite de ontem en-cerrou-se o Arraiá do BomMenino, com três noites demuita festa. E neste sábadoesperamos todos da regiãopara mais uma cavalgada nanossa cidade. Que todos se-jam bem-vindos", disse o pre-feito Vagtônio.

O evento terá a presençados deputados Léo Cunha eAntonio Pereira. "Gosto mui-to de eventos assim. Sempreestou ajudando a cultura da ci-dade", disse Léo Cunha.

Na últ ima semana, aAgência Estadual de Defe-sa Agropecuária do Mara-nhão (Aged) em Balsas re-alizou uma vistoria em áreasde agricultura irrigada no suldo estado para fiscalizar ocumprimento do vazio sani-tário da ferrugem asiática emáreas que utilizam essa tec-nologia no plantio de soja.

Na ocasião da vistoria ve-rificou-se uma incidênciamaior do ataque do fungo daferrugem, tendo sido neces-sário, em alguns casos, atéquatro aplicações de fungi-

o progressoEXPRESSÃO REGIONAL Fone: 3525-2278

Ligue e faça sua assinatura

Durante a solenidade, a Sagrima e a Aged homenagearam entidadesparceiras e servidores da agência agropecuária

Setor produtivo comemora zonalivre de febre aftosa com vacinação

Contato: 9644-5995/8835-5995

Divulgação

dos homenageados, agrade-cendo o apoio de todos.

A secretária chefe da CasaCivil, Ana Graziela Neiva,prestigiou o evento e repre-sentou a governadora Rosea-na Sarney. Também participa-ram da festa e foram home-nageados, o diretor do Depar-tamento de Saúde Animal doMinistério da Agricultura, Pe-cuária e Abastecimento(Mapa), Guilherme Marques,que na solenidade estava re-presentando o ministro da pas-ta, Nery Geller, o presidenteda Federação das Indústriasdo Maranhão (Fiema), EdilsonBaldez, o presidente do Insti-tuto de Agronegócios do Ma-ranhão, José de Jesus ReisAtaíde (Inagro), o presidenteda Associação de Criadoresdo Maranhão (Ascem), AssubNeto e o presidente da Fede-ração da Agricultura e Pecu-ária do Maranhão (Faema),Hilton Coelho.

Prestigiaram ainda o even-to, os deputados estaduaisHélio Soares, André Fufuca eAntônio Pereira, pecuaristasde todo o estado, prefeitos,profissionais ligados ao setor,gestores e representantes dasinstituições homenageadas.

Ao discursar, GuilhermeMarques agradeceu a ho-menagem e ressaltou queera muito importante a re-lação de parceria entre a ini-ciativa privada e o poderpúblico. “Hoje estou aquipara aplaudir e reconhecero mérito de vocês”, falou odiretor do ministério, que foium dos responsáveis peloPrograma de Ampliação daZona Livre de Febre Afto-sa do Mapa, que, além doMaranhão, possibilitou anova classificação de zonalivre também para os esta-dos do Pará, Piauí, Ceará,

Paraíba, Rio Grande do Nor-te e Alagoas.

Também foram homenage-ados o Ministério Público Esta-dual, Polícia Rodoviária Fede-ral, Polícia Militar do Maranhão,Assembleia Legislativa do Ma-ranhão e o Fundo de Desenvol-vimento da Pecuária do Mara-nhão (FUNDEPEC). “Alémdos servidores da Aged, que seempenharam incansavelmentedurante todo o processo de re-conhecimento da zona livre,essas entidades homenagea-das aqui, estiveram sempre aonosso lado, contribuindo nasações de defesa agropecuáriado estado e prestando um gran-de serviço em prol do desen-volvimento do estado”, desta-cou o diretor geral da Aged,Fernando Lima, que tambémfoi homenageado pelo secre-tário Cláudio Azevedo.

Instrução NormativaNesta semana, foi publica-

da a Instrução Normativa nº16, em que o Ministro da Agri-cultura, Nery Geller, oficializouo reconhecimento da regiãonorte do estado do Pará e osestados de Alagoas, Ceará,Maranhão, Paraíba, Pernambu-co, Piauí e Rio Grande do Nor-te como zona livre de febreaftosa com vacinação.

Com a nova classificação,estes estados estão habilitadosa comercializar com outrospaíses e também a participarde feiras agropecuárias sem anecessidade dos animais per-manecerem em quarentena.

O diretor do Mapa, Guilher-me Marques, ressaltou que,com instrução Normativa,99% do rebanho brasileiro estáclassificado como zona livrede febre aftosa, o que equiva-le a um rebanho de cerca de210 milhões de animais. “Masé preciso ficar atento porqueo mundo não está preocupa-do apenas se existe ou não adoença e sim, se o serviçoveterinário está apto a soluci-onar os problemas”, alertouele. “Trabalhos desenvolvidos,como por exemplo, pela Aged,é que fazem o país ser umgrande fornecedor de carne”,elogiou Marques. (Secom-Vitória Castro)

Acontece hoje a Cavalgada de Buritirana

Concentração dos cavaleiros, amazonase comitivas na fazenda Bom Jesus (Tanque I)

Para o deputado AntonioPereira, o prefeito está deparabéns pelas ações na áreade cultura. "Estaremos maisuma vez prestigiando essagrade festa", disse.

"Ontem encerrou-se o ar-raiá e hoje teremos a nossacavalgada. Que todos possamaproveitar essa grande festa",destacou o presidente da Câ-mara, Solimar. (Assessoria)

11ª Cavalgada de Buritirana- Início às 9h na Fazenda Bom Jesus (Tanque I)Show na Praça da PrefeituraAbertura às 17h com Balada Loka- 19h - Banda Gibão de Couro

Aged de Balsas fiscaliza soja irrigadae localiza severo ataque de lesma

Fiscal mostra lesma encontrada em lavourade soja no sul do estado

cidas para o controle do pro-blema, considerando que jáhavia uma significativa per-da da produção. Segundo ogerente de uma das fazen-das atingidas, essas perdaspodem atingir até vinte sa-cas de soja por hectare.

Outra situação encontradadurante a fiscalização das áre-as com sistemas de irrigaçãofoi a do ataque de uma pragaque ainda não havia sido en-contrada na região, denomina-da Lesma. Trata-se de ummolusco com alto poder dedestruição e que ocasionou

perda total de cerca de 50hectares do grão, de uma áreada fazenda Santa Helena, lo-calizada em Balsas, somandoum prejuízo de R$ 150 mil re-ais. O proprietário solicitou aajuda dos fiscais da Aged parao combate da praga e foi ori-entado a fazer a gradagem daárea - etapa de preparação dosolo para o cultivo, utilizar ar-madilhas atrativas e buscar nomercado um lesmicida indica-do para o combate da praga eautorizado para o uso na cul-tura da soja.

A lesma tem potencialpara depositar até 300 milovos por indivíduo, podendocausar uma infestação altís-sima na área de seu ataque."Temos que monitorar deperto essa praga para quepossamos manter seu ataquerestrito à área onde foi en-contrada, para que a mesmanão se dissemine para outraáreas com sistema sob pivôe venha trazer ainda maisprejuízos aos produtores daregião, tendo em vista suacapacidade reprodutiva", ex-plicou Diego Amaral, Chefeda Unidade Regional daAged em Balsas.

Divulgação

Div

ulga

ção

C2-6 SÁBADO, 21 DE JUNHO DE 2014ESPORTE

No primeiro trabalho combola dos jogadores titulares daSeleção Brasileira após o em-pate de terça-feira com oMéxico, o técnico Luiz Feli-pe Scolari os colocou paraensaiar fundamentos, naGranja Comary, juntamentecom os reservas.

À exceção do goleiro JúlioCésar, que nessa sexta-feiraficou na academia realizandoexercícios para a lombar (lo-cal em que sofre com dores

O cancelamento de algunstreinos depois da questionadaatuação contra o México geroudúvidas se a Seleção Brasileiranão estaria perdendo tempo emsua preparação. Como o técni-co Luiz Felipe Scolari deveráconceder entrevista apenas nodomingo, véspera da partidacontra Camarões, os jogadoresé que têm respondido sobre oespinhoso assunto.

Depois de o goleiro JúlioCésar advertir para a necessi-dade de descanso em uma com-petição curta como a Copa doMundo, foi a vez de Marcelo eDavid Luiz serem questionadosa respeito do tema, nessa sex-ta-feira. Primeiro a falar, o la-teral esquerdo aparentementenão gostou muito da pergunta.

"Não sou formado em Edu-cação Física, tem que perguntarpara o Paixão, ele resolve tudo",disse, citando o preparador físi-co Paulo Paixão como pessoaapropriada a responder, mas avi-sando que, apesar de não ser es-pecialista, os atletas estão bemcondicionados. "A gente está mui-to bem, não tem nenhum joga-dor lesionado. Todo o mundoestá com energia e muita força.Tenho certeza de que o trabalhodo Paixão está sendo muito bompara a gente".

Questionado, então, se otime não deveria treinar maisdepois de praticar um futebolnão tão vistoso, o jogador sedefendeu. "A gente sabe a res-ponsabilidade que a gente tem,o que tem que fazer em cadajogo. Sobre o treinamento, nãoposso falar nada. A gente temsó que treinar e fazer o que o

Na tarde dessa sexta-fei-ra, o duelo entre Itália e Cos-ta Rica na Arena Pernambu-co decidiu o futuro da chaveC da Copa do Mundo. A ze-bra latina voltou a passear,desta vez tendo a Azzurracomo vítima, e mandou a In-glaterra de volta para casa.Com gol de Bryan Ruiz, oscostarriquenhos venceram aseleção tetracampeã do mun-

Irmão de Yaya e Kolo Touré morre aos 28 anos na InglaterraEm meio à disputa da Copa do Mundo de 2014, a seleção da Costa do Marfim recebeu

uma triste notícia na manhã dessa sexta-feira, em Águas de Lindóia, onde está concentradapara o Mundial. Ibrahim, o irmão mais novo dos titulares Yaya e Kolo Touré, faleceu emManchester, aos 28 anos.

A notícia foi dada pelo tabloide The Telegraph e mais tarde confirmada pela FederaçãoMarfinense de Futebol, que divulgou uma nota lamentando o acontecido. A causa da morte deIbrahim, que também é jogador de futebol, foi um câncer, não especificado pelo diário inglês,descoberto recentemente em estágio avançado.

Atacante, Ibrahim não teve o mesmo sucesso dos irmãos Kolo e Yaya, respectivamentezagueiro e volante, que se consagraram no futebol inglês. O ex-jogador defendeu clubes meno-res da Ucrânia e da França, antes de se transferir para o futebol do Oriente Médio, ondetambém passou por diversas equipes. O último clube de Ibrahim foi o Al-Safa, do Líbano.

Segundo a Federação Marfinense, o volante Yaya Touré foi liberado e deixou a concentra-ção do time, no interior de São Paulo, para cuidar do translado do corpo do irmão.

Há casos em que usar umtrocadilho se torna irresistível.Quando a Suíça, famosa pro-dutora de chocolates, é golea-da, a piada parece óbvia. E nãohouve como esse tipo de brin-cadeira não passar pela cabeçade quem assistiu ao duelo entresuíços e franceses em Salvadornessa sexta-feira. O que a Fran-ça fez sobre os rivais da partidaconsagra não só o trocadilho,como também a capital baiana,a terra das goleadas na Copa doMundo: 5 a 2 para os france-ses, líderes do Grupo E.

E podia ter sido mais, já queBenzema ainda perdeu pênalti,além de ter protagonizado umcurioso lance no final da parti-da - ele bateu para o gol umsegundo após o apito final dojogo. A bola entrou, mas nãovaleu. Foi o terceiro jogo naFonte Nova no Mundial, e oterceiro jogo com muitos gols

Três dias após empate, Seleçãovai a campo e treina fundamentos

Gaspar Nóbrega/VIPCOMM

Jogadores no treino de ontem na Granja Comary,com Daniel com total domínio sobre a bola

crônicas há 11 anos), todo ogrupo participou da atividade,que foi reforçada ainda pordois juniores do Fluminense.

No começo, o campo foidividido pela metade. Em umadelas, os quatro zagueiros doelenco eram orientados peloauxiliar técnico Flávio Murto-sa. Do outro lado, quem davaatenção aos jogadores do sis-tema ofensivo era Felipão. Otreinador ensaiou bastante assaídas de jogo do meio-cam-

po para o ataque.Por fim, o campo foi redu-

zido a um curto espaço, noqual os 22 jogadores forma-ram duas equipes de modo ale-atório, sem mostras de titula-res ou reservas.

Com quatro pontos gan-hos em duas rodadas, o Bra-sil decide sua classificaçãopara as oitavas de final napróxima segunda-feira, emBrasília, diante do já elimi-nado time de Camarões.

Zebra se classifica, Itáliadesespera-se e Inglaterra chora

Lance que originou o gol da vitória da Costa Ricamarcado por Ruiz escorando de cabeça

cruzamento vindo da esquerda

Gat

ty I

mag

es/F

ifa.C

om

do por 1 a 0 para garantirvaga nas oitavas de final eassumir a liderança do "gru-po da morte".

Os costariquenhos recla-maram de um pênalti cometi-do no atacante Joel Campbe-ll, feito pelo zagueiro Chiellini,não marcado pelo árbitro. Masno lance seguinte, saiu o golda vitória da Costa Rica.

O resultado é amargo para

os italianos, mas muito maisdesastroso para a seleção in-glesa. Com duas derrotaspara Itália e Uruguai, o En-glish Team está matematica-mente eliminado da Copa doMundo. É a terceira vez queo selecionado britânico cai naprimeira fase, mas a desclas-sificação em apenas dois jo-gos é inédita. Os costarrique-nhos, por outro lado, celebrampor chegar as oitavas de fi-nal e igualar a melhor cam-panha da seleção em Copas,alcançada em 1990.

Classif icada com seispontos, a Costa Rica voltaa campo na próxima terça-feira (24), para encarar aeliminada Inglaterra, e ocompromisso pode render aprimeira colocação do gru-po D. Já a Itália faz jogo devida ou morte com o Uru-guai, tendo a vantagem doempate para estar nas oita-vas de final. Assim, a clas-sificação dos latinos culmi-na na eliminação de duasseleções campeãs do mun-do na mesma chave.

Gaspar Nóbrega/VIPCOMM

Marcelo responde por preparadorfísico: "Estamos muito bem"

Questionado sobre o aproveitamento do elenco,Marcelo afirma que todos estão fisicamente

bem e cientes da responsabilidade

professor pede para a gente, oque o Paixão pede pra gente.Preocupado não é a palavra. Agente sabe o que tem que fazere está dando o máximo para fi-car bem, para jogar bem e ga-nhar", falou.

Para David Luiz, o tema ga-nhou espaço apenas pelo fato dea Seleção não ter vencido oMéxico, o que não significa queos jogadores estejam mal. "Oquestionamento acontece, mui-tas vezes, devido ao resultado.O Brasil todo ficou acostuma-do com grandes resultados, jo-gos com muitos gols. A partefísica está sendo muito bemcontrolada, o trabalho está sen-do muito bem realizado. Esta-mos nos sentindo bem com nos-sa ferramenta principal, nossocorpo. Isso é muito bom, por-que sei como é sofrer com le-sões. Todos nós estamos aptos",opinou o zagueiro.

Além do treino dessa sexta-feira pela manhã, foi cancelada aatividade matinal de sábado. Nosdois dias, a programação inicialprevia treinamentos em períodointegral. A explicação dada peloporta-voz da Confederação Bra-sileira de Futebol foi de que oplanejamento é desenhado comnúmero maior de treinos apenaspara que Felipão possa adminis-trar a carga de atividades comoquiser e que acrescentar umasessão seria mais trabalhoso doque cancelar.

Válido pela última rodada dogrupo A, o duelo com Cama-rões, marcado para 17 horas desegunda-feira, em Brasília, põeem jogo a classificação da equi-pe verde-amarela para as oita-vas de final. Classificação quepode ser obtida com um em-pate, sem dependência do re-sultado da partida entre Croá-cia e México.

França humilha e goleia a Suíça: 5 a 2Dylan Martinez/Fifa.Com

Mathieu Valbuena faz o terceiro gol da França

- Holanda 5 a 1 Espanha e Ale-manha 4 a 0 Portugal tambémocorreram em Salvador. Bompara a França, que mostrou quea Suíça atual não é mais adeptado "ferrolho", a tática de jogarna retranca.

Talvez fosse melhor voltar aopassado. Giroud, Matuidi, Valbue-na, Benzema e Sissoko aproveita-ram e marcaram na goleada.

Fases do jogo: Só houveuma: quando a França queriaatacar, chegava fácil. Quandopreferia recuar, roubava a bolae... Atacava fácil novamente.Benzema, Giroud e cia. acha-vam espaço na defesa suíça damaneira mais tranquila vista atéaqui na Copa. Novamente umtrocadilho se torna inevitável:sim, a zaga suíça parecia aque-le típico queijo do país euro-peu, cheio de buracos.

O momento mais dramáticoda partida para os franceses tam-

bém foi no ataque. No primeirotempo, Benzema perdeu um pê-nalti, defendido por Benaglio, eno rebote Cabayé perdeu um dosgols mais feitos da Copa, chu-tando na trave. Para sorte dele,Girou já tinha marcado de cabe-ça após escanteio, e Matuidi deperna esquerda, um minuto de-pois, após roubo de bola de Ben-zema. Ainda na primeira etapa,Valbuena tocou na pequena áreacom o gol vazio. No tempo fi-nal, Benzema fez o seu, e Sis-soko fechou o placar francês.Dzemaili diminui já no final.

Suíça e França voltam a cam-po na próxima quarta-feira, naúltima rodada da chave, que teráas duas partidas disputadas si-multaneamente, às 17 horas (deBrasília). No Maracanã, os fran-ceses jogam contra os equato-rianos, enquanto na Arena daAmazônia, suíços e hondure-nhos se enfrentam.