correio notícias - edição 732

12
TERÇA-FEIRA, 02 DE ABRIL DE 2013 - EDIÇÃO 732 1 Piscicultores de Siqueira Campos recebem curso de qualificação O curso promovido pela prefeitura e secretaria de Agricultura, através do Senar qualificou 15 produtores. O objetivo é que cerca de mil piscicultores sejam qualificados Página 5 Camila Consulin Após quebra-quebra no PS de Carlópolis, médica ameaça deixar plantão Prefeito de Japira investe na melhoria de estradas rurais e ruas do município Diferente do que foi informado em alguns sites de notícias o quebra-quebra não aconteceu devido à demora no atendimento, e sim por vandalismo dos adolescentes que estavam no local Página 7 Um grave acidente na PR 092, entre Arapoti e Wenceslau Braz vitimou um jovem de 21 anos na última sexta-feira, 29.Wesney Nogueira dirigia um caminhão Mercedes Benz da empresa R. de Brito e se envolveu em um acidente com um Ford Cargo com placas de Tijucas – Santa Catarina da empresa Ziplog Serviços e Logística, dirigido por Felipe Martins de Souza, de 23 anos. Página 7 As ruas e estradas estavam em péssimas condições de tráfego. Com a melhoria, os locais foram cascalhados e a prefeitura irá trabalhar na conservação a fim beneficiar a vida dos moradores Página 3 Assessoria de Comunicação Jovem de 21 anos morre em acidente na PR092

Upload: jornal-correio-noticias

Post on 11-Mar-2016

220 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Correio Notícias - Edição 732

TRANSCRIPT

Page 1: Correio Notícias - Edição 732

TERÇA-fEiRA, 02 dE ABRiL dE 2013 - EdiÇão 7321

Piscicultores de Siqueira Campos recebem curso de qualificação

O curso promovido pela prefeitura e secretaria de Agricultura, através do Senar qualificou 15

produtores. O objetivo é que cerca de mil piscicultores sejam qualificados

Página 5

Camila Consulin

Após quebra-quebra no PS de Carlópolis,

médica ameaça deixar plantão

Prefeito de Japira investe na melhoria de estradas rurais e

ruas do município Diferente do que foi informado em alguns

sites de notícias o quebra-quebra não aconteceu devido à demora no atendimento,

e sim por vandalismo dos adolescentes que estavam no local

Página 7

Um grave acidente na PR 092, entre Arapoti e Wenceslau Braz vitimou um

jovem de 21 anos na última sexta-feira, 29.Wesney Nogueira dirigia um caminhão

Mercedes Benz da empresa R. de Brito e se envolveu em um acidente com um

Ford Cargo com placas de Tijucas – Santa Catarina da empresa Ziplog Serviços e

Logística, dirigido por Felipe Martins de Souza, de 23 anos.

Página 7

As ruas e estradas estavam em péssimas condições de tráfego. Com a melhoria, os locais foram cascalhados e a prefeitura

irá trabalhar na conservação a fim beneficiar a vida dos moradores

Página 3

Assessoria de Comunicação

Jovem de 21 anos morre em acidente na PR092

Page 2: Correio Notícias - Edição 732

TERÇA-fEiRA, 02 dE ABRiL dE 2013 - EdiÇão 7322 OPINIÃO

Ibaiti, Japira, Jaboti, Cornélio Procópio, Nova Santa Bárbara, Salto do Itararé, Carlópolis, Joaquim Távora, Guapirama, Quatiguá, Ja-carezinho, Conselheiro Mairinck, Pinhalão, Tomazina, Siqueira Campos, Santo Antônio da Platina, Arapoti, Jaguariaíva, Sengés, São José da Boa Vista, Wenceslau Braz, Santana do Itararé, Jundiaí do Sul, Andirá, Abatiá , Cambará, Ribeirão do Pinhal, Nova Fátima, Ribeirão Claro, Barra do Jacaré e Santa Amélia. Telêmaco Borba, Ibaú e Reserva.

jornalística correio do norte s/c ltdacnpj: 07.117.234/0001-62RuA DoS ExPEDICIoNáRIoS,1525 - CENTRoSIQuEIRA CAMPoS - PARANá(43) 3571-3646 | (43) [email protected]@gmail.comwww.correionoticias.com.br

DIreçÃOElizabete GoiseDITOrA CHeFeElizabete GoisreDAçÃOCamila Consulin, Isa Machado,Regiane Romão, Isamara MachadoDIAgrAmAçÃOMarcos, Bruno RafaelAuxIlIAr ADmINIsTrATIvOClaudenice Machado, Emilia KusterCOluNIsTAGênesis Machado

JORNAL CORREIO NOTÍCIAS

CIr

Cu

lAç

ÃO

:

rePreseNTAçÃOMERCoNET Representação de Veículos de Comunicação LTDARua Dep. Atilio de A. Barbosa, 76 conj. 03 - Boa Vista - Curitiba PRFone: 41-3079-4666 | Fax: 41-3079-3633

FIlIADO A

Associação dos Jornais Diários do Interior do Paraná

Por Lúcia Guimarães

Nova York - Quando abri a mochila no começo do ano letivo e meu pai viu o título do livro da disciplina que não existia no seu tempo, sacudiu a cabeça, pesaroso. Sabia que Moral e Cívica era um artifício imoral da ditadura militar que despre-zava a civilidade. Se, na minha infância, a noção de civismo foi associada à cor verde-oliva, na semana passada a expressão ganhou para mim um polimento como o oferecido pelos mel-hores engraxates da Rua São José, no centro carioca.

uma mulher de 82 anos, Edie Windsor, viúva de outra mulher, derreteu o coração de uma boa parte do país, pedindo à Suprema Corte que não pro-longasse a exclusão social que ela enfrentou durante 40 anos com sua companheira Thea, morta em 2007.

uma juíza franzina de 80 anos, sobrevivente de duas batalhas contra o câncer, cunhou com seu característico senso de humor o neologismo "casamento desnatado". A juíza Ruth Bader Ginsburg expôs ao ridículo o arrazoado do advo-gado que defendia a perpetu-ação do sofrimento de gente como Edie, perguntando porque ele rebaixava a instituição do casamento tentando impor duas castas: a da união integral, disponível para héteros e um casamento diluído para gays. Milhões comemoraram o gol de placa de Ruth, cuja voz trêmula nos argumentos gravados foi ouvida em escala viral.

Quando o público passa dias na chuva e no frio da capital, sem desordem, esperando con-seguir uma das poucas vagas

disponíveis para espectado-res nas sessões da Suprema Corte, a memória de uniformes verde-oliva se torna ainda mais distante.

o casamento entre pessoas do mesmo sexo, como o Gênio que escapou da lâmpada, não será mais aprisionado na gar-rafa da contracultura. A cara do movimento é Edie. ou um universitário da Califórnia, um dos 40 mil filhos de casais homossexuais que cresceu sem compreender a pecha de ilegitimidade que o governo federal lhe impingiu com o lamentável Ato de Defesa do Casamento. o ato conhecido pela abreviação Doma que Bill Clinton assinou sozinho, numa madrugada em campanha de reeleição, em 1996, está em julgamento na Suprema Corte. o cálculo eleitoral do ex-pres-idente que ajudou a reeleger, em novembro passado, o pri-meiro presidente a defender o casamento gay, lhe custou amizades e parte da reputa-ção. Clinton tem feito o pos-sível para se penitenciar, num reconhecimento extraordinário de que seu oportunismo pode ter atropelado a Constituição.

Mas a discriminação, é bom lembrar, não afeta apenas minorias, sejam elas raci-ais ou sexuais. A mulher que quer se tornar a primeira pre-feita lésbica de Nova York, a mulher cujo casamento com outra mulher foi um dos acon-tecimentos sociais do ano em 2012, fez outro cálculo eleito-ral para discriminar contra a maioria. Falo da maioria, de brancos, mulatos, negros e índios, heterossexuais e gays, jovens mães e homens idosos que não conseguem se apo-

sentar, todos os grupos de empregados da cidade. Chris-t ine Quinn, l íder da Câmara dos Vereadores e candidata declarada à sucessão de Michael Bloomberg em novem-bro, passou três anos obstru-indo a votação de uma lei municipal que permitir ia 5 dias de l icença médica remunerada por ano a empregados de empresas com mais de 15 fun-cionários. Segure seu queixo, caro leitor: se uma pessoa trabalhando em tempo inte-gral numa empresa em Nova York t iver 40 graus de febre e um caso extremamente con-tagioso de influenza, vai ser mandada para casa com seus germes, é claro, e pode ter seu salário descontado pela falta.

Crist ine Quinn, a candidata democrata que tanto lutou contra a própria discriminação, parece achar que f icar doente é uma fraqueza moral ou uma afronta cívica ao lucro de um empregador. Graças em parte a uma denúncia da lendária feminista Gloria Steinem, que ameaçou retirar seu apoio a Quinn, a gritaria foi o bastante para a candidata refazer seu cálculo aritmético eleitoral mas não sem antes diluir o projeto de lei. Que o bilionário Bloomberg promete vetar.

A frase mais sensata sobre a compaixão seletiva de gente como Christine Quinn foi pro-nunciada pelo primeiro político eleito para o Congresso a sair do armário, em 1987. Barney Frank, recém-aposentado aos 73 anos, disse que sua atração sexual por homens é hoje mais tolerada do que sua atração pelo papel do governo na vida dos americanos.

De gregorianos a felicianos

Por José Roberto

Tratada como remendo eleitoral, a reforma da política está se encaminhando para, na melhor das hipóteses, acabar num fetiche gregoriano: uma mexida de calendário para valer daqui a 10 anos. No pior cenário, a maior interessada, a sociedade, perderia o direito de saber quem financia quem no jogo político-eleitoral.

Depois de muitas reuniões inconsequentes, os líderes partidários concordaram que são incapazes de chegar a acordo sobre a pretensa reforma política. o impasse vai ser decidido no voto na próx-ima semana - se os nanicos deixarem. Caso PRs e PSCs da Câmara permitam, os dep-utados devem votar um par de emendas à Constituição e um ou dois projetos de lei sobre o tema.

Presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) escreveu em seu Twitter que "coincidência de eleições municipais e federais no mesmo ano foi o ponto de maior consenso entre os líde-res". Por "maior consenso", entenda-se menor dissenso.

Nem todos acham boa ideia dar seis anos - e não quatro - de mandato aos prefeitos que vierem a ser eleitos em 2016. Mas é o jeito para que todas as eleições passem a coincidir a partir do longínquo ano de 2022 sem que haja prefeitos-tampão ou, ainda pior, prorrogações

de mandato sem consulta ao eleitor.

Sempre à frente de seu tempo, nossos representantes também divergem sobre a conveniência de incluir na mesma urna até oito votações diferentes: vereador, prefeito, deputado estadual, deputado federal, dois senadores, gov-ernador e presidente. Tantas digitações requereriam aulas de piano para o eleitor.

Há quem proponha que a coincidência de eleições se limite ao ano. As votações ocorreriam em datas distintas: para presidente, senadores e deputados federais em - dig-amos - setembro, e para ver-eadores, prefeitos, deputados estaduais e governadores um mês depois. Brilhante e econômica solução.

Não importa que os custos sejam dobrados ou que o segundo turno de uma eleição coincida com o primeiro turno da seguinte. Com quatro meses perdidos entre propa-ganda eleitoral, duas eleições e dois segundos turnos, daria para emendar todo o processo eleitoral com Natal, Copa do Mundo, Semana Santa, carna-val e decretar um ano faculta-tivo. Faria pouca diferença no Congresso.

outra das emendas é daquelas inutil idades pompo-sas que os parlamentares se esmeram em aperfeiçoar: para não mais atrapalhar suas via-gens de réveillon, querem adiar a posse de prefeitos para 5 de

janeiro, de governadores para 5 dias depois, e de presidente para o dia 15. A não coincidên-cia de datas é para poderem ir às cerimônias e festas uns dos outros, é claro.

Depois que essas mudanças constitucionais de primordial importância forem votadas, os deputados finalmente poderão se dedicar ao que mais lhes preocupa: o dinheiro - ou como farão para financiar suas cam-panhas. o debate é se usarão mais do seu, do meu, do nosso, e se doações de empresas e pessoas continuarão sendo de conhecimento público ou se serão camufladas.

Fundo Perdido. Ironica-mente chamada de "financia-mento público exclusivo", a proposta petista que deve ir à votação prevê que todas as campanhas eleitorais sejam bancadas por um fundo único. Esse fundo receberia dinheiro do Tesouro Nacional e - a des-peito do nome - de empresas e pessoas. o dinheiro seria divi-dido entre os partidos na pro-porção dos votos recebidos na eleição anterior. É o chamado fundo perdido.

o brilhantismo da proposta é acertar duas conveniências com uma penada só. Ao priv-ilegiar três de cada quatro reais às campanhas de quem já manda, assegura-se grande vantagem aos incumbentes. Ao misturar tudo em um fundo só, ocultam-se as doações de empreiteiras, bancos e quem quer que seja aos candidatos.

Moral e cívica

Page 3: Correio Notícias - Edição 732

TERÇA-fEiRA, 02 dE ABRiL dE 2013 - EdiÇão 7323POlÍTICA

ação social A primeira dama, Luciane Bueno tem se destacado em Siqueira Campos, ela tem atuado forte na Ação Social, ajudando o departa-mento a cumprir a missão social da administração publica. Aque-les que realmente precisam do poder público vêm recebendo a atenção necessária, principal-mente as crianças e os idosos. A primeira dama já conquistou vários utensílios e roupas que vão incrementar a Campanha do Agasalho 2013. E disso que a nossa gente precisa, de pessoas determinada então, continuem assim Luciane.

plano inédito para piscicultores

A Secretaria de Agricultura e a pre-feitura de Siqueira Campos, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) realizou neste começo de mês, um curso voltado aos piscicul-tores do município. o intuito é de capacitar os produtores que utilizem a atividade como fonte de renda e também para que possam participar do plano inédito de piscicultura do município. Cerca de 15 produtores participaram da qualificação, porém o curso irá se estender durante o ano inteiro e tem como objetivo capacitar até mil piscicultores em cinco anos. o curso é uma forma de melhorar a criação de peixes, para que assim possam ter um aproveitamento melhor do produto.

Brasil no continente antártico no final

de 2014Ao mesmo tempo em que o gov-erno brasileiro concentra esforços na reconstrução da Estação Antártica Comandante Ferraz, na Ilha Rei George, destruída por um incêndio em fevereiro de 2012, cientistas buscam consolidar a presença de pesquisadores do país mais ao Sul, dentro do Con-tinente Antártico. Cientistas da universidade do Estado do Rio de Janeiro (uERJ), da universidade Federal do Rio Grande do Sul (uFRGS) e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) pretendem montar uma base com capacidade para oito pesquisa-dores, no local onde já funciona o módulo autônomo Criosfera 1, que opera sem a presença de cientistas, na latitude 85 Sul, a 500 quilômetros do Polo Sul.

salas Vips para parlamentares em Brasília custam r$

142 mil por anoos senadores e deputados fede-rais possuem atendimento espe-cial no Aeroporto Internacional Presidente Juscelino Kubitschek, em Brasília. Ao todo, os aluguéis das salas Vips somam R$ 142,4 mil ao ano. os locais permitem a realização de check in e, quando necessário, resolução de prob-lemas de embarque e extravio de malas dos parlamentares.

declarações do imposto de renda

poderão ser enVia-das por dispositiVo

móVelos contribuintes que ainda não enviaram a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) vão contar com mais uma alternativa para ficar em dia com o Fisco. A partir de ontem (1º), a Receita Federal aprovou o aplica-tivo que permite o envio do doc-umento por meio de dispositivos móveis conectados à internet, para o exercício de 2013, ano-base 2012. o aplicativo, m IRPF, será disponibilizado pela secre-taria da Receita Federal do Brasil para uso em tablets e smart-phones que utilizem os sistemas operacionais IoS e Android, para uso de pessoas físicas residentes no Brasil. A autorização para apresentação do documento via dispositivos móveis faz parte da Instrução Normativa nº 1.399,

publicada ontem no Diário Oficial da união.

número de Brasile-iros que partici-

pam de consórcios cresce em feVereiroo número de brasileiros que optaram por consórcio para com-prar veículos, imóveis, eletro-eletrônicos ou serviços cresceu em fevereiro, informou a Asso-ciação Brasileira de Administra-doras de Consórcios (Abac). o total de participantes do sistema de consórcios chegou a 5,3 mil-hões em fevereiro, o que repre-sentou, segundo a Abac, um novo recorde histórico. o número é 10,4% superior ao do mesmo mês do ano passado (4,8 milhões de participantes). “o crescimento do sistema nos últimos anos é uma prova de que o consórcio tem sido escolhido por parte expressiva de consumidores que planejam o seu futuro, da sua família e até mesmo da sua empresa. os mais de cinco milhões de consorcia-dos atestam o mecanismo como forma de realização dos sonhos de consumo ou de formação patri-monial”, destacou em nota o pres-idente executivo da Abac, Paulo Roberto Rossi.

GoVerno quer ampliar número de

creches A presidenta Dilma Rousseff disse ontem (1º) que o governo federal deve entregar um total de 8.685 creches até 2014, superando a meta estabelecida de seis mil. As unidades, segundo ela, poderão ser construídas por meio de Regime Diferenciado de Con-tratação, processo considerado pelo governo como menos buro-crático, mais ágil e mais seguro. outra novidade, de acordo com a presidenta, é que o Ministério da Educação fez uma licitação para escolher um projeto padrão de creche pré-moldada. A ideia é que a unidade passe a ser construída de forma mais rápida. o prazo para entrega, segundo Dilma, pode ser reduzido em até três anos, sendo que o modelo fica 20% mais barato.

judiciário aumentou em 43% os Gastos

com diárias em 2012o Poder Judiciário gastou R$ 100 milhões com diárias no ano pas-sado. o montante é 43% maior do que o desembolsado em 2011 – R$ 69,7 milhões. o valor não envolve outras despesas de via-gens, como passagens e outros meios de locomoção. Ao todo, o Judiciário possui 104,9 mil servi-dores.Das 66 unidades orçamentárias integrantes do Poder, 39 aumen-taram os pagamentos. o Tribu-nal Superior Eleitoral (TSE) foi o órgão em que os dispêndios com diárias mais cresceram. o TSE elevou em R$ 26,3 milhões os desembolsos. os dispêndios cresceram principalmente em razão das eleições municipais que aconteceram no ano passado.

GoVerno lança plano inoVa enerGia

o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, assinou ontem (1º) o termo de cooperação do Plano Inova Energia, por meio do qual serão investidos R$ 3 bilhões no desenvolvimento da área energética no país. Para o pro-jeto, o BNDES disponibilizará um orçamento de R$ 1,2 bilhão, que formará o fundo de financia-mento com mais R$ 1,2 bilhão da Financiadora de Estudos e Pro-jetos (FINEP) e R$ 600 milhões da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Com esse orçamento, empresas sediadas no Brasil poderão rece-ber créditos com taxas reduzidas, subvenções e dinheiro não reem-bolsável para o desenvolvimento de pesquisas.

Prefeito de Japira investe na melhoria de estradas

rurais e ruas do municípioAs ruas e estradas estavam em péssimas condições de tráfego. Com a melhoria, os locais foram cascalhados e a prefeitura irá

trabalhar na conservação a fim beneficiar a vida dos moradores

De JapiraRegiane Romão

Há três meses frente à administração municipal, o prefeito Wilson Ronaldo Rony de oliveira Santos – PSDB continua atendendo ao pedido dos moradores e realiza obras de cascalhamento e recuper-ação de estradas e trechos do bairro Ponte Nova.

A Secretaria de obras e Transportes já disponibi l izou o maquinário que está tra-balhando a todo vapor para entregar as obras o mais

rápido possível.Mas não é só a área rural

que está sendo beneficiada, nos bairros da cidade que pre-cisavam de reparos também há funcionários trabalhando.

Para a realização do serviço, uma pá carregadeira, uma moto niveladora e dois caminhões patrolas estão sendo uti l izados.

Com esse equipamento é possível real izar reparos e fazer o cascalhamento nas estradas e trechos do município.

A intenção da Secretaria

de obras e Transporte é recuperar e cascalhar todas as estradas. Depois da recu-peração, a prefeitura fará manutenção contínua nos locais a f im de conservar as estradas e ruas em bom estado.

o prefeito Rony disse que em breve o município rece-berá novos maquinários, que já estão em processo de l ici-tação. Com isso, a prefeitura pretende realizar as obras com mais rapidez e eficiência.

Para f inal izar, Rony disse que o pedido de mel-

horias nas estradas e ruas de Japira part iu dos mora-dores. “Estamos atendendo ao pedido dos moradores do Bairro, que sol icitaram o cascalhamento e recuperação das estradas, mas devido ao mau tempo foram adiados os serviços, mas agora com a melhora, estamos cumprindo nossa promessa de deixar as estradas rurais em perfeitas condições de tráfego, pro-porcionando maior conforto e comodidade aos moradores bem como aos visitantes do bairro”.

maquinário trabalha nas estradas rurais do município

Assessoria de Comunicação

Vereadores mirins debatem melhorias para Ribeirão Claro

De Ribeirão ClaroWendy Comunicações A Câmara Mirim de Ribeirão

Claro se reuniu na última semana para debaterem melhorias para a cidade. Na pauta, eles destacaram a necessidade da realização em suas escolas para conscientizar os alunos sobre a necessidade de

preservar a água e a conservação do patrimônio público escolar.

Durante a sessão eles destaca-ram que ocorre a deterioração do patrimônio, pois rabiscam cartei-ras e paredes, causando entupi-mento nos sanitários e danos nas torneiras. A intenção da Câmara Mirim é realizar uma campanha em conjunto com os estabelecimentos

de ensino para conscientizar os alunos sobre a situação.

o projeto é do vereador Carlos Henrique Molini, o Kalé, que acompanha mensalmente as reuniões. “É importante para eles conhecerem as funções e par-ticipar da política para formar uma nova geração de políticos”, destaca.

Participaram durante este ano: Guilherme José Baggio Néia Pontes, Laís Cristina de Carvalho, Laura Stefani Ribeiro, Nicoly da Silva Costa, Paola Abrantes de Souza Codonhoto, Pietra Gabrieli Marreca Denobi, Sabrina Aparecida Balsarini Marqueti, Thainara Cristina da Silva e Vitória Paschoal Bonato.

Page 4: Correio Notícias - Edição 732

TERÇA-fEiRA, 02 dE ABRiL dE 2013 - EdiÇão 7324 regIONAl

Profissionais da saúde alertam a população contra o perigo do mosquito da dengue

Com o slogan ‘Não crie mosquito em casa’ a Secretaria municipal da Saúde

promoveu nesta quinta-feira, 28 de março, uma passeata com objetivo de alertar a

população a prevenir-se contra o perigo do surgimento de focos de larvas do mosquito

transmissor da dengue, o Aedes Aegypti.De Wenceslau BrazKi to Corrêa

o movimento partiu de frente da unidade Central do ESF – Estratégias de Saúde da Família e percorreu as ruas centrais da cidade.

o evento contou com carro de som e dezenas de profissionais da Saúde empunhando cartazes e distribuindo filipetas, contendo informações e cuidados para evitar o surgimento das larvas. A coorde-nadora e enfermeira responsável pelo ESF local, Francine Teixeira dos Santos disse que o mosquito da dengue se desenvolve em uma semana e a melhor forma de pre-venir a dengue e diminuir os riscos de epidemia é evitar água parada.

Ela ressalta que eliminando os focos, é possível impedir a reprodução dos mosquitos. Por isso é importante deixar o agente de endemias entrar em sua casa e mantê-la livre da dengue. Fique atento e se você tiver sintomas como febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos ou dor no corpo, não se automedique, pro-cure a unidade de Saúde mais próxima.

o coordenador de endemias, Alexandre da Silva disse que toda vez que os moradores entrarem ou saírem de casa, devem des-cartar adequadamente tudo o que acumula água. “Mantenha bem tampados tonéis e barris de água, assim como as calhas, canos e ralos desentupidos. Coloque areia

nos pratos de vasos de planta, vire garrafas e vasilhames. Não deixe pneus onde possa acumular água, tampe a caixa d’água e as lixeiras”, ressaltou Silva, lembrando que é importante manter o ambiente onde se vive livre de entulhos.

Segundo o último boletim divul-gado pela Secretaria Estadual de Saúde (SESA), na segunda-feira, dia 25, o número de cidades com epidemia de dengue no Paraná aumentou de 32 para 46. Segundo informou o superintendente de Vig-ilância em Saúde, Sizefredo Paz, apesar da queda nas tempera-turas, as regiões norte, noroeste e oeste do estado apresentam condições climáticas favoráveis à reprodução e desenvolvimento do mosquito da dengue.

Imagem Ilustrativa

Ribeirão Claro terá nova viatura para a PM

Esta é segunda viatura recebida em menos de um ano e veio por indicação do Secretário do

Trabalho Luiz Cláudio Romanelli

De Ribeirão ClaroDa Assessoria

Ribeirão Claro terá uma nova viatura para patrulhamento e policiamento ostensivo realizado pela Polícia Militar. o veículo foi indicado pelo secretário de Estado do Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Luiz Cláudio Romanelli. o governador Beto Richa entregou oficialmente as viaturas no dia 27 de março e o veículo deve chegar ao município nas próximas semanas.

o 2º Batalhão de Polícia Militar (BPM), com sede em Jacarezinho e responsável por Ribeirão Claro recebeu um total de 14 viaturas. As novas viaturas

fazem parte do programa Paraná Seguro, criado pelo Governo do Estado para oferecer condições adequadas de trabalho às polí-cias. Em todo o estado foram 208 viaturas para a PM e 94 para a Polícia Civil, um total de 302.

Segundo Romanelli, o obje-tivo é melhorar as condições de trabalho das polícias militar e civil do Estado. “A entrega de novas viaturas faz parte do pro-jeto de reestruturação da Segu-rança Pública no Paraná e os municípios do Norte Pioneiro já estão sendo contemplados neste primeiro lote de veículos entreg-ues”, destacou.

Para ele, a entrega das via-turas representa o compromisso

do governador Beto Richa com a Segurança Pública em todo o Estado. “Além de entregar novas viaturas, o Governo do Paraná está investindo na contratação de novos policiais e fortalecendo as ações no sentido de combater a violência em todas as regiões do Estado”, afirmou.

o prefeito de Ribeirão Claro, Geraldo Maurício Araújo, agra-deceu o apoio do secretário e declarou que o veículo será muito útil para manter a segurança no município. o mandatário lembrou que na última edição da Fescafé, em julho de 2012, foi entregue uma viatura e agora, em menos de um ano, a PM de Ribeirão Claro recebe a segunda unidade.

Imagem ilustrativa

Equipe técnica do núcleo regional de educação de

Jacarezinho participam de oficina do SAEP

De JacarezinhoDa Assessoria

Nos dias 25 e 26 de março, realizou-se em Curitiba a Oficina de Análise e Divulgação de Resul-tados do SAEP 2012 (Sistema de Avaliação da Educação Básica do Paraná). o objetivo do encontro foi divulgar os resultados preliminares do SAEP 2012, bem como, capaci-tar os participantes na interpretação e análise dos resultados.

Estiveram presentes: Sr. Flávio Arns, Vice-Governador e Secretário de Estado da Educação, Eliane Terezinha Vieira Rocha, Superin-tendente da Educação, os Chefes dos Núcleos Regionais de Edu-cação, Coordenadora da Educação

Básica da SEED, Técnicos das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática da SEED e NREs, bem como, os Pedagogos das escolas.

o Sr. Flávio Arns fez a abertura do evento reforçando a idéia de que a escola pertence à comunidade escolar. Assim, é de suma importân-cia que essa comunidade faça uma análise pedagógica criteriosa dos resultados de seus alunos no SAEP 2012 e verifique em que é preciso melhorar.

É relevante considerar que essa avaliação não tem como obje-tivo estabelecer “ranking” entre as escolas, mas ser instrumento que ofereça subsídios para avançar, detectar onde há falhas ou em que a escola se destaca, enfim, mel-

horar a educação do Paraná. Nesse encontro foram apresen-

tados os resultados preliminares de participação e desempenho dos alunos no SAEP 2012. o resultado oficial será divulgado pelo senhor Secretário de Educação, juntam-ente com as ações que deverão ser desenvolvidas pelas escolas.

A Chefe do NRE, professora Silvia Regina de Souza, salienta a importante tarefa da equipe pedagógica das escolas em fazer com que a comunidade esco-lar, entenda o resultado dessa avaliação como um instrumento importantíssimo para o avanço da educação, no sentido de se fazer mais, para que a qualidade seja cada vez maior.

Divulgação

flávio arns, Vice-Governador e secretário de estado da educação

Page 5: Correio Notícias - Edição 732

TERÇA-fEiRA, 02 dE ABRiL dE 2013 - EdiÇão 7325lOCAl

Piscicultores de Siqueira Campos recebem curso de qualificação

O curso promovido pela prefeitura e secretaria de Agricultura, através do Senar qualificou 15 produtores. O objetivo é que cerca de mil piscicultores sejam qualificados

De Siqueira CamposCamila Consulin

A prefeitura e a secretaria de Agricultura de Siqueira Campos promoveram durante os dias 1 e 2 de abril, um curso gratuito de capac-itação para piscicultores através do Sistema Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), com a finalidade de enquadrar os produtores no novo projeto de piscicultura do município.

De acordo com o secretário de Agricultura, Júlio César Barbosa Lemes, só farão parte do projeto os produtores que fizerem o curso do Senar. “Aplicaremos várias aulas no decorrer do ano, onde os piscicul-tores já terão noções básicas para cuidar dos tanques escavados. Sem o curso nós não poderemos ajudar os produtores”, informou. A

próxima capacitação está marcada para o dia 29 de abril.

Segundo o secretário, cada piscicultor terá direito a 250 horas no uso das máquinas para a con-strução dos tanques escavados. “Se o piscicultor necessitar de mais horas com a máquina, será cobrada uma pequena taxa que poderá ser paga através de combustíveis para o próprio uso”, completou Barbosa.

o curso dividido entre as aulas práticas e teóricas, foi ministrado pela engenheira agrônoma do Senar Paraná, Janete Armstrong. “Na primeira aula falamos sobre a construção dos tanques, engo-rda dos peixes, sobre os tipos de ração, o melhoramento do manejo, doenças e comercialização”, infor-mou Janete.

Ao todo participaram 15 produ-

tores. o projeto está previsto para capacitar aproximadamente mil produtores em todo município de Siqueira Campos.

“Nunca tivemos um projeto voltado para os piscicultores em Siqueira Campos, tornamos isto inédito no município. Com esta capacitação vamos agregar mais valor na comercialização dos pro-dutos”, ressaltou o prefeito Fabiano Lopes Bueno, o Bi.

os interessados em participar do projeto podem se dirigir até a secretária de Agricultura, localizada na rua Maria Carolina, s/nº, na Vila Barbosa e preencher a ficha de cadastro com o chefe da pecuária, Jorge Henrique Domingues de Carvalho ou com o engenheiro agrônomo, Diego Fabrício de Moraes Simões. o curso é gratuito, ofertado exclusivamente a piscicultores

Camila Consulin

Fim de semana movimentado para o futebol Siqueirense

Ao todo, quatro competições foram realizadas no sábado (30) e no domingo (31), na 12º Copa

Siqueira Campos de Futebol

De Siqueira CamposCamila Consulin

O final de semana foi movimen-tado no Estádio Municipal Moisés Lupion, em Siqueira Campos, com a oitava e nona rodada da 12ª Copa Siqueira Campos de Futebol.

No sábado (30), aconteceu a oitava rodada da competição.

os aspirantes da equipe do

Pinhalense, marcaram 2 a 0, em cima do time da Guabiroba. Já na categoria dos titulares, a equipe da Guabiroba, conseguiu emplacar 3 a 2, contra o time do Pinhalense.

No domingo (31), a nona rodada contou os times da Alemoa e ouro Negro. Na categoria aspirantes quem levou a melhor, foi a equipe do ouro Negro, que marcou 2 a 0. os titulares empataram em 1 a 1.

As próximas rodadas aconte-cerão neste final de semana. No sábado (6), o time dos unidos Siqueirense enfrenta o Estação. No domingo (7), a competição é entre o Alphaville e Alecrim.

A 12ª Copa Siqueira Campos de Futebol é promovida pelo departamento de Esportes e Lazer e tem a participação de dez equi-pes.

os aspirantes e titulares do pinhalense, enfrentaram a equipe da Guabiroba

Departamento de Esporte e Lazer

COPEL promove encontro com eletricistas particulares em

Siqueira CamposO evento terá início às 13h 30min e será

realizado no Salão Azul da ParóquiaDivino Espírito Santo

De Siqueira CamposRegiane Romão

A empresa de energia elétrica CoPEL promoverá na próxima quarta-feira, 3, um encontro de eletricistas particulares que tra-balham com instalações de baixa tensão no município de Siqueira Campos e na região.

o encontro discutirá temos como: atualização de normas de

atendimento ao consumidor e ori-entações sobre segurança com a energia elétrica.

o encontro é gratuito e as inscrições poderão ser feitas até na véspera do evento, nos escritórios da CoPEL.

o gerente da agência de Siqueira Campos, Wesley Alex-andrino da Silva ressaltou que o principal objetivo é garantir o bom atendimento aos clientes. “Quere-

mos satisfazer os nossos clientes quando formos solicitados. Inde-pendente do serviço que terá que ser realizado. Mas também quer-emos promover a segurança no trabalho”.

o encontro acontecerá no Salão Azul da Paróquia Divino Espírito Santo, localizado na Rua Minas Gerais, nº 15, no próximo dia 3 de abril das 13h 30min às 17h 30min. A entrada é gratuita.

copel pretende reunir eletricistas para repassar informações importantes

Divulgação

Page 6: Correio Notícias - Edição 732

TERÇA-fEiRA, 02 dE ABRiL dE 2013 - EdiÇão 7326 esPOrTes

Ceni reclama de dores no pé e solada de Pato, que defende: '100% pênalti'Protagonistas do lance mais polêmico do clássico, goleiro do São Paulo e

atacante do Corinthians se defendem sobre pênalti decisivoDe São PauloGlobo Esporte Aos 32 minutos do segundo

tempo, defesa do São Paulo toca a bola. Edson Silva passa para Toloi, que se complica na hora de recuar para Rogério Ceni. Ligado no lance, Alexandre Pato se ante-cipa e divide com o goleiro na entrada da grande área. o árbitro Leandro Bizzio Marinho não teve dúvida e marcou pênalti, que, após minutos de intensa reclamação dos tricolores, foi convertido pelo atacante alvinegro e deu números finais ao jogo: Corinthians 2 a 1.

Personagem direto no prin-cipal lance do clássico, Rogério Ceni deixou o gramado sentindo dores no pé direito e inconformado

com a marcação da penalidade. Na visão do camisa 1 tricolor, foi de Pato a falta na jogada.

– É só ver o lance. Isso é sola! Deve ter fraturado o meu pé! – esbravejou o capitão na descida para o vestiário.

Recuperado de uma mial-gia no coxa direita, Alexandre Pato voltou ao Corinthians neste domingo após quatro jogos. o ata-cante entrou no segundo tempo e foi decisivo para a virada alvine-gra. Sobre o lance do pênalti, o jogador deu sua versão.

– Eu acho que foi 100% pên-alti. Se ele não me toca, eu não ia cair. Perguntem para o árbitro (se foi falta). Achei que ele ia expulsar (o Rogério), mas o que valeu foi o gol – disse o atacante do Corinthi-

ans, na saída do gramado.o atacante comemorou a volta

em grande estilo.– Eu entrei, fiz um gol e ajudei

o Corinthians. Se ele não fizesse a falta, eu ia fazer o gol. Essa parada foi muito boa para mim, fiz trabalhos muitos fortes, estou tranquilo e vou até o final – com-pletou.

Agora, as duas equipes se concentram para duelos impor-tantes pela Taça Libertadores da América. Vice-líder do Grupo 5, o Corinthians viaja para a Colômbia, onde enfrenta o Millonarios, na quarta-feira, às 22h (de Brasília). o Tricolor, vice-líder da chave 3, vai para a Bolívia enfrentar o Strongest, na quinta-feira, às 21h30m (de Brasília). rogério ceni erra o canto na cobrança de alexandre pato

Divulgação

Coritiba vence o Arapongas pelo Campeonato Paranaense Com o placar de 3×2, Coritiba ganha de virada e fica a três pontos do Londrina na classificação

geral do Paranaense de Futebol

De CuritibaDa Assessoria

Foi com raça e insistência que o Coritiba conquistou os três pontos dentro de casa, neste domingo (31). Diante do Arapongas, o Coxa saiu atrás no placar, mas buscou o empate e chegou à virada com gols de Arthur, Rafinha e Alex. A pontu-ação conquistada foi importante para a sequência na competição, já que agora o Coxa fica a três pontos do Londrina, líder da tabela.

“Não jogamos nada no primeiro tempo. Saímos atrás no placar, melhoramos e viramos, isso foi o importante”, resumiu o treinador Marquinhos Santos.

Início difícilo Coxa entrou em campo

com mudanças, já que Leandro Almeida, Gil e Patric estavam fora por suspensão, enquanto Lincoln e Robinho foram vetados pelo Departamento Médico, assim como Eltinho, que sentiu dores no último treino e será reavaliado no início da semana.

No entanto, os dez atletas da base que foram relacionados para a partida fizeram a diferença. Uma das novidades foi a presença do goleiro Rafael Martins na relação. Além dele, Denis Neves, Luccas Claro, Guaraci, Willian, Alex, Rafael Silva, José Rafael – um dos des-

taques do jogo -, Luizinho e Thiago Primão compunham a lista.

Mas já no início do jogo, o Coxa ficou olhando e o Arapon-gas marcou o primeiro, com Éder, abrindo o placar. Aos 12 minutos, Alex ajeitou para Rafael Silva, mas a bola chegou fraquinha de fácil defesa.

E então, o jogo ficou truncado, com muitos erros de passes e sem uma cadencia. o Arapongas teve mais uma boa chance aos 31 minu-tos, com jogada de Cristovan, mas a zaga alviverde afastou o perigo. E o árbitro apitou o final do primeiro tempo, com o Coritiba na desvanta-gem de um gol no placar.

Recuperação e virada, com três assistências de Zé Rafael

Para a etapa complementar, o Coxa veio com duas mudanças. Entraram Zé Rafael e Geraldo, no lugar de Chico e Rafael Silva. Mas assim como no primeiro tempo, o Arapongas achou o caminho do gol já no início. Aos três minutos, Éder marcou novamente fazendo dois a zero.

Aos sete minutos, Rafinha avançou em boa jogada, achou Alex que fez a conclusão, mas o goleiro defendeu. Aos 11 a torcida coxa-branca pôde comemorar o gol. Arthur recebeu de Zé Rafael e não perdoou. Mandou para as redes.

Aos 17, Rafinha arriscou, mas

o goleiro defendeu. Então, aos 27, Zé Rafael, que entrou inspirado, fez bom passe para Rafinha, que ajeitou para Arthur bater, mas a bola foi em cima do goleiro. E o empate veio logo em seguida. Também dos pés de Zé Rafael partiu o segundo gol do Coxa e foi assim: o prata da casa tocou de calcanhar para Raf-inha, que não hesitou e mandou na gaveta fazendo a alegria da torcida coxa-branca. Coritiba 2 x 2 Arapon-gas.

Na jogada seguinte, mais uma vez Zé Rafael. o meia cruzou para Arthur que não conseguiu a con-clusão. E o Coxa queria a virada, queria dar o presente de Páscoa para a nação alviverde e fez o goleiro do time de fora trabalhar. Arthur subiu de cabeça, o goleiro deu o rebote e Alex arriscou, mas a bola tirou tinta da trave e foi pela linha de fundo.

Aos 47, veio então a virada. E foi mais uma vez dos pés do meia de 19 anos, Zé Rafael, que a jogada para o gol pintou. o prata da casa cruzou na área e Alex fez o terceiro do Coxa na partida, fechando a conta.

o Coxa foi a campo com Vanderlei, Victor Ferraz, Escu-dero, Luccas Claro, Denis (Thiago Primão), urso, Chico (Zé Rafael), Alex, Rafinha, Rafael Silva (Ger-aldo) e Arthur.

Divulgação

alex comemora o gol da vitória

Page 7: Correio Notícias - Edição 732

TERÇA-fEiRA, 02 dE ABRiL dE 2013 - EdiÇão 7327POlICIAl

Adolescente é baleado na cabeça e amigos destroem o Pronto Socorro

Diferente do que foi informado em alguns sites de notícias o quebra-quebra não aconteceu devido à demora no atendimento, e sim por vandalismo

dos adolescentes que estavam no localDe CarlópolisRegiane Romão

o adolescente L.S. C, de 17 anos foi baleado na cabeça após uma briga em um bairro rural de Carlópolis, no domingo, 31.

Mas a confusão não acabou por aí. A equipe de reportagem do jornal Correio Notícias entrou em contato com uma das enfermeiras que atendeu o paciente. Ela rela-tou os momentos de terror que viveu enquanto atendia o paciente.

A jovem, que preferiu não se identificar, disse que o hospital foi informado sobre a fatalidade, e prontamente se dirigiram até o local onde o jovem se encontrava. No meio do caminho, encontraram com a polícia, que estava trazendo o jovem. Eles prestaram o primeiro atendimento, e o levaram até o Pronto Socorro do Hospital São José. Chegando lá, como relatou a enfermeira, rapidamente eles o levaram para uma sala, onde apli-cariam soro e medicariam o paci-ente contra dor e controlariam a pressão. Mas isso não foi possível.

A enfermeira disse que enquanto atendiam o jovem, famil-iares e amigos se aglomeravam na porta do hospital. Nesse momento começou o quebra-quebra. Três adolescentes, que são amigos de L. S.C começaram a quebrar

portas no pronto socorro, a fim de exigir atendimento ao adolescente.

os três adolescentes ameaça-vam com gritos a equipe médica, que ficou desesperada. Com medo de que a situação ficasse incon-trolável, a equipe se escondeu dentro do banheiro que fica local-izado dentro da sala utilizada pelos médicos para descanso. os ‘arrua-ceiros’ quebraram todas as portas e uma mesa que a equipe médica estava usando para tentar impedir a passagem que levam até esse quarto e ameaçaram a equipe. um deles chegou a segurar no braço da enfermeira. Eles não acredi-taram que a médica era formada, e exigiam que um médico atendesse o adolescente. Enquanto segurava o braço da enfermeira, um dos amigos do jovem baleado dizia “o que vocês estão fazendo aqui que não estão atendendo ele?”. Toda a equipe chorava muito, e também ligaram para o 190, a fim de comu-nicar a polícia sobre o que estava acontecendo no PS.

A enfermeira relatou que nunca havia passado por uma situação parecida, e que ainda está muito abalada. “A confusão só parou quando o tio de uma das enfermei-ras que é policial chegou armado no local. Nesse momento a con-fusão acabou. Algumas pessoas da equipe passaram mal, devido

ao estado emocional”.Ela disse também que uma

médica disse que não pretende mais fazer plantão no PS. “Fica-mos desesperadas e achamos que eles iam nos matar. Era uma equipe composta apenas por mul-heres, e não sabíamos como agir”.

As enfermeiras disseram que pretendem pedir mais segurança no PS. “Não tem segurança aqui e ficamos sozinhas. Para continu-armos trabalhando, queremos que a segurança seja reforçada. Tive-mos informações de que os ado-lescentes estavam armados, mas não sabemos se isso é verdade, já que não vimos”.

Após a confusão, o paciente foi transferido para Londrina, onde passou por uma cirurgia para a retirada da bala que ficou alojada na cabeça dele.

A polícia civil já tem pistas sobre que atirou no adolescente, e está ouvindo todos os envolvi-dos, inclusive os três adolescentes que foram acusados de quebrar as portas no hospital. o delegado de Joaquim Távora, doutor Rubens José Perez disse à equipe de reportagem que está investigando o caso, inclusive o quebra-quebra no hospital. Ele apenas adiantou que o adolescente L.S. C tem pas-sagens pela polícia por pequenas infrações. Portas ficaram destruídas após tumulto causado por três adolescentes

Np Diário

Jovem de 21 anos morre na tarde desta sexta-feira

Ele dirigia um caminhão com placas de Arapoti. O jovem chegou a ser atendido, mas devido aos vários ferimentos morreu pouco tempo depois

de Wenceslau Brazregiane romão

um grave acidente na PR 092, entre Arapoti e Wenceslau Braz vitimou um jovem de 21 anos na última sexta-feira, 29.

Wesney Nogueira dirigia um caminhão Mercedes Benz da empresa R. de Brito e se envolveu em um acidente com um Ford Cargo com placas de Tijucas – Santa Catarina da empresa Ziplog Serviços e Logística, dirigido por Felipe Martins de Souza, de 23 anos.

De acordo com informações da Polícia Rodoviária Estadual, houve uma colisão transversal. Felipe não se feriu.

o jovem Wesney chegou a ser corrido e levado para o hospital de Wenceslau Braz, mas morreu pouco depois de dar entrada na unidade.

A PR 092 é conhecida por ser palco de várias mortes. As causas do acidente ainda estão sendo investigadas.

o corpo de Wesney foi enter-rado sob forte comoção neste sábado, 30. após o acidente o jovem chegou a ser socorrido, mas morreu ao dar entrada no hospital

Defesa Civil

Page 8: Correio Notícias - Edição 732

TERÇA-fEiRA, 02 dE ABRiL dE 2013 - EdiÇão 7328 sOCIAl

Destacamos nesta semana o ensaio fotográfico realizado com Maria José Car-valho, em Curitiba.

Exemplo de superação e alegria, Maria José se descreve assim: "Sem rótulos, sem fórmulas, sou as minhas atitudes, meus sentimentos, as

minhas idéias... e o que realmente faz valer a pena... surpresas, gargalhadas, lágri-mas, enfim o que eu sinto ..... QUEM SOU EU? Voce só vai perceber quando olhar nos meus olhos, ou melhor, além deles....."

(43) 3571-4414

Page 9: Correio Notícias - Edição 732

terça-feira, 02 de abril de 2013 - edição 731B1Paraná

Paraná registra 222 áreas privadas que preservam recursos naturais

Paraná AenO Paraná é o segundo Estado

do País em número de Reservas Particulares do Patrimônio Natu-ral (RPPN), com 222 áreas, atrás de Minas Gerais (242). São 213 propriedades paranaenses cer-tificadas por órgãos estaduais e nove por instituição federal, que somam 52 mil hectares preser-vados. Além disso, o Paraná mantém 68 Unidades de Conser-vação Estaduais.

Entre as diferentes formas de preservar áreas de vege-tação nativa a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) tem sido a forma mais utilizada dentre proprietários de terras. A categoria de manejo está pre-vista no Sistema Nacional de Unidades de Conservação. Nas áreas podem ser realizadas diversas atividades que trazem algum tipo de renda, como o tur-ismo ecológico, pesquisa cientí-fica, educação ambiental, entre outros.

Além disso, as RPPNs podem gerar ICMS Ecológico aos municípios em que se local-iza. Essa é uma forma que o Paraná encontrou para incentivar a preservação do meio ambiente. O Estado foi o primeiro do País a criar a modalidade de imposto, em 1991, com o objetivo de beneficiar financeiramente os municípios que tem em seu limite territorial alguma Unidade de Conservação ou áreas protegi-das.

CADASTRO - Os procedi-mentos de cadastro, avaliação e monitoramento são realiza-dos pelo Instituto Ambiental do

Paraná (IAP), onde é feito um cálculo de acordo com o tamanho das áreas preservadas e investi-mentos em sua implantação e manutenção, devendo ser apoia-das pelos municípios.

Visando mais avanços nessa área e em dar maiores incenti-vos aos que decidem preservar o meio ambiente além do que a lei ambiental exige, técnicos da Secretária estadual de Meio Ambiente e do IAP estudam novas formas de incentivar finan-ceiramente os proprietários das RPPNs, como o pagamento por serviços ambientais prestados pelas áreas, através do pro-grama Bioclima Paraná.

“Estamos realizando diversos estudos de viabilidade econômica que justifiquem e incentivem não só os municípios, mas também os proprietários a fim de criar e cuidar cada vez mais de áreas de preservação ambiental”, afirmou o presidente do IAP, Luiz Tarcísio Mossato Pinto.

NOVAS SOLICITAÇÕES - O IAP, órgão responsável por anal-isar e aprovar as RPPNs estad-uais, está atuando em mais 50 solicitações de novas reservas que devem compor cerca de 20 mil hectares a mais para a preservação do Estado. O órgão também auxilia e orienta os donos de RPPNs na elaboração e realização de planos de manejo de suas áreas.

“O Plano de Manejo de Res-erva Particular do Patrimônio Natural representa mais que uma questão legal, é o estabe-lecimento de um elo de parceria entre o poder público e os pro-prietários, uma ferramenta nor-

Entre as diferentes formas de preservar áreas de vegetação nativa a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) tem sido a forma mais utilizada dentre proprietários de terras

O Paraná é o segundo Estado do País em número de Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN), com 222 áreas, atrás de Minas Gerais (242)teadora para sua administração. São estudos que orientam os proprietários em quais ações poderão ser tomadas na reserva e de que forma. É uma maneira de conservar e realizar a gestão integrada com o meio ambi-ente”, afirmou o coordenador do Programa Estadual de RPPN, Marcos Antonio Pinto.

Para isso, o IAP criou um roteiro metodológico que auxilia os proprietários das reservas na elaboração dos planos de manejo de forma a suprir as necessi-

dades de cada local. O Paraná possui 13 RPPNs reconhecidas pelo IAP com o plano de manejo em vigência e o órgão orienta na realização de planos nas outras reservas.

RPPNS - Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral, de domínio privado, com o objetivo de con-servar a diversidade biológica e reconhecida pelos órgãos ambi-entais competentes (ICMBIO, sendo federal, e IAP, sendo

Estadual). Pode ser criada de acordo com a vontade do propri-etário de imóvel urbano ou rural, ambas manifestadas através de Termo de Compromisso para a Preservação da Biodiversidade em regime de gravame per-pétuo como ônus real, averbado na Matrícula do imóvel junto ao Serviço de Registro Imobiliário competente.

Visando o fato que depois de criada a RPPN é perpétua, ou seja, não pode deixar de ser uma Unidade de Conservação,

em 2005, foi criado mais uma vez de forma pioneira pelo Estado o Programa Estadual de apoio aos proprietários de RPPN. Este programa vem sendo aprimorado pelo governo, buscando incenti-var e apoiar a criação de novas áreas, além de criar ferramen-tas que possam ajudar na sua gestão.

Maiores informações sobre ICMS Ecológico, Unidades de Conservação e RPPN, podem acessar o site: www.uc.pr.gov.br ou www.iap.pr.gov.br

aen

Item

Número do Registro de Preços: 4/2013 Data do Registro: 21/03/2013 Válido até: 21/03/2014

Objeto da Compra:

ESTADO DO PARANÁPREFEITURA MUNICIPAL DE SAO JOSE DA BOA VISTA

ATA DE REGISTRO DE PREÇOS Nº: 4/2013

Registro de Preços para futura e eventual aquisição de Óleo Diesel.

Especificação Unid. Fornecedor Marca Ofer. Descto. (%) Preço Unitário

Página: 1/2

Classif.

1 Óleo Diesel Comum S500 Lt S.N. DE M. DE PAIVA & CIA LTDA (914) 0 2,2300 1

CARVALHO DE PAIVA & CIA LTDA (177091) 0 2,2400 2

2 Óleo Diesel S10 Lt COMERCIO DE COMBUSTIVEIS PAIVA & PAIVA LTDA(198700)

0 2,3500 1

S.N. DE M. DE PAIVA & CIA LTDA (914) 0 2,3600 2

3 Agente redutor líquido NOx Automotivo (Arla 32) BD COMERCIO DE COMBUSTIVEIS PAIVA & PAIVA LTDA(198700)

0 99,0000 1

S.N. DE M. DE PAIVA & CIA LTDA (914) 0 100,0000 2

Item

Número do Registro de Preços: 4/2013 Data do Registro: 21/03/2013 Válido até: 21/03/2014

Objeto da Compra:

ESTADO DO PARANÁPREFEITURA MUNICIPAL DE SAO JOSE DA BOA VISTA

ATA DE REGISTRO DE PREÇOS Nº: 4/2013

Registro de Preços para futura e eventual aquisição de Óleo Diesel.

Especificação Unid. Fornecedor Marca Ofer. Descto. (%) Preço Unitário

Página: 2/2

Classif.

(PARTICIPANTES POR PROCESSO - LEGENDA)

REGISTRO DE PREÇOS Nº

PROCESSO N° 15/2013

4/2013

(914) - S.N. DE M. DE PAIVA & CIA LTDA

(177091) - CARVALHO DE PAIVA & CIA LTDA

(198700) - COMERCIO DE COMBUSTIVEIS PAIVA & PAIVA LTDA

CARVALHO DE PAIVA & CIA LTDA (177091) 0 100,0000 3

São José da Boa Vista, 21 de Março de 2013.

Page 10: Correio Notícias - Edição 732

terça-feira, 02 de abril de 2013 - edição 731B2 editais

Prefeitura de são josé da boa vista estado do Paraná

EXTRATO DE CONTRATO DE DISPENSA DE LICITAÇÃO

Contrato nº 12/2013-Processo administrativo nº 16/2013

Objeto: Contratação de Empresa para o fornecimento de peças e serviços mecânicos para ambulân-

cia Renault Master, em caráter emergencial.

Contratante: Município de SÃO JOSÉ DA BOA VISTA PR.

Contratada: GRANVEL GRANVILLE VEÍCULOS LTDA

Valor Total: R$ 10.567,67 (Dez mil quinhentos e sessenta e sete reais e sessenta e sete centavos).

Período de vigência: 90 (noventa) dias, contados da assinatura do contrato.

Fundamento legal: art. 24, inciso IV, da Lei nº 8.666/93 e alterações posteriores.

São José da Boa Vista PR, 27 de março de 2013.

PEDRO SÉRGIO KRONÉIS

Prefeito Municipal

Prefeitura de são josé da boa vista estado do Paraná

EXTRATO DE CONTRATO DE INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO

Contrato nº 10/2013-Processo administrativo nº 12/2013

Objeto: Aquisição de Material Didático (Livros – Método das Boquinhas) para alunos do Centro Mu-

nicipal de Educação Infantil Beija Flor.

Contratante: Município de SÃO JOSÉ DA BOA VISTA PR.

Contratada: BOQUINHAS APRENDIZAGEM E ASSESSORIA LTDA - ME

Valor Total: R$ 5.755,00

Período de vigência: 90 dias, contados da assinatura do contrato.

Fundamento legal: art. 25, inciso I da Lei nº 8.666/93 e alterações posteriores.

São José da Boa Vista PR, 20 de Março de 2013.

PEDRO SÉRGIO KRONÉIS

Prefeito Municipal

Prefeitura de são josé da boa vista estado do Paraná

EDITAL DE HABILITAÇÃO E QUALIFICAÇÃO DAS PROPOSTAS

REF: PREGÃO PRESENCIAL 10/2013 – REGISTRO DE PREÇOS

O pregoeiro oficial, Willys Manoel Barbosa, comunica aos interessados no fornecimento do objeto do pregão presencial nº

10/2013, que após a análise e verificação da documentação apresentada pela proponente, decidiu habilitar e qualificar a

seguinte proponente, tornando-a vencedora do certame.

Nº Proponente Itens Valor Total

01 S. N. DE M. DE PAIVA & CIA LTDA. 01. R$ 892.000,00

02COMÉRCIO DE COMBUSTÍVEIS PAIVA E PAIVA

LTDA02, 03 R$ 48.485,00

São José da Boa Vista-Pr, 28 de março de 2013.

Willys Manoel Barbosa.

Pregoeiro Oficial

Prefeitura de são josé da boa vista estado do Paraná

EXTRATO DE CONTRATO DE DISPENSA DE LICITAÇÃO

Contrato nº 13/2013-Processo administrativo nº 17/2013

Objeto: Aquisição de Caixas de Chocolate (Tipo Bombom), para distribuição aos alunos das escolas

municipais, em comemoração ao Dia da Páscoa.

Contratante: Município de SÃO JOSÉ DA BOA VISTA PR.

Contratada: CASPROV & CIA LTDA

Valor Total: R$ 4.209,00 (Quatro mil duzentos e nove reais).

Período de vigência: 60 (sessenta) dias, contados da assinatura do contrato.

Fundamento legal: art. 24, inciso II, da Lei nº 8.666/93 e alterações posteriores.

São José da Boa Vista PR, 28 de março de 2013.

PEDRO SÉRGIO KRONÉIS

Prefeito Municipal

Prefeitura de são josé da boa vista estado do Paraná

Extrato de contrato n° 11/2013:

Procedimento licitatório: Pregão Presencial n° 07/2013

Contratante: Município de São José da Boa Vista (PR) – Prefeitura Municipal.

Contratado (a): Comercial M.R.T. Ltda - EPP.

Objeto: Aquisição de Materiais de Construção.

Valor total da Contratação: R$ 150.676,37.

Prazo de execução: 12 meses.

Data da assinatura: 27/03/2013

Autoridade competente: Prefeito Municipal e Comercial M.R.T. Ltda - EPP.

Prefeitura de são josé da boa vista estado do Paraná

DECRETO Nº 015/2013

O Senhor Pedro Sérgio Kroneis, Prefeito Municipal de São José da Boa Vista, Estado do Paraná,

no uso de suas atribuições legais;

DECRETA

Art. 1º - O Fundo Municipal de Assistência Social de São José da Boa Vista, Estado do Paraná, reformulado

pela Lei nº 726 de 28/02/2011; para a gestão 2.013 à 2.016 fica assim constituído:

Presidente: Denise Aparecida Rodrigues Kroneis

Tesoureiro: Aramys de Oliveira Vasconcelos

Secretária: Kelly Mendes de Oliveira Casprov

Art. 2º - O Fundo Municipal de Assistência Social terá sua sede à Rua Leopoldo José Barbosa nº 293 – Centro

deste Município.

Art. 3º - Este decreto entrará em vigor nesta data, revogadas as disposições em contrário.

Edifício da Prefeitura Municipal de São José da Boa Vista, em 01 de Abril de 2013.

Pedro Sergio Kroneis

Prefeito Municipal

Page 11: Correio Notícias - Edição 732

terça-feira, 02 de abril de 2013 - edição 731B3editais

Prefeitura de são josé da boa vista estado do Paraná

PORTARIA nº 051/2013

PEDRO SERGIO KRONEIS, Prefeito Municipal de São José da Boa Vista, Estado do Paraná,

no uso de suas atribuições legais e regulamentares, nos termos da Lei Orgânica do Município, pela presente;

Considerando o pedido de exoneração protocolado nesta Prefeitura pela Sra. Elizabeth Oliveira, ocupante do Cargo

Efetivo de Professora, matrícula 201-1;

RESOLVE:

Artigo 1º- EXONERAR desta Prefeitura, nesta data, a pedido da própria servidora, a Senhora ELIZABETH OLIVEIRA,

Matrícula 201-1 ocupante do Cargo Efetivo de PROFESSORA.

Artigo 2º- A presente portaria entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em

contrário.

Comunique-se, publique-se, cumpra-se.

Edifício da Prefeitura Municipal de São José da Boa Vista, Estado do Paraná, em 02 de Abril de 2013; 53º da Emanci-

pação Política do Município.

PEDRO SERGIO KRONEIS

Prefeito Municipal

PREFEITURA MUNICIPAL DE SIQUEIRA CAMPOS - ESTADO DO PARANÁ

Resumo de Edital nº 28/2013 – Pregão Presencial OBJETO: Registro de preços de materiais para pavimentação asfáltica visando dar continuidade à pavimentação asfáltica rural do Bairro Alecrim a Vila Rural Odilon Leite Rodrigues, através do Convênio n° 0283067-60/2008/MAPA/CAIXA Conforme informações constantes no Anexo I. RECEBIMENTO DAS PROPOSTAS: Na Seção de Protocolo até as 13h30min do dia 12/04/2013. ABERTURA: 12 de abril de 2013 – Hora: 14h00min. LOCAL DE ABERTURA: Prefeitura Municipal, Rua Marechal Deodoro nº 1837. INFORMAÇÕES: Prefeitura Municipal. Fone: (43) 3571-1122 – Departamento de Administração. EDITAL COMPLETO: www.doe.siqueiracampos.pr.gov.br.

Siqueira Campos, 28 de março de 2013. Carlos Henrique de Moraes

Pregoeiro Oficial

Prefeitura MuniCiPaL de jaPiraestado do Paraná

PREGÃO PRESENCIAL Nº. 010/2013-PMJ

AVISO DE ADJUDICAÇÃO e HOMOLOGAÇÃO

Homologo os atos praticados pela Comissão de Licitação, quanto ao procedimento licitatório referente ao Pregão Presen-

cial nº 010/2013-PMJ, considerando-o �DESERTO� por não haver proponentes interessadas na participação do mesmo.

Japira, 01 de Abril de 2013.

WILSON RONALDO RONY DE OLIVEIRA SANTOS

Prefeito Municipal

Prefeitura de são josé da boa vistaestado do Paraná

TERMO DE ADJUDICAÇÃO

O Pregoeiro Oficial do Município de São José da Boa Vista – Paraná, no uso de suas atribuições, comunica aos interessa-

dos e participantes do certame licitatório referente ao processo nº 15/2013 – PREGÃO PRESENCIAL Nº 10/2013 – REG-

ISTRO DE PREÇOS, objetivando o Registro de Preços para futura e eventual aquisição de óleo diesel, que adjudica como

vencedoras do certame as empresas S. N. DE M. DE PAIVA & CIA LTDA, no valor total de R$ 892.000,00 (Oitocentos

e noventa e dois mil reais) e COMÉRCIO DE COMBUSTÍVEIS PAIVA E PAIVA LTDA, no valor Total de R$ 48.485,00

(Quarenta e oito mil quatrocentos e oitenta e cinco reais).

São José da Boa Vista, 27 de março de 2013.

Willys Manoel Barbosa

Pregoeiro Oficial

Prefeitura de são josé da boa vistaestado do Paraná

HOMOLOGAÇÃO

REF.: Pregão Presencial de nº 08/2013

OBJETO: “Aquisição de Veículo Tipo Passeio para PSF (até 05 pessoas, 0Km) para a Secretaria Municipal de Saúde”

Face ao contido no Resultado do Processo, homologo o presente procedimento licitatório à proponente, AUTO COMER-

CIAL FARTURA LTDA, no valor Total de R$ 31.936,00 (Trinta e um mil novecentos e trinta e seis reais).

São José da Boa Vista-Pr, em 01 de abril de 2013.

Pedro Sérgio Kronéis

Prefeito Municipal

Prefeitura de são josé da boa vistaestado do Paraná

HOMOLOGAÇÃO

REF.: Pregão Presencial de nº 09/2013

OBJETO: “Registro de Preços para futura e eventual aquisição de equipamentos de informática”

Face ao contido no Resultado do Processo, homologo o presente procedimento licitatório à proponente: RODOLFO VON

DER OSTEN INFORMÁTICA ME, no valor total de R$ 64.208,00 (Sessenta e quatro mil duzentos e oito reais).

São José da Boa Vista-Pr, em 01 de abril de 2013.

Pedro Sérgio Kronéis

Prefeito Municipal

Prefeitura de são josé da boa vistaestado do Paraná

AVISO DE HOMOLOGAÇÃO

REF.: Pregão Presencial de nº 10/2013 – Registro de Preços

OBJETO: “Registro de Preços para futura e eventual aquisição de óleo diesel”

Face ao contido no Resultado do Processo, homologo o presente procedimento licitatório às proponentes, S. N. DE M.

DE PAIVA & CIA LTDA, no valor total de R$ 892.000,00 (Oitocentos e noventa e dois mil reais) e COMÉRCIO DE COM-

BUSTÍVEIS PAIVA E PAIVA LTDA, no valor Total de R$ 48.485,00 (Quarenta e oito mil quatrocentos e oitenta e cinco

reais).

São José da Boa Vista-Pr, em 01 de abril de 2013.

Pedro Sérgio Kronéis

Prefeito Municipal

Page 12: Correio Notícias - Edição 732

terça-feira, 02 de abril de 2013 - edição 731B4 editais

Prefeitura de são josé da boa vistaestado do Paraná

DECRETO Nº 14/2013

Súmula: Nomeia os membros integrantes do Conselho Municipal da Habitação de Interesse Social e do Conselho

Gestor do Fundo Municipal da Habitação de Interesse Social, conforme especifica e dá outras providências.

PEDRO SERGIO KRONÉIS, Prefeito do Município de São José da Boa Vista-Estado do Paraná, no exercício de

suas funções e na forma da Lei:

Considerando o que dispõe a Lei Municipal nº 703/2010, que cria o Conselho Municipal de Habitação de Interesse

Social e o Fundo Municipal da Habitação de Interesse Social;

Considerando o que dispõe o artigo 8º, §5º, e artigo 20 da Lei nº 703/2010;

Considerando as alterações introduzidas pela Lei Municipal nº 752/2012;

Considerando a necessidade de adequação do Conselho Gestor diante do afastamento de certos e determinados

membros que se retiraram, a pedido, do referido Conselho;

D E C R E T A :

Art. 1 ° - Ficam nomeados os membros integrantes do Conselho Municipal de Habitação de Interesse Social e seus

respectivos suplentes para um mandato de 2 (dois) anos, nos seguintes termos:

Representantes do Poder Executivo Municipal:

Representante da Secretaria de Assistência Social :

Titular: Kelly Mendes de Oliveira Casprov

Suplente: Ester Mendes Oliveira

Representante da Secretaria de Administração:

Titular: Rafael Silva de Azevedo

Suplente: Willys Manoel Barbosa

Representante da Secretaria de Obras:

Titular: Dircinei de Paulo Dias

Suplente: Saulo de Oliveira

Representante da Secretaria de Finanças:

Titular: Neuri José dos Santos

Suplente: Aramys de Oliveira Vasconcelos

Representante da Secretaria da Educação:

Titular: Márcia Rolim Bento Bandeira

Suplente: Kátia Regina de Lima Barbosa

Representante da Divisão de Habitação:

Titular: Daniel Correia de Aguiar

Suplente: Gildo Jesus da Rosa

Representantes dos movimentos populares:

2.1) Representantes da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais:

Titular: Márcia de Paiva Sishito

Suplente: Luiz Ferreira Sobrinho

2.2) Representantes da Associação de Proteção à Maternidade e à Infância:

Titular: Maria Vanderleia Barbosa de Aguiar

Suplente: Keyti Patricia Antunes Santos

2.3) Representantes da Igreja Católica Apostólica Romana – Pastoral:

Titular: Benedito Aparecido Bandeira

Suplente: Jeferson José de Oliveira

2.4) Representantes da Pastoral da Criança:

Titular: Fábio Luiz Bandeira

Suplente: Juliana Campos Joaquim

Representantes dos moradores da área urbana do Município:

3.1) Titular: Fábio Junior Dias

Suplente: Marlos de Paiva Rolim

3.2) Titular: Idomeu Marlo Filho

Suplente: Marzeli Aparecida Rolim Scholze

Representante dos produtores rurais do Município:

4.1) Titular: Pedro Vanderlei Barbosa

Suplente: João Carlos da Silva

4.2) Titular: Elias Inocêncio Kita

Suplente: Cristiano Oliveira de Araújo

Representantes do Poder Legislativo Municipal:

5.1) Titular: Pedro Correa

Suplente: João Jucelei Andrade

5.2) Titular: Wagner Mattos Cardoso

Suplente: Rosimeire Vieira Santos Dias

Art. 2º - Fica empossada na Presidência do referido Conselho o Sr. Daniel Correia de Aguiar, e no cargo de Te-

soureiro o Sr. Aramys de Oliveira Vasconcelos, diante do que dispõe o artigo 20, §1º, da Lei nº 703/2010.

Art. 3° - Este decreto entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário, em

especial o Decreto nº 34/2010 e 15/2012.

Publique-se e cumpra-se.

Edifício da Prefeitura Municipal de São José da Boa Vista-Estado do Paraná, em 28 de março de 2013; 53º da

Emancipação Política do Município.

PEDRO SERGIO KRONÉIS

Prefeito do Município

Prefeitura de são josé da boa vistaestado do Paraná

PORTARIA nº 049/2013

PEDRO SERGIO KRONEIS, Prefeito Municipal de São José da Boa Vista, Estado do

Paraná, no uso de suas atribuições legais e regulamentares, nos termos da Lei Orgânica do Município, pela pre-

sente;

Considerando o pedido de exoneração protocolado nesta Prefeitura pela Sra. Jesica Karini Mesquita, ocupante do

Cargo Efetivo de Agente Comunitário de Saúde, matrícula 440-1;

RESOLVE:

Artigo 1º- EXONERAR desta Prefeitura, nesta data, a pedido da própria servidora, a Senhora JESICA KARINI

MESQUITA, Matrícula 440-1 ocupante do Cargo Efetivo de AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE.

Artigo 2º- A presente portaria entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições

em contrário.

Comunique-se, publique-se, cumpra-se.

Edifício da Prefeitura Municipal de São José da Boa Vista, Estado do Paraná, em 28 de Março de 2013; 53º da

Emancipação Política do Município.

PEDRO SERGIO KRONEIS

Prefeito Municipal

Prefeitura de são josé da boa vistaestado do Paraná

PORTARIA nº 050/2013

PEDRO SERGIO KRONEIS, Prefeito Municipal de São José da Boa Vista, Estado do

Paraná, no uso de suas atribuições legais e regulamentares, nos termos da Lei Orgânica do Município, pela pre-

sente;

RESOLVE:

Artigo 1º- NOMEAR a partir desta data de 01/04/2013 o candidato abaixo discriminado aprovado no Concurso

Público Regido pelo Edital 001/2011 para ocupar seu respectivo cargo de acordo com a Lei Municipal 570/2003.

Faixa de Vencimento

Nome Cargo Rg. Símbolo Ref Nível

AUGUSTO CESAR MAR-

TINS GONÇALVES Farmacêutico 3.920.297-2 Jc 1 I

Artigo 2º- A presente portaria entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições

em contrário.

Comunique-se, publique-se, cumpra-se.

Edifício da Prefeitura Municipal de São José da Boa Vista, Estado do Paraná, em 01 de Abril de 2013; 53º da

Emancipação Política do Município.

PEDRO SERGIO KRONEIS

Prefeito Municipal