correio notícias - edição 767

16
21 767 Terça-Feira de Maio de 2013 Prefeitos do Norte Pioneiro participam de encontro em Curitiba Página 3 Japira participa da mobilização do dia do Combate contra o Abuso e Exploração Sexual Página 4 Campanha de vacinação contra a febre aftosa termina dia 31 no Paraná Página 5 Jovem de Jacarezinho perde a vida na PR- 431 em acidente de moto Página 7 Indivíduo ameaça pessoas e é preso com drogas em Bandeirantes Por volta de meio dia e meio de 19 de Maio de 2013, equipe PM da Sede da 2ª Cia do 18º BPM, em Bandeiran- tes, deslocou a determinada residência do Jardim Ana Rosa, a fim de averiguar uma situação de ameaça, bem como, de tráfico de drogas, momento em que se deu a abordagem do suspeito por alcunha “Jhoninha”, 21 anos, o qual escondia no interior de sua casa, mais especificamente no interior da geladeira, dois invólucros plásticos contendo 197 gramas de maconha. Página 7 Cohapar assume compromisso e construção começa em 30 dias em Cornélio Procópio 397 mutuários já contemplados com as casas populares do Conjunto Habitacional Marta Dequêch, estiveram reunidos com dirigentes da Cohapar (Companhia de Habitação do Paraná) e do SISPUMC (Sindicato dos Ser- vidores Públicos do Município de Cornélio Procópio), na noite de quarta-feira (15), no Centro de Eventos Humberto Carazzai, para esclarecimentos de dúvidas quanto ao prazo na construção das residências. A Companhia garantiu, através de seu gerente regional, Nilton de Sordi, que, se não houver contratempos, as construções se iniciam em 30 dias. Página 8 Nova etapa do Jeps começa nesta segunda- feira em Siqueira Campos Página 6

Upload: jornal-correio-noticias

Post on 04-Feb-2016

238 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Correio Notícias - Edição 767

TRANSCRIPT

Page 1: Correio Notícias - Edição 767

TERÇA-FEIRA, 21 dE mAIo dE 2013 - EdIÇão 7671

21 767Terça-Feira de Maio de 2013

Prefeitos do Norte Pioneiro participam

de encontroem Curitiba

Página 3

Japira participa da mobilização do dia do Combate contra o Abuso e Exploração Sexual

Página 4

Campanha de vacinação contra a febre aftosa termina dia

31 no ParanáPágina 5

Jovem de Jacarezinho perde a vida na PR- 431 em acidente

de motoPágina 7

Indivíduo ameaça pessoas e é preso com drogas em

BandeirantesPor volta de meio dia e meio de 19 de Maio de 2013, equipe PM da Sede da 2ª Cia do 18º BPM, em Bandeiran-tes, deslocou a determinada residência do Jardim Ana Rosa, a fim de averiguar uma situação de ameaça, bem como, de tráfico de drogas, momento em que se deu a abordagem do suspeito por alcunha “Jhoninha”, 21 anos, o qual escondia no interior de sua casa, mais especificamente no interior da geladeira, dois invólucros plásticos contendo 197 gramas de maconha. Página 7

Cohapar assume compromisso e construção começa em 30 dias em Cornélio Procópio

397 mutuários já contemplados com as casas populares do Conjunto Habitacional Marta Dequêch, estiveram reunidos com dirigentes da Cohapar (Companhia de Habitação do Paraná) e do SISPUMC (Sindicato dos Ser-vidores Públicos do Município de Cornélio Procópio), na noite de quarta-feira (15), no Centro de Eventos Humberto Carazzai, para esclarecimentos de dúvidas quanto ao prazo na construção das residências. A Companhia garantiu, através de seu gerente regional, Nilton de Sordi, que, se não houver contratempos, as construções se iniciam em 30 dias.

Página 8

Nova etapa do Jeps começa nesta segunda-

feira em Siqueira CamposPágina 6

Page 2: Correio Notícias - Edição 767

TERÇA-FEIRA, 21 dE mAIo dE 2013 - EdIÇão 7672 OPINIÃO

Ibaiti, Japira, Jaboti, Cornélio Procópio, Nova Santa Bárbara, Salto do Itararé, Carlópolis, Joaquim Távora, Guapirama, Quatiguá, Ja-carezinho, Conselheiro Mairinck, Pinhalão, Tomazina, Siqueira Campos, Santo Antônio da Platina, Arapoti, Jaguariaíva, Sengés, São José da Boa Vista, Wenceslau Braz, Santana do Itararé, Jundiaí do Sul, Andirá, Abatiá , Cambará, Ribeirão do Pinhal, Nova Fátima, Ribeirão Claro, Barra do Jacaré e Santa Amélia. Telêmaco Borba, Ibaú e Reserva.

jornalística correio do norte s/c ltdacnpj: 07.117.234/0001-62RUA DoS ExPEDICIoNáRIoS,1525 - CENTRoSIQUEIRA CAMPoS - PARANá(43) 3571-3646 | (43) [email protected]@gmail.comwww.correionoticias.com.br

DIreçÃOElizabete GoiseDITOrA CHeFeElizabete GoisreDAçÃOCamila Consulin, Isa Machado,Regiane Romão, Isamara MachadoDIAgrAMAçÃOMarcos, Bruno RafaelAuxIlIAr ADMINIsTrATIvOClaudenice Machado, Emilia KusterCOluNIsTAGênesis Machado

JORNAL CORREIO NOTÍCIAS

CIr

Cu

lAç

ÃO

:

rePreseNTAçÃOMERCoNET Representação de Veículos de Comunicação LTDARua Dep. Atilio de A. Barbosa, 76 conj. 03 - Boa Vista - Curitiba PRFone: 41-3079-4666 | Fax: 41-3079-3633

FIlIADO A

Associação dos Jornais Diários do Interior do Paraná

COMBATE AO CRACKCinco cidades do estado receberam aproximadamente 52,3 milhões de reais para investimentos em medidas que combatem o consumo de crack. o repasse faz parte do programa federal “Crack, é possível vencer” e contemplou as cidades de Curitiba, Maringá, Londrina, Foz do Iguaçu, Ponta Grossa e Cascavel. o programa prevê ainda capacitação de 240 agentes de segurança pública.

CONTRATAÇÃO DE PROFESSORESMais de 13 mil vagas para professores foram oferecidas pela rede estadual de ensino. Aproximadamente 94 mil candidatos de todo o Paraná realizaram o concurso público para as vagas para lecionar tanto no ensino fundamental quanto no médio. As vagas são para todas as disciplinas. Até o fim do ano o estado deverá realizar ainda concurso público para agentes de serviços gerais e técnico administrativo.

EUROGARDENo novo Centro Cívico de Maringá deverá contar com um investi-mento de quase 30 milhões de reais por parte da iniciativa privada. o futuro bairro, denominado Eurogarden, deve ocupar a área do antigo aeroporto da cidade. Sete avenidas e 15 ruas deverão inte-grar a estrutura do novo bairro, que deve contar com calçadas ecológicas e iluminação subterrânea.

OFICINA DE LITERATURAA Biblioteca Pública do Paraná, em Curitiba, abriu inscrições para uma oficina de literatura voltada para o público infantojuvenil. A oficina, realizada entre os dias 12 e 14 de junho, será ministrada pelo escritor gaúcho Ernani Ssó. os interessados devem mandar um breve currículo e um texto de ficção recriando a história de João e Maria para o e-mail [email protected].

ABASTECIMENTOo interior do município de Eneas Marques, sudoeste do Estado, será beneficiado com a implantação de dois sistemas de abas-tecimento de água na cidade. o investimento para cada sistema é de aproximadamente 123,5 mil reais, fornecidos pelo governo estadual. As unidades deverão ser construídas nas comunidades de Cristo Rei e Alto Pinhal.

BLUES PARANAENSEVira Lata. Este é o nome do primeiro trabalho lançado pelo músico e estudante de jornalismo Kaio Miotti, de Guarapuava. o disco é marcado pelo ritmo norte americano Blues, e foi lançado na última edição do evento Rock City. Seis músicas de autoria própria inte-gram o álbum composto todo em português, o que não é muito comum dentro do gênero.

REFORMA NO PARQUEEm virtude da tradicional Festa Nacional do Carneiro no Buraco, que ocorre entre os dias 9 e 14 de julho em Campo Mourão, o Parque de Exposições Getúlio Ferrari Junior está passando por uma reforma. As obras, que devem estar prontas até a Festa, incluem a reforma e ampliação dos banheiros, bem como dos estandes do Parque.

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E PRÁTICAA correria do dia a dia faz com que muitas vezes as pessoas deixem de se alimentar corretamente e passem a comer alimentos cada vez mais industrializados. Porém, com algumas pequenas mudanças é possível conciliar o curto tempo com uma alimentação saudável, como consumir grãos integrais e proteínas pela manhã, levar o pró-prio alimento cozido em casa para o trabalho e dar preferência a pro-dutos de feira.

RODOVIÁRIA EM OBRASEstá programado para julho o início das obras da futura rodoviária da cidade de Umuarama. Com o projeto arquitetônico já aprovado, três empresas já foram contratadas para a construção do local. o valor do empreendimento gira em torno de 4 milhões de reais, financiados pela Secretaria do Tesouro Nacional. A nova rodoviária deverá aten-der linhas interurbanas e interestaduais.

NARA LEÃOResgatando a fase de ouro da musa da bossa nova Nara Leão, uma caixa com 12 discos lançados entre 1964 e 1969 e mais um disco duplo com faixas raras será lançada. A compilação é feita por Rodrigo Faour e leva o nome de “Nara Leão – Samba, Festivais e Tropicália”.

PROGRAMA FEIRA VERDECom o objetivo de fomentar a produção familiar e o trabalho dos cata-dores de materiais recicláveis, o programa Feira Verde, em Ponta Grossa, promove a conscientização ambiental e também uma dieta mais saudável para a população carente. o programa consiste na troca de materiais recicláveis por verduras, frutas e legumes e deverá ser ampliado, passando a incluir mais alimentos e atingir mais locali-dades no município.

AB NOTÍCIAS PARANÁCOLUNA DO MARCOS JUNIOR

Por Keila de Oliveira

Todos os dias milhares de crianças são abusados e mal-tratados pela própria família. A frequência que esses crimes acontecem é vistas pelos meios de comunicação todos os dias. Mais muitos casos não são mos-trados são famílias que vivem e sofrem esse pesadelo em silên-cio.

No Brasil, a violência intrafa-miliar contra mulheres, crianças e adolescentes ainda é um fenô-meno social grave. Essas crian-ças são abusadas fisicamente e psicológica, são confrontadas com surras e violência psicoló-gica para que fiquem caladas.

Pesquisas mostram que a maioria dos abusadores está inserida na própria família, são pais, padrastos e tios. São as pessoas que estão próximas a crianças e que de alguma forma pode manipulá-los.

As pesquisas mostram que a violência contra mulheres e crianças do sexo feminino são maiores do que o sexo mascu-lino, não que os meninos não sofrem abuso mais no âmbito familiar ocorre em menor pro-porção.

A incidência maior de abuso sexual contra meninos acontece fora da família, em geral perpe-trado por adultos não parentes.

A proposta de intervenção para atendimento teria que ser um atendimento familiar, porque a criança e a família e o próprio abusador estão inseridos no contexto que envolve o abuso.

Só atender a criança não é suficiente, mas na pratica esse atendimento com a família é difícil, porque existe muita resis-tência das famílias e até dos próprios profissionais de saúde.

Entendemos que é um tra-balho que exige muitos esfor-ços dos profissionais de saúde. No caso de suspeita de abuso e preciso o trabalho em equipe com outros profissionais, para obter informações que ajudem

nesta suspeita.Essa ansiedade que existe

no meio do profissional, precisa ser bem trabalhada, em primeiro lugar como profissional em si, para que possamos fazer um bom trabalho, precisamos ter um acompanhamento terapêu-tico, para podermos lhe dar com os próprios conflitos para não julgarmos os abusadores.

No ambiente acadêmico não sentimos preparados para atender esses casos. E se não dermos conta de atender esses casos, temos que manter a ética que aprendemos e passarmos o caso para um profissional que consiga ter um manejo para atender esses casos.

Por outro lado podemos fazer um trabalho de preven-ção, levar a informação para as escolas, pais e a população em geral.

È importante também estar atento ao comportamento das crianças, porque hoje em dia é comum as mães trabalhar e deixar os filhos em casa. Hoje já não existe um cuidado especial com as crianças. Não existe mais dialogo, e muitas das vezes essa mãe vai desco-brir depois de muito tempo de abuso. Porque algumas vezes a criança fala para a mãe, e a própria mãe não acredita no que o filho fala. E sendo assim o pro-blema fica mais agravante.

A família e o seu próprio lar são a maior proteção que uma criança poderia ter contra os perigos da vida. É onde encontraria amor, estaria sendo cuidada e protegida, mais em muitos lares não é amor que elas recebem e sim são mal-tratadas e abusadas. Enquanto algumas crianças brincam e recebe brinquedos outras são vítimas de abusos e violência sexual em seu próprio lar.

È preciso combater os abusos contra as crianças, seja denunciando o abusador ou levando a informação para que o abusado denuncie sem medo.

VIOLêNCIA E ABUSO SExUAL NA fAMÍLIA

ASFALTO PAGOo povo reclama sobre a Pre-

feitura não fazer pavimentação asfáltica em alguns bairros. Fiquei impressionado com uma cidade chamada Fazenda Rio Grande, região metropolitana de Curitiba, que para ser pavimentada a rua, o cidadão tem que pagar a parte.

NÃO ACREDITA?Eu também de início não

acreditei. Até que me mostraram o carnê do IPTU. R$ 2.500 cada terreno, sendo dividido em 10 vezes de R$ 250,00. Não. Não é brincadeira de mau gosto. Alguns prefeitos estão pagando o pato de loteamentos mal planejados e que não contam com esgoto, pavi-mentação asfáltica e iluminação pública.

UMA IDEIAPode até parecer absurdo

para alguns, mas seria muito interessante uma parceria entre o Órgão Público e a população. Não é absurdo. Alguém chegou a ver a iniciativa no município de Carlópolis (em nossa região) para a colocação de blocos sextavados no Jardim Primavera? Eles com-praram o material necessário e a Prefeitura entrou com a mão de obra. Uma ideia não?

“GRACIE” HOFFNANNEsta estava no “Informe Folha”

do Jornal Folha de Londrina. Após a exaustiva votação da MP dos Portos o deputado federal Arnaldo Faria (PTB) pediu a palavra para criticar a Chefe da Casa Civil da República Gleisi Hoffamnn por algumas declarações. A taquígrafa como consta na página da Câmara Federal na internet, grafou o nome dela como Gracie. Nem Gleisis como é o correto, nem Grace (Kelly), a atriz famosa.

VOCê?Na última semana fiquei meio

decepcionado com uma situação e até comentei com o meu amigo

Gênesis Machado, proprietário do Jornal Correio Notícias. Estava num local e a pessoa chegou e se apresentou: “Fulano de tal – advo-gado”. Falei meu nome: “Marcos Junior – jornalista”. Ele parou. olhou para a minha cara e disse. “Você que é o Marcos Junior que tem uma coluna no jornal, um blog e presta assessoria para pre-feituras? Mas como consegue? Você usa muleta”. Preferi apenas comentar: “Não é só de aparência que vive o ser humano”.

AGRADECIMENTOCom o rapaz da nota anterior

fiquei sabendo que tenho seis lei-tores fiéis da minha coluna. Quero agradecer aos outros cinco né? A minha esposa Jéssica Cons-tuchenko, a jornalista Regiane Romão, aos amigos Amauri Fon-seca (da Câmara de Jacarezinho), Luciano (AMUNoRPI) e Élcio Junior. Sei que são leitores fiéis, pois sempre comentam algo da coluna.

A CAMPANHA CONTINUATem municípios do Norte Pio-

neiro que mais parece em perí-odo eleitoral. Após derrotas nas urnas, algumas pessoas ainda não caíram na realidade e utilizam jor-nais, sites e emissoras de rádios para dizer situações que deveriam ser resolvidas. Literalmente Já estamos em, algumas cidades da região, período eleitoral para 2016.

E A CAMPANHA?Ainda acho que deveria ser

proveniente a campanha “Dar seta não dói. Pode dar a vontade”. Pois andar pelas ruas é cada vez mais complicado sem esta simples iden-tificação. É pior ainda quando você está tentando atravessar uma rua na faixa de pedestre de muleta e o cara do nada vira na sua dire-ção sem seta e sem nada. Fazer o que? Correr nem dá.

Sugestão? Envie para [email protected]

Page 3: Correio Notícias - Edição 767

TERÇA-FEIRA, 21 dE mAIo dE 2013 - EdIÇão 7673POlÍTICA

BOLSA FAMíLIA A Caixa Econômica Federal informou que os saques do programa Bolsa Família, permitidos excepcionalmente no fim de semana, voltam a obedecer ao calendário normal. o vice-presidente de Habitação do banco, José Urbano Duarte, disse que a retirada do benefício fora do cronograma foi liberada por conta dos boatos em relação ao programa, que se espalharam por pelo menos 12 estados. A origem dos falsos boatos ainda é desconhecida, e o governo pediu que a Polícia Federal investigue o caso.

PAPAMóVEISGaúcho e com o chimarrão sempre à mão, o general José Carlos de Nardi, coordenador das Forças Armadas brasileiras, afirma que o Vaticano fez apenas dois pedidos para a visita do Papa Francisco ao Brasil em julho: que um avião fosse à Itália buscar dois papamóveis e que o governo disponibilizasse quatro heli-cópteros, que serão cedidos pelos militares, para uso da comi-tiva. Na avaliação no chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, o maior risco para o pontífice é a ação de um "lobo solitário", como classificou uma pessoa capaz de atentar contra o Papa Francisco.

EMPREGOo Brasil criou quase 200 mil novos postos de trabalho em abril, superando a casa de 4 milhões de empregos com carteira assi-nada desde o início do governo Dilma (em janeiro de 2011).A presidente Dilma Rousseff fez o anúncio antes da divulgação esperada para esta semana pelo Ministério do Trabalho dos dados de abril do Cadastro Geral de Empregados e Desempre-gados (Caged).

EDUCAÇÃO o MEC (Ministério da Educação) vai retirar 266 mantenedoras, responsáveis pela administração de 330 instituições de ensino superior, do Prouni (Programa Universidade para Todos). A deci-são foi publicada no Diário oficial da União de ontem (20). As mantenedoras deixaram de apresentar a quitação de tributos e contribuições federais de 2012. As mantenedoras já não pude-ram oferecer bolsas do programa no primeiro semestre de 2013.

DESENVOLVIMENTO SOCIAL o governador em exercício Flávio Arns e a secretária estadual da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, apresenta-ram nesta segunda-feira, a campanha Viva a Infância, criada em conjunto com o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca), para estimular a sociedade a enfrentar as situações de violência contra crianças e adolescentes.

REPASSES o Governo do Estado está destinando, desde 2011, cerca de R$ 1,5 bilhão para os 399 municípios paranaenses em repasses a fundo perdido, convênios e financiamentos. A maior parte é para infraestrutura básica e social, em pavimentação de estradas rurais, para o transporte escolar, para aquisição de calcário des-tinado agricultores familiares e ações de apoio a pequenos produ-tores rurais.

REPASSES IINeste ano, o governador Beto Richa lançou dois grandes progra-mas, que somam R$ 282 milhões, a fundo perdido, para os muni-cípios. Um deles é o Plano de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios (PAM), que destina R$ 150 milhões a municípios com até 50 mil habitantes investirem em projetos prioritários e definidos pela população. o outro é o “Caminho das Pedras”, de pavimentação de estradas rurais. o programa irá gerar seis mil empregos no interior.

Pois tu tens sustentado o meu direito e a minha causa; tu te assen-taste no tribunal, julgando justamente. (Salmos 9:4)

Prefeitos do Norte Pioneiro participam de

encontro em CuritibaO objetivo foi apresentar políticas e ações federais para os municípios, além do atendimento individual aos gestores, solucionar pendências,

tirar dúvidas sobre os programas do Governo Federal e também prestar esclarecimentos sobre os projetos envolvendo cada prefeitura

De CuritibaAssessoria

Prefeitos que integram a mesorregião do Norte Pioneiro participaram recentemente, do primeiro encontro de novos pre-feitos e prefeitas, promovido pela Secretaria de Relações Institu-cionais, em parceria com a AMP – Associação dos Municípios do Paraná. De acordo com a orga-nização, todos os municípios do Paraná estiveram representados no evento, com prefeitos, vere-adores ou lideranças políticas. Ministros, autoridades do governo federal, deputados federais, esta-duais, senadores e lideranças também participaram do encontro, realizado no município de Pinhais, na região metropolitana de Curi-tiba. A Ministra Ideli Salvatti, da Secretaria das Relações Insti-tucionais, ficou satisfeita com o evento. “Com estes prefeitos aqui, interessados em somar forças, percebemos que o Paraná é um estado organizado e mobilizado. Somos um país forte e grande. Precisamos realizar estes encon-tros estaduais para conseguimos atender as especificidades de cada região do Brasil” observou. Muito aplaudida pelo público, a ministra Gleisi Hoffmann fez um pronunciamento destacando a ação do governo federal nas diver-

sas regiões do Paraná. “Somos parte de um governo que não faz discriminação, que acolhe a todos e constrói junto com todos. Pre-cisamos de boas parcerias para alcançarmos os resultados que esperamos”, destacou. o minis-tro da saúde, Alexandre Padi-lha, assinou convênios com os municípios do programa “Crack, é possível vencer” e destacou o grande esforço do governo fede-ral para oferecer mais estrutura para os municípios no acesso à saúde. “Não se faz saúde sem médicos. Sabemos da grande carência desses profissionais, especialmente no interior do país. Por isso vamos trazer médicos estrangeiros para atuarem nessas áreas e resolvermos imediata-mente este problema”, afirmou. o presidente da AMP, Luis Sorvos, destacou a importância do evento e os avanços do governo Lula e Dilma nos últimos 10 anos.“Ve-mos as ações sendo ampliadas. Ninguém pode negar os avanços sociais que o país vive. E o nosso papel como prefeitos é essencial na articulação de todos esses programas, porque afinal, é nos municípios que vivem e trabalham todos os brasileiros”, destacou Sorvos. o objetivo do encontro foi debater ações do Governo Federal nos municípios. os ges-tores também puderam participar

de atendimentos individuais para se informarem sobre como levan-tar recursos para os seus municí-pios, além de resolver pendências e receber esclarecimentos sobre projetos de cada prefeitura.

OPINIõES DIVIDIDAS o presidente da Amunorpi,

Associação dos Municípios do Norte Pioneiro Guilherme Cury afirmou que esperava mais do encontro em Curitiba. Conforme o prefeito de Tomazina, os pre-feitos querem uma posição mais firme do governo federal em rela-ção aos pleitos já entregues em outros eventos do gênero. “Nós esperávamos novidades que melhorassem a participação do governo Federal em nossos muni-cípios, como o Pacto Federativo por exemplo. Claro que as ações que recebemos são importantes, mas alguns assuntos mais com-plexos foram deixados de lado e isto irritou grande parte dos nossos prefeitos”, afirmou Cury. Para o presidente da Amunop Associação dos Municípios do Norte do Paraná, Celso Silva, as prefeituras precisam se organi-zar para poder receber recursos, programas e projetos do governo federal. “Este encontro demons-tra que a presidenta Dilma está disposta a ajudar os municípios. Precisamos investir em equipes que trabalhem com projetos para

serem encaminhados em Bra-sília, que o resultado é sempre positivo”, destacou Celso Silva. Mesma posição tem o prefeito de Cornélio Procópio, Frederico Alves, o Fred. Acompanhado do Secretário de Planejamento, Apa-recido Alves Fernandes, Fred afir-mou que o encontro foi importante para que os prefeitos conheces-sem mais de perto, as oportuni-dades que o governo federal tem para as prefeituras. “Foram colo-cados à disposição dos prefeitos, vários secretários de ministérios importantes para esclarecer pos-síveis dúvidas. Este encontro demonstra que o governo da presidenta Dilma quer alcançar todos os municípios paranaenses com programas essenciais para nossas cidades”, disse o prefeito de Cornélio. o prefeito de Jaca-rezinho, Sérgio Faria espera que as propostas apresentadas pelos ministros no encontro de Curitiba cheguem até os municípios da região. Como Jacarezinho possui uma série de projetos do governo federal em andamento, os recur-sos serão fundamentais para que todas as obras sejam concluídas. “Esperamos que o governo fede-ral continue investindo nos muni-cípios do Norte Pioneiro porque é nas cidades que o cidadão vive e cobra suas autoridades”, concluiu o prefeito.

os presidentes da amunorpi e amunop, Guilherme cury e celso silva com o deputado alex canziani foram convidados para a mesa principal

Divulgação

BALCÃO DE RECORDAÇõESQuero agradecer aos meus amigos que tem contribuído para que o meu "balcão de recordações" fico cada vez com mais objetos, quero lembrar que cada um deles tem um valor inestimável da amizade. Esse balcão iniciou com um porta retrato dos meus filhos, depois com cantil de bebida que ganhei do meu amigo Pedro Machado que e marido da ex-vereadora Ana Batista, as relíquias aumentam quando ganhei um mine capacete do Marlon Bonilha, objeto que desperta muitas curiosidades. Não posso me esquecer da pinga Vita Cana que foi cedida para a equipe de reportagem do CN, Isaele e Isamara, pelo amigo Paulinho Fontanelli e foi me dado com muito carinho, também tem um relógio antigo que também faz parte da coleção, este relógio de bolso eu ganhei do jorna-lista Benedito Francisquini. Não poderia faltar as maquinas fotográficas antigas todas cedidas junto com uma miniatura da lata da Coca-cola pelos meus funcionários. Recentemente eu ganhei duas relíquias, uma delas foi da Dona Neli Rolim que é esposa do Cartorário de São José da Boa Vista João Rolim, Dona Nelli me cedeu uma caneca em porcelana que foi da sua avó, o objeto foi feito em comemoração ao Ano Jubilar, ou seja uma lembrança da Nossa Senhora Aparecida do ano de 1.967, a outra eu ganhei recentemente do casal siqueirense, Elcio de oliveira que trabalha na Lotérica e da Eliana Silva que trabalha da ACISC. o jovem casal me trouxe um caneco do 2º Baile do Chope promovido pelo Centro Social de Siqueira Campos, o caneco datado do ano 1.971 completa junto com outra quinquilharias o meu balcão de recordações. obrigado a todos os meus amigos que contribuíram.

Page 4: Correio Notícias - Edição 767

TERÇA-FEIRA, 21 dE mAIo dE 2013 - EdIÇão 7674 regIONAl

Japira participa da mobilização do dia do Combate contra o Abuso e Exploração Sexual

De JapiraAssessoria

o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adoles-cente, em parceira com a Secre-taria Municipal de Assistência Social, para marcar a data de 18 de maio - Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra crianças e adolescentes, realizou uma atividade diferen-ciada : um teatro de fantoches.

o roteiro foi elaborado pela psicóloga do CRAS – Ana Thaís Santos Vaz Ronque e abordou o caso de uma criança que mudou seu comportamento no ambiente escolar, familiar e principalmente com amigos e a descoberta da causa e o acompanhamento do caso. A execução ficou a cargo dos membros do CMDCA e técnicos da Secretaria Municipal de Assistência Social, sendo duas apresentações para as crianças da rede munici-pal de educação com linguagem lúdica para que as crianças pudes-sem participar e entender quais as providências a serem tomadas em

caso de serem vítimas de abuso ou exploração sexual.

A abertura contou com a pre-sença do Prefeito Municipal Wilson Ronaldo Rony de oliveira Santos, da primeira dama Fabiana de oli-veira Santos, dos membros do Conselho Tutelar, Secretárias da Educação e da Assistência Social e membros da comunidade.

o Prefeito Rony enfatizou a importância de se tratar de tema tão delicado, e que não podemos permitir que crianças e adoles-centes ainda sofram violência dessa natureza e que a mobiliza-ção é muito importante para aler-tar as crianças e os familiares.

Foi ainda distribuída cartilha sobre o tema e avaliação foi muito positiva, pois os bonecos do teatro de fantoches possibi-litaram uma linguagem acessível às crianças e ainda os profes-sores aprofundaram o tema em sala,lembrando do cuidado e da necessidade de defesa do direito de meninas e meninos crescerem de forma saudável e protegida.

Ricardo Camargo

prefeito rony com crianças durante evento

Dia de combate a exploração sexual infantil é marcado com passeata em Wenceslau Braz

De Wenceslau BrazKito Corrêa

As Secretarias municipais da Saúde e de Assistência Social promoveram na última sexta-feira, 17 de maio, uma passeata para marcar o Dia de Combate à Explo-ração Sexual Infantil, comemorado no dia18. A concentração aconte-ceu às 9h00 em frente ao Colégio Estadual Dr. Sebastião Paraná e percorreu as ruas centrais do município.

o evento que foi aderido por cerca de quinhentos participantes contou com alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcio-nais (APAE), Colégio Dr. Sebas-tião Paraná, Colégio São Tomáz de Aquino, Colégio Estadual Pro-fessor Milton Benner, a direção e corpo administrativo do Núcleo Regional de Educação (NRE), entre outros.

A violência sexual contra crian-ças e adolescentes é um problema mundial. Por ser ilegal, clandestina e em grande parte doméstica, é uma questão ainda pouco visível e difícil de ser qualificada, o que dificulta a responsabilização dos agressores. o mais freqüente tipo de violência que estão sujeitas as crianças e adolescentes, é aquele denominado estrutural, em função da precária situação sócio-eco-nômica das famílias das quais, grande parte das crianças e ado-lescentes vítimas se originam.

A defesa dos direitos e a pro-teção de crianças e adolescentes vítimas de exploração sexual vem sendo promovidas mediante ações integradas com as áreas de edu-cação, saúde, cultura e justiça, visando a reintegração social e ao retorno da criança ou adolescente ao convívio da família e da comu-nidade.

A data foi instituída pela Lei Federal 9.970/00 e lembra um vio-lento crime sexual que aconteceu em 1973 na cidade de Vitória (ES) contra uma menina de apenas oito anos, conhecido como ‘Caso Ara-celli’. os criminosos nunca foram responsabilizados. o marco é uma conquista na luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adoles-centes de todo país.

Alguns avanços já foram alcan-çados, como o Plano de Enfrenta-mento de Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, cuja implantação é uma realidade que vem sendo construída coletiva-mente com o governo e a socie-dade civil, no âmbito de estados e municípios. Mas ainda há muito a ser feito, através da união de todos, que devem unir esforços para que a sociedade brasileira desperte para o tema e participe das ações de enfrentamento.

o evento que foi aderido por cerca de quinhentos participantes

Danilo Nishimura

“Algo oculto existe no Hospital”, destaca vereador

De Santo Antônio da PlatinaWendy Comunicações

o vereador de Santo Antônio da Platina Francisco Faustino de Proença Junior, Chiquinho Net (MD), destacou na última semana no plenário da Câmara Municipal que deve existir algo oculto no Hospital Nossa Senhora da Saúde. Além disto, ele entrou com várias solicitações de informações no Poder Legislativo.

“Eles reclamam quando digo que o Hospital é uma caixa preta, mas para mim é”, enfatiza o vere-

ador. No requerimento 257/2013 onde solicitou a relação atuali-zada e detalhada dos funcioná-rios daquele hospital com dados individualizados sobre a data de admissão/demissão, cargo/função, salários recebidos, gratificações e reajustes desde 2009.

Além disto, em outro requeri-mento o vereador solicita relatório de todos os processos trabalhis-tas movidos contra o hospital, que ainda estejam em aberto, com informações sobre autos, partes, advogados e andamentos proces-suais. Chiquinho Net destacou que

já realizou este pedido por várias vezes. Ele ainda destaca que não está acusando de desvio de dinheiro, mas sim a falta de trans-parência do local.

o vereador Francisco Faustino de Proença Júnior voltou a acusar a direção do hospital de não forne-cer informações. “Vou repetir aqui o que já disse no começo do ano, é público na hora de receber verba e privado na hora de fornecer informação”, afirmou em relação a pessoa jurídica do hospital que não possuía selo de filantropia até o fim de 2012.

o vereador Francisco Faustino de proença júnior voltou a acusar a direção do hospital de não fornecer

informações

Danilo Nishimura

Page 5: Correio Notícias - Edição 767

TERÇA-FEIRA, 21 dE mAIo dE 2013 - EdIÇão 7675CIDADes

Campanha de vacinação contra a febre aftosa termina dia 31

O produtor que não vacinar seus animais até o final deste mês, será multado em R$ 108 por cabeçaParanáCamila Consulin

Faltam apenas 11 dias para terminar a campanha estadual de vacinação contra a febre aftosa. Nesta primeira etapa devem ser vacinados todos os bovinos e bubalinos de até dois anos de idade. A meta do Governo Esta-dual é imunizar 100% nesta faixa etária, o que corresponde a 4,5 milhões de cabeças.

o produtor que não vaci-nar seus animais até o dia 31 de maio, será multado em R$ 108 por cabeça. A próxima etapa da campanha acontece em novembro quando todos os bovinos e bubali-nos, de qualquer idade, devem ser imunizados.

os produtores devem compro-var a vacinação nas secretarias de Agricultura do seu município ou através da comprovação online, que permite o pecuarista confirmar a vacinação do rebanho pela inter-net no site da Agência de Defesa Agropecuária (Adapar) (www.adapar.pr.gov.br).

De acordo com a secretaria de Estado da Agricultura e do Abas-

tecimento (SEAB), o Paraná não registra focos suspeitos de febre aftosa desde 2005, e é conside-rada área livre de febre aftosa, com vacinação, desde o ano 2000.

ORIENTAÇõESÉ preciso conservar a vacina

em local resfriado, na geladeira ou caixa isotérmica com gelo; nunca expor ao sol. Somente transportar a vacina da loja agropecuária até a propriedade em caixa isotérmica com gelo; Aplique a vacina com agulhas e seringas bem limpas e desinfetadas para evitar conta-minações (antes de usar, deixe a seringa e agulhas em água fer-vente por 10 minutos); A dose a ser aplicada é de 5 ml, para todas as idades, tamanho e peso do animal; Aplicar a vacina na tábua do pescoço, via subcutânea ou intramuscular. Evite aplicar no pos-terior (“traseiro”) do animal que é região de carne nobre; Durante a campanha de vacinação, o trans-porte de animais somente será autorizado após a realização da vacinação e da atualização do cadastro, tendo que aguardar o prazo previsto para movimenta-ção, após a aplicação da vacina; Transporte animais somente com

a Guia de Trânsito Animal (GTA). A GTA deve ser retirada para toda movimentação de animais (entrada e saída da propriedade), mesmo quando realizada dentro do mesmo município e entre vizi-nhos.

FEBRE AFTOSADoença causada por vírus,

sendo uma das mais contagiosas que atingem os bovinos, búfalos, ovinos, caprinos e suínos. Causa muita febre, feridas (aftas) na boca e nos cascos, dificultando a movimentação e alimentação dos animais, o que acarreta elevada e rápida perda de peso e queda na produção de leite, tendo como consequência grandes prejuízos na exploração pecuária. É alta-mente transmissível por animais doentes e pelas secreções e excreções destes, como saliva, urina, fezes, leite, etc. Causa importantes perdas econômicas, principalmente pela restrição ao mercado internacional, e até mesmo ao mercado nacional, já que animais e produtos de origem animal ficam proibidos de serem comercializados para países livres ou áreas livres de febre aftosa.nesta primeira etapa devem ser vacinados todos os bovinos e bubalinos de até 2 anos de idade

Divulgação

EMATER completa 57 anos e visa modernização

De JacarezinhoAssessoria

o Instituto Paranaense de Assis-tência Técnica e Extensão Rural (EMATER) está completando 57 anos de atividades e visa à moderni-zação dos trabalhos desenvolvidos. o gerente regional Maurício Castro Alves destacou a importância do novo programa que está sendo lan-çado também no Norte Pioneiro é o “EMATER do futuro”.

Houve uma palestra esta-dual com o Diretor Presidente do EMATER, Rubens Ernesto, o Secre-tário Estadual de Agricultura, Nor-berto ortigara, o deputado estadual Pedro Lupion e o deputado federal Abelardo Lupion que foi retransmi-tida para todo o Estado.

Na região a abertura aconteceu

na antiga Faculdade de Filosofia e contou com o Secretário Municipal de Agricultura de Jacarezinho, João Paulo Carretero, o chefe regional da Secretaria da Família, Antônio Carlos de Almeida, o Tomate, chefe regional da SEAB, Fernando Emma-nuel, a chefe regional do IAP, Rosa Maria, o Presidente do Sindicato Rural Patronal, Eduardo Quintanilha, e representantes de entidades regio-nais e funcionários da EMATER.

Para o Secretário de Agricul-tura de Jacarezinho é uma medida importante esta modernização. “A equipe na região vem realizando um ótimo trabalho com os parceiros e também agricultores. Esta inovação só tem a melhorar ainda mais os ser-viços prestados”, analisa João Paulo Carretero.

NORTE PIONEIRO

A regional da EMATER atende 23 municípios e conta com 65 funcio-nários com parceiros de Prefeituras. “É um novo planejamento estraté-gico. A sociedade cobra e estamos modernizando. É preciso à contra-tação de novos técnicos, reciclagem de tecnologia e ampliar parcerias”, comenta Maurício Castro Alves. Ele destaca que são atendidas aproxi-madamente 8 mil famílias no Norte Pioneiro através da Agricultura Fami-liar.

o gerente regional ainda explica que a região tem vários projetos nas áreas de café, leite, frutas e oleicul-turas. “Estamos num novo desafio com a aprovação da Lei Estadual que coordena a Assistência Técnica de Extensão Rural e iremos por em prática esta ação”, finaliza Maurício Castro Alves.

comemoração também aconteceu no norte pioneiro

Marcos Junior

Câmara Mirim é exemplo para outros municípios

De Ribeirão ClaroWendy Comunicações

o Projeto Câmara Mirim de Ribeirão Claro tem sido exemplo para outros municípios da região. Instituído na cidade por Carlos Henrique Molini, o Kalé, a intenção é dar oportunidade para as crian-ças e jovens exercerem o papel de vereador.

Municípios do Norte Pioneiro como Jacarezinho, Santo Antô-nio da Platina e Wenceslau Braz também têm o Projeto de Lei

criado para a Câmara Mirim, mas não está em funcionamento no momento. Para Kalé é importante para eles conhecerem as funções e participar da política para formar uma nova geração de políticos.

Durante as reuniões que são mensais eles debatem sobre situ-ações cotidianas que acontecem em Ribeirão Claro. Entre os assun-tos que já foram debatidos pelos ‘pequenos parlamentares’ estão: a deterioração do patrimônio, pois rabiscam carteiras e pare-des, causando entupimento nos

sanitários e danos nas torneiras.os jovens: Guilherme José

Baggio Néia Pontes, Laís Cris-tina de Carvalho, Laura Stefani Ribeiro, Nicoly da Silva Costa, Paola Abrantes de Souza Codo-nhoto, Pietra Gabrieli Marreca Denobi, Sabrina Aparecida Bal-sarini Marqueti, Thainara Cris-tina da Silva e Vitória Paschoal Bonato participaram recente-mente do desfile em comemora-ção ao aniversário de 105 anos de emancipação política de Ribeirão Claro.

Vereadora mirim entrega homenagem ao vereador Kalé durante desfile de aniversário de Ribeirão Claro

Marcos Junior

Page 6: Correio Notícias - Edição 767

TERÇA-FEIRA, 21 dE mAIo dE 2013 - EdIÇão 7676 esPOrTes

CBf confirma apresentação da Seleção no dia 28 deste mês

Felipão adia em um dia início da preparação para a Copa das Confederações. Atletas envolvidos na Libertadores se juntam ao grupo dois dias depois

Do Rio de JaneiroGlobo Esporte

A CBF adiou nesta segunda-feira a apresentação da seleção brasileira para o período de pre-paração para a Copa das Con-federações. Antes prevista para o próximo dia 27, o início dos trabalhos passou para 28 deste mês, às 19h (terça-feira da pró-xima semana). o grupo se apre-senta à comissão técnica no Rio de Janeiro.

A mudança se deu porque todos os jogadores que atuam na Espanha, na Alemanha e na França só teriam condições de chegar ao Brasil no dia 28, já que os clubes ainda estariam em ati-vidade pelas competições nacio-nais.

- optamos por esta altera-ção para contarmos com o maior número de jogadores, o que deve ser algo em torno de 15 atletas - explicou o coordenador Carlos Alberto Parreira.

Mesmo com a alteração, nem todos jogadores se apresentarão ao técnico Luiz Felipe Scolari no

dia 28. Fred, Diego Cavalieri e Jean, do Fluminense, além de Rever e Bernard, do Atlético-MG, se juntam ao grupo somente em 30 de maio, por conta da parti-cipação nas quartas de final da Libertadores.

Por outro lado, os jogadores do Bayern de Munique (Dante e Luis Gustavo), envolvidos na deci-são da Liga dos Campeões, se apresentam normalmente no dia 28. os dois não disputarão a final da Copa da Alemanha, no dia 1º de junho, contra o Sttutgart, uma vez que a Fifa exige que todos os atletas se apresentem com no mínimo 15 dias antes do início do torneio.

A partir do dia 28 de maio, a delegação brasileira ficará hospe-dada no hotel Sheraton Rio, em São Conrado, no Rio de Janeiro. No dia 2 de junho, o time do téc-nico Luiz Felipe Scolari enfrenta a Inglaterra no Maracanã.

Durante esta semana, Felipão e Parreira estão na Europa. Eles assistiram à decisão da Copa do Rei, com vitória do Atlético de Madrid, time que tem o convocado

Filipe Luis, e mais outras partidas. Além disso, eles estão visitando clubes que têm jogadores convo-cados para negociar a liberação deles.

- Está sendo uma semana muito proveitosa aqui na Europa. Conseguimos acompanhar o desempenho de alguns convoca-dos e também tivemos boas con-versas com os clubes - disse Luiz Felipe Scolari.

No Rio de Janeiro, a Seleção vai treinar na Escola de Educação Física do Exército, na Urca. No dia 2 de junho, o Brasil enfrenta a Inglaterra, em amistoso no Mara-canã. No dia seguinte, o grupo segue para Goiânia, onde dará continuação à preparação para a Copa das Confederações.

o Brasil estreia na Copa das Confederações no dia 15, contra o japão, no Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília. Quatro dias depois, o adversário será o México, no Castelão (Fortaleza). No dia 22, o time canarinho vai encarar a Itália, na Fonte Nova (Salvador). Todos os jogos são válidos pelo Grupo A. luiz Felipe scolari mudou a data de apresentação da seleção

André Durão

Nova etapa do Jeps começa nesta segunda-feira em Siqueira Campos

De Siqueira CamposAssessoria

A segunda etapa da fase regio-nal da 60ª edição dos Jogos Esco-lares do Paraná começa nesta segunda-feira (20.05), em Siqueira Campos, com a disputa de esportes coletivos e também individuais para alunos atletas de duas categorias, masculino e feminino, classe A (de 12 a 14 anos) e B (de 15 a 17 anos). São cinco modalidades em disputa: futsal, voleibol, atletismo, xadrez e tênis de mesa. os jogos vão se estender até o fim de semana.

Reunindo atletas de oito cidades e a população siqueira – campense a solenidade de abertura abre a competição, nesta de segunda-feira, a partir das 19h30, no ginásio de Esportes Raulino Ceccon. Apre-sentações artísticas, desfile das delegações, hasteamento dos pavi-lhões Nacional, Estadual e Munici-pal, acendimento da pira olímpica e juramento do atleta são alguns dos atrativos da noite.

De acordo com a coordena-dora de Educação Física do Núcleo Regional de Educação de Ibaiti, Sônia Siqueira, é pela quarta vez que Siqueira Campos sedia a fase

regional dos Jeps e que pelo menos 900 atletas, 153 professores e 40 árbitros movimentarão a cidade nesta semana. Sônia destaca que o evento é uma oportunidade da cidade ficar conhecida em todo o Estado através do esporte. “Fica-mos honrados em fazer parte do calendário esportivo, sediando uma etapa da maior competição escolar do Paraná”.

As competições têm inicio pre-visto a partir das 08h dessa terça-feira com estreia das modalidades coletivas, futsal e voleibol, e a indi-viduais, xadrez e tênis de mesa. Serão seis dias de disputas em busca da classificação para a fase macrorregional, que acontecerá entre 05 e 09 de junho, em Wences-lau Braz, que fica cerca de 30 km de Siqueira Campos.

Para os alunos com deficiência (ACD) só duas modalidades entram na fase regional: atletismo, que inicia na próxima quinta-feira (23) e futsal, que já estreia no primeiro dia.

Cerca de novecentos atletas dos municípios pertencentes ao Núcleo Regional de Educação (NRE), sediado em Ibaiti, partici-pam. São eles: Conselheiro Mai-

rinck, Ibaiti, Figueira, Guapirama, Jaboti, Japira, Pinhalão e Siqueira Campos.

Ao todo 39 equipes foram for-madas para disputar as modali-dades coletivas: voleibol e futsal. o futsal tem o maior número de equipes (24), em seguida o volei-bol (15). As modalidades coletivas serão disputadas em seis locais. o futsal nos ginásio de Esporte, Raulino Ceccon e do colégio Esta-dual Segismundo Antunes Neto. o voleibol na quadra do Colégio Sagrada Família. o atletismo no Aeroporto de Siqueira Campos, o tênis de mesa no Clube Recreativo Arco-Íris e o xadrez na Associação Atlética Pindorama Siqueirense. Além disso, um refeitório e mais duas escolas acomodarão os atletas para a alimentação e alo-jamento durante os próximos dias.

A fase regional faz parte da 60ª edição dos Jogos Escolares do Paraná, que é realizado pela Secretaria do Estado da Educa-ção, organizado pela Secretaria do Estado do Esporte, conta com a parceria dos Núcleos Regionais de Educação e Escritórios Regio-nais do Esporte e com o apoio da Prefeitura Municipal.

equipe feminina, classe a, do ce segismundo neto, campeã regional de voleibol, representando o município de siqueira campos em 2012

Divulgação

Page 7: Correio Notícias - Edição 767

TERÇA-FEIRA, 21 dE mAIo dE 2013 - EdIÇão 7677POlICIAl

CORNÉLIO PROCóPIONOTA DE UTILIDADE PÚBLICAJá se encontra alocado em Corné-lio Procópio o novo Comandante do 18º BPM, Tenente Coronel PM, Geraldo Moliani, o qual desde já irá comandar e gerir o policia-mento tanto de Cornélio Procópio como dos demais 20 Municípios abrangidos na região. Seja bem-vindo!

PERTURBAÇÂO DE TRABA-LHO

ás 22h00 do dia 18 de Maio 2013, equipe PM deslocou até o Termi-nal Rodoviário, onde foi apurado que um indivíduo havia perdido seu ônibus, e que em decorrência disso passou a ameaçar e pertur-bar o sossego dos agentes de via-gens e bilheteiros. Que a equipe PM tentou orientar e apaziguá-lo, entretanto, o mesmo se recusou em ouvir, momento em passou a xingar a equipe de serviço. Diante do exposto, encaminharam-no para lavratura de TC.

ACHADO DE OBJETO EM CADEIA PÚBLICA

Em data de 19 de Maio de 2013, por volta de 09h20m equipes do DEPEN e da PM que realizam a guarda externa do SECAT local efetuaram a apreensão de uma sacola plástica contendo 03 apa-relhos celulares; 02 baterias para celulares, além de um pequeno tablete de maconha pesando 32 gramas. o material havia sido lan-çado do lado de fora do muro do SECAT, provavelmente durante a madrugada. A seguir, o material apreendido foi encaminhado para a autoridade competente.

PORTAR DOCUMENTO FALSOEm data de 18 de Maio de 2013 (Sábado), equipe PM do Pelotão de Trânsitos efetuava abordagens fiscalizatórias de veículos que transitavam pela Avenida Bento Ferraz de Campos, Jardim Bela Vista, quando se deu a aborda-gem a um veículo Ford/Escort GL, conduzido por um motorista de primeiro nome Gelson, o qual por-tava uma CNH (Carteira Nacio-nal de Habilitação) falsificada. o condutor acabou por confessar que havia adquirido o documento pela quantia de R$1.200,00 reais de uma pessoa (já identificada) e a qual deverá responder a inquérito policial. Após a confis-são e a retenção da CNH falsa, o condutor e seu veículo seguiram encaminhados para as devidas autuações, e posteriormente, demais procedimentos legais.

SERTANEJACUMPRIMENTO DE MANDADO

JUDICIALás 16h10m do dia 23 de Maio de 2013, equipe PM deslocou até a Avenida Presidente Vargas, onde efetuou o cumprimento de um Mandado de Prisão em desfa-vor de um indivíduo por primeiro nome Moisés, o qual seguiu enca-minhado para o devido procedi-mento legal.

LEóPOLISAPOIO A OUTROS óRGÃOS

ás 20h00 equipe PM deslocou mediante solicitação até o Con-junto Morada do Sol, na Rua Souza Gomes de Souza Cruz, onde moradores cercavam uma cobra da espécie cascavel que se encontrava toda enrolada em cima da calçada. Em seguida, a equipe PM utilizou e improvisou um arquivo de madeira como gaveta para depositar o animal e encaminhá-lo até o Corpo de Bombeiros de Cornélio Procópio, afim de que esse Órgão pudesse tomar os procedimentos corretos quanto a preservação da ser-pente.

NOVA FÁTIMADIRIGIR SEM SER HABILITADOás 16h50m do dia 19 de Maio de 2013, equipe PM efetuava patrulhamento pelo Bairro Gunji Kurahashi, quando o condutor de

um VW/Gol, modelo antigo (qua-drado), passou a efetuar fuga em alta velocidade. Ato contínuo, a equipe PM constatou que o refe-rido condutor havia abandonado o veículo ainda ligado próximo a uma casa da Rua Peroba, quase quebrando um muro residencial. Que o referido condutor se homi-ziou no interior de um quintal e se recusava em ser fiscalizado pela equipe de serviço, bem como, se recusava em deixar que seu veículo também fosse vistoriado, momento em que passou a ofen-der a equipe de serviço com pala-vras de baixo calão. Em seguida, após finalmente ser contido, uma vez que esboçou reação de agres-são contra os policiais, restou constatado que o referido condutor não era habilitado. Logo, encami-nharam-no junto ao veículo para lavratura de TC e demais autua-ções pertinentes.

BANDEIRANTESATENDIMENTO DE ACIDENTE

COM VíTIMA FATALás 07h50m do dia 18 de Maio de 2013, equipe PM foi acionada a deslocar até o cruzamento da Ave-nida Comendador Luiz Meneghel com Rua Juvenal Mesquita, onde foi apurado um acidente envol-vendo um veículo VW/Gol, condu-zido por um indivíduo de primeiro nome Reinaldo, o qual trazia como passageiro seu filho de 02 anos; e, uma motocicleta Honda CG Titan 125, tendo por integrantes um homem de nome Divino Aparecido de oliveira e, uma mulher (garupa) por nome Viviane Castro Ribeiro, 34 anos. Que a motocicleta havia colidido contra o para-lamas esquerdo do VW/Gol quando esse fazia uma manobra de conversão à esquerda na intenção de entrar em outra via. os ocupantes do VW/Gol (pai e filho) nada sofre-ram, entretanto, o casal da moto-cicleta seguiu encaminhado em estado grave ao Pronto-Socorro por equipe do SAMU. Posterior-mente, a equipe PM foi informada que a mulher passageira da moto-cicleta havia entrado em óbito. os veículos foram removidos para perícia, sendo que, inquérito téc-nico deverá ser instaurado para se apurar as circunstâncias do acidente.

DROGASPor volta de meio dia e meio de 19 de Maio de 2013, equipe PM deslocou a determinada residência do Jardim Ana Rosa, a fim de ave-riguar uma situação de ameaça, bem como, de tráfico de drogas, momento em que se deu a abor-dagem do suspeito por alcunha “Jhoninha”, 21 anos, o qual escon-dia no interior de sua casa, mais especificamente no interior da geladeira, dois invólucros plásticos contendo 197 gramas de maco-nha. Diante do exposto, o acusado seguiu encaminhado para o devido procedimento legal. oBS: Minutos antes, por motivo fútil, “Jhoninha” havia ameaçado os membros de uma família de morte.

ANDIRÁDISPARO DE ARMA DE FOGO

No início da madrugada do dia 19 de Maio de 2013, 01h50m, equipe PM deslocou mediante solicitação até as margens de um trilho de trem localizado na Rua São Paulo, Vila Santa Ines, onde auxiliaram equipe do SAMU a socorrer o cidadão Josimar Sil-vério da Silva, 21 anos, vítima de um disparo de arma de fogo na região da nádega. A vítima disse que estava fumando um cigarro de maconha no local, quando de repente dois indivíduos surgiram em uma motocicleta, sendo que, o garupa passou a efetuar dis-paros de arma de fogo em sua direção. A vítima disse não fazer ideia de quem seja o autor dos disparos. Na sequência, a equipe do SAMU encaminhou-o para o Pronto-Socorro, restando pois, diligências no intuito de elucidar a autoria dos disparos.

Jovem de Jacarezinho perde a vida na PR- 431

Ele voltava de Cambará quando se perdeu em uma curva e foi atropelado. Amigos estiveram no local do acidente e não acreditavam na cena

De JacarezinhoRegiane Romão com infor-

mações de Jivago França

Foi enterrado o corpo de Jean Jonathan Pereira, de 18 anos, que morreu na noite de sábado, 18. De acordo com informações policiais, ele se perdeu em uma curva da PR 431 e foi atropelado por uma van que vinha em sentido contrário.

No registro dos bombeiros, o acidente deve ter acontecido pouco depois das 23h, próximo ao trevo de Jacarezinho sentido Cam-bará.

Policiais Rodoviários Estaduais que atenderam a ocorrência dis-seram que Jean pode ter se per-dido na curva quando voltava de Cambará para Jacarezinho, nesse momento, em sentido contrário vinha uma van. De acordo com o

motorista não foi possível evitar o atropelamento. Devido à gravidade do acidente, Jean morreu na hora, inclusive ele teve perda de massa encefálica.

o motorista disse ainda que Jean veio muito rápido e ele não teve como evitar o choque. “Foi uma fatalidade que não gostaria que tivesse acontecido”.

o cabo Moraes, do Corpo de Bombeiros de Jacarezinho que

também atendeu a ocorrência disse que em toda a sua carreira não havia presenciado um aci-dente tão brutal como esse.

Logo após o acidente, amigos do jovem se reuniram no local e ainda não acreditavam que Jean estava morto. Eles contaram também que ele estava em Cam-bará e retornava para a sua casa na Vila São Pedro, em Jacarezi-nho.

Com o atropelamento, a meia de Jean ficou presa no assoalho da van

Jivago França

Dois acidentes são registrados nas rodovias PR 424 e PR 092 no último final de semana

Do Norte PioneiroRegiane Romão

o Corpo de Bombeiros regis-trou dois acidentes no último final de semana na PR 424 e PR 092.

Cinco pessoas ficaram feridas, uma em estado grave. os registros foram feitos na tarde de sábado, 18 e na madrugada de domingo, 19.

Por volta das 18h 50min do sábado, na PR 424, entre os muni-cípios de Siqueira Campos e Salto do Itararé, um carro com placas de Siqueira Campos bateu em outro carro com placas de Joaquim Távora.

os ocupantes dos veículos: Helena Maria Carvalho Geraldo, 59 anos, Carlos Geraldo Neto, 60 anos, Diego José Geraldo, 25 anos e Tiago dos Santos de 27 anos

foram socorridos e levados para a Santa Casa de Misericórdia de Siqueira Campos com ferimentos leves.

Já no domingo, por volta das 2h 30min a senhora Maria Goretti Mitsui Karimori, de 49 anos ficou presa nas ferragens depois de bater o carro que dirigia em uma árvore na PR 092, próximo ao município de Joaquim Távora.

A vítima como disseram os bombeiros corria risco de morte no momento do resgate. Ela foi enca-minhada para o Hospital Nossa Senhora da Saúde, em Santo Antônio da Platina. Nesta segunda-feira, 20 a equipe de reportagem do jornal Correio Notícias entrou em contato com o hospital, mas a única informação obtida é que ela continua internada na unidade. Cinco pessoas ficaram feridas, uma em estado grave

Divulgação

Indivíduo ameaça pessoas e é preso com

drogas em Bandeirantes

De BandeirantesAssessoria

Por volta de meio dia e meio de 19 de Maio de 2013, equipe PM da Sede da 2ª Cia do 18º BPM, em Bandeirantes, deslocou a deter-minada residência do Jardim Ana Rosa, a fim de averiguar uma situa-ção de ameaça, bem como, de trá-fico de drogas, momento em que se deu a abordagem do suspeito por alcunha “Jhoninha”, 21 anos, o qual escondia no interior de sua casa,

mais especificamente no interior da geladeira, dois invólucros plásticos contendo 197 gramas de maconha.

Ressalte-se que minutos antes, por motivo fútil, “Jhoninha” já havia ameaçado os membros de uma família de morte, fato esse que desencadeou a ocorrência geren-ciada pela equipe de serviço, e consequentemente, culminou na apreensão das drogas no interior da casa do acusado, o qual seguiu encaminhado para lavratura de fla-grante delito.

apreensão de drogas pela polícia Militar

Divulgação

Page 8: Correio Notícias - Edição 767

TERÇA-FEIRA, 21 dE mAIo dE 2013 - EdIÇão 7678 gerAl

Cohapar assume compromisso e construção começa em 30 dias em Cornélio Procópio

De Cornélio ProcópioAssessoria

397 mutuários já contemplados com as casas populares do Con-junto Habitacional Marta Dequêch, estiveram reunidos com dirigentes da Cohapar (Companhia de Habi-tação do Paraná) e do SISPUMC (Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Cornélio Procó-pio), na noite de quarta-feira (15), no Centro de Eventos Humberto Carazzai, para esclarecimentos de dúvidas quanto ao prazo na cons-trução das residências. A Com-panhia garantiu, através de seu gerente regional, Nilton de Sordi, que, se não houver contratempos, as construções se iniciam em 30 dias.

Segundo De Sordi, o atraso aconteceu durante o preparo do terreno para as construções: “Encontramos no terreno uma área inviável para construção de imóveis residenciais devido à pre-sença de minas d’água subterrâ-neas, que eram imprevisíveis em nosso planejamento inicial”, reve-lou o gerente. A oportuna reunião serviu para estabelecer o desloca-mento dos contemplados naquela área para a continuidade do ter-reno de forma adequada.

A região minada receberia 93 residências loteadas nas quadras 6, 7 e 8. Através de replanejamento

foi realizado o sorteio destes con-templados em nova área preparada para engenharia civil continua-mente ao conjunto. Através de empenho do prefeito de Cornélio Procópio, Frederico Carlos de Car-valho Alves, o governo autorizou as construções que, segundo o Gerente Habitacional, levarão de oito meses a um ano para findo.

Segundo a presidente do SIS-PUMC, Edna Maria Sordo, que foi responsável pelos primeiros cadastros de inscrição dos interes-sados em participar do Programa, a próxima etapa será atualizar os dados dos 397 contemplados atra-vés de nova documentação que deverá ser entregue na sede do Sindicato ou da Cohapar conforme já agendado. “Precisamos atuali-zar os documentos dos contem-plados e consultar novamente os dados de restrição no CPF; os mutuários devem estar regular-mente em dia com suas dívidas para continuarem no programa”, alertou Edna.

A reunião, que teve clima harmonioso e de felicidade pelos contemplados, contou com a presença dos vereadores, Angé-lica olchanesk e Rafael Haddad. Após o encerramento da primeira fase do programa, a segunda etapa viabilizará cerca de mais 400 casas para procopenses que ainda não possuem casa própria.

Segundo a presidente do SISPUMC, Edna Maria Sordo, que foi responsável pelos primeiros cadastros de inscrição dos interessados em participar do Programa, a próxima etapa será atualizar os dados dos 397 contemplados através de nova documentação que deverá ser entregue na sede do Sindicato ou da Cohapar conforme já agendado

Divulgação

Page 9: Correio Notícias - Edição 767

terça-feira, 21 de maio de 2013 - edição 767B1editais

Repasses do Governo do Estado aos municípios chegam a R$ 1,5 bilhão

Flávio Arns afirma que Ceasas do Paraná são referência em qualidade

ParanáAen

O Governo do Estado está destinando, desde 2011, cerca de R$ 1,5 bilhão para os 399 municí-pios paranaenses em repasses a fundo perdido, convênios e finan-ciamentos. A maior parte é para infraestrutura básica e social, em pavimentação de estradas rurais, para o transporte escolar, para aqui-sição de calcário destinado agricul-tores familiares e ações de apoio a pequenos produtores rurais.

Neste ano, o governador Beto Richa lançou dois grandes progra-mas, que somam R$ 282 milhões, a fundo perdido, para os municípios. Um deles é o Plano de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios (PAM), que destina R$ 150 milhões a municípios com até 50 mil habi-tantes investirem em projetos priori-tários e definidos pela população. O outro é o “Caminho das Pedras”, de pavimentação de estradas rurais. O programa irá gerar seis mil empre-gos no interior.

O repasse do governo para o transporte escolar, que foi de R$ 3 milhões em 2010, passou a R$ 58 milhões em 2011 e para R$ 80 milhões em 2012 e mais R$ 80 milhões estão sendo repassados neste ano. No total, são R$ 218 milhões. Além disso, são repassa-

dos anualmente, desde 2011, R$ 72 milhões para pagamento de pessoal das APAES.

Na área da agricultura, os recursos para as prefeituras adqui-rirem calcário destinado a agricul-tores familiares chegam a R$ 44,9 milhões. Mais R$ 33,3 milhões já foram repassados para diversas ações de apoio ao pequeno pro-dutor, como em assentamentos, proteção de fontes, aquisição de sementes e readequação de estra-das rurais.

D E S E N V O L V I M E N T O URBANO - A determinação do Governo do Paraná em levar o desenvolvimento para todo o Estado fez com que a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedu) liberasse, em 2011 e 2012, por meio do Paranacidade e em parce-ria com outras secretarias, mais de R$ 500 milhões para obras de infra-estrutura nos municípios.

Os recursos são repassados em diversas modalidades – fundo perdido, financiamentos e convê-nios para aquisição de equipamen-tos. É um dos maiores volumes de recursos da história. Pelo plane-jamento do quadriênio, os valores serão duplicados, fechando em 2014 com a destinação de R$ 1 bilhão em obras.

Além disso, o governo instituiu o Piso Paranaense de Assistência

ParanáAen

O governador em exercício e secretário da Educação, Flávio Arns, participou nesta quinta-feira (16/05), em Curitiba, da abertura do HortiFruti Brasil Show 2013. Na feira, haverá espaço para discus-são do abastecimento do mercado consumidor com alimentos seguros e saudáveis. O evento é promo-vido pela Associação Brasileira de Centrais de Abastecimento (Abra-cen), em parceria com Governo do Estado e Ceasa Paraná, e patrocí-nio da Agência de Fomento Paraná e Sebrae Paraná.

“As Centrais de Abastecimento do Paraná são referência de quali-ficação e qualidade de alimentos e cria mais de 100 mil empregos entre diretos e indiretos, em uma ampla cadeia de agricultores e coopera-tivas paranaenses”, disse Flávio Arns. Ele destacou que o Governo do Estado busca a melhoria dos serviços a partir da requalificação e modernização das estruturas.

As cinco Ceasas do Paraná, em Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel e Foz do Iguaçu, comer-cializam por ano, em média, cerca de 1 milhão de toneladas de hor-tigranjeiros. “A área de produção está se modernizando, ampliando sua produtividade no campo. Preci-samos trazer esses benefícios para os mercados, as suas estruturas”, disse o secretário de Agricultura e Abastecimento, Norberto Orti-gara, lembrando que as Ceasas do Paraná já têm 40 anos.

PARCERIAS – Entre essas estratégias está a parceria de tra-balho feita com o Sebrae Paraná e empresários da região da Emilia Romagna, da Itália. Recentemente um grupo de produtores, atacadis-tas e técnicos da Ceasa Paraná estiveram em Bologna, conhecendo o sistema operacional Centro de Abastecimento Agroalimentar – CAAB, conhecido como um dos mais eficientes da Europa.

O diretor-presidente da Ceasa Paraná, Luiz Dâmaso Gusi, expli-cou que as primeiras reformas estruturais das unidades ataca-distas no Estado começarão por Maringá, seguindo padrões de maior eficiência logística. “Estamos fazendo parcerias estratégicas bus-cando capacitar não só produtores, atacadistas, mas também o comér-cio para beneficiar todos os seg-mentos envolvidos neste processo”, disse o diretor presidente da Ceasa Paraná.

Antes da abertura oficial, o governador em exercício e os mais de 500 participantes entre produto-res, atacadistas, diretores e técni-cos das Ceasas de vários estados e estudantes, assistiram a palestra do médico Dráuzio Varella, que falou sobre vida saudável e alimen-tos saudáveis.

HORTIFRUTI - Além das pales-tras e discussões técnicas, painéis e oficinas tecnológicas, os partici-pantes do HortiFruti Brasil Show terão oportunidade de conhecer novos equipamentos, máquinas, serviços, tecnologia para a toda a cadeia produtiva de hortigranjei-

Social (PPAS), faz repasse mensal de recursos para a organização de assistência farmacêutica para 312 municípios e repasse para compra

de medicamentos básicos para os 399 municipios.

A Sanepar devolve aos municí-pios onde atua parte de suas recei-

tas para um fundo de investimento na área ambiental. Outro impor-tante apoios aos municípios são as Patrulhas do Campo, conjunto de

equipamentos para recuperação e adequação de estradas rurais, repassadas aos municípios organi-zados em consórcios.

ros e flores, com a participação de 39 empresas. “Estamos abrindo também este espaço para que o produtor e o atacadista permissio-nário possam trabalhar com mais qualidade e eficiência”, afirmou o

diretor-presidente da Ceasa.O evento segue até sábado

(18), na Ceasa Curitiba, no bairro Tatuquara, conta ainda com um Fórum Internacional para discus-são sobre os desafios do setor

de hortifrutigranjeiros, a partir da apresentação da experiência ita-liana da Região da Emilia Romagna – referência nesse segmento. O Fórum também discutirá o projeto de modernização da Ceasa-PR,

demandas do mercado varejista e o cooperativismo como ferramenta de organização do setor.

Mais informações pelo ende-reço eletrônico www.hortifrutibrasil-show.com.br

O Governo do Estado está destinando, desde 2011, cerca de R$ 1,5 bilhão para os 399 municípios paranaenses em repasses a fundo

perdido, convênios e financiamentos

O governador em exercício e secretário da Educação, Flávio Arns, participou quinta-feira (16/05), em Curitiba, da

abertura do HortiFruti Brasil Show 2013

Divulgação

Divulgação

Page 10: Correio Notícias - Edição 767

terça-feira, 21 de maio de 2013 - edição 767B2 editais

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURIÚVA ESTADO DO PARANA

GABINETE DO PREFEITO

AV. ANTONIO CUNHA, 365 – FONE FAX (43) 3545-1222 – CEP 84280-000 – CURIÚVA – PR

LEI Nº 1214/2013

CRIA CARGOS NO QUADRO DE PESSOAL DO MUNICÍPIO, INSTITUÍDO PELA LEI MUNICIPAL Nº 498, de 09/02/1990.

A CÂMARA MUNICIPAL DE CURIÚVA, Estado do Paraná, aprovou e eu PREFEITO

MUNICIPAL DE CURIÚVA, sanciono a seguinte LEI:

. Art. 1º - Ficam criados no Quadro de Pessoal de Provimento Efetivo, instituído pela Lei Municipal nº 498, de 09/02/1990, e suas alterações, os cargos abaixo relacionados, bem como suas atribuições, constantes do Anexo I desta Lei:

Cargo Público Nº de Vagas

PisoSalarial

(R$)

Carga Horária

Semanal Escolaridade Mínima

Assistente Administrativo 01 750,00 40 Ensino Médio Completo

Cozinheira 02 678,00 40 Ensino Fundamental Completo

Farmacêutico 01 1.500,00 20 Ensino Superior Completo com formação em Farmácia e CRF

Médico Cardiologista 01 2.500,00 20

Ensino Superior Completo com formação em Medicina,

Especialização em Cardiologia e CRM

Médico Ginecologia/Obstetrícia 01 2.500,00 20

Ensino Superior Completo com formação em Medicina,

Especialização em Ginecologia e Obstetrícia e CRM

Médico Ortopedista 01 2.500,00 20 Ensino Superior Completo com

formação em Medicina, Especialização em Ortopedia e

CRM

Médico Plantonista 04 500,00 por

plantão

12 horas por

plantão

Ensino Superior Completo com formação em Medicina e CRM

Recepcionista 04 678,00 40 Ensino Fundamental Completo

Técnico em Radiologia 02 1.450,00 20 Ensino Médio com formação ou

curso de Técnico em Radiologia

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURIÚVA ESTADO DO PARANA

GABINETE DO PREFEITO

AV. ANTONIO CUNHA, 365 – FONE FAX (43) 3545-1222 – CEP 84280-000 – CURIÚVA – PR

Art. 2º - Fica ampliado no Quadro de Pessoal de provimento efetivo, instituído pela Lei Municipal nº 498, de 09/02/1990, e suas alterações, o número de vagas do cargo abaixo descrito, conforme especifica:

Cargo Público Nº de Vagas acrescidas

Carga Horária

Semanal

Nutricionista 01 20

Enfermeiro 02 40

Técnico em Enfermagem 09 40

Zeladora 04 40

Art. 3º - As atribuições, responsabilidades e demais características pertinentes aos empregos públicos efetivos descritos nesta Lei, serão definidas através de Decreto do Chefe do Poder Executivo.

Art. 4º - As despesas decorrentes da execução desta Lei correrão por conta de verbas próprias

consignadas em orçamento e suplementadas, se necessário. Art. 5º - Esta Lei entra em vigor na data da sua publicação.

Prefeitura Municipal de Curiúva, em 20 de maio de 2.013.

AMADEU DE JESUS DA SILVA

Prefeito Municipal de Curiúva

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURIÚVA ESTADO DO PARANA

GABINETE DO PREFEITO

AV. ANTONIO CUNHA, 365 – FONE FAX (43) 3545-1222 – CEP 84280-000 – CURIÚVA – PR

LEI Nº 1214/2013

CRIA CARGOS NO QUADRO DE PESSOAL DO MUNICÍPIO, INSTITUÍDO PELA LEI MUNICIPAL Nº 498, de 09/02/1990.

A CÂMARA MUNICIPAL DE CURIÚVA, Estado do Paraná, aprovou e eu PREFEITO

MUNICIPAL DE CURIÚVA, sanciono a seguinte LEI:

. Art. 1º - Ficam criados no Quadro de Pessoal de Provimento Efetivo, instituído pela Lei Municipal nº 498, de 09/02/1990, e suas alterações, os cargos abaixo relacionados, bem como suas atribuições, constantes do Anexo I desta Lei:

Cargo Público Nº de Vagas

PisoSalarial

(R$)

Carga Horária

Semanal Escolaridade Mínima

Assistente Administrativo 01 750,00 40 Ensino Médio Completo

Cozinheira 02 678,00 40 Ensino Fundamental Completo

Farmacêutico 01 1.500,00 20 Ensino Superior Completo com formação em Farmácia e CRF

Médico Cardiologista 01 2.500,00 20

Ensino Superior Completo com formação em Medicina,

Especialização em Cardiologia e CRM

Médico Ginecologia/Obstetrícia 01 2.500,00 20

Ensino Superior Completo com formação em Medicina,

Especialização em Ginecologia e Obstetrícia e CRM

Médico Ortopedista 01 2.500,00 20 Ensino Superior Completo com

formação em Medicina, Especialização em Ortopedia e

CRM

Médico Plantonista 04 500,00 por

plantão

12 horas por

plantão

Ensino Superior Completo com formação em Medicina e CRM

Recepcionista 04 678,00 40 Ensino Fundamental Completo

Técnico em Radiologia 02 1.450,00 20 Ensino Médio com formação ou

curso de Técnico em Radiologia

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURIÚVA ESTADO DO PARANA

GABINETE DO PREFEITO

AV. ANTONIO CUNHA, 365 – FONE FAX (43) 3545-1222 – CEP 84280-000 – CURIÚVA – PR

Art. 2º - Fica ampliado no Quadro de Pessoal de provimento efetivo, instituído pela Lei Municipal nº 498, de 09/02/1990, e suas alterações, o número de vagas do cargo abaixo descrito, conforme especifica:

Cargo Público Nº de Vagas acrescidas

Carga Horária

Semanal

Nutricionista 01 20

Enfermeiro 02 40

Técnico em Enfermagem 09 40

Zeladora 04 40

Art. 3º - As atribuições, responsabilidades e demais características pertinentes aos empregos públicos efetivos descritos nesta Lei, serão definidas através de Decreto do Chefe do Poder Executivo.

Art. 4º - As despesas decorrentes da execução desta Lei correrão por conta de verbas próprias

consignadas em orçamento e suplementadas, se necessário. Art. 5º - Esta Lei entra em vigor na data da sua publicação.

Prefeitura Municipal de Curiúva, em 20 de maio de 2.013.

AMADEU DE JESUS DA SILVA

Prefeito Municipal de Curiúva

Page 11: Correio Notícias - Edição 767

TERÇA-FEIRA, 21 DE MAIO DE 2013 - EDIÇÃO 767B3editais

Como preparar uma receita fácil, prática e gostosa

de brigadeirão

Culinária saúde e Beleza

Divulgação

Jamile Maluly

A sobremesa pode ser servida após as refeições, ou até mesmo como prato adicional na hora do café ou do chá.

O chocolate, ingrediente mais que bem-vindo no inverno, é o segredo desta receita prática e deliciosa.

Ingredientes:*1 lata de leite condensado* 1 lata de creme de leite sem soro*1 xícara (chá) de chocolate em pó*4 colheres de (sopa) de açúcar*1 colher (sopa) de manteiga*4 ovos*Chocolate granulado para decorarModo de preparo:Primeiramente bata os ovos no liquidifi cador. Adicione o leite con-

densado, o creme de leite sem soro e a manteiga. Bata novamente. Acrescente açúcar e o chocolate em pó. Bata novamente. Coloque em uma assadeira untada com manteiga. Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC, em banho Maria, por 45 minutos, coberto com papel alumínio. Desenforme. Decore com chocolate granulado.

Ser vegetariano faz mal para a saúde?

Saúde e BelezaBemestar.com

A pesquisadora Suzana Her-culano-Houzel, do Rio de Janeiro, afi rma que um vegetariano pode ter grandes riscos de não ingerir a quantidade sufi ciente de proteínas, o que faz falta para o desenvolvi-mento e o bom funcionamento do cérebro. Ela diz ainda que bebês e crianças não devem ser subme-tidos a dietas vegetais, a não ser sob supervisão médica. Eric Slywi-tch, médico e diretor da Sociedade Vegetariana Brasileira, vê na afi r-mação "um equívoco" e a rebate argumentando que o cérebro é priorizado quando há desnutrição severa. Nesse caso, ocorre perda de massa muscular para aproveita-mento proteico cerebral. Segundo ele, não há provas de comprome-timento do vegetariano, e a preo-cupação com o equilíbrio na dieta de crianças deve existir, indepen-dentemente de ser onívora ou não. Veja algumas refl exões trazidas por especialistas para ajudar na deci-são sobre o que colocar no prato.

Vegetarianos são mais saudáveis?

O nutrólogo Durval Ribas Filho, presidente da Sociedade Brasileira de Nutrologia, garante que a dieta vegetariana não oferece perigo se for monitorada: "Sugiro um check-up a cada seis meses e, se houver qualquer defi ciência, ela pode ser rapidamente corrigida". Já o nutri-cionista George Guimarães, diretor da consultoria NutriVeg, em São Paulo, considera a medida sem importância. "O cardápio vegeta-riano disponibiliza os nutrientes necessários. Vegetarianos são mais saudáveis e têm menos doenças crônico-degenerativas e cardíacas." Para comprovar sua tese, ele cita uma pesquisa da Universidade de Oxford, feita com 45 mil voluntários

(34% vegetarianos) e publicada no American Journal of Nutrition. Os que não comiam carne apresenta-ram menor risco de cardiopatias. Pesa nesse quadro um traço com-portamental, admitido por Durval.

Os vegetarianos são mais criterio-sos quanto aos alimentos que con-somem, não cometem exageros, cuidam da saúde e são menos pro-pensos à obesidade.

Ovolactovegetariano ou vegetariano?

A nutricionista Cynthia Passoni, especialista em nutrição infantil pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), uma estudiosa da relação entre crescimento e alimentação, pondera que a dieta vegetariana não é garantia de saúde: "É muito comum ver pais que não consultam um médico e simplesmente trocam a carne por massas e pães, prejudi-cando os fi lhos". Para ela, a prote-ína é um dos itens mais polêmicos.

Presente principalmente na carne, também está em feijões, lentilha, quinoa, nozes (amêndoas, castanha de caju) e sementes (ger-gelim e linhaça). "Nestes últimos, cumpre o mesmo papel da proteína

da carne no desenvolvimento", diz ela, "mas nem sempre está incor-porada nas refeições infantis." Eric lembra uma tabela nutricional que aponta que um bife grelhado, de 64 gramas e 190 calorias, pode ser

trocado por 7 colheres (sopa) de lentilha cozida. O pediatra Mauro Fisberg, autor do Guia Descompli-cado da Alimentação Infantil, edi-tado em parceria com as revistas CLAUDIA e SAÚDE, põe lenha na fogueira: "Quanto mais restrita é a dieta, maior a possibilidade de ocor-rer alguma defi ciência alimentar". Ele explica que um cardápio ovo-lactovegetariano, que abre o leque para o ovo e o leite, ofereceria uma opção mais completa. "O cálcio, presente no leite, é essencial para a formação óssea. Sem ele, pode haver, no futuro, risco de osteope-nia e osteoporose.

A soja também é boa fonte de cálcio, que está em menor quanti-dade em verduras verde-escuras."

É preciso complementarA gestação e os primeiros

anos da infância são fases críticas, segundo Cynthia. Por isso, Mauro argumenta que a família deveria

esperar um pouco para introduzir a criança no vegetarianismo. Ou fazê-lo sob orientação. E aí recor-rer aos alimentos fortifi cados. "No mercado, há arroz, sucos e queijo de soja enriquecidos com cálcio", diz Andrea Giancoli, nutricionista da associação americana de nutrição.

A falta de outro elemento da carne vermelha, o ferro, pode levar à anemia, que causa cansaço e baixa concentração. O ferro das leguminosas (feijão, soja) e das folhas verdes-escuras é menos assimilado pelo organismo. Por isso, vegetarianos devem dobrar a ingestão para não fi car com o estoque baixo - embora esse grupo tenda a se adaptar e aumentar, gradativamente, a capacidade de absorvê-lo. "Para potencializar o ferro, é preciso combiná-lo com vitamina C (acerola e goiaba) e ainda evitar laticínios, que difi cultam sua absorção", afi rma Cynthia.

O peixe de água fria, excluído da mesa vegetariana, é rico em ômega 3 - importante para a mie-lina, gordura que encapa as fi bras nervosas e acelera a comunicação entre os neurônios. "Dá para obter a quantidade diária necessária de ômega 3 ingerindo 2 colheres (chá) de óleo de linhaça", rebate George. Segundo ele, o único componente que não tem substituto, a vitamina B12, precisa ser acrescentado por meio de injeções, cápsulas ou gotas. Ela provém da carne e tem função fundamental no raciocínio. Sua falta pode levar à anemia e pre-judicar o crescimento das crianças.

Richard Wrangham, primató-logo e professor de Harvard, autor de Pegando Fogo - Por Que Cozi-nhar nos Tornou Humanos (Zahar), joga o debate para outro campo. Quando a comida é cozida, diz ele, obtemos a mesma quantidade de calorias na dieta vegetariana ou na típica americana, rica em carne. Só com as cruas ocorrem perdas.

A pesquisadora Suzana Herculano-Houzel, do Rio de Janeiro, afirma que um vegetariano pode ter grandes riscos de não ingerir a quantidade

suficiente de proteínas

Ser vegetariano faz

, 21 DE MAIO DE 2013 - EDIÇÃO 767TERÇA

saúde e Beleza

tomate Recheado

Ingredientes 1 lata de atum

5 tomates grandes

1 cebola pequena picada

Salsinha ou rucula picada

Azeite a gosto

Pimenta-do-reino

Sal a gosto

Modo de Preparo Misture o atum com a cebola e a salsinha, bem picadinhas

Tempere com o azeite, a pimenta do reino e o sal

Reserve

Corte o tomate pela metade

lave bem tirando todas as sementes

Coloque o recheio e está pronto

Pode substituir a salsinha pela rúcula, fi ca uma delícia

Divulgação

Page 12: Correio Notícias - Edição 767

terça-feira, 21 de maio de 2013 - edição 767B4 editais

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURIÚVA ESTADO DO PARANA

GABINETE DO PREFEITO

AV. ANTONIO CUNHA, 365 – FONE FAX (43) 3545-1222 – CEP 84280-000 – CURIÚVA – PR

LEI Nº 1213/2013

AMPLIA VAGAS NO QUADRO DE PESSOAL DO MUNICÍPIO, INSTITUÍDO PELA LEI MUNICIPAL Nº 498, de 09/02/1990.

A CÂMARA MUNICIPAL DE CURIÚVA, Estado do Paraná, aprovou e eu PREFEITO

MUNICIPAL DE CURIÚVA, sanciono a seguinte LEI: Art. 1º - Fica ampliada no Quadro de Pessoal de Provimento Efetivo, instituído pela Lei

Municipal nº 498, de 09/02/1990 e suas alterações, a quantidade de cargos abaixo relacionados:

Denominação do Cargo Público Nº de Vagas Criadas

Professor com Pedagogia 15

Art. 2º - As despesas decorrentes da execução desta Lei correrão por conta de verbas próprias consignadas em orçamento e suplementadas, se necessário.

Art. 3º - Esta Lei entra em vigor na data da sua publicação.

Prefeitura Municipal de Curiúva, em 20 de maio de 2.013.

AMADEU DE JESUS DA SILVA

Prefeito Municipal de Curiúva

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURIÚVA ESTADO DO PARANA

GABINETE DO PREFEITO

AV. ANTONIO CUNHA, 365 – FONE FAX (43) 3545-1222 – CEP 84280-000 – CURIÚVA – PR

LEI Nº 1211/2013

Autoriza o Poder Executivo Municipal a abrir Crédito Adicional Especial na importância de R$ 55.200,00 (Cinquenta e cinco mil e duzentos reais) e Revoga a Lei Municipal n.º 1190, de 25 de janeiro de 2013.

A CÂMARA MUNICIPAL DE CURIÚVA, Estado do Paraná, aprovou e eu PREFEITO MUNICIPAL DE CURIÚVA, sanciono

a seguinte LEI: Art. 1º - Fica aberto no Orçamento Geral do Município de Curiúva do Exercício de 2013, um CRÉDITO ADICIONAL

ESPECIAL, no valor de R$ 55.200,00 (Cinqüenta e cinco mil e duzentos reais), no Órgão e Unidade Orçamentária abaixo especificada,

09 DEPARTAMENTO DE SAÚDE

003 – FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE

10.301.1001-2050 – MANUTENÇÃO DO FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE

Conta 3295 - 3.3.90.93.00.00.00 – Indenizações e Restituições.

Fonte de Recurso: 0.1.00.0001000-01000 – Recursos Ordinários (Livres) 011000 55.200,00

TOTAL GERAL DA FONTE ............................................................................................................ 55.200,00

Art. 2º - Para cobertura do Crédito Adicional Especial de que trata o Artigo Primeiro, será utilizado o cancelamento parcial da seguinte dotação orçamentária, nos termos do Art. 43 Inciso III, da Lei 4.320/64.

05 DEPARTAMENTO DE VIAÇÃO, OBRAS E SERVIÇOS URBANOS

003 – DIVISÃO DE SERVIÇOS URBANOS

15.452.0409-2023 – MANUTENÇÃO DA DIVISÃO DE SERVIÇOS URBANOS

Conta 1190 - 3.3.90.30.00.00.00 – Material de Consumo.

Fonte de Recurso: 0.1.00.0001000-01000 – Recursos Ordinários (Livres) 011000 55.200,00

TOTAL GERAL DA FONTE 55.200,00

Art. 3º - Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação, e fica revogada a Lei Municipal nº 1190 de 25 de janeiro de

2013.

Edifício da Prefeitura Municipal de Curiúva, Estado do Paraná, em 07 de maio de 2013.

AMADEU DE JESUS DA SILVA Prefeito Municipal de Curiúva

*REPUBLICADO POR INCORREÇÃO

Vende-se sítio

Localizado no Municipio de Siqueira Campos Pr

a 2 km da vila operária, casa de alvenaria, galpão com triturador, pastagens formada, tanques e várias nascentes de água,

Falar com Tião Mota,43-9920-7582.

Tel: (43) 99742924

CLASSIFICADOSVendo – CB 300 R

Ano, 2010, dourada ano 2010, baixa quilometragem super nova. Preço: R$ 9.000,00. Interessados ligar no (43)99772706.

Page 13: Correio Notícias - Edição 767

terça-feira, 21 de maio de 2013 - edição 767B5editais

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURIÚVA ESTADO DO PARANA

GABINETE DO PREFEITO

AV. ANTONIO CUNHA, 365 – FONE FAX (43) 3545-1222 – CEP 84280-000 – CURIÚVA – PR

LEI Nº 1212/2013

DISPÕE SOBRE A CRIAÇÃO DE EMPREGOS PÚBLICOS PARA ATENDIMENTO DE CONVÊNIO FIRMADO COM GOVERNO FEDERAL ATRAVÉS DO MINISTÉRIO DA SAÚDE E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

A CÂMARA MUNICIPAL DE CURIÚVA, Estado do Paraná, aprovou e eu PREFEITO

MUNICIPAL DE CURIÚVA, sanciono a seguinte LEI:

Art. 1º - Ficam criados os seguintes empregos públicos: Médico do PSF, Enfermeiro do PSF, Técnico de Enfermagem do PSF, Agente Comunitário de Saúde do PSF, Farmacêutico do PSF, Fisioterapeuta do PSF, Psicólogo do PSF, Dentista do PSF, Agente de Endemias do PSF e Secretário/Recepcionista do PSF, conforme os Anexos I, II e III que integram esta Lei.

§ 1º - As vagas, a remuneração, a escolaridade exigida e as atribuições referentes aos

empregos públicos criados por esta Lei estão especificados nos Anexos I, II e III que integram esta Lei.

§ 2º - A Carga Horária Semanal de trabalho é de 40 (quarenta) horas para os seguintes empregos públicos:

I - Médico do PSF; II - Enfermeiro do PSF; III - Técnico de Enfermagem do PSF; IV - Agente Comunitário de Saúde do PSF; V - Farmacêutico do PSF; VI - Dentista do PSF; VII - Agente de Endemias do PSF; VIII - Secretário/Recepcionista do PSF;

§ 2º - A Carga Horária Semanal de trabalho é de 20 (vinte) horas para os seguintes empregos públicos:

I - Fisioterapeuta do PSF; II - Psicólogo do PSF.

Art. 2º - Os empregos públicos criados no art. 1º desta Lei deverão ser preenchidos através de Teste Seletivo e serão ocupados por empregados públicos que serão regidos pelas normas descritas na Consolidação das Leis do Trabalho - CLT e contribuirão para o Regime Geral de Previdência - INSS.

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURIÚVA ESTADO DO PARANA

GABINETE DO PREFEITO

AV. ANTONIO CUNHA, 365 – FONE FAX (43) 3545-1222 – CEP 84280-000 – CURIÚVA – PR

§ 1º - Fica o Poder Executivo autorizado a realizar Teste Seletivo para admissão de pessoal, para preenchimento dos cargos criados através desta Lei, de acordo com as vagas existentes, pelo Regime da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, não gerando direito à estabilidade. § 2º - A contratação dos aprovados no Teste Seletivo ficará condicionada às disposições emitidas no art. 169 da Constituição Federal, não podendo exceder os limites previstos no art. 18 e seguintes da Lei Complementar nº 101/2000 – Lei de Responsabilidade Fiscal.

Art. 3º - Os empregos públicos criados por esta Lei somente serão mantidos na vigência do

convênio firmado com o Governo Federal através do Ministério da Saúde, sendo que a Administração Pública do Município de Curiúva poderá demitir os empregados ocupantes de tais cargos a qualquer tempo, tendo em vista a temporariedade do convênio e a ausência de estabilidade aos empregados públicos.

Parágrafo único. No ato de demissão dos empregados públicos de que trata esta lei, os

mesmos terão direito às verbas e indenizações previstas na Consolidação das Leis do Trabalho.

Art. 4º - Integram esta Lei os seguintes anexos:

I – ANEXO I: Quadro de Pessoal / Identificação das Equipes PSF; II – ANEXO II: Quadro de Pessoal / Equipe de Apoio - PSF; III – ANEXO III: Descrição das Atribuições dos Empregos Públicos – PSF;

Art. 5º - As despesas decorrentes da execução desta Lei correrão por conta de verbas próprias consignadas em orçamento e suplementadas, se necessário.

Art. 6º - Fica o Poder Executivo autorizado a regulamentar a presente Lei, se necessário.

Art. 7º - Esta Lei entra em vigor na data da sua publicação; revogadas as disposições em contrário.

Edifício da Prefeitura Municipal de Curiúva, Estado do Paraná, em 20 de maio de 2013.

AMADEU DE JESUS DA SILVA Prefeito Municipal de Curiúva

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURIÚVA ESTADO DO PARANA

GABINETE DO PREFEITO

AV. ANTONIO CUNHA, 365 – FONE FAX (43) 3545-1222 – CEP 84280-000 – CURIÚVA – PR

ANEXO I

QUADRO DE PESSOAL / IDENTIFICAÇÃO DAS EQUIPES PSF

Equipe Localização Descrição do Cargo Nº de Vagas

Salário(R$)

01 VILA ESPERANÇA

MÉDICO DO PSF 01 5.205,00 ENFERMEIRO DO PSF 01 2.058,00 TÉCNICO DE ENFERMAGEM DO PSF

02 998,00

AGENTE COMUNITÁRIOE SAÚDE 09 678,00

02 FELISBERTO

MÉDICO DO PSF 01 5.205,00 ENFERMEIRO DO PSF 01 2.058,00 TÉCNICO DE ENFERMAGEM DO PSF

01 998,00

AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE

06 678,00

03 ALECRIM

MÉDICO DO PSF 01 5.205,00 ENFERMEIRO DO PSF 01 2.058,00 TÉCNICO DE ENFERMAGEM DO PSF

01 998,00

AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE

06 678,00

04 CENTRO DE SAÚDE

MÉDICO DO PSF 01 5.205,00 ENFERMEIRO DO PSF 01 2.058,00 TÉCNICO DE ENFERMAGEM DO PSF

02 998,00

AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE

06 678,00

05 CENTRO DE SAÚDE

MÉDICO DO PSF 01 5.205,00 ENFERMEIRO DO PSF 01 2.058,00 TÉCNICO DE ENFERMAGEM DO PSF

02 998,00

AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE

07 678,00

06 TABOÃO

MÉDICO DO PSF 01 5.205,00 ENFERMEIRO DO PSF 01 2.058,00 TÉCNICO DE ENFERMAGEM DO PSF

01 998,00

AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE

04 678,00

Prefeitura Municipal de Curiúva, em 20 de maio de 2.013.

AMADEU DE JESUS DA SILVA Prefeito Municipal de Curiúva

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURIÚVA ESTADO DO PARANA

GABINETE DO PREFEITO

AV. ANTONIO CUNHA, 365 – FONE FAX (43) 3545-1222 – CEP 84280-000 – CURIÚVA – PR

ANEXO II

QUADRO DE PESSOAL / EQUIPE DE APOIO - PSF

Descrição do Cargo Nº de Vagas Salário (R$)

FARMACÊUTICO DO PSF 02 1.950,00

FISIOTERAPEUTA DO PSF 02 1.400,00

PSICÓLOGO DO PSF 01 1.400,00

DENTISTA DO PSF 02 2.200,00

AGENTES DE ENDEMIAS DO PSF 06 678,00

SECRETÁRIO / RECEPCIONISTA DO PSF 01 678,00

Prefeitura Municipal de Curiúva, em 20 de maio de 2.013.

AMADEU DE JESUS DA SILVA Prefeito Municipal de Curiúva

Page 14: Correio Notícias - Edição 767

terça-feira, 21 de maio de 2013 - edição 767B6

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURIÚVA ESTADO DO PARANA

GABINETE DO PREFEITO

AV. ANTONIO CUNHA, 365 – FONE FAX (43) 3545-1222 – CEP 84280-000 – CURIÚVA – PR

ANEXO III

DESCRIÇÃO DAS ATRIBUIÇÕES DOS EMPREGOS PÚBLICOS – PSF

EMPREGO PÚBLICO: MÉDICO DO PSF

REQUISITOS BÁSICOS: Curso superior completo com formação em Medicina e inscrição no CRM – Conselho Regional de Medicina.

ATRIBUIÇÕES GENÉRICAS E ESPECÍFICAS: Aplica os conhecimentos de medicina na prevenção e diagnóstico das doenças do corpo humano. Suas funções consistem em: efetua exames médicos, avaliando o estado geral em que o paciente se encontra e emitindo diagnóstico com a respectiva prescrição de medicamentos e/ou solicitação de exames, visando a promoção da saúde e bem estar da população; Recebe e examina os pacientes de sua especialidade, auscultando, apalpando ou utilizando instrumentos especiais, para determinar o diagnóstico ou conforme necessidades requisitar exames complementares ou encaminhar o paciente para outra especialidade médica; Analisa e interpreta resultados de exames diversos, tais como de laboratório, Raio X e outros para informar ou confirmar diagnóstico; Prescreve medicamentos, indicando a dosagem e respectiva via de administração dos mesmos; Presta orientações aos pacientes sobre meios e atitudes para restabelecer ou conservar a saúde; Anota e registra em fichas específicas, o devido registro sobre os pacientes examinados, anotando conclusões diagnósticas, evolução da enfermidade e meios de tratamento, para dar a orientação terapêutica adequada a cada caso; Atende determinações legais, emitindo atestados conforme a necessidade de cada caso; Participa de inquéritos sanitários, levantamentos de doenças profissionais, lesões traumáticas e estudos epidemiológicos, elaborando e/ou preenchendo formulários próprios e estudando os dados estatísticos, para estabelecer medidas destinadas a reduzir a morbidade e mortalidade decorrentes de acidentes do trabalho, doenças profissionais e doenças de natureza não-ocupacionais; Participa de programas de vacinação, orientando a seleção da população e o tipo e vacina a ser aplicada, para prevenir moléstias transmissíveis; Atende urgências clínicas, cirúrgicas ou traumatológicas; Emite atestados e laudos para admissão ou nomeação de empregados, concessão de licenças, abono de faltas e outros; Colabora na limpeza e organização do local de trabalho; Efetua outras atividades correlatas ao cargo e/ou determinadas pelo superior imediato.

Prefeitura Municipal de Curiúva, em 20 de maio de 2.013.

AMADEU DE JESUS DA SILVA Prefeito Municipal de Curiúva

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURIÚVA ESTADO DO PARANA

GABINETE DO PREFEITO

AV. ANTONIO CUNHA, 365 – FONE FAX (43) 3545-1222 – CEP 84280-000 – CURIÚVA – PR

EMPREGO PÚBLICO: ENFERMEIRO DO PSF

REQUISITOS BÁSICOS: Curso superior completo com formação em Enfermagem e inscrição no COREM – Conselho Regional de Enfermagem.

ATRIBUIÇÕES GENÉRICAS E ESPECÍFICAS: Planeja, organiza, supervisiona e executa serviços de enfermagem empregando processos de rotina e ou específicos que possibilitem a proteção e a recuperação da saúde individual e coletiva; Participa da equipe multidisciplinar, nas diversas atividades que visam o aprimoramento e desenvolvimento das atividades de interesse da instituição; Identifica as necessidades de enfermagem, programando e coordenando as atividades da equipe de enfermagem, visando a preservação e recuperação da saúde; Elabora plano de enfermagem, baseando-se nas necessidades identificadas, para determinar a assistência a ser prestada pela equipe; Planeja, coordenar e organizar campanhas de saúde, como campanhas de vacinação e outras; Supervisiona a equipe de trabalho da enfermagem em todos os segmentos para manter uma adequada assistência aos clientes com eficiência, qualidade e segurança; Executa diversas tarefas de enfermagem de maior complexidade, valendo-se de seus conhecimentos técnicos, para proporcionar o maior grau possível de bem estar físico, mental e social aos seus pacientes; Efetua testes de sensibilidade, aplicando substâncias alergênicas e fazendo a leitura das reações para obter subsídios diagnósticos; Participa na elaboração, execução e avaliação dos planos, de saúde, visando a melhoria da qualidade da assistência; Executa a distribuição de medicamentos valendo-se de prescrição médica; Elabora escalas de serviço e atividades diárias da equipe de enfermagem sob sua responsabilidade; Faz medicação intramuscular e endovenosa, curativos, retirada de pontos, etc; Mantém uma previsão a fim de requisitar materiais e medicamentos necessários, para assegurar o desempenho adequado dos trabalhos de enfermagem; Realiza reuniões de orientação e avaliação, visando o aprimoramento da equipe de trabalho; Faz a triagem nos casos de ausência do médico e presta atendimento nos casos de emergência; Providencia o recolhimento dos relatórios das unidades da Prefeitura Municipal, bem como realiza uma análise dos mesmos; Colabora com a limpeza e organização do local de trabalho; Executar outras atividades correlatas ao cargo e/ou determinadas pelo superior imediato.

Prefeitura Municipal de Curiúva, em 20 de maio de 2.013.

AMADEU DE JESUS DA SILVA Prefeito Municipal de Curiúva

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURIÚVA ESTADO DO PARANA

GABINETE DO PREFEITO

AV. ANTONIO CUNHA, 365 – FONE FAX (43) 3545-1222 – CEP 84280-000 – CURIÚVA – PR

EMPREGO PÚBLICO: TÉCNICO DE ENFERMAGEM DO PSF

REQUISITOS BÁSICOS: Ensino médio e curso de Técnico de Enfermagem e inscrição no COREM – Conselho Regional de Enfermagem.

ATRIBUIÇÕES GENÉRICAS E ESPECÍFICAS: Desenvolver suas ações de técnico em enfermagem nos espaços das unidades de saúde e no domicílio/comunidade; Desenvolver, com os ACS - Agentes Comunitários de Saúde, atividades de identificação das famílias de risco; Contribuir, quando solicitado, com o trabalho dos ACS, no que se refere às visitas domiciliares; Acompanhar as visitas domiciliares e consultas de enfermagem dos indivíduos expostos às situações de risco, visando garantir uma melhor monitoria de suas condições de saúde; Executar, segundo sua qualificação profissional, os procedimentos de vigilância sanitária e epidemiológica nas áreas que compreendam os ciclos de vida – gestação, criança, adolescente, adulto e idoso, bem como no controle da tuberculose, hanseníase, doenças crônico-degenerativas e infecto-contagiosas; Exercer outras tarefas afins; Participar da discussão e organização do processo de trabalho da unidade de saúde; Preparar o usuário para consultas médicas e de enfermagem, exames e tratamentos na USF; Direcionar ações de educação em saúde aos grupos prioritários e às famílias em situação de risco.

Prefeitura Municipal de Curiúva, em 20 de maio de 2.013.

AMADEU DE JESUS DA SILVA Prefeito Municipal de Curiúva

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURIÚVA ESTADO DO PARANA

GABINETE DO PREFEITO

AV. ANTONIO CUNHA, 365 – FONE FAX (43) 3545-1222 – CEP 84280-000 – CURIÚVA – PR

EMPREGO PÚBLICO: AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE

REQUISITOS BÁSICOS: Ensino Médio completo.

ATRIBUIÇÕES GENÉRICAS E ESPECÍFICAS: Executa tarefas básicas de informações a indivíduos e grupos, visando a instrução da população em geral para a prevenção de doenças e promoção de saúde; Orienta a população em geral sobre a importância da higiene e cuidados básicos e/ou primários para a prevenção de doenças; Ministra medicamentos específicos de acordo com os problemas de saúde básicos detectados, visando solucionar e/ou amenizar as causas dos mesmos; Efetua visitas domiciliares, conforme necessidades, seguindo instruções do seu superior; Prepara o paciente, verificando os sinais vitais, pesando, medindo pressão arterial e verificando a temperatura; Presta atendimentos em primeiros socorros e imunizações; Faz curativos quando necessário; Realiza trabalhos relativos a vigilância epidemiológica, difundindo informações; Esteriliza os materiais; Atua em campanhas de prevenção de doenças, aplicando testes e vacinas; Auxilia os médicos na distribuição de medicamentos, vacinas, bem como coleta de material para a realização de preventivos de câncer; Elabora relatórios de acordo com as atividades executadas, que permitam levantar dados estatísticos e para comparação do trabalho; Inspeciona estabelecimentos de ensino, verificando suas instalações e os comestíveis fornecidos aos alunos, para assegurar as medidas profiláticas necessárias; Organiza o fichário, fazendo a distribuição e arquivamento de fichas, marcação de preventivos, agendamento de consultas e entrega de exames; Colabora com a limpeza e organização do local de trabalho; Realiza outras tarefas correlatas ao cargo e/ou determinadas pelo superior imediato.

Prefeitura Municipal de Curiúva, em 20 de maio de 2.013.

AMADEU DE JESUS DA SILVA Prefeito Municipal de Curiúva

editais

Page 15: Correio Notícias - Edição 767

terça-feira, 21 de maio de 2013 - edição 767B7

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURIÚVA ESTADO DO PARANA

GABINETE DO PREFEITO

AV. ANTONIO CUNHA, 365 – FONE FAX (43) 3545-1222 – CEP 84280-000 – CURIÚVA – PR

EMPREGO PÚBLICO: FARMACÊUTICO DO PSF

REQUISITOS BÁSICOS: Curso superior completo com formação em Farmácia e inscrição no CRF – Conselho Regional de Farmácia.

ATRIBUIÇÕES GENÉRICAS E ESPECÍFICAS: Elaborar lista de compras ou pedido mensal de medicamentos; Elaborar planilhas e grades de distribuição de medicamentos nas Unidades de Saúde da família; Proceder à vistoria nas farmácias das Unidades do PSF verificando o estoque, vencimento, condições de armazenamento e remanejamento de medicamentos; Controlar o estoque dos medicamentos do suprimento; Auxiliar no julgamento de compra de medicamentos; Verificar condições de armazenamento dos medicamentos no suprimento; Determinar normas genéricas dos medicamentos adquiridos em farmácia. Manipula, pesa e mistura produtos químicos, utilizando instrumentos especiais e fórmulas químicas, subministra produtos médicos e cirúrgicos, seguindo o receituário médico, para recuperar ou melhorar o estado de saúde de pacientes; controla entorpecentes e produtos equiparados, anotando em mapas, guias e livros, atendendo às disposições legais; analisa produtos farmacêuticos valendo-se de métodos químicos; procede e efetua análise visando de alimentos, valendo-se de métodos, para garantir o controle de qualidade, pureza, conservação e homogeneidade; executa outras tarefas correlatas determinadas pelo superior imediato.

Prefeitura Municipal de Curiúva, em 20 de maio de 2.013.

AMADEU DE JESUS DA SILVA Prefeito Municipal de Curiúva

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURIÚVA ESTADO DO PARANA

GABINETE DO PREFEITO

AV. ANTONIO CUNHA, 365 – FONE FAX (43) 3545-1222 – CEP 84280-000 – CURIÚVA – PR

EMPREGO PÚBLICO: FISIOTERAPEUTA DO PSF

REQUISITOS BÁSICOS: Curso superior completo com formação em Fisioterapia e inscrição no CREFITO - Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional.

ATRIBUIÇÕES GENÉRICAS E ESPECÍFICAS: Executar atividades de nível superior, de grande complexidade, envolvendo a assistência fisioterápica, em níveis de prevenção, tratamento e recuperação de sequelas, e executar atividades próprias de fisioterapeuta em unidades de saúde do Município; Deverá prestar assistência fisioterápica, em níveis de prevenção, tratamento e recuperação de sequelas, em ambulatórios, hospitais ou órgãos afins; Deverá ainda executar atividades específicas de fisioterapia, no tratamento em entorses, fraturas em vias de recuperação, paralisias, perturbações, circulatórias e enfermidades nervosas, por meios físicos, geralmente de acordo com as prescrições medicas; Planejar e orientar as atividades fisioterápicas de cada paciente, em função do seu quadro clinico; Supervisionar e avaliar atividades do pessoal auxiliar de fisioterapia, orientando-os na execução das tarefas para possibilitar a realização correta de exercícios físicos e a manipulação de aparelhos simples; Fazer avaliações fisioterápicas, com vistas a determinação da capacidade funcional; Participar de atividades de caráter profissional, educativa ou recreativa, organizadas sob controle médico e que tenham por objetivo a readaptação física ou mental dos incapacitados; Responsabilizar-se por equipes auxiliares necessárias a execução das atividades próprias do cargo; Executar tarefas afins, inclusive as editadas no respectivo regulamento da profissão.

Prefeitura Municipal de Curiúva, em 20 de maio de 2.013.

AMADEU DE JESUS DA SILVA Prefeito Municipal de Curiúva

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURIÚVA ESTADO DO PARANA

GABINETE DO PREFEITO

AV. ANTONIO CUNHA, 365 – FONE FAX (43) 3545-1222 – CEP 84280-000 – CURIÚVA – PR

EMPREGO PÚBLICO: PSICÓLOGO DO PSF

REQUISITOS BÁSICOS: Curso superior completo com formação em Psicologia e inscrição no CRP - Conselho Regional de Psicologia.

ATRIBUIÇÕES GENÉRICAS E ESPECÍFICAS: Executar atividades de nível superior, de grande complexidade, envolvendo o atendimento de pessoas portadoras de casos e necessidades especiais, em níveis de prevenção, tratamento e recuperação de sequelas, e executar atividades próprias de psicóloga em unidades de saúde do Município; Atender pessoas portadoras de casos e necessidades especiais, prestar atendimento a comunidade, com necessidades especiais; Relatar aos responsáveis da saúde do Município, as necessidades de encaminhamento a outros especialistas de pessoas portadoras de deficiências; Atender as crianças das escolas municipais que necessitarem de atendimentos especiais, desenvolvendo relatórios; Apresentar aos professores e direção diagnóstico dos mesmos; Avaliar pessoas da comunidade dando parecer sobre a situação física e mental dos mesmos; Atender junto ao Departamento de Saúde do Município as necessidades de acompanhamento e avaliação de pacientes do Município.

Prefeitura Municipal de Curiúva, em 20 de maio de 2.013.

AMADEU DE JESUS DA SILVA Prefeito Municipal de Curiúva

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURIÚVA ESTADO DO PARANA

GABINETE DO PREFEITO

AV. ANTONIO CUNHA, 365 – FONE FAX (43) 3545-1222 – CEP 84280-000 – CURIÚVA – PR

EMPREGO PÚBLICO: DENTISTA DO PSF

REQUISITOS BÁSICOS: Curso superior completo com formação em Odontologia e inscrição no CRO - Conselho Regional de Odontologia.

ATRIBUIÇÕES GENÉRICAS E ESPECÍFICAS: Presta atendimento odontológico aos munícipes, objetivando prevenção, diagnóstico e tratamento das afecções dos dentes e da boca e melhorar a estética bucal; Realiza exames nos dentes e na cavidade bucal, utilizando aparelhos específicos para verificar a presença de cáries e outras afecções; Prioriza o atendimento a pacientes que apresentem quadros de infecção e dor; Identifica as afecções quanto à extensão e profundidade, valendo-se de instrumentos e exames adequados para estabelecer o tipo de tratamento; Efetua administração de anestésicos, para dar conforto ao paciente e facilitar o tratamento; Efetua restaurações, extrações, limpeza profilática, selantes aplicação de flúor e demais procedimentos necessários; Realiza a limpeza profilática dos dentes e gengivas, extraindo o tártaro para eliminar a instalação de focos de infecção; Substitui ou restaura partes da coroa dentária, colocando incrustações ou coroas protéticas para completar ou substituir o órgão dentário; Orienta os pacientes quanto os cuidados com a higiene bucal; Prescreve ou administra medicamentos para prevenir hemorragia pós-cirúrgica ou tratar de infecções da boca e dentes; Participa da equipe multidisciplinar, efetuando treinamentos e desenvolvendo programas e projetos; Registra os dados coletados lançando-os em fichas individuais, para acompanhar a evolução do tratamento; Prescreve medicamentos quando necessário; Providencia o preenchimento das fichas e relatórios informando as atividades dos serviços prestados; Aconselha os pacientes quanto aos cuidados de higiene, orientando-os na proteção dos dentes e gengivas; Colabora com a limpeza e organização do local de trabalho; Executa outras atividades correlatas ao cargo e/ou determinadas pelo superior imediato.

Prefeitura Municipal de Curiúva, em 20 de maio de 2.013.

AMADEU DE JESUS DA SILVA Prefeito Municipal de Curiúva

editais

Page 16: Correio Notícias - Edição 767

terça-feira, 21 de maio de 2013 - edição 767B8

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURIÚVA ESTADO DO PARANA

GABINETE DO PREFEITO

AV. ANTONIO CUNHA, 365 – FONE FAX (43) 3545-1222 – CEP 84280-000 – CURIÚVA – PR

EMPREGO PÚBLICO: AGENTE DE COMBATE ÀS ENDEMIAS

REQUISITOS BÁSICOS: Ensino Médio Completo.

ATRIBUIÇÕES GENÉRICAS E ESPECÍFICAS: Exercer atividades de vigilância, prevenção, e controle de doenças e promoção a saúde, desenvolvidas em conformidade com as diretrizes do Sistema Único de Saúde – SUS; QUANDO ATUANDO NA ÁREA URBANA: Realizar ações de educação em saúde e de mobilização social; Orientar o uso de medidas de proteção individual e coletiva; Mobilizar a comunidade para desenvolver medidas simples de manejo ambiental para o controle de vetores; Identificar sintomas e encaminhar o paciente à unidade de saúde para diagnóstico e tratamento; Promover o acompanhamento dos pacientes em tratamento, ressaltando a importância de sua conclusão; Investigar a existência de casos na comunidade, a partir de sintomático; Preencher a ficha de notificação dos casos ocorridos e encaminhar órgão de saúde municipal; Exercer outras responsabilidades / atribuições correlatas; QUANDO ATUANDO NA ÁREA RURAL: Realizar ações de educação em saúde e de mobilização social; Orientar o uso de medidas de proteção individual e coletiva; Mobilizar a comunidade para desenvolver medidas simples de manejo ambiental para o controle de vetores; Identificar sintomas e encaminhar o paciente à unidade de saúde para diagnóstico e tratamento; Promover o acompanhamento dos pacientes em tratamento, ressaltando a importância de sua conclusão; Investigar a existência de casos na comunidade, a partir de sintomático; Preencher a ficha de notificação dos casos ocorridos e encaminhar ao órgão de saúde municipal; Coletar lâminas de sintomáticos, e enviá-las para leitura ao profissional responsável e, quando não for possível esta coleta de lâmina, encaminhar as pessoas para a unidade de referência; Receber o resultado dos exames e providenciar o acesso ao tratamento imediato e adequado, de acordo com as orientações órgão de saúde municipal e da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA); Coletar Lâmina para Verificação de Cura - LVC, após conclusão do tratamento, e encaminhá-la para leitura, de acordo com a estratégia local; Exercer outras responsabilidades / atribuições correlatas.

Prefeitura Municipal de Curiúva, em 20 de maio de 2.013.

AMADEU DE JESUS DA SILVA Prefeito Municipal de Curiúva

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURIÚVA ESTADO DO PARANA

GABINETE DO PREFEITO

AV. ANTONIO CUNHA, 365 – FONE FAX (43) 3545-1222 – CEP 84280-000 – CURIÚVA – PR

EMPREGO PÚBLICO: SECRETÁRIO/RECEPCIONISTA

REQUISITOS BÁSICOS: Ensino Médio Completo.

ATRIBUIÇÕES GENÉRICAS E ESPECÍFICAS: Recepcionar e prestar serviços de apoio ao cidadão e visitantes; Prestar atendimento telefônico e fornecer informações; Marcar entrevistas ou reuniões e receber cidadãos ou visitantes, identificando e averiguando suas pretensões para prestar-lhes informações e/ou encaminhá-los às pessoas ou unidades administrativas solicitadas; Agendar serviços; Observar normas internas de segurança, conferindo documentos e idoneidade dos cidadãos, e notificando seguranças sobre presenças estranhas; Organizar informações e planejar o trabalho do cotidiano; Executar outras atribuições afins.

Prefeitura Municipal de Curiúva, em 20 de maio de 2.013.

AMADEU DE JESUS DA SILVA Prefeito Municipal de Curiúva

editais

SÚMULA DE REQUERIMENTO AUTORIZAÇÃO AMBIENTAL

Grupo Medic Tec - OMS Ambiental LTDA ME, CNPJ: 09.251694/0001-04, torna público que irá requerer ao IAP, a AA –

Autorização Ambiental, para Transporte de Resíduos Perigosos e Não Perigosos Classe I e II, a ser implantada Avenida

Marginal, nº 4.579, Sala 02, Bairro Saltinho, Área Industrial I, Siqueira Campos – Paraná, CEP: 84.940-000.

munICíPIO DE SãO JOSé DA BOA VIStA-EStADO DO PARAná

AVISO DE VENDA-EDITAL DE LEILÃO Nº 02/2013

O Município de São José da Boa Vista-PR torna público que fará realizar, ás 10:00 horas do dia 07 de junho de 2013, na

sede da Prefeitura Municipal de São José da Boa Vista-PR, a venda dos seguintes bens:

ITEM ESPECIFICAÇÃO

01R$ 14.000,00 (Quatorze mil reais), Ônibus Mercedes Benz 1318, Ano/Mod: 1991/1992, Placa BWE 7021,

Capacidade 44 Pessoas, Potência: 184 CV. 02

R$ 11.000,00 (Onze mil reais), Ônibus Mercedes Benz 1315, Ano/Mod: 1990/1990, Placa AAD 8203,

Capacidade 44 Pessias, Potência 136 CV. Maiores esclarecimentos poderão ser obtidos no Edifício da Prefeitura Municipal, no horário comercial, pelo fone: (043)

3565-1252.

São José da Boa Vista-Pr, 20 de maio de 2013.

Dircinei de Paulo Dias

Presidente da Comissão de Licitação.

munICíPIO DE SãO JOSé DA BOA VIStAEStADO DO PARAná

EDITAL DE HABILITAÇÃO E QUALIFICAÇÃO DAS PROPOSTAS

REF: PREGÃO PRESENCIAL 23/2013

O pregoeiro oficial, Willys Manoel Barbosa, comunica aos interessados no fornecimento do objeto do pregão presencial nº

23/2013, que após a análise e verificação da documentação apresentada pela proponente, decidiu habilitar e qualificar a

seguinte proponente, tornando-a vencedora do certame.

Nº Proponente Itens Valor Total

01 EDSON L. CORREA PEÇAS ME 01 a 30 R$ 7.127,18

São José da Boa Vista-Pr, 20 de maio de 2013.

Willys Manoel Barbosa.

Pregoeiro Oficial

munICíPIO DE SãO JOSé DA BOA VIStAEStADO DO PARAná

TERMO DE ADJUDICAÇÃO

O Pregoeiro Oficial do Município de São José da Boa Vista – Paraná, no uso de suas atribuições, comunica aos inte-

ressados e participantes do certame licitatório referente ao processo nº 24/2013 – PREGÃO PRESENCIAL Nº 23/2013,

objetivando a Contratação de Empresa para a realização de serviços de revisão geral e conserto da suspensão do Veículo

Kombi/Placa: EAB 9012, que adjudica como vencedora do certame a empresa: EDSON L. CORREA PEÇAS ME, no valor

total de R$ 7.127,18 (Sete mil cento e vinte sete reais e dezoito centavos).

São José da Boa Vista, 20 de maio de 2013.

Willys Manoel Barbosa

Pregoeiro Oficial