da rádio comunitária ao smartphone: a diversidade comunicacional da bocaina (por fórum de...

15

Upload: felipe-fonseca

Post on 04-Aug-2015

107 views

Category:

Science


2 download

TRANSCRIPT

Da rádio comunitária ao smartphone: a diversidade comunicacional da Bocaina"

Processo em andamento

Não é nenhuma novidade a necessidade dos movimentos sociais em comunicar suas lutas e reivindicações. A novidade no campo comunicacional é a possibilidade que as novas ferramentas digitais abriram para essa camada da sociedade. Para PERUZZO (1991), a Comunicação Popular é “uma comunicação emergente que vem do povo ou tem a ver com ele”. Nessa caminhada e com essas ferramentas, a população começa a aparecer como protagonista de suas práticas sociais, culturais e políticas.

O Fórum de Comunidades Tradicionais de Angra dos Reis (RJ), Paraty (RJ) e Ubatuba (SP)

 

É um espaço de fortalecimento e articulação das comunidades tradicionais indígenas, quilombolas e caiçaras da Bocaina para buscar soluções para questões comuns,relacionadas às necessidades do território: turismo, educação, cultura, pesca, agricultura, agroecologia, mercado solidário, entre outros. A partir do Decreto Federal 6040/2007,constitui-se como um fórum regional, um dos instrumentos de implementação da Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais e de outras políticas públicas de garantia dos seus direitos.

facebook.com/forumdecomunidadestradicionaisangraparatyubatuba

www.preservareresistir.org

Observatório de Territórios Sustentáveis e Saudáveis da Bocaina (OTSS)

 É um espaço tecnopolítico para o desenvolvimento de soluções territorializadas baseadas na ecologia de saberes e que têm potencial para tornar-se estratégias regionais e alternativas para a garantia dos direitos das comunidades tradicionais, especialmente os relacionados ao território, às cultura, às atividades tradicionais e à qualidade de vida. Produz conhecimento crítico e desenvolve tecnologias para a implementação de ações estruturais e estruturantes de saneamento ecológico, educação diferenciada, agroecologia e turismo de base comunitária, visando à promoção da saúde, a sustentabilidade socioambiental e o Bem Viver. 

facebook.com/observatoriobocaina

Pesquisadores:Thereza Dantas

[email protected] Di Napoli

[email protected] Marcela Cananea

[email protected] Obrigada!