estudodirigidofreireeboaventura

3
CENTRO UNIVERSITÁRIO UMA CURSO: PEDAGOGIA DISCIPLINA: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS PROFESSORA: ROSÂNGELA M. TELES Alunas: Alba Valéria Maciel Daniela Ferreira Gracia de Paula ESTUDO DIRIGIDO TEXTO DE REFERÊNCIA: FIGUEREIDO, Maria do Amparo Caetano. Dialogando com Freire e Boaventura sobre emancipação humana, multiculturalismo e educação popular. Texto apresentado no V Colóquio Internacional Paulo Freire – Recife, 19 a 22 de setembro 2005. (Disponível em http://www.paulofreire.org.br/pdf/comunicacoes_orais) Questão 1: O objetivo do texto é refletir as concepções de emancipação, multiculturalismo e educação popular segundo Paulo Freire e Boaventura de Sousa Santos a fim de dar visibilidade às práticas educativas que possibilitem todos os sujeitos ter o “direito de ser” e de conquistar a cidadania plena. Assim sendo elaborem um quadro sinóptico segundo o modelo abaixo discriminando esses três conceitos. Concepção de emancipação humana Marx Escola de Frankfurt Freire Boaventura Santos Emancipação humana geral, enquanto a mais elevada expressão das potencialidad es humanas. “A emancipação humana só é realizada quando o A oposição à barbárie por meio da uma educação que promova a emancipação. A emancipação só ocorreria por meio da educação. A emancipação humana ocorreria em uma sociedade socialista, com a vivência da cidania como avanço da emancipação política. É uma conquista Articulação entre subjetividade e coletividade; A emancipação não existe individualmen te, ela é uma conquista coletiva;

Upload: daniela-ferreira-gracia

Post on 13-Apr-2017

56 views

Category:

Education


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Estudodirigidofreireeboaventura

CENTRO UNIVERSITÁRIO UMACURSO: PEDAGOGIADISCIPLINA: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOSPROFESSORA: ROSÂNGELA M. TELES

Alunas: Alba Valéria Maciel Daniela Ferreira Gracia de Paula

ESTUDO DIRIGIDO

TEXTO DE REFERÊNCIA:

FIGUEREIDO, Maria do Amparo Caetano. Dialogando com Freire e Boaventura sobre emancipação humana, multiculturalismo e educação popular. Texto apresentado no V Colóquio Internacional Paulo Freire – Recife, 19 a 22 de setembro 2005. (Disponível em http://www.paulofreire.org.br/pdf/comunicacoes_orais)

Questão 1: O objetivo do texto é refletir as concepções de emancipação, multiculturalismo e educação popular segundo Paulo Freire e Boaventura de Sousa Santos a fim de dar visibilidade às práticas educativas que possibilitem todos os sujeitos ter o “direito de ser” e de conquistar a cidadania plena. Assim sendo elaborem um quadro sinóptico segundo o modelo abaixo discriminando esses três conceitos.

Concepção de emancipação humanaMarx Escola de

FrankfurtFreire Boaventura

SantosEmancipação humana geral, enquanto a mais elevada expressão das potencialidades humanas. “A emancipação humana só é realizada quando o homem reconheceu e organizou as suas próprias forças como forças sociais, deixando, pois de separar de si a força socil sob a forma de força política”.(Marx, 1978.p.46)

A oposição à barbárie por meio da uma educação que promova a emancipação. A emancipação só ocorreria por meio da educação.

A emancipação humana só ocorreria em uma sociedade socialista, com a vivência da cidania como avanço da emancipação política. É uma conquista da práxis humana que demanda uma luta constante.Superação da contradição entre opressores e oprimidos;

Articulação entre subjetividade e coletividade; A emancipação não existe individualmente, ela é uma conquista coletiva;

Page 2: Estudodirigidofreireeboaventura

Concepção de multiculturalismoFreire Boaventura Santos

O direito e o respeito às diferenças; cada cultura movimentar-se sem desrespeitar as outras, sem se impor umas sobre as outras; a realização de um diálogo crítico entre as culturas,

É a convivência de formatos culturais ou de grupos caracterizados por culturas diferentes na esfera das sociedades modernas. O multiculturalismo emancipatório se baseia no reconhecimento e direito à diferença e da coexistência ou construção de uma vida em comum além da diferença de vários tipos.

Educação Popular (a partir da pg. 9)

É destinada aos excluídos de seus direitos à educação como os camponeses, trabalhadores rurais, indígenas, mulheres, moradores de favelas, etc. Recusa a neutralidade política e científica da educação e atua para a emancipação humana. Para a libertação dos oprimidos de sua condição de excluídos de seus direitos e para a sua emancipação por meio da educação, para que o educando seja capaz de agir para a transformação do mundo.

Questão 2: A autora compreende que tanto Freire quanto Boaventura dos Santos possuem a mesma idéia de que o respeito às diferenças, o diálogo entre as culturas, e a educação crítica como processo de emancipação humana. Este processo deve permear a prática educativa construída ao mesmo tempo no cotidiano e na história. Assim sendo, com base nos outros estudos que já realizamos sobre a EJA, escrevam três exemplos de temas que visam promover o diálogo entre diferentes culturas.

1- A miscigenação do povo brasileiro

2- Manifestações culturais no Brasil

3- Religião e seus símbolos