europa circuitos 2013

104
www.viagenstempo.pt Circuitos Verão 2013 Europa

Upload: viagens-tempo

Post on 12-Mar-2016

270 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Viagens Tempo

TRANSCRIPT

  • 2013

    www.viagenstempo.pt

    Circuitos

    Vero 2013

    Europa

  • 2013

    Europa Vero 2013 | RNAVT 2094 | www.viagenstempo.pt2

    Todos os destinos deste catlogo tm includo, sem nenhum custo adicional, um seguro de viagem Multiviagens contratado pelas VIAGENS TEMPO com a VICTORIA / EUROPEA- REDE NACIONAL DE ASSISTNCIA com a aplice n 4900001140, que cobre os seguintes riscos, conforme as con-dies que figuram na aplice:

    ACIDENTADOS PESSOAIS (capital seguro por pessoa)Morte ou Invalidez Permanente 15.000Despesas de tratamento em Portugal, exclusivamente em caso de acidente no estrangeiro 1.250

    Despesas de Funeral em Portugal em caso de acidente no estrangeiro 500

    BAGAGENS (capital seguro por pessoa)Perda ou Dano 750ASSISTNCIA Em vIAGEm (capital seguro por pessoa)Despesas Mdicas, Cirrgicas, Farmacuticas e Hospitalizao 5.000Transporte ou repatriamento sanitrio de feridos e doentes IlimitadoAcompanhamento da Pessoa Segura Hospitalizada 100/dia mx.1000Bilhete de Ida e Volta para 1 familiar (Ilimitado) e respectiva estadia 100/dia mx.1000

    Prolongamento de estadia em Hotel 100/dia mx.1000Transporte e Repatriamento da pessoa segura falecida IlimitadoAssistncia por Roubo de Bagagens no Estrangeiro IlimitadoAdiantamento de Fundos no Estrangeiro 1.000Atraso na Recepo de Bagagens (mais de 24 horas) 100Atraso no Vo (mais de 12 horas) 87,50/dia mx.437,50Perda de Ligaes Areas 87,50/dia mx.437,50

    NOTA IMPORTANTEEste seguro s funciona desde que accionado pela pessoa segura durante a viagem. Estes dados so de carcter orientativo, sendo um resumo da condies que lhe ser entregue com a documentao.

    EXCLUSES DE CARCTER GERALNo ficam garantidas por este seguro as prestaes que no tenham sido solicitadas Victoria Seguros, atravs dos Servios de Assistncia, nem as despesas que no tenham sido efectuadas com o seu acordo, salvo nos casos de fora maior ou de impossibilidade material demonstrada.Notas: Os diferendos resultantes da interpretao da lei tero de ser resolvidos directamente entre passageiros e seguradora.

    seguro de viagem

    includo

    INCLUI AS CONDIES ESPECIAIS PARA CANCELAMENTO ANTECIPADO E INTERRUPO DA VIAGEM :

    Cancelamento Antecipado da Viagem 10.000

    Interrupo da Viagem 5.000

    Perda de ligaes areas 200/dia mx. 2 dias

    Principais motivos de Cancelamento Antecipado eInterrupo da viagem (legalmente comprovados):

    Falecimento, doena grave ou acidente grave em Portugal de: Pessoa segura ou cnju-ge, ascendentes e descendentes em 1 e 2 grau de ambos, e ainda nora, genro, irmo, cunhado e sogro de ambos; Pessoa encarregue de tomar conta de menores ou familia-res diminudos a cargo da pessoa segura ; Pessoa que substitua profissionalmente a pessoa segura; Acompanhante na Viagem da pessoa segura. Destruio de habitao permanente ou local de trabalho. Sinistro automvel de que resultem danos corporais em terceiros. Chamada a novo emprego, ou relocalizao da empresa, ou despedimento da Pessoa segura, ou ausncia de pagamento pela entidade patronal. Recepo de filho adoptivo. Chamada inesperada a interveno cirrgica Complicaes de parto. Qualquer doena em pessoa segura de idade inferior a 2 anos (*).(*) Exclusivas cobertura de cancelamento antecipado.

    POSSIbILIDADE DE CONTRATAR O SEGURO MULTIVIAGENS VIPPOR UM VALOR ADICIONAL DE 25 POR PESSOA

    Para uma consulta detalhada de ambos os seguros, assim como de todos os motivos de cancelamento e interrupo da viagem e respectivas clusulas contratuais, favor con-sultar os mesmos em www.viagentempo.pt.

    informaes

    telefone 24 horasPara todos os nossos circuitos, temos disposio dos nossos clientes em viagem, um servio de Assistncia em Viagem 24 horas:

    Portugal - 00351 919555012

    HOTIS Alojamento em Hotis seleccionados de acordo com a categoria do Produto escolhido.AvIO Voos regulares das companhias de maior prestgio REfEIES Pequeno-almoo buffet continental na maioria dos Hotis. As refeies principais, que constem mencionadas em cada itinerrio como includas, consistiro em menus de grupos predeterminados de acordo com a gastronomia local, com pratos fixos no incluindo bebidas nem dietas especiais.GuIA ACOmPANHANTE Nos nossos circuitos sabemos que para desfrutar de uma boa viagem h que contar com o acompanhamento de um grande profissional com larga experincia o Nosso Guia na maioria em lngua espanhola, com conhecimento da lngua portuguesa.vISITAS GuIADAS E lOCAIS COmENTADOS Em cada itinerrio esto perfeitamente indicadas todas as visitas que so realizadas com guias locais, assim como as entradas que se encontram includas nos respectivos monumentos.

    COmPANHIAS E ClASSES AREAS Todas as Companhias Areas dividem os lugares de econmica em diferentes classes denominadas com distintas letras que variam para cada companhia e tm diferentes preos. Em todos os preos base dos nossos circuitos esto indicadas as companhias, classes de reserva e aeroportos de partida considerados para os mesmos. Se por motivo de disponibilidade no acto de reserva, no for possvel confirmar a companhia ou classe prevista no preo base de cada circuito, ser sempre oferecida a melhor alternativa disponvel em termos de horrios e preos com o respectivo suplemento.TAxAS DE AEROPORTO, COmBuSTvEl E DE SEGuRANA (ORIENTATIvAS) Devido s contnuas alteraes nas Taxas de Combustvel e de Segurana, as mesmas podem ser alteradas at 20 dias antes da viagem. O valor definitivo das taxas dos itinerrios desta programao ser confirmado na emisso da documentao final. Mais se informa que para um mesmo destino ou percurso, as taxas de aviao so diferentes entre as vrias companhias areas.muITO ImPORTANTE Devido instabilidade do preo do combustvel e variao cambial os preos dos itinerrios includos neste folheto podero sofrer alteraes at 20 dias antes do incio da viagem.

    servios base

    ANTES DA PARTIDA - AEROPORTOS NACIONAIS:DOCumENTAO NECESSRIATodos os clientes que viajem devero levar Bilhete de Identidade / Carto de Cidado ou Passaporte vlido com mais de 6 meses data do regresso. Sendo ainda necessrio visto para a Rssia.Todos os menores de idade necessitam de BI/CC/Passaporte e se viajarem sem os pais ou apenas com um deles, necessitam ainda de autorizao oficial dos mesmos de viagem ao estrangeiro.Passageiros extra comunitrios devero informar-se da necessidade de visto para os pases que constam dos itinerrios deste programa.Importante: Ao fazer a reserva, indique nomes e apelidos tal como constam Passaporte. A posse desta documentao da exclusiva responsabilidade do cliente.1 - Confira a documentao entregue pela sua agncia de viagens:a) Recibos Electrnicos dos Bilhetes de Avio (nomes, datas e horas de partida);b) Carta de Documentao que funciona como um voucher global de participao no circuito que dever ler atentamente e ter sempre consigo durante toda a viagem.3 - Apresente-se no balco de check-in da companhia area respectiva, no mnimo 2 horas antes da hora de sada do seu primeiro voo.

    4 - No deve colocar medicamentos ou outros objectos indispensveis na sua bagagem de poro (ver medidas de segurana na sua carta de documentao).5- No temos assistncia local em cada aeroporto pelo que em caso de necessidade deve contactar de imediato o balco da companhia em que viaja e o telefone de assistncia 24 horas das Viagens Tempo.

    CHEGADA AO DESTINO - AEROPORTOS INTERNACIONAIS: chegada ao aeroporto de destino, aps a recolha da bagagem, esto sua espera para efectuar o transfer ao seu hotel ou iniciar o circuito conforme o seu itinerrio. No dia de regresso, de acordo com os horrios e informaes dadas localmente ser igualmente, efectuado o transfer ao aeroporto de sada. Os transfers respectivos (Aeroporto Hotis Aeroporto) efectuar-se-o, sempre atravs do guia ou de transferista local devidamente identificado conforme receptivo local mencionado na sua carta de documentao. NOTA ImPORTANTE:Em caso de alterao no horrio no voo da chegada, reteno no sector da Bagagem ou no encontre o transferista, agradecemos que contacte sempre a Assistncia 24 horas em Portugal ou o contacto de emergncia local que encontrar na sua carta de documentao.

  • 2013

    Europa Vero 2013 | RNAVT 2094 | www.viagenstempo.pt 3

    ACONTECImENTOS ESPECIAISDevido realizao de acontecimentos importantes nas cidades e datas indicadas ou outras que possam ser anunciadas posteriormente data de publicao deste folheto, no podemos garantir o alojamento nos Hotis previstos. Em alguns ca-sos poder ser alojado em alguma localidade prxima e/ou em estabelicimentos de diferente categoria da prevista. Solicite esta informao 20 dias antes da partida.

    ExCuRSES OPCIONAISEm todos os itinerrios indicamos algumas excurses que, pelo seu grande interesse, achamos recomendvel realizar, mas que no esto includas no preo da viagem, as-sinaladas com a palavra opcional (opc). Em seguida, indicamos o preo de cada uma delas (impostos includos). As mesmas podero sofrer alguma variao, dependendo de diversos factores (clima, novidades, combustvel, situao hoteleira, etc.). Os nossos guias podero recomendar alguma outra excurso que no esteje aqui especificada, mas que cumpra os mesmos critrios de qualidade que o resto das aqui expostas. A sua realizao conta com o apoio dos nossos guias, que se encarregam da sua orga-nizao.

    descontos

    NOTAS COmuNS A TODOS OS DESCONTOS Estes descontos no so aplicveis sobre as taxas de aeroporto ou qualquer outro suplemento que no esteja compreendido no preo base do itinerrio, nem sobre os possveis suplementos de partida.

    DESCONTOS PERmANENTES

    5 3 PESSOASe viaja em triplo, uma das pessoas ter um desconto de 5% sobre o preo base da viagem em quarto duplo, (triplos sero sempre duplos com uma cama extra)

    %dto.

    3 IDADEs pessoas maiores de 65 anos oferecemos um desconto de 5% sobre o preo base da viagem.5%dto.

    CRIANASPara as crianas menores de 12 anos que compartilhem o quarto com 2 adultos, oferecemos 10% de desconto. Apenas possvel reservar 1 criana por quarto. No caso de ser solicitado 2 crianas as mesmas tero de ficar em quarto separado no tendo qualquer reduo na parte terrestre.

    10%dto.

    notas de interesse

    1. A nossa responsabilidade com o passageiro afecta apenas os servios contratados com as Viagens Tempo.

    2. Qualquer contratempo areo durante a viagem, atraso ou perdas de bagagem, de nica responsabilidade das companhias areas, pelo que no dever sair do aeroporto sem o formulrio respectivo comprovativo da sua reclamao no prprio aeroporto e no balco da prpria companhia ou sua representada.

    3. Transfers, em virtude dos participantes viajarem de vrios pontos de Portugal, em diversas companhias areas e diferentes horrios de chegada, os transfers de chegada e partida (Aeroporto Hotis Aeroporto) poder-se-o efectuar de forma colectiva ou individual.

    NOTA IMPORTANTE: Em caso de alterao de horrio no voo da chegada e ou reteno no sector das bagagens deve contactar sempre o telefone da Assistncia 24horas 00351 919555012. O seu Transfer depende disso.

    4. Os circuitos referentes nossa Programao Geral operam em conjunto com outros participantes. Em ambos os casos considerado o incio do circuito a chegada primeira cidade do percurso, local onde se renem todos os participantes com o seu guia acompanhante.

    5. Se em alguma situao no se puder realizar alguma das datas programadas e com um pr-aviso mnimo de 8 dias, sero sempre oferecidas ao cliente alternativas para itinerrios similares em datas, itinerrios e preos.

    6. Se no incio da viagem, os passageiros chegarem cidade de destino depois das 20h, por motivos operacionais, o jantar, mesmo que esteja includo, no possvel de dar. No dia do regresso em avio o ltimo servio ser sempre o Pequeno-Almoo se o horrio do voo previsto o permitir.

    7. As refeies. Regra geral, os pequenos-almoos so na sua maioria buffet continental, As refeies principais consistiro em menus de grupos predeterminados de acordo com a gastronomia local, com pratos fixos no incluindo bebidas nem dietas especiais. Os lugares de prestao de servio das refeies indicados nos itinerrios so orientativos; os mesmos podem ser realizados noutros pontos do mesmo percurso e proporcionados nos hotis onde pernoitam ou em restaurantes locais.

    8. Eventualmente os servios includos podero ser alterados de ordem ou inclusive de dia para melhor desenrolar do circuito, garantindo-se sempre a totalidade dos mesmos.

    9. Viagens Tempo declinam a sua responsabilidade se por circunstncias especiais desconhecidas, no for possvel realizar algumas das visitas programadas a museus ou outros lugares de interesse turstico, por se encontrarem fechados no dia previsto para as mesmas. Assim como nos itinerrios Tudo Includo no se reembolsar qualquer quantia respeitante a visitas ou servios tursticos que no se possam realizar por causas alheias s Viagens Tempo.

    10. O alojamento, realizar-se- de acordo com a categoria hoteleira de cada produto, expressa em cada itinerrio e de acordo com hotis indicados em cada itinerrio ou outros similares dentro da programao. Como a venda se efectua at 8 dias antes de cada partida o nome do hotel no considerado elemento essencial do contrato. A maioria dos hotis no dispe de triplos mas sim de duplos com camas extras. Havendo hotis que disponham de vrios tipos de quartos, os reservados para os circuitos sero sempre do tipo Standard.

    11. As visitas mencionadas como opcionais podem necessitar, em alguns casos, para a sua realizao de um mnimo de 20 pessoas e contam com o apoio dos guias acompanhantes que se encarregam da sua organizao e no podem ser pagas atravs de carto de crdito.

    12. Dado a grandiosidade de certas feiras, congressos ou exposies e devido aos bloqueios hoteleiros efectuados pelas entidades organizadoras, no podemos garantir que o alojamento nas datas e cidades que coincidam com estes eventos seja possvel nos hotis previstos podendo se necessrio efectuar o alojamento em cidades alternativas.

    13. A hotelaria escandinava, caracteriza-se pela existncia dos quartos combi, que consistem numa cama de uso individual mais um sof cama convertvel mas perfeitamente confortvel. Assim em alguns estabelecimentos, o alojamento em quarto duplo poder ser numa modalidade combi, no tendo em conta esta circunstncia ao estabelecer a categoria.

    14. Face particular estrutura hoteleira de Veneza, dado o seu carcter insular, os hotis utilizados estaro sempre situados em vrias localidades da regio do Veneto.

    produto

    SElEOO nosso produto mais habitual baseado em hotis de 4* e os melhores 3*. Na Frana e Alemanha, pela classificao especfica dos hotis, utilizam-se hotis de 3*. Os hotis de 3* oferecidos neste produto esto identificados como 3* S.

    PRODUTO

    eleoS

    TENTAO O nosso produto mais acessvel, baseado em hotis de 3*. Na Frana e Alemanha, pela classificao especfica dos hotis, utilizam-se hotis de 2*. Os hotis de 2* oferecidos neste produto esto identificados como 2* S.

    PRODUTO

    entaoT

    PREmIumO nosso produto mais exigente, baseado geralmente em hotis de 4* e 5*. Excepcionalmente utilizaremos neste produto algum 3* muito especial eleito por ser tpico ou ter uma excelente localizao.

    PRODUTO

    remiumP

    O nosso produto baseado em 2 tipos de circuitos: os circuitos onde inclumos as visitas panormicas das cidades principais e algumas refeies e os

    circuitos que incluem de base ou como opo as principais excurses alm de quase todas as refeies do circuito. Em qualquer caso,

    poder decidir o tipo de circuito a realizar.

    TUDOINCLUDO

    TIOP. TUDOINCLUDO

    OP.TI

    servios

  • 2013

    Europa Vero 2013 | RNAVT 2094 | www.viagenstempo.pt4

    A inscrio em qualquer destas viagens implica a adeso total s condies abaixo mencionadas.

    ORGANIZAO - A organizao tcnica das viagens includas neste programa das VIAGENS TEMPO Operador Turstico, Lda, com sede no Porto, na Rua da Alegria n1930 1 Salas 1 e 2 - 4200-024 Porto, com o capital social integralmente realizado de 110.000, matriculada na Conservatria do Registo Comercial do Porto sob o n. 503278718, com o n. fi scal de contribuinte 503278718 e com o RNAVT 2094.

    VALIDADE - A presente programao vlida desde o dia 1 de Maio a 31 de Outubro de 2013, salvo erro tipogrfi co e falta de disponibilidade de vagas nos meios de transporte e/ou hotis. A oferta da informao contida, incluindo os preos, no vincula o organizador at celebrao de cada contrato.

    INSCRIO - No acto da inscrio o cliente dever depositar 25% do preo da viagem, liquidando os restantes 75% at 21 dias antes da data da partida. Se a inscrio tiver lugar a 21 dias ou menos da data de partida, o preo total da viagem dever ser pago no acto da inscrio, fi cando esta condicionada obteno da parte dos fornecedores da confi rmao das reservas para todos os servios da viagem. As VIAGENS TEMPO reserva-se o direito de anular qualquer inscrio cujo pagamento no tenha sido efectuado nas condies acima mencionadas.Pessoas com incapacidade ou mobilidade reduzida, para se inscreverem nos circuitos deste programa devero inscrever em simultneo um acompanhante que lhes possa prestar toda a assistncia necessria.

    CONDIES PARA CRIANAS - Dever sempre solicitar a informao de condies para crianas.

    DOCUMENTAO - Todos os clientes que se desloquem para fora de Portugal devero possuir a sua documentao pessoal ou familiar em ordem, nomeadamente: passaporte, bilhete e identidade, documentao militar, autorizao para a sada de menores do pas, vistos de entrada quando exigidos, certifi cados de vacina, etc.As documentaes so sempre a cargo do cliente, no fazendo parte do preo da viagem.Para o efeito, os clientes devero solicitar agncia vendedora todas as informaes e servios necessrios para a regulari-zao da sua situao. No caso de alguma autoridade recusar a concesso de vistos a qualquer cliente por razes de ordem particular ou lhe for negada a entrada num pas por falta de alguns requesitos acima exigidos ou ainda por passaporte fora do prazo de validade ou por no ser portador do mesmo, a agncia organizadora e a agncia vendedora declinam toda a respon-sabilidade deste tipo de factos, sendo por conta do cliente qualquer gasto efectuado, aplicando-se nessas circunstncias as condies estabelecidas para a anulao ou desistncia da viagem.

    TRANSPORTE AREO a) O transporte areo em linha regular includo no preo base dos circuitos , corresponde a classes bsicas que as companhias areas tm estabelecidas para tour operadores , as quais dizem respeito a lugares limitados de tarifas reduzidas que esto sub-metidas a condies especfi cas de emisso antecipada, no admitindo na sua maioria , reembolsos por cancelamento reserva, alteraes de data ou nome do passageiro , ou em casos especiais permitem-no mas com penalizaes ou custos adicionais. b) A maioria das companhias a voar no espao europeu deixou de dar gratuitamente servio de refeio a bordo . c) Os trajectos em avio podero ser em diferentes horrios, conforme as companhias utilizadas e os lugares disponveis data da confi rmao da reserva ; podendo ser realizados em voos directos ou com conexo e mudana de avio em diferentes aeroportos. d) Em virtude dos acordos entre vrias companhias, possvel viajar num determinado percurso numa companhia diferente da mencionada no seu ttulo de viagem. e) As horas de chegada e partida esto mencionadas na hora local de cada pas , ressalvando-se quaisquer atrasos resultantes de razes tcnicas ou outras relacionadas com os prprios meios de transporte e ou companhias areas envolvidas.

    ALOJAMENTO - O alojamento, realizar-se- de acordo com a categoria hoteleira de cada produto, expressa em cada itinerrio e de acordo com hotis de programao Condor. Como a venda se efectua at 8 dias antes de cada partida o nome do hotel no considerado elemento essencial do contrato. A maioria dos hotis no dispem de triplos mas sim de duplos com camas extras. Havendo hotis que disponham de vrios tipos de quartos, os reservados para os circuitos sero sempre do tipo Standard. Nota : Dado a grandiosidade de certas feiras, congressos ou exposies e devido aos bloqueios hoteleiros efectuados pelas entidades organizadoras, no podemos garantir que o alojamento nas datas e cidades que coincidam com estes eventos seja possvel nos hotis previstos podendo se necessrio efectuar o alojamento em cidades alternativas.

    MNIMO DE PARTICIPANTES - Caso no seja atingido o mnimo de participantes exigido, o operador poder cancelar a viagem notifi cando o cliente com pelo menos 8 dias de antecedncia, no havendo neste caso, responsabilidade civil pela resciso.

    REFEIES - Salvo indicao em contrrio, expressa no itinerrio de viagem, os pequenos almoos na sua maioria de tipo buffet continental. As refeies principais so idnticas em todos tipos de produto e consistiro em menus de grupos predeterminados de acordo com a gastronomia local, com pratos fixos no incluindo bebidas nem dietas especiais. Os lugares de prestao de servio das refeies indicados nos itinerrios so orientativos; os mesmos podem ser realizados noutros pontos do mesmo percurso e proporcionados nos Hotis onde pernoitam ou em Restaurantes locais. Se no incio da viagem , os passageiros chegarem cidade de destino depois das 20h, por motivos operacionais, o jantar, mesmo que esteja includo, no possvel de dar. No dia do regresso em avio o ltimo servio ser sempre o peq. Almoo se o horrio do voo previsto o permitir.

    TRANSFERS - Os transfers aeroporto hotel aeroporto, realizam-se de forma colectiva para todos os passageiros que utilizem o mesmo voo ou voos diferentes mas com horrios similares , podendo este transfer tambm ser realizado em taxi em funo do numero de passageiros. Se algum passageiro se vir afectado por qualquer circunstancia que ocasione um atraso da sua chegada e ou da sua sada da rea de acesso restrito do aeroporto, dever avisar de imediato o guia/transferista no exterior , ou nesta impossibilidade , contactar por telefone a Assistncia 24 horas. BAGAGEM - A bagagem e demais haveres que o passageiro levar consigo no esto abrangidos pelo contrato de viagem. En-tende-se para todos os efeitos, que o cliente os conserve consigo, qualquer que seja o ponto do veculo em que vo colocados, sendo, portanto, transportados pelo prprio passageiro e por sua conta e risco. Recomenda-se aos clientes a subscrio de um seguro de bagagem e que estejam sempre presentes em todas as operaes de carga e descarga da mesma. A deteriorao, destruio ou subtraco de bagagens em viagem ou em estabelecimentos de alojamento turstico, da exclusiva responsa-bilidade da companhia transportadora ou do estabelecimento, devendo o cliente reclamar imediatamente junto do mesmo. A bagagem est limitada, salvo indicao em contrrio, em 20 kg por pessoa.

    ALTERAES DO PROGRAMA - Sempre que existam razes justifi cadas, a agncia organizadora das viagens deste programa reserva-se o direito de alterar a ordem do percurso ou substituir qualquer dos hteis previstos por outros de igual categoria.

    PREO DA VIAGEM - Os preos das viagens so calculados com base em tarifas especiais de grupo estando submetidos a condies especfi cas de contratao.No incluem: vistos, taxas de aeroporto segurana e de combustvel , todo o tipo de servios extras tais como bebidas, dietas especiais , mini bar , telefone ou servio de bagageiros, excepto nos circuitos onde este servio est expresso no itinerrio de viagem. As visitas que fi guram nos itinerrios mencionadas como opcionais no esto includas no preo nem formam parte do contrato de viagem reservada. A sua publicao no programa assim como os preos das mesmas tm mero caracter orientativo e requerem um mnimo de 20 pessoas para a sua realizao.

    ALTERAO DO PREO - Os preos constantes do programa esto baseados nos custos dos servios e taxas de cmbio vigen-tes data de impresso deste programa, pelo que esto sujeitos a alterao que resulte de variao no custo dos transportes ou do combstivel, de direitos, impostos, e taxas cambiais. Sempre que se verifi que uma alterao ao preo da viagem, o cliente ser imediatamente informado e convidado a dentro do prazo fi xado, aceitar o aumento verifi cado ou anular a sua inscrio nos mesmos termos e condies que os previstos na rubrica IMPOSSIBILIDADE DE CUMPRIMENTO.

    REEMBOLSOS - Depois de iniciada a viagem no devido qualquer reembolso por servios no utilizados pelo cliente. A no prestao de servios previstos no programa de viagem por causas no imputveis agncia organizadora, e caso no seja possvel a sua substituio por outros equivalentes, confere ao cliente o direito a ser reembolsado pela diferena entre o preo dos servios previstos e o dos efectivamente prestados.

    RECLAMAES - Somente podero ser consideradas desde que apresentadas por escrito agncia onde se efectuou a reserva e liquidao da viagem e num prazo no superior a vinte dias aps o termo da viagem ou da prestao de servios. As mesmas s podero ser aceites desde que tenham sido participadas aos fornecedores dos servios (hotis, guias, agentes locais, etc.) durante o decurso da viagem ou estadia, exigindo dos mesmos, respectivos documentos comprovativos da ocorrncia.

    IMPOSSIBILIDADE DE CUMPRIMENTO ANTES DA PARTIDA - Se por factos no imputveis agncia organizadora esta vier a fi car impossibilitada de cumprir algum servio essencial constante do programa, tem o cliente direito a desistir da viagem, sendo imediatamente reembolsado de todas as quantias pagas ou, em alternativa, aceitar por escrito uma alterao do contrato e eventual variao de preo. Se os referidos factos no imputveis agncia organizadora vierem a determinar a anulao da viagem, pode o cliente ainda optar por participar numa outra viagem organizada, de preo equivalente. Se a viagem organizada proposta em substituio for de preo inferior, ser o cliente reembolsado da respectiva diferena.

    IMPOSSIBILIDADE DE CUMPRIMENTO APS A PARTIDA - Depois de inciada a viagem no devido qualquer reembolso por servios no utilizados pelo cliente. A no prestao de servios previstos no programa de viagem por causas no imputveis agncia organizadora, nomeadamente devido a situaes imprevisveis ou de fora maior, ou por circunstncias anormais que no possam ser evitadas, apesar da agncia ou os terceiros prestadores terem actuado com toda a diligncia devida, e no caso de no ser possvel a sua substituio por outros equivalentes, apenas confere o direito a ser reembolsado pela diferena entre o preo dos servios previstos e o dos efectivamente prestados.

    DEVER DE COOPERAO DO CLIENTE - O cliente dever respeitar e acatar as instrues e informaes que lhe sejam fa-cultadas pela agncia organizadora para a adequada realizao da viagem, assim como dever respeitar os regulamentos em vigor nos estabelecimentos hoteleiros ou dos terceiros prestadores de servios. Dever ainda respeitar os demais participantes na viagem bem como os guias ou acompanhantes da agncia, respeitando e acatando as instrues e horrios que lhe fo-rem dados, agindo sempre com urbanidade e adoptando uma conduta que no prejudique o normal desenrolar da viagem. A infraco grave dos princpios anteriormente enumerados faculta agncia o direito de resolver o contrato da viagem. Neste caso, se a viagem contemplar a viagem de regresso, a agncia proporcionar ao cliente infractor transporte equivalente ao contratado para regressar ao local de partida, tendo direito a uma indemnizao que a ressara dos danos causados pela conduta do cliente infractor.

    DESISTNCIAS - Se o cliente ou alguns dos seus acompanhantes desistir da viagem, ter de pagar todos os encargos a que a desistncia d lugar e ainda uma percentagem que pode ir at 15% do preo da viagem. Quando se caso disso, o cliente ser reembolsado pela diferena entre a quantia j paga e os montantes acima referidos. Despesas de reserva: Por cada reserva 15 (no reembolsvel). Despesas de alterao: 25 (no reembolsvel).

    ANULAES - A anulao de qualquer estadia previamente confi rmada ter os seguintes custos de cancelamento: Menos de 30 dias para a data da partida: O cliente ser responsvel pelo pagamento de todos os encargos acrescidos de 15% (mnimo de 50); Com 30 ou mais dias: 50 por reserva. Ver ponto a) do pargrafo TRANSPORTE AREO

    RESPONSABILIDADES - A responsabilidade da agncia organizadora das viagens constantes deste programa e emergente das obrigaes contratualmente assumidas, encontra-se garantida por um seguro de responsabilidade civil junto da Seguradora Generali, aplice 015110000555000, 75.000 e pelo Fundo de Garantia das Agncias de Viagens, nos termos da legislao em vigor.A responsabilidade da agncia organizadora, quando exista, por danos no corporais, incluindo os danos morais no resultantes de um dano corporal, nunca ser superior ao limite do valor correspondente a cinco vezes o preo do servio vendido ao cliente.A responsabilidade da agncia organizadora por danos corporais e no corporais cessar quando ocorra alguma das seguintes circunstncias:

    A defi cincia na execuo do contrato seja imputvel ao cliente ou seus acompanhantes, quer por aco que por omisso;

    A defi cincia na execuo do contrato seja imputvel a um terceiro alheio ao fornecimento das prestaes do contrato e revistam um carcter imprevisto e insupervel;

    A defi cincia da prestao do contrato se deva a motivo de fora maior ou caso fortuito, motivado por circunstncias anormais, alheias agncia ou a um prestador de servios cujas consequncias no possam ter sido evitadas apesar das diligncias feitas.

    A agncia de viagens vendedora, atravs de cuja mediao o cliente contrata a viagem, dever tramitar o correspondente pedido de servios do cliente, conforme as instrues daquele, comunicando com a agncia organizadora por escrito todos os pedidos solicitados. Dever ainda entregar o contrato de viagem ao cliente e esclarec-lo de todas as clusulas contratuais, bem como das especifi cidades da viagem contratada e avis-lo de eventuais alteraes ou modifi caes no programa de viagem, para alm de o informar sobre a documentao especifi ca necessria para efectuar a viagem e dos seguros que o cliente poder subscrever para o efeito.A agncia organizadora no se responsabiliza pela eventual omisso ou incorreco no cumprimento de alguns dos deveres da agncia vendedora para com o cliente, enumerados no pargrafo anterior.Quando o transporte dos clientes se efectue em veculos alugados pela organizao, em caso de acidente, os clientes fi cam sujeitos expressamente legislao em matria de acidentes, do pas em que o mesmo se produziu.As companhias areas, martimas ou terrestres que intervenham nestas viagens no podem ser responsabilizadas por qualquer aco, omisso ou irregularidade que atinja o cliente durante o tempo em que este permanea fora dos respectivos meios de transporte.

    NOTA - Os preos mencionados neste programa refl ectem o imposto sobre o valor acrescentado (IVA) taxa actual, salvo erro tipogrfi co. Podendo os mesmos serem alterados caso se verifi que a alterao da taxa do IVA.As presentes condies gerais podero ser complementadas com quaisquer condies especfi cas, desde que devidamente acordadas entre as partes.

    condies gerais

    PROVEDOR DO CLIENTEA Viagens Tempo aderente do Provedor do Cliente. Para usufruir deste servio dever, no prazo de 20 dias teis aps o fi m da viagem, apresentar a sua reclamao por escrito para a morada : Rua Duque de Palmela n2 1 drt. - 1250-098 Lisboa, ou pelo email [email protected] agncias esto vinculadas ao pontual cumprimento da deciso que ven-ha a ser emitida por tal entidade.

  • 2013

    Europa Vero 2013 | RNAVT 2094 | www.viagenstempo.pt 5

    HOTIS (INfORmACO GERAl)Esta a relao dos principais Estabeleci mentos de Aloja mento que habitualmente so utilizados nos nossos Circuitos. A relao de estabelecimentos base ou similares que consta no presente folheto tem carcter indicativo, podendo o cliente ser alojado em estabelecimentos similares ou alternativos, os quais correspondero categoria e qualidade dos que se indicam neste fo lhe to, sendo de similares caractersticas, salvo casos excepcionais, consideradas nas nossas Condies Gerais.A categoria indicada a ofi cial de cada pas, em alguns dos casos outorgada por Asso-ciaes Hoteleiras. Naqueles pases em que no existe tais classifi caes, indica-se a outorgada pelo prprio estabelecimento ou cadeia a que pertena ou, em ltimo, classifi cado por Condor Vacaciones. Em alguns casos, junta-se um S, termo no ofi cial, com objectivo de diferenciar, pela Agncia Organizadora, os estabelecimentos da mesma categoria com um melhor nvel de comodidade. Os locais de prestao do servio das refeies nas etapas indicadas nos itinerrios so orientativos, podendo ser realizados noutros pontos do trajecto.

    A Meia Penso (MP) ou Penso Completa (PC) pode ser proporcionada nos estabele-cimentos em que se pernoita ou em estabelecimentos diferentes de igual ou diferente tipo e categoria como so entre outos, os Restaurantes.

    Junto ao nome do estabelecimento consta entre parntesis a localizao onde se encontra situado o Estabelecimento de Alojamento, quando no coincide com o local a visitar.Perante a peculiar estructura hoteleira de Veneza, dado o seu carcter insular, para a visita desta cidade os estabelecimentos de alojamiento esto situados nas povoaes da Regio do Veneto, como as aqui indicadas.(1) Residncia Turstica Hoteleira de 1 Categoria.

    ITlIA:

    AGRIGENTOColleVerde / Della Vale(S) Cidade 4*Dioscuri(S) San Leone 4*

    ALGHEROCatalunya(S) Centro 4*Grazie Deledda(S) Sassari 4*

    COMOCruise(S) Periferia 4*Grand Hotel Como(S) Periferia 4*Grand Hotel Menaggio(S) Menaggio 4*Ibis (T) Periferia 3*Aga Hotel(S) Cidade 4*

    FLORENAAutopark Columbus (T) Cidade 3*Croce di Malta(S) Centro 4*B&B Nuovo Palazzo di Giustizia(T) Cidade 3*

    B&B Aeroporto(T) Cidade 3*Ibis(T) Osmanoro 3*Palazzo Ricasoli(S) Centro 4*President Nord Florence(T) Cidade 4*

    Holiday Inn Raffaello - Nilhotel(S) Cidade 4*

    Villa Gabrie DAnnunzio (S) Cidade 4*Delta Florence(T) Calenzano 4*Art Miro(S) Calenzano 4*Moderno(T) Pontassieve 4*Demidoff (T) Pratolino 4*Novotel (S) Osmanoro 4*Toscana Ambassador(T) Poggibonsi 4*

    MAGGIOREDino(S) Baveno 4*Simplon(S) Baveno 4*Splendid(S) Baveno 4*

    MILOUna Lodi(S) Lodi 4*Una Malpensa / Novotel(S) Malpensa 4*

    Holiday Inn Nord Zara(S) Cinisello Balsamo 4*

    Holiday Inn Linate 4*Holiday Inn Express Malpensa 3*

    NPOLESNH Ambassador / Una Napoli(S) Centro 4*

    Holiday Inn Naples(T) Cidade 4*

    Novotel(S) Caserta 4*Hotel Naples Centro 4*

    PALERMOAstoria(S) Cidade 4*San Paolo(S) Cidade 4*Grand Albergo Sole(S) Centro 4*Opera Plaza(S) Centro 4*NH Palermo estandar(S) Cidade 4*

    ROMAFloridia / Lazio / Regio (T) Centro 3*Noto / Lux / Archimede / Luce (T) Centro 4*

    Aran Park / Dei Congressi (S) Cidade 4*NH Midas / Melia Aurelia (S) Cidade 4*OP Hotel Sheraton Eur (S) Cidade 4*ESH(S)/Parco Tirreno (1) Cidade 4*Shangri La (S) Periferia 4*Cristoforo Colombo(T) Periferia 4*Rouge et Noir / Hotel Artis(T) Periferia 4*Regent Cidade 4*Park Hotel Ginevra Cidade 3*

    SIRACUSAPanorama(S) Cidade 4*Villa Politi(S) Cidade 4*

    TAORMINAExcelsior Palace Terme (S) Acireal 3*

    VENEZAPino Verde(T) Camposanpiero 3*

    American Alexander(T) Lido di Jesolo 3*

    Nember e Garden Bolivar(T)

    Lido di Jesolo 3*

    Campanile(T) Pdova 3*Colombo / Mondial/ All Seasons(T) Mestre 3*

    Accademia / NH Mantegna / Ariston (S) Pdova 4*

    Albatros / Sirio / Novotel / Russot(S) Mestre 4*

    Terme Alexander(S) Abano Terme 4*

    Rustego(S) Rubano 4*Villa Vicini / Park Bolognese(S) Preganziole 4*

    Vime Hotel(T) Quarto DAltino 4*

    Brioni / Orient e Pacifi c / Croce di Malta

    (S)Lido di Jesolo 4*

    NDICE 13 ITINERRIOSROMA - NPOLES 6

    ITLIA MONUMENTAL I 7ITLIA MONUMENTAL II 7

    ITLIA BELA I 8ITLIA BELA II 8

    COSTA AZUL E LAGOS ITALIANOS 9LAGOS ITALIANOS 9

    COSTA DE NPOLES 10ROMA E COSTA DE NPOLES 10

    SICLIA CLSSICA 11SICLIA CLSSICA E NPOLES 11

    ITLIA COM ENCANTO 12 PREMIUMITLIA COM ENCANTO - MILO 12 PREMIUM

    Mais itinerrios disponivis. Consulte em www.vaigenstempo.pt

    ACONTECImENTOS ESPECIAIS (ver texto pg.3)

    ExCuRSES OPCIONAIS (ver texto pg.3)

    ITlIA:

    ROMARoma de noite 39 Roma Barroca 37 Museus Vaticanos 54 Pompeia, Npoles e Capri 145 Roma Imperial 54

    FLORENAMuseus Florentinos 55 Academia 46

    NPOLESCapri 85 Pompeia e Costa Amalfi tana 98

    SICLIAJantar em Ortigia com cruzeiro 63

    VENEZAGndolas 40 Palcio Ducal e S.Marcos 48

    Itlia

    ITlIAFLORENA

    17-21/06/2013 PITTI IMAGINE UOMO27-29/06/2013 PITTI IMAGINE BIMBO21-29/09/2013 Mundial de CiclismoMILO21-26/06/2013 EAACI WAO 04-09/09/2013 GP Itlia Frmula 1 + MACEF15-18/09/2013 MICAM / MIPELTURIM31/07-12/08/2013 Turin World Master Games

  • 2013

    Europa Vero 2013 | RNAVT 2094 | www.viagenstempo.pt6

    2013

    Europa Vero 2013 | RNAVT 2094 | www.viagenstempo.pt6

    SBADO: PORTO OU LISBOA - ROMAComparncia no Aeroporto 120 minutos antes da partida. For-malidades de embarque e sada com destino a Roma. Chega-da e transfer ao Hotel. Tempo livre para comear a conhecer a Cidade Eterna. Jantar e Alojamento.

    DOMINGO: ROMA Pequeno-almoo. Dia livre para conhecer esta maravilhosa cidade, aproveitando para conhecer a via Condotti, onde se encontra o famoso Caf Greco, percorrer o tpico bairro do Trastevere, passear pela Villa Borghese, percorrer a via Vene-to, smbolo da dolce vita romana, o Castelo de SantAngelo, a Fontana di Trevi, as Plazas de Espaa, Navona e Venecia, os Foros Imperiais, sem esquecer a riqueza da inumerveis igrejas. Alojamento.

    SEGUNDA: ROMA Pequeno-almoo. Dia livre. Poder efectuar uma visita (op-cional) dos Museus do Vaticano, a Capela Sistina e a Baslica de S. Pedro com a obra Piet. Tarde livre para continuar a conhecer esta bela cidade. Possibilidade de visita (opcional) do Coliseu, a Baslica de Santa Maria a Maior e o Moiss de Miguel ngelo. Alojamento.

    TERA: ROMA - POMPEIA - VESVIO - NPOLESPequeno-almoo. Sada para Pompeia para visitar os seus magnficos restos arqueolgicos da cidade romana parada no tempo pela erupo do Vesvio no ano 79 D.C. Continuao para o Vesvio para visita. Almoo gastronmico especial nas

    encostas do vulco. Sada para Npoles e visita panormica de autocarro pelo Vmero, o passeio martimo, o porto, o centro histrico monumental da cidade com monumentos como o Teatro de S. Carlos, o Palcio Real, o Castelo Novo, a Praa de Plebiscito, etc. Jantar e Alojamento.

    QUARTA: NPOLESPequeno-almoo. Passeio a p com guia local ao centro his-trico da cidade com visita do interior da igreja de santa Clara e seu claustro, a igreja de S. Severo com o Cristo Velado e a Catedral com a Cripta de S. Germano onde se encontra o Te-souro. Almoo. Sada para Caserta para visitar o Palcio Real mandado construir pelo rei Carlos III de Espanha e um dos mais importantes de Itlia com bonitos jardins desenhados por Vanvitelli. Alojamento.

    QUINTA: NPOLESPequeno-almoo. Visita o Museu arqueolgico Nacional, um dos museus mais importantes do mundo, com uma rica coleco de obras da civilizao greco-romana. De seguida excurso (opcional) paradisaca Ilha de Capri, que pela sua privilegiada localizao geogrfica, dominando o Golfo de Npoles e graas sua esplndida beleza natural e suas suaves temperaturas em qualquer poca do ano, fizeram que desde a antiguidade, fosse um local desejado por imperado-res, reis e prncipes. Ao chegar visitaremos Capri, Anacapri e se o tempo o permitir conheceremos algumas das muitas grutas que rodeiam a Ilha. Regresso a Npoles. Alojamento.

    SEXTA: NPOLES - PORTO OU LISBOAPequeno-almoo. Sada com destino a Roma e transfer ao aeroporto. Formalidades de embarque e sada em voo com destino sua cidade de origem. Chegada. Fim dos nossos servios

    Roma Npoles

    M1009 3 3

    Hotis Previstos ou SimilaresCidade Nome Localizao Cat.Roma Aran Park / NH Midas Cidade 4*

    Npoles Una Napoli Centro 4*

    Holiday Inn Naples Cidade 4*Hotis alternativos e notas, ver pg. 5

    Roma - Npoles

    Npoles

    Roma

    Datas de Sada 100% GarantidasM1009

    MAI.: 4 11 18 25JUN.: 1 8 15 22 29JUL.: 6 13 20 27AGO.: 3 10 17 24 31SET.: 7 14 21 28OUT.: 5 12 19 26

    Servios base includos (ver pgina 2)

    Servios complementares includos Pequeno Almoo-buffet (na maioria dos hotis) Refeies: 4.Visita com guia local e/ou excurses Subida ao Vesvio Pompeia com entradas Palcio de Caserta com entradas Npoles Histrico com entradas Museu Arqueolgico de Npoles com entradas.

    Preos por pessoa em quarto duploM1009SELEO

    Preo Base 1125+ Taxas TAP 125Total 1250

    SUPLEMENTOS POR PESSOAQuarto Individual 210Partidas Agosto 60

    SUPLEMENTOS AREOS - Porto e LisboaTAP (L) 1/5 - 30/6 + 16/9 - 31/10 BaseTAP (L) 1 Jul - 15 Set 40

    Todos os preos indicados esto baseados em vos na classe area base. Em caso de usar outras companhias ou classes areas consultar suplemento.

    Taxa Hoteleira Includa Roma

    Itinerrio Dias Refeies Preo desde

    M1009 7 4 1125+ taxas 210 total 1250

    Itinerrio Dias Refeies Preo desde

    M1001 8 5 1055+ taxas 125 total 1180

    M1002 9 5 1155+ taxas 125 total 1280

    PRODUTO

    eleoS

  • 2013

    Europa Vero 2013 | RNAVT 2094 | www.viagenstempo.pt

    2013

    Europa Vero 2013 | RNAVT 2094 | www.viagenstempo.pt

    Hotis Previstos ou SimilaresCidade Nome Localizao Cat.

    Roma Torre Rossa Park Cidade 3*Fleming Cidade 4*Lazio / Regio / Floridia Centro 3*

    Florena Columbus Cidade 3*First Calenzano 4*

    Veneza Pino Verde Camposanpiero 3*San Giuliano Mestre 3*

    Milo Ibis Ca Granda Cidade 3*Portello Cidade 4*

    Hotis alternativos e notas, ver pg. 5

    Itlia Monumental I - II

    SEGUNDA: PORTO OU LISBOA - ROMAComparncia no aeroporto 120 minutos antes da partida. Formalidades de embarque e sada com destino a Roma. Chegada e transfer ao hotel. Visita (opcional) de Roma Ba-rroca. Jantar e alojamento.

    TERA: ROMA CIDADE ETERNAPequeno-almoo. Visita panormica: Piazza Venezia, a Colina do Capitlio, os Foros Imperiais, o Coliseu (exterior), o Arco de Constantino, etc. Almoo. Resto dia livre. Visita (opcional) dos Museus do Vaticano: a Capela Sistina e a Ba-slica de S. Pedro com a obra Piet. Possibilidade de visita (opcional) ao Coliseu, Baslica de Santa Maria a Maior e ao Moiss de Miguel ngelo. Alojamento.

    QUARTA: ROMA (OPC. POMPEIA, NPOLES, CAPRI)Pequeno-almoo. Dia livre para continuar a conhecer esta maravilhosa cidade. Excurso (opcional) a Pompeia e visita dos restos arqueolgicos. Continuao com breve panor-mica de Npoles. Por ltimo, visita da Ilha de Capri (inclui almoo em Capri). Regresso a Roma. Alojamento.

    QUINTA: ROMA - ASSIS - SIENA - FLORENAPequeno-almoo. Sada em direco a Assis, cidade ptria de S. Francisco. Tempo livre para ver as Baslicas, com os seus magnficos frescos de Giotto e Cimabue, e o Tmulo do Santo. (Almoo). Continuao para Siena. Tempo livre. Chegada a Florena. Jantar e alojamento.

    SEXTA: FLORENAPequeno-almoo e visita panormica: conheceremos o Duomo de Sta. Maria dei Fiore; o exterior do Baptistrio com as suas famosas Portas do Paraso, obra de Ghiberti; a em-blemtica Ponte Vecchio (Ponte Velha), a Praa da Signoria, conjunto de edifcios, esttuas e fontes de grande riqueza artstica, etc. (Almoo). Resto de dia livre para conhecer a cidade. Visita (opcional) dos museus florentinos: o famoso David de Miguel ngelo e as Capelas Mediceas, obras-mestras de Miguel ngelo. (Jantar). Alojamento.

    SBADO: FLORENA - PISA - PDUA - VENEZAPequeno-almoo. Sada para Pisa, antiga potncia naval, rival de Veneza e Gnova. Visita livre da Praa dos Milagres: a Catedral, o Baptistrio e a Torre Inclinada. Almoo no ca-minho. Continuamos pela regio dos Apeninos para chegar a Pdua e visita livre da Baslica de S. Antnio, maravilhosa obra de arte gtica italiana. Continuao para o hotel. Chega-

    da. Jantar e alojamento na regio de Veneto.

    DOMINGO: VENEZAPequeno-almoo. Pela manh, realizao de um cruzeiro panormico pela lagoa. (Almoo). Resto da tarde livre para terminar de conhecer a cidade ou possibilidade (opcional) de realizar um romntico passeio de Gndola atravs dos canais e/ou de visitar a Baslica de So Marcos e o Palcio Ducal. (Jantar). Alojamento na regio de Veneto.

    SEGUNDA: VENEZA - MILO - PORTO OU LISBOAPequeno-almoo. Sada at Milo e transfer ao aeroporto. Formalidades de embarque e sada em voo com destino sua cidade de origem. Chegada. Fim dos nossos servios.

    FIM DO ITINERRIO M1001

    SEGUNDA: VENEZA - MILO Pequeno-almoo e sada para Verona. Tempo livre para ver a casa da Julieta, a Praa de Bra e o anfiteatro da Arena. Continuao para Milo, capital da Lombardia e principal centro econmico e industrial de Itlia. Visita panormica da cidade: a Porta Nova, a Praa da republica, a Praa do Duo-mo, a Galeria de Vtor Emanuel II, o teatro Scala, o Castelo Sforzesco, o bairro de Brera, etc. Alojamento.

    TERA: MILO - PORTO OU LISBOAPequeno-almoo. Tempo livre at hora de transfer para o aeroporto. Formalidades de embarque e sada em voo com destino sua cidade de origem. Chegada. Fim dos nossos servios.

    FIM DO ITINERRIO M1002

    Servios base includos (ver pgina 2)

    Servios complementares includos Pequeno Almoo buffet. Refeies: 5.Visita com guia local e/ou excurses (conf. itinerrio) Panormica de Roma Panormica de Florena Cruzeiro pela lagoa.Outros lugares de interesse comentados pelo nosso guia (conforme itinerrio) Assis Siena Pisa Pdua Milo.

    Opo Tudo Includo

    Estes itinerrios podem ser realizados na verso Tudo Inclu-do, com todas as refeies a azul e entre parntesis inclu-das, (alm das indicadas a negro): 11 e as seguintes visitas adicionais: Roma Imperial com entrada no Coliseu Roma Barroca Npoles, Capri e Pompeia.Por um suplemento sobre o preo de: 210 .

    Roma

    Florena

    Veneza Milo

    PRODUTO

    entaoTOP. TUDOINCLUDO

    OPC.TI

    Roma Florena Veneza Milo

    M1001 3 2 2M1002 3 2 2 1

    Datas de Sada 100% GarantidasM1001 / M1002

    ABR.: 1 8 15 22 29MAI.: 6 13 20 27JUN.: 3 10 17 24JUL.: 1 8 15 22 29AGO.: 5 12 19 26SET.: 2 9 16 23 30OUT.: 7 14 21 28

    Itinerrio Dias Refeies Preo desde

    M1001 8 5 1055+ taxas 125 total 1180

    M1002 9 5 1155+ taxas 125 total 1280

    Preos por pessoa em quarto duploM1001

    TENTAOM1002

    TENTAO

    Preo Base 1055 1155+ Taxas TAP 125 125Total 1180 1280

    SUPLEMENTOS POR PESSOAQuarto Individual 175 200Partidas Agosto 60 60

    SUPLEMENTOS AREOS TAP (L) 5/4-30/6 + 16/9-31/10 Base BaseTAP (L) 1/7-15/9 40 40

    Todos os preos indicados esto baseados em vos na classe area base. Em caso de usar outras companhias ou classes areas consultar suplemento.

    Taxa Hoteleira Includa Roma, Florena e Veneza

  • 2013

    Europa Vero 2013 | RNAVT 2094 | www.viagenstempo.pt8

    Milo Veneza Florena Roma

    M1003 1 2 2 3M1004 2 2 3

    Hotis Previstos ou SimilaresCidade Nome Localizao Cat.

    Milo La Spezia Cidade 4*Una Scandinavia Cidade 4*

    Veneza Smart Hotel Holiday Mestre 4*Crystal Preganziolo 4*

    Florena Villa Gabriele dAnnunzio Cidade 4*Italiana Hotels Florence Cidade 4*Novotel Osmanoro 4*

    Roma Aran Park Cidade 4*NH Midas Cidade 4*

    Hotis alternativos e notas, ver pg. 5

    Itlia Bela I - II

    INCIO DO ITINERRIO M1003

    SEGUNDA: PORTO OU LISBOA - MILOComparncia no aeroporto 120 minutos antes da hora da partida do voo indicado. Chegada a Milo e transfer ao hotel. Tempo livre. Alojamento.

    TERA: MILO - VENEZAPequeno-almoo. Manh livre. Sada para Verona. Breve tempo livre para contemplar a casa de Julieta, a Praa Bra e o anfiteatro Arena. Continuao para o hotel. Alojamento na regio do Veneto.

    INCIO DO ITINERRIO M1004

    TERA: PORTO OU LISBOA - MILO - VENEZAComparncia no aeroporto 120 minutos antes da hora da partida do voo indicado. Chegada a Milo e continuao para Verona. Breve tempo livre para contemplar a casa de Julieta, a Praa Bra e o anfiteatro Arena. Continuao para o hotel. Alojamento na regio do Veneto.

    QUARTA: VENEZA PROLA DEL ADRITICOPequeno-almoo. Pela manh, cruzeiro pela Lagoa Ve-neziana. Chegada ao corao de Veneza. Desembarque e resto do dia livre. (Almoo). Possibilidade (opcional) de realizar um romntico passeio de gndola e/ou de visitar o interior da Baslica de S. Marcos e o Palcio Ducal. (Jantar). Alojamento.

    QUINTA: VENEZA - PDUA - PISA - FLORENAPequeno-almoo. Sada para Pdua e visita livre da Baslica de Sto Antnio. Continuao em direco a Pisa. Almoo no percurso. Chegada e visita livre da Praa dos Milagres com a Catedral, o Baptistrio e a Torre Inclinada. Continuao para Florena. (Jantar). Alojamento.

    SEXTA: FLORENAPequeno-almoo. Visita panormica: o Duomo de Santa Maria del Fiore, o exterior do Baptistrio com as Portas do Paraso, a Ponte Vecchio, a Praa de Signoria com o Palcio Vecchio, etc. (Almoo). Resto de dia livre. Visita (opcional) dos museus florentinos. (Jantar). Alojamento.

    SBADO: FLORENA - ASSIS - ROMAPequeno-almoo. Sada para Assis, ptria de S. Francisco e visita livre das Baslicas, com os magnficos frescos de Giotto

    e Cimabue, e do tmulo do santo. Continuao para Roma. Chegada e visita panormica: a Piazza Venezia; a Colina do Capitlio, os Foros Imperiais, o coliseu (exterior), o Arco de Constantino, etc. Tempo livre ou visita (opcional) de Roma Barroca. Jantar e Alojamento.

    DOMINGO: ROMA (OPC. POMPEIA, NPOLES, CAPRI)Pequeno-almoo. Dia livre. Excurso (opcional) a Pompeia e visita dos restos arqueolgicos da cidade romana. Conti-nuao com uma breve panormica de Npoles. Por ltimo, visita da ilha de Capri, (esta excurso inclui almoo em Ca-pri). Regresso a Roma. Alojamento.

    SEGUNDA: ROMA CIDADE ETERNAPequeno-almoo. Dia livre. Visita (opcional) dos Museus Vaticanos, a Capela Sistina, obra-mestra da pintura universal, e a Baslica de S. Pedro, onde se encontra La Piet. (Al-moo). Tarde livre para continuar a percorrer a cidade. Visita (opcional) Roma Imperial: o Coliseu, o Moiss de Miguel ngelo e a Baslica de Santa Maria a Maior. (Jantar). Alo-jamento.

    TERA: ROMA - PORTO OU LISBOAPequeno-almoo. Tempo livre at ao momento do transfer ao aeroporto. Sada em voo com destino cidade de origem. Fim dos nossos servios.

    Servios base includos (ver pgina 2)

    Servios complementares includos Pequeno Almoo buffet (na maioria dos hotis). Refeies: 2.Visita com guia local e/ou excurses (conf.itinerrio) Panormicas de Florena e Roma Cruzeiro pela Lagoa de Veneza.Outros lugares de interesse comentados pelo nosso guia (conforme itinerrio) Milo Verona Pdua Pisa Assis.

    Opo Tudo Includo

    Estes itinerrios podem ser realizados na verso Tudo Inclu-do, com todas as refeies a azul e entre parntesis inclu-das, (alm das indicadas a negro): 10 e as seguintes visitas adicionais: Roma Imperial com entrada no Coliseu Roma Barroca Npoles, Capri e Pompeia.Por um suplemento sobre o preo de: 260 .

    PRODUTO

    eleoS

    Roma

    Florena

    Veneza Milo

    OP. TUDOINCLUDO

    OPC.TI

    Datas de Sada 100% GarantidasM1003 M1004

    ABR.: 1 8 15 22 29 2 9 16 23 30MAI.: 6 13 20 27 7 14 21 28JUN.: 3 10 17 24 4 11 18 25JUL.: 1 8 15 22 29 2 9 16 23 30AGO.: 5 12 19 26 6 13 20 27SET.: 2 9 16 23 30 3 10 17 24OUT:. 7 14 21 28 1 8 15 22

    Itinerrio Dias Refeies Preo desde

    M1003 9 2 1140+ taxas 125 total 1265

    M1004 8 2 1045+ taxas 125 total 1170

    Preos por pessoa em quarto duploM1003SELEO

    M1004SELEO

    Preo Base 1140 1045+ Taxas TAP 125 125Total 1265 1170

    SUPLEMENTOS POR PESSOAQuarto Individual 280 245Partidas Agosto 60 60

    SUPLEMENTOS AREOSTAP (L) 5/4-30/6 + 16/9-31/10 Base BaseTAP (L) 1/7-15/9 40 40

    Todos os preos indicados esto baseados em vos na classe area base. Em caso de usar outras companhias ou classes areas consultar suplemento.

    Taxa Hoteleira Includa Roma, Florena e Veneza

  • Itlia Multicolor I - II

    INCIO DO ITINERRIO M1005

    SEGUNDA: PORTO OU LISBOA - MILOComparncia no Aeroporto 120 minutos antes da partida. For-malidades de embarque e sada com destino a Milo. Chega-da e transfer ao Hotel. Resto de dia livre. Alojamento.

    TERA: MILO - VENEZAPequeno-almoo. Manh livre at hora predefi nida pelo guia. Partida at Verona. Breve tempo livre. Continuao para regio de Veneto at ao hotel e Alojamento.

    INCIO DO ITINERRIO M1006

    TERA: PORTO OU LISBOA - MILO - VENEZAComparncia no Aeroporto 120 minutos antes da partida. For-malidades de embarque e sada com destino a Milo. Chega-da e continuao para Verona. Breve tempo livre. Continuao para regio de Veneto at ao hotel e Alojamento.

    QUARTA: VENEZA PROLA DO ADRITICOPequeno-almoo. Cruzeiro pela Lagoa de Veneza. Tempo li-vre. (Almoo). Possibilidade (opcional) de realizar um romn-tico passeio de gndola e/ou visitar a Baslica de So Marcos e o Palcio Ducal. (Jantar). Alojamento.

    QUINTA: VENEZA - PDUA - PISA - FLORENAPequeno-almoo. Sada at Pdua para visitar livremente a Baslica de Santo Antnio. Continuao em direco a Pisa com paragem para almoo durante o percurso. Chegada. Tempo livre para visitar a Torre Inclinada e a Catedral. Conti-nuao para Florena. (Jantar). Alojamento.

    SEXTA: FLORENAPequeno-almoo e visita panormica. (Almoo). Resto do dia livre. Poder visitar (opcional) os museus fl orentinos, com o famoso David de Miguel ngelo, as Capelas dos Me-dici, etc. (Jantar). Alojamento.

    SBADO: FLORENA - ASSIS - ROMAPequeno-almoo. Partida para Assis, ptria de So Fran-cisco e visita livre das Baslicas e do tmulo do santo. Conti-nuao para Roma. Chegada e visita panormica. Tempo livre ou visita (opcional) da Roma Barroca. Jantar e Alojamento.

    DOMINGO: ROMAPequeno-almoo. Dia livre para continuar a conhecer a ci-dade. Alojamento.

    SEGUNDA: ROMA CIDADE ETERNAPequeno-almoo. Dia livre. Possibilidade de realizar uma visita (opcional) aos Museus do Vaticano, Capela Sistina e Baslica de So Pedro. (Almoo). Tarde livre. Visita (opcional) Roma Imperial: o Coliseu, o Moiss de Miguel ngelo e a Baslica de Santa Maria a Maior. (Jantar). Alojamento.

    TERA: ROMA - POMPEIA - VESVIO - NPOLESPequeno-almoo. Partida para Pompeia. Visita dos restos arqueolgicos, continuao para visitar o Vesvio. Almoo gastronmico especial nas encostas do vulco. Sada para Npoles e visita panormica de autocarro pelo Vomero, o pas-seio martimo, etc. Jantar e Alojamento.

    QUARTA: NPOLESPequeno-almoo. Passeio a p com guia local ao centro histrico da cidade com visita do interior da igreja de santa Clara e seu claustro, a igreja de S. Severo com o Cristo Velado e a Catedral com a Cripta de S. Germano. Almoo. Sada para Caserta para visitar o Palcio Real mandado construir pelo rei Carlos III. Alojamento.

    QUINTA: NPOLES Pequeno-almoo. Visita o Museu arqueolgico Nacional. De seguida excurso (opcional) paradisaca Ilha de Capri. Regresso a Npoles. Alojamento.

    SEXTA: NPOLES - PORTO OU LISBOAPequeno-almoo. Sada com destino a Roma e transfer ao aeroporto. Formalidades de embarque e sada em voo com destino sua cidade de origem. Chegada. Fim dos nossos servios.

    Servios base includos (ver www.viagenstempo.pt)

    Servios complementares includos Pequeno Almoo buffet (na maioria dos hotis). Refeies: 5.Visita com guia local e/ou excurses (conf.itinerrio) Panormicas de Florena, Roma e Npoles Cruzeiro pela Lagoa de Veneza Subida ao Vesvio Pompeia com entradas Costa Amalfi tana Palcio de Caserta com entradas Npoles Histrico com entradas Museu Arqueolgico de Npoles com entradasOutros lugares de interesse comentados pelo nosso guia (conforme itinerrio) Milo Verona Pdua Pisa Assis.

    Opo Tudo Includo

    Estes itinerrios podem ser realizados na verso Tudo Inclu-do, com todas as refeies a azul e entre parntesis inclu-das, (alm das indicadas a negro): 12 e as seguintes visitas adicionais: Roma Imperial com entrada no Coliseu Roma BarrocaPor um suplemento sobre o preo de: 155 .

    PRODUTO

    eleoSOP. TUDOINCLUDO

    OPC.TI

    Datas de Sada 100% GarantidasM1005 M1006

    ABR.: 1 8 15 22 29 2 9 16 23 30MAI.: 6 13 20 27 7 14 21 28JUN.: 3 10 17 24 4 11 18 25JUL.: 1 8 15 22 29 2 9 16 23 30AGO.: 5 12 19 26 6 13 20 27SET.: 2 9 16 23 30 3 10 17 24OUT:. 7 14 21 28 1 8 15 22

    Europa Vero 2013 | RNAVT 2094 | www.viagenstempo.pt

    Itinerrio Dias Refeies Preo desde

    M1005 12 5 1650+ taxas 125 total 1775

    M1006 11 5 1575+ taxas 125 total 1700

    Preos por pessoa em quarto duploM1005

    SELECOM1006

    SELECO

    Preo Base 1650 1575+ Taxas TAP 125 125Total 1775 1700

    SUPLEMENTOS POR PESSOAQuarto Individual 385 350Partidas Agosto 90 80

    SUPLEMENTOS AREOSTAP (L) 5/4-30/6 + 16/9-31/10 Base BaseTAP (L) 1/7-15/9 40 40

    Todos os preos indicados esto baseados em vos na classe area base. Em caso de usar outras companhias ou classes areas consultar suplemento.

    Taxa Hoteleira Includa Roma, Florena e Veneza

    2013

    Roma

    Npoles

    Florena

    Veneza Milo

    Milo Veneza Florena Roma Npoles

    M1005 1 2 2 3 3M1006 2 2 3 3

    Hotis Previstos ou SimilaresCidade Nome Localizao Cat.

    Milo La Spezia Cidade 4*Una Scandinavia Cidade 4*

    Veneza Smart holiday Mestre 4*Crystal Preganzioli 4*

    Florena Villa Gabriele dAnnunzio Cidade 4*Novotel Osmanoro 4*Italiana hotels Florence Cidade 4*

    Roma Aran Park Cidade 4*NH Midas Cidade 4*

    Npoles Una Napoli Centro 4*Holiday Inn Naples Cidade 4*

    Hotis alternativos e notas, ver www.viagenstempo.pt

  • 2013

    Europa Vero 2013 | RNAVT 2094 | www.viagenstempo.pt 9

    Costa Azul e Lagos Italianos

    Nice Lago Como Lago Maggiore Milo

    M1007 3 2 2 1M1008 2 2 1

    INCIO DO ITINERRIO M1007

    SBADO: PORTO OU LISBOA - NICEComparncia no Aeroporto 120 minutos antes da partida. Formalidades de embarque e sada com a Nice. Chegada e transfer ao Hotel. Restante tempo livre. Alojamento.

    DOMINGO: NICE (Mentn Mnaco Montecarlo - Costa Azul Ezze) (120km)Pequeno Almoo. Visita panormica de cidade, percorrendo os seus locais mais emblemticos: o Passeio dos Ingleses, a Praa Massena, a Igreja Russa, etc. Sada em direco a Men-tn, que pertenceu ao Principado do Mnaco, Sardenha e que em 1860, passou a formar parte de Frana. Tempo livre e continuao para o Principado do Mnaco onde, teremos oportunidade de conhecer Montecarlo, onde poderemos apre-ciar o palcio da famlia Grimaldi e as belssimas vistas sobre a baa. Continuao pela zona costeira da Costa Azul e onde se encontram as zonas de Villefranche sur Mer, Saint Jean Ferrat, Beaulieu, efectuando uma paragem em Ezze, para desfrutar de tempo livre para conhecer uma das cidades medievais, melhor conservadas do Sul de Frana, e que tradicionalmente tem sido ponto de encontro da alta sociedade internacional. Continuao para o Hotel. Jantar e Alojamento.

    SEGUNDA: NICE (Saint Paul de Vence Grasse Cannes)Pequeno Almoo. Sada para Saint Paul de Vence cidade amuralhada, considerada a Prola da Costa Azul e, conti-nuao at Grasse, uma das grandes capitais do perfume; visita fbrica Fragonard. Continuao para Cannes. Tem-po livre para percorrer o tradicional bairro de le Suquet ou o internacionalmente conhecido Passeio de la Croisssete, lugar de encontro das grandes figuras do cinema, durante a celebrao do festival de Cinema que se realiza na cidade. Regresso ao Hotel. Jantar e Alojamento.

    TERA: NICE - RAPALLO - PORTOFINO - LAGO DI COMO (470 km)Pequeno Almoo. Sada em direco Riviera Italiana, com destino a Rapallo, onde embarcaremos para Portofino, ponto de encontro de grandes estrelas desde a poca da Dolce Vita. Tempo livre e sada para Como. Jantar e Alojamento.

    INCIO DO ITINERRIO M1008

    TERA: PORTO OU LISBOA - MILO - LAGO DE COMOComparncia no Aeroporto 120 minutos antes da partida. Formalidades de embarque e sada para Milo. Chegada e transfer ao hotel situado junto do Lago de Como. Resto do dia livre. Jantar e Alojamento.

    QUARTA: LAGO DE COMO (VARENNA - BELLAGIO) Pequeno Almoo. Sada para Varenna, povo de origem roma-na. Tempo livre para visitar o centro histrico e as suas famosas vilas: Villa Cipressi, com o seu jardim botnico, e a Villa Monas-tero construda sobre um antigo Mosteiro da Ordem de Cister. Continuao em ferry at Bellagio, considerado um dos centros tursticos mais importantes do Lago. Almoo e tempo livre. Re-gresso a Como para visita panormica. Alojamento.

    QUINTA: LAGO DE COMO - LAGO MAGGIORE (165km)Pequeno Almoo. Sada para Tremezzo, visitando a Villa Carlota e a sua coleco de esttuas do sculo XVIII. Conti-nuao para Lugano, banhada pelo lago com o mesmo nome e residncia do Jet Set internacional. Subiremos de funicular ao Monte de Salvatore para desfrutar da encantadora vista. Sada para o Lago Maggiore.Jantar e Alojamento.

    SEXTA: LAGO MAGGIORE (ILHAS BORROMEAS)Pequeno Almoo. Visita de um dos enclaves mais encanta-dores da Itlia continental: o Lago Maggiore. Navegaremos at um dos lugares favoritos de Ernest Hemingway: as Ilhas Borro-meas. Visitaremos as trs ilhas, a Isola Bella, a Isola Madre e a Isola dei Pescatori, entrando nos jardins e palcios. Almoo nas ilhas e regresso ao hotel. Jantar e Alojamento.

    SBADO: LAGO MAGGIORE - MILO Pequeno Almoo. Sada para Milo e transfer ao hotel. Tempo livre para terminar de conhecer a cidade, uma das mais activas da Europa. Alojamento.

    DOMINGO: MILO - PORTO OU LISBOAPequeno Almoo. Dependendo do horrio do voo, possvel tempo livre at transfer para o aeroporto. Embarque e sada em voo com destino sua cidade de origem. Chegada. Fim dos nossos servios.

    Datas de Sada 100% GarantidasM1007 M1008

    JUN.: 15 22 18 25JUL.: 6 13 27 9 16 30

    AGO.: 3 24 6 27

    SET.: 7 14 10 17

    L. ComoL. Maggiore

    Milo

    Servios base includos (ver pgina 2)

    Servios complementares includos Pequeno Almoo-buffet (na maioria dos hotis) Refeies: Conforme itinerrioVisita com guia local e/ou excurses (conf.itinerrio) Panormica de Nice Como Villa Carlota Ilhas Borromeas com esntradasOutros lugares de interesse comentados pelo nosso guia (conforme itinerrio) Ment, Mnaco e Montecarlo, Saint Paul e Vence, Cannes, Grasse, Milo, Rapallo, Portofino, Varenna, Bellagio, Monte Salvatore, Lugano

    Preos por pessoa em quarto duploM1007SELEO

    M1008SELEO

    Preo Base 1500 1060+ Taxas TAP 120 125Total 1620 1185

    SUPLEMENTOS POR PESSOAQuarto Individual 280 175Partidas Agosto 80 60

    SUPLEMENTOS AREOS - Porto e LisboaTAP (L) 1/5 - 30/6 + 17/9 - 31/10 BaseTAP (L) 1 Jul - 16 Set 40

    Todos os preos indicados esto baseados em vos na classe area base. Em caso de usar outras companhias ou classes areas consultar suplemento.

    Itinerrio Dias Refeies Preo desde

    M1007 9 7 1500+ taxas 120 total 1620

    M1008 6 5 1060+ taxas 125 total 1185

    Hotis Previstos ou SimilaresCidade Nome Localizao Cat.Costa Azul Novotel Nice Centre Nice 4*

    Park Inn Aeroporto 4*Novotel Cannes Cannes 4*

    L. de Como Hotel Como Centro 4*Hotel Cruise Periferia 4*

    Maggiore Grand Como / hotel Bristol Stresa 4*Dino Baveno 4*

    Milo La Spezia Cidade 4*Holiday Inn Garibaldi Centro 4*

    Hotis alternativos e notas, ver pg. 5

    PRODUTO

    eleoSPRODUTO

    plus+

    Nice

  • 2013

    Europa Vero 2013 | RNAVT 2094 | www.viagenstempo.pt10

    INCIO DO ITINERRIO M1011

    SBADO: PORTO OU LISBOA - ROMAComparncia no Aeroporto 120 minutos antes da partida. Formalidades de embarque e sada com destino a Roma. Che-gada e transfer ao Hotel. Tempo livre. Jantar e Alojamento.

    DOMINGO: ROMAPequeno-almoo. Dia livre para conhecer esta maravilho-sa cidade, aproveitando para conhecer a via Condotti, onde se encontra o famoso Caf Greco, percorrer o tpico bairro do Trastevere, passear pela Villa Borghese, percorrer a via Vene-to, smbolo da dolce vita romana, o Castelo de SantAngelo, a Fontana di Trevi, as Plazas de Espaa, Navona e Venecia, os Foros Imperiais, sem esquecer a riqueza da inumerveis igrejas. Alojamento.

    SEGUNDA: ROMAPequeno-almoo. Dia livre. Poder efectuar uma visita (op-cional) dos Museus do Vaticano, a Capela Sistina e a Baslica de S. Pedro com a obra Piet. Tarde livre para continuar a conhecer esta bela cidade. Possibilidade de visita (opcional) do Coliseu, a Baslica de Santa Maria a Maior e o Moiss de Miguel ngelo. Alojamento.

    INCIO DO ITINERRIO M1010

    SEGUNDA: PORTO OU LISBOA - ROMAComparncia no Aeroporto 120 minutos antes da partida. For-malidades de embarque e sada para Roma. Chegada e trans-fer ao hotel. Resto do dia livre para um primeiro contacto com a cidade. Alojamento.

    TERA: ROMA - POMPEIA - VESVIO - NPOLESPequeno-almoo. Sada em direco a Pompeia. Visita das magnficas runas arqueolgicas da cidade romana, parada no tempo pela erupo do Vesvio em 79 d.C. Continuao de viagem para visitar o vulco Vesvio. Almoo gastronmico especial nas encostas do vulco. Sada para Npoles. Visita panoramica (em autocarro) da cidade, o passeio martimo, o porto, o centro histrico monumental o teatro S. Carlos, o Pa-lcio Real, o Castelo Novo, etc. Jantar e Alojamento.

    QUARTA: NPOLESPequeno-almoo. Visita a p com guia local, ao centro his-trico da cidade, com visita ao interior da Igreja de Sta. Clara e o seu claustro, a Igreja de S. Severo, a Catedral com a cripta

    de S. Genaro onde se encontra o tesouro. Almoo. Sada em direco a Caserta para visita ao Palcio Real, mandado cons-truir pelo rei Carlos II de Espanha, um dos mais importantes de Itlia, com magnficos jardins, desenhados por Vanvitelli. Alojamento.

    QUINTA: NPOLES - CAPRI NPOLESPequeno-almoo. Visita do museu arqueolgico Nacional, um dos museus arqueolgicos mais importantes do mundo, com uma rica coleco de obras da civilizao greco-romana. Tempo livre ou possibilidade de realizar uma excurso (opcio-nal) paradisaca ilha de Capri, antigo refgio de imperadores romanos, com faris, grutas, a Marina Grande, etc. Regresso a Npoles e Alojamento.

    SEXTA: NPOLES - COSTA AMALFITANA - SORRENTOPequeno-almoo. Sada com destino a Sorrento para visita panoramica de cidade. Continuao pela Costa Amalfitana, at Positano um dos enclaves mais caractersticos da Pennsula de Sorrento. Percorreremos pequenas ruelas, por vezes com algumas escadas, que conferem a cidade um encanto especial. Desde aqui, embarcaremos com destino a Amalfi, famosa pela sua beleza natural, pela Catedral e pela produo de limon-cello, licor tpico da regio. Regresso a Sorrento. Jantar. Pos-sibilidade de assistir (opcional) a espectculo no Teatro Tasso. Alojamento.

    SBADO: SORRENTO - PAESTUM - SALERNOPequeno-almoo. Sada de Sorrento em direco a Paes-tum. Visita a zona arqueolgica com 3 dos templos dricos mais bem conservados do mundo. Conheceremos tambm o museu onde se encontram os importantes vestgios da anti-ga cidade grega de Poseidnia, entre os quais se destacam os clebres murais do tmulo do Nadador. Almoo. Continuao de viagem at Salerno. Visita panoramica de cidade com guia local, para apreciar locais como o Castelo, a Igreja de S. Pe-dro, o Teatro Verdi, ou a sua Catedral de S. Matteo. Jantar e Alojamento.

    DOMINGO: SALERNO - GRUTAS DE PERTOSA - PADU-LA - NPOLESPequeno-almoo. Sada em direco a Pertosa para visitar as famosas grutas do Anjo de Pertosa, que tiveram origem h mais de 35 milhes de anos, so as mais importantes do Sul de Itlia, e as nicas que tm um rio subterrneo; o percurso consiste numa pequena travessia de barco e outra a p (reco-menda-se um agasalho e calado cmodo), onde poderemos apreciar todas as formaes de estalagmites. Continuao de viagem at Padula, onde poderemos visitar o mosteiro de S. Lorenzo, um dos maiores do mundo. Almoo e continuao at Npoles. Alojamento.

    SEGUNDA: NPOLES - PORTO OU LISBOAPequeno-almoo. Tempo livre at ao transfer para o aero-porto. Formalidades de embarque e sada em voo com destino sua cidade de origem. Chegada. Fim dos nossos servios

    Roma e a Costa de Npoles

    Npoles Sorrento

    Salerno

    Roma

    Hotis Previstos ou SimilaresCidade Nome Localizao Cat.

    Roma NH Midas / Aran Park Cidade 4*Melia Roma Aurelia Antica Periferia 4*

    Npoles Una Napoli Centro 4*Holiday Inn Naples Cidade 4*Nh Ambassador Centro 4*

    Sorrento Grand Hotel Cesare Augusto Centro 4*Vesuvio Cidade 4*

    Salerno Grand hotel Salerno Centro 4*Hotis alternativos e notas, ver pg. 5

    Datas de Sada 100% GarantidasM1010 M1011

    JUN.: 24 22 29JUL.: 1 15 13AGO.: 12 19 10 17SET.: 9 16 30 7 14 28

    Itinerrio Dias Refeies Preo desde

    M1010 8 7 1305+ taxas 125 total 1430

    M1011 10 8 1690+ taxas 160 total 1850

    Roma Npoles Sorrento Salerno Npoles

    M1010 1 3 1 1 1M1011 3 3 1 1 1

    PRODUTO

    eleoSPRODUTO

    plus+

    Servios base includos (ver pgina 2)

    Servios complementares includos Pequeno Almoo-buffet (na maioria dos hotis) Refeies: Conforme itinerrioVisita com guia local e/ou excurses (conf.itinerrio) Panormica de Roma Roma Barroca Subida ao Vesvio Pompeia com entradas Costa Amalfitana Palcio de Caserta com entradas Panormica de Npoles Npoles Histrico com entradas Museu Arqueolgico de Npoles com entradas Grutas de Pertosa e Cartuja de S.Lorenzo com entradas Paestum com entradas Panormica de Salerno

    Preos por pessoa em quarto duploM1010SELEO

    M1011SELEO

    Preo Base 1305 1690+ Taxas TAP 125 160Total 1430 1850

    SUPLEMENTOS POR PESSOAQuarto Individual 245 315Partidas Agosto 70 90

    SUPLEMENTOS AREOS - Porto e LisboaTAP (L) 1/5 - 30/6 + 17/9 - 31/10 Base --TAP (L) 1 Jul - 16 Set 40 --TAP (T) 1/5 - 30/6 + 17/9 - 31/10 -- BaseTAP (T) 1 Jul - 16 Set -- 20

    Todos os preos indicados esto baseados em vos na classe area base. Em caso de usar outras companhias ou classes areas consultar suplemento.

    Taxa Hoteleira Includa Roma

  • 2013

    Europa Vero 2013 | RNAVT 2094 | www.viagenstempo.pt 11

    Siclia Clssica - Npoles

    SEGUNDA: PORTO OU LISBOA - PALERMO Comparncia no aeroporto 2 horas antes da partida do voo indicado. Formalidades de embarque e partida com destino a Palermo, via uma cidade italiana. Chegada e transfer para o hotel. Jantar e Alojamento.

    TERA: PALERMO (MONREALE)Pequeno Almoo. Sada para a vizinha Monreale para visi-tar a sua Catedral. A visita continua com tour panormico da cidade de Palermo, que inclui a Capela Palatina, a Catedral de Palermo, etc. Almoo e tarde livre ou excurso a Erice (opcional). Regresso a Palermo. Jantar e alojamento.

    QUARTA: PALERMO - SEGESTA - MARSALA - SELI-NUNTE - AGRIGENTO Pequeno Almoo e sada para Segesta para visitar o ex-traordinrio templo drico. Continuao para Marsala e visita desta cidade pitoresca. Prosseguimos para Selinunte e visita livre da zona arqueolgica. Seguidamente, dirigimo-nos para uma Casa Rural da zona (famosa pela produo de azeite). Almoo e continuao at Agrigento. Visita a La Valle Dei Templi. Jantar e alojamento.

    QUINTA: AGRIGENTO - PIAZZA ARMERINA - CATANIA Pequeno Almoo. Visita do famoso Valle dei Tempi. Sa-da para Piazza Armerina. Almoo tpico e visita da Villa Ro-mana del Casale, declarada patrimnio de humanidade pela UNESCO. Continuao para Catania e visita panormica da cidade, capital do Barroco. Jantar e alojamento.

    SEXTA: CATANIA - SIRACUSA - NOTO - CATANIAPequeno Almoo e sada para Siracusa. Visita da cidade, uma das maiores da antiguidade: Templo de Minerva, Fon-tana de Arethusa, Templo de Apolo, Teatro Grego e Anfitea-tro Romano, etc. Almoo e continuao at Noto, famosa pelas suas varandas de ferro forjado, pela sua Catedral, pa-lcios e igrejas. Regresso a Catania. Jantar e alojamento.

    SBADO: CATANIA - ETNA - TAORMINA - ZONA DE TAORMINA Pequeno Almoo e sada em direco ao Monte Etna, um dos vulces mais activos do planeta e o mais alto da Europa com 3345 metros. O autocarro subir at ao Refugio Sapien-za, a 1800 metros (se as condies meteorolgicas o permi-tirem) e visita das crateras vulcnicas, as famosas Crateri Silvestri. Almoo numa casa rural aos ps do Etna. Conti-nuao para Taormina e tempo livre. Jantar e alojamento.

    DOMINGO: ZONA DE TAORMINA - MESNA - CEFAL - PALERMO Pequeno Almoo e sada para o estreito de Messina com breve paragem. Continuao para Cefal, com tempo livre para conhecer a Catedral Normanda que remonta a 1311, e o Lavatoio Medievale. Almoo. Continuao para Palermo. Jantar e possibilidade (opcional) de assistir a um espect-culo de Pupi. Alojamento.

    SEGUNDA: PALERMO - PORTO OU LISBOAPequeno Almoo. Tempo livre. Transfer para o aeropor-to para sada em voo com destino sua cidade de origem. Chegada. Fim dos nossos servios.

    FIM DO ITINERRIO M1041

    SEGUNDA: PALERMO - - NPOLES Pequeno Almoo. Tempo livre at hora de transfer ao porto para embarcar com destino a Npoles. Alojamento em camarotes.

    TERA: NPOLES - POMPEIA - VESVIO - NPOLES Chegada a Npoles, desembarque e transfer ao hotel. Pe-queno Almoo e continuao at Pompeia. Visita dos mag-nficos restos arqueolgicos desta cidade romana, parada no tempo pela erupo do Vesvio no ano de 79 d.C.. Con-tinuao at o Vesvio e visita. Almoo gastronmico junto ao vulco. Regresso a Npoles e visita panormica: passeio martimo, porto, centro histrico monumental com monu-mentos como o Teatro de So Carlos, o Palcio Real, o Castelo Novo, a Praa do Plebiscito, etc. Jantar e alojamento.

    QUARTA: NPOLES Pequeno Almoo. Visita a p do centro histrico da cidade. Visita ao interior da Igreja de Santa Clara e ao seu claustro, Igreja de So Severo, Catedral com a cripta de So Genaro, etc. Almoo. Sada em direo a Caserta para visitar o Pal-cio Real. Alojamento.

    QUINTA: NPOLES Pequeno Almoo. Visita do Museu Arqueolgico Nacional. Excurso (opcional) paradisaca ilha de Capri. Visita de Ca-pri, Anacapri e, se o tempo o permitir, algumas das muitas grutas que rodeiam a ilha. Regresso a Npoles. Alojamento.

    SEGUNDA: NPOLES - PORTO OU LISBOAPequeno Almoo. Tempo livre. Transfer para o aeropor-to para sada em voo com destino sua cidade de origem. Chegada. Fim dos nossos servios.

    FIM DO ITINERRIO M1040

    Servios base includos (ver pgina 2)

    Servios complementares includos Pequeno Almoo-buffet (na maioria dos hotis)

    Npoles

    Palermo

    Agrigento Catania

    Taormina

    Preos por pessoa em quarto duploM1040SELEO

    M1041SELEO

    Preo Base 1830 1225+ Taxas TAP 160 195Total 1990 1420

    SUPLEMENTOS POR PESSOAQuarto Individual 385 245Partidas Agosto 100 70

    SUPLEMENTOS AREOS TAP (T) 1/5 - 30/6 + 17/9 - 31/10 Base BaseTAP (T) 1 Jul - 15 Set 30 Base

    Todos os preos indicados esto baseados em vos na classe area base. Em caso de usar outras companhias ou classes areas consultar suplemento.

    Datas de Sada 100% GarantidasM1040

    MAI.: 6 13 20 27

    JUN.: 3 10 17 24

    JUL.: 1 8 15 22 29

    AGO.: 5 12 19 26

    SET.: 2 9 16 23 30

    OUT.: 7 14 21 28

    Palermo Agrigento Catania Taormina Palermo Npoles

    M1040 2 1 2 1 1 1 3M1041 2 1 2 1 1

    Hotis Previstos ou SimilaresCidade Nome Localizao Cat.

    Palermo Federico II Centro 4*SPrincipe di Villafranca Cidade 4*Hotel Palazzo Sitano Centro 4*

    Agrigento Della Valle Periferia 4*Dioscury Bay Palace Periferia 4*

    Catania Hotel Romano House Cidade 4*Grand Hotel Excelsior Centro 4*S

    Taormina Cesar Palace / Sant Alphio Garden Giardini Naxos 4*Antares Letojanni 4*Ariston Centro 4*

    Npoles Una Napoli Centro 4*Holiday Inn Naples Cidade 4*Nh Ambassador Centro 4*

    Hotis alternativos e notas, ver pg. 5

    PRODUTO

    eleoSTUDO

    INCLUDO

    TI

    Visita com guia local e/ou excurses Panormica de Palermo (com entradas) Monreale com entradas Siracusa com entradas Vale dos Templos com entradas Subida ao Vesvio Pompeia com entradas Costa Amalfitana Palcio de Caserta com entradas Panormica de Npoles Museu Arqueolgico de Npo-les com entradas Npoles Histrico com entradasOutros locais de interesse comentados pelo guia:Templo de Segesta com entradas; Selinunte; Vila Casale com entradas; Catania; Noto; Etna; Taormina; Messina; Cefal

    Itinerrio Dias Refeies Preo desde

    M1040 12 16 1830+ taxas 160 total 1990

    M1041 8 13 1225+ taxas 195 total 1420

  • Europa Vero 2013 | RNAVT 2094 | www.viagenstempo.pt

    Roma Florena Veneza Milo

    M1012 3 2 2 1M1013 3 2 2

    Itlia com Encanto 1310

    Roma

    Florencia

    Venecia Miln

    SBADO: PORTO OU LISBOA - ROMAComparncia no aeroporto 120 minutos antes da partida. Formalidades de embarque e sada com destino a Roma. Chegada e transfer ao hotel. Visita de Roma Barroca, onde conheceremos as fontes e praas mais emblemticas da cidade: Piazza Navona, Fonte dos Quatro Rios, Fontana de Trevi, etc. Alojamento.

    DOMINGO: ROMA (OPC: POMPEIA, NPOLES, CAPRI)Pequeno-almoo. Dia livre. Excurso (opcional) regio de Campania. Visita de Pompeia, descobrindo os vestgios arqueolgicos desta cidade romana parada no tempo pela erupo do Vesvio. Continuao com breve panormica de Npoles. Por ltimo, navegao at ilha de Capri, refgio da alta sociedade internacional (almoo includo em Capri). Alojamento.

    SEGUNDA: ROMA CIDADE ETERNAPequeno-almoo. Visita dos Museus Vaticanos, a Cape-la Sistina, obra-mestra da pintura universal, a Baslica de So Pedro e os Jardins Vaticanos com paragem na Gruta de Lourdes. Continuao com visita panormica da cidade: Piazza Venezia, Colina do Capitlio, Foros Imperiais, Arco de Constantino, etc. Tarde livre. Alojamento.

    TERA: ROMA - SIENA - REG.DE CHIANTI - FLORENAPequeno-almoo. Partida para Siena, cidade que viveu o seu apogeu no sculo XIII. Tempo livre para conhecer o centro histrico medieval onde se destacam a Catedral e a Praa do Campo. Continuao at regio de Chianti e visita do Castelo de Vicchiomaggio, monumento nacional. Depois da visita, oportunidade para degustar os famosos vinhos da regio. Continuao para o hotel em pleno co-rao da Toscana. Jantar tpico da regio e Alojamento.

    QUARTA: FLORENAPequeno-almoo Sada at Florena e visita panormica da capital Toscana: Piazza de Michelangelo, San Miniato, Ponte Vecchio, Mercado de Palha, Duomo de Santa Maria dei Fiore, etc. Tarde livre. Visita (opcional) dos Museus Flo-rentinos. Alojamento na regio da Toscana.

    QUINTA: FLORENA - BOLONHA - RAVENA - VENEZAPequeno-almoo. Partida para Bolonha e tempo livre para conhecer o centro histrico: Universidade, Torres Incli-nadas de Ansinelli e Garisenda, Praa Maggiore, etc. Conti-nuao para Ravena e visita guiada do centro histrico da cidade: Mausolu de Gala Placidia, Baptistrio Ortodoxo, etc. Chegada ao hotel na regio do Veneto. Jantar e alo-jamento.

    SEXTA: VENEZAPequeno-almoo. Partida para Veneza e embarque num barco privado para navegar at ao corao da cidade. Visi-ta panormica da cidade: Praa de So Marcos, Ponte dos Suspiros, Baslica de So Marcos (visita interior), etc. Resto de dia livre para passear pela cidade. Passeio (opcional) de gndola e visita do Palcio Ducal. Alojamento na regio do Veneto.

    SBADO: VENEZA - PORTO OU LISBOAPequeno-almoo. Tempo livre at ao transfer para o ae-roporto. Formalidades de embarque e sada em voo com destino sua cidade de origem. Chegada. Fim dos nossos servios.

    FIM DO ITINERRIO M1013

    SBADO: VENEZA - PDUA - VERONA - MILOPequeno-almoo. Sada at Pdua e tempo livre para vi-sitar a Baslica de Santo Antnio. Continuao at ao Caste-

    lo de Bevilacqua, construdo no sculo XIV. Visita e Almoo no Castelo. Continuao at Verona. Tempo livre para ver a casa de Julieta, a Praa Bra e o anfi teatro Arena. Conti-nuao para a Lombardia e chegada a Milo. Alojamento.

    DOMINGO: MILO - PORTO OU LISBOAPequeno-almoo. Tempo livre at ao transfer para o ae-roporto. Formalidades de embarque e sada em voo com destino sua cidade de origem. Chegada. Fin de nuestros servicios.

    FIM DO ITINERRIO M1012

    Servios base includos (ver pgina 2)

    Servios complementares includos Pequeno Almoo-buffet (na maioria dos hotis) Refeies: Conforme itinerrio

    Visita com guia local e/ou excurses (conf.itinerrio) Roma Barroca Museus Vaticanos com jardins Vaticanos Panormica de Roma e Florena Ravena com entradas Veneza com Baslica de S. Marcos

    Outros lugares de interesse comentados pelo nosso guia (conforme itinerrio) Barco privado em Veneza; Rota de Chianti, Castelo de Vic-chiomaggio; Pdua; Castelo de Bevilacqua; Verona e Milo

    Hotis Previstos ou SimilaresCidade Nome Localizao Cat.

    Roma Crowne Plaza St Peter Cidade 4*SToscana Villa Pitiana Villa Histrica na

    Toscana4*S

    Veneza Villa Pace Park Hotel Bolognese Treviso Villa Histrica 4* Milo Nh Verdi Centro 4*

    Hotis alternativos e notas, ver pg. 5

    Datas de SadaM1012 - M1013

    JUN.: 1 8 29JUL.: 13 27AGO.: 17 31SET.: 7

    agageirosBPRODUTO

    remiumP

    desde2013

    Itinerrio Dias Refeies Preo desde

    M1012 9 3 1480+ taxas 125 total 1605

    M1013 8 2 1310+ taxas 125 total 1435

    Preos por pessoa em quarto duploM1012

    PREMIUMM1013

    PREMIUM

    Preo Base 1480 1310+ Taxas TAP 125 125Total 1605 1435

    SUPLEMENTOS POR PESSOAQuarto Individual 440 385Partidas Agosto 80 70

    SUPLEMENTOS AREOS TAP (L) 1/5 - 30/6 + 16/9 - 31/10 BaseTAP (L) 1 Jul - 15 Set 40

    Todos os preos indicados esto baseados em vos na classe area base. Em caso de usar outras companhias ou classes areas consultar suplemento.

    Taxa Hoteleira Includa Roma, Florena e Veneza

  • 2013

    Europa Vero 2013 | RNAVT 2094 | www.viagenstempo.pt 13

    ExCuRSES OPCIONAIS (ver texto pg.3)

    Junto ao nome do estabelecimento consta entre parntesis a localizao onde se encontra situado o Estabelecimento de Alojamento, quando no coincide com o local a visitar.

    NDICE 4 ITINERRIOSMARAVILHAS DA GRCIAALEXANDRE, O GRANDE

    14

    MARAVILHAS DA GRCIAHERDOTO

    15

    MARAVILHAS DA GRCIAHOMERO

    15

    TOUR EXPRESS CROCIA,ESLOVNIA E BSNIA

    16

    Mais itinerrios disponivis. Consulte www.viagenstempo.pt

    CROCIA:

    Montenegro 57 Mostar 57 Korcula 57 Dubrovnik 32 Ilhas Elafi ti 32 Bled 32

    GRCIA:

    KUSADASIAntiga Ephesos e Casa da Virgem Maria 59 Antiga Ephesos 55

    PATMOSMuseu, Mosteiro e Gruta de S.Joo 45

    RODASCidade Antiga e Mosteiro de Lindos 55 Cidade Antiga e Mosteiro de Philerimos 55

    HERAKLIONVisita ao Palcio de Knossos e Museu 49

    SANTORINIAldeia de Oia 55

    HOTIS ( Informao geral pg.5)

    GRCIAATENAS

    Metropolitan (S) Cidade 5*Novotel / Stanly (S) Centro 4*DELFOSAmalia (S) Cidade 4*King Iniohos (S) Cidade 3*Anemolia (S) Arcachova 4*MIKONOSPetinos Cidade 4*Petinos Beach Periferia 4*Nisaki Cidade 4*NAXOSNaxos Resort Periferia 4*Naxos Beach II Periferia 4*Plaza Beach Periferia 4*Naxos Palace Cidade 4*SANTORINIAegean Plaza Cidade 4*Santo Miramare Periferia 4*El Greco Cidade 4*NAUPLIOAmalia Nauplio (S) Cidade 4*OLYMPIAAmalia Olympia (S) Cidade 4*KALAMBAKAAmalia Kalambaka Cidade 4*

    CROCIADUBROVNIKHotel Vis Dubrovnik 3*Hotel Argosy Dubrovnik 3* SGrand Hotel Park Dubrovnik 4*Hotel Lapad Dubrovnil 4*Babin Kuk Hotel Complex Dubrovnik 3*/4 *Hotel Astarea Mlini 3*REGIO OPATIJA - RIJEKAHotel Imperial Opatija 3*Hotel Istra Opatija 3*Hotel Grand Opatija 4*Hotel Agava Opatija 4*Hotel Jadran Rijeka 4*

    Hotel Neboder Rijeka 3*Hotel Park Lovran 4*REGIO DE ZADAR PLITVICEHotel Alan Starigrad 3*

    Hotel Bolero Biograd na Moru 3*

    Hotel Macola Korenica 3*Hotel Porto Zadar 3*Hotel Kolovare Zadar 4*Hotel Pinija Petrcane 4*Hotel Meridijan Pag 4*REGIO DE SIBENIK SPLITSolaris Hotel Complex Sibenik 3*/ 4*Hotel Punta Vodice 3*/4*Hotel Jadran Seget Donji 3*

    Hotel Bolero Biograd na Moru 3*

    Hotel Zora Primosten 3*Hotel President Split 4*Hotel Marjan Split 3*REGIO DE TROGIRHotel Jadran Seget Donji 3*Hotel Palace Kulis Trogir 4*ZAGREBHotel Holiday Cidade 3*Four Points by Sheraton Cidade 3*Hotel Laguna Cidade 3*

    Mediterrneo

  • 2013

    Europa Vero 2013 | RNAVT 2094 | www.viagenstempo.pt14

    1 DIA: PORTO OU LISBOA - ATENASComparncia no aeroporto 120 minutos antes da partida. Formalidades de embarque e sada com destino a Atenas. Chegada e transfer para o hotel. Dependendo do horrio do voo, possvel tempo livre. Alojamento.

    2 DIA: ATENAS - OLMPIAPequeno-almoo e partida para circuito clssico de quatro dias pelo Peloponeso. Paragem no Canal de Corinto e em continuao visita ao famoso Teatro de Epidauro (conhecido mundialmente pela sua acstica) e ao museu de Asclpio (pai da medicina). Prosseguiremos para a cidade de Nafplio, e chegaremos a Micenas onde visitaremos o stio arqueolgico da Acrpole pr-histrica, com a porta dos Lees e o Tumulo de Agammnon. Na parte da tarde, partiremos para Olmpia atravessando a regio do Peloponeso Central e as cidades de Tripoli e Megalopolis. Ao final da tarde, chegaremos em Olmpia, o bero da criao dos Jogos Olmpicos. Jantar e Alojamento.

    3 DIA: OLMPIA - DELFOSPequeno-almoo. De manh, visitaremos o stio arqueol-gico do Santurio de Zeus, as instalaes do Estdio Olmpico (onde se realizaram os primeiros Jogos Olmpicos) e o Museu Arqueolgico. Logo depois, passando pelas plancies de Eliada e Acaia e sobre o a ponte que cruza a Baa de Corinto de Rion a Antirion. Passaremos pelas cidades pitorescas de Nafpactos (Lepanto) e Itea, chegando em Delfos. Jantar e Alojamento.

    4 DIA: DELFOS - METEORAPequeno-almoo. De manh nos visitaremos parte da cidade de Delfos, antigamente conhecida como o centro do mundo antigo, visitaremos seu stio arqueolgico e o museu, com a sua famosa esttua de bronze Auriga. Sada para Ka-lambaka, uma cidadezinha situada aos ps das pedras gigan-tescas de Meteora. Jantar e Alojamento.

    5 DIA: METEORA - ATENASPequeno-almoo. Partida de regresso a Atenas com visita pela manh, aos mosteiros de Meteora, situados sobre altssi-mas rochas numa paisagem de beleza natural nica. Regresso durante a tarde em Atenas e Alojamento.

    6 DIA: ATENAS Pequeno-almoo. A visita panormica da cidade levar-nos- ao Tmulo do Soldado Desconhecido, guardada pelos Evzones, vestidos com a sua tradicional vestimenta; ao Par-lamento, ao Palcio Presidencial e ao Estdio Panatinaikos, onde em 1896 se celebraram os primeiros Jogos Olmpicos da era moderna; Biblioteca, Academia, etc. Passagem pela

    Praa Omonia, centro comercial da cidade, e pela Praa Syn-tagma, com o Centro Cultural e de Negcios em continuao, visita da Acrpole, onde se encontra o Partenn, o maior tem-plo construdo em honra da Deusa Atenas. Destaque para o Templo de Atenea Niki, o Erechthion, o antigo Teatro de Hero-dus Atticus, etc. Tarde livre e Alojamento.

    7 DIA: ATENAS - PORTO OU LISBOA Pequeno-almoo. Tempo livre at hora do transfer para o aeroporto. Formalidades de embarque e sada em voo com destino sua cidade de origem. Chegada. Fim dos nossos servios.

    Servios base includos (ver pgina 2)

    Servios complementares includos Pequeno-almoo buffet (na maioria dos hotis)

    Visita com guia local e/ou excurses: Epidauro Mycenas com entradas Olympia e Delfos com entradas Mosteiro de Meteora com entradas Acropole com entradas Panormica de Atenas

    Maravilhas da Grcia Alexandre, o Grande

    Atenas Olimpia Delfos Kalambaka Atenas

    GR001 2 1 1 1 2

    Datas de Sada2 e 3 Feiras de Maio a Outubro

    6 Feiras de Julho a Setembro

    Kalambaka

    DelfosOlympia Atenas

    Itinerrio Dias Refeies Preo desde

    GR001 7 3 1175+ taxas 190 total 1365

    Preos por pessoa em quarto duploGR001

    Preo Base 1175+ Taxas TAP 190Total 1365

    SUPLEMENTOS POR PESSOAQuarto Individual 350Partidas Agosto 50

    SUPLEMENTOS AREOS - Porto e LisboaTAP (L) 1/5 - 30/6 + 16/9 - 31/10 BaseTAP (L) 1 Jul - 15 Set 30

    Todos os preos indicados esto baseados em vos na classe area base. Em caso de usar outras companhias ou classes areas consultar suplemento.

    Hotis Previstos e SimilaresCidade Nome Cat.

    Atenas Titania Hotel 4*Athenian Callirhoe 4*Stratos Vassilikos 4*

    Olmpia Arty Grand 4*Europa 4*

    Delfos Amlia 4*Apollonia 4*

    Kalambaka Amalia 4*Divani Meteora 4*

    Hotis alternativos e notas, ver pg. 13

  • 2013

    Europa Vero 2013 | RNAVT 2094 | www.viagenstempo.pt 15

    INCIO DO ITINERRIO GR002 HERDOTO

    TERA: PORTO OU LISBOA - ATENASComparncia no aeroporto 120 minutos antes da partida. Forma-lidades de embarque e sada com destino a Atenas. Chegada e transfer para o hotel. Dependendo do horrio do voo, possvel tempo livre. Alojamento.

    QUARTA: ATENAS - OLMPIAPequeno-almoo e partida para circuito clssico de quatro dias pelo Peloponeso. Paragem no Canal de Corinto e em continuao visita ao famoso Teatro de Epidauro (conhecido mundialmente pela sua acstica) e ao museu de Asclpio (pai da medicina). Prosseguiremos para a cidade de Nafplio, e chegaremos a Mi-cenas onde visitaremos o stio arqueolgico da Acrpole pr-histrica, com a porta dos Lees e o Tumulo de Agammnon. Na parte da tarde, partiremos para Olmpia atravessando a regio do Peloponeso Central e as cidades de Tripoli e Megalopolis. Ao final da tarde, chegaremos em Olmpia, o bero da criao dos Jogos Olmpicos. Jantar e Alojamento.

    QUINTA: OLMPIA - DELFOSPequeno-almoo. De manh, visitaremos o stio arqueolgico do Santurio d