jornal do sertão edição 78 agosto 2012

24
E-mail: [email protected] Sertão de Pernambuco - Agosto / 2012 Ano VI - Número 78 Novos vôos, novas rotas para o Sertão Cinco companhias aéreas – Azul, Trip, Avianca, Passaredo e Voa Brasil - programam operações entre o interior e capitais do Nordeste. Uma delas, a Voe Brasil, vai instalar sede em Petrolina. Pág. 16 Ideb de Lagoa Grande supera média nacional Pág. 8 EDUCAÇÃO Óticas Arcoverde completa 50 anos Pág. 17 ANIVERSÁRIO Salgueiro e Serra recebem seminário da Copa Pág. 7 COPA Novas culturas no Vale do São Francisco Pág. 3 INVESTIMENTO Yane arrebenta nas Olimpíadas – trouxe o bronze Pág. 7 ESPORTE Luan Santana e Elba Ramalho na Festa da Padroeira Pág. 7 CULTURA

Upload: helida-enes-enes

Post on 22-Apr-2015

1.539 views

Category:

Documents


5 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal do Sertão Edição 78 Agosto 2012

E-mail: [email protected]ão de Pernambuco - Agosto / 2012 Ano VI - Número 78

Novos vôos, novas rotas para o Sertão Cinco companhias aéreas – Azul, Trip, Avianca, Passaredo e Voa Brasil - programam operações entre o interior e capitais do Nordeste. Uma delas, a Voe Brasil, vai instalar sede em Petrolina. Pág. 16

Ideb de Lagoa Grande supera média nacional

Pág. 8

Educação

Óticas Arcoverde completa 50 anos

Pág. 17

anivErsário

Salgueiro e Serra recebem seminário da Copa

Pág. 7

copa

Novas culturas no Vale do São Francisco

Pág. 3

invEstimEnto

Yane arrebenta nas Olimpíadas – trouxe o bronze

Pág. 7

EsportE

Luan Santana e Elba Ramalho na Festa da Padroeira

Pág. 7

cultura

Page 2: Jornal do Sertão Edição 78 Agosto 2012

GEstão EstratéGica da QualidadE

2

A creditando no aper feiçoamento e

qualidade constantes, con-tinuamos nossa caminhada

em busca do aprimoramento de nossas edições jornalísti-cas. Vimos evoluindo, tanto em conteúdo editorial como na qualidade de impressão e diagramação. Todo esse tra-balho é desenvolvido por res-peito à região sertaneja, pre-servando seu povo, cultura e tradições. Entendemos que essa região merece um trata-

Ano VI Nº 77 | Julho de 2012Jornal do Sertão

MG Comunicação Empresarial Ltda.Av. Caxangá, 903/904 - Edf. Caxangá Trade Center, Madalena - Recife/PE - 50720-000F: 81.3031.1563 - 81.9974.8312/E-mail: [email protected] www.facebook.com/Jornaldosertao

ExpedienteTiragem - 10.000 exemplaresImpressão - Gráfica Jornal do CommércioCirculação - Sertão de Pernambuco | Recife - Governo do Estado - Assembléia Legislativa | Secretarias de Estado | Brasília-DFMinistério da Integração RegionalDistribuição gratuita

Renata Bezerra de MeloEditora Geral

Direção de Jornalismo Renata Bezerra de MeloDireção de Marketing Antônio José Bezerra de MeloAssistente de Marketing Hélida EnesReportagens/Edição Dayane AlbuquerqueDiagramação Daniel Sigal | Colaboradores Alberto Ursulino, Helena Conserva, Dárcio Rabêlo, Antônio Faria, Iara Diniz.

Produção Editorial MG Comunicação Empresarial

Fique por dentro

Jornal do Sertão - Agosto de 2012 / Edição 78

E m toda a história das Olimpíadas, o Brasil só

conquistou uma medalha no Pentlato Moderno. E a mes-ma foi de bronze, mas reluz como ouro. O feito inédito foi de uma sertaneja, natural de Afogados da Ingazeira, Yane Marques.

Do Sertão de Pernambu-co, ela partiu para ganhar os holofotes do mundo. Com a premiação, tornou-se a pri-meira atleta sul-americana a chegar à vice-liderança do ranking mundial. Yane, é an-tes tudo uma forte, como Eu-clides da Cunha descreveu o sertanejo.

A atleta é símbolo da for-ça de um povo que, a des-peito do sol e da seca que castigam o dia a dia, vencem diariamente.

Esta edição do Jornal do Sertão fala um pouco dis-so – das vitórias da região. Se nos Esportes, a coisa vai bem, na Educação também há motivos para comemorar: O Índice de Desenvolvimen-to da Educação Básica (Ideb) de Lagoa Grande (município do Sertão do São Francisco) foi maior que a média nacio-nal – alcançou 4,3% contra o índice de 4,1% de média no País.

Educação e Esportes jun-tos muito podem pela inclu-são social e desenvolvimen-to da região. São capazes de transformar. Para além dis-so, o crescimento aparece.

Prova dos bons ventos que sopram por aqui é que cinco companhias aéreas - Azul, Trip, Avianca, Passa-redo e Voa Brasil, estão com-pondo novas rotas ligando as cidades do interior a capitais da Região Nordeste. E o cen-tro de operações será na capi-tal da uva: Petrolina, cidade do Sertão do São Francisco, onde também se instalará a companhia Voa Brasil.

Um brinde a novos vôos e a novas perspectivas!

A Tambaú Alimentos está comemorando a excelen-

te colocação do catchup e da Mostarda, que, em pesquisas recentes, se destacaram como os preferidos pelos consumi-dores do Norte e Nordeste.

O catchup Tambaú ocupou o 1º Lugar como o preferido no Norte e Nordeste, segundo consulta realizada pela Revis-ta Super Varejo. O estudo é o fechamento de 2011, que foi de Janeiro a Dezembro.

Tambaú líder Norte/Nordeste

Grupo de teatro expõe resultado de

atividades

mento adequado às suas po-tencialidades. Não temos dú-vidas sobre os caminhos que estamos percorrendo, porque entendemos e vivenciamos sua realidade. Hoje, um cená-rio desenvolvimentista toma conta do Sertão de Pernambu-co, isso, exige um tratamento diferenciado adequado à essa nova realidade. Em nossa úl-tima edição, falamos sobre a criação de uma “Fanpage” na rede social Facebook. Com essa iniciativa, ampliamos a

possibilidade de visualização do nosso trabalho, levando-o onde quer que o leitor esteja. Para isso, basta acessar a in-ternet e colocar o endereço: www.facebook.com/jornal-dosertao e ter acesso a todas suas edições. Essa iniciativa agregou valor ao nosso traba-lho permitindo levar a notícia e a informação do Sertão, para além de suas fronteiras. Nesta edição, você poderá desfrutar o novo visual de sua marca, que define tecnicamente o

padrão de imagem indicado para esse fim. Nosso trabalho consiste basicamente em fazer uma cobertura jornalística sé-ria, consistente e, imparcial e, levá-las ao leitor , com credibi-lidade, estamos abertos ouvir sugestões que possam agregar valor a esse trabalho e, assim, atender as expectativa de nos-sos parceiros comerciais e lei-tores. Esse é o nosso objetivo.

Antônio José Bezerra de MeloDiretor de Marketing

[email protected]

DistribuiçãoMourinha Representações.Galeria do Hotel São CristovãoSerra Talhada PEFone (087)3831 7053

O CCAA está com ações dirigidas ao público jo-

vem. É que agora os alunos da escola de idiomas poderão contar com o Aplicativo CCAA para Tablet. Dessa forma, será

possível estudar, no horário desejado, e rever conteúdo apresentado em sala. O aplica-tivo faz parte do material didá-tico e é gratuito para todos os alunos.

Aplicativo CCAA em tablet

Já a mostarda ficou em 1º Lugar no Nordeste, segundo a 40ª Pesquisa de Reconhe-cimento de Marcas, realizada pela Revista Supermercado Moderno, em junho. A pes-quisa foi feita com supermer-cadistas de todo o Brasil. No total, 204 categorias foram ranqueadas, os dados sobre faixa de faturamento e evolu-ção do volume no ano passado foram fornecidos por indús-trias e Nielsen.

O Centro Dramático Pajeú de Serra Talhada, exi-

biu, em agosto, uma mostra de resultado das atividades do ponto de cultura mantido em convenio com o Governo do Estadual e Federal.

Foi um momento de ce-lebração da arte e da cultura trabalhada por esses abnega-dos artistas, que aprendem e informam através das oficinas e cursos oferecidos gratuita-mente aos interessados em ter uma preparação profissional na área das artes, especialmen-te o teatro e suas vertentes.

Além disso, incentiva à criação e desenvolvimento de suas habilidades, pois cada ser humano é livre pra crescer e viver seus ideais em conformi-dade com as regras impostas pelo meio em que habita.

Lá no Centro da Juventu-de (ou Educativo) Bom Jesus como é mais conhecido, que fica localizado à Rua 11 nume-ro 1202 no bairro Bom Jesus, em Serra Talhada, são reali-zadas uma serie de atividades voltadas para um público de qualquer idade.

Os interessados em parti-cipar e em aprender algo po-sitivo e construtivo e exercer sua cidadania de forma cons-ciente, cultivando relações de aprendizagem e amizade constante é só seguir até o en-dereço.

Na mostra, se apresenta-ram grupos de ciranda e coco de roda, de hip hop e funk dance. Também houve exibi-ção de documentários do Cen-tro e apresentação de peças teatrais.

Page 3: Jornal do Sertão Edição 78 Agosto 2012

3Jornal do Sertão - Agosto de 2012 / Edição 78

Novas culturas no Vale do São FranciscoP êras, maçãs, caquis. A

busca por novas opções de cultivo para o Vale do São Francisco motivou o desen-volvimento do projeto “Intro-dução e Avaliação de Cultivos Alternativos para as Áreas Ir-rigadas do Semiárido Brasilei-ro”. Trata-se de uma parceria da Companhia de Desenvolvi-mento dos Vales do São Fran-cisco e do Parnaíba (Codevasf), Empresa Brasileira de Pesqui-sa Agropecuária (Embrapa) e outras instituições. Os resul-tados já são promissores: as pesquisas apontam que essas frutas, típicas de climas frios, que o Brasil importa em larga escala, têm potencial para al-cançar excelente produtivida-de no Vale do São Francisco.

Desde 2005, vêm sendo implantados e mantidos expe-rimentos com pereira, maciei-ra, caquizeiro, cacaueiro, e ou-tras culturas típicas de clima temperado, nos perímetros ir-rigados Senador Nilo Coelho e Bebedouro, em Petrolina (Ser-tão do São Francisco/PE). Até o final deste ano, a previsão de investimentos no projeto é de R$ 400 mil. “As culturas es-colhidas para os experimentos

foram aquelas cultivadas sob irrigação que poderiam ter um retorno econômico”, explica Paulo Roberto Lopes, pesqui-sador da Embrapa, responsá-vel pelos estudos com novas culturas na região.

Segundo ele, os plantios são feitos nas estações experi-mentais da Embrapa e em áre-as de produtores, nos períme-tros que manifestam interesse em participar da pesquisa. “O acompanhamento das ativi-dades é feito semanalmente. Visito as áreas experimentais e faço as recomendações téc-nicas necessárias para promo-ver a produção de frutas nas condições climáticas do Vale”, detalha.

O engenheiro agrônomo da Codevasf em Pernambuco, Osnan Ferreira, fiscal desse projeto na Companhia, ex-plica que, atualmente, há 15 produtores, nos perímetros de irrigação, envolvidos nos ex-perimentos com novas cultu-ras. “As pesquisas ainda estão passando por um processo de validação por parte da Embra-pa. Após essa fase, serão re-passadas as informações para os demais produtores interes-

sados no plantio em escala co-mercial”, afirma.

Projeto tem apoio do Ministério

Para viabilizar as ações de pesquisa, foi elaborado um projeto de pela Embrapa Se-miárido, que deve contar com o apoio financeiro do Ministé-rio da Integração Nacional por meio do programa “Mais Ir-rigação”, ainda a ser lançado. De acordo com o pesquisador da Embrapa, Paulo Roberto Lopes, foi elaborado um plano de trabalho em que são rela-cionadas todas as atividades de pesquisa e desenvolvimen-to, bem como as novas ações para os próximos cinco anos.

Osnan Ferreira, enge-nheiro da Codevasf, ressalta a importância dessas pesqui-sas. “O Vale do São Francisco necessita de mais opções de plantio, uma vez que as atu-ais culturas já estão com uma área bastante expressiva. As novas culturas também vi-sam ao plantio para as novas áreas que a Codevasf está im-plantando no Vale. A empresa

aGricultura

Pesquisas apontam que frutas têm potencial para grande produtividade

transformou a região e, hoje, busca a continuidade do seu crescimento”, diz.

Também apoiam o projeto de diversificação de culturas a Valexport, Comissão Exe-cutiva do Plano da Lavoura

Cacaueira (Ceplac), Coorde-nadoria de Assistência Técni-ca Integral (CATI), Instituto Agronômico de Campinas (IAC), UNESP/Jaboticabal e Instituto Agronômico do Pa-raná (IAPAR).

Page 4: Jornal do Sertão Edição 78 Agosto 2012

4 Jornal do Sertão - Agosto de 2012 / Edição 78

invEstimEntos

Água para Todos beneficia 56 cidades sertanejasA inda este ano, 56 municípios do

Sertão de Pernambuco serão beneficiados pelo programa Água para Todos. Em agosto, o Ministé-rio da Integração Nacional anunciou que vai investir R$ 1,1 bilhão em Pernambuco e mais 11 estados. Se-rão instaladas cisternas de placa e de polietileno, sistemas simplificados de abastecimento e pequenas barra-gens. As tecnologias serão implanta-das em parceria com os governos dos estados e órgãos federais. A meta é beneficiar 750 mil famílias até 2014. Em Pernambuco, na primeira etapa de execução, um total de 122 municí-pios serão beneficiados.

Até 2013, mais de 900 assenta-mentos, comunidades quilombolas e indígenas terão água de qualidade para o consumo. A população per-nambucana já tem à disposição cin-co mil cisternas de polietileno para abastecer suas casas.

“O objetivo do Água para Todos é

unir tecnologias que se complemen-tam para matar a sede da população, além de atender também o consumo animal. O foco principal é o semiári-do do País, mas todas as regiões do Brasil farão parte do programa”, afir-mou João Francisco Maria, coorde-nador do programa.

A estratégia de matar a sede da população com água de qualidade vai além. Para garantir o perfeito funcionamento e uso adequado das cisternas, assim como os sistemas simplificados de abastecimento, são promovidos cursos de Gestão da Água com a participação das famílias bene-ficiadas. Eles são orientados quanto à utilização da água sem desperdício e recebem instruções para a manuten-ção dos reservatórios.

O programa também já foi im-plantado na Bahia, Alagoas, Sergipe, Ceará, Piauí, Maranhão, Paraíba, Rio Grande do Norte, Minas Gerais, Amazonas e Rio Grande do Sul.

Terceira Parcela do Bolsa Estiagem pagaA terceira parcela do Bolsa Estiagem e do

Garantia-Safra, programas do Governo Federal que beneficiam agricultores preju-dicados pela estiagem, já foi paga a mais de um milhão de trabalhadores dos estados de Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Bahia, Ceará, Paraíba, Minas Gerais, Piauí, Rio Grande do Norte, além do Paraná e Rio Grande do Sul.

No Sertão de Pernambuco, os municípios que receberam a terceira parcela foram Afrâ-nio, Belém do São Francisco, Betânia, Bodo-có, Custódia, Exu, Floresta, Ipubi, Itapetim, Itacuruba, Jatobá, Lagoa Grande, Mirandiba, Ouricuri, Petrolândia, Salgueiro, Santa Filo-mena, Santa Maria da Boa Vista, Moreilândia, Tacaratu e Triunfo.

O Bolsa Estiagem, coordenado pelo Mi-nistério da Integração Nacional, oferece a quantia total de R$ 400, disponibilizado em cinco vezes, por meio do cartão de pagamen-to do Bolsa Família ou do Cartão Cidadão, da Caixa Econômica Federal. Só neste mês, 740 mil agricultores foram beneficiados.

Já o Garantia-Safra, do Ministério do De-senvolvimento Agrário, tem valor total de R$ 680, divido em cinco parcelas, pago também por meio de cartões eletrônicos da Caixa Eco-nômica Federal. Em agosto, mais de 276 agri-cultores receberam o recurso.

Ação conjunta - O Governo Federal vai investir R$ 2,7 bilhões para reduzir os efei-tos da seca no Nordeste e no Norte de Minas Gerais. A Operação Carro-Pipa está sendo re-forçada e contará com cerca de 3.500 veícu-los, mais de 30 mil cisternas serão instaladas dentro do programa Água para Todos e 2.400 poços serão recuperados. As ações são reali-zadas por diversos ministérios.

Mais Crédito - Para apoiar agricultores, lojistas e setores da indústria afetados pela seca foi criada ainda uma linha de crédito, via Banco do Nordeste, de R$ 1 bilhão. O limite varia de R$ 12 mil a R$ 100 mil, que poderá ser quitado em até 10 anos, com juro máximo de 3,5% ao ano, carência de 3 anos, e 40% de rebate para quem pagar em dia. Pesquisas apontam que frutas têm potencial para grande produtividade

Construção de cisternas matará sede de 750 famílias.

Page 5: Jornal do Sertão Edição 78 Agosto 2012

5Jornal do Sertão - Agosto de 2012 / Edição 78

Peixamento e equipamentos para pescadores

P escadores integrantes da colônia do Saco I, situa-

da em Serra Talhada (Setão do Pajeú/PE), foram beneficia-dos, em agosto, com a entrega de dez embarcações, caixas térmicas e coletes salva vidas. Os pescadores da região tam-bém foram contemplados com ações de peixamento. Os açu-des de Serrinha e do Saco I, localizados em Serra, recebe-ram, cada um, 75 mil filhotes de peixes, das espécies Tilápia, Tambaquí e Carpa Prateada.

A ação foi realizada pela Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária (SARA), por meio da Secretaria Executi-va da Agricultura Familiar (SEAF). “Estamos investindo recursos da ordem de R$ 74 mil a fim de gerar emprego e renda para 300 famílias”, ex-plica o secretário de Agricul-tura e Reforma Agrária, Ranil-son Ramos.

“Os dados que os pesca-dores nos passam são vitais para adequarmos de manei-ra eficiente os programas e direcioná-los para cada am-biente”, informou o secretário Executivo, Aldo Santos. Ele destacou ainda a importância da iniciativa para a ampliação da piscicultura naquela área. “O nosso objetivo é melhorar a produção e a produtividade desse segmento e gerar renda complementar para os agricul-tores familiares, que terão um alimento nutritivo para o con-sumo próprio”.

Somente este ano, o pro-jeto de aquisição de canoas e apetrechos de pesca en-tregou 70 quites, em todas as regiões do Estado. Já as atividades de povoamento de açudes, distribuíram 2,7 mi-lhões de alevinos. Sete mu-nicípios foram contempla-dos com materiais de pesca

Dez novas embarcações para pescadores do Açude do Saco IPescadores receberam 150 mil filhotes de peixe

aGricultura

tEcnoloGia

O Hospital Dom Malan/Gestão IMIP está passando por uma

grande reforma em seu sistema de informática. Com uma nova gestão de Tecnologia da Informação (TI), co-mandado pelo engenheiro da compu-tação, Allyson Wanderlei, o HDM pas-sará a ter um sistema informatizado de gestão hospitalar, semelhante ao que é utilizado pelo IMIP em Recife.

Para que esse sistema seja implan-tado, toda a infraestrutura de T.I do Hospital está sendo modificada. “No hospital, existia uma rede para compu-tadores, porém esta rede não estava es-truturada de forma adequada. Come-çamos fazendo um novo cabeamento

para a rede de computadores, telefonia e elétrico. Adquirimos recentemen-te 111 computadores e seis servidores para as atividades iniciais. Viabiliza-mos nova sala para o departamento de T.I e, no próximo mês, vamos iniciar a implantação do sistema com os con-sultores da empresa que administra o mesmo”, explicou Allyson.

Serão muitos os benefícios para o funcionamento do hospital com a im-plantação do sistema de informática, uma vez que o novo sistema vai con-trolar, desde a entrada do paciente no hospital até o controle de gastos. Segundo Allyson Wanderley, com o sistema, os gestores podem emitir

relatórios de indicadores assisten-ciais e administrativos e, com isso, ter uma visão geral do funcionamento do hospital em tempo real, algo que atualmente leva tempo e trabalho consideráveis. “O sistema possui vá-rios módulos, entre eles: controle da urgência/emergência, ambulatório, centro cirúrgico, diagnóstico, com-pras, nutrição, portaria, lavanderia etc. O sistema abrange todas as áreas do hospital, tanto assistenciais quan-to administrativas”, disse.

Atualmente a equipe do setor de Tecnologia da Informação do HDM possui um coordenador e três técni-cos em informática.

Dom Malan passa por informatização

e 26 com peixamento. Para o ano de 2012, foram dispo-nibilizados, pelo Governo de Pernambuco, três milhões de alevinos destinados ao povo-amento, aquisição de canoas e apetrechos de pesca.

No dia 20 de julho, a co-munidade de pescadores, que vive no entorno do açude de Serrinha, recebeu da SARA, por meio da SEAF, dez em-barcações, panagens de rede, isopor, coletes salva vidas e

anzóis. O investimento foi de aproximadamente R$ 48 mil. Os equipamentos duplicaram o índice de captura de espé-cies, que antes era de 10 quilos por canoa/dia, beneficiando 112 famílias.

Page 6: Jornal do Sertão Edição 78 Agosto 2012

6 Jornal do Sertão - Agosto de 2012 / Edição 78

Certificado Digital em transações na rede

A facilidade da troca de in-formações trazidas pela

internet exigia também solu-ções para garantir a integrida-de, sigilo e autenticidade nas transações nela realizadas. Foi a partir daí que nasceu a cer-tificação digital, que consiste em um documento eletrônico, contendo o nome, um número exclusivo e dados que iden-tificam quem somos para as pessoas e para os sistemas de informação.

No município de Arcover-de e região circunvizinha, o certificado digital é oferecido através da parceria da Associa-ção Comercial e Empresarial - ACA e a Certising. Esta empre-sa possui reconhecimento em todo Brasil pela sua excelência e confiabilidade dos serviços que oferece.

Segundo o presidente da ACA, Sérgio Franklin, o do-

cumento eletrônico “é seguro e permite ao usuário se co-municar e efetuar transações na internet de forma mais rá-pida, sigilosa e com validade jurídica”.

Entre as utilidades da cer-tificação digital, está a emissão da nota fiscal eletrônica, que é obrigatória no Brasil. Para tanto, as empresas ou presta-dores de serviços deverão dis-por de sua assinatura digital. A empresa poderá escolher entre a certificação válida por um ano, conhecida como A1, e a de três anos, a A3. Ambos os modelos podem ter forma-tos variados, como pen drive, token (dispositivo eletrônico que gera uma senha sem cone-xão com o computador), car-tão ou a instalação no próprio computador.

Os certificados mais sim-ples, armazenados nos com-

putadores e com duração de um ano, custam cerca de R$ 100. Os mais sofisticados, com tolken e validade de três anos, variam de R$ 300 a R$ 500. O certificado digital também po-derá ser utilizado por pessoa física.

O processo para obter o documento é simples. Primei-ramente, o internauta comu-nica os dados ao site, é orien-tado a cadastrar seus dados pessoais e também um par de chaves criptográficas (dispo-sitivos que farão a identifica-ção do usuário e o reconhe-cimento da certificação). A partir daí, ele precisa ir pesso-almente à ACA para registrar seus dados e levar as provas dos dados que forneceu onli-ne. Aí, então, o processo está pronto. Ele recebe as chaves criptográficas e sua assinatu-ra digital.

tEcnoloGia

Page 7: Jornal do Sertão Edição 78 Agosto 2012

7Jornal do Sertão - Agosto de 2012 / Edição 78

Aniversário de Petrolina, festa para Luiz Gonzaga

P etrolina faz aniversário em setembro - comple-

ta 117 anos. Em meio às co-memorações será realizado, como de costume, um desfile cívico alegórico. Este ano, a festa vai render homenagens ao centenário de nascimento de Luiz Gonzaga, considera-do um dos principais ícones do cancioneiro popular bra-sileiro. As composições do Rei do Baião serão o tema da festa.

De acordo com a secretária de Cultura de Petrolina, Ro-berta Duarte, cada escola deve

escolher uma música do mes-tre Lua para apresentar alego-ricamente no desfile. “Nossa proposta é envolver as escolas nessa temática que valoriza a cultura do homem sertanejo”, frisou a secretária.

O desfile está sendo plane-jado para acontecer às 8h30. Em agosto, a Secretaria de Cultura do município se reu-niu com representantes de es-colas, de instituições, bandas e fanfarras, no sentido de plane-jar a festa. São muitos detalhes a serem acertados, mas, até agora, ficou combinado que

cada banda terá três minutos para apresentar seu trabalho em cada ponto de parada ofi-cial - serão quatro, este ano, ao longo de toda a Avenida Gua-rarapes.

Roberta destaca, ainda, que nesse processo de orga-nização, a participação das escolas é de fundamental im-portância. “É ideal o empenho e incentivo das instituições de ensino para que o evento seja símbolo de criatividade e oportunidade também para os alunos e todos possam home-nagear a cidade”, conclui.

cultura

E m setembro, acontecerá a 222° Festa da Padroeira Nossa Se-

nhora da Penha, em Serra Talhada. O evento, considerado um dos mais im-portantes do município, ocorrerá em dois pólos: um é cultural e religioso, na Praça Sérgio Magalhães, e o outro, no Pátio da Feira, é onde se apresen-tarão as atrações musicais.

Os shows começam dia 29 de agosto e vão até 8 de setembro. A programação está bem diversifica-da: Luan Santana, Aviões do Forró, Garota Safada, Gatinha Manhosa, Forró dos Play’s, Dorgival Dantas, Elba Ramalho e Fafá de Belém. No pólo, também haverá barracas típi-cas, parque de diversões e praça de alimentação.

A programação religiosa também vai de 29 de agosto a 8 de setembro, sendo organizada pela Igreja Cató-lica. Este ano o tema é “Reconhecer o Reino de Deus, abrindo-se para o Espírito Santo, anunciando e teste-

Elba Ramalho e Luan Santana na Festa da Padroeira

Elba Ramalho agita a 222° Festa da Padroeira

Composições de Gonzaga serão o tema da festa

munhando Jesus Cristo e Maria”. A abertura será marcada pela procis-são da bandeira, às 18h. Logo depois, será celebrada uma missa na Matriz,

pelo Monsenhor João Carlos, do mu-nicípio de Flores.

O pároco de Serra Talhada, Gil-van Bezerra, convida a população

para participar da procissão e das missas. “É importante que as pes-soas reconheçam a importância de Nossa Senhora, de nossa mãe. Até porque a festa acontece em torno dela, por causa dela e é só uma vez por ano. É importante as pesso-as irem, também, às missas, orar e agradecer com devoção e afinco” diz o padre. Haverá missa, todos os dias, às 19h15.

A devoção a Nossa senhora da penha está relacionada à histó-ria do município, que começou na Fazenda Serra Talhada, em 1789, sob comando do capitão português Agostinho Nunes Magalhães, que transformou a fazenda em um pólo de encontro para comércio de ani-mais, assim colocando Serra Ta-lhada em uma posição de destaque para o desenvolvimento. Naquele ano, também começou a construção da capela em homenagem à Nossa Senhora da Penha.

Page 8: Jornal do Sertão Edição 78 Agosto 2012

8 Jornal do Sertão - Agosto de 2012 / Edição 78

José Pereira e Camila Maria com a filha Laila

Número resulta de aquisição de novos equipamentos escolares

Dados foram levantados pelo Prova Brasil

Minha Certidão em seis municípios sertanejos

E m agosto, mais sete mu-nicípios pernambucanos

aderiram ao ‘Minha Certidão’, programa da Secretaria Esta-dual da Criança e da Juven-tude (SCJ), que assegura ao recém-nascido a certidão de nascimento ainda na mater-nidade. Das cidades benefi-ciadas, seis são do Sertão. Ao todo, são 29 maternidades do Sistema Único de Saúde con-veniadas e interligadas a 41 cartórios.

Agora, quem nascer nas maternidades do Hospital Pro-fessor Agamenon Magalhães/HOSPAM, em Serra Talhada; Hospital Dom Malan, em Pe-trolina; Unidade Mista Profes-sor Alcides Ferreira Lima, em Betânia; Hospital José Pinto Saraiva, em Exu; Hospital Doutor José Alventino Lima, em Belém de São Francisco e

D ivulgado, em agosto, pelo Ministério da Edu-

cação, o Índice de Desenvol-vimento da Educação Bási-ca (Ideb) de Lagoa Grande (município localizado no Ser-tão do São Francisco) foi de 4,3%, maior que o atingindo pela média nacional, que al-cançou 4,1% nos anos finais (sexto ao nono) do ensino fundamental.

Os dados são levantados, a cada dois anos, através da Pro-va Brasil. Segundo a secretária municipal de Educação, Maria Aparecida Diniz, a evolução do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, na cidade de Lagoa Grande, é resultado de

investimentos realizados para a melhoria do quadro, como a ampliação e reforma de esco-las, aquisição de novos equi-pamentos, um novo mobiliá-rio, melhoria da infraestrutura escolar.

No campo pedagógico, os docentes passam, frequente-mente, por capacitações para levar mais conhecimento aos alunos na sala de aula. “Estou comemorando o ótimo resul-tado que nos foi apresentado, junto com todos que fazem a administração e, em espe-cial, a educação no município pelos números positivos do Ideb”, assinalou Aparecida Diniz.

no Hospital Geral Imaculada Conceição, no município de Serrita já vai sair com o nome registrado no cartório.

Buscando erradicar o Sub Registro de Nascimento em Pernambuco, o Governo do Estado, através da SCJ, irá interligar um total de 184 ma-ternidades a 190 cartórios, ga-rantindo o direito à cidadania já nos primeiros dias de vida.

Em todo o Estado, 21 ci-dades possuem maternidades incluídas no programa. São elas Belém do São Francisco, Betânia, Bonito, Cabo de San-to Agostinho, Camaragibe, Ca-poeiras, Caruaru, Exu, Goiana, Iati, Jaboatão dos Guararapes, Jataúba, Lajedo, Petrolina, Recife, São Lourenço da Mata, Serrita, Taquaritinga do Nor-te, Vitória de Santo Antão, Ga-ranhuns e Serra Talhada.

Ideb de Lagoa Grande é maior que o nacionalEducação

cidadania

Seguros e emplacamentos em geralCaminhões, Ônibus, Carros,

Motos, Imóveis e etc

F: (87) 3831.7053 / 9902.6999 / 9940.2941Av. João Gomes de Lucena, 4100

Page 9: Jornal do Sertão Edição 78 Agosto 2012

9Jornal do Sertão - Agosto de 2012 / Edição 78

Antonio Faria de Freitas NetoAdvogado ([email protected])

Fone: (81) 3229-9737 | 3227-5266

Coluna Jurídica

Há muito tempo vem se discutindo a falta de cuidado e de respeito às normas legais e regulamentos técnicos por parte de alguns proprietários de apartamentos em condomínios edilícios, quando da realização de reforma em suas unidades que, em ca-sos extremos, já resultou inclusive em danos a todos os demais proprietários e moradores, inclusive com perda de preciosas vi-das, como por exemplo nos desmoronamentos que aconteceram no Rio de Janeiro.

Isto porque, apesar de muitas vezes uma reforma aparentar inofensiva, a sua realização de forma indiscriminada e sem crité-rio técnico pode resultar num verdadeiro risco a todos os demais, motivo este que vários documentos hão de ser necessariamente preparados previamente ao início de obras, por menores que se-jam as reformas.

O proprietário terá de providenciar a Anotação de Responsa-bilidade Técnica – ART, onde o profissional contratado para rea-lização da reforma registrará as atividades que serão procedidas no imóvel, a qual deve ser registrada no CREA – Conselho Regio-nal de Engenharia e Arquitetura, cadastrando-se o acervo técnico e a responsabilidade específica para tal obra, tudo nos moldes da Lei 6.496/1977.

Em ato contínuo, deverá ser providenciado um Laudo Técni-co exarado pelo Corpo de Bombeiros, onde restará evidenciado o não comprometimento do imóvel em geral com a reforma, além de se aferir o respeito às normas de segurança e de combate a incêndio, que não podem ser mitigadas ou olvidadas.

Por fim, deverá ser elaborada uma Planta da reforma, a ser ser aprovada pela Prefeitura local e, em caso de imóvel tomba-do pelo patrimônio histórico, a obra somente poderá ser iniciada após a autorização dos conselhos responsáveis.

Na capital pernambucana, o proprietário deve adotar 02 (dois) procedimentos distintos acaso se interesse em reformar seu imóvel. Primeiramente deve protocolar o processo adminis-trativo de aprovação do projeto de reforma pela Prefeitura da Ci-dade do Recife, apresentando os seguintes documentos: projeto arquitetônico, assinadas pelo responsável técnico do projeto; es-critura atualizada e registrada do imóvel; Consulta prévia ao De-partamento de Preservação do Patrimônio Construído, no caso de imóveis tombados; nº da planta aprovada, nº do habite-se ou aceite-se; e ART – Anotação de Responsabilidade Técnica.

Após aprovado o projeto, o proprietário terá o prazo de 12 (doze) meses para solicitar o Alvará de Construção, devendo apresentar os seguintes documentos para tal fim: escritura atu-alizada e registrada do imóvel; cópias do projeto arquitetônico aprovado pela Prefeitura do Recife, incluindo aprovações do CPRH, Corpo de Bombeiros, Comando da Aeronáutica, quando necessário; ART – Anotação de Responsabilidade Técnica; nº da Inscrição Imobiliária atualizada; nº do projeto aprovado; quadro de áreas da ABNT, quando necessário; projeto de gerenciamento de resíduos da construção, aprovado na EMLURB; e aprovação do Plano de Revitalização de Área Verde – PRAV, quando necessário;

No mais, a tramitação dos processos só poderá ser iniciada após o pagamento da taxa competente; todos os documentos deverão ser apresentados em cópias autenticadas ou acompa-nhadas dos originais; a Prefeitura poderá exigir outros documen-tos; o Projeto Arquitetônico terá de respeitar as Leis Municipais do Uso e Ocupação do Solo, a Lei dos 12 bairros e demais legisla-ções existentes; o ingresso do processo ou aprovação do projeto não autoriza o início da obra e após a aprovação do projeto.

Senai investe em AraripinaO município de Araripina,

localizado no Sertão do Araripe, foi contemplado, em agosto, com uma nova uni-dade do Senai, que investiu quase R$ 2 milhões nas novas instalações da Escola Técnica Araripina. Este é o primeiro estabelecimento de ensino técnico para a população das regiões dos Sertões do Araripe e do Pajeú.

Em abril deste ano, a Es-cola foi autorizada a realizar os cursos técnicos de Admi-nistração e, em breve, poderá operar com os cursos de Segu-rança do Trabalho e de Eletro-mecânica (que vinham sendo realizados em parceria com a unidade SENAI Água Fria). Atualmente, a Escola também mantém turmas de Técnico de Gestão de Processos Indus-triais – Gesso.

Para 2012, estão previstas a formação de 546 Alunos (em cursos técnicos, de qualifica-ção e aperfeiçoamento), nas cidades de Araripina, Salguei-ro e Trindade. Ainda para este ano, também espera-se mais

275 matrículas que beneficia-rão pessoas dos municípios de Araripina e Ouricuri ins-critas no Programa de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), o qual tem como objetivo principal expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) para a população brasi-leira.

Na inauguração da nova unidade, o presidente da Fie-

Dos Cuidados Necessários à Realização de Reforma nas Unidades Autônomas dos

Condomínios Edilícios

Educação

pe, Jorge Corte Real, falou do potencial da região e do povo do Araripe: “Estamos viven-ciando um ciclo de desenvolvi-mento, em Pernambuco, que é maior do que o que está acon-tecendo em outros estados e até do próprio Brasil. Por isso, não podemos deixar de estar no foco desse crescimento. Isso deve ser potencializado com a inserção das empresas pernambucanas nessas cadeias que estão sendo formadas”.

O município de Floresta (Sertão/PE) ganhou,

em agosto, um centro multi-mídia para estudo e pesquisa, destinado a trabalhadores da indústria, estudantes e popu-lação em geral. Trata-se da 17ª biblioteca no Estado inaugu-rada pelo programa Indústria do Conhecimento, com inves-timento de R$ 350 mil.

Segundo o presidente da FIEPE e diretor regional do Sesi, Jorge Côrte Real, a es-colha por Floresta faz parte da estratégia de interiorização dos serviços do Sesi. “A região do São Francisco possui gran-de apelo industrial, com alta competitividade na área de ex-portação. Dessa forma é mais que necessário ofertar acesso ao conhecimento para traba-lhadores nas bibliotecas”, afir-mou. O espaço já está funcio-nando e é aberto de segunda a sexta, das 8h às 22h, na Rua

Biblioteca conta com um acervo de 1.300 livros

Foram destinados R$ 2 mi para a Escola Técnica

Biblioteca do Sesi em Floresta

Projetada, sem número, Lote-amento Dom Seslau Stanula.

A biblioteca de Floresta conta com acervo de 1.300 li-vros, além de CDs, DVDs e dez computadores com internet gratuita. Ainda dentro do pro-grama Indústria do Conheci-mento, serão inauguradas mais três unidades em Pernambuco, totalizando 20 bibliotecas e

um investimento de mais de R$ 5,5 milhões. Somente este ano, até o mês de junho, foram 16 mil pessoas atendidas pelo projeto. Desde a inauguração da primeira biblioteca, já fo-ram beneficiadas mais de 33 mil pessoas. Em todo o Brasil, serão 350 unidades lançadas pela Confederação NacionaI da Indústria (CNI).

Page 10: Jornal do Sertão Edição 78 Agosto 2012

10 Jornal do Sertão - Agosto de 2012 / Edição 78

ELEGÂNCIA Edvaldo e Flávia Freire sempre de bem coma vida.

SENHORA Tereza e a filha Katarina Kehrle sempre alinhadas.

CASAMENTO À VISTA Rosana e Pedro, ladeados pelos pais José Wellington Cordeiro Maciel e Célia Rejane Vidal Maciel, trocaram alianças e promessa de amor. Pedro é filho de Bruno Ribeiro de Paiva e Ana Beatriz Macieira Ribeiro de Paiva.

GRANDE TIME Poliana, Kadete, Handson e Moura, Eficiente equipe do grupo Mavel, em seu estand durante a realização da XIII Exposerra.

Sociais

Dár

cio

Rab

êlo

Dár

cio

Rab

êlo

Div

ulg

ação

Div

ulg

ação

Div

ulg

ação

Div

ulg

ação

SIM Rosana & Pedro no alto da Or-dem Terceira do Carmo

EVENTO Roseane Gama, Erônio Gomes e sua filha Nicole durante a realização da XIII Exposserra

Page 11: Jornal do Sertão Edição 78 Agosto 2012

11Jornal do Sertão - Agosto de 2012 / Edição 78

Dárcio Rabêlo [email protected] 9159.3661

“Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças”.Charles Darwin

O CASAMENTO DE ROSANA & PEDROO belíssimo casamento de Rosana e Pedro reuniu

muitos nomes da sociedade arcoverdense e do mundo político do Estado, em uma noite impecável. A noiva, filha de José Wellington Cordeiro Maciel e Célia Reja-ne Vidal Maciel trocou alianças e promessa de amor com Pedro, que é filho de Bruno Ribeiro de Paiva e Ana Beatriz Macieira Ribeiro de Paiva. A cerimônia religio-sa aconteceu na Igreja da Ordem Terceira do Carmo do Recife, que ficou linda, toda ornamentada por as-tromélias brancas, lírios bancos, boca de leão e mini rosas.

O padre Adeildo Ferreira, pároco da Matriz do Li-vramento em Arcoverde celebrou o emocionante enla-ce. O sacerdote enfatizou em sua pregação ter sentido segurança e amadurecimento do casal, desde o primei-ro contato dele para falar do interesse em casar.

Das cenas mais bonitas da noite, antecedendo os 12 casais de padrinhos, entraram as avós do noivo, Cristina Ribeiro e Vera Maria Macieira, a avó da noiva, Maria Celina Vidal e a tia Eliane, que foi quem levou as alianças até o altar. Alexandre Lemos, com sua Or-questra Bravo, sonorizou a cerimônia.

Depois da chuva de arroz na saída de igreja os con-vidados foram recepcionados na Usina Dois Irmãos com uma festa irrepreensível.

Tudo estava perfeito, da decoração aos doces, pas-sando pelas mesas de jantar. Do bufê Porto Fino. Des-taque para a praticidade e eficiência com que a festa foi tocada: o jantar já estava servido, com mesa de frios e coquetel volante também disponíveis, tudo ao mesmo tempo, sem delongas e ao gosto do convidado.

Mesas de doces feitos por Lucinha Cascão estavam no centro do salão, circundando o bolo de Socorro Cruz, que trazia em cima o mesmo casalzinho de noi-vos usado no enlace de Cristina Ribeiro, avó do noivo. Na área externa, um lounge clean, amplo e confortável, foi montado. Reunia quem queria conversar.

Animaram o dancing a noite toda as bandas San-ta Clara e por fim Faringes da Paixão. Impossível ficar parado!

Depois da cerimônia e da festa, os noivos embar-cam para temporada pela Europa. Uma viagem para relaxar e namorar bastante.

A coluna Sociais deseja felicidades aos noivos e um vida à dois cheia de realizações!

FESTÃO PARA BETOO maestro Beto da OARA resolveu comemorar,

à pedido da família, seus 80 anos em grande estilo. A noite de gala promete reunir os nomes mais im-portantes do cenário social de Arcoverde, dia 8 de setembro, no Esporte Clube de Arcoverde. Agradeço o carinho de Beto ter feito questão de entregar pesso-almente meu convite.

Agora, alguém dúvida que o som será da nossa maravilhosa Orquestra Super OARA?

PESQUISAA candidata do PTB à Prefeitura de Arcoverde,

Madalena Brito, continua disparada com 66% na se-gunda pesquisa de intenção de voto da Rádio Inde-pendente FM / Múltipla, divulgada no último dia 18, no Programa Revista da Cidade. Apesar de se manter atrás da corrida sucessória, o candidato Israel Guerra (PC do B) surge agora com 13%. No estudo publicado dia 13 de julho, o ex-deputado tinha 6%, já Madale-

na Brito no levantamento divulgado anteriormente tinha 41%.

LUTOArcoverde ficou de luto com o falecimento do

ex-deputado Airon Rios. Por Arcoverde, Airon de-fendeu a instalação da Escola Estadual Carlos Rios, Industrial; do antigo prédio do IPSEP, atual Institu-to de Recursos Humanos (IRH); e da Faculdade de Formação de Professores de Arcoverde (Aesa). Airon era realmente daqueles políticos que amava incondi-cionalmente nossa cidade.

ROTARYO Rotary Club Arcoverde recebeu em agosto a

visita do Governador Luiz Mário Calheiros e de sua esposa Tereza Maria Pimentel Calheiros. O grupo visitou entidades assistidas pelo RC de Arcoverde. O simpático Governador do Distrito 4.500 recebe no Buffet Arte de Fazer os cumprimentos da sociedade arcoverdense, onde se realizou a reunião festiva.

PRESENÇA Empresários Rogério e Róger Brito da Pajeú Transportes em seu stand na Exposerra.

Div

ulg

ação

CLICK Kleiton Cherllys fazendo sucesso na Agência Samuel Lins.

Ete

rniz

e P

rod

uto

ra

Div

ulg

ação

Page 12: Jornal do Sertão Edição 78 Agosto 2012
Page 13: Jornal do Sertão Edição 78 Agosto 2012
Page 14: Jornal do Sertão Edição 78 Agosto 2012

14 Jornal do Sertão - Agosto de 2012 / Edição 78

* Helena Conserva é Professora e Jornalista

Por Helena ConservaE-mail [email protected]

blog: http://escrevehelena.blogspot.com

D

Estudantes do IF Sertão aprovados para intercâmbio

Professor Nestor: 35 anos dedicados a educação em

Serra TalhadaNatural de Jeritacó\PE distrito de Ibimirin, Professor Nestor

chegou a Serra Talhada em 1958 com apenas 13 anos de idade. Aluno da antiga Escola Artesanal Cornélio Soares. Ele disse que as primeiras professoras que encontrou foram: Dona Maria Conserva, Dona Toinha Fonseca, Dona Diva e Dona Maria Nói. Os professores eram: Zé Ribeiro, Levi e Professor Laércio, que era também, diretor, que entendia tudo, arrumavam tudo e ajeitada todos.

“Eu fui ficando por lá, me empenhando, dando o melhor de mim, mas o meu sonho mesmo era morar em São Paulo, mas Professor Laércio não deixou. Ele disse que iria indicar meu nome no estado e assim fez. Em 1968 iniciei minha carreira de educador aos 23 anos de idade. Dois anos depois fiz o primeiro curso de Educação Física em Recife, logo em seguida o segundo e o terceiro. Professor Laércio me encaminhou, me abrigou em casa de seu irmão e depois me indicou pra Escola Imaculada Conceição. Ainda ministrei aulas no Colégio Manoel Pereira Lins. Adalva Cordeiro era a diretora dinâmica e dedicada. Trabalhei também no colégio de aplicação”.

Dessa forma Professor Nestor merece todo nosso apreço e admiração.

M uita alegria e um sorri-so enorme estampado

no rosto. O motivo é resultado de uma aprovação para fazer intercâmbio no exterior. Os alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnolo-gia do Sertão Pernambuca-no (IFSertão – PE), Euclides Francisco dos Santos Neto e Danilo Lourenço Oli-veira, foram aprova-dos para complemen-tar suas formações no Canadá e em Portu-gal, respectivamente. Os alunos já devem viajar em setembro deste ano. O inter-câmbio faz parte do programa do Governo Federal, “Ciência sem Fronteiras”.

Estudante do 5º período do curso de Viticultura e Eno-logia (campus Pe-trolina Zona Rural), Euclides visualiza, na oportunidade de intercâmbio, uma grande realização. “Desde o meu primeiro dia de aula, eu digo que faço Enologia pra conquistar o mundo”, relata o aluno. Euclides deve passar aproximadamente um ano da cidade de Niagara Falls (Canadá) em intercâmbio no Niagara College, um dos maiores centros de estudos das Américas.

Do curso de Tecnologia em Horticultura, do cam-pus Petrolina Zona Rural, foi aprovado Danilo Lourenço de Oliveira, de 19 anos. Na opor-tunidade, o estudante fará seu intercâmbio no Instituto Supe-rior de Agronomia (ISA). “Foi a partir da bolsa (Programa Institucional de Bolsas de Ini-

ciação Científica - PIBIC) que consegui ser selecionado. En-tão, esse é um exemplo para os estudantes, meus colegas, de quanto é importante você ter uma bolsa para aproveitar as oportunidades”, avalia Danilo.

Em Niagara Falls e Lisboa, Euclides e Danilo receberão bolsa auxílio para despesas pessoais, além do suporte de

professores e de empresas que possibilitarão estágios aos es-tudantes com o propósito de aliar teoria à prática.

O Ciência Sem Fronteiras é um programa que busca pro-mover a consolidação, expan-são e internacionalização da ciência e tecnologia, da inova-ção e da competitividade brasi-

leira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional. A iniciativa é dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Ino-vação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), por meio de suas respectivas institui-ções de fomento – CNPq e Ca-pes –, e Secretarias de Ensino Superior e de Ensino Tecnoló-gico do MEC.

Educação

Euclides Francisco vai passar um ano no Canadá

Page 15: Jornal do Sertão Edição 78 Agosto 2012

15Jornal do Sertão - Agosto de 2012 / Edição 78

O município de Serra Ta-lhada ganhou, em agos-

to, uma distribuidora de tec-nologia, a Visa Tecnologia, que vai estender seu trabalho para todo o Interior de Pernambu-co, para o Ceará, Bahia e Para-íba. A ideia dos representantes da empresa é expandir a área de distribuição cada vez mais.

A Visa é voltada para a dis-tribuição de produtos de alta tecnologia tais como, games, tablets, máquina fotográfica, equipamentos de informática, suprimentos e acessórios, som automotivo, software, auto-mação comercial, segurança eletrônica,TVs, home theater, entre outros. Já estão disponí-veis para venda mais de qua-tro mil itens.

Mais informações, entrar em contato pelo número (87) 3831 6111.

A Mostra Nacional Curta Sertão des-te ano, em sua 3° edição, acontece-

rá de 3 a 15 de setembro, nas cidades de Floresta, Tacaratu e Belém do São Fran-cisco.

O evento faz parte do festival Ser-tão Itaparica Mundo e é realizado pelo Ponto de Cultura Sertão Itaparica Mun-do, coordenado pela empresa Sambada Comunicação e Cultura e pela equipe do CineClube Florestano.

Haverá exibições e premiações de filmes e de curta-metragem, com até 25 minutos de exibição, de qualquer gêne-ro. Os filmes e curtas-metragens podem ser produzidos em qualquer formato e têm que ser produzidos no Brasil.

Ao todo, serão exibidos 32 filmes se-lecionados. Os três melhores filmes re-cebem premiação em dinheiro: R$ 1.500 para o vencedor; R$ 1.000 para o segun-do colocado; e R$ 500 para o terceiro.

Irão integrar o júri da 3ª Mostra Na-cional Curta Sertão, o cineasta Daniel Bandeira, o roteirista Luiz Otávio Perei-ra, o coordenador do festival Curta Ta-quary, Alexandre Soares e o cineclubista Zácaras Garcia.

Alta tecnologia partindo de Serra

Mostra nacional de curtas em FlorestaPor Iara Diniz

NutricionistaFones: 87 8809.4556 | 87 9962.1686

na mesa

Sopa de Grão de Bico

O grão-de-bico é fonte de proteínas, carboidratos, minerais, vitaminas e fibras. Diferencia-se das outras leguminosas por sua digestibilidade, baixo teor de substâncias antinutricionais, além de apresentar a melhor disponibilidade de ferro. Segue então uma receitinha fácil, saborosa, nutritiva e funcional:

Sopa de Grão de Bico

Ingredientes:

500g de grão de bico cozido500g de tomates pelados1 xícara de cebola em cubos1/2 xícara de macarrão 2 colheres (chá) de azeite de oliva1 1/2 xícaras de água500ml de caldo de carne natural (pedaço de músculo +aipo+cenoura +cebola+ervas+alho 1000ml de água filtrada-reduzir água até a metade)1/2 colher (chá) de açafrão em pó1/4 colher (chá) de canela em pó1 pitada de pimenta do reino á gosto moída na hora2 colheres (sopa) de salsa picada

Modo de preparo:

Refogue a cebola no óleo borrifado por cerca de 3 minutos ou até ficar macia. Adicione a água e os outros ingredientes. Deixe ferver, tampe, e cozinhe em fogo lento por 5 minutos, mexendo de vez em quando. Junte o macarrão, cozinhe por 9 minutos ou até ficar cozido.

Rende quatro porções

A Visa dispõe de Tablets, som automotivo e software

Sabor cultura

tEcnoloGia

ProgramaçãoDia 3 - 19hMostra de animação nas escolas IF Sertão – Caetano2 – Floresta

Dia 4 - 8h30 e 13h30Mostra de animação nas escolas Projovem adolescente – Centro Floresta

Dia 5 - 19hMostra de animação nas escolas Escola Prefeito Francisco Ferraz Novais DNER Floresta

Dia 6 - 19hMostra de animação nas escolas Escola Major João Novais – Vulcão Floresta

Dia 8 - 19hMostra Não CompetitivaCasa da Cultura – Centro Tacaratu

Dia 9 - 19hMostra Não CompetitivaCreche Tia Vita – Centro Belém do São Francisco

Dias 13, 14 e 15 - 19hMostra Competitiva BNB Clube – Centro Floresta

Page 16: Jornal do Sertão Edição 78 Agosto 2012

A zul, Trip, Avianca, Passa-redo e Voa Brasil – todas

essas companhias aéreas irão construir novas rotas entre ci-dades do interior e capitais do Nordeste. O centro das opera-ções, onde acontecerão trocas de aeronaves, será a cidade de Petrolina (Sertão do São Fran-cisco/PE). Lá, também será instalada a sede da Voa Brasil, considerada 100% regional.

Há previsão para que a Voa Brasil entre em operação em dezembro deste ano, com 33 ae-ronaves. Serão nove aviões Em-braer 195 (capacidade para 100 passageiros), nove aeronaves Bombardier Dash 8 (capacida-de para 74) e 15 Cessnas Grand Caravan, (capacidade para 14). A nova empresa aérea regional pretende interligar todas as ca-pitais do Nordeste e as capitais dos estados próximos à região e, para isso, fará um investi-mento de US$ 700 milhões.

De acordo com Dilson Pra-do, diretor comercial da nova companhia, o que definiu a instalação da sede em Petro-lina foi “o apoio do governo estadual no que se refere a in-centivos fiscais e redução na tarifa de combustíveis”. Para a operação dos vôos, as compa-nhias aéreas terão isenção de impostos dos estados, como o ICMS, e demanda de crédito tanto da Sudene, quanto do BNB e BNDES. Segundo Pra-do, 50% das aeronaves já fo-ram adquiridas.

A assessoria de Impren-sa da Sudene informou que a construção das linhas aéreas nas cidades do interior entre si e com as capitais faz parte de um projeto maior, que ainda será anunciado pela presiden-te Dilma Rousseff. Além de Pernambuco, serão beneficia-das cidades da Paraíba, Ceará, Rio Grande do Norte, Piauí,

Espírito Santo, Minas Gerais, Maranhão e Bahia.

PujançaAs quatro companhias que

comandarão os vôos fazem parte do consórcio que atua

Petrolina sediará companhia aérea

16 Jornal do Sertão - Agosto de 2012 / Edição 78

Economia

Voe Brasil terá sede em Petrolina

na aviação executiva da re-gião. O objetivo é estruturar uma malha aérea que permita a ligação direta entre todas as capitais nordestinas e algumas cidades do interior.

A intenção é fazer com que essa nova malha aérea seja

colocada em prática no final deste ano. Um dos principais trunfos que serão expostos para as companhias aéreas será a pujança da economia do Nordeste, a segunda da Amé-rica Latina e com imenso po-tencial de crescimento.

Page 17: Jornal do Sertão Edição 78 Agosto 2012

17Jornal do Sertão - Agosto de 2012 / Edição 78

Oticas Arcoverde comemoram 50 anos com novidades e ofertas para clientes

“M inha Visão. Minha Ótica”. Esse é o

tema da rede Óticas Arcoverde para comemorar seus 50 anos. Para festejar o aniversário, vá-rias campanhas promocionais estão sendo preparadas em forma de descontos e condi-ções especiais, além de brin-des e ofertas exclusivas para os clientes. As promoções se estenderão até junho de 2013 e todos os meses haverá uma nova ação.

Fundada em 1962, a Óticas Arcoverde é pautada sobre os pilares da ética e do compro-misso com a saúde visual da população. A rede conta hoje com 20 lojas espalhadas pelas

nEGócios

Padre cortando a fita de inauguração da ótica

Família Espósito, fundadora da rede de óticas

Desde 1962 Óticas Arcoverde preza pela saúde da população

cidades de Arcoverde, Serra Talhada, Pesqueira, Salgueiro, Caruaru, Vitória de Santo An-tão, Gravatá, Bezerros, Esca-da, Surubim e Limoeiro.

Para melhor atender ao seu público, o Grupo Espóti-co, como também é conheci-do, investe constantemente em novas tecnologias, capa-citação do seu quadro técni-co e fortalece parcerias com os principais fornecedores de armações, óculos esportivos e lentes oftálmicas.

“Por sermos uma rede de ópticas composta por 20 lojas e respaldada por nossa tradi-ção e credibilidade no ramo, conseguimos firmar parcerias importantes com fornecedores a nível internacional e levar

aos nossos clientes produtos de padrão superior a preços competitivos”, afirma o Dire-tor Executivo Jaime Espósito de Lima Filho, filho de um dos fundadores da rede.

Além das 14 lojas físicas mantidas sob a bandeira Óti-cas Arcoverde, o grupo ainda conta com quatro centros de surfaçagem (transformação de um bloco bruto em uma lente oftálmica que se trans-forma em dioptrias diferentes conforme cada necessidade apresentada nas receitas of-tálmicas) e montagem com-putadorizados, localizados em Arcoverde, Caruaru, Vitória de Santo Antão e Surubim. A equipe também possui seis profissionais especialistas em

Óptica Oftálmica para dar su-porte às lojas.

“Preferimos ter nossos pró-prios centros de surfaçagem e montagem, todos eles equipa-dos com instrumentos ópticos

de altíssima precisão, centrali-zando o processo de confecção e montagem das lentes, a con-fiar este processo a fornecedo-res terceirizados”, argumenta Jaime Filho.

Page 18: Jornal do Sertão Edição 78 Agosto 2012

18 Jornal do Sertão - Agosto de 2012 / Edição 78

CIÊNCIACientistas criam

robô que consegue se camuflar em

paisagens

C ientistas da universidade de Harvard criaram um robô que tem a capacidade de se camuflar,

adotando as cores do ambiente ao seu redor. Os estudiosos dizem que a técnica é útil para equipa-mentos usados em espaços públicos. Segundo eles, essa tecnologia pode ser útil para equipamentos que precisam operar em espaços públicos sem chamar muita atenção.

O equipamento é feito de borracha siliconada e tubos de plástico. Os tubos são conectados a um sistema que injeta tintas com as cores do ambiente. A tecnologia também faz o oposto: injeta cores fos-forescentes e vivas para destacar o objeto em meio a uma paisagem.

Além disso, os cientistas de Harvard também conseguem controlar a temperatura da tinta, poden-do assim camuflar o objeto em imagens feitas com infravermelho.

FONTE: BBC Brasil

A lguns analistas calculam que o preço dos ali-mentos pode dobrar nos próximos cinco a sete

anos, tornando itens hoje comuns, como carne, em artigo de luxo. Veja a seguir algumas alternativas que, embora estranhas à primeira vista, são aponta-das como caminhos prováveis para resolver lacunas na demanda por alimentos.

Insetos - O governo holandês já investiu um mi-lhão de euros em pesquisa sobre como inserir carne de insetos nas dietas de seus cidadãos e preparar leis para regulamentar sua criação. Insetos fornecem tanto valor nutricional quanto carne de mamíferos, mas custam e poluem muito menos. Cerca de 1, 4 mil espécies poderiam ser consumidas pelo homem, compondo salsichas ou hambúrgueres. Boa parte da humanidade já come insetos, especialmente na Ásia e África. Mas os mercados ocidentais devem resistir à ideia e vão ser necessárias grandes campanha de ma-rketing para tornar aceitável ideia de incluir insetos como gafanhotos, formigas e lagartas no cardápio.

Carne de laboratório - Cientistas holandeses cria-ram carne em laboratório usando células-tronco de vaca e esperam desenvolver o primeiro “hambúr-guer de proveta” até o fim de 2012. A produção de carne artificial poderia trazer grandes benefícios ao

O que comeremos em 20 anos?

meio ambiente, pela redução no número de cabeças de gado - grandes emissores de CO2 - e nas áreas de floresta desmatada para a criação de pastos. A carne de laboratório poderia ser manipulada para ter ní-veis bem mais saudáveis de gordura e nutrientes. Os pesquisadores holandeses dizem que a meta é fazer a carne in vitro ter o mesmo gosto que a tradicional - coisa que ainda está longe de ter.

FONTE: BBC Brasil

Cientistas preveem o que comeremos no futuro

Page 19: Jornal do Sertão Edição 78 Agosto 2012

19Jornal do Sertão - Agosto de 2012 / Edição 78

5ª Pega de Boi em Muquém

Vencedor levará R$ 5,5 mil em prêmio

Atiradores já planejam novos encontros

E m setembro, acontecerá a 5° edição da Pega de

Boi na comunidade de Mu-quém, zona rural de Petro-lina. O evento, que já está se tornando tradição na região, acontecerá nos dias 28 e 29 e contará com shows, apre-sentações artísticas e exposi-ção de animais – além da es-perada competição.

O evento vai distribuir R$ 5,5 mil em prêmios, sendo R$ 2 mil para a dupla que al-cançar o primeiro lugar e R$ 3,5 divido igualmente entre os demais até o décimo colo-cado. “Com pega de boi, no Mourão, prova do laço e do estilingue, a festa promete ser uma das melhores já realiza-das”, destaca um dos organi-

Crescem as equipes de tiro

P ara quem não conhece, Tiro Esportivo com Cara-

binas de Pressão -uma moda-lidade desportiva que envolve teste de precisão e velocidade no manejo de uma arma de fogo ou de ar comprimido, é um esporte em ascensão em todo o Brasil. No Sertão de Pernambuco, está fazendo o maior sucesso.

O município de Belmonte realizou, no final de julho, o primeiro Campeonato desse esporte, sendo importante des-tacar que foi praticado e orga-nizado por profissionais treina-dos, que utilizam as armas com o único propósito esportivo.

O maior destaque do campeonato foi a vitória do cadeirante salgueirense, Franklis Haule de Carvalho. Ele conquistou o terceiro lu-gar, entre 70 competidores. A competição aconteceu no Clube de Tiro Carabinas Bel-montense.

Já foram formadas di-versas equipe nas cidades de Custódia, Arcoverde, Sertânia, Trindade, Belmonte, Serra Ta-lhada.

Os atiradores já estão pla-nejando novos encontros para praticar o esporte. A região já conta com três lojas de armas que vendem carabinas.

EsportEs

zadores do evento, Paulo No-gueira Filho.

Quem for assistir à Pega de Boi, também poderá conferir a exposição de animais, que acontecerá no segundo dia da festa (dia 29). Haverá comer-cialização de caprinos, ovinos e equinos.

Os shows ficarão por conta de Sérgio do Forró, Valmirzi-nho, Forrozão Santana e a du-pla Arnaldo e Edvaldo Aboia-dores.

As inscrições podem ser feitas pelo número: 87.9998.7937. Os preços va-riam de acordo com o horário. Das 9h às 11h, o valor é de R$ 50. Das 11h às 13h, R$ 60. E, para quem preferir das 13h às 15h, R$ 70.

Page 20: Jornal do Sertão Edição 78 Agosto 2012

20 Jornal do Sertão - Agosto de 2012 / Edição 78

Economia

DI de Arcoverde aguarda licença da CPRH

J á foi selecionada a empresa, através de licitação, que co-

mandará as obras de construção do Distrito Industrial de Arcoverde. É a Gusmão Planejamento e Obras que realizará serviços de terraple-nagem, pavimentação, drenagem e sinalização do sistema viário, siste-ma de abastecimento de água e es-gotamento sanitário do Loteamento Industrial. Para assinar o contrato, está sendo aguardado, apenas, o licenciamento ambiental ser apro-vado pela Agência estadual de Meio Ambiente (CPRH).

O orçamento apresentado pela Gusmão Planejamento e Obras

LTDA foi de R$ 2.907.467,63, valor cerca de R$ 42 mil abaixo do total máximo admitido pela Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper) para re-muneração dos serviços prestados. A previsão é de que o serviço seja executado em cinco meses, conta-dos a partir da assinatura do con-trato e da consequente emissão da ordem de serviço.

Antes de realizar a licitação, a AD Diper já havia feito a desapro-priação e pagamento da área, trans-ferência da posse do terreno para si e desenho dos projetos de enge-nharia que serão implementados a

partir de agora. “Com essa licitação, o Governo de Pernambuco materia-liza o que era anseio da sociedade do Sertão do Moxotó - a viabilização de um loteamento industrial em Ar-coverde”, comenta Márcio Stefanni, presidente da AD Diper.

Atualmente, quatro indústrias desejam se instalar, no loteamento, segundo a AD Diper. Caso as nego-ciações avancem, a soma dos inves-timentos desses empreendimentos pode chegar a R$ 95 milhões e a geração de empregos diretos deve ser de 405 vagas. O terreno de 83,9 hectares encontra-se localizado próximo ao km 258, da BR-232.

Revitalização do DI

A Construtora Lumax foi a vencedora da to-mada de preços realizada pela Agência de

Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper) para conduzir o recapeamento asfál-tico, a melhoria do sistema de drenagem, a sina-lização e a reforma do centro administrativo do Distrito Industrial de Araripina. O resultado foi divulgado em agosto. O serviço foi orçado em R$ 426,8 mil, com previsão de início em setembro.

O Distrito de Araripina está localizado pró-ximo a BR-316. Sua área total é de 39.14 hecta-res, dividido em área industrial e de preservação ambiental. O DI é composto por seis quadras, totalizando 59 lotes. Existem 20 indústrias ins-taladas na área, praticamente todas relaciona-das ao setor de gesso, base da economia da Re-gião do Araripe.

Page 21: Jornal do Sertão Edição 78 Agosto 2012

21Jornal do Sertão - Agosto de 2012 / Edição 78

2019: Ano que os automóveis vão andar sozinhos

Alberto [email protected]

D efinição para automó-vel: um veículo moto-

rizado, com quatro rodas, geralmente destinado ao transporte de passageiros ou mercadoria. Há muito tempo essa é a definição para a pala-vra automóvel, mas isso está prestes a mudar. Em breve deveremos acrescentar mais uma palavra nesta definição, talvez a palavra autodirigível, quem sabe...

Estudo afirma que a pre-visão para termos carros au-todirigíveis, à venda, será no ano de 2019. Mas não se as-suste se você se deparar com um carro andando sozinho antes disso, pois os mesmos já estão sendo desenvolvidos e testados e já tem até cor de placa diferente para iden-

tificá-los. Para se ter idéia de como essa realidade está próxima, as autoridades do estado de Nevada, nos EUA,

aprovaram uma lei que per-mite que os carros sem mo-toristas possam circular por vias públicas.

A Google, desde 2010, faz testes nos carro driverless (sem motoristas) e usam o Google Street View (mapas de

ruas), sistemas de inteligên-cia artificial e radares para se guiarem pelas ruas. Eles já andaram – com um moto-rista-passageiro de prontidão para eventualidades – 1.600 km pelas estradas do esta-do da Califórnia “sem qual-quer intervenção humana” e outros 230 mil quilômetros “com interferências míni-mas”.

Daqui a apenas sete anos, as pessoas não precisarão mais controlar os volantes dos pró-prios veículos, pois os carros autodirigíveis – nos quais você define uma rota e se recosta confortavelmente no banco, sem precisar fazer nada – já estarão no mercado.

Selecionei um vídeo que mostra esse maravilho so avan ço, confira em:

http: //www.youtubecom/watch?v=cdgQpa1pUUE.

Page 22: Jornal do Sertão Edição 78 Agosto 2012

22 Jornal do Sertão - Agosto de 2012 / Edição 78

A Assessoria e Consultoria Educacional do Nordes-

te (ACENE) atua, desde 1999, oferecendo às redes de ensino públicas e privadas palestras, oficinas, seminários e apoio pedagógico nas diversas áre-as da formação continuada a professores, coordenadores e gestores escolares. Também incentiva a inclusão dos pro-fissionais da Educação Básica, em espaços de conhecimentos nas Universidades e Centros de Pesquisas que são oferecidos em formato de congressos, se-minários, feiras, em todo Bra-sil. Foi com esse apoio que, em julho, 27 professores, das redes públicas municipais de Serra Talhada e São José do Belmon-te, marcaram presença na 64ª SBPC – Sociedade Brasileira para o Progresso da Pesquisa. O grupo foi divulgar trabalhos aprovados pela Sociedade.

Os docentes apresentaram nove projetos e conferiram de perto os avanços da Educação e da Pesquisa no País, além de

conhecer as belezas naturais e a história do Brasil colonial na capital maranhense, São Luis. Todos receberam apoio finan-ceiro da Prefeitura e da Secre-taria de Educação e estavam acompanhados do secretário de Educação de Serra Talhada, Professor Israel Silveira, da Diretora de Ensino de São José do Belmonte, Adriana Nunes e da Coordenadora e Assessora Pedagógica da ACENE, Pro-fessora Luciana Demery.

Serra Talhada contemplou diversos temas tais como: a Academia Serratalhadense de Letras, a História de Lampião, o Estudo das Lendas Rurais, o Cordel, o Ensino Étnico, Ra-cial e Indígena e a Importância da Biblioteca nas Creches.

São José do Belmonte di-vulgou a Importância da Lei-tura e a Relação da Escola com a Comunidade, a Valorização da Escrita Cursiva na Era Digi-tal e a Importância do Profis-sional Carteiro para sociedade brasileira.

Serra Talhada e São José do Belmonte na 64°SBPCPara a professora Luciana

Demery, este evento da Socie-dade Brasileira Para Pesquisa é um espaço que contribui com a motivação do profis-sional e renova a prática pe-dagógica além de estabelecer laços entre a Educação Básica e o Ensino Superior. “Atual-mente, vivemos uma fase na área da educação que as in-formações, os modelos e as metodologias surgem como formas e receitas, para con-duzir o trabalho docente pau-tado no ensino quantitativo, com a valorização das notas e médias, provocando rankings entre escolas e redes de ensi-no. No entanto o que nossos profissionais necessitam é de espaços que possam servir de palco e contribuir para divul-gação das atividades pedagó-gicas vivenciadas nas salas de aula e das experiências exi-tosas realizadas nas escolas e fora dela, sobretudo numa perspectiva qualitativa”, ex-plicou Demery.

Educação

aGricultura

Docentes apresentaram 9 projetos na SBPC

27 professores conferiram os avanços da educação no país

Embargo põe em risco melhorias nos perímetros irrigados

E m agosto, a jazida de extra-ção mineral, em Petrolina, foi

embargada pela Agência Munici-pal de Meio Ambiente do municí-pio (AMMA). Por meio de nota, a 3ª Superintendência Regional da Codevasf explicou o fato, que põe em risco as obras de melhorias nos perímetros irrigados da cidade.

“A Codevasf tem trabalhado para melhorar as condições de vida dos moradores dos Períme-tros de Petrolina através da pavi-mentação das principais vias de acesso ao Perímetro Nilo Coelho, área Maria Tereza, Bebedouro e Nova Descoberta. Dos mais de 70 km de asfalto que estão pre-vistos na obra, cerca de 30 km já estão realizados. Entretanto, esta obra está correndo o risco de ser paralisada, posto que a AMMA/prefeitura municipal de Petrolina embargou uma Jazida de extra-ção mineral próxima ao N 7, que é usada para a instalação da obra”.

A respeito dessa Jazida a Co-devasf informou que:

No dia 08 de março de 2012 foi obtida a licença para a realiza-ção das obras de pavimentação das principais vias de acesso ao Perí-metro de Irrigação Senador Nilo Coelho, área Maria Tereza, Bebe-douro e Nova Descoberta. Esta li-cença de nº 04.016.2012, válida até o dia 08 de março de 2014 foi dada pela própria prefeitura municipal de Petrolina, por meio da AMMA.

A Codevasf também lembra que a Jazida embargada já é utilizada para a manutenção do Perímetro de Irrigação Senador Nilo Coelho desde o início do funcionamento do Perímetro, há mais de 20 anos.

Por fim, a Codevasf esclare-ce que solicitou a autorização da AMMA para a liberação da Jazida desde o dia 05 de julho de 2012, com o protocolo nº 194/2012, e até a presente data não foi obtido nenhuma resposta.

Codevasf esclarece sobre jazida embargada pela AMMA

Page 23: Jornal do Sertão Edição 78 Agosto 2012

23Jornal do Sertão - Agosto de 2012 / Edição 78

Yane conquista um título inédito para o Brasil

EsportEs

Yane fecha com chave de ouro - traz o bronze

P ernambucana, sertaneja de Afogados da Ingazei-

ra, Yane Marques brilhou nas Olimpíadas de Londres e trou-xe medalha de bronze para o Brasil. A medalha conquistada foi a última do País nas compe-tições, no Pentatlo Moderno.

Yane conquistou a meda-lha na última prova dos Jo-gos Olímpicos, ou melhor, nas últimas provas. É que, no Pentlato Moderno, as atletas passam por cinco provas: Es-grima, Natação, Hipismo, Cor-rida e Tiro Esportivo, as quais são realizadas em uma média de tempo de 10h.

A atleta de Afogados che-gou ao País das Olimpíadas como terceira colocada no ranking mundial. Ela sabia que tinha chance de conquis-tar medalhas, mas teria que obter boas colocações nas

F altam quase dois anos para começar a Copa do

Mundo no Brasil, mas o Estado de Pernambuco já vive os ares do mundial. E os municípios do Sertão, é claro, não poderia ficar de fora dos preparativos deste grande evento.

Em setembro, os municí-pios de Serra Talhada e Sal-gueiro receberão os seminá-rios regionais “Pernambuco na Copa do Mundo Fifa”, que já estão sendo realizados pela Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa-PE). O objetivo é debater com a sociedade as ações de preparação do Estado para a competição.

Em Serra Talhada, o se-minário acontecerá no dia 3 de setembro, já em Salgueiro, no dia 5. Nas duas cidades, a programação do evento será composta por três atividades.

Pela manhã, haverá a apresen-tação do projeto “Pernambu-co na Copa” e das atividades setoriais do governo estadual. No horário da tarde, está pro-gramada uma ação esportiva com alunos da rede pública de ensino da localidade. À noite, será realizada uma sessão de cinema na praça, na qual fil-mes que têm o futebol como temática serão exibidos gratui-tamente.

Ao todo, os seminários se-rão realizados em 15 cidades. As discussões começaram em

agosto e a primeira cidade que realizou o encontro foi São Lourenço da Mata, onde está sendo construída a Arena Per-nambuco.

As reuniões prosseguem até o dia 25 de setembro. A participação é aberta ao pú-blico.

Seminários da Copa em Serra e Salgueiro

cinco etapas da prova. E con-seguiu. Na Esgrima, ficou em 6° lugar, com 904 pontos; na Natação, em 2°, com 2.116 pontos; no Hipismo, permane-ceu em 2°, com 3.268 pontos;

na Corrida e Tiro, ficou em 3°, alcançando 5.340 pontos.

A pentatleta foi a primeira brasileira a conquistar uma me-dalha Olímpica no Pentlato Mo-derno em cem anos de disputas.

Page 24: Jornal do Sertão Edição 78 Agosto 2012

24

Lançado em março de 2006, com periodicidade mensal, o Jornal do Sertão é o único veículo de comunicação em mídia impressa do interior de Pernambuco que alcança os principais municípios do Sertão do Estado. Possui uma tiragem com-provada de 8 mil exemplares, que atinge cerca de 6 leitores por exemplar, o que resulta em um público estimado de 48 mil leitores (autoridades municipais, estaduais, federais, empresários, pro-fissionais liberais, estudantes e formadores de opinião). Além disso, por ter uma periodicidade mensal, sua vida útil supera em muito a dos jor-nais diários.

Valorize seu investimento. Anúncie em um veí-culo que dá prestígio à sua marca.

Anuncie no

Jornal do SertãoINTEGRANDO A REGIÃO

81. 99748312facebook.com/Jornaldosertao

[email protected]