normas abnt prof.ª ivanete bellucci p. de almeida [email protected]

22
Normas ABNT Prof.ª Ivanete Bellucci P. de Almeida [email protected]

Upload: levi-figueiroa-graca

Post on 07-Apr-2016

219 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Normas ABNT Prof.ª Ivanete Bellucci P. de Almeida ivanete.bellucci@terra.com.br

Normas ABNT

Prof.ª Ivanete Bellucci P. de [email protected]

Page 2: Normas ABNT Prof.ª Ivanete Bellucci P. de Almeida ivanete.bellucci@terra.com.br

RESUMO

O objetivo desse texto é discutir questões sobre a utilização das abordagens quantitativa e qualitativa no processo de avaliação. Essa necessidade surgiu a partir das nossas experiências com processos avaliativos. Esse estudo leva em conta a problemática da pesquisa educacional qualitativa/quantitativa, as diferentes formas de investigação e os subsídios de outras ciências, auxiliando as estruturas da avaliação. Essas questões estão discutidas a partir de uma análise histórica e epistemológica. As análises teóricas estão sustentadas nos autores Bogdam, Santos, Gamboa, Dias Sobrinho, Ristoff e outros. O estudo mostra que as abordagens quantitativas e qualitativas enquanto técnica não são dicotômicas e sim complementares, mesmo estando sustentadas por diferentes paradigmas. Nessa perspectiva quantidade e qualidade são dimensões inseparáveis de uma mesma realidade. O método de avaliação precisa dar conta de buscar os problemas, as divergências, as dúvidas, os pontos fortes e fracos, mas para além de diagnosticar precisa possibilitar discussão, análise conjunta e tomada de decisão.

Palavras-chave: avaliação, qualidade/quantidade, pesquisa educacional

• Fonte Arial 12

• Espaçosimples

• Sem parágrafo

• Até 500 palavras

• Dois Espaços duplos

• Dois Espaços duplos

Page 3: Normas ABNT Prof.ª Ivanete Bellucci P. de Almeida ivanete.bellucci@terra.com.br

CITAÇÃO BIBLIOGRÁFICA

Citação é a menção, no texto, de uma informação extraída de outra fonte. De acordo com a ABNT, as formas de citações mais conhecidas são: direta, indireta e citação de citação.

Page 4: Normas ABNT Prof.ª Ivanete Bellucci P. de Almeida ivanete.bellucci@terra.com.br

CITAÇÃO DIRETA, LITERAL OU TEXTUAL (MAIS DE 3 LINHAS)

Transcrição do trecho do texto de parte da obra do autor consultado.

Exemplo:

Pesquisando a literatura da área, encontrei algumas pesquisas e artigos que apresentam dados alarmantes sobre a organização do trabalho pedagógico e as práticas avaliativas na educação das crianças de 0 a 6 anos:

A primeira diz respeito à excessiva escolarização do atendimento na educação infantil em algumas localidades observadas, com organização de espaços, atividades e equipamentos pouco adequados à faixa etária, incluindo-se o uso de carteiras próprias para crianças maiores, enfileiradas, como no ensino tradicional. A segunda diz respeito à permanência de crianças maiores de seis anos nas classes de pré-escola, vista assim como preparatória para o ensino fundamental e responsável pela alfabetização, o que traz para a educação infantil o maior incômodo do primeiro grau: a repetência! A seriedade da questão, inclusive sob o aspecto legal, uma vez que o direito de acesso no primeiro grau aos sete anos não está sendo, desta forma, atendido, levou o MEC a iniciar um plano de ação, que envolverá estados e municípios, no sentido de que essas práticas sejam revista. (BARRETO, 1995, p.12, grifo do autor).

Recuo 4,0

Espaço simples

Sem aspas

Tamanhoda letra Menor (11)

Caixa Alta Data Página Ponto finalPonto final

Page 5: Normas ABNT Prof.ª Ivanete Bellucci P. de Almeida ivanete.bellucci@terra.com.br

CITAÇÃO DIRETA (MAIS DE 3 LINHAS)

Segundo Pinto (1994, p.23):

A avaliação formal se caracteriza através de provas escritas ou orais, exercícios escritos ou orais, testes, questões, trabalhos de pesquisa, tarefas de casa, ou seja, todas as formas previstas de avaliação regulamentada pela escola e pelo planejamento escolar. Nestas situações ou avaliações, o aluno tem conhecimento de que está sendo avaliado e deve saber as regras de como se efetuam estas avaliações e seu funcionamento. A avaliação informal, são avaliações que o professor faz em sala de aula e que os alunos desconhecem ou não conhecem totalmente, embora implícitas ou encobertas, consideradas regras do jogo ensino-aprendizagem: observações feitas pelo professor das atividades, do comportamento dos alunos durante a aula, do cumprimento ou não da disciplina exigida por ele, imagens e explicações que o professor tem sobre seus alunos.

Recuo 4,0

Espaço simples

Sem aspas

Tamanhoda letra Menor(11)

Caixa baixa Entre parênteses: (data e página)

Page 6: Normas ABNT Prof.ª Ivanete Bellucci P. de Almeida ivanete.bellucci@terra.com.br

CITAÇÃO DIRETA (ATÉ 3 LINHAS)

Exemplo 1:

Barreto (1995, p.12) aponta duas preocupações que foram diagnosticadas nos estudos realizados pelo MEC: “A primeira diz respeito à excessiva escolarização do atendimento na educação infantil [...] ”.

OBS: Supressões: [...]

Exemplo 2:

As características da “educação militar compartilhada pelos homens e mulheres espartanas” são tão conhecidas que não vale a pena perdemos tempo em descrevê-las. (PONCE, 1994, p.37).

Usar Aspas

MesmotamanhodaLetra(12)

Espaçosimples

Idem

Page 7: Normas ABNT Prof.ª Ivanete Bellucci P. de Almeida ivanete.bellucci@terra.com.br

CITAÇÃO INDIRETA

É o texto baseado na obra do autor consultado.

Exemplo:

Pinto (1994) tem mostrado que a avaliação escolar pode aparecer de duas maneiras na escola: formal, regulamentada pela instituição escolar, caracterizando-se de forma explícita, e que a pedagogia tradicional sempre utilizou para medir o conhecimento dos alunos, ou seja, as notas, os conceitos; e informal, uma avaliação mais subjetiva, onde aparecem as impressões, os pré-conceitos e os julgamentos dos professores em relação aos alunos.

Autor( caixa baixa) e entre o parênteses: (data)

Page 8: Normas ABNT Prof.ª Ivanete Bellucci P. de Almeida ivanete.bellucci@terra.com.br

CITAÇÃO INDIRETA (VÁRIOS AUTORES)

Várias pesquisas na área da educação infantil realizadas pelo subgrupo de Educação lnfantil do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Diferenciação Sociocultural (GEPEDISC) da Faculdade de Educação da Unicamp fizeram uso da pesquisa de campo e da observação, de forma que, estes estudos tiveram como opção metodológica, destacar e valorizar a criança pequena como sujeito de pesquisa. (BÚFALO, 1997; PRADO, 2000; ÁVILA, 2002; FINCO, 2004; DIAS, 2005).

Autores separados por ponto e vírgula

Page 9: Normas ABNT Prof.ª Ivanete Bellucci P. de Almeida ivanete.bellucci@terra.com.br

CITAÇÃO DE CITAÇÃO

É aquela em que o autor do texto não tem acesso direto à obra citada, valendo-se de citação constante em outra obra.

O capital cultural e social são fatores que influenciam o desempenho escolar das crianças:

[...] o rendimento escolar da ação escolar depende do capital cultural previamente investido pela família e [...] o rendimento econômico e social do certificado escolar depende do capital social - também herdado - que pode ser colocado a seu serviço. (BOURDIEU, 2001, p. 74 apud FREITAS, 2003, p. 33).

AUTOR, data, página apud AUTOR, data, página

Page 10: Normas ABNT Prof.ª Ivanete Bellucci P. de Almeida ivanete.bellucci@terra.com.br

Outro exemplo

Ponce (1982), citado por Silva (1994a), declara que instrução, no

sentido moderno do termo, quase não existia entre os espartanos.

Quando forem citadas diversas obras do mesmo autor,

publicadas no mesmo ano, usar para distinguir letras minúsculas, em

ordem alfabética, após a data e sem espaçamento.

EXEMPLO: (SILVA, 1994a)/ (SILVA, 1994b)

Usar a expressão apud ou citado por

Page 11: Normas ABNT Prof.ª Ivanete Bellucci P. de Almeida ivanete.bellucci@terra.com.br

OUTRO CASO

Quando houver coincidência de sobrenomes de autores,

acrescentam-se as iniciais de seus prenomes: se mesmo assim

existir coincidência, colocam-se os prenomes por extenso.

EXEMPLO 1: (FREIRE, P., 1990)/ (FREIRE, A., 1991);

EXEMPLO 2: (FREIRE, Paulo, 1990)/ (FREIRE, Pedro, 1990)

Page 12: Normas ABNT Prof.ª Ivanete Bellucci P. de Almeida ivanete.bellucci@terra.com.br

FORMALIZAÇÃO DA CITAÇÃO

Para formalizar uma boa citação, exemplos de algumas expressões para iniciar os parágrafos:

Vale ressaltar que.../ A partir dessa reflexão, podemos dizer que.../Dessa perspectiva.../ A partir desses levantamentos.../ Consideramos que.../ Entendemos que .../Podemos compreender que.../ Os estudos desse autor...

Page 13: Normas ABNT Prof.ª Ivanete Bellucci P. de Almeida ivanete.bellucci@terra.com.br

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

As referências referem-se às fontes efetivamente citadas no corpo da pesquisa com o intuito de fortalecer a(s) idéia(s) do autor. Já a bibliografia, refere-se a todas as fontes consultadas, mesmo as que não foram citadas, mas que permitem ao leitor aprofundar-se no assunto abordado no trabalho. Referência é um conjunto de elementos que permite a identificação de publicações, no todo ou em parte do trabalho.

Page 14: Normas ABNT Prof.ª Ivanete Bellucci P. de Almeida ivanete.bellucci@terra.com.br

LIVRO

AUTOR(SOBRENOME, Prenome). Título e o subtítulo. Edição. Local da publicação(cidade): editora, ano. Número de páginas ou volume. (série). Notas.

Exemplo 1: 1 AUTOR

FREITAS, Luiz Carlos de. Ciclos, seriação e avaliação: confronto de lógicas. São Paulo: Moderna, 2003. 96p. (Coleção cotidiano escolar).

Exemplo 2: ATÉ 3 AUTORES

FREITAS, Luiz Carlos de; BOAS, Benigna Villas; SOUZA, Sandra Zákia. Ciclos, seriação e avaliação: confronto de lógicas. São Paulo: Moderna, 2003. 96p. (Coleção cotidiano escolar).

Exemplo 3: MAIS DE 3 AUTORES

FREITAS, Luiz Carlos de. et al. Ciclos, seriação e avaliação: confronto de lógicas. São Paulo: Moderna, 2003. 96p. (Coleção cotidiano escolar).

Exemplo 4: COM TRADUÇÃO

ENGUITA, Mariano Fernández. A face oculta da escola: educação e trabalho no capitalismo. Tradução Tomaz Tadeu da Silva. Porto Alegre: Artes Médicas, 1989. p.161-216. (Educação Teoria e crítica).

Page 15: Normas ABNT Prof.ª Ivanete Bellucci P. de Almeida ivanete.bellucci@terra.com.br

CAPÍTULO DE UM LIVRO

AUTOR DO CAPÍTULO. Título do capítulo. In: AUTOR DO LIVRO. Título do livro. Edição. Local da publicação (cidade): editora, ano. Capítulo ou número de páginas (inicial e final) ou volume. (série). Notas.

Exemplo :

BUSSMANN, Antônia Carvalho. O projeto político-pedagógico e a gestão da escola. In: VEIGA, Ilma Passos (Org.). Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. 12. ed. São Paulo: Papirus, 1995. cap. 2. (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico).

Exemplos de Notas: Mimeografado, No prelo, Trabalho apresentado ao 13º ENEP. Paulínia, 2000.

Page 16: Normas ABNT Prof.ª Ivanete Bellucci P. de Almeida ivanete.bellucci@terra.com.br

TESES, DISSERTAÇÕES, MONOGRAFIAS E TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO

AUTOR. Título. Ano, número de folhas. Categoria (grau e área) – Unidade da instituição, instituição, cidade, data da defesa se houver.

Exemplo: TCC

GODOI, Elisandra Girardelli. Avaliação no ciclo básico. 1997. 100 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade São Marcos, Paulínia, 1997.

Exemplo: Dissertação de Mestrado

GODOI, Elisandra Girardelli. Educação Infantil: avaliação escolar antecipada?. 2000. 186 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2000.

Page 17: Normas ABNT Prof.ª Ivanete Bellucci P. de Almeida ivanete.bellucci@terra.com.br

ARTIGO DE PERIÓDICO

AUTOR DO ARTIGO. Título do artigo. Título do periódico. Local da publicação, volume, número, página (inicial-final), mês e ano de publicação.

Exemplo:

BARRETO, Ângela. Educação Infantil no Brasil: desafios colocados. Cadernos Cedes, Campinas, v. 2, n. 37, p. 7- 22, Fev. 1995.

Page 18: Normas ABNT Prof.ª Ivanete Bellucci P. de Almeida ivanete.bellucci@terra.com.br

OUTROS EXEMPLOS

JORNAL EXEMPLO:

PIZA, Daniel. Matisse e Picasso, uma conversa de linha e cores. O Estado de São Paulo, São Paulo, 20 Ago. 2000. Caderno 2, p.11.

DOCUMENTOS ELETRÔNICOS

Livro: sitePARO, Vitor H. Castro. Gestão democrática da escola. São Paulo: Papirus,1999. Disponível em: <http://www.usp.br/fe>. Acesso em: 10 nov. 2005.

Artigos de PeriódicoSOUZA, Sandra. Formação de bibliotecários para uma sociedade livre. Revista de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Florianópolis, n. 11, p. 11-13, jun. 2001. Disponível em: <http://www.encontros-bibli.ufsc.br>. Acesso em: 30 jun. 2001.

Page 19: Normas ABNT Prof.ª Ivanete Bellucci P. de Almeida ivanete.bellucci@terra.com.br

OUTROS EXEMPLOS

HOMEPAGES

VASCONCELOS, Jacinto. Influência da nutrição sobre performance reprodutiva em gado leiteiro. Piracicaba: Agripoint, 2001. Apresenta textos sobre pecuária de leite no Brasil. Disponível em: http://www.milkpoint.com.br. Acesso em ; 4 jun. 2001.

CONSTITUIÇÃO FEDERAL

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado, 1988.

PCNS

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Língua Portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1998.

ABNT

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Referências: NBR—6023/ago.2002. Rio de Janeiro: ABNT, 2002.

Page 20: Normas ABNT Prof.ª Ivanete Bellucci P. de Almeida ivanete.bellucci@terra.com.br

Mesmo autor

FREIRE, Paulo. Educação como prática de liberdade. 14 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983. 98p.

______. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1974. 98p.

Mesmo autor e várias obras no mesmo ano.

FREIRE, Paulo. Educação como prática de liberdade. 14 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983a. 98p.

______. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983b. 98p.

Traço, seis toques e ponto final

Page 21: Normas ABNT Prof.ª Ivanete Bellucci P. de Almeida ivanete.bellucci@terra.com.br

OUTROS CASOS

SEM AUTORIA (A ENTRADA É FEITA PELO TÍTULO, CAIXAALTA ):

CICLOS, Seriação e avaliação: confronto de lógicas. São Paulo: Moderna, 2003. 96p. (Coleção cotidiano escolar).

SEM LOCAL:

- QUANDO A CIDADE NÃO APARECE, MAS PODE SER IDENTIFICADA, USAR COLCHETES. EX: [São Paulo]

- QUANDO A CIDADE NÃO É IDENTIFICADA, USAR A EXPRESSÃO SINE LOCO, ENTRE COLCHETES DE FORMA ABREVIADA [S.l.]

SEM EDITORA: - QUANDO A EDITORA NÃO É IDENTIFICADA, USAR A EXPRESSÃO

SINE NOMNE, ENTRE COLCHETES E DE FORMA ABREVIADA [s.n.]

SEM DATA:

- Usar [s.d.]

Page 22: Normas ABNT Prof.ª Ivanete Bellucci P. de Almeida ivanete.bellucci@terra.com.br

Obrigada!