plano de lutas 2016 - 2017 · pdf fileestágio em extensão; curso de...

14
EXECUTIVA NACIONAL DE ESTUDANTES DE SERVIÇO SOCIAL - ENESSO Planejamento Estratégico Nacional e Regionais Unificado- PEN/ PER Unificado 2016 - 2017 Executiva Nacional de Estudantes de Serviço Social – ENESSO PLANO DE LUTAS 2016 - 2017

Upload: vucong

Post on 08-Feb-2018

217 views

Category:

Documents


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: PLANO DE LUTAS 2016 - 2017 · PDF fileestágio em extensão; curso de extensão que certifica bacharéis; debater sobre o exame de proficiência, etc. (utilizar também Plano de Lutas

EXECUTIVA NACIONAL DE ESTUDANTES DE SERVIÇO SOCIAL - ENESSOPlanejamento Estratégico Nacional e Regionais Unificado- PEN/ PER Unificado

2016 - 2017Executiva Nacional de Estudantes de Serviço Social – ENESSO

PLANO DE LUTAS 2016 - 2017

Page 2: PLANO DE LUTAS 2016 - 2017 · PDF fileestágio em extensão; curso de extensão que certifica bacharéis; debater sobre o exame de proficiência, etc. (utilizar também Plano de Lutas

FORMAÇÃO PROFISSIONALAÇÃO JUSTIFICATIVA RESPONSÁVEIS PRAZO

Construir dois GTs internospara acumular sobre as formasde enfrentamento aprecarização da formaçãoprofissional e sobre o SistemaNacional de Avaliação daEducação Superior – SINAES.Principais eixos: discussãoacerca da modalidade EAD;bacharelado interdisciplinar;estágio em extensão; curso deextensão que certificabacharéis; debater sobre oexame de proficiência, etc.(utilizar também Plano de LutasCFESS/CRESS, ABEPSS eENESSO).

Visando a aproximação comestudantes de todas as escolasde Serviço Social naperspectiva da defesa e dofortalecimento do P.E.P. econsiderando a educação comodireito de todas e todos, dequalidade, presencial,democrática, laica e gratuita.

CN, CRs, Secretárias/os deEscola, C.A.s/D.A.S e Discentesem ABEPSS.

Permanente.*

Articulação constante no GT Trabalho e Formação Profissional do CFESS e nas comissões de Formação Profissional dos CRESS para construir formas de enfrentamento à precarização da educação.

Por entender a importância do posicionamento político do conjunto da categoria, buscando fortalecer nossa compreensão de formação profissional.

CN, CRs, Secretárias/os de Escola, C.A.s/D.A.s e Discentes em ABEPSS.

Permanente.*

Fortalecer a articulação com as/os supervisores de campo e acadêmico e incentivar a participação das/dos estudantes nos Fóruns de

Compreendendo o estágio como um espaço privilegiado do processo de formação profissional para as/os estudantes de Serviço Social,

CN, CRs, Secretárias/os de Escola, C.A.s/D.A.s e Discentes em ABEPSS.

Permanente.*

Page 3: PLANO DE LUTAS 2016 - 2017 · PDF fileestágio em extensão; curso de extensão que certifica bacharéis; debater sobre o exame de proficiência, etc. (utilizar também Plano de Lutas

Supervisão de Estágio estadual, local e de escola e demais debates da ABEPSS.

destaca-se a importância da presença estudantil para garantir o caráter coletivo destes espaços.

Coletar e publicizar os trabalhos aprovados nos Seminários Regionais e Nacional de Formação Profissional e Movimento Estudantil de Serviço Social cujos temas estejam vinculadosàs pastas de Formação Profissional e Movimento Estudantil.

Entendendo o Seminário como um espaço de valorização da produção científica discente a partir das discussões de Formação Profissional e Movimento Estudantil em Serviço Social, busca-se fortalecer junto à categoria discente a perspectiva do protagonismo de seu próprio processo de formação profissional.

Comissão científica da Escola Sede do SNFPMESS e SRFPMESS e CN.

Permanente.*

Construir um GT na Executiva para formação política e profissional das/dos estudantesna perspectiva de realizar ações coletivas (conjunto CFESS/CRESS, ABEPSS e ENESSO), que possam debaterde forma a inter-relacionar a discussão da lesbofobia no sistema capitalista, racista e patriarcal.

Em razão do extermínio conjuntural das mulheres lésbicas, negras e periféricas, ausência de políticas públicas, profissionais sem formação teórica e prática para dar respostas às especificidades dessas mulheres.

Setoriais da ENESSO, CN, CRs, Secretárias/os de Escola, C.A.s/D.A.s e Discentes em ABEPSS.

Avaliação do GT no CONESS.

O plano de lutas será monitorado no CONESS – Conselho Nacional de Entidades Estudantis de Serviço Social e avaliado atravésde repasses da gestão durante o ENESS – Encontro Nacional de Estudantes de Serviço Social.

Descrever pastas de CN

Page 4: PLANO DE LUTAS 2016 - 2017 · PDF fileestágio em extensão; curso de extensão que certifica bacharéis; debater sobre o exame de proficiência, etc. (utilizar também Plano de Lutas

RELAÇÕES INTERNACIONAISAÇÃO JUSTIFICATIVA RESPONSÁVEIS PRAZO

Apoio aos movimentos de solidariedade às lutas classistas de outros países e apoio às campanhas nacionaisque tenham visibilidade internacional levando em consideração também a questão dos refugiados e o combate à xenofobia.

Fortalecer e dar visibilidade aointernacionalismo classista.

CN e CRs. Permanente.*

Buscar articular com o movimento estudantil de Serviço Social Latino-Americano e caribenho, africano e europeu no Brasil e no exterior em conjunto com as entidades da categoria (conjunto CFESS/CRESS, ABEPSS e ENESSO), bem como construir uma Carta de Apresentação da ENESSO nas línguas: português, espanhol, francês, inglês e iorubá, sendo esta tradução uma construção em conjunto aos estudantes em intercâmbio.

Construir uma articulação comos estudantes de escolas de serviço social internacional, principalmente latino-americanos e caribenhos, no sentido de fomentar os debates sobre a teoria social crítica.

CN, CRs, Secretárias/os de Escola, C.A.s/D.A.s e Discentes em ABEPSS.

Permanente.*(Construção da carta noCONESS)

MOVIMENTO ESTUDANTILAÇÃO JUSTIFICATIVA RESPONSÁVEIS PRAZO

Criação de uma campanha nacional de formação política

A partir da necessidade de otimizar e politizar os espaços

CN, CRs, Secretárias/os de Escola, C.A.s/D.A.s e Discentes em

Prévio aos Encontros Regionais de

Page 5: PLANO DE LUTAS 2016 - 2017 · PDF fileestágio em extensão; curso de extensão que certifica bacharéis; debater sobre o exame de proficiência, etc. (utilizar também Plano de Lutas

pré-encontros regionais. de pré-encontro objetiva-se instigar a formação política considerando a transitoriedadedo MESS, garantindo, então, odirecionamento político da Executiva.

ABEPSS. Estudantes de Serviço Social – ERESS.

Sistematizar as cartilhas da ENESSO com o objetivo de utilizá-las para o trabalho de base nacional e regionalmente, incentivando as escolas a utilizar os materiais construídos para o amadurecimento de estratégias.

Utilizar os materiais construídos, pois representa o acúmulo político da executiva e por compreender a transitoriedade do MESS no sentido dos novos estudantes se apropriarem dos debates e da organização da ENESSO.

CN e Discentes Nacionais em ABEPSS.

Permanente.*

Recuperar e revisar os documentos padrões (como modelo de estatuto de CA, modelo de eleição, modelo dos fóruns, etc.) e fomentar a discussão política sobre a importância da organização dos estudantes por meio desses documentos.

A necessidade de apontar diretrizes para as formas de organizações de base, bem como fomentar a discussão política sobre a importância daorganização das/os estudantes por meio desses documentos.

CN, CRs, Secretárias/os de Escola, C.A.s/D.A.s e Discentes em ABEPSS.

CONESS Ordinário.

Estimular o debate acerca da realidade da Executiva atravésda construção de um GT que analise o processo de revisão estatutária durante o ENESS Candango (DF, 2016), proporcionando acúmulo para a próxima revisão estaturária.

Visando o amadurecimento político da base sobre a revisão estatutária e a organização da executiva.

CN, CRs, Secretárias/os de Escola, C.A.s/D.A.s e Discentes em ABEPSS.

Permanente.*

Retomar o mapeamento das escolas de serviço social

A importância de saber os contatos das escolas e a

CN, CRs, Secretárias/os de Escola, C.A.s/D.A.s e Discentes em ABEPSS.

Permanente.*

Page 6: PLANO DE LUTAS 2016 - 2017 · PDF fileestágio em extensão; curso de extensão que certifica bacharéis; debater sobre o exame de proficiência, etc. (utilizar também Plano de Lutas

nacionalmente junto ao site doEMEC.

existência de CA's, assim como uma aproximação da executiva das mesmas.

Acompanhar as novas representações da Executiva no processo de transição de gestão a nível nacional e regional.

Por reconhecer fragilidades doprocesso de transição de gestão, buscando consolidar ocompromisso político com o movimento estudantil e os sujeitos históricos que compõeo mesmo.

CN, CRs, Secretárias/os de Escola, C.A.s/D.A.s e Discentes em ABEPSS.

Permanente.*

CULTURAAÇÃO JUSTIFICATIVA RESPONSÁVEIS PRAZO

Lançamento da segundaedição do ENESSO emversos.

Para incentivar e valorizar asproduções artísticas dosestudantes.

CRs, Secretárias/os de Escola,C.A.s/D.A.s e Discentes emABEPSS.

Edital para início dedezembro e lançamentono 39º ENESS (2017)

Realizar nos espaços doMESS: feiras de trocas deelementos de culturasregionais nos espaços daENESSO e intervençõesculturais durante aprogramação, priorizando acultura local.

Propiciar a socialização das culturasregionais, ampliando a concepçãode cultura para além das festas.Estimular a valorização da culturanos eventos do MESS.

CN, CRs, Secretárias/os deEscola, C.A.s/D.A.s.

Permanente.*

Contribuir com ofortalecimento e visibilidadedos movimentos de culturapopular e classistas.

Por compreender a cultura comoum instrumento histórico deresistência da classe trabalhadora eque traz expressões da luta declasses.

CN, CRs, Secretárias/os deEscola, C.A.s/D.A.s.

Permanente.*

Fomentar a criação deespaços online paradivulgação, discussão eacumulação no debate sobrecultura.

Por entender que a ENESSO nãotem um acúmulo sobre o tema enecessita expandir os horizontes decultura popular para além doseventos do MESS.

CRs, Secretárias/os de Escola,C.A.s/D.A.s e Discentes emABEPSS.

Page 7: PLANO DE LUTAS 2016 - 2017 · PDF fileestágio em extensão; curso de extensão que certifica bacharéis; debater sobre o exame de proficiência, etc. (utilizar também Plano de Lutas

MOVIMENTOS SOCIAISAÇÃO JUSTIFICATIVA RESPONSÁVEIS PRAZO

Fomentar a articulação commovimentos sociais docampo e da cidade, apoiandoas suas lutas e propondoformas de construçãocoletiva, como a extensãopopular, estágio de vivênciae outras atividades junto aesses movimentos. Buscaranalisar criticamente seusprocessos de luta e comoisso se relaciona com atotalidade.

Aproximar a universidadedos movimentos que lutampela terra e moradia, deacordo com a proposta deuniversidade popular(pensando na disputaideológica nas instituições epara além delas, bem comona produção deconhecimento). Anecessidade de fortalecer aslutas, lembrando que algunsdesses movimentos além decriminalizados, têm poucavisibilidade sobre seusprocessos.

CN, CRs, Secretárias/os deEscola, C.A.s/D.A.s eDiscentes em ABEPSS.

Permanente.*

Incentivar as/os estudantes para participarem dos VER-SUS, extensões populares e movimentos sociais na área da saúde e saúde mental.

Compreendendo a saúde como um direito social universal e a necessidade deaproximação com experiências populares na área da saúde e saúde mental.

CN, CRs, Secretárias/os de Escola, C.A.s/D.A.s e Discentes em ABEPSS.

Permanente.*

Construção da Frente Nacional Contra a Privatização da Saúde, compondo o Colegiado. Mapear e construir os Fóruns/Frentes e respectivoscontatos e incentivar a participação da base.

Pela necessidade de uma articulação ampla em defesa do SUS.

CN, CR, Secretárias/os deEscola.

Permanente.*

Page 8: PLANO DE LUTAS 2016 - 2017 · PDF fileestágio em extensão; curso de extensão que certifica bacharéis; debater sobre o exame de proficiência, etc. (utilizar também Plano de Lutas

Mobilizar e participar da construção de campanhas, atos, marchas e espaços de discussão dos movimentos sociais anticapitalistas e da organização da classe trabalhadora(de acordo com)e radicalizar as lutas na garantia dos direitos historicamente negados a setores estigmatizados e oprimidos da sociedade.

Devido à necessidade de aproximação e acúmulo da ENESSO para fortalecer a luta com os movimentos sociais.

CN, CRs, Secretárias/os de Escola, C.A.s/D.A.s e Discentes em ABEPSS.

Permanente.*

Fomentar o debate acerca dacriminalização dos movimentos sociais e garantir o posicionamento crítico da Executiva.

Por compreender os movimentos sociais como instrumento de luta e resistência a toda e qualquer forma de exploração à classetrabalhadora objetivando o fim da sociedade capitalista.

CN, CRs, Secretárias/os de Escola, C.A.s/D.A.s e Discentes em ABEPSS.

Permanente.*

COMBATE ÀS OPRESSÕESAÇÃO JUSTIFICATIVA RESPONSÁVEIS PRAZO

Potencializar a discussão de opressões em articulação comas Setoriais, construindo espaços de formação para garantir a transversalidade do debate dos espaços do MESS.

Necessidade de fortalecer a organização das Setoriais da ENESSO.

Setoriais da ENESSO, CN, CRs, Secretárias/os de Escola, C.A.s/D.A.s e Discentes em ABEPSS.

Permanente.*

Articular e acompanhar o GTP de combate às opressões da ABEPSS.

Por compreender a importância do debate de opressões para a formação profissional, bem como a articulação com a categoria.

CN, CRs, Discentes em ABEPSS.

Permanente.*

Incentivar uma campanha com A necessidade de Setoriais da ENESSO, CN, Permanente.*

Page 9: PLANO DE LUTAS 2016 - 2017 · PDF fileestágio em extensão; curso de extensão que certifica bacharéis; debater sobre o exame de proficiência, etc. (utilizar também Plano de Lutas

a colaboração das regiões e das Setoriais para dar visibilidade ao debate sobre raça, etnia, gênero e diversidade sexual. Elaborando vídeos, folders, artes, atualizar e socializar o Calendário de Lutas de Combate às opressões e etc.

amadurecimento do debate decombate às opressões no MESS, entendendo o mesmo como transversal nas relaçõessociais. Articulação com as Setoriais, visando fortalecer sua organização, e na perspectiva de avançar o debate dentro da Executiva, acreditando que esse debate éprimordial para a formação profissional.

CRs, Secretárias/os de Escola, C.A.s/D.A.s e Discentes em ABEPSS.

Fomentar o debate e pautar a obrigatoriedade da inclusão nos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Serviço Social as disciplinas sobre Gênero, Raça, Etnia deliberado pelo GTP da ABEPSS.

Garantir a deliberação da inclusão da disciplina nos Projetos do cursos em ServiçoSocial.

Setoriais da ENESSO, CN, CRs, Secretárias/os de Escola, C.A.s/D.A.s e Discentes em ABEPSS.

Permanente.*

Fomentar o debate acerca da luta antiproibicionista.

Compreendendo a necessidade de garantir o caráter político do FUMESS – Fórum de Usuários do Movimento Estudantil de Serviço Social.

CN, CRs, Secretárias/os de Escola, C.A.s/D.A.s e Discentes em ABEPSS.

Permanente.*

Incentivar o debate sobre o Estado laico.

Levando em consideração às recentes aprovações constitucionais que servem à classe dominante.

CN, CRs, Secretárias/os de Escola, C.A.s/D.A.s e Discentes em ABEPSS.

Permanente.*

Ampliar as discussões sobre as diversas manifestações dasopressões de classe, raça e gênero, tais como: racismo ambiental, tráfico de mulheres

Necessidade de acúmulo sobre as estruturas sociais para subsidiar produção de conhecimento teórico em Serviço Social.

CN, CRs, Secretárias/os de Escola, C.A.s/D.A.s e Discentes em ABEPSS.

Permanente.*

Page 10: PLANO DE LUTAS 2016 - 2017 · PDF fileestágio em extensão; curso de extensão que certifica bacharéis; debater sobre o exame de proficiência, etc. (utilizar também Plano de Lutas

e crianças, prostituição em todos os âmbitos, sujeitos em situação de manicômio, direitos sexuais e reprodutivos e etc.

FINANÇASAÇÃO JUSTIFICATIVA RESPONSÁVEIS PRAZO

Vendas de camisas, bandeirase demais materiais da executiva.

Para garantia da autonomia financeira da ENESSO. A partir das discussões compreendemos que estes são os meios mais viáveis de fundo pra a executiva, levandoem consideração alguns critérios, tais como: tempo de execução das tarefas, valor à ser investido e retorno, entre outras coisas.

CN, CR, Secretária/o de escolas e C.A.s/D.A.s.

Permanente.*

Dialogar com as/os CRs e discentes em ABEPSS sobre aimportância da anuidade, repasses financeiros e políticos de todos os eventos da ENESSO de acordo com o prazo de cada evento.

Pela necessidade de construir uma cultura de repasse financeiro e político das entidades de base.

CN, CR e Discentes em ABEPSS.

Permanente.*

Fomentar o debate acerca da importância da autonomia financeira da ENESSO.

A autonomia financeira é necessária para a execução dos trabalhos e campanhas daexecutiva.

CN, CR, Secretária/o de Escola, C.A.s/D.A.s e Discentes em ABEPSS.

Permanente.*

Garantir representação discente nos espaços de construção de planejamento do conjunto CFESS/CRESS e

Entendendo a dificuldade de diálogo e articulação entre categoria estudantil e profissional para manutenção

CN, CR, Secretária/o de Escola, C.A.s/D.A.s e Discentes em ABEPSS.

Permanente.*

Page 11: PLANO DE LUTAS 2016 - 2017 · PDF fileestágio em extensão; curso de extensão que certifica bacharéis; debater sobre o exame de proficiência, etc. (utilizar também Plano de Lutas

ABEPSS. da política financeira da ENESSO.

COMUNICAÇÃOAÇÃO JUSTIFICATIVA RESPONSÁVEIS PRAZO

Dialogar com o CRESS São Paulo e com o CRESS Rio de Janeiro sobre a disponibilidadede espaço e o transporte da documentação para o Rio.

Importância de centralizar a documentação em uma sede para facilitar o acesso à mesma.

CN e CRs. CONESS Ordinário.

Mapear e analisar a documentação histórica da Executiva com o objetivo de produzir conhecimento em conjunto com as outras entidades da categoria (conjunto CFESS/CRESS e ABEPSS) acerca da trajetória da ENESSO, bem como criação de um banco de dadossobre os encontros e atividades da mesma.

A ENESSO precisa garantir que sua história não seja perdida, não só para construção da memória das lutas, mas também para que consigamos avançar constantemente em nossas análises.

CN, CRs, Secretárias/os de Escola e C.A.s/D.A.s.

Permanente.*

Sistematizar e divulgar os períodos de lançamento de edital de transferência externa das IES públicas.

Em defesa da universidade pública, contribuindo para o ingresso de novas/os estudantes.

CN, CRs, Secretárias/os de Escola e C.A.s/D.A.s.

Permanente.*

Dar manutenção às informações CN e CR para manter o blog oficial da ENESSO atualizado e criação de e-mails personalizados para cada região.

Manter o MESS atualizado e potencializar a unificação da comunicação entre as regiões.

CN e CRs. Permanente.*

Reativar lista de e-mail ENESSO BRASIL

Visando a articulação, integração e socialização dos materiais de leitura entre as

CN, CRs, Secretárias/os de Escola e C.A.s/D.A.s.

Permanente.*

Page 12: PLANO DE LUTAS 2016 - 2017 · PDF fileestágio em extensão; curso de extensão que certifica bacharéis; debater sobre o exame de proficiência, etc. (utilizar também Plano de Lutas

escolas.Garantir, através de uma linguagem acessível, o acompanhamento das informações veiculadas pela Executiva por todas/os estudantes.

Pensando em garantir a acessibilidade para estudantes.

CN. Permanente.*

Produzir, em conjunto com as/os CRs, C.A.s/D.A.s e secretárias/os de escola, materiais que evidenciem o posicionamento da ENESSO frente a atual conjuntura, buscando garantir a unidade no direcionamento político da Executiva e divulgar esses materiais através de plataformas digitais.

Por entender a necessidade de produzir e divulgar materiais mais dinâmicos e pedagógicos como alternativasde formação política.

CN, CRs, Secretárias/os de Escola, C.A.s/D.A.s e Discentes em ABEPSS.

Permanente.*

UNIVERSIDADE E EDUCAÇÃOAÇÃO JUSTIFICATIVA RESPONSÁVEIS PRAZO

Avaliação da política de educação e campanha de ampliação da assistência estudantil com vídeos, divulgação massiva do resultado do ENEM e apresentação destes materiaisfortalecendo a discussão desde as primeiras fases da graduação.

Entendendo que a assistência estudantil é fundamental par a a permanência das/os estudantes na universidade para além do acesso que os programas de expansão universitária têm a oferecer.

CN, CRs, Secretárias/os de Escola, C.A.s/D.A.s e Discentes em ABEPSS.

Permanente.*

Garantir espaços de discussãosobre o SINAES/ENADE em todos os espaços do MESS,

A partir da necessidade de trazer a discussão para a base, vislumbra-se nos

CN, CRs, Secretárias/os de Escola, C.A.s/D.A.s e Discentes em ABEPSS.

Permanente.*

Page 13: PLANO DE LUTAS 2016 - 2017 · PDF fileestágio em extensão; curso de extensão que certifica bacharéis; debater sobre o exame de proficiência, etc. (utilizar também Plano de Lutas

principalmente nos SemináriosRegionais e Nacional de Formação Profissional e Movimento Estudantil de Serviço Social e Fóruns de Supervisão de Estágio.

espaços do MESS potencialidade para coletar elementos que permitam a construção, junto às entidadesda categoria, de um novo modelo de avaliação.

Acompanhar a construção do Colegiado Nacional do Movimento por uma Universidade Popular.

Por compreender a importância de acumular sobreo debate e garantir a deliberação de construir o MUP.

CN e CRs. Permanente.*

Realizar uma campanha em defesa da defesa da extensão popular como uma crítica radical as lógicas mercadológicas e privatistas da extensão universitária.

Entendendo a indissociabilidade entre ensinopesquisa e extensão, defendendo a extensão universitária como importante espaço de formação crítica na universidade. Nesse sentido acreditamos que a ENESSO deve fomentar a nível nacionalcom estudantes de instituiçõesde ensino pública e privada sobre o potencial que a extensão tem enquanto mecanismo capaz de evidenciar os problemas sociais que merecem ser investigados e transformados.

CN, CRs, C.A.s/D.A.s e Discentes em ABEPSS.

Permanente.*

Realizar um questionário nacional com o objetivo de reconhecer o perfil das/os discentes de Serviço Social noBrasil.

Para acúmulo de conhecimento sobre a categoria discente de Serviço Social na contemporaneidade.

CN e Discentes Nacionais em ABEPSS.

Aplicar o questionário no momento de credenciamento no ERESS.

Page 14: PLANO DE LUTAS 2016 - 2017 · PDF fileestágio em extensão; curso de extensão que certifica bacharéis; debater sobre o exame de proficiência, etc. (utilizar também Plano de Lutas

Acumular sobre a temática de Saúde Mental.

Planejamento Estratégico Nacional e Regionais Unificado da ENESSOOutubro de 2016

Rio de Janeiro/RJ.Gestão 2016 - 2017 "Quebrando pedras e Construindo resistência"