projeto festival de música

7
úsica Festival de 19 de outubro de 2013

Upload: junior-genuca

Post on 07-Jul-2015

2.630 views

Category:

Documents


3 download

TRANSCRIPT

Page 1: Projeto festival de música

úsicaFestival de

19 de outubro de 2013

Page 2: Projeto festival de música

1

1º Festival de Música

APRESENTAÇÃO

O 1º FESTIVAL DE MÚSICA DA JUBACE deverá marcar um novo período no âmbito musical das igrejas batistas do Ceará, contribuindo para o desenvolvimento de novas estratégias entre os ministérios de louvor locais, possibilitando-lhes vislumbrar alternativas aos modelos dominantes na maioria das igrejas, e que nem sempre condizem com a realidade de cada uma delas.

Temos visto uma busca incansável (e, por vezes, irresponsável) de líderes almejando a excelência na adoração por meio de atitudes incoerentes com o comportamento e a boa disciplina de um cristão.

Devido à carência de bons músicos, somos surpreendidos com “tratamentos especiais” a integrantes de ministérios de louvor cuja conduta fere a saúde do restante do grupo, ou mesmo da igreja. São pessoas recém-convertidas assumindo lugares importantes na condução do louvor congregacional; integrantes com excelente técnica, mas sem a menor responsabilidade e respeito com a função que exercem, sendo mantidos como intocáveis no grupo.

Como se não bastassem estes modelos estereotipados, ainda temos os valores da música sacra sendo invertidos dentro das próprias igrejas, onde canções que deveriam glorificar a Deus são substituídas por canções de grandes artistas “gospel” que centralizam o homem no tema de suas letras, e que, por vezes, sequer fazem alguma referência a Deus ou aos Seus atributos. Ministérios de louvor grandes e “completos” são tidos como modelos ideais, mas temos visto pastores fazendo toda a diferença entoando canções espirituais com o simples auxílio de um violão.

Enfim, são casos e mais casos que nos fazem crer que a música cristã vive uma fase delicada. Os problemas têm se multiplicado na área musical das nossas igrejas, e têm refletido direta e negativamente em muitas delas. Precisamos trazer de volta o propósito da música como ferramenta de adoração ao Senhor; precisamos resignificar a noção de transformação de vida cantada, a partir da Palavra de Deus. Um dos grandes reformadores, Martinho Lutero, disse, a respeito da música:

“Eu não me envergonho de confessar publicamente que ao lado da teologia não existe arte a qual seja semelhante à música, pois ela sozinha, depois da teologia, pode fazer aquilo que de outra forma somente a teologia poderia alcançar, especificamente, acalmar e alegrar a alma do homem,[...]” (BUSZIN, 1958, p.7)

Cantemos a Palavra!

Page 3: Projeto festival de música

2

1º Festival de Música

OBJETIVOS

Obj. Geral

Ÿ Despertar o interesse dos ministérios de louvor locais pela criação de músicas de cunho espiritual, com base sólida na Bíblia Sagrada.

Obj. Específicos

Ÿ Promover uma noite de adoração a Deus;Ÿ Estimular a comunhão (koynonia) entre os participantes;Ÿ Demonstrar o valor de uma adoração em espírito e em verdade, indiferente à

técnica musical;Ÿ Estimular o desenvolvimento de talentos nas áreas de composição e arranjos;Ÿ Estabelecer o Festival como referência de boa música cristã no Estado do Ceará.

Page 4: Projeto festival de música

REGULAMENTO

Art. 1º - Data, Local e Organização

O 1º Festival de Música da Jubace será realizado exclusivamente no dia 19 de outubro de 2013, em local a ser definido pela organização.

§1º - O Festival será organizado pela Jubace, através da Coordenadoria de Louvor e Adoração.

Art. 2º - Inscrições

As inscrições poderão ser realizadas entre 17/07/2013 e 11/09/2013, exclusivamente, por meio do site www.jubace.com.br, sendo necessário o preenchimento completo dos dados solicitados no documento eletrônico de inscrição.

§1º - Poderão inscrever-se cantores(as) solo ou grupos musicais com número de integrantes indefinido.

§2º - Cada inscrição permitirá concorrer com 01 (uma) composição musical com letra.

§3º - As composições deverão ser inéditas e originais, tanto na parte musical, como nos versos. Entende-se por inédita a música que não tenha sido distribuída comercialmente e lançada por gravadora. E, como original, a que não contiver plágio, adaptação ou citação poética e musical de outro autor ou compositor.

§4º - Somente serão consideradas composições com a letra na Língua Portuguesa.

§5º - As letras das composições deverão ser enviadas no ato da inscrição, em duas cópias ( 01 cópia sem cifra e 01 cópia com cifra), podendo ser prorrogado o prazo da entrega em até 03 (três) dias úteis após a inscrição, a fim de serem levadas à Comissão de Seleção.

§6º - A taxa de inscrição será de R$ 20,00 (vinte reais) a ser paga no ato da inscrição via cartão de crédito ou boleto bancário. Inscrições sem cópia do recibo bancário não serão consideradas.

§7º - Não há restrições a gêneros musicais.

§8º - O material entregue não será devolvido.

3

1º Festival de Música

Page 5: Projeto festival de música

§9º - No ato da inscrição, os participantes cedem à Jubace o direito de incluir suas músicas no CD ou DVD do Festival, com edição limitada a até 100 cópias.

Art 3º - Seleção e Apresentação

Das composições inscritas, a Comissão de Seleção escolherá 15 (quinze) para o Festival.

§1º - A Comissão de Seleção será formada por pastores e membros das Igrejas Batistas filiadas à Convenção Batista Cearense, convidados pela Jubace.

§2º - A Comissão de Seleção terá caráter eliminatório, pois avaliará, sobretudo, as letras de cada composição, aprovando ou não o seu conteúdo, tomando por base a coerência com a Bíblia Sagrada. Composições que não atendam a esta exigência serão prontamente desclassificadas.

§3º - Em caso de desclassificação, o inscrito poderá solicitar a justificativa junto à organização.

§4º - As 15 composições mais bem recomendadas pela Comissão de Seleção estarão classificadas para o Festival e serão divulgadas no dia 24/09/2013, através dos canais de comunicação da Jubace (site oficial, perfil no facebook, twitter, email, etc).

§5º - A distribuição das músicas para a apresentação será determinada por sorteio, faltando 02 (dois) dias para o Festival.

§6º - As apresentações terão início às 18:00, sendo passível de punição o(a) cantor(a) ou grupo que não se fizer presente no local do Festival 30 (trinta) minutos antes do início das apresentações.

§7º - As passagens de som poderão ser feitas das 14:00 às 17:00 do dia 19/10/2013, por ordem de chegada, não podendo ultrapassar 12 minutos por cantor(a) ou grupo (dependendo da disponibilidade do local).

§8º - As apresentações deverão ser executadas respeitando o documento de inscrição no tocante à quantidade e aos nomes dos músicos participantes.

§9º - A Jubace disponibilizará a aparelhagem de som, bem como uma bateria acústica básica. Instrumentos e acessórios serão de responsabilidade dos músicos inscritos.

§10º - A ordem de apresentação das músicas não poderá ser alterada, salvo entendimento da organização do Festival.

§11º - Não será permitido o uso de disquetes ou música previamente sequenciada, nem a utilização de play-back para a apresentação das músicas.

4

1º Festival de Música

Page 6: Projeto festival de música

§12º - As músicas não poderão ultrapassar 04 (quatro) minutos e 30 (trinta) segundos de execução, não havendo limites mínimos.

Art. 4º - Júri

A Comissão Julgadora deverá ser formada, em sua maioria, por pastores, lideres ministeriais, músicos, compositores e críticos musicais convidados pela Jubace.

§1º - Das decisões da Comissão Julgadora, não caberão quaisquer recursos.

§2º - A plateia presente no Festival terá direito ao “Voto Popular” que elegerá a composição preferida do público, designando uma premiação independente à de responsabilidade da Comissão Julgadora.

§3º - A Comissão Julgadora atribuirá notas variantes de 5 (cinco) a 10 (dez) pontos a requisitos especificados na Planilha de Júri, que estará acessível a esta Comissão apenas após o início do Festival.

Art. 5º - Premiação

Serão oferecidas premiações às 02 (duas) composições mais bem avaliadas pela Comissão Julgadora, bem como à escolhida pelo Voto Popular.

§1º - O(a) cantor(a) ou grupo que alcançar o primeiro lugar, pelo júri, receberá troféu e convite para apresentar sua composição no Conjubace 2013.

§2º - O(a) cantor(a) ou grupo que alcançar o segundo lugar, pelo júri, receberá troféu.

§3º - O(a) cantor(a) ou grupo que alcançar o primeiro lugar, pelo Voto Popular, receberá troféu.

Art. 6º - Impedimentos

Na hipótese de ocorrência de força maior, ato de autoridade administrativa ou judicial, assim como tumultos, greves, luto oficial, convulsão social, alagamentos, obstrução das vias de transporte, atos da natureza, queda de energia, acidentes e outras fatalidades ou circunstâncias que impeçam a realização das apresentações, as músicas vencedoras serão escolhidas pela Comissão de Seleção, utilizando as letras e gravações enviadas na inscrição.

Art. 7º - Os casos omissos no presente regulamento serão resolvidos soberanamente pela Jubace.

5

1º Festival de Música

Page 7: Projeto festival de música

INFORMAÇÕESŸ [email protected]Ÿ (85) 8718.4949 (Genuca Jr)Ÿ (85) 9929.7419 (William Fernandes)Ÿ (85) 8847.7504 (Débora Parente)Ÿ (85) 9793.5647 (Karine Fahel)

CRONOGRAMA

ACESSEwww.jubace.com.brwww.facebook.com/jubace2013

REALIZAÇÃO

5

1º Festival de Música

5

1º Festival de Música

5

1º Festival de Música

5

1º Festival de Música

6

1º Festival de Música

INSCRIÇÕES SELEÇÃO APRESENTAÇÕES

17/07/2013 a 11/09/2013 16/09/2013 a 23/09/2013 19/10/2013

APOIO