redes tÉcnicas e cristina demantova, de- graziella ... · na construção do diálo-go entre o...

1
REDES TÉCNICAS E SERVIÇOS AMBIENTAIS Integrando qualidade ambiental e de vida nas cidades Graziella Cristina Demantova Redes Técnicas e Serviços Ambientais Graziella Cristina Demantova Propostas para melhorar a qualidade ambiental e de vida nas ci- dades através da estruturação e constituição das redes técnicas ambientais, enquanto estratégia metodológica para gestão das áreas verdes urbanas é o resultado da reflexão crítica dos três temas principais presentes neste livro: espaço urbano, susten- tabilidade urbana e redes técnicas, que foram estruturados nos capítulos do estudo apresentado. O conceito de rede técnica am- biental foi construído a partir da constatação da adoção da vi- são de espaço absoluto, estritamente físico-material, onde ape- nas a introdução de objetos técnicos é vista como indutora das mudanças desejadas, e pela necessidade de se buscar outras visões que analisassem o espaço urbano em sua complexidade, não apenas como um sistema técnico, nem como uma reserva de mercado ambiental para o sistema capitalista de produção, mas como um sistema socioambiental. A arquiteta Graziella Cristina Demantova, de- pois de discutir a parti- cipação social na gestão do território em sua dis- sertação de mestrado, busca dar continuidade ao seu trabalho. Re- des Técnicas e Serviços Ambientais: integrando qualidade ambiental e de vida nas cidades é o resultado. A singularida- de deste trabalho está na construção do diálo- go entre o ambiental e o urbano no espaço, a partir da discussão do papel das diversidades social e ambiental na formação do território. Pela discussão inicial sobre espaço absoluto e relativo, Demantova aponta os problemas urbanos. Entretan- to, ao invés de tentar resolvê-los ela busca reconhecer os sistemas que os produziram e os sistemas sobre os quais eles foram introduzidos. O espaço é reconhecido por seus sistemas ecoló- gicos, pelas funções que acontecem. Da apresentação de Emília Wanda Rutkowski GRAZIELLA CRISTINA DEMANTOVA é formada em Arquite- tura e Urbanismo, pela Puccamp (Campinas, 1999). A motivação para pesquisar novas formas de pensar as cidades conduziu à formação de mestre em Engenharia Agrícola pela Faculdade de Engenharia Agrícola - Feagri/ Unicamp (2003), dentro da linha de pes- quisa de Planejamento e Desenvolvimento Rural Sustentável. Em 2009 defende a tese de dou- torado intitulada Redes Técnicas Ambientais: diversidade e conexão entre pessoas e lugares (origem deste livro. Des- de 2004 é pesquisadora do Laboratório Fluxus (Laboratório de Redes Técnicas e Sustentabili- dade Socioambiental) em dois grupos de pesquisa: Ordenamento Territorial e Áreas de Preservação Permanente. Atualmente é pesquisadora cola- boradora do Departa- mento de Saneamento e Ambiente (DAS/FEC/ UNICAMP) onde realiza projeto de pós-doutorado para investigar as técni- cas de aprendizagem no ensino de arquitetura e assim contribuir para o processo de ensino e for- mação de futuros profis- sionais do urbano.

Upload: doancong

Post on 30-Nov-2018

220 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

REDES TÉCNICAS E SERVIÇOS AMBIENTAIS

Integrando qualidade ambiental e de vida nas cidades

Graziella Cristina Demantova

Red

es T

écni

cas

e Se

rviç

os A

mbi

enta

isG

razi

ella

Cris

tina

Dem

anto

va

Propostas para melhorar a qualidade ambiental e de vida nas ci-dades através da estruturação e constituição das redes técnicas ambientais, enquanto estratégia metodológica para gestão das áreas verdes urbanas é o resultado da reflexão crítica dos três temas principais presentes neste livro: espaço urbano, susten-tabilidade urbana e redes técnicas, que foram estruturados nos capítulos do estudo apresentado. O conceito de rede técnica am-biental foi construído a partir da constatação da adoção da vi-são de espaço absoluto, estritamente físico-material, onde ape-nas a introdução de objetos técnicos é vista como indutora das mudanças desejadas, e pela necessidade de se buscar outras visões que analisassem o espaço urbano em sua complexidade, não apenas como um sistema técnico, nem como uma reserva de mercado ambiental para o sistema capitalista de produção, mas como um sistema socioambiental.

A arquiteta Graziella Cristina Demantova, de-pois de discutir a parti-cipação social na gestão do território em sua dis-sertação de mestrado, busca dar continuidade ao seu trabalho. Re-des Técnicas e Serviços Ambientais: integrando qualidade ambiental e de vida nas cidades é o resultado. A singularida-de deste trabalho está na construção do diálo-go entre o ambiental e o urbano no espaço, a partir da discussão do papel das diversidades social e ambiental na formação do território. Pela discussão inicial sobre espaço absoluto e relativo, Demantova aponta os problemas urbanos. Entretan-to, ao invés de tentar resolvê-los ela busca reconhecer os sistemas que os produziram e os sistemas sobre os quais eles foram introduzidos. O espaço é reconhecido por seus sistemas ecoló-gicos, pelas funções que acontecem.

Da apresentação de Emília Wanda Rutkowski

Graziella Cristina Demantova é formada em Arquite-tura e Urbanismo, pela Puccamp (Campinas, 1999). A motivação para pesquisar novas formas de pensar as cidades conduziu à formação de mestre em Engenharia Agrícola pela Faculdade de Engenharia Agrícola - Feagri/ Unicamp (2003), dentro da linha de pes-quisa de Planejamento e Desenvolvimento Rural Sustentável. Em 2009 defende a tese de dou-torado intitulada Redes Técnicas Ambientais: diversidade e conexão entre pessoas e lugares (origem deste livro. Des-de 2004 é pesquisadora do Laboratório Fluxus (Laboratório de Redes Técnicas e Sustentabili-dade Socioambiental) em dois grupos de pesquisa: Ordenamento Territorial e Áreas de Preservação Permanente. Atualmente é pesquisadora cola-boradora do Departa-mento de Saneamento e Ambiente (DAS/FEC/UNICAMP) onde realiza projeto de pós-doutorado para investigar as técni-cas de aprendizagem no ensino de arquitetura e assim contribuir para o processo de ensino e for-mação de futuros profis-sionais do urbano.