revista play

32

Upload: davi-ferreira

Post on 24-Mar-2016

225 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Games, tecnologia, cinema e entretenimento em geral.

TRANSCRIPT

ÍNDICE

Entrevista com Davi Ferreira.................................8

Review: Max Payne 3...........................................10

A Queda do cavaleiro das trevas ?......................14

Guia: Intel x AMD - A Batalha dos clocks............16

Guia: Xbox 360 x Paystation3..............................20

O poder do youtube..............................................22

Google Drive: O futuro está nas nuvens..............26

Anatel: Respeito ou censura................................30

Minecraft: a ascensão indie.................................27

8

Temos aqui como participação especial o profissional de T.I. Davi Ferreira, hoje ele vai nos contar um pouco sobre sua infância, sua trajetória até aqui e suas expectativas para a industria do entretenimento. Então, vamos começar?

Conte-nos um pouco sobre sua infância.

Nasci em 29 de março de 1993, em Paraty - RJ. Uma cidade pacata, muito bonita, mas com quase nada relacionada a tecnologia, incrivel como até hoje não existem cinemas por lá, por exemplo. Vivi os 7 primeiros anos da minha vida lá, que foram muito normais por sinal, como de qualquer criança, até que meu pai, que é militar foi transferido para o Rio de Janeiro, lembro que na época odiei a idéia de ter que me mudar, mas hoje en-tendo como isso foi importante para minha formação, talvez se isso não tivesse acon-tecido eu nunca seria o profissional que sou hoje.

Como foi sua chegada no Rio de Janeiro?

Quando você me pergunta sobre isso, ape-nas uma palavra vem a minha cabeça: AS-SUSTADORA!Me mudei de um lugar pacífico e pacato para um lugar que parecia uma selva, nunca tinha visto tanta gente no mesmo lugar, me lembro até hoje no meu primeiro dia na cap-ital, me deparei com uma das franquias do McDonalds, que até então só conhecia pela televisão, foi um espanto.

Qual foi seu primeiro contato com o mundo digital?

O engraçado é que alguns que me conhe-cem acham que eu cresci mexendo em um computador, na verdade não foi bem assim. Comparado a maioria das pessoas foi até um pouco tardio, videogame eu jogava des-de meus 4 anos, agora, computador só fui ter um lá pelos 13~14 anos.

E depois disso como foi?

Não tenho nem o que dizer, simplesmente mudou minha vida, sem querer desmerecer outras coisas, mas acho que o computador e a internet hoje as maiores invenções da humanidade, me adimirei com a idéia das informações percorrerem o mundo inteiro num piscar de olhos, foi uma revolução na mídia e no entretenimento em geral.

E sua formação acadêmica?

Bem, até o ensino fundamental segui um caminho padrão como todos os outros, mas após isso decidi fazer parte do mundo tec-

nológico, me tornar parte dessa grande coisa que é a tecnologia da informação. Me matrículei em um curso técnico de in-formática em 2008 na ETERJ (Escola Técni-ca do Rio de Janeiro) e não teve erro, sabia que estava fazendo o que queria e amava.

Sobre o mercado da informática em espe-cífico, o que tem a dizer sobre o seu futuro?

O que vou dizer não é novidade pra ninguem, este mercado apesar de ser considerado an-tigo ainda tem muita lenha pra queimar, só que tem que ter paixão pelo que faz, senão vai ser só mais um desses caras que fazem por fazer e acabam desistindo ao longo do processo, muitos dizem que o mercado está saturado, mas não vejo dessa maneira, o mercado está saturado sim, mas por profis-sionais ruins os realmente bons são raros de se encontrar.

E sobre a remuneração é boa?

Não vou te enganar, não. É um mercado mui-to arriscado, porque o piso salarial é baixo e o teto não tem limites, ou seja você pode ganhar pouco ou ficar bilionário, como o Bill Gates, Mark Zuckerberg e outros. Por isso não recomendo informática para pessoas que querem dinheiro, quer dinheiro? tente engenharia, medicina, administração etc..

O que acha do mercados dos jogos eletrôni-cos?

Sensacional, hoje é o maior mercado e tam-bém é o que mais cresce, já tem tempo que o marcado de jogos passou o cinema, e jun-to a isso varios outros mercados estão cre-scendo juntos, como o youtube por exemp-lo.

E este mercado no Brasil ?

Ainda está engatinhando, mas está cre-scendo. Se o governo desse mais incentivo as produtoras nacionais de jogos o Brasil poderia ser uma potência nessa área sem dúvidas.

E a visão das empresas estrangeiras diante do Brasil?

Finalmente elas estão acordando e investin-do pesado aqui, hoje já podemos ver em-presas oferecendo planos especiais para o brasil e jogos dublados nas prateleiras da lojas, isso há um tempo atrás era o sonho de muita gente e hoje esta se tornando real-idade. Ainda não são todas, mas empresas como Blizzard, Ubisoft e Sony já investem há algum no mercado brasileiro e estão fa-turando muito com isso.

Você em uma de suas respostas citou o you-tube, o que acha sobre ele?

Uma ferramenta incrível, provavelmente o melhor serviço da google, a possibilidade da criação de canais e de ganhar dinheiro com isso fazendo uma parceria é incrivel, o youtube é o mais forte candidato a des-bancar a TV que durante anos foi o meio de comunicação principal da mídia, no youtube você tem canal de esportes, política, notí-cias, jogos, música dentre outros, você vê o que quiser, na hora que quiser, e o melhor não precisa pagar nada por isso. A empre-sa que anuncia com pequenas propagandas ganha divulgação, o youtube recebe por isso, e repassa parte desse dinheiro ao ger-ador de conteúdo que no caso é o dono do canal, que por sua vez tenta gerar um con-teúdo cada vez melhor para conseguir mais visualizações, e o espectador ve cada vez canais melhores e mais elaborados, estraté-gia de negócio incrivel, todo mundo ganha com isso.

Para finalizar, pode dar alguma dica para quem pretende entrar nesse mundo da in-formática?

O segredo é simples, tenha paixão pelo que faz e acima de tudo determinação, pode não dar certo da primeira vez que você tentar e combinado a isso muitos vão tentar te fazer desistir, se é isso que realmente quer corra atrás e principalmente, não desista nunca.

9

É Hora do Bullet Time!Max payne 3 é um jogo em terceira pes-soa desenvolvido pela rockstar games lançado em maio de 2012. O jogador as-sume o papel de seu personagem prin-cipal, max payne. Neste jogo retornará o seu elemento principal e mais mar-cante,o bullet-time, certeza que eles não iam esquecer da fórmula de sucesso clássica do game, em time que está gan-hando não se mexe, e vamos combinar, tem coisa melhor do que matar bandidos voando em camera lenta?

O jogo se passa em são paulo, isso mes-mo são paulo. A rockstar fez um ótimo trabalho ao retratar a cidade, contruções

e cenários reais enchem os olhos de quem realmente reconhece os locais, sem contar no figurino totalmente orig-inal e fala dos personagens que é ex-celente, ainda mais com a dublagem do jogo totalmente em português, dá um tom de imersão muito maior ao game. Max dessa vez foge do conturbado esta-dos unidos para fugir de suas memórias, e procura refúgio no Brasil, para man-ter uma vida mais “normal”, ele arru-ma emprego como chefe de segurança de uma rica família brasileira detentora de inúmeros negócios no país, tudo se-guia normal até que em uma festa uma gangue sequesta a esposa de seu chefe Rodrigo Branco, é aí que a ação começa.

Neste jogo temos um elemento inédito na série max payne, quase indispensável para os jogos da atualidade, o modo mul-tiplayer, que inclui mapas e modos que mudam dinamicamente dentro do jogo, com sistemas de classificação, recom-pensas e clãs. Nesse quesito o game não inovou em nada, não que o modo multi-player seja ruim, pelo contrário, ele até que é bem divertido, o problema é que se trata de mais do mesmo, não fez nada

10

que nenhum outro jogo não tenha feito.

Apesar de ser um ótimo jogo ele pode não agradar a todos, aqueles que são fãs de jogos de ação podem não simpatizar muito com este jogo, a jogabilidade é in-terrompida a todo momento para mostrar cutscenes e relembrar partes do passa-do de max, outra crítica que pesou para a rockstar foi do jogo ter perdido um pou-co de sua essência, além das intermina-veis cutscenes o jogo é muito linear, em relação a isso os jogadores esperavam algo diferente em relação ao max payne dessa geração, a rockstar declarou que não fez esse jogo como mundo aberto pois ele se assemelharia muito aos jo-gos da série grand theft auto, que tam-

bém pertence a rockstar. Até faz senti-do, mas, pensando bem, seria até legal um “GTA: São Paulo”.

11

A queda do cavaleiro das trevas?

Batman: The Dark Knight Rises é um filme dirigido por Christopher Nolan e es-crito pelo mesmo, estrelando Christian Bale no papel de Batman. É a continu-ação do emblemático filme “O cavaleiro das trevas” que é considerado pela críti-ca até então o melhor filme do batman de todos os tempos, este será o terceiro

e ultimo filme da série Batman escrito por Nolan. Este filme se passa 8 anos após o segundo filme, apesar de não ter o grande vilão coringa, vão estrear alguns personagens importantes para a série, como o vilão Bane e Selina Kyle, a mulher gato.

14

A queda do cavaleiro das trevas? Após a morte do promotor público Har-vey Dent (O duas caras) Batman as-sume a responsabilidade pelos seus crimes para proteger a reputação de Dent e é caçado pelo departamento de polícia de gotham. Oito anos de-pois batman retorna a gotham, onde ele encontra a misteriosa selina kyle tentando impedir os planos do vilão Bane de destruir a cidade.

Outro fator importante na série são seus métodos de marketing viral, Em maio de 2011, o site oficial do filme foi lançado, introduzindo uma campanha de marketing viral sem-elhante à utilizada para promover The Dark Knight. Quando o site foi aberto, um arquivo de áudio codifi-cado jogou o ruído do que tem sido descrito como cantar. Quando o arquivo de áudio foi decifrado, foi revelado o link para o Twitter ofi-cial do filme. Para cada pessoa que comentou sobre a conta no Twitter, um pixel foi retirado da página da web, revelando assim a primeira imagem oficial de Bane.

Pouco se sabe sobre este filme, creio que ele seja o mais aguardado e mais se-creto dos filmes do batman, há rumores que também seriam inseridos na trama principal um ator para ajudar o batman, ou seja, um Robin, e também Talia Al Ghul, filha de Ra’s Al Ghul o vilão do 1º filme. Já foi divulgado em alguns sites que Bane como nos HQs quebra a colu-na do Batman durante o filme o tornando um inválido, o diretor preferiu não se pro-nunciar sobre essa afirmação. A dúvida está na cabeça de todos os adoradores do homem-morcego, Nolan por sua vez revelou muito pouco sobre o filme, ele só garantiu uma coisa sobre esta sequência do filme: “O encerramento será épico, vai fechar a sequência com chave de ouro”.

15

Intel x AMD

A Batalha dos clocks

Hoje vamos falar sobre duas das empresas mais influentes do ramo da tecnologia e a rivalidade entre elas, mas, primeiro vamos falar sobre cada uma delas em separado:

A Intel Corporation é uma empresa multi-nacional que fabrica circuitos, micropro-cessadores e chipsets em geral, a sua sede fica em Santa Clara na Califórnia, foi fundada em 1968 tem faturamento médio de 43 bilhões ao ano, possui 82.500 em-pregados e Gordon Moore e Robert Noyce são os fundadores.

A AMD é uma empresa norte-americana que fabrica microprocessadores, chipsets e placas gráficas, sua sede fica em Sunny-vale também na Califórnia, foi fundada em 1969 tem faturamento médio de 6 bilhões ao ano, possui 11.000 empregados e Jerry Sanders III e Edwin J. Turney são os fun-dadores.

Como puderam perceber as duas são gi-gantes da tecnologia, mas vamos ao ponto que interessa e que todos vocês estavam esperando: Qual empresa vende os mel-hores processadores? custo-benefício? qual eu compro?

E que a briga comece!

Primeiro vamos avaliar o fator desempen-ho, as duas são empresas muito tradicio-nais no ramo de processadores a intel conseguiu deslanchar na década de 90

com o seu famoso “Pentium”, já a AMD não ficou atrás e lançou o “K5”, mas acer-tou em cheio com o seu “AMD Athlon”. Se alguns anos atrás você me perguntasse qual tinha o melhor desepenho confesso que ficaria na dúvida, porém hoje a dif-erença é bem notável, a intel com o seu core i7 praticamente destruiu a sua rival, hoje não há dúvidas de que ele é o proces-sador para desktop mais rápido do mun-do, chega a ser um exagero ter um desses processadores em casa. Já a AMD foi bem mais modesta que a Intel, mas não enten-da mal, a sua nova linha bulldozer também

16

possui niveis absurdos de tecnologia, di-ante de jogos e aplicações pesadas ela faz bonito. Mas então qual o melhor?

Não que o bulldozer seja ruim, ele é fan-tastico, só que a nova linha Core i7 da in-tel veio tão brutal que chega a ser burrice comparar os dois processadores.

E o Custo x Benefício?

Em relação ao custo benefício hoje tam-bém não tenho dúvidas, a AMD possui processadores inferiores aos da intel, só

que mesmo sendo inferiores eles rodam qualquer jogo/programa sem nenhum problema, e custam consideravelmente menos, os da Intel tem tecnologia de pon-ta, porém tem preços muito elevados, sem contar que as placas-mãe para rodar o ultimo i7 lançado são extremamente car-as, por exemplo a média de preço de uma placa mãe para um i7 com socket lga2011 esta entre 800 e 900 reais, enquanto uma boa placa para AMD custa em torno de 300 e 400 reais.

17

Então, qual comprar?

Depende muito do seu bolso e das suas necessidades, Minha recomendação é a seguinte, se você trabalha com soft-wares pesados, usa muitas coisas ao mesmo tempo, quer ter processamento de sobra e está com um dinheiro sobran-do, compre um Intel.

Se você é um usuário mais casual e não exige tanto do seu computador ou pre-tende usa-lo para jogos, compre um AMD, além de cumprir tarefas básicas com a mão nas costas, os processadores AMD mais atuais já são o suficiente para ro-dar qualquer jogo existente no mercado, por isso a AMD é muito amada e defen-dida pelos gamers, possui preços bons e

oferecem muita qualidade para os jogos, eu até poderia arriscar a dizer que hoje o verdadeiro foco dos processadores AMD são os jogos.

Conclusão:

Cada marca se adapta melhor a um pú-blico específico, ao fim desta matéria não se pergunte qual é o melhor, e sim qual o melhor para mim?

Boa compra.

18

Guia: Playstation 3 x Xbox 360

Hoje vamos trazer um guia diferente, será sobre qual o melhor videogame da atualidade, melhores preços, mel-hores jogos e etc.

Os jogadores mais nostalgicos já de-vem estar se perguntando: “Cadê o Nintendo Wii?”

Prefirimos não usar ele como com-paração por não ser o alvo dos nos-sos tópicos que vão ser levados em consideração em nossa avaliação fi-nal, o nintendo wii é um console mais casual, já o playstation e o xbox, são destinado a publicos mais adultos, os famoso gamer hardcore.

O Playstation 3 é a terceira versão do famoso console da sony, lançado em 2006 com sua midia de bluray foi um marco para era dos consoles, os seus antecessores eram lideres absolutos de mercado, nunca tiveram um ad-versário a altura.

Até a chegada do Xbox360 que fez bo-nito em seu lançamento, é a segunda versão do console da microsoft, que até então era considerado um fracas-so pelos gamers, porém o 360 chegou para mudar a sua imagem e tentar re-verter a sua situação perante a sony.

20

Em relação a gráficos a batalha é acirrada o hardware dos dois con-soles é muito parecido, e as tecno-logias também, ou seja, os gráficos são quase idênticos.

O que faz a real diferença nesses dois consoles são as exclusivi-dades, como jogos, acessórios e acordos de benefícios com algumas produtoras de jogos. Aí que a guerra fica feia, primeiro vamos analisar os exclusivos, o console da sony, por ter mais estrada possui os mel-hores, jogos como: Uncharted, God of War, Gran turismo Metal Gear Solid.

O Xbox apesar de ter menos ex-clusivos, possui alguns marcantes também como: Gears of war, Halo, Forza e Alan Wake.

Vamos agora a outro ponto impor-tante, os periféricos, o xbox por sua vez possui uma tecnologia de peso que pode desequilibrar a balança, o Kinect, só quem jogou sabe como é divertido passar uma tarde com os amigos jogando com o sensor de movimento da microsoft, é uma tec-

nologia inovadora, quando foi anun-ciada quase não acreditei que eu poderia jogar apenas usando meu corpo e mais nada.

A sony também possui uma tec-nologia interessante, o PS Move, apesar de não ser nada inovador por se parecer muito com o con-trole do Wii, ele cumpre o que pro-mete, a tecnologia funciona até bem, porém, não é muito explorada pois não possui muitos jogos com-patíveis, ao contrário do kinect, a microsoft investe pesado no lança-mento de jogos para o aclamado sensor, talvez por ser o maior difer-encial do seu console.

E então, qual é o melhor?

Depende muito, que tipo de jogador você é. Dê uma boa olhada nos ex-clusivos, que apesar de o Playsta-tion 3 ter mais, há quem prefira os do Xbox, em relação ao controle a conversa entra no mesmo mérito, há quem prefira sentar numa cadei-ra, pegar um controle e esquecer da vida, outros preferem botar uma música e aumentar o som, e dançar com um amigo no kinect. A questão é que tipo de gamer você é?

21

O poder do youtube

O youtube é um site criado em 2005 que foi comprado pela google em 2006, apesar de muitos acharem que é só mais um site de armazenamento de videos o youtube está se revelando uma das maiores invenções da internet, é um dos 10 sites mais acessados do mundo e per-mite que as pessoas postem não apenas videos, mas o trabalho de suas vidas.

Vou explicar porque toda esse minha admiração pelo youtube. Nos dias atu-ais ele deixou de ser simplesmente um site de armazenamento de videos, ele esta simplesmente prestes a desbancar o maior veículo de comunicação atual, a televisão. Isso mesmo, o youtube é como se fosse uma televisão de milhares de canais, ou seja, a TV do futuro.

Outro ponto muito importante sobre o youtube é a brilhante forma de negócio que a google fez sobre ele, a empresa que anuncia com pequenas propagan-das ganha divulgação, o youtube recebe por isso, e repassa parte desse dinheiro ao gerador de conteúdo que no caso é o dono do canal, que por sua vez tenta gerar um conteúdo cada vez melhor para conseguir mais visualizações, e o es-pectador vê cada vez canais melhores e mais elaborados, estratégia de negócio incrivel, todo mundo ganha com isso.

22

Há uns 2 anos atrás uma nova era começou no youtube, a era dos videologs, ou vlogs se preferir . Como o nome sugere vlog é uma espécie de diário em video, sim-plesmente uma pessoa pega a câmera, inicia a gravação e diz sua opinião sobre algo do cotidi -ano.

Alguns blogers f icaram muito fa-mosos na internet, como o pc-siqueira do canal maspoxavida, Felipe Neto do canal nãofazsen-tido e Cauê Moura do canal de-scealetra.

23

Hoje estamos vivendo no Brasil uma nova era do youtube, junto com a as-censão da industria de jogos os canais relacionados a eles cresceram mui-to, inclusive até alguns vlogers vieram também abrir um canal de jogos para aproveitar a tendência.

Essa era começou lá no início de 2011, alguns youtubers brasileiros se inspir-aram em outros youtubers americanos para trazer essa nova tendência ao Bra-sil, no começo eles faziam apenas por paixão ao jogos, pois, não podiam fazer parceria com o youtube porque eles não tinham os direitos autorais dos jogos que eles apresentavam em seus canais.

Assim uma grande network de entreteni-mento viu o crescimento dos canais bra-sileiros de jogos e resolveu investir aqui, ela acertou em cheio e hoje os canais de jogos são representantes da maior comunidade do youtube, os gamers.

Com a chegada dessa network ao brasil, os youtubers associados a ela puderam começar a lucrar com seus videos, e aí começou a profissionalização do youtu-ber, hoje vemos alguns canais de jogos que com apenas 1 ano já são absurda-mente grandes, como o Monark do ca-nal randonsplays 354 mil incritos e 68 milhões de exibições em seu canal, ele atualmente é o maior youtuber gamer do Brasil.

Temos também aqui no Brasil outros ca-nais notáveis, como o Eduardo Benvenu-ti com seu canal BrksEdu, Leon com seu canal coisadenerd, Eduardo Faria com seu canal venonextreme, entre outros canais.

Independente de seu gosto aposto que algum canal no youtube vai lhe agradar, chega da programação imposta pela tv, porque no youtube quem manda é você.

24

O futuro está nas nuvensSe eu te dissesse que você pode guardar arquivos em uma pasta e acessa-los em tempo real de qualquer lugar tanto no pc como em dispositivos móveis? Sim você pode!

Esta nova ferramenta do google é real-mente fantástico, hoje me pergunto como conseguir viver tanto tempo sem o google drive, na primeira impressão você pensa que ele é só um serviço de arma-zenamento em nuvem que dá ao usuário 5GB de espaço, o que já é muito com-parado com o seu principal concorrente o Dropbox, que oferece 2GB, mas, mes-mo assim não parece ser nada de inova-dor.

É ai que você se engana, a partir do mo-mento que você passa a usar, percebe que é um serviço diferenciado diferente daqueles armazenamentos que você já está acostumado. Principalmente pelo fato do Google Drive e Google Docs te-rem sido unificados, isso abre infinitas possibilidades, agora com o google drive você pode criar documentos, planilhas, apresentações, formulários entre outras funções. Uma ótima alternativa pra quem não tem o office em seu pc, lembrando que o google drive é totalmente gratuito.

E as surpresas continuam, o google drive é perfeito para ser usado no trabalho, e supre majestosamente os erros do seu concorrente Microsoft Office. Primeiro pelo fato dos arquivos serem bem mais leves, e o que mais me surpreender nes-sa ferramenta é que diferentes pessoas podem visualizar e editar um documen-to ao mesmo tempo, outra grande falha dos programas do pacote office, isso au-menta muito o rendimento de trabalho nas empresas, sendo que várias pessoas podem trabalhar juntas mas de qualquer parte do mundo no mesmo documento.

O google drive também possui um apli-cativo que roda no pc que sincroniza tudo da web para o hd e vice-versa. As-sim mesmo se você estiver sem internet pode ter acesso aos seus arquivos sem problemas. Eu diria que o único defeito do google drive é o fato do aplicativo para pc ser um pouco instável e possuir poucas opções de configuração, como limitar o upload de arquivos por exemplo.

Pensando bem nem fiquei tão espanta-do com as maravilhas do Google Docs, depois de ter conhecido serviços como o próprio site de buscas google, youtube e gmail, não me surpreendo mais com nada. Começo a me intrigar pensando o contrário, o que eles não são capazes de fazer, afinal, é da google que estamos fa-lando.

26

Minecraft: A ascensão indie

É até complicado explicar como surgiu esse sucesso chamado minecraft, do dia para noite este maravilhoso game pas-sou de desconhecido para o maior jogo índie da década, e provavelmente de to-dos os tempos, no começo confesso que não me rendi ao sucesso de minecraft, achei que era uma coisa passageira, me enganei.

O mais curioso é que característica que mais afasta os novatos no jogo é que mais os jogadores assíduos de minecraft gos-tam, o seu gráfico, apesar de ser um óti-mo jogo a primeira vista o minecraft não impressiona, quem não está acostuma-do vê os gráficos do jogo e torce o nariz, o foco do jogo mesmo é a jogabilidade, você começa a jogar e 30 minutos depois nem repara mais nós gráficos quadrados, e começa a entender como a mecânica do jogo em blocos é impressionante.

27

Temos que agradecer também ao Markus Alexej Persson, mais conhecido no mun-do de minecraft como “Notch”, ele é um programador sueco, melhor dizendo, é o cara que idealizou o mundo de minecraft e o fundador da empresa Mojang que é a desenvolvedora do jogo.

Este cara simplesmente deu um tapa na cara das grandes desenvolvedoras, que focam apenas em gráficos e não pens-am na diversão ao jogar ao jogo, todo anos vemos jogos saindo uns iguais aos outros, parece que o mercado não se renova.

Notch nadou contra a corrente e criou o jogo mais criativo de todos os tempos, por isso esse jogo é tão viciantes, você não se sente preso a nada, simples-mente entra no jogo coleta materiais, forja seus equipamentos, contrói seu abrigo e parte para aventura, é basica-mente a união da simplicidade com a criatividade.

Esse fenômeno chamado minecraft não para de crescer, lembrando que ele é considerado um jogo caro comparado aos outros jogos indie, custa 27 dólares ou 55 reais no nosso caso, pensa que isso freou as vendas de minecraft mui-to pelo contrário, hoje o game já tem 3 anos desde seu lançamento e a mojang ganha em média 350 mil dólares por dia, é uma unidade do jogo a cada 3 segun-dos, considerando que o estúdio da mo-jang não tem nem 10 pessoas você já pode imaginar como eles estão ricos. No total já foram vendidas quase 7 mil-hões de cópias do jogo somente para PC e 4 milhões para xbox 360, muita gente nega que minecraft seja um fenômeno, se este jogo não é, o que seria?

28

Respeito ou Censura?A Anatel proibiu algumas operadoras de venderem mais linhas aos consumi-dores, quem se beneficia com isso?

Nesta quarta feira (18) a Anatel tomou uma decisão que afetará todo o comér-cio de telecomunicações brasileiro.

As operadoras de telefonia Claro, Tim e Oi estão proibidas de vender novas linhas em alguns estados a partir do de segunda feira (23), a operadora que não respeitar a proibição vai pagar 200 mil de multa por dia, 3 fatores foram consid-erados para essa avaliação: o número de chamadas que a operadora completa, em quantas a linha cai, e a quantidade de reclamações não resolvidas dos con-sumidores. Confira abaixo se a sua op-eradora está proibida de vender novas linhas em seu estado:

Claro: Santa Catarina, Sergipe e São Paulo

Oi: Amazonas, Amapá, Mato Grosso do Sul, Roraima e Rio Grande do Sul

Tim: Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Distri-to Federal, Espírito Santo, Goiás, Mara-nhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia e Tocantins.

30

A empresa de telefonia móvel tim foi a que mais cresceu no Brasil nos últi-mos 2 anos, talvez os dados apresenta-dos acima sejam reflexo desse grande crescimento sem preparação e investi-mento. Agora as empresas de telefonia terão que correr atrás para se manter no Brasil e continuar vendendo linhas, a anatel deu um prazo de 30 dias a to-das as 3 operadoras para apresentar um relatório com dados mais satisfatórios, caso contrário proibição será mantida.

A partir de agora vou mostrar o outro lado da história, não que eu esteja do lado das operadoras e muito menos da anatel, só acho que a decisão tomada pela anatel foi radical demais e que as operadoras não são tão vilãs quanto parecem.

Assim que li pela primeira vez esse anún-cio da antel, fui a favor, pensei que a par-tir de agora as operadoras iriam tratar o consumidor com respeito e oferecer um serviço de qualidade, depois refletindo percebi que isso quebrava as leis de livre comércio, não se esqueça que estamos no brasil e isso é um grande ciclo vicio-so de fatos para ludibriar a sociedade, a anatel com suas duras regras está con-gelando o mercado e tirando o direito de livre escolha do consumidor, estão nos tratando como idiotas e dizendo que não sabemos escolher nossos serviços, se eu não estiver satisfeito com a minha operadora eu ligo e cancelo, simples as-

sim, a anatel não precisa me mostrar que tipo de serviço devo utilizar, princi-palmente com este tipo de censura que atrapalha a todos.

As operadoras por sua vez ficam de mão atadas, pois tem que melhorar o serviço em uma país cheio de burocracia e re-gras sem sentido, para ter uma idéia, uma operadora demora cerca de 3 anos para regularizar uma nova antena trans-missora, como a anatel quer que as op-eradoras consigam melhorar o serviço com regras como essa?

O governo tinha que abrir mão de todo tipo de burocracia e deixar a lei da ofer-ta e da procura agir por si só, por cau-sa desse tipo de burocracia brasileira aonde temos apenas 4 operadoras no país o comércio não flui como deveria, pra se ter ideia de como o Brasil está atrasado em relação ao mercado de telecomuniações, ele é um dos únicos países que ainda não regularizou as op-eradoras virtuais, vou ser sincero, no desfecho deste caso não sei quem vai ganhar, só tenho certeza de uma coisa, não será o consumidor.

31

PLAY

NA PRÓXIMA EDIÇÃO...