similia similibus curantur 1796

44
Similia Similibus Curantur Similia Similibus Curantur 1796 1796 (...) escolha para cada caso mórbido um (...) escolha para cada caso mórbido um medicamento que possa medicamento que possa produzir produzir por si por si mesmo mesmo uma uma afecção semelhante afecção semelhante àquela que àquela que ele deve combater, a fim de obter uma ele deve combater, a fim de obter uma cura suave, rápida, certa, duradoura!” cura suave, rápida, certa, duradoura!” Homeopatia Homeopatia Samuel Hahnemann (1755 – 1843) Samuel Hahnemann (1755 – 1843)

Upload: vartan

Post on 29-Jan-2016

72 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Homeopatia. Samuel Hahnemann (1755 – 1843). Similia Similibus Curantur 1796 “(...) escolha para cada caso mórbido um medicamento que possa produzir por si mesmo uma afecção semelhante àquela que ele deve combater, a fim de obter uma cura suave, rápida, certa, duradoura!”. - PowerPoint PPT Presentation

TRANSCRIPT

Page 1: Similia  Similibus Curantur 1796

Similia Similibus CuranturSimilia Similibus Curantur 17961796

““(...) escolha para cada caso mórbido um medicamento (...) escolha para cada caso mórbido um medicamento que possa que possa produzirproduzir por si mesmopor si mesmo uma uma afecção afecção

semelhantesemelhante àquela que ele deve combater, a fim de àquela que ele deve combater, a fim de obter uma cura suave, rápida, certa, duradoura!”obter uma cura suave, rápida, certa, duradoura!”

HomeopatiaHomeopatia

Samuel Hahnemann (1755 – 1843)Samuel Hahnemann (1755 – 1843)

Page 2: Similia  Similibus Curantur 1796
Page 3: Similia  Similibus Curantur 1796
Page 4: Similia  Similibus Curantur 1796

Corpus hippocraticumCorpus hippocraticum

“ “ A maior parte (das enfermidades) A maior parte (das enfermidades) são curadas são curadas pelo mesmopelo mesmo que a que a produzproduz (...)” (...)”

Page 5: Similia  Similibus Curantur 1796

““Jamais se fez tanto pela Jamais se fez tanto pela arte de curararte de curar quanto na época de Hipócrates. Este quanto na época de Hipócrates. Este observador escrupulosoobservador escrupuloso investigou a investigou a natureza dentro da própria natureza.natureza dentro da própria natureza.(...) Nenhum médico depois dele o (...) Nenhum médico depois dele o

ultrapassou no talento e na ultrapassou no talento e na observação observação purapura.”.”

Samuel HahnemannSamuel Hahnemann

Page 6: Similia  Similibus Curantur 1796
Page 7: Similia  Similibus Curantur 1796

FundamentosFundamentos da da HomeopatiaHomeopatia

Page 8: Similia  Similibus Curantur 1796

Vitalismo Vitalismo 

Organon, Parágrafo 11Organon, Parágrafo 11

““No estado de saúde do indivíduo reina, de modo No estado de saúde do indivíduo reina, de modo absoluto, a absoluto, a força vital de tipo não materialforça vital de tipo não material (...) (...) mantendo todas as suas partes em mantendo todas as suas partes em processo vital processo vital admiravelmente harmônico nas suas sensações admiravelmente harmônico nas suas sensações e funçõese funções (...)” (...)”

Page 9: Similia  Similibus Curantur 1796

Totalidade sintomáticaTotalidade sintomática

Parágrafo 6“O observador imparcial, (...) não percebe, em cada caso individual de doença, senão alterações do corpo e da alma, reconhecíveis exteriormente através dos sentidos, (…) desvios das anteriores condições de saúde do doente atual, que ele próprio sente, que as pessoas que o rodeiam percebem e que o médico nele observa. Todos estes sinais perceptíveis representam a doença em toda a sua extensão, isto é, eles formam, juntos, o verdadeiro e único quadro concebível da doença*.” 

Page 10: Similia  Similibus Curantur 1796

PsiquismoPsiquismo

  Parágrafo 210Parágrafo 210““(...) em todos os casos de doença, que devem (...) em todos os casos de doença, que devem ser curados, ser curados, o estado psíquicoo estado psíquico deve concorrer deve concorrer como como um dos mais notáveis no conjunto um dos mais notáveis no conjunto característicocaracterístico dos sintomas se quisermos traçar dos sintomas se quisermos traçar um quadro fidedigno da doença, a fim de, a partir um quadro fidedigno da doença, a fim de, a partir daí, poder tratá-la homeopaticamente com êxito. daí, poder tratá-la homeopaticamente com êxito. Parágrafo 211Parágrafo 211““(...) o (...) o estado psíquicoestado psíquico do doente, muitas vezes e do doente, muitas vezes e principalmente, principalmente, determinadetermina a escolha do a escolha do medicamento homeopático(...)”medicamento homeopático(...)”

Page 11: Similia  Similibus Curantur 1796

EnfermidadeEnfermidade

  “ “ as doenças não podem,(...) deixar de constituir as doenças não podem,(...) deixar de constituir desarranjos dinâmicosdesarranjos dinâmicos (não materiais) de nossa (não materiais) de nossa vida de tipo não material nas sensações e vida de tipo não material nas sensações e funções, isto é, funções, isto é, desarranjos imateriaisdesarranjos imateriais de nosso de nosso estado de saúde.”estado de saúde.”

Page 12: Similia  Similibus Curantur 1796

Anamnese HomeopáticaAnamnese Homeopática

  Exame Exame individualizadorindividualizador de um caso de de um caso de doençadoença

ImparcialidadeImparcialidade Sentidos perfeitosSentidos perfeitos Atenção na observaçãoAtenção na observação Fidelidade ao traçar o quadro de Fidelidade ao traçar o quadro de doençadoença

Page 13: Similia  Similibus Curantur 1796

Cura - Meios de CuraCura - Meios de Cura

Uma enfermidadeUma enfermidade – dinâmica, um – dinâmica, um desequilíbrio da força vital.desequilíbrio da força vital.Um medicamentoUm medicamento – suscita sintomas – suscita sintomas semelhantes aos observados no paciente.semelhantes aos observados no paciente.Uma doseUma dose – ou a menor dose suficiente, a – ou a menor dose suficiente, a dose mínima.dose mínima.CuraCura – restabelecimento da saúde através – restabelecimento da saúde através da reação da força vital; observações da reação da força vital; observações prognósticas.prognósticas.

Page 14: Similia  Similibus Curantur 1796

Conservação de SaúdeConservação de Saúde  O fundo ou essência fundamental deste O fundo ou essência fundamental deste princípio vital espiritual, conferido a nós homens princípio vital espiritual, conferido a nós homens pelo Criador infinitamente misericordioso, é pelo Criador infinitamente misericordioso, é incrivelmente grande, se nós médicos, incrivelmente grande, se nós médicos, entendermos de que modo entendermos de que modo manter sua manter sua integridadeintegridade nos períodos de saúde, nos períodos de saúde, encaminhando os homens para um modo de encaminhando os homens para um modo de vida saudável, e de que modo vida saudável, e de que modo invoca-loinvoca-lo e e intensifica-lointensifica-lo na doença, através de um na doença, através de um tratamento puramente homeopático. tratamento puramente homeopático.

Page 15: Similia  Similibus Curantur 1796

AplicaçõesAplicações dada

HomeopatiaHomeopatia.

Page 16: Similia  Similibus Curantur 1796

A HOMEOPATIA tem apoiado A HOMEOPATIA tem apoiado inúmeras demandas do PSF: inúmeras demandas do PSF:

Pacientes com contraindicação para “tratamentos Pacientes com contraindicação para “tratamentos tradicionais” (terapia de reposição hormonal, tradicionais” (terapia de reposição hormonal, intolerâncias medicamentosas).intolerâncias medicamentosas). Pacientes que não obtiveram melhora com outras Pacientes que não obtiveram melhora com outras abordagens terapêuticas.abordagens terapêuticas.

Pacientes que preferem estas racionalidades.Pacientes que preferem estas racionalidades.

Page 17: Similia  Similibus Curantur 1796

Pacientes com transtornos psíquicos moderados Pacientes com transtornos psíquicos moderados (a ESF a indica para evitar psicotrópicos ou retirá-los).(a ESF a indica para evitar psicotrópicos ou retirá-los).

Pacientes com transtornos relacionados à convivência Pacientes com transtornos relacionados à convivência familiar (ACS identifica).familiar (ACS identifica).

Pacientes com transtornos considerados Pacientes com transtornos considerados psicosomáticos.psicosomáticos.

Doenças epidêmicas -> DENGUE.Doenças epidêmicas -> DENGUE.

Page 18: Similia  Similibus Curantur 1796

Giovano Iannotti

Da Convergência de Princípios e Objetivos entre a Homeopatia e o Sistema Único de Saúde do Brasil, 2005. Instituto Mineiro de Homeopatia, IMH, Brasil. Orientadora: Cláudia Prass Santos.

De la Influencia de la Especialidad del Médico de Atención Primaria en la Resolución de Problemas de Salud en las Unidades Básicas de Salud de Belo Horizonte, Brasil, Universidad Nacional de Córdoba - CONEAU Categoria A, UNC, Argentina.Orientador: Luis Santos Spitale .

Page 19: Similia  Similibus Curantur 1796

A Homeopatia unifica, simplifica o cuidado, é A Homeopatia unifica, simplifica o cuidado, é

econômica, tem econômica, tem resolubilidaderesolubilidade com poucos exames e com poucos exames e

demanda poucos especialistas, além de humanizar o demanda poucos especialistas, além de humanizar o

contato do médico com o paciente. contato do médico com o paciente.

Penso que Hahnemann se alegraria em ver o PSF Penso que Hahnemann se alegraria em ver o PSF

como uma terra lavrada onde a semente da Homeopatia como uma terra lavrada onde a semente da Homeopatia

pode ser lançada e se atualizar em árvores frondosas pode ser lançada e se atualizar em árvores frondosas

com frutos promissores.com frutos promissores.

Page 20: Similia  Similibus Curantur 1796

PNPIC Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares Portaria 971 - 2006 - ATITUDE DE AMPLIAÇÃO DE ACESSO

Diretriz Homeopatia 1Incorporação da Homeopatia nos diferentes níveis decomplexidade do Sistema, com ênfase na atenção básica, pormeio de ações de prevenção de doenças e de promoção erecuperação da saúde.

Para tanto, as medidas a serem adotadas buscarão:• Priorizar mecanismos que garantam a inserção da atençãohomeopática dentro da lógica de apoio, participação e coresponsabilização com as ESF.

Page 21: Similia  Similibus Curantur 1796

• No caso da unidade da Saúde da Família (SF) possuir um profissional homeopata como Médico da Saúde da Família, a ele deve ser oportunizada a prática da Homeopatia, sem prejuízo das atribuições pertinentes ao profissional da estratégia saúde da família.

Page 22: Similia  Similibus Curantur 1796

Orientações sobre Orientações sobre FormaçãoFormação em Homeopatiaem Homeopatia

Page 23: Similia  Similibus Curantur 1796

ASSOCIAÇÃO MÉDICA ASSOCIAÇÃO MÉDICA HOMEOPÁTICA BRASILEIRAHOMEOPÁTICA BRASILEIRAwww.amhb.org.br

ESCOLAS FORMADORAS

Instituto Homeopático Alfredo Soares Da Cunha - Bahia

Instituto De Saude Integral – ISI – DF

Associação Médica Homeopática do Mato Grosso Do Sul

Instituto Mineiro De Homeopatia – IMHAssociação Médica Homeopática de Minas Gerais

Page 24: Similia  Similibus Curantur 1796

ParanáCentro de Especialização em Homeopatia de LondrinaCentro Paranaense para o Progresso da Ciência (C.P.P.C.) -Escola Homeopática de Curitiba

Associação Homeopática de Pernambuco

Rio de JaneiroFederação Brasileira de Homeopatia (FBH)Sociedade de Homeopatia do Estado do Rio de Janeiro – SOHERJInstituto de Homeopatia James Tyler Kent – IHJTKInstituto Hahnemanniano do Brasil (IHB) - Fundado Em 1859.

Rio Grande Do SulSociedade Gaúcha De Homeopatia - SGH

FUNDAÇÃO CEGEPH.

Santa Catarina

Fundação Homeopática Benoit Mure – Fhbm

.

São Paulo

Centro De Estudos Avançados Em Homeopatia- CesahoINSTITUTO HOMEOPÁTICO FRANÇOIS LAMASSON – IHFL Ribeirão Preto/SP

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE RECICLAGEM E ASSISTÊNCIA EM HOMEOPATIA – ABRAH

Faculdade De Ciências Da Saúde De São Paulo – (Facis-ibehe)

Instituto Samuel Hahnemann – Ihs

Associação Paulista De Homeopatia - Aph

Grupo De Estudos De Estudos Homeopáticos De São Paulo Benoit Mure– Instituto Hahnemaniano George Galvão - Ihgg.

Page 25: Similia  Similibus Curantur 1796

Rio Grande do Sul- Sociedade Gaúcha de Homeopatia - SGH - FUNDAÇÃO CEGEPH.

Santa Catarina- Fundação Homeopática Benoit Mure – FHBM

São Paulo- Centro de Estudos Avançados em Homeopatia- Cesaho - INSTITUTO HOMEOPÁTICO FRANÇOIS LAMASSON – IHFL Ribeirão Preto/SP- ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE RECICLAGEM E ASSISTÊNCIA EM HOMEOPATIA – ABRAH

Page 26: Similia  Similibus Curantur 1796

São Paulo

- Faculdade de Ciências da Saúde de São Paulo – (FACIS - IBEHE)

- Instituto Samuel Hahnemann – ISH

- Associação Paulista de Homeopatia - APH

- Grupo de Estudos Homeopáticos de São Paulo Benoit Mure

- Instituto Hahnemaniano George Galvão - IHGG

Page 27: Similia  Similibus Curantur 1796

Evidências científicas

Page 28: Similia  Similibus Curantur 1796

Evidências científicas da episteme homeopática Evidências científicas da episteme homeopática Marcus Zulian TeixeiraMarcus Zulian Teixeira

Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP);

A homeopatia fundamenta-se em princípios e conhecimentos A homeopatia fundamenta-se em princípios e conhecimentos distintos do modelo biomédico convencional, dificultando sua distintos do modelo biomédico convencional, dificultando sua compreensão e aceitação pela racionalidade científica compreensão e aceitação pela racionalidade científica contemporânea. contemporânea.

Para que se consiga legitimar a homeopatia perante a Para que se consiga legitimar a homeopatia perante a episteme moderna, torna-se fundamental a produção de episteme moderna, torna-se fundamental a produção de pesquisas que confirmem esses princípios homeopáticos: pesquisas que confirmem esses princípios homeopáticos: princípio da similitude, princípio da similitude, experimentação no indivíduo sadioexperimentação no indivíduo sadio, , medicamento dinamizado e medicamento individualizadomedicamento dinamizado e medicamento individualizado. .

Page 29: Similia  Similibus Curantur 1796

Painel Científico da Homeopatia

Homeopatia Baseada em Evidências - 2011

Dr. Michel Van WassenhovenSecretário de Pesquisa da Liga Medicorum Homeopathica Internationales (LMHI)European Committee for Homeopathy (ECH)

Tradução: Dra. Amarilys de Toledo Cesar

Page 30: Similia  Similibus Curantur 1796

Painel Científico da Homeopatia

Homeopatia Baseada em Evidências

•Os medicamentos homeopáticos têm indicações muito precisas.•Sua ação é provada por pesquisas e testes clínicos validados.•A pesquisa homeopática tem apenas um pequeno apoio internacional.•A homeopatia anseia por validação e apoio a pesquisas.

Page 31: Similia  Similibus Curantur 1796

Painel Científico da Homeopatia

Estrutura da prática: Bélgica como exemplo

•Mais de 22% médicos de família prescrevem medicamentos homeopáticos. Destes, 3% os prescrevem como primeira escolha.•87% dos médicos homeopatas da União Profissional Nacional Homeopática da Bélgica são médicos generalistas.•Há também amplo uso de Homeopatia por veterinários e dentistas. •Farmacêuticos a procuram cada vez mais.

Page 32: Similia  Similibus Curantur 1796

Painel Científico da Homeopatia

Estrutura da prática: Bélgica como exemplo

PESQUISA COM MAIS DE 6000 PESSOAS

•45% usa homeopatia.•17% para doenças graves e crônicas.•17% para doenças específicas como condições alérgicas.• 7% devido à ineficácia dos tratamentos convencionais• 3% por intolerância a algumas drogas convencionais

Page 33: Similia  Similibus Curantur 1796

Painel Científico da Homeopatia

Estrutura da prática: Bélgica como exemplo

PESQUISA COM MAIS DE 6000 PESSOAS

•De crianças a pessoas com mais de 75 anos.

•O grupo acima de 55 anos é considerado como o mais caro no orçamento do Serviço Nacional de Saúde (estudos ECHO com nível IIIa de Evidência)

Page 34: Similia  Similibus Curantur 1796

Painel Científico da Homeopatia

Meta análise – Revisão Sistemática

•Kleijen & al. 1991 British Medical Journal – 105 estudos “Há um argumento legal para posterior avaliação da Homeopatia.” 77% dos estudos mostraram resultados positivos para a Homeopatia (ressalva da qualidade).

Page 35: Similia  Similibus Curantur 1796

Painel Científico da Homeopatia

Meta análise – Revisão Sistemática

•Boissel & al. 1996 Report for the European Commission - 15 estudos “É evidente que a Homeopatia é mais eficiente do que o placebo”. Justifica-se pesquisa posterior.

Page 36: Similia  Similibus Curantur 1796

Painel Científico da Homeopatia

Meta análise – Revisão Sistemática

Linde & al. 1997 The Lancet. 89 estudos.

•A taxa e probabilidade combinada foi de 2,45 (95% IC) em favor da Homeopatia. •Não é possível que os efeitos clínicos da Homeopatia sejam completamente devidos ao placebo.

Page 37: Similia  Similibus Curantur 1796

Painel Científico da Homeopatia

Meta análise – Revisão Sistemática

Shang & al. 2005 The Lancet. 110 ensaios, mas a conclusão final é embasada em uma selelção de 8 ensaios.

Conclusão final para 8 ensaios heterogêneos: evidência fraca para um efeito específico dos medicamentos homeopáticos, mas evidência forte para efeitos específicos de intervenções convencionais.

Não foram apresentados os dados sobre os ensaios conclusivos. Conclusões embasadas em 8 estudos para 8 indicações diferentes.

Page 38: Similia  Similibus Curantur 1796

Painel Científico da Homeopatia

Nível I de Evidência – diarréia infantil e rinite alérgica sazonal.

Nível IIa de Evidência – asma, fibrosite, gripe, dores musculares, otite média, várias sensações de dor, efeitos colaterais de radioterapia, tensão, infecções e ouvido, nariz e garganta.

Nível IIb de Evidência – ansiedade, hiperatividade, cólon irritável, enxaqueca, osteoartrite do joelho, síndrome pré-menstrual, aftas e outras.

Page 39: Similia  Similibus Curantur 1796

Painel Científico da Homeopatia

Um tema retundante: EM DILUIÇÕES ALTAS E ULTRA ALTAS NÃO HÁ MAIS TRAÇOS DE QUALQUER SUBSTÂNCIA QUÍMICA ORIGINAL.

•As soluções homeopáticas não seriam nada além do solvente em si.•Vários séculos de observações clínicas cuidadosas demonstram a evidência de ações terapêuticas e distintas personalidades destas soluções. Propriedades que não podem ser encontradas em meros solventes.

Page 40: Similia  Similibus Curantur 1796

Painel Científico da Homeopatia

Um tema retundante: EM DILUIÇÕES ALTAS E ULTRA ALTAS NÃO HÁ MAIS TRAÇOS DE QUALQUER SUBSTÂNCIA QUÍMICA ORIGINAL.

•De maneira óbvia, este problema tornou-se um desafio definitivo para todos os pesquisadores em física, química e ciências dos materiais. Desvendar a “informação homeopática”.

•RMNuclear; outra RM; espectrometria; captura eletrofotônica dinâmica; medidas calorimétricas e elétricas, termoluminescencia.

Page 41: Similia  Similibus Curantur 1796

Painel Científico da Homeopatia

HOMEOPATIA E DOENÇAS EPIDÊMICAS

Ainda que sua eficácia tenha sido demonstrada no tratamento de indivíduos com doenças agudas ou crônicas, uma revisão histórica mostra que as maiores habilidades da Homeopatia parecem ser demonstradas no tratamento das doenças epidêmicas. Há exemplos impressionantes das amplas aplicações da Homeopatia nos séculos XIX e XX.maneira óbvia, este problema tornou-se um desafio definitivo para todos os pesquisadores em física, química e ciências dos materiais. Desvendar a “informação homeopática”..

Page 42: Similia  Similibus Curantur 1796

Painel Científico da Homeopatia

HOMEOPATIA E DOENÇAS EPIDÊMICAS“Os resultados curativos do gênio epidêmico foram tão positivos durante a epidemia nas décadas seguintes, nas quais eles não só curaram a maioria daqueles afetados nos quais nada mais funcionava, mas também obtiveram aclamação internacional para a Homeopatia, a medicina nova, racional. Há algo intrinsicamente poderoso sobre o sucesso da Homeopatia na cura de grandes populações que é inegavelmente atrativo para qualquer um que tenha o poder de observação, e é através destas curas rápidas nas epidemias que Hahnemann foi capaz de rápida e largamente, divulgar a palavra: Homeopatia.” Greg Bedayn

Page 43: Similia  Similibus Curantur 1796

Painel Científico da Homeopatia

HOMEOPATIA E DOENÇAS EPIDÊMICAS“ A Homeopatia tornou-se muito popular na América do Norte durante seus primeiros anos devido ao incrível sucesso obtido por sua “velha guarda” durante as epidemias de difteria, escarlatina, cólera, malária, febre amarela.” (From its Roots Upwards, Interview with André Saine, N.D. D.H.A.N.P Vienna January 1994).

Page 44: Similia  Similibus Curantur 1796

Painel Científico da Homeopatia

HOMEOPATIA E DOENÇAS EPIDÊMICAS“Talvez o uso mais recente da Homeopatia em uma grande epidemia tenha sido durante a pandemia de Influenza de 1918. O Journal of the American Institute for Homeopatia, de maio de 1921, em longo artigo, relatou que em 24.000 casos de gripe espanhola tratados alopaticamente, houve uma proporção de mortalidade de 28,2%.Em 26.000 casos tratados homeopaticamente, esta proporção foi de 1,05%. (...)” Winston, 2006