surginews 39 portugues

16
surgi news Aesthetic Medecine & Cosmetic Surgery News Janeiro - Abril 2010 Número 39 Edita: VeinViewer 2 Esthélis O Esthélis tem um comporta- mento na derme “Nature Like”, pela sua plena integração no tecido, incluindo nas áreas mais superficiais da derme, conseguindo um efeito estético de grande naturalidade. Liposonix ® é o sistema de tra- tamento de redução de tecido gordo, e remodelação corporal, não invasivo, baseado na tecno- logia de Ultrassons Focalizados de Alta Intensidade, protago- nista da Jornada Intensiva de Remodelação Corporal, organi- zada recentemente pela Medi- form, em Barcelona. 9 Liposonix ® VeinViewer é um novo dispositivo médico, não invasivo, dese- nhado para projectar sobre a superfície da pele, as estruturas vasculares subcutâne- as, facilitando o seu acesso. 12 SUMARIO ® Ácido Hialurónico Complexo Rejuvenescedor + Distribução exclusiva para médicos

Upload: mediform-group

Post on 22-Mar-2016

228 views

Category:

Documents


7 download

DESCRIPTION

Revista de distribuçao exclusiva para médicos.

TRANSCRIPT

Page 1: SURGINEWS 39 PORTUGUES

surgi newsA e s t h e t i c M e d e c i n e & C o s m e t i c S u r g e r y N e w s

Janeiro - Abril 2010

Número 39

Edita:

VeinViewer 2 Esthélis

O Esthélis tem um comporta-mento na derme “Nature Like”, pela sua plena integração no tecido, incluindo nas áreas mais superficiais da derme, conseguindo um efeito estético de grande naturalidade.

Liposonix® é o sistema de tra-tamento de redução de tecido gordo, e remodelação corporal, não invasivo, baseado na tecno-logia de Ultrassons Focalizados de Alta Intensidade, protago-nista da Jornada Intensiva de Remodelação Corporal, organi-zada recentemente pela Medi-form, em Barcelona.

9 Liposonix®

VeinViewer é um novo dispositivo médico, não invasivo, dese-nhado para projectar sobre a superfície da pele, as estruturas vasculares subcutâne-as, facilitando o seu acesso.

12

SUMARIO

®

Ácido Hialurónico

Complexo Rejuvenescedor+

D i s t r i b u ç ã o e x c l u s i v a p a r a m é d i c o s

Page 2: SURGINEWS 39 PORTUGUES

SUMÁRIO

Janeiro - Abril 20102

LINHA DERMOCOSMÉTICA

UtraPulse Encore®: novos procedimentos para tratar rugas profundas

Pág. 8

Tratamento bioesti-mulante autólogo do folículo piloso, com Plasma Rico em Plaquetas

Pág. 4

Esthélis Basic: o filler de distribuição na derme com efeito

“Nature Like”

Pág. 2

Um estudo comparativo demonstrou as dife-renças significativas, no comportamento na derme do ácido hialurónico reticulado dos três principais produtos do mercado dos fillers (HÁ). No estudo observou-se a distribuição dérmica do injectável Esthélis Basic (matriz monofásica

Esthélis oferece a distribuição mais segura na derme: “Nature Like”

polidensificada) versus um filler de preparação bifásica e monofásica monodensificada, com avaliação por histologia aos 7 dias e 114 dias após a injecção. O modelo de controlo experi-mental realizou-se com uma solução injectável de NaC (controlo)

O que demonstraram as biopsias comparativas?

A infiltração homogénea na derme sem nódulos com Esthélis

Elevação uniforme e maior firmeza da derme devido à alta densidade de AH

Possível injecção mais superficial

Alterações da estrutura da derme

A forma natural de distribuição de Esthélis sem trauma dérmico e sem alteração estrutural

Controlo Monofásico Polidensificado*

Monofásico Monodensificado

Bifásico

7 dias após a injecção de AH. Tinção da elastina com Van Gieson.Branco: AH; Vermelho: Fibras de colagénio e elastina *Esthélis Basic

Controlo Monofásico Polidensificado*

Monofásico Monodensificado

Bifásico

7 e 114 dias após a injecção de AH-filler. Tinção com Azul AlcanAzul AH *Esthélis Basic

Tratamento anti-aging: ácido

hialurónico linear num meio nutritivo

Pág. 6

Jornada Intensiva em Remodelação

Corporal da Mediform

Pág. 9

VeinViewer: novo dispositivo de visu-alização do sistema vascular subcutâneo

Pág. 12

Injection System de Anteis: novo

dispositivo de injecção

automatizada

Pág. 15

Curso de formação técnica

de LightSheer Duet

Page 3: SURGINEWS 39 PORTUGUES

Janeiro - Abril 2010 3

LINHA DERMOCOSMÉTICA

Quais são os benefícios da distribuição “Nature-Like” da Esthélis com estrutura CPM?

1. Um produto perfeitamente homogé-neo, livre de partículas para conse-guir resultados perfeitos.

2. Uma matriz coesiva, exclusiva, que se integra na derme sem perder volume e sem se dispersar.

3. Possibilidade única de injectar na derme muito superficialmente e obter excelentes resultados estéticos.

4. Os resultados mais naturais e da forma mais segura, sem traumatizar a derme, sem se expandir, nem aumen-tar o volume do tecido dérmico.

Não se registaram reacções de hipersen-sibilidade individual ou de granulomas, depois de se terem distribuído mais de um milhão de seringas de Esthélis, desde o seu lançamento. (Informação obtida pelo fabricante Anteis a partir do estudo “Distribution and biological effects of a monophasic polydensified cross-linked HA filler compared to monophasic mono-densified and biphasic del injected in human dermis” Drs. Solomon D, Tran C, Micheels , Gland D, Carraux PO estudo comparativo mostra a nova evidência científica da bio-integração de Esthélis para um tratamento mais fisio-lógico, mais homogéneo e mais seguro. Cabe-nos assinalar que o Esthélis é o único AH altamente reticulado que pode ser injectado superficialmente.

Bifásico Monofásico monodensificado Monofásico polidensificado

Graças à tecnologia patenteada CPM e ao sistema reticulado dinâmico, Esthélis apresenta as vantagens de ter duas densidades diferentes de reticulação num sistema monofásico com:

Partes mais densas (mais reticuladas) desenhadas para resultados a mais longo prazo.

Partes menos densas (menor grau de reticulação) para uma melhor integração na derme, incluindo na área mais superfi-cial próxima da epiderme, e uma injecção mais fácil..

Fase 1 Fase 2 Fase 3 Fase 4 Fase 5

Fases no processo de reticulação CPM

Solução AH Bifásica Solução AH Monofásica Monodensificada

Esthélis: solução AH Monofásica Polidensificada

Page 4: SURGINEWS 39 PORTUGUES

LINHA CIRÚRGICA

Tratamento bio estimulante autólogo do folículo piloso com Plasma Rico em Plaquetas (PRP)

Recentemente, profissionais médicos especia-listas no cuidado do cabelo participaram num estudo clínico com utilização de Plasma Rico em Plaquetas (PRP) na cirurgia de transplante capilar, com o objectivo de melhorar a sobrevi-vência do enxerto e diminuir o período de trata-mento após a intervenção.No procedimento de transplante de cabelo, os folículos pilosos são submetidos a um stress traumático de extirpação e reimplante, o que torna difícil a sua sobrevivência. Esta consegue-se graças aos escrupulosos métodos de trabalho dos profissionais experts nesta cirurgia, que consistem, entre outros

a. no controlo do trauma provocado sobre o folículo no processo

b. no controlo do meio fisiológico e bioquímicoc. na criação de um meio que assegure a

oxigenação e revascularização do folículo-piloso transplantado

Durante o processo de extracção do folículo piloso, este encontra-se triturado e desidratado. Graças às técnicas utilizadas com o uso de microscópio, ao realizar todo o processo num meio húmido, minimiza-se o stress ao qual submetemos o folículo. A maioria dos cirurgiões concorda, em que a redução do trauma do folí-culo é o factor mais importante para a sobrevi-vência do transplante.Num curto período de tempo, em que o folículo se mantém fora do corpo, sofre falta de oxige-nação e hidratação, de nutrientes, alterações de temperatura e o PH, danos por armazenagem, etc. Quando o folículo se implanta numa nova área, restabelece-se a sua oxigenação e normaliza-se a sua temperatura e PH, mas no processo de re-oxigenação cria-se uma reacção que comporta uma maior produção de radicais livres localizados na área de reimplante, que podem afectar a sobrevivência do transplante.Quando o folículo se encontra na sua nova localização, o factor vascular é decisivo para a sua sobrevivência. O enxerto piloso, em dife-rença de outros, é um enxerto livre em que não

O PLASMA RICO EM PLAQUETAS (PRP) COMBATE A QUEDA DO CABELO E AUMENTA A SOBREVI-VÊNCIA DO TRANSPLANTE.

há união com estruturas de fornecimento de sangue novo.Durante o processo de estabilização do folículo, este deve sobreviver tomando oxigénio das estruturas que o rodeiam. É neste processo onde o Plasma Rico em Plaquetas (PRP) pode marcar a diferença, para uma melhor e maior sobrevivência do cabelo.No tratamento conservador, sem cirurgia, da massa pilosa capilar, os factores de crescimento epidérmico e vascular oferecem soluções pouco invasivas para a renovação do cabelo.As plaquetas isoladas por centrifugação do sangue do paciente, e a re-injeccão da fracção plasmática rica em plaquetas na área de reim-plante dos folículos pilosos, deve realizar-se mediante material descartável, estéril e em circuito fechado, para evitar uma possível contaminação.

Como actua o PRP? As plaquetas são decisivas no mecanismo de tratamento das feridas e nos processos fisio-lógicos de renovação tecidular. As plaquetas recolhidas no coágulo são activadas para liberar os factores de crescimento, estabelecendo os mecanismos que estimulam o processo de tratamento. Entre os factores de crescimento, destacam-se:

PDGF (GF derivado de plaquetas) TGF-A y B (GF alfa e beta) EGF (GF epidérmico) FGF (GF de fibroblastos) IGF (GF de insulina)

PDEGF (derivado plaquetario do GF epidérmico) PDAF (factor do angiogénesis derivado do plaquetas)

Todos eles estimulam a formação de novos vasos sanguíneos (angiogénese) e de novo colagénio. As células são estimuladas para se dividirem e restabelecer as melhores condições fisiológicas. Junto com a fracção de Plasma Rico em Plaquetas há, também, a fracção leucocitária de uma inestimável acção anti bacteriana, na cirurgia do implante de cabelo.Em conclusão, a utilização de PRP amplifica o processo natural de renovação tecidular com implante, do processo de angiogénese e um meio anti séptico natural que nos asse-gura a viabilidade da cirurgia de transplante de cabelo, e também para a manutenção capilar evitando a sua miniaturização.A aplicação de PRP-GF na cirurgia de transplante de cabelo mediante o sistema RegenLab, conta com diferentes vantagens:

1. É um método de circuito fechado, evitando possíveis contaminações.

2. Conta com a marca CE.3. Tem um alto rendimento, conseguindo

colheitas (harvest) em 95 +/- 5% de plaquetas no que respeita a sangue completo. Isto supõe superar a cifra de 1,5 milhões de plaquetas/ml, quantidade muito superior ao limiar terapêutico, e ao que se consegue com outros sistemas disponíveis no mercado.

Janeiro – Abril 20104

•••••

Antes e depois de um tratamento com concentrado celular autólgo de Plasma Rico em Plaquetas (PRP) sem cirugia, na prevenção e crescimento do cabelo. Imagens cedidas pelo fabricante RegenLab, Suiça

Page 5: SURGINEWS 39 PORTUGUES

Janeiro – Abril 2010 5

LINHA CIRÚRGICA

Acções bio regenerativas do PRP/GF autólogo mediante injecção intradérmica

MATRIZ EXTRACELULAR

MATURAÇÃO DE TECIDOS

MITOCONDRIA

ANGIOGÉNESE

EPITELIZAÇÃO

Estimulação da secreção dos componentes indispensáveis para a formação da nova derme

Colagénio Proteoglicanos / GAGS Fibronectina TGF-b PDGF

Estimula a migração das células epidérmicas: EFP e FGF

Induz a instauração e crescimento de novos vasos sanguíneos na derme papilar, que nutre a nova derme reticu-lar: EGF, VEJA, PDGF

Remodelação de cicatrizes e fibroses

PRP rico em antioxidantes (C&E) e enzimas de compactação: SOD; GST(Glutation S-transferasa), GPx Glutation Peroxidasa)

Page 6: SURGINEWS 39 PORTUGUES

Janeiro – Abril 2010 6

LINHA DERMOCOSMÉTICA

Dentro da gama de terapias de rejuve-nescimento cutâneo facial e corporal, e em geral, os programas de tratamento anti-aging, os injectáveis estéreis para infiltração intradérmica à base de ácido hialurónico linear, e outros componentes de carácter antioxidante, nutritivo e/ou precursores da bio regeneração celular; consolidou-se como a terapia de primeira escolha em muitos centros médicos de estética, pelos seus resultados, facili-dade de utilização e por serem proce-dimentos flexíveis e compatíveis com outras técnicas como IPL - Laser, Radiofrequência, peelings, toxina botulí-nica, preenchimentos cutâneos, etc.

Ácido hialurónico linearCom as soluções injectáveis de ácido hialurónico linear, tratamos a qualidade da pele, o tónus e a firmeza, solucio-nando e melhorando também o relaxa-mento cutâneo, que apresentam muitos pacientes.A evolução das fórmulas com a combi-nação de ingredientes secundários, posicionaram o ácido hialurónico linear de elevado peso molecular num lugar destacado, de uso praticamente universal pelos seus excelentes resultados em termos de hidratação cutânea e firmeza da pele.

Composição rejuvenescedora Os princípios nutritivos que acompanham o ácido hialurónico linear nas soluções estéreis são, pela sua acção sinérgica, os que em muitas ocasiões marcam a diferença. Os minerais, as vitaminas, os precursores celulares, oferecem a renovação celular e maximizam o capital biológico da pele, conseguindo os efeitos anti-aging desejados.

Tensado da pele

Tratamento anti-aging: Ácido Hialurónico linear

num meio nutritivoEFEITO TENSADO NO TRATAMENTO ANTI-AGING COM ÁCIDO HIALURÓNICO LINEAR + MINERAIS + VITAMINAS + PRECURSORES CELULARES (AA) MEDIANTE APLICAÇÃO INTRADÉRMICA

O relaxamento cutâneo, objecto de preo-cupação de muitos homens e mulheres pode ser tratado por diferentes métodos, mais ou menos agressivos, como cirur-gias, laser de resurfacing, radiofre-quência e/ou peelings profundos.Os injectáveis de ácido hialurónico linear oferecem uma solução rápida, minima-mente invasiva e sem período de baixa, nos casos de elastose moderada. O tratamento é amplamente aceite pelos pacientes, e os seus óptimos resultados, fidelizam os mesmos.Inicialmente estes tratamentos utili-zavam-se quase exclusivamente em indi-cações faciais, mas a procura de solu-ções para combater a flacidez em áreas corporais é cada vez maior, sobretudo para o tratamento das partes internas dos braços, coxas e abdómen.

Vantagens e efeitos secundáriosA realização do tratamento com proto-colos adequados torna este método, que no início pode parecer de resultados lentos; um sistema de melhoria progres-siva da qualidade da pele e do aspecto geral do paciente, sem uma alteração radical na sua fisionomia e sem períodos de baixa.Contudo, podem aparecer efeitos secun-dários de carácter sempre leve, em consequência do sistema de injecção do produto, tais como hematomas ou eritema. As técnicas de nappage e multi-punção na derme muito superficial são de baixo risco, e o possível hematoma ou eritema que podem ocasionar, é leve e desaparece em poucas horas.O risco aumenta ao utilizar técnicas de injecção traçada, formando redes, ou em técnica ventilador, ou ao fazer pápulas, mas com a aplicação de frio ficam muito minimizadas e a sua duração será de poucas horas na maioria dos pacientes.

®

®®

®

PRODUTOS

Nappage - pápulas – ponto por ponto – técnica ventila-

dor – técnica em rede

TÉCNICASRECOMENDADAS

Ponto por ponto – técnica ventilador – técnica em

rede – sistema transdérmico

Ponto por ponto – técnica ventilador – técnica em

rede – sistema transdérmico

Nappage – pápulas - ponto por ponto – sistema

transdérmico

Page 7: SURGINEWS 39 PORTUGUES

Janeiro – Abril 2010 7

LINHA DERMOCOSMÉTICA

Graças à investigação com Revitacare®, o Cytocare® está disponí-vel em 3 concentrações diferentes de Ácido Hialurónico: 2 mg, 16 mg e 32 mg, associados ao meio nutritivo rejuvenescedor.Estas 3 concentrações permitem dar resposta às características de cada tipo de pele, e em cada faixa de idade, com uma eficácia óptima, segundo as respectivas necessidades.

Previne o aparecimento das primeiras rugasAtrasa o aparecimento das linhas finasMantém a hidratação e uma pele radiante

Preenche as linhas finas e pequenas rugasRestitui o tónus e resplendor da peleRestabelece a hidratação

Reduz as linhas finas e rugas médias e profundasCorrige os sinais de envelhecimentoRestaura os volumes

Apresentação: 10 frascos de5 mlÁcido Hialurónico 2 mg – 16 mg – 32 g

+Complexo Rejuvenescedor – Esterilização: filtração

Desenhado para prevenir, reduzir e corrigir os efeitos do envelheci-mento, REVITACARE® Bio-Revitalisation está particularmente reco-mendado para preencher pés de galinha e os sulcos peribucais, que são difíceis de tratar com um Ácido Hialurónico reticulado.

Ilumina intensamente a tezRestaura o tónus da epidermeAlisa e preenche as depressões cutâneas

Apresentação: 2 frascos

Ácido Hialurónico 4 ml – Esterilização: calor húmido Multivitaminas 10 ml – Esterilização: filtração

Segundo a classificação de Glogau, é óbvio que os requisitos necessários no Ácido Hialurónico variam segundo a profundidade das rugas e a idade da pele.

CLASSIFICAÇÃO DE GLOGAU

IDADE

DESCRIÇÃO

CARACTERÍSTICASDA PELE

PRODUTOS RECOMENDADOS

(I) 28-35 ANOS

Linhas finas

Fotoenvelhecimento precoce: alterações

moderadas na pigmenta-ção, sem queratoses, rugas

suaves

(II) 35-50 ANOS

Linhas finas eprimeiras rugas

(III) 50-65 AÑOS

Rugas médias

(IV) 60-75 ANOS

Rugas profundas

Fotoenvelhecimento precoce a moderado: Manchas

castanhas visíveis, queratose palpável mas não visível,

primeiras linhas de expressão

Fotoenvelhecimento avan-çado: descoloração patente, capilares visíveis (telangiec-

tasias) queratose visível

Fotoenvelhecimento severo: alterações da cor da pele, discromias pré

malignas, rugas profundas generalizadas

®

•••

•••

•••

••

Page 8: SURGINEWS 39 PORTUGUES

Janeiro – Abril 2010 8

LINHA LASER E EQUIPAMENTOS

Laser CO fraccionado para tratar rugas profundas, cicatrizes, queimaduras

e melhorar o tónus cutâneo

O protocolo DeepFX e UltraPuse Encore, permite penetrar ainda mais profunda-mente na pele, optimizando a remodelação do colagénio com períodos de recupe-ração muito curtos. O tamanho surpreen-dentemente pequeno de cada ponta de tratamento, juntamente com o controlo da densidade destas pontas, da profundidade de afectação no tecido e a maior veloci-dade de liberação da energia, faz com que a plataforma UltraPulse Encore permita oferecer tratamentos versáteis e persona-lizados – Active FX, Deep FX e Total FX – como nenhum outro equipamento.

PotênciaCom uma potência de pulso de 240 voltes sobre o tecido, UltraPulse® Encore é 6 vezes mais potente que qualquer outro laser de tecnologia CO2 disponível no sector neste momento. Os primeiros equipamentos de laser CO2 entregavam a energia em ondas contínuas. Logo, com os novos desenvolvi-mentos tecnológicos, estes equipamentos podiam ser pulsados, mas sem produzir picos de potência muito altos e prolon-gados no tempo, e portanto, havia um pulso de energia limitado. A consequência clínica era que se produzia carbonização dos tecidos e o novo tecido resultante apresentava um dano indesejado.Os 240 voltes de potência, permitem ao UltraPulse® Encore gerar um pulso de energia muito alta em menos de 1 milise-gundo. A consequência clínica é a grande segurança e eficácia do tratamento. Não há carbonização do tecido.

ULTRAPULSE ENCORE É O LASER CO2 FRACCIONADO ULTRAPUL-SADO MAIS POTENTE E MAIS VELOZ DO MERCADO.

VelocidadeA velocidade de emissão é a dobrar com UltraPulse®. Além disso tem a potência de pulso mais alta e de maior energia que qualquer outro sistema de CO2 fraccionado. Isto permite que o tempo de contacto da energia do laser CO2 com o tecido tratado, seja mínimo, dada a sua velocidade.Isto tem como vantagem clínica uma dimi-nuição drástica dos danos colaterais desta tecnologia, especialmente pela menor difusão térmica da energia liberada para áreas não tratadas (Bridge Therapy Effect) e pela redução da dor.Além dos benefícios de pulso curto ou ultrapulsado, o equipamento incorpora um scanner com a capacidade para produzir 600 pontos de tratamento por segundo numa área de 10mm x 10mm. Isto permite que a sessão de tratamento possa ser muito rápida, poupando tempo para o médico e aumentado o conforto para o paciente.UltraPulse® Encore incorpora a tecnologia que permite ajustar a profundi-dade controlada da liberação de energia segundo cada protocolo, e por isso, a afec-tação do tecido. Desta forma, podemos afectar cerca de 0.3 mm de profundidade da pele e realizar tratamentos superficiais, não invasivos de

natureza ablativa limitada (protocolo Active FX) e até 3 mm de profundidade com o protocolo Deep FX.

VersatilidadeUltraPulse® Encore é o sistema mais versátil de laser CO2 actualmente dispo-nível. É capaz de oferecer a gama completa de tratamentos de rejuvenesci-mento fraccionado:

DeepFX, protocolo para um trata-mento em profundidade, micro abla-tivo (área de afectação de tamanho muito pequeno) e de densidade variável. Active FX, oferece uma ampla área de tratamento superficial, de profundidade controlada e de densidade variável. TotalFX, tratamento onde se combinam os protocolos Active FX e Deep FX. Este sistema é especial-mente recomendado para obter um rejuvenescimento com resultados totais: eliminação de linhas finas, rugas de diferente profundidade, melhoria da textura e tensado da pele, discromias superficiais e profundas, e tratamento de cicatrizes amplas, incluindo sequelas por queimaduras.

Para rugas profundas e cicatrizes

Para rugas finas, discromias e melhorar a textura

Tratamento combinado para resultados TOTAIS

Emissão contínua Ultrapulsado

Ampla zona de dano térmico

Aumento do desconforto

Período de baixa

prolongado

Zona limitada de dano térmico

Menor desconforto

Menor período de recuperação

Carbonização causada por sobre

aquecimento

Zonas de ablação

Zonas de dano térmico

Ultrapulse: Pulso ultra curto de alta energiaAblação de tecido rápida e hemostasia

Libera 4 vezes mais energia por pulso, que os lasers super pulsado

.Maior formação de colagénio vs. os sistemas de laser super pulsados

2

Page 9: SURGINEWS 39 PORTUGUES

Janeiro – Abril 2010 9

NOTICIAS

Jornada em Remodelação Corporal One-Day Conference on Body

Contouring

A Jornada Intensiva em Remodelação Corporal, organizada pela Mediform Group em Barcelona, e dirigida a médicos experientes no tratamento de tecido gordo e remodelação corporal, teve um saldo com um balanço muito positivo. A extensa afluência de participantes e as intervenções dos experts na matéria, colocaram em evidência o grande interes-se que existe por parte do sector médico estético pelas novas tecnologias, e os novos tratamentos corporais ambulatórios não invasivos, para a eliminação do tecido gordo subcutâneo, e na remodelação corporal.A Jornada foi um curso intensivo sobre diversas vertentes do conhecimento, relacionadas com o aspecto clínico das dife-rentes patologias, ou sintomas que afectam o tecido gordo. O curso foi efectuado por experts em diferentes matérias do conhecimento. Durante a Jornada colocou-se em evidên-cia, que o tecido gordo e as suas patologias foram, durante muito tempo, um grande desconhecido e que, especialida-des médicas como o Cirurgia Plástica, a Dermatologia ou a Endocrinologia, nas suas aplicações estéticas, foram as promotoras da investigação que permitiu aprofundar o seu conhecimento.O programa começou com a intervenção do Dr. Manuel Sánchez, especialista em Nutrição, Dietética e Obesidade, que falou sobre as bases fisiológicas e anatómicas do tecido adiposo e suas consequências no desenvolvimento de altera-ções no corpo humano, como são a obesidade, a celulite ou a flacidez corporal, e as implicações vasculares e linfáticas da sua evolução.Na continuação, o Dr. Mariano Vélez, Dermatologista, efec-tuou uma extensa exposição sobre as diferentes técnicas não invasivas no tratamento do contorno corporal e tecido gordo. O Dr. Vélez incidiu nas bases tecnológicas dos equipamen-tos disponíveis analisando aspectos da física dos diferentes sistemas, as suas vantagens teóricas e práticas, as suas limi-tações e os requisitos no momento do seu uso clínico.A Dra. Joanna Czuara, dermatologista da Polónia, especialis-ta em aplicações médico estéticas da tecnologia de radiofre-quência, encerrou a primeira parte do evento com uma confe-rência sobre radiofrequência monopolar capacitativa. A sua vasta experiência com esta tecnologia, tanto em indicações faciais, como corporais, ficou registada na sua proposta de protocolos clínicos. A radiofrequência, sistema bem conheci-do pelo sector médico estético, pode contribuir para novos desenvolvimentos, em forma de novos equipamentos, novas indicações e protocolos clínicos.A Jornada retomou-se com a

AS NOVAS TECNOLOGIAS NÃO INVASIVAS BASEADAS NOS ULTRASSONS FOCALIZADOS DE ALTA INTENSIDADE, LIDERAM O FUTURO DOS TRATAMENTOS ESTÉTICOS DE REDUÇÃO DO TECIDO GORDO E REMODELAÇÃO CORPORAL.

O Dr. Manuel Sánchez durante a sua intervenção sobre os fundamentos e fisio-logia do tecido gordo

Panorama geral da sala de conferências, durante a Jornada Intensiva de Remodelação Corporal

intervenção do Dr. António Pardo, biólogo, que falou sobre a tecnologia de ultrassons, as suas bases físicas, os seus diferentes usos e as diferenças entre este tipo de energia e outras tecnologias de uso prolongado no campo medido estético.Na segunda sessão, o Dr. Pablo Naranjo, físico e coorde-nador do Master de Medicina Estética da Universidade Rey Juan Carlos (URJC) de Madrid, desenvolveu uma ampla exposição sobe a utilização da tecnologia de ultrassons na medicina em geral, e de forma mais especifica, nos sistemas utilizados em medicina estética. Do conteúdo da conferência, cabe destacar a parte dedicada às diferenças entre os ultras-sons, normalmente utilizados nos equipamentos de cavita-ção e ultracavitação, em relação aos sistemas de ultrassons focalizados e de alta intensidade, tecnologia conhecida como

Page 10: SURGINEWS 39 PORTUGUES

Janeiro – Abril 2010 10

NOTICIAS

HIFU, cujos resultados são muito superiores, em termos de eliminação de tecido gordo e remodelação corporal.Finalizou a segunda sessão do dia o Dr. Afschin Fatemi, cirur-gião vascular e dermatologista da Alemanha, especialista no tratamento clínico de eliminação de tecido gordo e remode-lação corporal mediante a tecnologia de ultrassons focaliza-dos de alta intensidade O Dr. Fatemi foi um dos responsáveis pelo desenvolvimento, e investigador clínico do sistema HIFU de Liposonix®. A sua vasta experiência clínica, traduziu-se na proposta dos seus protocolos clínicos de trabalho com o sistema Liposonix®, dos Laboratórios Medicis Ltd., dos Estados Unidos.Antes da refeição, organizou-se uma mesa redonda na qual participaram os Drs. Abel Mesquita e Emilio Valls de Portugal, e o Dr. Miguel Aragón de Sevilha, para partilharem a sua expe-riência pessoal sobre a utilização clínica do Liposonix®. Os três especialistas contam com um importante número de casos reali-zados, que mostraram, detalhando, além dos resultados obtidos e protocolos de trabalho; outras considerações que suscitaram grande interesse na audiência como foram a aceitação do trata-mento por parte do paciente, a sua avaliação – por vezes diferen-te da do próprio profissional médico – e também as motivações que cada um deles teve no momento de adquirir o equipamento Liposonix®, e a sua posterior avaliação e rentabilidade.A terceira e última parte da Jornada Intensiva de Remodelação Corporal iniciou-se com uma conferência sobre Laser Lipólise, a cargo da Dr. Paloma Tejero, professora do Master da UIB. Na sua exposição, a médica mostrou outra forma de eliminar o tecido gordo, mediante uma técnica minimamente invasiva, com tecnologia laser em áreas localizadas de tratamento. Este sistema pode utilizar-se com ou sem aspiração, e além do seu poder de destruição do tecido gordo, conta com o efeito de retracção cutânea e posterior fibrose, altamente valorizada pelos profissionais da medicina estética e pelos pacientes que precisam de soluções muito superficiais.A orientação mais cirúrgica do curso esteve nas mãos do Dr. Josep Maria Serra Renom, cirurgião plástico e catedrático de Cirurgia Plástica e Estética da Universidade Internacional da Catalunha (UIC). Na sua conferência abordaram-se desde procedimentos cirúrgicos tradicionais, como a lipossucção e a abdominoplastia, até aos novos conceitos de lipotransferência e estratégias de tratamento no âmbito da Medicina Regenerativa Autóloga do tecido gordo e células mãe. Num futuro próximo

Dr. Josep Maria Serra Renom, durante a sua intervenção sobre o tratamento cirúr-gico do tecido gordo na remodelação corporal

Dr. Afschin Fatemi, médico especialista em tratamentos com Ultrassons Focalizados de Alta Intensidade (HIFU) durante a sua conferência

Dra. Paloma Tejero na sua conferência sobre Laser Lipólise

Os doutores Miguel Aragón, Emilio Valls e Abel Mesquita, responderam às pergun-tas dos assistentes durante uma mesa redonda sobre a utilização do Liposonix®

ficará homologado, um amplo espectro de procedimentos total-mente novos, para diversas indicações, tanto na vertente esté-tica como reconstrutiva, da profissão.O Dr. Ekart Knoche, dematologista Alemão encerrou o curso com a conferência entitulada “Novas Fronteiras de tratamento com Ultrassons Focalizados de Alta Intensidade”. O desenvolvi-mento e estudo de novas indicações e procedimentos, com uma tecnologia de potência e versatilidade dos ultrassons focaliza-dos de alta intensidade, permite-nos antecipar novidades no, sempre inovador, sector da Medicina, também nas suas indica-ções estéticas. A Jornada finalizou com a entrega de diplomas e um obséquio para os oradores.

Page 11: SURGINEWS 39 PORTUGUES

Janeiro – Abril 2010 11

NOTICIAS

Equipamento Liposonix®

Imagem da posição do cabeçal Liposonix®, na área abdominal. Observa-se a ergonomia do desenho para o conforto do paciente e do médico.

Esquema da focalização da energia emitida sobre o tecido gordo subcutâneo.

Imagem in viso de um tecido gordo subcutâneo aos 2 dias. Observa-se o dano criado na destruição do tecido gordo.

Imagem in viso de um tecido gordo subcutâneo às 4 semanas. Observa-se nas áreas de tecido destruído, e a uma distância controlada, em relação à superfície cutânea.

EFEITOS DO LIPOSONIX®

Resultados do antes e depois.

Page 12: SURGINEWS 39 PORTUGUES

Janeiro – Abril 2010 12

VeinViewer®: Dispositivo de visualização do sistema vascular

subcutâneo

LINHA IMAGEM MÉDICA

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICASPeso 67,5 kg

Dimensões da base 55,88 x 60,96 cm

Extensão máxima do braço 101 cm

Longitude de onda IR máxima 760 nm

Longitude de onda visível máxima 530 nm

Tensão 100-240 VCA, 1,2-0,6 A

Temperatura de trabalho 16ºC a 30ºC

Humidade 10% a 90%

Imagem anterior de VeinViewer®. 1. Unidade de cabeçal: controla as imagens do VeinViewer e as funções de utilizador colocadas no papel de controlo da unidade do cabeçal. 2. Manípulos: sistema que permite ajustar a unidade do cabeçal na posição adequada. 3. Painel de controlo: localização, nos controlos, de imagens e funcionalida-des da unidade. 4. Braço: facilita ao utilizador a extensão da unidade do cabeçal até à localização desejada. 5. Posto: possibilita o transporte do cabeçal e do braço em todas as direcções, segundo o interesse do utilizador. 6. Manípulos do carro: sistema de transporte seguro do equipamento com a colocação do cartão de calibração.

12

34

5

6

NOVO DISPOSITIVO DE VISUALIZAÇÃO DE ESTRUTURAS VASCULARES SUPERFICIAIS SOBRE A SUPERFICIE DA PELE EM TEMPO REAL.

VeinViewer® GS da Luminetx® é um dispositivo médico electrónico de ajuda visual, não invasivo, desenhado para projectar uma imagem das estruturas vasculares subcutâneas superficiais, sobre a superfície da pele.VeinViewer® GS permite visualizar a área onde se encontram os vasos sanguíneos superficiais para facilitar a sua localização nos procedi-mentos médicos, nos quais seja necessário intervir sobre o sistema vascular.VeinViewer® GS não foi desenhado para diagnosticar, nem verificar a presença de alteração médica, nem para o tratamento de patologias.É um método de visualização.VeinViewer® GS utiliza a luz visível de espectro mais próximo do infra-vermelho, que incide sobre a superfície cutânea e ilumina a pele e as suas capas mais superficiais, detectando sobre a pele do paciente as estruturas vasculares subjacentes.VeinViewer® GS pode-se utilizar sobre qualquer parte da anatomia, à excepção dos olhos, graças ao sistema desenhado do seu cabeçal ajustável. Isto deixa aos profissionais utilizadores, as mãos livres para realizar os procedimentos médicos.

Imagens tiradasA unidade de cabeçal deve estar situada o mais perto possível a um ângulo de 90º ou perpendicular à superfície anatómica do paciente,

Page 13: SURGINEWS 39 PORTUGUES

Janeiro – Abril 2010 13

LINHA IMAGEM MÉDICA

Sistema de controlo do VeinViewer®: 1. Sistema de ignição: indicador luminoso que mostra quando o VeinViewer® está pronto para a obtenção de imagens. 2. Calibrar: para dar inicio ao sistema de calibração. 3. Cancelar: terminar o processo de calibração. 4. Intro: para navegar pelo processo de calibração. 5. Captar: só para fins de investigação de Luminetx. 6. Detalhe preciso: utiliza-se para ver detalhes mais precisos das imagens. O indicador ilumina-se quando a função “Detalhe preciso” está activa e a ser usada. 7. Penugem: Melhora a qualidade da imagem quando há penugens presentes. O indicador ilumina-se quando a função Penugem está activa e a ser usada. 8. Ignição/Em espera: Muda a unidade de cabeçal entre Imagem posterior do VeinViewer®

12

3 4

5

7

8

6

Imagen posterior de VeinViewer®: 7-8. Cavilha de trabalho: assegura a posição do braço e do transporte do equipamento. 9. Cartão de calibração. 10. Quadro: inclui: interruptor (11), fonte de alimentação (13) e rodas (12). Em certas ocasiões, efectuar análises ao sangue, ou colocar um via intermediária, torna-se uma odisseia. Quando as veias não são facilmente visíveis ou detectáveis na superfície cutânea do paciente, as enfermeiras podem ver-se em apuros e provocar desconforto ao paciente. Para evitar este tipo de problemas a empresa Luminetx criou o sistema VeinViewer

87

9

11

10

12

13

As fotos 1 e 2 são imagens da visualização das veias subcutâneas mediante o sistema VeinViewer GS da Luminetx. Nelas detectam-se claramente as veias e facilita-se a posição que deveria ter a agulha para uma picada rápida e indolor. A luz que permite a dita visualização, corres-ponde ao espectro mais próximo do infravermelho, cuja emissão sobre a área a observar se vê reflectida pelos tecidos, mas não pelo sangue dos vasos. Com isto facilitamos o trabalho do profissional que tem de efectuar a picada

com a qual serão tiradas as imagens. Além disso, a linha visual do profissional médico deve seguir a luz da imagem projectada o mais perto possível. Dever-se-á girar a unidade de cabeçal até 180º para obter uma imagem da área desejada.Neste processo devemos assegurar-nos que o sistema de alimentação e a unidade do cabeçal estejam ligados e focados na área a visualizar, e deveremos estar na disposição de trabalhar com o sistema no modo “Detalhe Preciso” e “Penugem”.Se não existe a focagem adequada a 90º, a imagem aparecerá torcida ou distorcida. Também a presença de relógios, jóias metálicas e produtos com capacidade reflectora, podem afectar a imagem projec-tada. O tamanho de um vaso pode ver-se de menor calibre do que é na realidade, em função da área anatómica de cada pessoa, e do facto de se observar o vaso com o modo “Penugem”, que pode distorcer um pouco a imagem.

2

1

Page 14: SURGINEWS 39 PORTUGUES

Barcelona,16-19 junio / june 2010

Más información:Secretaria: Mª Antonia FontdevilaPere II de Montcada, 1608034 BarcelonaTel.: 93 203 28 12 - Fax: 93 206 99 [email protected]

Page 15: SURGINEWS 39 PORTUGUES

Janeiro – Abril 2010 15

NOTICIAS

Com o motivo do lançamento no mer-cado da depilação médica, do novo sistema LightSheer® Duet da Lumenis Ltd, teve lugar o Curso de Formação Técnica na sede da Mediform Group em Barcelona.O curso, ao qual assistiram os inte-grantes dos serviços técnicos da Lumenis em Espanha, França e Portugal, foi efectuado pelo enge-nheiro electrónico especialista no LightSheer® Duet, Erez Asulin, G.S.O. (Global Service Operation). Cabe destacar a inovação tecnológica que supõe a integração das tecnologias de laser diodo num cabeçal de grandes dimensões – com tamanho de spot de 22 x 35 mm – com o sistema de vácuo integrado e os novos sistemas de controlo de parâmetros e outras vari-áveis que fazem do LightSheer® Duet o sistema de depilação médica mais completo e mais seguro do mercado.LightSheer® Duet é considerado um equipamento revolucionário, que

CURSO DE FORMAÇÃO TÉCNICA DE LIGHTSHEER®DUET

Injection System®, dos Laboratórios Anteis, é uma inovação tecnológica para os profis-sionais médicos da dermatologia e da esté-tica, na utilização dos dispositivos médicos injectáveis estéreis, para preenchimento de tecido mole cutâneo e para produtos de hidratação na derme. Esta nova fer-ramenta oferece maior conforto para o paciente e para o médico, e optimiza os resultados clínicos. Trata-se de um novo sistema automatizado para a injecção de geles e soluções de diversa composição em indicações dermo estéticas.A versatilidade de Injection System® per-mite a sua utilização com qualquer dos produtos que existem na actualidade, dentro do arsenal de produtos de preenchi-mento injectáveis estéreis, e é compatível com qualquer das técnicas de injecção que o profissional deseje utilizar, tanto nas indi-cações de preenchimento como de injec-

INJECTION SYSTEM®: NOVO DISPOSITIVO DE INJECÇÃO AUTOMATIZADA DE ANTEIS

ção intradérmica de produtos de hidratação cutânea.O estudo clínico realizado para a avaliação do equipamento Injection System® foi mul-ticêntrico e contou com a participação de 8 médicos especialistas em Dermatologia e Medicina Estética, com experiência no uso de produtos de preenchimento e hidrata-ção cutânea. Nos ensaios participaram 193 pacientes e realizaram-se 267 indicações diferentes (92 casos de preenchimento e 175 de hidratação cutânea). Os resultados permi-tem concluir que com Injection System:

a injecção é mais confortável para o paciente e para o médico, com ausên-cia de fadiga muscular

. a injecção dos produtos injectáveis densos e pouco fluidos é mais fácil, aumenta a precisão da injecção, existe maior eficácia da injecção, e menor perda de produto.

. diminuem os efeitos secundários associados à técnica de injecção. regista-se maior satisfação por parte do paciente.

reformula as bases do negócio da depilação médica, pelos seus resul-tados, rentabilidade e rapidez de tra-tamento. LightSheer® Duet pode-se utilizar em qualquer época do ano, inclusive em pacientes com peles bronzeadas.Na imagem, tirada no final do curso de Formação de LightSheer® Duet, apa-

recem, da esquerda para a direita: Marc Colls, Marc Reis, Alberto Pomoli (direc-tor do departamento de Assistência Técnica), Erez Asulin (engenheiro electrónico especialista no LightSheer® Duet), Javier Aguilar, Miguel Angel Puga e na parte inferior, Joan Francesc Pujol (director técnico do Serviço de Assistência Técnica) e David Majó.

Page 16: SURGINEWS 39 PORTUGUES

ESPANHA

Tel.: (34) 93 225 65 00Fax: (34) 93 225 65 [email protected]

PORTUGAL

Tel.: (351) 217 541 582Fax: (351) 217 580 [email protected]

FRANÇA

Tel.: +33 (0) 146 948 039Fax: +33 (0) 146 205 [email protected]

w w w. m e d i f o r m . c o m

ALEMANHA

Tel.: +49 2102/93949-0Fax: +49 2102/[email protected]

Coordenação: J. Outumuro Redacção: Javier Azqueta Maqueta: Susana Díaz

Edição em português: Revista gratuita para Espanha e PortugalSubscrição anual resto da Europa: 30 € - Subscrição anual outros continentes: 40 €

Surginews não se responsabiliza pelas opiniões das pessoas que subscrevem os artigos.

É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos da revista sem autorização expressa do editor.

EDITA: Mediform Group. Departamento Médico e de Aplicações Clínicas

RS

P06

1035

/14

Escritórios centrais:

Doctor Trueta, 46 local08005 Barcelona [email protected]

D. L.: B-43.607/2005 B-33.599/2005