a tragédia de waco

25
A TRAGÉDIA DE WACO

Upload: eduardo-sousa-gomes

Post on 14-Jun-2015

943 views

Category:

Documents


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: A tragédia de waco

A TRAGÉDIA DE WACO

Page 3: A tragédia de waco

QUEM FOI DAVID KORESH? David Koresh, foi mais um dos muitos messias psicopatas produzidos pelo cristianismo americano. Koresh foi adventista do sétimo dia, onde aprendeu a decorar os versículos bíblicos e a ler a bíblia desde pequeno.Rompeu com a Igreja Adventista e criou a sua própria seita, a Davidiana, a dos seguidores de Davi, que anunciava o apocalipse para breve. Para expulsar o mal e acelerar logo a salvação dele e de seu grupo, comprou 250 mil dólares em armas>>>>

Page 4: A tragédia de waco

e se preparava para "Grande Batalha" contra os adeptos de Satanás - todos aqueles que ele e sua seita de doentes mentais não gostavam. Koresh casou com uma menina de 14 anos e possuía várias esposas, tal como o rei Davi. Auto proclamava-se a reencarnação de Jesus e tinha um forte carisma, a ponto de ter uma multidão de seguidores. Os seguidores da seita vestiam túnicas brancas para parecerem-se com o rei Davi.Em 1993, a polícia federal resolveu intervir. Cercou o sítio que a seita tinha em Waco, mas foi recebida a tiros de armas de grosso calibre. Um intenso tiroteio ocorreu. Vendo que não poderia vencer os federais, David tocou fogo no sítio, matando a si mesmo e a mais 100 seguidores, dentre eles 38 crianças da seita.

Page 5: A tragédia de waco

ESSA NOTÍCIA VIAJOU O MUNDO INTEIRO

As notícias faziam questão de dizer que havia uma ligação entre David Koresh e a Igreja Adventista do Sétimo Dia.Os líderes da igreja foi a público e disse que David Koresh tinha sido excluido da igreja.

Page 6: A tragédia de waco

COM TANTA INFORMAÇÃO NA BÍBLIA E ESPÍRITO DE PROFECIA, COMO DAVID KORESH E SEUS SEGUIDORES ERRARAM O ALVO? COMO ELES FICARAM ENREDADOS EM TANTO ERRO E HERESIAS?

Page 7: A tragédia de waco

Uma das coisas que Victor Houteff ensinava:

“Que os adventistas tinham se tornado negligentes. Que a volta de Cristo estava iminente, mas que não poderia ocorrer até que houvesse uma igreja pura que pudesse receber a Cristo”. (Newsweek 15 de março de 1993 pág.57)ESSA AFIRMAÇÃO É FALSA OU VERDADEIRA? VERDADEIRA

Page 8: A tragédia de waco

“...o caminho da verdade encontra-se justo ao lado do caminho do erro”. (Review and Herald, vol.4 pág.565)

Victor Houteff

The Shepherd's Rod 

Page 9: A tragédia de waco

O que levou David Koresh Victor Houteff, a abandonar a fé adventista e pregar heresias?

1-Falha em aprender as lições de nossa história passada.2-Métodos errôneos de interpretação bíblica e profética.3-Conhecimento insuficiente de nossa mensagem adventista histórica, espiritual e intelectualmente.4-Isolamento do corpo principal da igreja (grupos).5-A ênfase exagerada em pontos de vista pessoais da Bíblia que não são essenciais para a salvação da humanidade.6- Zelo cego e irrazoável.

Page 10: A tragédia de waco

7-Futurismo ou marcação de datas e reinterpretação das profecias.8-A perda de confiança no Espírito de Profecia e a negligência em seguir suas claras instruções.

Vamos analisar esses 8 pontos de trás para frente, ou seja, do último para o primeiro.

“Por que começar por esses pontos ?”

Page 11: A tragédia de waco

O homem é uma criatura com emoções. Deus plantou estas emoções dentro de nossos corações e mentes.

O Senhor há de em breve trabalhar com maior poder entre nós, mas há o perigo de permitirmos que os nossos impulsos nos levem aonde o Senhor não quereria que fôssemos. Não devemos dar um passo para depois retroceder. Devemos caminhar solene, prudentemente, não fazendo uso de expressões extravagantes, nem permitindo que os nossos sentimentos sejam excessivamente agitados. Devemos pensar calmamente, e agir sem empolgação; pois há alguns que ficam facilmente arrebatados, que se aproveitam de expressões sem fundamento e usam pronunciamentos extremos para criar agitação, impedindo assim a própria obra que Deus queria fazer. Há uma classe de pessoas sempre dispostas a escapar por alguma tangente, que desejam apreender qualquer coisa estranha, maravilhosa e nova; TM 227

Page 12: A tragédia de waco

Victor e Koresh são incluidos nessa classe, de achar coisas novas e maravilhosas.

OS 1260 DIAS LITERAIS E A ESPOSA DE VICTOR HOUTEFF.

9 DE NOVEMBRO 1955 A 22 ABRIL DE 1959.

DAVID KORESH E A CONVERSÃO DOS JUDEUS POR SEU MINISTÉRIO.

Page 13: A tragédia de waco

À medida que o fim se aproxima, o inimigo há de trabalhar com todas as suas forças para introduzir entre nós o fanatismo. Ele se regozijaria em ver adventistas do sétimo dia indo a tais extremos que fossem considerados pelo mundo como um bando de fanáticos. (Obreiros Evangélicos p.316)

Page 14: A tragédia de waco

Muitos que se têm chamado adventistas,(os davidianos se chamavam adventistas) têm marcado tempo. Repetidamente marcaram uma data para a vinda de Cristo; e repetidos fracassos têm sido o resultado. O tempo exato da vinda de nosso Senhor, diz a Bíblia, acha-se além do conhecimento dos mortais. (Test.Sel.vol.1 pág.504)

Page 15: A tragédia de waco

Os davidianos abandonaram a orientação da Bíblia e do Espírito de Profecia com respeito a marcação de datas por isso cairam desastrosamente:

“Se perderdes a confiança nos testemunhos, descaireis das verdades da Bíblia.” Test.Sel.vol2 pág.25O Senhor mostrou-me que a mensagem deve ir, e que não deve depender de tempo; pois o tempo não será nunca mais uma prova. Vi que alguns estavam ficando com uma falsa agitação, nascida de pregar-se o tempo; vi que a terceira mensagem angélica pode subsistir sobre seu próprio fundamento, e que não precisa nenhum tempo para fortalecê-la, e que ela irá com forte poder, e fará sua obra e será abreviada em justiça. (ME vol.1 , 188)

Page 16: A tragédia de waco

Nunca mais haverá para o povo de Deus uma mensagem baseada em tempo. Não devemos saber o tempo definido nem para o derramamento do Espírito Santo nem para a vinda de Cristo. (ME vol.1 pág. 188)

Page 17: A tragédia de waco

Satanás está sempre pronto a encher a mente com teorias e cálculos que desviam homens da verdade presente, e inabilitam-nos para dar a mensagem do terceiro anjo ao mundo. (ME vol.1 pág. 186)

MARCAÇÃO DE DATAS DESVIA AS PESSOAS DA VERDADE PRESENTE.

O amor sincero à verdade e a cuidadosa obediência às instruções do Espírito de Profecia serão nossa única proteção contra os enganos do inimigo, os espíritos sedutores e as doutrinas de demônios (Crises e Vitória pág. 6)

Page 18: A tragédia de waco

1-Falha em aprender as lições de nossa história passada.(I Corintios 10:11,12) - Ora, tudo isto lhes

sobreveio como figuras, e estão escritas para aviso nosso, para quem já são chegados os fins dos séculos. Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe não caia. Nada temos que recear quanto ao futuro, a menos que esqueçamos a maneira em que o Senhor nos tem guiado, e os ensinos que nos ministrou no passado. (Test. Sel. Vol.3 pág. 443)Se eles tivessem prestado atenção a história, e considerado a compreensão dos pioneiros acerca das verdades que eles estudaram e compreenderam com esforço, jejuns, orações e lágrimas, teriam sido protegidos.

Page 19: A tragédia de waco

2-Métodos errôneos de interpretação bíblica e profética.

Papai Miller dá-nos as seguintes regras simples, mas inteligentes e importantes para estudo e interpretação da Bíblia...e todos fariam bem em atender aos princípios expostos. Viu que as profecias já cumpridas tiveram cumprimento literal; que todas as várias figuras, metáforas, parábolas, símiles, etc., ou eram explicados em seu contexto, ou os termos em que eram expressos se achavam entendidos literalmente. (GC pág.320)

Page 20: A tragédia de waco

A linguagem da Bíblia deve ser explicada de acordo com o seu óbvio sentido, a menos que seja empregado um símbolo ou figura. Cristo fez a promessa: "Se alguém quiser fazer a vontade dEle, pela mesma doutrina conhecerá se ela é de Deus." João 7:17. (GC pág. 604)

Page 21: A tragédia de waco

3-Conhecimento insuficiente de nossa mensagem adventista histórica, espiritual e intelectualmente.

David Koresh afirmou que ele era uma nova encarnação de Cristo, e de que ele era o cordeiro de Deus que abriria os selos do apocalipse.

E, demais, não será permitido a Satanás imitar a maneira do advento de Cristo. O Salvador advertiu Seu povo contra o engano neste ponto, e predisse claramente o modo de Sua segunda vinda. "Surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos. ... Portanto se vos disserem: Eis que Ele está no deserto, não saiais; eis que Ele está no interior da casa, não acrediteis. Porque, assim como o relâmpago sai do Oriente e se mostra até ao Ocidente, assim será também a vinda do Filho do homem." Mat. 24:24-27. Não há possibilidade de ser imitada esta vinda. Será conhecida universalmente, testemunhada pelo mundo inteiro. (GC pág.625)

Page 22: A tragédia de waco

4-Isolamento do corpo principal da igreja (grupos).(Hebreus 10:25) - Não deixando a nossa congregação, como é

costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia.

A relação para com a igreja não é para ser levianamente cancelada; todavia quando o caminho de alguns professos seguidores de Cristo é barrado, ou quando sua voz não tem a influência dominante que eles julgam merecer, ameaçam deixar a igreja. Na verdade, separando-se da igreja seriam eles próprios os principais prejudicados; pois afastando-se para além do âmbito de sua influência, sujeitam-se a todas as tentações do mundo.

(Provérbios 18:1) - BUSCA satisfazer seu próprio desejo aquele que se isola; ele se insurge contra toda sabedoria.

Page 23: A tragédia de waco

5-A ênfase exagerada em pontos de vista pessoais da Bíblia que não são essenciais para a salvação da humanidade.Tanto David Koresh e Victor Houteff Tinham algumas

doutrinas que foram enfatizadas excessivamente. Essas crenças não eram essenciais para a salvação do homem. Ou seja, não é exigido uma clara compreensão dessas coisas para ser salvo. Os sete selos foram enfatizados excessivamente por David Koresh.

“...e todo raio de luz recebido deve ser comunicado a outros. Um interesse prevalecerá, um assunto superará todos os demais – Cristo, justiça nossa.” (Review and Herald 23-12-1890)

Evitemos dar ênfase a algumas verdade e negligenciar outras.

Page 24: A tragédia de waco

6- Zelo cego e irrazoável.

David Koresh era zeloso e dedicado. Um zelo que o levou a lutar até o fim por aquilo que cria. Era um zelo cego, sem entendimento.

O Zelo cristão é moderado com a razão. A razão é sujeita unicamente a palavra de Deus.

“Muitos são fanáticos. São consumidos por um zelo apaixonado que é confundido com religião, mas o caráter é a verdadeira prova de discipulado. Têm eles a mansidão de Cristo? Têm eles sua humildade e benevolência? O templo da alma foi esvaziado do orgulho, arrogância, egoísmo e censura? Se não, eles não sabem de que espécie de espírito ele são”...(Test. Para Igreja, vol. 7 pág. 305-306)

Page 25: A tragédia de waco

O zelo cristão induzirá à fervorosa oração e humilhação, bem como à fidelidade nos deveres domésticos. No círculo familiar, ver-se-á a gentileza e o amor, benevolência e compaixão, os quais são sempre fruto do zelo cristão...(Maranata MM 1977 pág. 124)

E QUANTO A VOCÊ E A MIM? PODEMOS PASSAR NO TESTE DE DEUS?