atualidade •06 ©luisforra/lusa utilizadores ‘agarrados ... · atualidade segunda-feira...

16
ATUALIDADE • 06 Utilizadores ‘agarrados’ aos contratos Rescindir com um operador de telecomunicações sai mais caro do que cumprir o contrato até ao fim. Desrespeitado espírito da lei em vigor há seis meses. Obra em antiga refinaria com controlo apertado Construtor de um estacionamento no Parque das Nações responsável por avaliar o ar e mostrar que o solo não está contaminado junto à obra. CIDADES • 02 DESPORTO • 08 © LUIS FORRA/LUSA Moreirense conquista o primeiro troféu da sua história a alto nível, com uma vitória por 1-0 sobre o Sp. Braga na final da Taça da Liga Aeroporto no Montijo com questões em aberto Associação ambientalista Zero quer que seja feito um estudo de impacto ambiental e que se avalie acessibilidades, poluição do ar, ruído e conservação da natureza. ATUALIDADE • 04 Saúde ambiental não está a ser acautelada Desinvestimento faz com que o número de profissionais no Serviço Nacional de Saúde fique aquém do estipulado para assegurar o bem-estar da população. ATUALIDADE • 05 PUB © PEDRO SIMÕES Lutador brasileiro aposta numa carreira de ator Anderson Silva, uma estrela na MMA, tem o sonho de ganhar um Óscar. Para já, vai participar numa produção chinesa. FAMA&TV • 10 © DR Chapitô prepara-se para apresentar nova peça ‘ATM – Atelier de Tempos Mortos’ é um texto original do grupo e insere-se num registo de comédia física. ARTE&LAZER • 12 © DR 30.01.2017 Segunda-feira PORTUGAL Diretor: Diogo Torgal Ferreira | Edição nº 2849. Jornal diário gratuito. FACEBOOK/JORNALDESTAK Acompanhe-nos também em

Upload: others

Post on 13-Jul-2020

3 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: ATUALIDADE •06 ©LUISFORRA/LUSA Utilizadores ‘agarrados ... · ATUALIDADE SEGUNDA-FEIRA 30.01.2017 04 PUB nãoavançarcomessaopção,oquenos parecepositivodopontodevistados recursosenvolvidosparaaconstru

ATUALIDADE • 06

Utilizadores‘agarrados’aos contratosRescindir comumoperadorde telecomunicaçõessaimais caro doque cumprir o contrato até ao fim.Desrespeitado espírito da lei emvigorhá seismeses.

Obra em antiga refinariacom controlo apertadoConstrutor de um estacionamentono Parque das Nações responsávelpor avaliar o ar e mostrar que o solonão está contaminado junto à obra.

CIDADES • 02

DESPORTO • 08© LUIS FORRA/LUSA

Moreirense conquista o primeiro troféu da sua história a alto nível,com uma vitória por 1-0 sobre o Sp. Braga na final da Taça da Liga

Aeroporto no Montijocom questões em abertoAssociação ambientalista Zero quer queseja feito um estudo de impacto ambientale que se avalie acessibilidades, poluiçãodo ar, ruído e conservação da natureza.

ATUALIDADE • 04

Saúde ambiental nãoestá a ser acauteladaDesinvestimento faz com que o númerode profissionais no Serviço Nacionalde Saúde fique aquém do estipuladopara assegurar o bem-estar da população.

ATUALIDADE • 05

PUB© PEDRO SIMÕES

Lutador brasileiro apostanuma carreira de atorAnderson Silva, uma estrela na MMA,tem o sonho de ganhar um Óscar. Para já,vai participar numa produção chinesa.

FAMA&TV • 10

©DR

Chapitô prepara-se paraapresentar nova peça‘ATM – Atelier de Tempos Mortos’é um texto original do grupo e insere-senum registo de comédia física.

ARTE&LAZER • 12

©DR

30.01.2017 Segunda-feira PORTUGAL

Diretor: Diogo Torgal Ferreira | Edição nº 2849. Jornal diário gratuito.

FACEBOOK/JORNALDESTAKAcompanhe-nos também em

Page 2: ATUALIDADE •06 ©LUISFORRA/LUSA Utilizadores ‘agarrados ... · ATUALIDADE SEGUNDA-FEIRA 30.01.2017 04 PUB nãoavançarcomessaopção,oquenos parecepositivodopontodevistados recursosenvolvidosparaaconstru

PATRÍCIA SUSANO [email protected]

Moradores pedemanálises ao ar

CONTAMINAÇÃO DE SOLOS

Ocheiro a gás provenientedasobrasdeconstruçãodoestacionamento da CufDescobertas,noParquedas

Nações, foio sinalde alarme que levouoshabitantesdazonaapediremescla-recimentos à autarquia sobre a possí-vel contaminação do solo e ar. ACMLdiz ter questionado o dono daobra, vi-sitado o local e estar a averiguar juntodaAgênciadoAmbienteedaInspeçãoGeral da Agricultura, do Mar, do Am-biente e do Ordenamento do Territó-rio, anecessidade de mais medidas.

No entanto, os Verdes consideramasrespostasdacâmara«insuficientes»

CIDADES

Cheiro a gás após remoção de terras em antiga refinaria no Parque das Naçõessuscita alarme entre moradores. CML está a averiguar, mas Verdes exigem mais.

e vão debater o tema, que se arrastahá meses, na reunião da AssembleiaMunicipal de Lisboade amanhã.

Já os moradores exigem análisesurgentesàqualidadedoarnolocal,ondeno passado funcionou a Refinaria deCabo Ruivo. Quem ali reside pretendemesmo«avançarcomumaaçãonajus-tiça» porque, frisa a presidente da as-sociaçãodemoradores“ACidadeIma-ginada Parque das Nações”, «não háninguém que respondaaqualquer pe-dido paragarantir que isto não consti-tuiumproblemaparaasaúdepública».

Obra suspensa?Entretanto, a Comissão de Coordena-çãoeDesenvolvimentoRegionaldeLis-boa e Vale do Tejo já requereu à José

30.01.2017SEGUNDA-FEIRAwww.destak.pt02

EM DEZSEGUNDOS

MISERICÓRDIA DO PORTO

TrabalhadoresdesconetadosASantaCasadaMisericórdiadoPortoadotouodireitoàdescone-xãodosseuscercade1.500tra-balhadores,proporcionando-lhesassimodireitoaumdescansoefe-tivoentreas jornadasdetrabalho.«Oscolaboradores,porviaderegra,noperíodopós-laboral,nãosãoobrigadosaresponderacorreioseletrónicosouachama-dasmóveis»,sublinhaaMiserci-córdiaatravésdeumcomunicado.

GRANDE PORTO

PSP deteve29 pessoasOComandoMetropolitanodaPSPdoPortodeteve29pessoas,amaioriaporconduçãosoboefeitodeálcool,emdiversasoperaçõesnascidadesdoPorto,Maia,ViladoCondeePóvoadeVarzim.APSPesclarecequeforamdeti-dos14indivíduosporconduçãosoboefeitodeálcool, 12porpráticadejogodefortunaeazar,umportráficodedrogaeumporconduçãosemhabilitaçãolegal.

LISBOA

Mais locais àbeira do fechoObarPirata,nonº15dosRestauradoresdesde1921,éosegundoespaçocomercialafecharnazonadesdeofimde2016,quandoencerrouocaféYoungLiberty.TambémalojadeconfeçõesParis,naR.Gar-rettdesde1888,estáàbeiradofecho.Comerciantesdizemquesãodezenasas lojas his-tóricas namesma situação.

O presidente do Sindicato daCons-trução de Portugal defende um planodetrabalho«diurnoenoturno»,envol-vendo «350 a 400» trabalhadores, naEscola Alexandre Herculano, no Por-to, encerrada desde quinta-feira por

chovernassalasde aula. «É umtraba-lho que deve ser feito em várias fren-tes»,dizAlbanoRibeiro,queontem,emconferênciadeimprensaàportadaes-cola,dissetratar-sede«umainterven-çãopedagógica,paraevitartragédias».

Obras «dia e noite» para «evitartragédias» na Alexandre Herculano

deMelloSaúde«aapresentaçãodeevi-dênciasdanãocontaminaçãodosolo»,assimcomo«arealizaçãodeumacam-panha de caraterização da qualidadedo ar». Até que à conclusão destes re-quisitoschegue,aremoçãodesolosdolocal«nãopodecontinuar»,esclareceaCCDR-LVT, em comunicado enviadoao Destak.

Inventário a solo contaminadoRecorde-se que na sequência desta si-tuaçãoedosprotestosdosmoradores,aCMLaprovoua19dejaneiroolevan-tamento e a inventariação de todas asobrasnacidaderealizadasemáreasdesolos contaminados. O inventário serárealizadoatéaodia18dopróximomêsde fevereiro.

Face à ausência de respostas, os residentes do Parque das Nações pretendem avançar com uma ação na justiça©

PED

ROSIM

ÕES

PORTO

O arquiteto Nuno Teotónio Pereira(1922-2016) vai ser hoje homenageadoem Lisboa, com a inauguração de ummuraleolançamentodeumlivro.Aho-menagemserárealizada pelaCMLemconjunto comaJuntade Freguesiade

Alvaladenodiaemqueoarquitetocum-priria95anos,30dejaneiro.Ainaugu-ração do mural daautoriade João Sa-mina, artista urbano conhecido comoSAMINA, junto ao Mercado de Alva-ladeNorteestáprevistaparaas16h30.

Nuno Teotónio Pereirahomenageado pela Câmara

CAPITAL

Page 3: ATUALIDADE •06 ©LUISFORRA/LUSA Utilizadores ‘agarrados ... · ATUALIDADE SEGUNDA-FEIRA 30.01.2017 04 PUB nãoavançarcomessaopção,oquenos parecepositivodopontodevistados recursosenvolvidosparaaconstru

Mercado de Arroios:o primeiro de 25 frescos!

Aapresentação pública donovo mercado e da marca“MercadosLisboa”decorreu,naturalmente, no Mercado

de Arroios, no passado sábado, e con-tou com a presença do presidente daCâmara, Fernando Medina, do vice--presidente, Duarte Cordeiro, e dapresidente da Junta de Freguesia deArroios, MargaridaMartins.

OMercadodeArroiosfoirenovadono âmbito de uma ampla campanhade requalificação e revitalização queabrange os 25 mercados municipais

Já foi apresentada a ‘nova cara’ do mercado de Arroios e as linhas mestras da campanha queirá reabilitar e renovar os 25 mercados municipais alfacinhas, a nova marca ‘Mercados Lisboa’.

de Lisboa, um plano que prevê a me-lhoriadascondiçõesdefuncionamen-to, a adaptação às exigências dos no-vostempos,aampliaçãoediversifica-ção da oferta de bens e serviçose a atribuição de novas e modernasfuncionalidadesaestesemblemáticosespaços da capital alfacinha.

A Câmara Municipal de Lisboa in-vestiucercadeummilhãodeeurosnareabilitação do Mercado de Arroios.As obras incluíram a remodelação detodosossetoresdevenda,substituiçãodopavimento,pinturadointerior,nova

rede de águas, rampas para pessoascom mobilidade reduzida e novos ele-vadores. Apardestas obras, o merca-do, que este ano completa75 anos, vaiterumanovadinâmica,comumespa-ço para eventos, novas lojas, feiras te-máticas,umaestufahidropónicanaco-bertura – que o tornará no primeiromercado hidropónico do mundo –e será também dos primeiros a terum sistemade contagem de tráfego.

No diadaapresentação do projetohouve aindaumprogramade anima-ção cujo intuito é envolver a popula-

ção e os comerciantes, através de umconjunto de atividades, tendo comotema base os mercados e os produ-tos frescos.

Os Mercados de Lisboaestão amu-dar paracorresponder às exigênciasdos novos tempos. Com uma locali-zação privilegiada na cidade, estãocadavez mais frescos, com produtosmais autênticos, um comércio am-bientalmente responsável e próximodos cidadãos.

Os lisboetas querem voltar aosmercados e aautarquiaestáaajudar!

FOTOS: © JOÃO FERRÃO

LISBOA

PUBLIRREPORTAGEM30.01.2017 SEGUNDA-FEIRAwww.destak.pt 03

Page 4: ATUALIDADE •06 ©LUISFORRA/LUSA Utilizadores ‘agarrados ... · ATUALIDADE SEGUNDA-FEIRA 30.01.2017 04 PUB nãoavançarcomessaopção,oquenos parecepositivodopontodevistados recursosenvolvidosparaaconstru

ATUALIDADE 30.01.2017SEGUNDA-FEIRAwww.destak.pt04

PUB

nãoavançarcomessaopção,oquenosparece positivo do ponto de vista dosrecursos envolvidos para a constru-ção de um aeroporto de raiz», disse àagência Lusa o presidente da Zero.

Francisco Ferreirareferiutambéma necessidade de analisar a gestãocombinada do aeroporto HumbertoDelgado com o aeroporto do Monti-jo. Salientando que aAvaliação de im-pacto Ambiental «deverá ser inequi-vocamente obrigatória», o especialis-tarefere que «tudo indicaque acom-plementaridade feita pelo aeroportono Montijo é bastante positiva».

Nos últimos dias, tem sido noticia-do que o Governo e a ANA vão assi-nar o memorando de entendimentopara desenvolver os estudos neces-sários à utilização da base aérea doMontijo como aeroporto complemen-tarao Humberto Delgado, emLisboa.

©JO

RGEGODINHO/C

M

Zero quer respostassobre novo aeroportoAcessibilidade, conservação da natureza, poluiçãodo ar e ruído são alguns pontos essenciais a resolver.

Montijo como aeroportocomplementar levanta questões

FILIPA [email protected]

Perante a opção de o Monti-jo ser o local escolhido parao aeroporto complementarem Lisboa, a Zero alerta

para questões a esclarecer como asacessibilidades, aconservação dana-tureza, as aves, o ruído, o ordenamen-to do território e a poluição do ar.

A associação ambientalista defen-de também a realização de estudosde impacto ambiental sobre as váriasopções ao aeroporto lisboeta.

«O estudo de impacto ambientaldeve olhar para diferentes alternati-vas, revendo aquilo que está previstoemrelaçãoaBenaventee justificando

AMBIENTE

EM DEZSEGUNDOS

MAU TEMPO

Neve dá tréguasmas chuvaafeta o NorteAsestradasdaSerradaEstrelareabriramontemaotrânsitoapósalgumasteremsidofechadasdevidoàneve.Devidoàagitaçãomarítimaforte,quatrobarrasdocontinenteestiveramfechadasànavegaçãonoNorte, regiãoatin-gidaporchuvaforte,comváriosconstrangimentosdetrânsito.

BANCO ALIMENTAR

Retoma aindanão chegou aoscarenciadosAlentarecuperaçãodasituaçãoeconómicaaindanãochegouaosmaiscarenciados,dizapresidentedaFederaçãoPortuguesadosBancosAlimentares,ouvidapeloNegócios.SegundoIsabel Jonet,ospedidosquechegammantêm--secomoantes,bemcomoonúmeroderefeiçõesentregues.

MADEIRA

Plano de gestãodas Desertasa ser ultimadoOrelatóriofinaldoplanodeorde-namentoegestãodareservana-turaldas IlhasDesertas,noarqui-pélagodaMadeira,deveserapre-sentadoestasemana.«Esteplanotinhaseteanos.Arealidadeedinâ-micadaenvolventemudaram»,dizfontedoInstitutodasFlorestaseConservaçãodaNatureza.

@Agência LusaPASSOS COELHOPresidente do PSD

«A maioriasó apoia oGoverno parademagogiae populismo,não para umagovernaçãoresponsável»

Empresa serve várias autarquias, queficam sem intervenção na sua gestão

©MARILINEALV

ES/C

M

PCP quer avaliarexclusividade deLisboa na gestãoda Carris

O PS estátranquilo e aberto ao diá-logo relativamente ao pedido de apre-ciação parlamentar do PCP sobre atransferênciadaCarris paraaCâma-ra de Lisboa, intenção já anunciadahá algum tempo. O facto de a gestãodaempresaserapenas entregue àau-tarquialisboetaquando serve outras,de AlmadaaAmadora, por exemplo,é uma das principais críticas doscomunistas, que tambémqueremvero financiamento assegurado pelo Es-tado Central e os trabalhadores – quejá criticaram a postura do PCP – in-tegrados no setor empresarial.

TRANSPORTES PÚBLICOS

Page 5: ATUALIDADE •06 ©LUISFORRA/LUSA Utilizadores ‘agarrados ... · ATUALIDADE SEGUNDA-FEIRA 30.01.2017 04 PUB nãoavançarcomessaopção,oquenos parecepositivodopontodevistados recursosenvolvidosparaaconstru

PUB

RAQUEL [email protected]

AAssociação Portuguesa deSaúde Ambiental (APSAi)estápreocupadacomascon-sequências para a saúde

da população resultantes da falta deTécnicos de Saúde Ambiental nasunidades de saúde pública.

«Odesinvestimentonestegrupopro-fissional,noSNS,impõeconsequênciasparaasaúde das populações e arrastaconsigoiniquidadeseperdassignifica-tivasparaasaúdepúblicaemPortugal.Os técnicos de saúde ambiental são osúnicos profissionais de saúde comformação superior de base para atuarnobinómioSaúde-Ambienteesuasim-plicações na saúde das populações»,

afirma a APSAi através de comunica-do enviado ao Destak.

Os técnicos de saúde ambientaldesenvolvem a identificação, carateri-zaçãoereduçãodefatoresderiscoparaa saúde com origem no ambiente, pla-neando e executando ações de saúdeambiental e de educação paraasaúdeem grupos específicos. São responsá-veis por ações de controlo e vigilânciasanitária de sistemas, estruturas eatividadescominteraçãonoambiente.

Défice no SNSSegundo a APSAi, encontram-seem défice no SNS cerca de 270 (41%)técnicos de saúde ambiental, sendoque as regiões de saúde mais afetadassãorespetivamenteasdeLisboaeValedo Tejo, do Algarve e do Norte.

© 123RF

Vigilânciada saúdepreocupa

Preocupação surge quando se ultima a proposta da nova Lei da Saúde Pública

Associação Portuguesa de Saúde Ambiental reclamamais técnicos nas unidades de saúde pública.

AMBIENTE

A tolerância zero na condução sobo efeito do álcool ou a formação paraaperceção de perigo devem tornar-seanormaparaajudaraenfrentarosris-cosqueosjovenscondutoresemotoci-clistasenfrentamnaEuropa,revelaum

novorelatóriodoConselhoEuropeudeSegurança dos Transportes. Mais de3.800jovensmorremtodososanosnasestradasdaUniãoEuropeia,continuan-do aenfrentar umacombinação únicade fatores que o tornapossível.

Europa precisa de medidas dirigidasaos jovens, alerta relatório

SINISTRALIDADE RODOVIÁRIA

ATUALIDADE 05

Page 6: ATUALIDADE •06 ©LUISFORRA/LUSA Utilizadores ‘agarrados ... · ATUALIDADE SEGUNDA-FEIRA 30.01.2017 04 PUB nãoavançarcomessaopção,oquenos parecepositivodopontodevistados recursosenvolvidosparaaconstru

© EPA

CARLA MARINA [email protected]

A morte de dois recrutas no 127ºCurso de Comandos levou os respon-sáveis militares a reverem as regrasdefuncionamento,nomeadamenteaoníveldaavaliação do estado de saúde.Segundo o Expresso, depois de umaanálise mais exaustiva ter detetadoque cinco instruendos do último cur-so tinham doenças graves que nãoforamdetetadasnabateriadeexamespré-curso, o Exército vai passar aexigir que todos os candidatos a inte-grarosComandospassemaapresen-tar um estado do médico de família.

Uma rescisão quecusta mais caro

Já lá vai meio ano desde que en-traramemvigorasnovasregraspara os contratos de telecomu-nicações, que puseram fim ao

período obrigatório de 24 meses de fi-delizaçãoàsoperadoras.Massegundoaanálisefeitapelaplataformagratuitade comparação de produtos financei-rosComparaJá.pt,aqueoDestakteveacesso, os encargos com a rescisão deum vínculo de 24 meses de fidelizaçãochegam a ser mais elevados do queo cumprimento integral do contrato.

Antesdanovalei,rescindirumcon-trato semque os dois anos de fideliza-ção tivessemsido cumpridos implica-va o pagamento das mensalidadesem falta até ao fim do mesmo. Agora,a penalização deixou de incidir sobreovalordasmensalidadesemfalta,massim sobre os serviços “oferecidos”,comoinstalação,ativação,canaispre-mium, entre outros. “Ofertas” estasque se tornaram mais caras.

«Tendoemcontaqueaumentaramos preços da instalação e dos canaisque ofereciam, os clientes que rescin-direm o contrato após seis meses vãoacabarporpagarcustosbastanteele-vados», avisa Sérgio Pereira, diretorgeral do ComparaJá.pt, acrescentan-

ATUALIDADE

Nos contratos de telecomunicações que juntam voz, dados e multimédia, os custoscom rescisão chegam a ser mais altos do que cumprimento do contrato até ao fim.

doque«estasregrassóseaplicamaoscontratosassinadosapósaentradaemvigor da nova lei».

Porisso,deixaoconselho:«antesdeassinar qualquer contrato de teleco-municações, os consumidores deveminformar-se bem sobre quanto terãode pagar se pretenderem rescindirantecipadamente o contrato», istosob pena de virem a ter alguma sur-presa menos agradável no futuro.

30.01.2017SEGUNDA-FEIRAwww.destak.pt

Comandos vãoapertar critériosde seleção

06

DIFERENÇAMÍNIMA

Aanálise feita incidesobreasgrandesoperadorasenãodeixadúvidas.Sóemalguns (poucos)casoséquearescisãoantecipa-danãovaicustarcaroaosconsu-midores,masmesmonestesadiferençaémínimaparaocum-primento integraldocontrato.

A lei não permite fidelização de 24 meses, mas há outras formas de ‘prender’

Desde onteme até depois de amanhã que decorre na cidadealemãdeColónia aquela que é amaior feiramundial de docese aperitivos, reunindo omelhor que a confeitaria tempara dar.

FEIRA DE DOCES

©123RF

CONTRATOS TRIPLE PLAY

EXÉRCITO

CONTRATERRORISMO

Ação de Trumptermina comsoldado mortoAprimeira operação antiterro-rista autorizada pelo presidentenorte-americanoDonald Trumpterminou comamorte de umcomandante norte-americano,atingidomortalmentepor terroristas daAl-Qaeda,no centro do Iémen. Outrosquatromilitares ficaram feridos.

ALEMANHA

Seis jovensmortos em festanum barracãoSeis jovens foramontemencon-tradosmortos depois de organi-zaremuma festa numbarracãonum jardim, sendo a causadamorte ainda desconhecida.Segundo a polícia alemã,os jovens foramdescobertospelo donodobarracão,pai de duas das vítimas.

MALÁSIA

Resgatadas27 pessoas deum naufrágioVinte e cinco chineses e doistripulantes foramencontradosvivos, depois de obarcoturístico emque seguiam se terafundadono leste daMalásia.Àhora de fechodesta edição,de acordo comogovernomalaio, seis pessoascontinuavamdesaparecidas.

MARTIN SCHULZCandidato do SPDàs eleições alemãs

«A minhacampanha,que estaráfocada naspessoas quetrabalhamno duro, seráexcitante»

MAIS NOMUNDO

Page 7: ATUALIDADE •06 ©LUISFORRA/LUSA Utilizadores ‘agarrados ... · ATUALIDADE SEGUNDA-FEIRA 30.01.2017 04 PUB nãoavançarcomessaopção,oquenos parecepositivodopontodevistados recursosenvolvidosparaaconstru

PUB

Page 8: ATUALIDADE •06 ©LUISFORRA/LUSA Utilizadores ‘agarrados ... · ATUALIDADE SEGUNDA-FEIRA 30.01.2017 04 PUB nãoavançarcomessaopção,oquenos parecepositivodopontodevistados recursosenvolvidosparaaconstru

JOÃ[email protected]

Moreirense sai melhordo que a encomenda

TAÇA DA LIGA

São agora quatro os detento-res da Taça da Liga, depoisdeoMoreirenseter-seontemjuntado a uma lista com

V.Setúbal,Benfica(setetroféus)eSp.Braga. Alguém instituiu, há muitotempo, a máxima de que as finais sãopara se ganhar e não para se jogar.Talvez por isso o encontro de ontemtenha sido uma fraca propaganda aofutebol e os poucos (mas dedicados)6.713 adeptos que estiveram no Está-dio do Algarve mereciam um espetá-culo que não valesse só pela entrega.

Ahistóriado jogo é simples de con-tar. O Moreirense aplicou a mesmareceita que lhe valera triunfos nestaprova frente a FC Porto e Benfica:uma equipa organizada; solidáriaa defender; com forte pressão emzonas adiantadas enquanto o nuloduroue que depois recuoulinhas num4-2-3-1 para ter espaço para contra--atacar. Do outro lado esteve um Sp.

Penálti foi decisivoAprimeiraparte foiescassaemopor-tunidades de golo, com o jogo muitodisputado a meio-campo e constan-tes perdas de bola de parte a parte.Quando o nulo pareciacerto ao inter-valo, um lance quase fortuito mudouo rumo dos acontecimentos: Geral-des apareceu isolado nas costas dadefesaarsenalista, mas Matheus saiue agarrou a bola.

Só que, ato contínuo, o guardião le-vantou a perna direita e acertou nomédio. ArturSoares Dias apitouparapenálti, emboraGeraldes jánão tives-se oportunidade de disputar o lance.Apesardo lance inusitado, certo é queCauê aproveitoue, comcategoria, fezo 1-0. Lamentavelmente, nos festejos,os jogadores do Moreirense foramatingidos por um petardo enviado dabancada com adeptos bracarenses.

No reatamento, Jorge Simão lan-çou Vukcevic, mas nem por isso aorganização bracarense registoumelhorias. Rui Fonte e Stojiljkovicesforçavam-se, mas não eram bem

Cauê não tremeu na hora da verdade e marcou o golo que dá o primeiro título à equipa de Moreira de Cónegos, para felicidade dos dedicados adeptos

©FILIPEFA

RINHA

Um golo de penálti, em cima do intervalo, bastou para a equipa de Moreira de Cónegos conquistar a Taça CTT.Num jogo com pouca qualidade técnica, a equipa de Augusto Inácio conquistou o primeiro troféu do clube.

DESPORTO 30.01.2017SEGUNDA-FEIRAwww.destak.pt08

«As camisolasnão ganham jogose o nosso trabalhoárduo foi agorarecompensado»CHICO GERALDESMédio do Moreirense

TAÇA DA LIGA FINAL

MOREIRENSESP. BRAGA

MakaridzeSagna

André MicaelDiego

RebochoCauê

Fernando AlexandreChico Geraldes

Dramé ‹Nildo Petrolina, 61’ ›

PodenceRoberto ‹

Boateng, 61’ ›

10

Estádio do Algarve

Jorge Simão Augusto Inácio

MatheusPaulinhoVelásquez‹ Artur Jorge› Alan, 79’Baiano‹ Xeka› Vukcevic, 46’BattagliaPedro Santos‹ Ricardo Horta› Rodrigo Pinho, 65’StojiljkovicRui Fonte

TREINADORES

Golos:Cauê (45+2’)Disciplina:Amarelos: Artur Jorge (25’), Chico Geraldes (28’),Dramé (44’), Matheus (45’), Makaridze (62’),Vukcevic (84’), Sagna (89’) e Rui Fonte (90+5’).

servidos. Inácio refrescou a equipa àhora de jogo, mantendo-a acutilantena exploração do espaço nas costasdadefesaarsenalista. Daíque asopor-tunidades se tenhamrepartido até aofinal da partida, embora a melhortenha pertencido a Rodrigo Pinho.Só que Makaridze voltou a mostrar--se intransponível.

Braga amorfo. Não é que o espíritoguerreiro não se tenha visto, masfaltou imaginação e criatividadepara dar sentido ao músculo.

«Com um poucomais de critério,tínhamos feito ogolo e aí poderíamoster-nos superado»JORGE SIMÃOTreinador do Sp. Braga

©LU

ISFO

RRA/LUSA

©FILIPEFA

RINHA/R

ECORD

Page 9: ATUALIDADE •06 ©LUISFORRA/LUSA Utilizadores ‘agarrados ... · ATUALIDADE SEGUNDA-FEIRA 30.01.2017 04 PUB nãoavançarcomessaopção,oquenos parecepositivodopontodevistados recursosenvolvidosparaaconstru

PUB

Ajornadafoipraticamenteperfeitapara o Real Madrid, que venceu emcasa a Real Sociedad por 3-0 e apro-veitou para alargar a vantagem paraquatropontosparaBarcelona(1-1comoBetis)eSevilha(perdeu3-1comoEs-

panhol)–tambémoAt.MadridnãofoialémdeumnulocomoAlavés–quan-doaindatemmenosumjogo.EmFran-ça,oMonacoesteveaperdermasBer-nardoSilvafezo1-1aos90’emcasadoPSG–GonçaloGuedesentrouaos87’.

Real Madrid vence e alarga liderançae Monaco empata em casa do PSG

LIGAS ESTRANGEIRAS

EM DEZSEGUNDOS

SPORTING

Investidores‘recuperam’AlcocheteNuma sessãode esclarecimentoemAzeitão, PedroMadeiraRodrigues explicou que querrecompraraAcademia deAlco-chete, dada comogarantia nosacordos comabanca feitos porBrunodeCarvalho. O candidatoà presidência doSporting expli-cou que odinheiro será empres-tado, commelhores condições,porumgrupode investidores.

ANDEBOL

França revalidatítulo mundiala jogar em casaAFrançaderrotou (33-26)ontem,emParis, aNoruegana final doMundial deandebol, revalidandootítulo frenteaoseupúblico.Oencontro foi equilibradoatéaointervalo,masdepoisa seleçãogaulesa impôsasuasuperiori-dade, lideradaporNikolaKarabatic. Éo6ºcampeonatoparaFrançaem22anos, quatrodelesnasúltimascincoedições.

@Dragões DiárioFCP queixa-se da arbitragem

«Apitargrandespenalidadesa favordo FC Portocontinuaa ser difícil.Sábado foium em três»

Por ter sido expulso após o fimda derrota com o Moreirense para aTaça da Liga, Rui Vitória foi castiga-do com 15 dias de suspensão por serreincidente – umnovo castigo por terido ao flash interviewparece descar-tado, porque o relatório do árbitroainda não tinha sido validado pelosdelegados. Daíque o treinadorencar-nado não vá estar hoje (20h) no ban-co frente ao V. Setúbal, num jogo emque o Benficaprocurarepor avanta-gem de quatro pontos parao FC Por-to. Ontem, o selecionador argentinoadmitiu convocar Cervi – «está numgrande momento» – para o Mundial.

Benfica vai hojea Setúbal semcontar com RuiVitória no banco

LIGA

© EPA

Numdesafioemocionanteque durou

três horas e 37minutos,Roger Federer bateuRafael Nadal paraconquistar o Open daAustrália, o seu 18ºgrand slam na carreira,mas o primeiro desdeWimbledon, em 2012.O tenista suíço venceu oespanhol em cinco sets:6-4, 3-6, 6-1, 3-6 e 6-3.

TÉNIS

DESPORTO30.01.2017 SEGUNDA-FEIRAwww.destak.pt 09

Page 10: ATUALIDADE •06 ©LUISFORRA/LUSA Utilizadores ‘agarrados ... · ATUALIDADE SEGUNDA-FEIRA 30.01.2017 04 PUB nãoavançarcomessaopção,oquenos parecepositivodopontodevistados recursosenvolvidosparaaconstru

VERA VALADAS [email protected]

Apesar de ter regresso mar-cado paraos ringues jáa11de fevereiro, AndersonSil-va, por muitos considera-

do o melhor lutador de MMA de to-dos os tempos, quer agora apostarnuma carreira no cinema. «O meumaior sonho agora é, quem sabe,ganharo Óscar. Estouapreparar-meparaisso», admite o atletabrasileiro,que deu jáos primeiros passos nessesentido.

É que o seu nome constará doelenco da produção chinesa Made InKowloon. Com um orçamento de20 milhões de dólares, o filme contaahistóriade umdetetive que tentacap-

turaro serialkillersuspeito de terse-questrado asuasobrinha. Arodagemem Hong Kong começou no final doano passado, mas aindanão é públicoqual o papel atribuído ao lutador queaté já contratou um agente para im-pulsionarsuacarreiraemHollywood.

O brasileiro – cuja alcunha nos rin-gueséSpider–temassimumplanoBpara quando a carreira na MMA ter-minar ou não fosse já, aos 41 anos, umveterano. Anderson tem testes cine-matográficos marcados nos princi-pais estúdios de Los Angeles e con-fessouque vendeuumasérie àNetflix.

«É de ação, mas não tem nadaa ver com luta. Ainda não tem nome.Estamos nafase de escrevero guião»,explica sobre o projeto ainda semdata de estreia.

EM DEZSEGUNDOS

LEILÃO

Iker Casillasapoia lutacontra cancroIkerCasillas, jogadordaseleçãodefutebolespanholaquedefendetambémabalizadoFCPorto,ofe-receuumachuteiraeumaluvaautografadaspara leilãosolidárioquepretendeangariarfundosparaaFederaçãoEspanholadePaisdeCriançascomCancro.O leilão,quedecorrenaCatawikiatédia31,querangariaromaiormontanteparaapoiarinvestigação.

CARNAVAL

Diana Taveiraserá rainhada MealhadaBrunoCabrerizo já temparpara o trononoCarnaval daMealhada. Aapresentadora daMTVDiana Taveira foi a eleitae já está a preparar-se parao seu samba estar ao níveldo do atorbrasileiro. «Estudeicinco anos emCoimbra e adoroa região, por isso, quandomefizeramoconvite nãopenseiduas vezes», frisa a jovem.

CONSTANCE WU (ATRIZ)Contra nomeação de CaseyAffleck aoÓscar por causa dealegações de assédio sexual

«Homensqueassediamsexualmentemulheres[para o]Óscar!»

© DR

Campeãoluta por umsonho antigo

Atleta de 41 anos brilhará num filme chinês e vendeu uma série à Netflix

Lutador brasileiro de MMA aposta numa carreira nocinema. Anderson Silva ambiciona ganhar um Óscar.

REPRESENTAÇÃO

Debater os grandes temas quedesafiam Portugal e o mundo, colo-cando frente a frente conceituadosespecialistas nacionais e/ou interna-cionais e uma plateia selecionada.É este o desafio do Fronteiras XXI,

o novo programa mensal da RTP3,com estreia a 1 de fevereiro, às 22h.Serão dez debates de 90 minutos,moderados pelo jornalista CarlosDaniel. O Presidente da República éum dos convidados inaugurais.

RTP3 estreia programa de debatesobre os desafios de Portugal

‘FRONTEIRAS XXI’

Por escassez de publicidade, aapresentadora da SIC vê-se obriga-da a desistir do projeto online lança-do há um ano, avança a TVGuia. Emmarço, serálançado o derradeiro nú-mero da revista digital mensal Júlia,

de Bem com a Vida, um projeto emparceria com a empresa O2 Produ-ções Audiovisuais e a agência Glam.Os profissionais que trabalhavam naapp já foram despedidos, resta ana-lisar o futuro dapáginado Facebook.

Júlia Pinheiro fecha projeto onlineum ano após a sua inauguração

REVISTA

GRELHAPRINCIPAL

DIA 30, RTP2, 22H55GOYADocumentário sobre o célebrepintor espanhol que viveu àmargemda sociedade, aindaque numa situação paradoxalde ter acesso à classemédiae aos círculos de poder.

© DR

DIA 31, FOX LIFE, 22H20ROSEWOOD 2Estreia, emepisódioduplo,da segunda temporadadestasérie que segueasaventurasdoDr. BeaumontRoseood, Jr.(MorrisChestnut), umpatolo-gista privadode topoemMiami.

© DR

DIA 1, FOX LIFE, 22H20ANATOMIADE GREYRegresso da 13ª temporadadesta popular sériemédica.Logo de seguida, às 23h10,está de volta tambémasexta temporada de Scandal.

© DR

FAMA&TV 30.01.2017SEGUNDA-FEIRAwww.destak.pt10

Page 11: ATUALIDADE •06 ©LUISFORRA/LUSA Utilizadores ‘agarrados ... · ATUALIDADE SEGUNDA-FEIRA 30.01.2017 04 PUB nãoavançarcomessaopção,oquenos parecepositivodopontodevistados recursosenvolvidosparaaconstru

PUB

Page 12: ATUALIDADE •06 ©LUISFORRA/LUSA Utilizadores ‘agarrados ... · ATUALIDADE SEGUNDA-FEIRA 30.01.2017 04 PUB nãoavançarcomessaopção,oquenos parecepositivodopontodevistados recursosenvolvidosparaaconstru

FILIPA [email protected]

No ano em que celebrao 21ºaniversário, a Companhiado Chapitô apresentaumanova produção intitulada

ATM – Atelier de Tempos Mortos.Com estreiamarcadapara2 de feve-reiro, às 22h, no Chapitô, a novapeça conta com encenação de Cláu-dia Nóvoa e José Carlos Garcia e in-terpretação de Jorge Cruz, Ramonde Los Santos, Susana Nunes e Tia-go Viegas.

Estanovacriação coletivadaCom-panhia do Chapitô tem por base umtexto original do grupo e segue a li-nhade comédiafísica, marcadamen-te visual, a que já nos habituou e que

temmerecido reconhecidos aplausosem palcos por todo o mundo.

ACompanhia do ChapitôCriada em 1996, a Companhia Cha-pitô valoriza a comédia por questio-nar a realidade. Já produziu 35 cria-ções originais. Em2016, teve reconhe-cimentos internacionais: Édipo foiga-lardoado com o Prémio Florencio;Electrafoi eleito o Melhor Espetácu-lo na30ª FeiraInternacional de Tea-tro e Dançade Huescae foi distingui-do com o selo de Espetáculos Reco-mendados pela Comissão de Teatroe Circo da Rede Espanhola.Local:Chapitô, emLisboaHorário:até 26 demarço,de quinta a domingo, às 22hPreço:€12

EM DEZSEGUNDOS

ABRIL

Raquel Tavarescom concertosnos ColiseusRaquel Tavares, umadasmaisimportantes vozesdo fadocontemporâneo, faz a suagrandeestreia emnomepróprionasduasmais emblemáticassalas portuguesas. A fadista vaiapresentaronovoálbumRaquelemdois concertos agendadospara dia 21deabril noColiseudosRecreios, emLisboa, e nodia22deabril, noColiseudoPorto.

CONCERTO

D.A.M.A dia8 de abril noColiseu do PortoOsD.A.M.Aanunciaramumconcertopara odia8deabril noColiseu doPorto.OnovosingleEra Eu, lançadoemsetembrode2016, já temmais dequatromilhões emeiodevisualizaçõesnoYouTube/VEVO. Era Euserámesmo incluídono terceiroálbumdabanda composta portrês amigos, a sereditadoesteano.Osbilhetes já estãoà venda.

SUBIDA DE 18%

Parques deSintra com2,6 milhõesEm2016, os parques emonumentos sob gestãoda Parques deSintra recebe-rammais de 2,6milhõesde visitas (2.625.011), o querepresenta uma subida de17,52% relativamente ao anoanterior e confirma a curvaascendente registada nosanos anteriores.

© DR

Vai estrearnova criaçãodo Chapitô

Um lugar, quatro vidas e uma história com, irremediavelmente, um final

Chama-se ‘ATM – Atelier de Tempos Mortos’ e estaráem cena no Chapitô, de 2 de fevereiro a 26 de março.

TEATRO

DISCOS DASEMANA

The Reflektor TapesArcade Fire | Universal

Já está disponívelnão só o docu-mentário TheReflektor Tapes,realizado porKhalil Joseph

(sobre o processo criativo doCD Reflektor de 2013), comoo concerto Live at Earls Court,editados em DVD e Blu-Ray.

DepoisAs 3 Marias | Sony

O terceiro discodo projeto deCristina Bacelar,Fátima Santose Ianina Khmelikcontou com a

participação de Simone de Oliveiraem No teu Poema. Conheçamelhor o álbum no dia 3, às 21h30,na FNAC do Colombo.

Só As Melhores/94-99Despe e Siga | Sony

Todos osgrandes êxitosda bandaportuguesaque nos acom-panham desde

a década de 90 até aos diasde hoje estão reunidos nesteálbum. (Re)descubra 15 grandescanções que marcaram gerações.

New GenNew Gen | XL/Popstock

Esta compilaçãocom o selo da XLreúne 17 temasque celebrama crescentee refrescante

comunidade grime/rap britânica.A abrir o disco, conte como tema Welcome to The New Gen,com Avelino & Bonkaz.

15 BarrasDJ Nigga Fox | Príncipe

Esta composiçãofoi criada parauma instalaçãoartística. O temaestáagorafixadoem vinil 12’’ com

amúsicasó num dos lados, numaedição limitadaaquinhentas cópias,carimbadas pelo Márcio Matos.

2

1

3

4

5

AHasbro lançouumavotação paradecidiro futuro do Monopoly, emqueos fãs escolhemos peões que queremsalvar. Os mais votados vão perma-necernas próximas edições. São maisde 50 símbolos a “lutar pela sobrevi-

vência” neste jogo, desde os clássicos(como o dedal, o carrinho de mão ouo cão) às novas e modernas adições(pato de borracha ou o hashtag).

Avotação estáonline em VoteMo-nopoly.com e termina já amanhã.

Qual é o peão do jogo de tabuleiroMonopoly que quer salvar?

Resultados divulgados a 10 de março

© DR

VOTAÇÃO

ARTE&LAZER 30.01.2017SEGUNDA-FEIRAwww.destak.pt12

Page 13: ATUALIDADE •06 ©LUISFORRA/LUSA Utilizadores ‘agarrados ... · ATUALIDADE SEGUNDA-FEIRA 30.01.2017 04 PUB nãoavançarcomessaopção,oquenos parecepositivodopontodevistados recursosenvolvidosparaaconstru

CARLA MARINA [email protected]

Ideias inovadoras‘desfilam’ no Porto

EMPREENDEDORISMO

São, ao todo, 17 as ideias de ne-góciosquevãoserapresenta-das,estaquinta-feira,noPitchDaydaEscoladeStartupsdo

UPTEC(ParquedeCiênciaseTecno-logia da Universidade do Porto). Masnãosãoideiasquaisquer.Desdeapro-dução ou modificação de têxteis quearmazenamenergiaparaalimentaçãode sensores integrados em roupa, aóculosqueregistamvídeoemcirurgiasou até uma comunidade online parapessoas que queiram cozinhar paraoutras, em comum têm o facto de se-rem revolucionárias e de serem todasapresentadasporjovensempresários.

Jovens empreededores vão ter três minutos para dar a conhecer as suas ideias,em mais uma edição do Pitch Day da Escola de Startups da UPTEC.

Acapacidade de síntese é, aqui, pa-lavra-chave, já que os empreendedo-resnãovãotermaisdoquetrêsminu-tosparadaraconhecerassuas ideiase convencer o painel de jurados a vo-tarno seuprojeto. Ainiciativaassina-lao encerramento da8ª edição daEs-cola de Startups, um programa dementoring e formação de três mesesqueaceleraideiasdenegócionasáreastecnológicas,científicaecriativaequecontacommaisde150ideiase450em-preendedores apoiados no currículoao longo de oito anos.

EmparceriacomoVodafonePowerLab e apresentado por Fernando Al-vim,opalcodoPitchDayvaidestavezser o Centro de Investigação MédicadaFaculdadedeMedicinadaUniver-

São várias as ideias,de têxteis quearmazenam energiaa óculos que registamvídeo em cirurgias

sidade do Porto, por onde vão passarideias de negócio como umprojeto dedivulgação e comercialização de pro-dutoshomeware e lifestyle, envolven-dodesigners,artesãoseaindústriaoutambém a proposta de produção dejoalharia de autor que combina a for-mação em arquitetura com técnicastradicionais de joalharia originandopeçasúnicas.Quantoaosvencedores,essesterãodireitoaincubaçãoemre-gime cowork no UPTEC.

Pela oitava vez, o projeto dá o oportunidade aos jovens com ideias revolucionárias de negócios©

LUÍS

VIEIRA

O SPEAK é uma startup socialtecnológicaqueligamigrantes,refugia-doselocaisatravésdeumintercâmbiode línguas e culturas. Em Portugal,contacommaisde6.500participantesde110países,queaprendemnovaslín-

guas, organizam eventos e ajudam-seentre si em áreas como trabalho, saú-de ou habitação. E estáagoraàprocu-radecandidatosparavárioscargos,en-treosquaisprojectmanager,fullstackdeveloper, entre outros.

A startup social tecnológica SPEAKestá a recrutar em Portugal

Juntar migrantes e locais é a missão

© REUTERS

OFERTAS

MARQUENAAGENDA

Filosofia modernaem 17 sessõesDe fevereiro amaio, oEdgeArts –ArteContemporâneapromoveemhoráriopós-laboralumcursodeFilosofiaModernaeContemporâneaem17sessões,levadoacabopelopoetaeescritorPauloJoséMiranda.

Workshopsde empregoParaajudarnoprocessodeprocuradeemprego,oCentroComercialAlegroSetúbalconvidouAndresaSalgueiro,conhecidapeloempreendedo-rismo,paraensinaropassoapassodaprocuradeempregoemquatrosessõesnosdias1,8, 15e22defevereiro.

© DR

Empresas lusasem feira da SaúdeAAssociaçãoEmpresarialdePortugale13empresasdosetordaSaúdevãoestarnaArabHealth2017,queserealizanoDubai.UmamissãodeolhospostosnopesoqueaSaúdetemnomercadodoMédioOriente.

Educaçãoambiental no zooSegostavade integraraequipadeEducadoresZoológi-cosdoCentroPedagógicodoJardimZoológicoeadquirirascompetênciaspara trabalharnaáreadaEducaçãoAmbien-tal, estesworkshopssãoparasievãoacontecerno2ºe3ºfimdesemanadefevereiro.

© DR

EMPREGO&FORMAÇÃO30.01.2017 SEGUNDA-FEIRAwww.destak.pt 13

Page 14: ATUALIDADE •06 ©LUISFORRA/LUSA Utilizadores ‘agarrados ... · ATUALIDADE SEGUNDA-FEIRA 30.01.2017 04 PUB nãoavançarcomessaopção,oquenos parecepositivodopontodevistados recursosenvolvidosparaaconstru

���������������������

�������������������� ������ ���

���������������� ������� ������������������� ���������������

�������������� ���������������������� ���������������

CURSOS LISBOA

Técnico Auxiliar de Geriatria

Assistente Operacional de Saúde

Técnico de Apoio Domiciliário

Inglês Técnico para Saúde

211 334 [email protected]

www.efuturo.pt

211 334 [email protected]

[email protected]

www.efuturo.pt

CURSOS LISBOA E PORTO Rececionista de Hotel

Governanta de Hotel

Empregada de Andar

Restaurante e Bar

Inglês Técnico para Hotelaria

2

MÁXIMA COMPETÊNCIA E SIGILO ABSOLUTO

ASTRÓLOGO MESTRE DABO VIDENTEESPECIALISTA EM CIÊNCIAS OCULTAS. ACABE DE VEZ COM

O SEU SOFRIMENTO NÃO DESANIME! NÃO DESISTA!O SEU CASO TEM SOLUÇÃO UM GRANDE VIDENTE ESPIRITUALISTA E CONSELHEIRO, CONHECIDO POR GRANDES PERSONALIDADES NO MUNDO INTEIRO PELOS BONS RESULTADOS OBTIDOS NOS PROBLEMAS MAIS COMPLICADOS NOS ÚLTIMOS ANOS. MESTRE DABO É UM DOS MAIS APRECIADOS EM ÁFRICA E NA EUROPA COM PODERES EFICAZES. AJUDA A RESOLVER DE IMEDIATO E DEFINITIVAMENTE QUALQUER PROBLEMA DIFÍCIL OU GRAVES COM EFICÁCIA: AMOR, O SEU CASAMENTO ESTÁ EM CRISE? QUER RECU-PERAR O SEU MARIDO/MULHER, NAMORADO/NAMORADA OU AMANTE, AMARRA A VOCÊ QUEM DESEJAR: MARIDO/MULHER NAMORADO/NAMORADA OU AMANTE E ACABAM-SE OS PROBLEMAS, AFASTAMENTO TOTAL DE PESSOAS INDESEJADAS. AJUDA A RESOLVER PROBLEMAS FAMILIARES, NEGÓCIOS, SEXUAIS, ENGRAVIDAR, HERANÇAS, SORTE, FUTURO, VÍCIOS, INFERTILIDADE, CASAS ASSOMBRADAS, DESTRÓI BRUXARIAS E MAL DE INVEJA, MAGIA NEGRA, ETC.RESULTADO POSITIVO EM 48 HORAS – TRABALHO GARANTIDO NA PRESENÇA OU À DISTÂNCIA COM TOTAL EFICÁCIA E HONESTIDADE – CONSULTA PESSOALMENTE POR MARCAÇÃO OU POR TELEFONE. PAGAMENTO APÓS RESULTADO.

GRANDE LISBOA (CAIS DO SODRÉ) 96 349 77 07 – 91 718 80 27 – 21 241 55 43

�ATENÇÃO CASOS DE AMOR EM POUCOS

DIAS

GRANDE MÉDIUM CURANDEIRO

PROF. YUSUFAASTRÓLOGO – GRANDE MÉDIUM VIDENTE

������������������������������������!"��#����$�%�"��&�����"���'Espiritualista se o companheiro te deixou ou te quiser deixar venha ter comigo, ele/ela volta na mesma semana. Não há problema sem solução. Ajuda a resolver problemas familiares, sexuais, amor, negócios, emagrecimento, atracção de cliente, mesmo os casos mais difíceis e desesperados. Se está cansado de sofrer não sofra mais.

LIGUE JÁ O NÚMERO QUE PODE MUDAR A SUA VIDA965 088 374 – 919 705 497

FACILIDADES DE PAGAMENTO | PAGAMENTO DEPOIS DO RESULTADO�����������(��)��*+��������&��������%,���'�

CONSULTÓRIOS: LISBOA (Metro Areeiro) e SINES (Junto ao Mercado Municipal)

��

COMPROCOMPRORecheios de Casas

Antiguidades Velharias Coleccionismo Medalhas,etc

93 823 31 55 ARCA INTEMPORAL - Av. Praia da Vitória n.º 75c

DISCOS�

PROF. KARAMBAASTRÓLOGO - GRANDE MÉDIUM VIDENTE

ÊXITOS EM 48 HORAS962 156 819 - 211 561 167

Especialista de todos os trabalhos ocultos. Resultados rápidos e garantidos. Dotado de Dom Hereditário. Ele resolve todos os problemas mesmo os casos mais desesperados: Amor, Negócios, Casamento, ������������������������������������� ���������������������������������!���"����#���������������� � ��������� �������� ���� �������$ ����%� �&��� � �������� ��������� �� �'������������(��������)�*�����+-�����)������������#�������0����"����������������1�2��*������3�������&��3�(��4�(������$)�!�����������������������5���������!���������������������� ��'$6��������������������������������������7�#�����������������$���������������(�����$

Rua Carvalho Araújo, n.º 16 - 2.º Andar - Lisboa (Metro Alameda)TODOS OS DIAS DAS 9H – 21H

PROFESSOR SECOCÉLEBRE MÉDIUM E VIDENTE

Se sofre e tem má sorte ou é alvo de invejascontacte o Professor Seco.

Especialista em casos de Amor, Família, Negócios, Mau-Olhado, Quebra de Feitiços. Faz Aproximação e Afastamento.

Não desespere, o seu problema tem solução!PAGAMENTO APÓS O RESULTADO

T.: 918 341 082 – 965 535 235Rio de Mouro – Junto à estação da CP

Avª Júlio Dinis n.º 14 2º-B 1050-131 Lisboa (junto ao Campo Pequeno)Ex: 20.000€ a 96 meses =299€ /mês – total : 29.315,8€. TAN :9% e TAEG:11,1% S/seguro

Emprestimos concedidos por entidades autorizadas. Mediador independente

EMPRÉSTIMOS���������� ������������������ �������� ������

����������!��"#�#"�$�!%��&'�!!�#�

MUL

TICR

EDIT

O

CONSOLIDADO Reduza prestações até 60%

VENDO T1 (Penha de França /

/ Lisboa)Totalmente remodelado

e equipado �����������������Em zona calma mas

muito perto de escolas, ����������������� ��

SÓ PRÓPRIO AO PRÓPRIO

�����!"##$%#&&

www.destak.ptPara anunciar ligue...

210 494 204 LISBOA 225 322 309 PORTO

CLASSIFICADOS

Page 15: ATUALIDADE •06 ©LUISFORRA/LUSA Utilizadores ‘agarrados ... · ATUALIDADE SEGUNDA-FEIRA 30.01.2017 04 PUB nãoavançarcomessaopção,oquenos parecepositivodopontodevistados recursosenvolvidosparaaconstru

LISBOAHOJE12ºMÍNIMA

16ºMÁXIMA

AMANHÃ10ºMÍNIMA

14º MÁXIMA

TEMPO

PORTOHOJE13ºMÍNIMA

16ºMÁXIMA

AMANHÃ12ºMÍNIMA

16ºMÁXIMA

FICHA TÉCNICA Propriedade/Editora: Cofina Media, S.A.; Contribuinte n.º 502 801 034; C.R.C. de Lisboa n.º 502 801 034; Capital Social:€22.523.420,40; Principal Acionista: Cofina, SGPS, S.A. (100%); CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO: Paulo Fernandes (Presidente), João Borgesde Oliveira, Luís Santana, Alda Delgado; DIRETOR GERAL COMERCIAL Hernani Gomes DIRETORA GERAL DE MARKETING Isabel Rodrigues DI-RETOR COMERCIAL ONLINE José Frade DIRETOR DE INFORMÁTICA Rui Taveira DIRETOR DE RECURSOS HUMANOS Nuno Jerónimo DIRETORAADMINISTRATIVA E FINANCEIRA Alda Delgado DIRETOR DE CIRCULAÇÃO E ASSINATURAS João Ferreira de Almeida DIRETORA RESEARCH On-dina Lourenço NOME DA PUBLICAÇÃO: Destak; Diretor: Diogo Torgal Ferreira; Chefe de Redação: João Moniz; Editora Executiva: Patrícia Na-ves; Redação:Carla Marina Mendes, Filipa Estrela, João Tomé, Patrícia Susano Ferreira, Raquel Madureira, Vera Valadas Ferreira; Revisão: Ca-tarina Poderoso; Colunistas: João Malheiro, José Luís Seixas, Lídia Paralta Gomes, Luísa Castel-Branco; Projeto Gráfico: Carles Durán – GrupoCYAN; Paginação e Grafismo: Sónia Santos (Editora), Rita Alves, Túlio Vasco; Departamento Criativo: Rui Gonçalves; Marketing: DIRETORA: Isa-bel Rodrigues; João Aleixo (Diretor-adjunto); Gonçalo Sousa (Gestor de Produto); ([email protected]); Passatempos: Vera Nunes; ([email protected]); Departamento Comercial: DIRETOR COMERCIAL: Ricardo Branco; Ana Silveira (Diretora Comercial Adjunta); AGÊNCIAS:Daniel Barata, Margarida Rego, Paula Tavares, Raquel Pinto; DIRETOS: João Pedro Rodrigues (Team Leader), Filomena Mestre, Luis Farinha;Maria da Luz Veiga (planeamento); Telefone: 210 494 204/Fax: 210 493 134/E-mail: [email protected]; Porto: Tiago Medeiros (Coordena-dor), Gabriela Raposo; Telefone: 225 322 309/Fax: 225 322 399; Ativações e Eventos: Tânia Sant’ Ana (Team Leader), David Fernandes, Mafal-da Esteves, Maria Barbosa; Sede: Administração/Redação/Publicidade: Rua Luciana Stegagno Picchio, n.º 3, 1549-023 Lisboa; ([email protected]); Telefone: 210 494 000/Fax: 210 493 134; Chefe de Distribuição: José Magalhães; Distribuição: António Caldeira, Orlando Lopes (Por-to); N.º registo E.R.C.: 123881; Depósito Legal: n.º 170470/01; ISSN 2183-7236; Tiragem média: 70.000; Periodicidade: Diária; Preçode Capa: Gratuito; Impressão Nacional: Lisgráfica, Impressão e Artes Gráficas S.A., Rua Consiglieri Pedroso, 90, Casal de Santa Leo-poldina, 2730-053 Queluz de Baixo; Delegação Porto: Rua Manuel Pinto de Azevedo, 80 1.º 4100-320 PORTO Telefone: 225 322301/Fax: 225 322 399. ESTATUTO EDITORIAL E LEI DA TRANSPARÊNCIA disponíveis em www.destak.pt

Preencha a grelha demodoa que cada linha, cada colunae cada quadradode3x3contenha todos os númerosde 1a 9

SOLUÇÃO

Horizontais: 1. Aprazível. Decímetro(abrev.). 2. Água no estado sólido. Casapequena e miserável. 3. Pessoa estroina eleviana. 4. Sobre (prep.). Existes. Caleira.5. Compartimento reservado. Ósmio (s.q.).6. Grito de dor ou de alegria. Mulo. 3ªvogal (pl.). A unidade. 7. Contr. da prep. decom o art. def. o. Operário que trabalha emobras de pedra e cal. 8. Verbal. Movia-sede um sítio para outro. Alternativa (conj.).9. Disciplinar. 10. Fluxo. Rima. 11. Contr.da prep. a com o art. def. o. Que atingiu amaioridade legal.Verticais: 1. Associado. Quarta notada escala musical. 2. A mim. O capataz.3. A pessoa ou coisa masculina de que sefala. Grupo de cães a correr. 4. Contr.

da prep. em com o art. def. os. Entretecido. 5. Frágil. Redução em próclise de Santo ou São.6. Apoio. Expressão que se diz. 7. O espaço aéreo. Sacar. 8. Circunscrição territorial que estásob a jurisdição de um bispo, de um arcebispo ou de um patriarca. Altar cristão. 9. Fêmea domacho. Nome próprio masculino. 10. O m. q. caloiro. Contr. do pron. pess. compl. me e do pron.dem. o. 11. Contr. da prep. em com o art. def. a. Quebrar, esborcinar.

SOLUÇÃOHorizontais:1.Ameno,Dm.2.Gelo,Baiuca.3.Estarola.4.Em,És,Cale.5.Gabinete,Os.6.Ai,Mu,Is,Um.7.Do,Pedreiro.8.Oral,Ia,Ou.9.Adestrar.10.Fluxão,Ruma.11.Ao,Maior.

Verticais:1.Agregado,Fá.2.Me,Maioral.3.Ele,Adua.4.Nos,Implexo.5.Ténue,Sã.6.Base,Dito.7.Ar,Tirar.8.Diocese,Ara.9.Mula,Rui.10.Calouro,Mo.11.Na,Esmoucar.

www.destak.pt ou [email protected] ODestak é seu! Emwww.destak.pt esperamos a sua visita, comentários, fotografias.Participe, reclame, elogie e partilhe as suas opiniões e poemas. Pode tambémenviar para o e-mail emcima ou para Rua Luciana StegagnoPicchio, n.º 3, 1549-023 Lisboa (textos não podemultrapassar 700 caracteres).

LEITOR30.01.2017 SEGUNDA-FEIRAwww.destak.pt 15

PARTICIPE!

Oficializara violênciaEnquanto Donald Trumpdefende o afogamento simuladocomo forma de combater oterrorismo, a Rússia avança paraa descriminalização da violênciadoméstica. As duas maiorespotências bélicas marchamcontra os direitos humanos.Quando o mundo clama porrespeito e paz, os dois gigantesdão sinais de oficializara violência. O presidentenorte-americano quer“combater o fogo com o fogo”quando devia convocardivindades aquáticas. Agora,que Portugal está a caminho decumprir as metas do défice em2016, a economia mundial vaicaminhar sobre brasas com as“trumpices” que se avizinham.ADEMAR COSTA

BaixasmédicasFoi recentemente noticiado queumemcada cinco trabalhadorescombaixamédica estava aptoa trabalhar.Tal notícia permite inferir quese tratará de casos de baixasfraudulentas,mas parece que,bemànossamaneira, tal prática,se efetiva, não terá outraconsequência que não sejaa da terminaçãoda baixa...E não haverá responsabilidadedomédico que assinou a baixa?Ou haverá diferentes critérios deavaliaçãomédica?Ou tratar-se-ásimplesmente de pessoas que nãose deslocaramàSegurança Socialquandopara tal foramnotificadas?Achoque todos gostaríamosde seresclarecidos sobre estamatéria.BERNARDO SILVA

CARTAS DO LEITOR

PUB

SUDOKU **

CRUZADASOS PASSATEMPOS DESTA PÁGINA SÃO DA RESPONSABILIDADE DA AGÊNCIA FERIAQUE

Page 16: ATUALIDADE •06 ©LUISFORRA/LUSA Utilizadores ‘agarrados ... · ATUALIDADE SEGUNDA-FEIRA 30.01.2017 04 PUB nãoavançarcomessaopção,oquenos parecepositivodopontodevistados recursosenvolvidosparaaconstru

ÚLTIMA HORA 30.01.2017SEGUNDA-FEIRAwww.destak.pt

© ESTELA SILVA/LUSA

Gondomar foi ontem a capital do remo indoor, commais de 500 atletas inscritos no CampeonatoNacional e Open de Portugal. A iniciativa vemprovar que o remo existe além do rio. Na ‘pista’, 24máquinas colocaram à prova a força de braços, a capacidademental e a concentração dos atletas.

DESPORTO

PARA FECHAR

FRANÇA

Hamon concorrepelos socialistasOex-ministro francês da EducaçãoBenoit Hamon foi ontemescolhidopara sero candidato socialista àseleições presidenciais, ao derrotaro antigo primeiro-ministroManuelValls. Os socialistas estãomalcolocados para as eleições de abril.

FRANÇA

Bataclan enchecom ResistênciaAsala deespetáculosBataclan, emParis, encheu-seontempara ouvirogrupoResistência, comocantorMiguel Ângelo a afirmar«Je suisParis»ea justificara presençadogruponopalco, comoprovadequeépreciso ser livre e«não termedo».

LIGA

Reforços paraa luta europeiaOV.Guimarães (5º na Liga, oúltimoquedá acessoàsprovas europeias)confirmouontemacontrataçãodeSturgeon, atacantede22anosquejogavanoBelenenses. Já oMarítimo(6º) anunciou a chegadadoguarda--redesbrasileiroRafael Broetto.

– o Airbnb está a oferecer alojamentogratuitoaosafetados–,osorganizado-resdosÓscareslamentaramqueospro-dutoresdeumfilmeiranianonomeadonão se possamdeslocar ao país; o atle-ta britânico Mo Farah (nascido na So-mália)ficousemsabersepodiaregres-sar ao Oregon, onde vive háseis anos.

Entretanto, uma juíza federal deci-diuquenenhumviajante(refugiadoouoriundo dos sete países nalistanegra)quetenhachegadoaosEUAcomauto-rizaçãoparaviajarpodeserdeportado.

Nem os entraves travamo controlo de TrumpInsensível a pressões internas e externas e a decisãojudicial, presidente limita-se a dar um passo atrás.

JOÃO [email protected]

Todososcidadãosdossetepaí-sessujeitosaummaiorescru-tínio à chegada aos EstadosUnidosquetenhamautoriza-

ção de residência (o chamado greencard)nãoestãoafetadospelaproibiçãode entrada no país. O esclarecimento,

ESTADOS UNIDOS

prestado ontem pela Casa Branca,foi recebido como um passo atrás dopresidente norte-americano, mas ain-dainsuficiente face às muitas críticas.

Mais do que as muitas vozes no es-trangeirocontraamedida,estatemsidofortementecriticadadentrodoprópriopaís.Algumasdasprincipaisempresastecnológicas recordaram que muitosdos seus funcionários são migrantes

Vinte e cinco de janeiro.O calendáriomarca, e adata é distintiva, é etique-

ta, é praxe. O dia de aniversáriodo Eusébio, domaior de sempre.Foi assim, é assim, será assim.No dia emque o rei faz anos(verdade, Zé?) há arraial e fogue-tes no ar. Melhor, havia. Já nãohá. O rei continua a fazer anos,mas não está cá. Acabou afestividade, começou a saudade.Em2014, tinha ele partido pou-cos dias antes, num tributo queorganizei em sua consagração,omeu amigoCid abriu o jogo daemoção, tal comoo tambémmeu amigo Paulo Gonzo, últimomúsico a almoçar (naminhapresença) comoEusébio,haveria de encerrar esse jogodamemoração.A25 de janeiro, anos consecuti-vos, quase uma trintena, vivia ecurtia o dia da carícia, da delícia,da letícia. Estive sempre comoEusébio, imbuído do espírito demissão, de emoção, de consa-gração. Agora, comona pretéritasemana, convidado pelastelevisões, exibo abatimento,constrangimento, tormento.Que dizer, de novo, sobre o Eusé-bio? Já proferi dezenas de inter-venções, já escrevi aindamaisdezenas de textos, já converseimuitomais dezenas de vezessobre as nossas cumplicidades,verdades, realidades.Mas hásempre algomais para divulgar.Por exemplo, no registo nãooficial, qual foi o último golo doEusébio? Será que alguém sabe?Eu estava lá. Viajei com ele paraoMéxico, disputava-se oMun-dial de Futebol Rápido, especiali-dade inexistente emPortugal.O Eusébio era umdos treinado-res do combinado nacional. Com57 anos, numa das partidas, dis-cutida numpavilhão que haviaservido de albergue às Olimpía-das de 1968, o Eusébio decidiuentrar, para gáudio damultidão.Fez um remate fulminanteque deu golo a Portugal.O seu derradeiro acabamentovitorioso. Saímos abraçados, atétenhouma fotoqueodocumenta.Ele sorriu. Eu sorri e chorei.

ÚltimogolodoEusébio

HORA BOLAS

JOÃOMALHEIROJornalista