clipping 13 junho - são paulo · 2013-06-13 · tendência de são paulo é ser uma cidade de...

10
SÃO PAULO, 13 DE JUNHO DE 2013.

Upload: others

Post on 29-Jul-2020

1 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: clipping 13 junho - São Paulo · 2013-06-13 · tendência de São Paulo é ser uma cidade de serviços, e precisará de empreendedores. Na feira, muitos negócios serão realizados

SÃO PAULO, 13 DE JUNHO DE 2013.

Page 2: clipping 13 junho - São Paulo · 2013-06-13 · tendência de São Paulo é ser uma cidade de serviços, e precisará de empreendedores. Na feira, muitos negócios serão realizados

Cidades & Soluções: Prefeitos de São Paulo e Rio falam sobre

seus compromissos com a sustentabilidade

1º bloco: http://goo.gl/tvWhD.

2º bloco: http://goo.gl/8dWPQ.

Page 3: clipping 13 junho - São Paulo · 2013-06-13 · tendência de São Paulo é ser uma cidade de serviços, e precisará de empreendedores. Na feira, muitos negócios serão realizados

Xuxa Meneghel abre maior feira de franquias do mundo

Rainha dos baixinhos comparece na posição de empreendedora com a Casa X, e é

convidada especial da abertura da ABF Franchising Expo 2013...

Nayara Figueiredo

A 22° edição da maior feira de negócios do mundo, promovida pela Associação

Brasileira de Franchising (ABF) teve sua abertura realizada na tarde desta quarta-feira

(12) com a presença da presidente da instituição, Maria Cristina Franco, do Secretário

do Verde e do Meio Ambiente de São Paulo, vereador Ricardo Teixeira, e da convidada

especial Xuxa Meneguel.

Teixeira afirma que é um grande orgulho ter a capita paulista como sede do evento. "A

tendência de São Paulo é ser uma cidade de serviços, e precisará de empreendedores.

Na feira, muitos negócios serão realizados e este é mais um motivo para nos sentirmos

orgulhosos", explica o secretário.

"Promover a maior feira de franquias do mundo é um grande desafio", comenta a

presidente da ABF durante a cerimônia de abertura. Segundo Cristina, a expectativa é

de que cerca de 62 mil visitantes compareçam ao evento e movimente um volume de

negócios de R$ 450 milhões. São mais de 470 expositores nos segmentos de

alimentação, construção, imobiliário, educação, serviços, varejo e outros. "Temos

empreendedores individuais, marcas tradicionais, indústrias e agora contamos com a

presença de artistas que aderiram a este sistema, como a Xuxa", diz Cristina.

A presidente comenta que a franchising está presente em mais de 50 países, e, no

Brasil, deve gerar mais de 10 milhões de empregos diretos em 2013.

A convidada especial enfatiza que esta é a primeira vez em que participa de um

evento como empreendedora e está satisfeita. "Não é só pelo fato de estar na maior

feira do mundo, mas pelo resultado de tudo isso. Espero poder ajudar com minha

imagem meu nome", diz Xuxa.

Page 4: clipping 13 junho - São Paulo · 2013-06-13 · tendência de São Paulo é ser uma cidade de serviços, e precisará de empreendedores. Na feira, muitos negócios serão realizados

Cosmético da Amazônia pode ter selo de origem Projeto que está tramitando no Congresso prevê certificado para empresas que

fabricarem produtos com matérias-primas da região

DÉBORA BERGAMASCO / BRASÍLIA - O Estado de S.Paulo O uso indiscriminado de matéria-prima da Amazônia para produção de cosméticos está sob a mira do Congresso Nacional. Ontem, senadores aprovaram um projeto de lei que impõe novas regras para a empresa que quiser propagandear o uso de plantas da região em seus produtos.

A ideia é fazer com os hidratantes, óleos, sabonetes e xampus produzidos com recursos da floresta o que os franceses fizeram com o champanhe: salvas raras exceções, só pode utilizar tal denominação o produtor que cultivar as uvas e fabricar sua bebida na região de Champagne, área de 32 mil hectares na França. Fora dali, o vinicultor tem de aplicar outra designação, como espumante.

Page 5: clipping 13 junho - São Paulo · 2013-06-13 · tendência de São Paulo é ser uma cidade de serviços, e precisará de empreendedores. Na feira, muitos negócios serão realizados

A proposta de dar ares de exclusividade a produtos amazônicos é da senadora Vanessa Grazziotin (PC do B-AM). O texto prevê a criação de um selo especial de certificação para ajudar na proteção geográfica dos ingredientes da floresta. Somente quem seguir as regras impostas pela lei terá o direito de dizer que o produto é da região. Além disso, a composição precisará ter pelo menos 10% de plantas cultivados por lá.

O documento quer coibir o uso indevido do nome da floresta tropical. Por exemplo, o fabricante que escolher uma planta típica da Amazônia, mas cultivá-la em São Paulo, fica impedido de usar o apelo atraente. De acordo com o botânico Juan Revilla, do Inpa (Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia), as vedetes da floresta para o segmento de higiene pessoal e perfumaria são partes do babaçu, inajá, tucumã, andiroba, cupuaçu, pau-rosa e amor crescido.

Desoneração. O texto também prevê medidas para atrair empresas de cosméticos para a região da floresta. O principal ponto prevê que as indústrias que se instalarem na área estarão isentas de PIS e Cofins - tributos que, na regra geral, incidem hoje sobre os produtos com alíquota de 3,65% a 9,25%. Será criado, porém, um novo tributo, chamado Cide-Biocosmético, com alíquota fixa de 1% sobre o preço de fábrica.

O projeto prevê ainda que esta arrecadação vá direto para o Fundo Amazônia, gerido pelo BNDES, e seja aplicada para financiar pesquisas voltadas para o setor cosmético. Na tentativa de estimular a divulgação das maravilhas exóticas mundo afora, a Cide não incidirá sobre produtos para exportação.

A proposta já foi aprovada na Comissão de Meio Ambiente (CMA), mas ainda tem um longo caminho a percorrer no Congresso Nacional, especialmente porque prevê desonerações e por criar um novo imposto.

Agora, o texto foi encaminhado para a Comissão de Assuntos Econômicos do Senado (CAE) em fase terminativa, ou seja, não precisará passar pelo plenário da Casa. Se passar na CAE, segue para outras comissões na Câmara dos Deputados e, se não for barrada, segue para sanção presidencial.

A autora do projeto admite que parlamentares de Estados que sediam grandes empresas do segmento tentarão inviabilizar a intenção de atrair fábricas especialmente para o Amazonas. "Não vai ser fácil, mas estamos empenhados", diz Vanessa Grazziotin.

Ainda segundo a senadora, é impossível prever o impacto que tais desonerações causarão para a arrecadação federal. "Especialmente porque ainda não temos um parque de produção na região, queremos justamente criar um."

Page 6: clipping 13 junho - São Paulo · 2013-06-13 · tendência de São Paulo é ser uma cidade de serviços, e precisará de empreendedores. Na feira, muitos negócios serão realizados

Campanha de reciclagem de material é promovida em Várzea

Paulista, SP

População pode descartar óleo de cozinha e pilhas em pontos de coleta.

Atividade faz parte da programação da Semana do Meio Ambiente.

Óleo de cozinha, pilhas e baterias serão recolhidos durante a campanha

(Foto: Divulgação)

Atividades sobre reciclagem de material serão oferecidas aos moradores de Várzea Paulista (SP), como parte da programação da Semana do Meio Ambiente. Entre elas, um acampanha sobre o descarte correto do óleo de cozinha, pilhas e baterias. Esses tipos de materiais serão recolhidos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), promovidas em parceria pela ONG Eco & Vida e o projeto socioambiental do Córrego Bertioga.

Segundo a prefeitura, o objetivo da ação é colaborar para a despoluição da bacia do Córrego Bertioga e também conscientizar a população sobre materiais poluentes.

Ainda de acordo com a prefeitura, o óleo de cozinha deverá ser colocado em garrafas pet e as pilhas em coletores apropriados, disponíveis nas UBSs e no Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) Oeste.

Page 7: clipping 13 junho - São Paulo · 2013-06-13 · tendência de São Paulo é ser uma cidade de serviços, e precisará de empreendedores. Na feira, muitos negócios serão realizados

Programa une reciclagem e ensino de música em escolas municipais

"Reciclar é Show" estimula protagonismo social nas crianças da rede pública e

incentiva ensino de música; João Carlos Martins e Fernando Sardo participam do

projeto

Durante sete meses, acontecerá o programa “Reciclar é show”, iniciativa que envolve oficinas de música e reciclagem em cem escolas públicas, beneficiando mais de cinquenta mil estudantes de todo o Brasil.

No projeto, as crianças aprenderão a tocar e construir os próprios instrumentos com material reciclado. Numa competição criativa, os alunos da instituição vencedora participarão do show de encerramento da atividade, conduzido pelo maestro João Carlos Martins, em São Paulo.

As atividades do “Reciclar é Show” já começaram

Participarão do projeto, dez cidades espalhadas pelo país: São Bernardo do Campo e Piracicaba (SP); Betim (MG), Chapecó (SC); Porto Alegre (RS); Recife e Vitória de Santo Antão (PE); Salvador e Feira de Santana (BA) e Fortaleza (CE).

Como boa parte das escolas não possui programa musical permanente, o projeto pretende iniciar e estimular o ensino de música nas suas atividades pedagógicas. Mesmo as escolas que não participam diretamente do projeto, podem ter acesso ao conteúdo das oficinas, com vídeo-aulas e material pedagógico disponível na página Esquadrão Verde.

Música e protagonismo

O “Reciclar é Show” terá duas frentes de atuação: a música e a reciclagem. A música será liderada pelo músico e artista plástico Fernando Sardo, que treinará profissionais especializados em educação e arte para ministrar as oficinas nas escolas.

As crianças irão desenvolver habilidades motoras, criatividade, sensibilidade e integração nas oficinas. Elas aprenderão a produzir instrumentos musicais com materiais recicláveis e terão noções básicas de regência, arranjo e leitura musical.

Page 8: clipping 13 junho - São Paulo · 2013-06-13 · tendência de São Paulo é ser uma cidade de serviços, e precisará de empreendedores. Na feira, muitos negócios serão realizados

Parque da Biodiversidade é inaugurado

O local, que é a primeira unidade de conservação da cidade, já está aberta para

visitação da população - Por: Luiz Setti

O Parque Natural Municipal Corredores de Biodiversidade "Marco Flávio da Costa

Chaves" foi inaugurado hoje em Sorocaba e tem como principal função, proteger

integralmente a fauna e a flora típicas da região, ampliando a proteção das áreas de

proteção permanente (APPs) das afluentes do Rio Sorocaba. O local, que é a primeira

unidade de conservação da cidade, já está aberta para visitação da população.

São 600 mil metros quadrados de área verde, com vegetação predominantemente de

Cerrado e de Mata Atlântica, nascentes de água e cerca de 150 diferentes espécies de

animais e 63 diferentes espécies arbóreas. Segundo a secretária do Meio Ambiente

(Sema), Jussara de Lima Carvalho, a criação do parque foi importante para assegurar a

conservação dessa fauna e flora de Sorocaba, cidade que se encontra em expansão

econômica. "Com esta unidade de conservação ambiental, vamos amenizar os

impactos decorrentes desse crescimento, colaborando para a conservação das

espécies da região e estimulando a conservação e expansão da biodiversidade

regional. Além disso, o parque permitirá o desenvolvimento de pesquisas científicas

em parceria com as universidades e atividades de educação ambiental", explica. Ainda

de acordo com Jussara, o parque está aberto apenas para visitação e as atividades de

educação ambiental estão programadas para iniciar apenas em agosto.

Page 9: clipping 13 junho - São Paulo · 2013-06-13 · tendência de São Paulo é ser uma cidade de serviços, e precisará de empreendedores. Na feira, muitos negócios serão realizados

O prefeito Antonio Carlos Pannunzio declarou que a criação do parque faz de Sorocaba

uma cidade melhor para se viver. "Os sorocabanos estão ganhando um espaço onde

poderão conhecer a biodiversidade de flora e fauna da nossa região. É um local

maravilhoso, que circunda o Parque Tecnológico e está bem próximo ao local onde

teve início a história da nossa cidade, no Pelourinho de Itavuvu, efetivando o nosso

objetivo de tornar Sorocaba uma cidade sustentável", comenta.

O nome do parque, "Marco Flávio da Costa Chaves", se deu em homenagem ao filho

do ex-prefeito Flávio Chaves, cidadão emérito, que morreu num acidente

automobilístico em 2010. Familiares do homenageado estiveram na solenidade de

inauguração do parque, junto às autoridades, como a vice-prefeita Edith Maria

Garboggini Di Giorgi, o vereador José Crespo e o presidente da Câmara dos Vereadores

José Francisco Martinez. O presidente da fundação Toyota do Brasil Ricardo Bastos e o

vice-presidente industrial da Toyota do Brasil Takaaki Masuda, também estiveram

presentes no evento, representando a Toyota, empresa que investiu

aproximadamente R$ 2 milhões nas obras do parque, como forma de compensação

ambiental da implantação do complexo industrial de Sorocaba.

O investimento resultou em uma área que conta com estacionamento, espaço

multiúso, quiosque e portaria. O espaço multiúso será utilizado como uma área de

educação e recepção dos visitantes. Todos esses espaços possuem total acessibilidade.

Já o quiosque será utilizado em atividades pedagógicas. Além da acessibilidade, com

piso tátil e banheiros adaptados, o projeto também possui características sustentáveis,

com iluminação led fotovoltaica para captação de energia solar, madeira certificada,

tanto a cor quanto o material utilizado no telhado do salão multiúso tem uma

capacidade térmica e futuramente será implantado um sistema de captação de água.

O Parque Natural Municipal Corredores de Biodiversidade está localizado na avenida

Itavuvu, numa área anexa ao Parque Tecnológico, próxima ao Complexo Industrial da

Toyota, na Zona Norte da cidade e fica aberta ao público de segunda a sexta-feira, das

8h às 17h.

Page 10: clipping 13 junho - São Paulo · 2013-06-13 · tendência de São Paulo é ser uma cidade de serviços, e precisará de empreendedores. Na feira, muitos negócios serão realizados

Animal símbolo do parque

A cuíca-de-três-listras foi eleita o animal símbolo do Parque de Biodiversidade, após

pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), em parceria com a Prefeitura,

encontrarem um exemplar da espécie pela primeira vez na região de Sorocaba,

enquanto realizam um estudo de manejo ambiental no local, em fevereiro do ano

passado. De acordo com a Sema, existem poucos registros da espécie em toda a

América do Sul.