clube illy do café em foco - nº 16 julho/2010

4
QUAL A PRINCIPAL FACILIDADE PARA O ENVIO DE AMOSTRAS? em foco Número 16 Julho 2010 Uma série de outras informações também foi constatada pela pes- quisa. Estamos satisfeitos porque a maioria delas é positiva, o que re- força e estimula o trabalho em tor- no do melhor café: com qualidade sustentável, acima de tudo. Neste levantamento, nos deparamos tam- bém com questionamentos que, de uma forma ou outra, contribuem para as atividades desenvolvidas pela illycaffè e seus parceiros em prol da cafeicultura brasileira. OS NúMEROS Quando perguntado sobre qual a maior motivação para enviar amostras de café e participar do Prêmio, 61% dos entrevistados apostam no reconhecimento como produtor de cafés de qualidade, outros 23% acredita que isso agrega valor ao seu café, mesmo aqueles não comercializados com a illycaffè. Outros 12% participa da premiação devido aos valores monetários dos prêmios e cerca de 2% quer concorrer ao título de Fornecedor do Ano. Quanto à facilidade em participar da premiação, 61% dos sócios tem um classificador que conhece o padrão de qualidade exigido pela illycaffè. Outros 23% participa por estar em uma região conhecida pelo café de alta qualidade. 14% dos produtores conhecem o lote que tem chances reais de concor- este ano, promovemos uma pesquisa junto aos sócios do Clube illy do Café, com o objetivo de identificar a importância do Prêmio Ernes- to Illy de Qualidade do Café para Espresso para os cafei- cultores. 88 sócios de Goiás, São Paulo e Minas Gerais (Sul de Minas, Cerrado, Matas de Minas e Norte de Minas) par- ticiparam da pesquisa que identificou as vantagens, expectativas, facilidades e dificuldades em participar da premiação anual da illycaffè. Produtores de 28 municípios responderam aos questioná- rios elaborados pela equipe da Universidade do Café Bra- sil (UDC). Podemos informar que os resultados da pesqui- sa são animadores: 41,5% dos sócios afirmaram que ficar entre os 50 finalistas aumenta a receita total com a comercialização de café no mesmo ano. Conheço o lote que tem chance de participar do concurso; Tenho classificador que conhece o padrão de qualidade exigido pela illycaffè; Estou em uma região reconhecida pela produção de cafés de qualidade; Outra razão. Reconhecimento como produtor de cafés de qualidade; Possibilidade real de agregar valor a todo o conjunto de cafés produzidos, ou seja, mesmo aqueles não comercializados com a illycaffè; Valores monetários dos prêmios; Possibilidade de concorrer ao título de Fornecedor do Ano; Outra razão. 2% 2% 12% 23% 61% 61% 23% 14% 2% FATOR QUE MAIS MOTIVA A ENVIAR AMOSTRAS PARA O PRêMIO: Os sócios falam sobre o Prêmio Ernesto Illy de Qualidade do Café para Espresso N

Upload: clube-illy-do-cafe

Post on 31-Mar-2016

225 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Informativo dos sócios do Clube illy do Café: edição 16, de julho de 2010.

TRANSCRIPT

qual a principal facilidade para o envio de amostras?

em f

oco

Número 16Julho2010

uma série de outras informações também foi constatada pela pes-quisa. estamos satisfeitos porque a maioria delas é positiva, o que re-força e estimula o trabalho em tor-no do melhor café: com qualidade

sustentável, acima de tudo. neste levantamento, nos deparamos tam-bém com questionamentos que, de uma forma ou outra, contribuem para as atividades desenvolvidas pela illycaffè e seus parceiros em prol da cafeicultura brasileira.

os números

quando perguntado sobre qual a maior motivação para enviar amostras de café e participar do prêmio, 61% dos entrevistados apostam no reconhecimento como produtor de cafés de qualidade, outros 23% acredita que isso agrega valor ao seu café, mesmo aqueles não comercializados com a illycaffè. outros 12% participa da premiação devido aos valores monetários dos prêmios e cerca de 2% quer concorrer ao título de fornecedor do ano.

quanto à facilidade em participar da premiação, 61% dos sócios tem um classificador que conhece o padrão de qualidade exigido pela illycaffè. outros 23% participa por estar em uma região conhecida pelo café de alta qualidade. 14% dos produtores conhecem o lote que tem chances reais de concor-

este ano, promovemos uma pesquisa junto aos sócios do clube illy do café, com

o objetivo de identificar a importância do prêmio ernes-to illy de qualidade do café para espresso para os cafei-cultores. 88 sócios de Goiás, são paulo e minas Gerais (sul de minas, cerrado, matas de minas e norte de minas) par-ticiparam da pesquisa que identificou as vantagens, expectativas, facilidades e dificuldades em participar da premiação anual da illycaffè.

produtores de 28 municípios responderam aos questioná-rios elaborados pela equipe da universidade do café Bra-sil (udc). podemos informar que os resultados da pesqui-sa são animadores: 41,5% dos sócios afirmaram que ficar entre os 50 finalistas aumenta a receita total com a comercialização de café no mesmo ano.

Conheço o lote que tem chance de participar do concurso;

Tenho classificador que conhece o padrão de qualidade exigido pela illycaffè;

Estou em uma região reconhecida pela produção de cafés de qualidade;

Outra razão.

Reconhecimento como produtor de cafés de qualidade;

Possibilidade real de agregar valor a todo o conjunto de cafés produzidos, ou seja, mesmo aqueles não comercializados com a illycaffè;

Valores monetários dos prêmios;

Possibilidade de concorrer ao título de Fornecedor do Ano;

Outra razão.

Fator que mais motiva a enviar para o Prêmio Ernesto Illy de quali-dade do café para o espresso

No seu caso, qual a principal facilidade para envio de amostras?

o que você acha dos valores dos prêmios

Fator que mais motiva a enviar para o Prêmio Ernesto Illy de quali-dade do café para o espresso

No seu caso, qual a principal facilidade para envio de amostras?

o que você acha dos valores dos prêmios

2%2%

12%

23%

61%

61%23%

14%

2%

fator que mais motiva a enviar amostras para o prêmio:

os sócios falam sobre o prêmio ernesto

illy de qualidade do café para espresso

n

2

Coordenação Editorial: ingrid rauscher – Jornalista Responsável: leandro Buarque (mtB 56.490) – Editoração Eletrônica: free press design – Produção: ads assessoria de comunicações ltda. tel.: (11) 5090-3007 / fax: (11) 5090-3010 – [email protected] – www.clubeilly.com.br – www.clubeilly.com.br/blog – Colaboração: dr. aldir teixeira, profa. dra. christiane leles rezende, federico di franco, nelson carvalhaes, regina teixeira, rosana de salvo e prof. dr. samuel Giordano.

expediente Clube illy do Café em Foco é uma publicação interna do clube illy do café

rer e por isso enviam suas amostras para análise da comissão Julgadora.

levantada a dificuldade em participar da premiação, 26% disse que os cus-tos altos impedem o investimento para preparar um lote especial. Já 22% dos produtores afirmaram não conseguir preparar um lote de 100 sacas dentro das exigências do prêmio. uma parce-la apontou, entre outros fatores: falta de mão de obra qualificada, prazo curto para inscrição e ausência de lote com chances de concorrer.

71% dos sócios disseram que já ficaram entre os 50 finalistas e 100% aprova o formato da festa, sendo que para 52% deles a cerimônia de entrega dos prê-mios é o ponto alto do concurso. quan-to à eleição do fornecedor do ano, 75% conhece o título e 80% deles acham o prêmio satisfatório. quanto ao diploma de reconhecimento às melhores práticas & sustentabilidade, 72% conhece e 86% acha importante participar.

segundo os mesmos produtores, 87% re-cebe informações sobre o prêmio por meio do clube illy do café. outros 67% enviou amostras pelo menos uma vez, sendo que 80% acredita que vale a pena financeira-mente participar do concurso. neste caso, 42% dos produtores consideram bons os valores dos prêmios entregues na festa, e 42% considera excelente.

quando perguntado sobre as chances de ficar entre os finalistas – sendo que 73% afirmou que após o primeiro envio continu-aram a mandar amostras todos os anos –, os produtores dizem que conhecem o padrão exigido pela illycaffè (76%) e que existe um classificador na região para auxiliá-los nesse trabalho de seleção do melhor lote. de olho nas chances de figurar entre os melhores: 33% considera médias as chan-ces de ficar entre os finalistas do prêmio e para 14% as chances são altas.

a participação no prêmio tem representado Ganho real na venda do seu café?

a) Sim, em geral minha receita total aumenta em anos em que sou classificado entre os 50 finalistas;

qual a maior dificuldade para o envio de amostras?

o que você acha dos valores dos prêmios?

Aumento no custo para preparar um lote especial;

Conseguir preparar um lote de 100 sacas dentro das exigências do Prêmio;

Prazo curto para inscrição;

Falta mão de obra qualificada para o preparo de cafés de qualidade;

Falta classificador que conheça os padrões de qualidade da illycaffè;

Não reconheço lote que tenha chance de participar do concurso;

Outra razão.

Fator que mais motiva a enviar para o Prêmio Ernesto Illy de quali-dade do café para o espresso

No seu caso, qual a principal facilidade para envio de amostras?

o que você acha dos valores dos prêmios

43%

42%

NR 5%

Insuficiente 5%5%

b) Não, o fato de participar do Prêmio não contribui para minha receita total;

c) Não sei responder se há influência.

45%

40%

35%

30%

25%

20%

15%

10%

5 %

0 %

41,5% 41,5%

16,9%

Fator que mais motiva a enviar para o Prêmio Ernesto Illy de quali-dade do café para o espresso

No seu caso, qual a principal facilidade para envio de amostras?

o que você acha dos valores dos prêmios

26%

22% 26%

3%2% 8%

13%

Regular

Bom

Excelente

pronto para a comercialização:

m tempos de colheita e preparo do café, a maior preocupação ainda é com a qualidade dos grãos, para

que não se perca todo o trabalho, tempo e dinheiro investidos na lavoura. sempre na busca da excelência, a illycaffè reitera sua preocupação com o processamento do café, neste momento crucial para a preservação e manutenção da qualidade.

colheita

embora esta safra esteja caracterizando-se por uma maturação desigual, devido às diversas floradas, a melhor época para a colheita é quando a porcentagem de frutos verdes e verdoengos (imaturos) estiver abaixo de 10%.

para o preparo do café descascado e des-polpado, os frutos precisam ser colhidos maduros, percebidos na de cor vermelha (ou amarela) uniforme. no caso do café natural, os frutos devem ser colhidos, de preferên-cia, no estágio de passas e secos. o próximo passo é fazer a colheita por derriça no pano, com máquina ou mesmo seletiva. os frutos verdoengos, verdes, passas e secos precisam ser conduzidos separadamente.

o risco associado à colheita de frutos ver-des é o grande número de defeitos, re-sultando em um café com amargura inde-sejável, sem aroma e forte adstringência na xícara do espresso. ao contrário dos verdes, a colheita de frutos muito madu-ros aumenta o risco de grãos fermentados, que repassam essa característica ao sabor do café. quando falamos de frutos em di-ferentes estágios de maturação, falamos de umidades distintas. isto é, ao conduzi-los separadamente, as chances de obter-mos lotes homogêneos são maiores.

preparo

depois de colhido, o produtor preci-sa impedir que o café fique amontoado para evitar a fermentação. em seguida, o café deve ir ao lavador, onde é feita uma pré-seleção dos frutos. nele, as im-

qualidade garantida

e

produtor, já está disponível o Questionário - Safra 2010/2011, que faz parte do Programa de Reconhecimento às Melhores Práticas & Sustentabilidade.

a illycaffè continuará a homenagear os produtores que priorizam as boas práticas agrícolas e ações de responsabilidade social, econômica e ambiental em suas fazendas, por meio da eleição da propriedade ganhadora do Diploma de Reconhecimento às Melhores Práticas & Sustentabilidade. lembramos aos sócios que a participação e o resultado deste questio-nário fazem parte dos critérios para a eleição do Fornecedor do Ano safra 2010/2011.

preencha e envie seu questionário ao clube illy do café. caso não tenha recebido o formulá-rio impresso, você pode responder por e-mail. solicite a versão eletrônica para: [email protected].

produtor, responda seu questionário e ganhe um mouse pad exclusivo da illycaffè! www.clubeilly.com.br / 0800 111 097

programa de reconhecimento às melhores práticas & sustentabilidade

purezas são retiradas e é possível separar os passas e secos, mais leves, dos frutos cerejas maduros e verdes, mais pesados. o separador de verdes separa esses dos cerejas e, depois do descascamento, o café deve ser levado ao terreiro com a menor quantidade possível de água.

seca

a seca deve ser feita logo após a remo-ção total da mucilagem por fermentação, no caso do café despolpado; após a reti-rada da casca e parte da mucilagem para o descascado ou logo após a colheita do fruto inteiro para o natural. antes de conduzir o café ao terreiro, devem ser usados carrinhos perfurados ou penei-rões, com furos oblongos, para retirar o excesso de água. independentemente do tipo de seca – ao sol ou mecânica, que podem ser combinados –, o teor final de umidade dos grãos não deve ultrapassar 11%, com aspecto de seca homogêneo.

nos terreiros, é fundamental que a ca-mada de café seja fina (2 cm) e movi-mentada constantemente. depois, ao fim da tarde, é preciso enfileirar o café em camadas no sentido da declividade para atingir a meia seca. agora, o café pode ser amontoado e coberto com panos de colheita ou encerados: plásticos nunca.

nos secadores, coloque cargas completas e homogêneas para evitar café com seca

desigual. a temperatura neste caso não pode ultrapassar 40°c na massa para o descascado e 45°c para o natural. a seca correta exige intervalo de cerca de oito ho-ras, de preferência durante à noite, para que a umidade das camadas celulares in-ternas do café possa emergir e evaporar.

depois de seco, o café precisa ser manti-do, com casca ou pergaminho, nas tulhas de madeira ou sacaria de juta em ambien-te com baixa umidade, temperatura agra-dável e baixa luminosidade por, no míni-mo, 30 dias. por fim, o café beneficiado deve ser guardado em sacaria que não transmita cheiro ou gosto, em armazéns de piso impermeável. na tulha, a tempe-ratura não deve exceder 22°c e a umidade relativa 60%.

a assicafé, durante a análise das primei-ras amostras, enviou uma carta aos pro-dutores para auxiliar no preparo do café, evitando o rebenefício do lote entregue nos armazéns. a equipe do laboratório ressaltou que muitas reprovações podem ser facilmente corrigidas. de acordo com dr. aldir teixeira, diretor da assicafé, “o café com baixa umidade mantém a quali-dade, por um longo período, sem sofrer desmerecimento”.

fale com a assicafé:

tel.: (11) 5579-8042 / [email protected] www.assicafe.com.br

das no Brasil, a illycaffè sud america tem planos para expandir sua atuação aos mer-cados sul americanos, onde a empresa já atua. o diretor geral da subsidiária destaca que “a américa latina é muito importante para o futuro das nossas operações. hoje, trabalhamos com distribuidores locais e nosso plano contempla todo o suporte para a ampliação dos negócios”.

a subsidiária cobrirá ainda o fornecimento de outros produtos do Grupo illy: chocola-tes Domori, chás Dammann Frères, vinhos Mastrojanni e doces, geléias e produtos para sorvetes da Agrimontana. além disso, cuidará também da cadeia de lojas espres-samente illy. “a franquia é uma das prio-ridades para desenvolver o conceito illy e estamos trabalhando, junto a parceiros im-portantes, para aumentar nossa presença no Brasil”, reforça federico di franco.

illycaffè Sud America

contato: (11) 2362-3888 / [email protected]

e m busca do desenvolvimento de seus negócios, a illycaffè estruturou uma subsidiária no Brasil. a illycaffè sud

america é parte do plano de ações da em-presa para fortalecer sua presença no país, que deverá tornar-se o maior consumidor de café do mundo. “o mercado brasileiro está em expansão, os consumidores são cada vez mais sofisticados e os baristas sabem da importância de servir qualidade”, conta federico di franco, diretor geral da illycaffè sud america.

o novo projeto envolve a centralização da distribuição de toda a linha de produ-tos em uma filial, localizada em são paulo, com foco nos canais horeca (hotéis, res-taurantes e cafeterias), além de residências e escritórios com a introdução do método iperespresso. para federico “é uma grande oportunidade de ficar mais próximo dos nossos clientes, além de crescer em um mercado em franca expansão”.

depois do desenvolvimento da rede de ven-

illycaffè sud america chega ao mercado brasileiro20º Prêmio Ernesto Illy de

Qualidade do Café para Espresso

participe da mais importante premiação da cafeicultura brasileira

envie sua amostraATÉ 22/09/2010

(13) 3213.1140 / fax: (13) 3213.1150

[email protected]

www.clubeilly.com.br

Informações

em sua 20ª edição, serão distribuídos r$ 180 mil em prêmios aos melhores produtores e aos 5 melhores classificadores do país, além da entrega do diploma de reconhecimento às melhores práticas & susten-tabilidade e da eleição do fornecedor do ano safra 2010/2011.

segue com a campanha de compras para a safra 2010/2011 porto de santos/illycaffè

a porto de santos/illycaffè abriu seu período de aquisição de cafés da safra 2010/2011. para sustentar os altos índices de compras do café brasileiro, de excelente qualidade, a empresa mantém seu estreito contato com a cadeia produtiva, ouvindo o produtor, as cooperativas, as associações, além de agrônomos e técnicos, sempre em direção à melhor qualidade.

neste período, a recomendação é para que os produtores não se apressem e não se descuidem da qualidade do café na hora da colheita e do beneficiamento, evitando desperdiçar todo o investimento feito na lavoura.

a empresa quer manter o crescimento do volume de compras, remunerando o pro-dutor com um preço justo. para atingir

esse objetivo, relembramos os critérios de aprovação dos lotes: café arábica da sa-fra corrente (2010/2011), com excelente qualidade, do tipo 3 para melhor, com no máximo 12 defeitos, peneira 16 e acima (máximo de 2% de vazamento) e com 11% de umidade.

ao comprar os grãos, logo no início da safra, a porto de santos/illycaffè dá li-quidez aos negócios dos produtores e fortalece o compromisso existente desde que chegou ao Brasil, há 20 anos. “esta-mos recebendo amostras desde o início de junho e, para esta safra, a expectativa é comprar 10% a mais do que o volume adquirido no ano passado”, explica nel-son carvalhaes, diretor da porto de san-tos/illycaffè.

endereço para envio da amostra:

porto de santos/illycaffè

rua do comércio, 55 - 9º andar

centro histórico

cep: 11010-141 - santos/ sp

tel.: (13) 3213-1140 / fax: (13) 3213-1150

e-mail: [email protected]

para mais informações, acesse:

www.portosantos.com.br