edição 3 [dezembro 2013]

3
Promovido pela Comissão de Responsabilidade Socioambiental e pela Escola Judicial do TRT-PR. Durante dois dias, palestrantes de renome debateram questões sociais e ambien- tais vinculadas ao mundo do trabalho. O evento contou com palestrantes que são referenciais pelo seu histórico pessoal e sua capacidade multidiscipli- nar, como o ex-ministro do STF, Cezar Peluso, e o filósofo Mario Sergio Cortella. O ex-ministro Cezar Peluso apresentou a conferência: “Prerrogati- vas da Carreira da Magistratura na Sociedade do Século XXI”, já o filósofo Mário Sérgio Cortella encerrou o Fórum, com o tema: “Sustentabilidade é coisa séria”. A temática do evento tratou de temas como a tutela coletiva de interesses ambientais trabalhistas, critérios de sustentabilidade nas decisões judiciais, exercício sustentável do direito de greve à luz de uma análise jurídico-sociológica. O II Fórum de Sustentabilidade foi realizado na capital, nos dias 21 e 22 de novembro. II Fórum de Sustentabilidade Justiça e Cidadania ACONTECEU Selo Inteligência Socioambiental Reconhecida 2013 (SEI) É uma certificação, concedida às unidades do TRT-PR, que visa ao reconhecimento de práticas de responsabilidade socioambiental. O objetivo é a promoção de melhorias contínuas da gestão socioam- biental do Tribunal. A unidade obtém a certificação ao atender às dire- trizes estabelecidas para cada uma das categorias de práticas sustentá- veis. Em 2013, elas foram a correta execução da coleta seletiva solidá- ria, o uso racional de água e de energia, a eliminação do consumo de copos plásticos descartáveis e o desenvolvimento de prática sustentá- vel inovadora. Uma vez certificada, a unidade recebe placa contendo a identidade visual do SEI. Em 2013, foram 110 unidades certificadas– aumento de 60% em relação ao resultado do ano anterior. Curso Língua Brasileira De Sinais – LIBRAS Iniciou-se em setembro uma nova turma de LIBRAS para os servi- dores do TRT PR. A nova turma é composta por alunos iniciantes - em sua maioria - e outros que buscam aperfeiçoamento. O curso é uma iniciativa da Comissão de Responsabilidade Socioambiental, em parceria com a FENEIS-PR (Federação Nacional de Educação e Integra- ção dos Surdos), entidade sem fins lucrativos, que trabalha para repre- sentar as pessoas surdas. O curso de Libras também é realizado no Fórum de Londrina. Além do atendimento às exigências da Lei nº 10.048 - e legislação correlata - que prevê que as instituições públicas são obrigadas a prestar atendimento prioritário, por meio de serviços individualizados e tratamento diferenciado às pessoas com deficiên- cia, os objetivos principais do curso são: a qualificação dos profissio- nais para o atendimento à comunidade surda, a valorização da cultura dos surdos e a divulgação da Língua Brasileira de Sinais. Edição Nº 3 - 2013 Tribunal Regional do Trabalho do Paraná

Upload: responsabilidade-socioambiental-trt-9

Post on 24-Mar-2016

215 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Edição 3 [Dezembro 2013]

Promovido pela Comissão de Responsabilidade Socioambiental e pela Escola Judicial do TRT-PR. Durante dois dias, palestrantes de renome debateram questões sociais e ambien-tais vinculadas ao mundo do trabalho. O evento contou com palestrantes que são referenciais pelo seu histórico pessoal e sua capacidade multidiscipli-nar, como o ex-ministro do STF, Cezar Peluso, e o filósofo Mario Sergio Cortella. O ex-ministro Cezar Peluso apresentou a conferência: “Prerrogati-vas da Carreira da Magistratura na Sociedade do Século XXI”, já o filósofo Mário Sérgio Cortella encerrou o Fórum, com o tema: “Sustentabilidade é coisa séria”. A temática do evento tratou de temas como a tutela coletiva de interesses ambientais trabalhistas, critérios de sustentabilidade nas decisões judiciais, exercício sustentável do direito de greve à luz de uma análise jurídico-sociológica. O II Fórum de Sustentabilidade foi realizado na capital, nos dias 21 e 22 de novembro.

II Fórum de Sustentabilidade Justiça e Cidadania

ACONTECEU

Selo Inteligência Socioambiental Reconhecida 2013 (SEI)

É uma certificação, concedida às unidades do TRT-PR, que visa ao reconhecimento de práticas de responsabilidade socioambiental. O objetivo é a promoção de melhorias contínuas da gestão socioam-biental do Tribunal. A unidade obtém a certificação ao atender às dire-trizes estabelecidas para cada uma das categorias de práticas sustentá-veis. Em 2013, elas foram a correta execução da coleta seletiva solidá-ria, o uso racional de água e de energia, a eliminação do consumo de copos plásticos descartáveis e o desenvolvimento de prática sustentá-vel inovadora. Uma vez certificada, a unidade recebe placa contendo a identidade visual do SEI. Em 2013, foram 110 unidades certificadas– aumento de 60% em relação ao resultado do ano anterior.

Curso Língua Brasileira De Sinais – LIBRAS

Iniciou-se em setembro uma nova turma de LIBRAS para os servi-dores do TRT PR. A nova turma é composta por alunos iniciantes - em sua maioria - e outros que buscam aperfeiçoamento. O curso é uma iniciativa da Comissão de Responsabilidade Socioambiental, em parceria com a FENEIS-PR (Federação Nacional de Educação e Integra-ção dos Surdos), entidade sem fins lucrativos, que trabalha para repre-sentar as pessoas surdas. O curso de Libras também é realizado no Fórum de Londrina. Além do atendimento às exigências da Lei nº 10.048 - e legislação correlata - que prevê que as instituições públicas são obrigadas a prestar atendimento prioritário, por meio de serviços individualizados e tratamento diferenciado às pessoas com deficiên-cia, os objetivos principais do curso são: a qualificação dos profissio-nais para o atendimento à comunidade surda, a valorização da cultura dos surdos e a divulgação da Língua Brasileira de Sinais.

Edição Nº 3 - 2013

Tribunal Regional do Trabalho do Paraná

Page 2: Edição 3 [Dezembro 2013]

Edição Nº 3 - 2013

Tribunal Regional do Trabalho do Paraná

CAMPANHA DO DIA DAS CRIANÇAS

CAMPANHA DO QUILO

CAMPANHA DE NATAL

Magistrados e servidores aderiram à Campanha de Natal da Comissão de Responsabilidade Socioambiental do TRT-PR. Em poucos dias, todas as 613 crianças carentes listadas na campanha ganharam um padrinho ou madrinha que ofertaram kits de natal, contendo um brinquedo, uma roupa e um calçado.

SOLIDARIEDADE Resultados

A campanha tem como objetivo despertar nas crianças o prazer da leitura. Foram arrecadados 624 livros infanto-juvenis, doados por magistrados e servidores deste Tribunal.

INSTITUIÇÃO BENEFICIADA Projeto RECRIAR, instituição sem fins lucrativos que ressalta a importância da adoção, da reinte-

gração ao familiar e da prevenção ao abandono.

Arrecadados 260 quilos de alimentos não perecíveis.

INSTITUIÇÕES BENEFICIADAS Instituto Lixo e Cidadania

Page 3: Edição 3 [Dezembro 2013]

MENSAGEM DE NATAL

Que em 2014 você mude o mundo, pequenas ações individuais são a maior força transformadora que se conhece. Ter uma atitude consciente em relação aos nossos hábitos de consumo é o melhor (e talvez a única) maneira de se mudar o mundo.

Edição Nº 3 - 2013

Tribunal Regional do Trabalho do Paraná

Andar de bicicleta

Separar os resíduos recicláveis dos não recicláveisUsar biocombustível

Usa

r produtos reciclados

Consumir produtos orgânicos

Não

malt

ra

tar os animais

Fica

r m

enos

tem

po no chuveiro, a pele e o cabelo vão �car muito m

ais bonito

s

Trabalho voluntário rende felicidade para mu

ita gente, in

clusive vo

o a

ceit

ar

qu

e m

altr

atem

os

anim

ais

Ca

ron

a s

oli

ria

Fa

zer

am

iza

des

S

er p

aci

ente

Usa

r p

ap

el c

erti

�ca

do

Pre

feri

r o

pa

pel

rec

icla

do

Ev

ita

r im

pri

mir

do

cum

ento

s D

esca

rta

r co

rret

amen

te o

lixo

tóx

ico

Res

pei

ta

r os idosos

Pro

mov

er o

s dir

eitos do trabalhador

Pro

teger as crianças

Ser acessível às pessoas com de�

ciência

o d

esp

eja

r o

óle

o d

e fr

itu

ra n

a pia

da co

zinha

Des

tin

ar li

vros p

ara bibliotecas solidárias

Tra

bal

har e

m equipe Votar com responsabilidade

Doa

r roupas que não se usa mais

Ilum

in

ar sua casa com lâmpadas econômicas

Evitar o uso de material plástico descartável

Ser

feli

z e

faze

r to

das

as

pesso

as feliz

es