fonoaudiologia - cepuerj.uerj.br · breno tem 4 anos e 8 meses e foi encaminhado ao ambulatório de...

8
PROVA OBJETIVA ORGANIZADOR 1 Residência Saúde 2013 PROVA DISCURSIVA FONOAUDIOLOGIA PROVA DISCURSIVA

Upload: lamtuong

Post on 08-Feb-2019

217 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: FONOAUDIOLOGIA - cepuerj.uerj.br · Breno tem 4 anos e 8 meses e foi encaminhado ao ambulatório de fonoaudiologia por apresentar fala ininteligível, devido a alterações na fala

PROVA OBJETIVA

ORGANIZADOR

1

Residência Saúde 2013

PROVA DISCURSIVA

FONOAUDIOLOGIA PROVA DISCURSIVA

Page 2: FONOAUDIOLOGIA - cepuerj.uerj.br · Breno tem 4 anos e 8 meses e foi encaminhado ao ambulatório de fonoaudiologia por apresentar fala ininteligível, devido a alterações na fala

PROVA OBJETIVA

ORGANIZADOR

2

Residência Saúde 2013

PROVA DISCURSIVA

Questão 1 Nina nasceu com 36 semanas, pesando 2360g, sem intercorrências. Reinternou na UTI neonatal com

15 dias de vida devido à bronquiolite viral. Encontra-se no Oxi-hood, alimentando-se por sonda nasogástrica com leite humano ordenhado.

Foi solicitado parecer fonoaudiológico para avaliar a possibilidade de reintrodução de alimentação por via oral.

a) Considerando que Nina apresenta peso e idade gestacional adequados, cite três critérios que a fonoaudióloga deve considerar como pré-requisitos para sua avaliação.

b) A fonoaudióloga realizou a avaliação de Nina através da sucção não nutritiva (SNN), encontrando nesta, um padrão adequado. Cite os aspectos que devem ser observados na avaliação da SNN e descreva o que se espera no padrão de sucção adequado.

Page 3: FONOAUDIOLOGIA - cepuerj.uerj.br · Breno tem 4 anos e 8 meses e foi encaminhado ao ambulatório de fonoaudiologia por apresentar fala ininteligível, devido a alterações na fala

PROVA OBJETIVA

ORGANIZADOR

3

Residência Saúde 2013

PROVA DISCURSIVA

c) Na avaliação de Nina ao seio materno, a fonoaudióloga encontrou os seguintes achados: reflexo de busca e sucção presentes, pega e coordenação sucção-deglutição-respiração adequadas, com aumento da frequência respiratória e cardíaca, após 10 minutos de amamentação. Considerando os achados da avaliação em seio materno, descreva a conduta fonoaudiológica, neste momento.

Questão 2

Jorge, 58 anos, acaba de ser internado para investigação diagnóstica por suspeita de síndrome de Guillan-Barré. O neurologista responsável solicitou parecer fonoaudiológico, porque o paciente apresentou dificuldade na alimentação.

Na avaliação funcional da deglutição de Jorge, na consistência pastoso-fino, a fonoaudióloga Letícia observou boa captação, diminuição na elevação laríngea, deglutição incompleta após múltiplas tentativas e tosse após a deglutição.

Após a avaliação, Letícia concluiu ser necessária avaliação complementar através da videofluoroscopia da deglutição para conclusão diagnóstica. Entretanto, o exame só poderá ser realizado dentro de 04 dias. a) Letícia, então, estabeleceu a conduta fonoaudiológica para esse período. Descreva-a e justifique.

Page 4: FONOAUDIOLOGIA - cepuerj.uerj.br · Breno tem 4 anos e 8 meses e foi encaminhado ao ambulatório de fonoaudiologia por apresentar fala ininteligível, devido a alterações na fala

PROVA OBJETIVA

ORGANIZADOR

4

Residência Saúde 2013

PROVA DISCURSIVA

b) O residente de neurologia, por não conhecer o exame de videofluoroscopia da deglutição, solicitou à Letícia que explicasse a necessidade em realizá-lo. Descreva e justifique a indicação da videofluoroscopia, no caso de Jorge e cite 02 (duas) vantagens e 01 (uma) desvantagem desse exame.

Page 5: FONOAUDIOLOGIA - cepuerj.uerj.br · Breno tem 4 anos e 8 meses e foi encaminhado ao ambulatório de fonoaudiologia por apresentar fala ininteligível, devido a alterações na fala

PROVA OBJETIVA

ORGANIZADOR

5

Residência Saúde 2013

PROVA DISCURSIVA

c) Na videofluoroscopia de Jorge, Letícia observou alterações no mecanismo de deglutição que confirmaram os sinais da avaliação clínica. Descreva 03 (três) alterações encontradas no exame, correlacionando cada uma com uma manifestação observada na avaliação clínica de Jorge.

d) Durante a videofluoroscopia, Letícia testou algumas manobras mais indicadas para as alterações de Jorge que facilitaram a deglutição segura. Descreva duas destas manobras e justifique suas indicações para Jorge.

Page 6: FONOAUDIOLOGIA - cepuerj.uerj.br · Breno tem 4 anos e 8 meses e foi encaminhado ao ambulatório de fonoaudiologia por apresentar fala ininteligível, devido a alterações na fala

PROVA OBJETIVA

ORGANIZADOR

6

Residência Saúde 2013

PROVA DISCURSIVA

Questão 3

Letícia também acompanha, nesta mesma enfermaria, a paciente Sônia que tem 59 anos e apresenta Esclerose Lateral Amiotrófica.

Os achados da avaliação fonoaudiológica de Sônia apresentaram dados muito semelhantes aos de Jorge devido à fraqueza muscular.

Letícia observou escape precoce com líquidos ralos, trânsito oral aumentado, múltiplas deglutições na consistência pastosa e redução na elevação da laringe. a) A fonoaudióloga Letícia, ao participar das discussões com a equipe multidisciplinar, explicou que embora os dois pacientes tivessem alterações muito semelhantes, o prognóstico fonoaudiológico seria distinto. Explique e justifique o prognóstico fonoaudiológico em relação à alimentação nos casos de Jorge e Sônia.

b) Sônia também apresentou fala disártrica em fase avançada, restrita ao uso de palavras-chave, dificultando sua interlocução com os outros. Diante dos sinais observados, determine a conduta fonoaudiológica em relação à comunicação de Sônia e justifique.

Page 7: FONOAUDIOLOGIA - cepuerj.uerj.br · Breno tem 4 anos e 8 meses e foi encaminhado ao ambulatório de fonoaudiologia por apresentar fala ininteligível, devido a alterações na fala

PROVA OBJETIVA

ORGANIZADOR

7

Residência Saúde 2013

PROVA DISCURSIVA

Questão 4

Breno tem 4 anos e 8 meses e foi encaminhado ao ambulatório de fonoaudiologia por apresentar fala ininteligível, devido a alterações na fala. Durante à anamnese os pais relataram gestação e parto sem intercorrências, desenvolvimento motor normal, sem antecedentes patológicos. Na avaliação fonoaudiológica, foram observadas substituições fonêmicas assistemáticas e incomuns, dificuldade em manter conversação por limitações no vocabulário, inversões de elementos dentro da frase e uso frequente de gestos. Na avaliação da brincadeira, fez uso convencional dos objetos, sem construção de enredo. Considerando a história e os dados da avaliação de Breno, determine a hipótese diagnóstica e justifique sua resposta.

Page 8: FONOAUDIOLOGIA - cepuerj.uerj.br · Breno tem 4 anos e 8 meses e foi encaminhado ao ambulatório de fonoaudiologia por apresentar fala ininteligível, devido a alterações na fala

PROVA OBJETIVA

ORGANIZADOR

8

Residência Saúde 2013

PROVA DISCURSIVA

ÁREA DE PREENCHIMENTO DO CANDIDATO ________________________________________________________________________________________________________ Assinatura Usual Data de Nascimento ________________________________________________________________________________________________________ Nome (letra de forma) Nº de Inscrição ________________________________________________________________________________________________________ Nº da Carteira de Identidade/Órgão Expedidor

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

INSTRUÇÕES Esta prova contém 05 (cinco) questões¹ discursivas. A forma definitiva das respostas deverá ser dada com caneta esferográfica transparente de tinta azul ou preta. Somente as respostas contidas no espaço pautado serão objeto de correção. Não se esqueça de obedecer aos limites estabelecidos quanto ao número de linhas. Preencha de forma legível os espaços existentes na parte inferior desta folha. (ÁREA DE PREENCHIMENTO DO CANDIDATO) O preenchimento desta ÁREA tem como finalidade a não identificação da prova para efeito de correção, garantindo, assim, a lisura do processo. Nestes espaços e nas demais folhas deste caderno, qualquer assinatura, rubrica ou sinal de identificação acarretará a anulação desta prova.

¹Todos os casos e nomes utilizados nessa prova são fictícios e qualquer semelhança com casos reais é mera coincidência.