jornal aliança agosto/2014 - edição6 - ano5

6
MCJ Núcleo Santuário Nossa Senhora do Trabalho I Porto Alegre/RS I Agosto2014 I Edição 006/14 I Ano 5 O Presbítero, Sacerdote ou Padre, é um homem de carne e osso, chamado por Deus, do meio de uma família e de uma comunidade, para ficar com Deus numa casa de formação, seminário, para se preparar, integralmente, nas áreas humana, cristãs, carismáticas, intelectual e moral; depois é devolvido a comunidade para servir e ser sinal e canal por onde passa a graça, a força, o amor e a misericórdia de Deus. Ser sacerdote é ser instrumento nas mãos de Deus, para interceder e rezar, de joelhos, com muita humildade, porém com alegria, para que nunca sejam rompidos os laços que unem a humanidade ao seu Senhor. Padre Antônio Maria diz numa de suas músicas que ser padre quer dizer ser pai, que tem muitos filhos tanto quanto as estrelas do céu, muitos como as areias do mar, partilhando com eles os segredos de Deus. Não foram os padres que escolheram a Cristo, mas sim foi Cristo quem, de uma maneira especial, escolheu-os para que vão por todo o mundo e levem frutos de santificação e de autêntica vivência cristã, e para que todos os frutos permaneçam como um sinal clarividente da intervenção divina (Cf. Jo 15,16). Portanto, A vocação sacerdotal e consagrada se apresenta por isso como uma eleição providente de Deus, profundamente gratuita, imprevista e desproporcionada a nossos cálculos e possibilidades humanas. A vocação sacerdotal é o maior presente que Deus pode depositar nas almas. Do mesmo modo que chamou Pedro, Tiago, Joãoe foi-lhes dizendo: ‘Vem e segue-me’, um dia Cristo fixou seu olhar em um jovem e disse: vem, que eu te farei pescador de homens’. Ninguém respondeu ao sacerdócio por ação humana, mas porque o próprio Cristo no interior de suas almas pronunciou seu nome e os convidou a segui-lo. É um convite a uma grande missão, ou seja, ser embaixador do próprio Deus. Cristo tem necessidade de cada um dos sacerdotes, por isso os instituiu naquela quinta-feira, na última ceia que fez com os seus discípulos. Dessa forma, o padre age em persona Christi (na Pessoa de Cristo), e sendo sinal da misericórdia, do amor e da própria presença de Cristo na Eucaristia, como alimento para todas as almas. Os sacerdotes são as mãos, os pés, os olhos, a mente, o coração de Jesus Cristo; são os canais e os meios pelos quais Ele vai comunicar-se à humanidade. Que honra! Que doce o peso que Ele coloca sobre os ombros de cada sacerdote: é o peso imponderável da Redenção, na qual se contém a felicidade pessoal e eterna de cada homem. Enfim, a missão do padre é clara e precisa: santificar-se e santificar. Porto Alegre, 06 de agosto de 2014, por Pe. Valdemar Alves Pereira Fonte: www.formacao.cancaonova.com O Padre é um Instrumento de Deus

Upload: cleber-porto

Post on 03-Apr-2016

214 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Jornal Aliança Agosto/2014 - Edição6 - Ano5

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Aliança Agosto/2014 - Edição6 - Ano5

MCJ – Núcleo Santuário Nossa Senhora do Trabalho I Porto Alegre/RS I Agosto2014 I Edição 006/14 I Ano 5

O Presbítero, Sacerdote ou Padre, é um homem de carne e osso, chamado por Deus, do meio de uma família e de uma comunidade, para ficar com Deus numa casa de formação, seminário, para se preparar, integralmente, nas áreas humana, cristãs, carismáticas, intelectual e moral; depois é devolvido a comunidade para servir e ser sinal e canal por onde passa a graça, a força, o amor e a misericórdia de Deus. Ser sacerdote é ser instrumento nas mãos de Deus, para interceder e rezar, de joelhos, com muita humildade, porém com alegria, para que nunca sejam rompidos os laços que unem a humanidade ao seu Senhor. Padre Antônio Maria diz numa de suas músicas que ser padre quer dizer ser pai, que tem muitos filhos tanto quanto as estrelas do céu, muitos como as areias do mar, partilhando com eles os segredos de Deus. Não foram os padres que escolheram a Cristo, mas sim foi Cristo quem, de uma maneira especial, escolheu-os para que vão por todo o mundo e levem frutos de santificação e de autêntica vivência cristã, e para que todos os frutos permaneçam como um sinal clarividente da intervenção divina (Cf. Jo 15,16). Portanto, A vocação sacerdotal e consagrada se apresenta por isso como uma eleição providente de Deus, profundamente gratuita, imprevista e desproporcionada a nossos cálculos e possibilidades humanas. A vocação sacerdotal é o maior presente que Deus pode depositar nas almas. Do mesmo modo que chamou Pedro, Tiago, João… e foi-lhes dizendo: ‘Vem e segue-me’, um dia Cristo fixou seu olhar em um jovem e disse: vem, que eu te farei pescador de homens’. Ninguém respondeu ao sacerdócio por ação humana, mas porque o próprio Cristo no interior de suas almas pronunciou seu nome e os convidou a segui-lo. É um convite a uma grande missão, ou seja, ser embaixador do próprio Deus. Cristo tem necessidade de cada um dos sacerdotes, por isso os instituiu naquela quinta-feira, na última ceia que fez com os seus discípulos. Dessa forma, o padre age em persona Christi (na Pessoa de Cristo), e sendo sinal da misericórdia, do amor e da própria presença de Cristo na Eucaristia, como alimento para todas as almas.

Os sacerdotes são as mãos, os pés, os olhos, a mente, o coração de Jesus Cristo; são os canais e os meios pelos quais Ele vai comunicar-se à humanidade. Que honra! Que doce o peso que Ele coloca sobre os ombros de cada sacerdote: é o peso imponderável da Redenção, na qual se contém a felicidade pessoal e eterna de cada homem. Enfim, a missão do padre é clara e precisa: santificar-se e santificar. Porto Alegre, 06 de agosto de

2014, por Pe. Valdemar Alves Pereira Fonte: www.formacao.cancaonova.com

O Padre é um Instrumento de Deus

Page 2: Jornal Aliança Agosto/2014 - Edição6 - Ano5

Agosto: mês dos pais?

O mês de agosto é o mês das vocações e o mês dos pais. Logo, preciso ser pai somente um mês por ano: agosto!?!?!? Brincadeiras à parte, com a descoberta do meu primeiro filho (ainda não sei se menino ou menina) comecei a refletir sobre o que é ser pai, pois esse bebê foi muito sonhado e desejado por mim e pela Mille (mais por mim, é verdade...), no entanto, pouco refleti sobre qual seria o meu verdadeiro ‘papel’ na formação dessa pessoinha, como pai em tempo integral. Paralelo a isso, na última sexta-feira (29/08), eu estava conversando com o Rodrigo (da Elis) e ele me dizia, segundo o vídeo que estava assistindo, que as crianças seguem mais os pais que as mães, especialmente quando se trata de religião. Acabamos não discutindo os motivos disso, mas se tratava de uma pesquisa relatada em um vídeo da internet. Esse contexto me fez refletir sobre a Sagrada Família, sobretudo quanto ao papel de São José, ‘pai’ de Jesus, que teve a função fundamental de ser exemplo e guardião de Cristo. Exemplo de sabedoria e de fé – de fidelidade ao plano de Deus. Guardião da vida de Cristo. Nessa circunstância, Jesus foi crescendo em sabedoria, estatura e graça diante de Deus (Lc 2, 52). Isso só foi possível porque José esteve presente o tempo todo, colocando sua família como prioridade (José se mudou várias vezes, sempre para cuidar de Jesus e garantir o Seu desenvolvimento), dando exemplo de fé e perseverança em tempo integral. José não foi exemplo para Jesus apenas nas horas boas, mas em todos os momentos e em todas as atitudes.

– Penso que essa seja a função de um pai. A minha

missão. Estou ansioso para descobrir concretamente que não é fácil, e mais ainda para vivenciar integralmente a beleza da paternidade. Já amo muito o meu bebê e encho os olhos de lágrima todas as vezes que ouço o seu coraçãozinho batendo, então, fico imaginando como será tê-lo em minhas mãos, já que todos me dizem que a ‘ficha’ da paternidade cai mesmo nesse momento, único, do nascimento do meu filho (frio na barriga). E quanto ao mês de agosto... nem sei... creio que a Mille esteja me devendo um presente!

Paz e Bem! Edu (Mille e bebê)

Dia 27/09, ás 18h no Salão Paroquial

Neste dia teremos o nosso reencontro. Momento em que apresentaremos TODA a nossa família aos novos casais e, em consequência, apresentá-los a nós!

Durante meses viemos trabalhando para conquistar novos casais para fazer o encontro. E depois disso????

O que fazemos para conservá-los no nosso movimento? Na nossa família? Pois bem, o reencontro é uma excelente oportunidade!!!

Page 3: Jornal Aliança Agosto/2014 - Edição6 - Ano5

O ano de 2015 será de muita comemoração para a família MCJ, pois estaremos completando 40 anos de caminhada evangelizando famílias. Uma grande festa juntamente com diversas ações irão fazer parte do calendário de festejos. Um dos grandes momentos será ações acontecendo sincronizadas em todos os núcleos no mesmo dia e mesma hora. No ECN 2014, que aconteceu dia 31/08, foi lançado o selo comemorativo; o mesmo, você pode conferir ao lado.

O ano de 2015 será de muita festa!! O Movimento de Casais Jovens completa 40 Anos

MCJ em Angola Há alguns meses nossos laços familiares começaram a se estender um pouco mais. Agregamos ao nosso coração novos amigos e irmãos na fé que vivem na África, em Luanda - capital de Angola. Apresentamos a família Modesto - Manoel, sua esposa Francisca e suas filhas, Stelvia (de 7 anos) e a bebê Steanela Manuela. É uma família que deseja desenvolver em Luanda uma experiência para casais e famílias jovens, parecida com a que vivemos em nosso MCJ. Com a graça de Deus e estímulo das redes sociais, iniciamos essa conversa e ajuda fraterna na evangelização de famílias. A família MCJ Pede a todos orações pelos irmãos africanos.

O VIII Encontro Mundial das Famílias acontecerá nos dias 22 a 27 de setembro de 2015, e pode contar com a presença do Papa, na Filadélfia, nos Estados Unidos, num momento particularmente importante para as famílias e a vida da Igreja, pois o Papa Francisco coloca a Família no centro da atenção de toda a Igreja. Os Encontros Mundiais das Famílias são celebrados a cada três anos. Desde a sua criação pelo beato João Paulo II, em 1994, já aconteceram em Roma, Rio de Janeiro, Manila, Valência, Cidade do México e Milão. O MCJ, através de uma Comissão Diocesana, estará organizando uma peregrinação para marcar presença no evento. Para os interessados, façam contato conosco que repassaremos ao casal coordenador para maiores informações.

VIII Encontro Mundial das Famílias

Page 4: Jornal Aliança Agosto/2014 - Edição6 - Ano5

O primeiro objetivo da Pastoral do Dízimo é ajudar cada cristão a se conscientizar sobre a experiência pessoal com Jesus Cristo e a sua missão como discípulo, missionário, membro da comunidade eclesial. O dízimo manifesta a união da comunidade, é fruto da oração, do trabalho e da vivência litúrgica e catequética. Os cristãos participam do dízimo porque compreenderam o significado de ser Igreja, comunidade, a serviço da construção do Reino de Deus. As três dimensões do Dízimo 1. Dimensão religiosa: o dízimo deve suprir, com recursos, todas as necessidades direta ou indiretamente ligadas à celebração e aos seus ministros (despesas com o templo - construção e manutenção e salários dos funcionários, encargos, energia elétrica, água, telefone, impressos, paramentos litúrgicos, velas, vinho, hóstias, equip. de som e audiovisuais, etc.) 2. Dimensão social: o dízimo deve suprir as necessidades dos irmãos mais necessitados da comunidade, atendidos pelas pastorais sociais. 3. Dimensão missionária: o dízimo deve sustentar financeiramente as ações de evangelização da comunidade exercidas fora do território da paróquia. Ajuda à Cúria, ao Seminário e às missões de um modo geral.

Mensagem da Coordenação

O mês de agosto é dedicado às vocações. Como membros do povo de Deus, nós leigos somos chamados a ser fermento de santidade, testemunhando as riquezas do Batismo e da Confirmação, trazendo ao conjunto da Igreja a experiência de participação nos problemas, desafios e urgências do seu mundo secular, das pessoas, grupos sociais e povos. Devemos promover as estruturas da Igreja e assumir trabalhos diversificados dentro da comunidade para continuarmos na nossa caminhada como famílias que evangelizam famílias. Lembremos que estamos às vésperas do nosso ECJ, uma ótima oportunidade para continuarmos servindo a Deus exercitando nossa vocação como leigo. Todos somos chamados a trabalhar e devemos nos empenhar onde Deus está precisando da nossa mão-de-obra. A paz!

Coord. Geral MCJ 2014

Querida Família MCJ

Pastorais, Grupos e Movimentos

Pastoral do Dízimo

CONVITE ESPECIAL ADORAÇÃO AO SANTÍSSIMO TODA ÚLTIMA SEGUNDA-FEIRA DE CADA MÊS, ÀS 20h, NO SANTUÁRIO NOSSA SENHORA DO TRABALHO

Momento muito especial de encontro com Jesus!!!

Page 5: Jornal Aliança Agosto/2014 - Edição6 - Ano5

Reforçando a Mensagem dos Coordenadores ECJ

Família MCJ: Reforçamos que todo e qualquer integrante do MCJ que deseja contribuir de alguma forma para a realização do retiro, e ainda não está em nenhuma equipe, entre em contato conosco, pois quanto mais pessoas trabalhando, mais fácil e menos desgastantes se tornam as atividades. Temos muito trabalho esperando pelo seu SIM. Melchioro 9969.0699 ou Mariana 9777.2712

Equipes de trabalho: Queridos, que todos nós possamos nos entregar a servir sem olhar a

quem e a que tipo de tarefa. Lembrem-se, um dia alguém serviu para que tivéssemos a oportunidade de participar do encontro, onde Deus fez maravilhas em nossas vidas. Qualquer tarefa, ainda que pequena, tem sua importante contribuição para a realização do ECJ. Um Grande abraço a todos e fiquem com Deus. Melchioro, Mariana e Alice

Olá, queridos irmãos! É com muito entusiasmo e felicidade no coração que anunciamos a proximidade do nosso 11º Encontro de Casais Jovens (ECJ). E, em primeiro lugar, queremos agradecer a confiança depositada para exercermos esta tarefa de coordenar o ECJ.

A mensagem hoje é para pedir a vocês que rezem junto

a nós pela concretização e o bom andamento do nosso encontro, que todas as equipes de trabalho consigam desempenhar suas atividades da melhor forma possível, e que o coração dos casais encontristas sejam tocados.

3° Reunião Preparatória ECJ – 12/09/2014 - sexta-feira, às 19h na paróquia. Toda equipe de trabalho.

IMPRESCINDÍVEL COMPARECIMENTO DE TODA EQUIPE DE TRABALHO.

4° Missa de Entrega ECJ - 17/09/2014 - quarta-feira, às 19h na paróquia. IMPRESCINDÍVEL COMPARECIMENTO DE TODA EQUIPE DE TRABALHO.

CUCA

Reuniões de Grupo Expediente Direção e Revisão

Gio e Rodrigo Edição e Diagramação

Carol e Cleber

Obs.: Agradecemos a todos que colaboraram nos enviando fotos.

Nos ajude a fortalecer este meio de comunicação que

temos disponível, nos envie suas sugestões e fotos para publicarmos.

Fiquem com Deus!!! Carol e Cleber

Page 6: Jornal Aliança Agosto/2014 - Edição6 - Ano5

Próximos Eventos

07/ago - Rosemiro e Fernanda 17/ago - Magro e Jossi 17/ago - Tiago e Ana Paula 20/ago - Márcio e Rose 22/ago - Rogério e Laura 25/ago - Marco e Camila

04/set - Hermes e Emanuelle 17/set - Gustavo e Maria

20/set - Eder e Angela 22/set - Xandi e Alê 26/set - Beto e Pati

26/set - Rodrigo e Gio 29/set - Luciano e Tati

Aniversários de Casamento

Parabéns!!!

12- Reunião Preparatória ECJ 17- Missa de Entrega 11ºECJ 19a21- 11ºECJ 28- Reunião de Coord. Grupo 28- Missa GRUPOS 11 e 17 28- Reencontro 11º ECJ

No dia 31 de agosto de 2014, aconteceu em Canoas, organizado pelo Núcleo São Luis Gonzaga, um dia de muita partilha , emoção, louvor e alegria. Foram apresentados os preparativos para as comemorações dos 40 anos de MCJ, conversa com Pe Tales sobre Sexualidade no Casamento Cristão e um testemunho de um casal da Comunidade Filhos da Cruz, de Guaíba, sobre o milagre de Deus nas nossas vidas. O ECN 2015, celebrando os 40 anos do MCJ, terá organização conjunta dos núcleos São Pedro, Nossa Senhora do Trabalho e São José.

Encontro de Casais de Núcleos